chevalier informativo 2017 montado - msc.com.br · sadia do cotidiano escolar que alarga os...

7
Informativo do Colégio Padre Júlio Chevalier - Edição VIII - 1º Sem 2017 1

Upload: tranbao

Post on 26-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: chevalier informativo 2017 montado - msc.com.br · sadia do cotidiano escolar que alarga os projetos pessoais num horizonte de vislumbre de uma profissão. Por isso, ao ... FUNDAMENTAL

Informativo do Colégio Padre Júlio Chevalier - Edição VIII - 1º Sem 2017 1Informativo do Colégio Padre Júlio Chevalier - Edição VIII - 1º Sem 2017 1

Page 2: chevalier informativo 2017 montado - msc.com.br · sadia do cotidiano escolar que alarga os projetos pessoais num horizonte de vislumbre de uma profissão. Por isso, ao ... FUNDAMENTAL

Informativo do Colégio Padre Júlio Chevalier - Edição VIII - 1º Sem 2017 Informativo do Colégio Padre Júlio Chevalier - Edição VIII - 1º Sem 2017 32

EDITORIAL

ENCONTRO DAS ESCOLASCATÓLICAS DE CAMPINAS

NOTRE DAME

EXPEDIENTEInformativo do Colégio Padre Julio Chevalier - 1º Semestre de 2017.

Diretor GeralPe. Tarcísio P. Machado

Fotos e Coleta de MateriaisAcervo do Colégio Padre Júlio Chevalier

Diretora PedagógicaMaira Camargo

Projeto Gráfico, Diagramação e Impressãoriffmkt.com.brTiragem: 700 exemplares.

Rua Sales de Oliveira, 2000 – Vila Industrial – Campinas – SP | (19) 3772-2840www.colegiochevalier.com.br | Distribuição Gratuita e Dirigida.

Em março desse ano, mais uma vez, o Colégio Notre Dame realizou uma integração com estudantes dos 6ºs anos das Escolas Católicas de Campinas, entro da proposta da Semana do Estudante: “Democratização da informação em defesa da cultura de paz”.

Nossos estudantes foram convidados a participar desse evento esportivo. O professor Gioliano Capelari, a professora Flávia Gil e a orientadora Sidemar Rossi estiveram presentes para acompanhar os estudantes durante o evento. Na programação, a acolhida carinhosa da escola, dinâmicas divertidas, jogos coletivos e um lanche comunitário para encerrar a manhã.

Após a primeira semana de aula, na sexta feira, as crianças foram surpreendidas ao chegarem a escola pelos personagens do Homem de Ferro, e as irmãs Frozen. Foi um momento lúdico de muita diversão e curiosidade.

Mais um semestre passou às pressas! Será que os fatos estão ocorrendo com maior velocidade? Será que não prestamos atenção ao calendário e nos fixamos em outras preocupações que não nos permitem observar a contagem do tempo? Uma coisa é certa em tudo isso – vivemos tempos difíceis de serem compreendidos, pois são esdrúxulos e arrepiam os princípios éticos e morais da convivência social no momento. Tudo tem sido mostrado numa dimensão de categoria “mega”, que nos tira da harmonia em que a diversidade se dilui e a vida cotidiana se orienta de maneira simples, em proporções modestas.

A rotina escolar se pauta pela riqueza da diversidade, carregada de descobertas e novos fenômenos que entusiasmam a dinâmica da vida estudantil; diversidade sadia do cotidiano escolar que alarga os projetos pessoais num horizonte de vislumbre de uma profissão. Por isso, ao discernirmos no campo das responsabilidades pessoais, como estudante caberá uma disciplina bem entrelaçada entre a Escola e a Família. Ninguém pretende perder tempo ou trilhar um caminho artificial, onde tudo parece muito fácil. Cada etapa do período estudantil tem suas exigências e responsabilidades que não são delegáveis; ao contrário, devem ser assumidas com muita seriedade. Os passeios culturais, gincanas, projetos de leituras, atividades laboratoriais em Biologia, Química e Física em cada série fazem, da experiência do tempo estudantil, que é precioso e merece ser bem ocupado. Tudo o que um estudante pode desfrutar, hoje, para enriquecer os seus conhecimentos e formar um lastro cultural, precisa estar bem evidenciado como uma carga de responsabilidade. A oportunidade que recebeu comporta uma grande responsabilidade pessoal e social; isso não pode ser desperdiçado. É o velho ditado – “todos temos vinte e quatro horas durante o dia, o que importa é como cada um aproveita esse tempo”.

