cidade limpa

8
Cidade Limpa Boca-de-Lobo A melhor saída!

Upload: amilton-teixeira

Post on 03-Mar-2017

41 views

Category:

Environment


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cidade limpa

Cidade LimpaBoca-de-Lobo

A melhor saída!

Page 2: Cidade limpa

Boca-de-LoboModelo Joinvilense

Podemos considerar que nossa cidade não tem um padrão de modelo instalado devido a algumas variáveis identificadas:

A escassez de recursos financeiros durante a implantação;A pouca relevância às condições estéticas, funcionais e de segurança.Deficiência de recursos técnicos estruturais e humanos do município;

Page 3: Cidade limpa

Analisando ...

..Situações como esta, dão a certeza da falta de fiscalização técnica na instalação, ou na pior condição, a função do fiscal ocupada por alguém sem qualificação técnica.

..Tampa vazada de concreto na pista de rolamento tem vida útil limitada ao primeiro caminhão sobre ela, e sua área de permeabilidade é sempre inversamente proporcional a sua resistência, ou seja, quanto mais permeável, menos resistente.

Page 4: Cidade limpa

Analisando ...

..Tampas cegas sobre as calçadas são pouco mais resistentes, mas estão também expostas a cargas de ruptura por integrarem o meio fio...São muito pesadas, exigindo esforço e cuidados especiais na reposição e dificultando a manutenção e/ou limpeza...Tem eficiência desprezível na captação do fluxo pluvial, demonstrado pelo recurso de barragem de concreto sob o asfalto, para direcionar o fluxo...Pode ficar obstruído por ruptura ou permitir passagem de garrafas PET de 2 litros ou mais causando entupimentos.

Page 5: Cidade limpa

.. Outras alternativas em ferro já foram tentadas, porem nestes casos fica evidente a falta de critérios relativos a eficiência (filtro), aparência (sem comentário) e segurança de pedestres e ciclistas.

..Outra tentativa foi o uso de grade de PVC a qual demonstrou resistência vil e deformação permanente nas que não quebraram.

Analisando ...

Page 6: Cidade limpa

Justificativas...

O argumento da não utilização das grades de ferro fundido, por motivos de furto, não tem sentido lógico, pois hoje ainda temos grades deste tipo que apresentam-se quebradas em seu local de instalação, porem tem seu valor em peso e continuam no mesmo lugar.Se houve furto, seguramente foi para fechar outra boca-de-lobo em local menos assistido pela prefeitura, que apesar de adotar a nova politica da mobilidade, caminha na contra mão, expondo pedestres e ciclistas a riscos letais.

Page 7: Cidade limpa

A Proposta

A proposta deste projeto® atende a todas as alternativas viárias, se considerar a pesquisa em grandes cidades e a inexistência de normas sobre Bocas-de-lobo (não confundir com Bueiros).Este modelo chumbável, contempla uma grade basculante não desmontável em ferro laminado tecnicamente montado para resistir a grandes cargas, de fácil manutenção, desenhado para quebrar o fluxo laminar das aguas pluviais garantindo melhor permeabilidade e filtrando descartáveis, folhas largas, etc.

Page 8: Cidade limpa

Características do projeto proposto• Modelo compacto de alta

permeabilidade;• Vida útil longa, estimada em vinte

anos;• Resistencia mecânica garantida à

carga admitida na pista de rolagem;• Desenho moderno, personalizável

com pintura;• Pode receber tratamento galvânico

que confere em dobrar a vida útil;• Chumbado a caixa de entrada,

proporciona segurança antifurto;• Grade basculante não desmontável

seguro e de fácil manejo;• Seguro ao pedestre e imperceptível

ao ciclista, se nivelado a pista de rolamento;

Considerando:A padronização deste modelo antifurto,a eficiência e a vida útil, a segurança proporcionada, a facilidade de manejo permitindo aos moradores a limpeza local, e a redução dos custos, com manutenção, desobstrução e reposição nos modelos atuais, o investimento resulta em redução das despesas fixas na infraestrutura, amortizando-se a médio e longo prazo.O desenho moderno, melhora o visual das ruas, garante segurança, filtra e reduz as

possibilidades de entupimentos e inundações, estimula os munícipes na reconstrução das calçadas, e confere

respeitabilidade aos gestores da estrutura urbana da cidade.

Amilton Teixeira – junho/[email protected]