A caminhada estudantil é um processo de ação cultural oferecido na proposta pedagógica que permite, ao estudante, alcançar novos patamares no campo do saber e, consequentemente, perceber a dinâmica evolutiva em todos os sentidos de sua vida. Em pouco tempo, o estudante deve perceber no seu entorno, que o mundo continua sendo construído e cobra a sua parcela de participação naquilo que foi preparado. Percebe-se que é preciso educação ao longo da

vida, pois o conhecimento adquirido permitirá fazer escolhas. Uma escolha sólida, com perspectivas de dinamismo em que sempre haja algo a construir e reconstruir. Ora, procuramos estudar, ensinar, promover reflexões para que o estudante se conscientize, gradativamente, que é necessário se reinventar. O tempo de formação escolar é muito precioso e deve ser distinguido e priorizado, sob pena de desperdício quando não projeta, nesta perspectiva, a busca do estudar com qualidade. Portanto, a onda que move o estudante hoje, deve ser a “flexibilidade”, em virtude de constantes mudanças que exigem a capacidade de pesquisa, estudo e, sobretudo, reflexão apoiada em vários saberes.

De fato, estamos preparando os nossos estudantes para um mundo que está em constantes mudanças, com uma procura do que há de melhor e inovador. Muitas pessoas, intempestivamente, emitem críticas de que as crianças hoje estudam demasiadamente, outros afirmam que estudam muito pouco. Diante dessas opiniões, a Escola está convencida da sua missão de ensinar, provocar reflexões, incitar a pesquisa

e abrir novos horizontes para efetivação das novidades em favor do bem comum. Por isso, a ação do educador é grandiosa na sua amplitude de serviço, mas discreta no construir o caminho dos interessados em buscar conhecimentos.

Em meio a toda essa experiência de vida estudantil, o espaço educacional da Escola confessional proporciona a reflexão religiosa sobre as ações do ser

humano. É importante para o estudante perceber, que apesar de todo seu empenho, Deus emerge na sua vida apontando novos horizontes e convida-nos à reflexão. A experiência religiosa agrega na sua percepção de mundo, que está em constante crise mas, na verdade, as mudanças que clamam por uma realidade mais civilizada são a grande crise. Ora, as mudanças são necessárias em virtude do dinamismo humano que necessita vislumbrar novas descobertas. Um dinamismo que não alcança satisfação tem uma ausência profunda da experiência de Deus. Portanto, a grande crise da civilização é a ausência da procura de Deus. Por isso, os horrores, descritos por tantos sofrimentos humanos, tem sido o equívoco da capacidade da inteligência humana.

Pe. Tarcísio P Machado, mscDiretor Geral

Cada etapa do período estudantil

tem suas exigências e responsabilidades que

não são delegáveis

PRIMEIRA SEMANADE AULA FUNDAMENTAL I

Page 3: chevalier informativo 2017 montado - msc.com.br · sadia do cotidiano escolar que alarga os projetos pessoais num horizonte de vislumbre de uma profissão. Por isso, ao ... FUNDAMENTAL

Informativo do Colégio Padre Júlio Chevalier - Edição VIII - 1º Sem 2017 Informativo do Colégio Padre Júlio Chevalier - Edição VIII - 1º Sem 2017 54

EDUCAÇÃO INFANTIL

FUNDAMENTAL I

ENSINO MÉDIO

FUNDAMENTAL II

CLUBINHO DA MATEMÁTICANo clubinho as atividades são diferenciadas para que

proporcionem aos estudantes oportunidades diversas de raciocínio lógico com situações de classificação de objetos por cor, tamanho, espessura, texturas, etc.

QUEBRANDO A CABEÇAO projeto propõe atividades diferenciadas que proporcionam

aos estudantes o aprofundamento no raciocínio matemático em suas diversas possibilidades. É uma forma de se fazer constante o trabalho de memorização dos conteúdos básicos importantes para os cálculos mentais. É muito bom brincar e estimular o raciocínio matemático ao mesmo tempo. Por desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade, o jogo é usado para facilitar o entendimento das regras. A manifestação do imaginário da criança por meio de objetos simbólicos dispostos intencionalmente que promove o desenvolvimento do raciocínio. A busca da compreensão de regras, a tentativa de aproximação das ações adultas vividas no jogo está em acordo com situações de ensino que permitem colocar o estudante diante de atividades que lhe possibilitem a utilização de conhecimentos prévios para a construção de outros mais elaborados. O jogo introduz uma linguagem matemática que aos poucos será incorporada aos conceitos matemáticos formais. Dessa forma, o jogo traz ludicidade das soluções construídas para as situações-problema vividas em seu dia-a-dia.

MEMÓRIA ATIVAO constante contato com exercícios e atividades de raciocínio

lógico já trabalhados em anos anteriores, auxilia o estudante na memorização e fixação desses conteúdos. O Projeto Memória Ativa tem o objetivo de melhorar esta importante função cerebral, ensinando estratégias que facilitam o registro e a recuperação de informações por meio de exercícios de estimulação cognitiva. A própria memória e o raciocínio fazem parte do desenvolvimento intelectual do estudante. O trabalho proporciona estímulos diários de atividades trabalhadas em anos anteriores e que servirão como pré-requisitos para novos aprendizados. São trabalhas as etapas da memória: retenção, armazenamento e recuperação.

MANIA DE LERÉ uma proposta que amplia a literatura anual onde existe

uma ciranda que permite aos estudantes a troca literária com o grupo, motivando a reflexão e discussão sobre elas e criando o hábito de ler.

ENTRE CONTOS DE HISTÓRIASProporciona aos estudantes ampla literatura que se

transformam e dramatização, aprofundando as idéias principais das leituras obrigatórias para fins de vestibular, com reescrita e criação.

GINCANA DE MATÉMATICAPromove uma pequena competição anual, onde cada equipe

receba pontuação por atividades realizadas com sucesso durante a gincana.

A MINHA ESCOLA LÊ Esse projeto propõe atividades de utilização da biblioteca

como espaço de leitura e integração. Objetiva trabalhar o prazer em visitar esse ambiente e torná-lo cada vez mais íntimo do estudante.

Tornar a leitura algo prazeroso é uma tarefa de parceria entre a escola e a família, já que a atitude dos pais influencia a postura dos filhos. Por isso, em casa, é importante os pais mostrarem para a criança que têm o hábito de ler e que a leitura está presente em vários momentos do nosso dia a dia. Simples atitudes como ler uma história antes da criança dormir ou convidá-lo para ir a um sarau em uma livraria, são iniciativas que podem fazer a diferença e formar, no futuro, leitores mais críticos e apaixonados pela leitura. A biblioteca desempenha

CONTAÇÃO DE HISTÓRIASMomentos lúdicos de integração entre a leitura e a

dramatização que proporcionam aos estudantes diversas maneiras de se contar a mesma história, enriquecendo o vocabulário e ampliando as noções da linguagem.

PROJETOSINTERDISCIPLINARES

um papel educador quando incentiva o gosto pela leitura, considerada a porta de entrada para o conhecimento. Portanto, visitar este espaço torna-se motivador para que as crianças e descubram o prazer de ler. Estimular o gosto pela leitura requer estratégias desafiadoras e principalmente parceria entre o bibliotecário e o professor. As visitas ao ambiente biblioteca não devem ser vistas como penalidade e sim como um momento motivador, de curiosidade e investigação. O bibliotecário aliado ao projeto e, conseqüentemente ao professor, pode promover o incentivo a leitura por meio de atividades integradas. O incentivo à leitura deve ser tratado em conjunto com as etapas de aprendizagem. Essa integração é necessária para que se construa uma geração que saiba investigar e construir conhecimento por meio de seus próprios conceitos, formados pela leitura estimulada já na escola.

Page 4: chevalier informativo 2017 montado - msc.com.br · sadia do cotidiano escolar que alarga os projetos pessoais num horizonte de vislumbre de uma profissão. Por isso, ao ... FUNDAMENTAL

Informativo do Colégio Padre Júlio Chevalier - Edição VIII - 1º Sem 2017 Informativo do Colégio Padre Júlio Chevalier - Edição VIII - 1º Sem 2017 76

A Festa da Família é a celebração do espírito de amizade e união entre todos aqueles que fazem parte da nossa escola. A certeza de que a família é o maior alicerce na vida de nossos estudantes nos impulsionou a realizar a Festa da Família. Esse momento de integração entre nossos estudantes, os professores

Mais do que levar chocolates, nossa campanha tem a missão de espalhar sorrisos.

E graças à colaboração de nossos estudantes e famílias nós conseguimos levar sorrisos a 255 crianças!

Esta ação é realizada pelos estudantes do Colégio, com o objetivo de sensibilizar os estudantes sobre a importância de ajudar o próximo e de trabalhar pela melhoria da vida das pessoas que mais precisam. Acreditamos que estas ações sociais possibilitam ao estudante compreender a cidadania como participação social e que nos faz refl etir sobre nossas atitudes diante da necessidade de relações saudáveis e solidárias.

Em 2017 após o horário regular de aula, os estudantes têm como opção frequentar os Cursos Extracurriculares Free. Todos os cursos oferecidos têm a preocupação de unir o interesse dos estudantes e o potencial educativo da atividade. Uma combinação essencial para uma escola contemporânea.

Temos os seguintes cursos:

VOLEYEste esporte praticado pelos estudantes

desde o ano passado, ganha contornos mais técnicos e competitivos. Requer concentração, grande agilidade e controle emocional, o Voley já tem grandes admiradores em nossa escola. O responsável técnico é o professor Gioliano Capellari, que sempre motivou os estudantes à pratica esportiva.

PLAY OFFO principal objetivo do Play Off é fazer

com que os estudantes se desenvolvam na organização dos torneios. Por isso, todos passarão por todos os esportes e terão o apoio permanente da equipe de esportes do Chevalier. O Play Off tem como responsável o professor Gioliano Capellari, que sempre motivou os estudantes à pratica esportiva.

OFICINA LIVRE E ATELIÊ Esta ofi cina oferece aos estudantes a

oportunidade de trabalhar com tintas, argila, sucata e outros materiais, usando a criatividade e desenvolvendo suas habilidades artísticas. Tem como responsável a Professora Raquel Gobbo.

AFTER SCHOOLOfi cina de Inglês - A proposta desta ofi cina

é fazer com que os estudantes gostem cada vez mais da língua inglesa. Para isso, privilegiam-se atividades que proporcionam um aprendizado de forma prazerosa e natural. A Professora Ana Raquel é a responsável pelo desenvolvimento do trabalho. A atividade é direcionada aos estudantes do 6º ano do Fundamental II à 1ª série do Ensino Médio. Os grupos são formados por nível de competências.

BADMINTONÉ um esporte muito parecido com o tênis,

porém, no lugar de uma bola utiliza-se uma espécie de peteca. Na prática deste esporte são exigidas várias habilidades como, por exemplo, agilidade, força física, velocidade, refl exo, fl exibilidade e resistência física. O jogo é acompanhado por um árbitro que marca os pontos e aplica as regras necessárias. O Badminton tem como responsável o professor Gioliano Capellari, que sempre motivou os estudantes à pratica esportiva.

TÊNIS DE MESA Este esporte olímpico, sempre praticado

como hobby pelos estudantes, ganha contornos mais técnicos e competitivos no curso Extracurricular Free. Esporte que requer concentração, grande agilidade e controle emocional, o tênis de mesa já tem grandes representantes no Brasil e atrai muitos estudantes. O Tênis de Mesa tem como responsável o professor Gioliano Capellari, que sempre motivou os estudantes à pratica esportiva.

FESTA DA FAMÍLIA

PÁSCOA SOLIDÁRIA“Doe Chocolates Espalhe Alegria”

EXTRACURRICULARES

FREE

e as famílias proporcionou a todos muita diversão. Pais, mães, avós, avôs, madrinhas, tios e tias estiveram juntos, partilhando momentos descontraídos ao lado das crianças. Ter os familiares dentro da Escola, ambiente tão particular dos pequenos, proporcionou aos estudantes muita satisfação e prazer.

Nossa campanha mobilizou as famílias para a doação de caixas de bombom que foram doadas à Casa da Criança Paralítica de Campinas.

A Casa da Criança Paralítica de Campinas – CCP é uma instituição de utilidade pública sem fi ns lucrativos dedicada a atender crianças e adolescentes com defi ciência física e comprometimento neurológico desde 1954. A CCP soma mais de 300 crianças em tratamento atualmente.

Além disso nossos estudantes comemoraram o verdadeiro sentido da Páscoa, fazendo a partilha e claro, recebendo a visita do Coelhinho!

Page 5: chevalier informativo 2017 montado - msc.com.br · sadia do cotidiano escolar que alarga os projetos pessoais num horizonte de vislumbre de uma profissão. Por isso, ao ... FUNDAMENTAL

Informativo do Colégio Padre Júlio Chevalier - Edição VIII - 1º Sem 2017 Informativo do Colégio Padre Júlio Chevalier - Edição VIII - 1º Sem 2017 98

É com muita alegria que retomamos as aulas de Catequese no Colégio!

O objetivo primordial da Catequese é levar ao amadurecimento da Fé, que se processa ao longo da vida em distintas etapas, respeitando o tempo necessário a cada um, e dando autonomia às pessoas para que possam compreender por si mesmas qual o caminho a seguir para que se tornem verdadeiros discípulos de Jesus, construtores do Reino de Deus. A catequese só se realiza pela imersão na pedagogia de Jesus e na pedagogia de Deus, a pedagogia do amor, do acolhimento, da esperança, da compaixão.

Com a professora e catequista Patrícia Beltrami, nossos estudantes estão se preparando para esse momento tão importante!

As aulas acontecem nas segundas férias no horário de 18h às 19h.

A função da lição de casa é sistematizar o aprendizado da sala de aula, preparar para novos conteúdos e aprofundar os conhecimentos. Analisando os exercícios que os estudantes resolvem sozinhos em casa, o professor pode descobrir quais são as dúvidas de cada um e trabalhar novamente os pontos em que eles apresentam mais dificuldades.

É importante que tanto os estudantes quanto pais, saibam que a rotina de estudos não acaba na porta da escola, após quatro ou cinco horas diárias de aula. Em casa, o estudo deve continuar. Além da tarefa de casa, o estudante deve ter 20 minutos diários de revisão do conteúdo trabalhado no dia. “Aula dada, aula estudada”.

A lição de casa é importante não só para estudantes, mas para professores e pais:

Para o estudante, é fundamental porque faz com que ele enfrente desafios pedagógicos fora do contexto escolar, além de ajudá-lo a construir uma autonomia, a estabelecer uma rotina e a melhorar a capacidade de organização.

Para o professor, é uma atividade útil porque lhe permite verificar quais são as dificuldades e deficiências dos alunos e, consequentemente, tentar saná-las com atividades de reforço.

Para os pais, é uma maneira de acompanhar o que está sendo ensinado na escola do filho e participar ativamente de sua rotina e crescimento.

A rotina é importante para que a criança e o adolescente se organizem. Como a criança ainda não é capaz de estabelecer uma rotina sozinha - ela não tem autonomia para organizar o seu dia e os seus compromissos, lidar com horários, distribuir o tempo para brincar, fazer a lição, tomar banho, se alimentar - ela precisa da ajuda dos pais nesse processo. Os pais podem organizar um horário com a criança e ter controle sobre o seu cumprimento. O adolescente, porém, já tem maior capacidade de organização, e pode estabelecer uma rotina sozinho - ainda assim é sempre importante o monitoramento dos pais e, em caso de dificuldade, a ajuda.

O ideal é que o estudante tenha um lugar próprio para fazer a lição. Se tiver uma mesa adequada, espaçosa, em um local ventilado, com um lugar para guardar todo o seu material escolar, é ainda melhor. O espaço definido para realizar as tarefas contribui para a organização do pensamento. Fazer a lição assistindo TV ou em ambiente barulhento não favorecerá a concentração, o envolvimento e o capricho.

Nos casos em que a criança ou adolescente não quer fazer a lição, o primeiro passo é tentar entender por que o filho tem dificuldade ou porque pede ajuda constantemente. A parceria com a escola pode ajudar a identificar o problema. É importante salientar que o estudante não deve ter a opção de não fazer a lição. Se tiver dificuldade, deve ser orientado a levar as dúvidas para a professora, para que, em classe, consiga resolvê-las.

A Coroação de Nossa Senhora é uma solenidade que objetiva saudar, louvar e honrar a Virgem Maria, reconhecendo a Sua Maternidade Divina e sua Maternidade Espiritual da humanidade. Ela é Mãe da Igreja e, portanto, é Nossa MÃE, constituída por Nosso Senhor Jesus Cristo, no derradeiro momento da sua vida , quando encerrou o seu Divino testamento e morreu numa Cruz, em Jerusalém.

No dia 20 de maio realizamos esta solenidade revestida de respeito e profundo fervor espiritual, deixando evidente a devoção sincera e a grandeza do amor de nossos estudantes, traduzido pela intensidade do carinho e do maior interesse que puderem demonstrar durante a cerimônia.

Nosso estudantes capricharam nas homenagens com o apoio da professora Patrícia Beltrame, que também os prepara para a primeira Eucaristia.

“Maria acolheu, acreditou e viveu a Palavra do Senhor, Ela nos conduz pela mão e nos mostra o caminho para Jesus, através dessa luz que é Maria, pedimos a paz mundial e a graça de servirmos melhor a Deus para que o mundo fique repleto das bênçãos do Senhor”.

CATEQUESE NOCHEVALIER LIÇÃO DE CASA

A TAREFA DE CASA É UMA ATIVIDADE IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES E DEVE SER

INCENTIVADA POR PAIS E PROFESSORES.A rotina de estudos não deve acabar na porta da escola.

COROAÇÃO DENOSSA SENHORA

Page 6: chevalier informativo 2017 montado - msc.com.br · sadia do cotidiano escolar que alarga os projetos pessoais num horizonte de vislumbre de uma profissão. Por isso, ao ... FUNDAMENTAL

Informativo do Colégio Padre Júlio Chevalier - Edição VIII - 1º Sem 2017 Informativo do Colégio Padre Júlio Chevalier - Edição VIII - 1º Sem 2017 1110

A Gincana Solidária noturna do Colégio Pe. Julio Chevalier é uma promissora e valiosa oportunidade de complementar a formação dos nossos estudantes. Seu objetivo é oferecer-lhes uma oportunidade para desenvolver potenciais e conhecimentos diferentes dos trabalhados em sala de aula. Além do desenvolvimento do potencial artístico, cultural e esportivo, por meio do trabalho interdisciplinar, a Gincana também, amplia as possibilidades de interação entre os grupos das várias turmas do Fundamental II e Ensino Médio. As atividades propõem o desenvolvimento da sensibilidade social e solidária, incluiu provas e tarefas de arrecadação de alimentos e artigos de higiene para uma entidade que cuida de idosos em nossa região.

Dessa forma, a Gincana vem na prática, desenvolvendo os propósitos educacionais do colégio. Além disso, propiciou o desenvolvimento de lideranças, o trabalho em equipe, a organização, o comprometimento, a criatividade, a paciência, o companheirismo e a arte de mediar conflitos, colaborando, dessa forma, para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Com satisfação, observamos o amadurecimento e o empenho cada vez maiores com que as equipes se organizam para participar da Gincana, dirigindo o olhar para uma participação colaborativa e solidária do que competitiva. O que vemos, muito claramente, é uma mudança de comportamento e engrandecimento do espírito da amizade.

Sob a coordenação do professor Gioliano Capellari e professores colaboradores, Flávia Gil, Francisco Amaro, Robson Orsari entre outros, tivemos uma Gincana rica em cultura, esporte e alegria! Parabns às Equipes, Vermelha, azule e Amarela pela dedicação!

Na companhia de nossos queridos estudantes, suas famílias e amigos, realizamos a Festa Junina no Arraial Chevalier.

Nossa festa trabalhou a temática da Campanha da Fraternidade 2017 “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15). Para que seja possível “plantar e colher” é necessário “cuidar “ do Bioma. As reservas florestais e a fauna precisam ser preservadas para que possamos tirar do solo o nosso alimento. O homem do campo é um dos responsáveis por esses cuidados, não fazendo queimadas e desmatamentos.

A decoração foi feita com muito carinho pelas professoras, Mara Fontana e Raquel Gobbo que contaram com a colaboração de toda a equipe!

Comida boa, música animada e muita diversão completaram o sucesso dessa festa mais uma vez!

Foi muita alegria!

O nosso Ciclo de Palestras conta com a participação de profissionais de diversas áreas que trazem informações e peculiaridades sobre diversas profissões para que os estudantes de 9º ano e Ensino Médio possam iniciar a busca por sua vocação profissional.

A primeira palestra foi realizada pelo Dr. Eugênio Pellegrina, que falou sobre a profissão do Advogado e passou informações importantes sobre o curso de Direito. Em maio tivemos o Dr. Daniel Zerbinatti com a palestra sobre a profissão do cirurgião Dentista com diversas especializações inclusive a sua de Bucomaxilo.

É uma grande oportunidade para o futuro dos nossos estudantes, que auxiliará na escolha profissional de cada um.

GINCANA SOLIDÁRIA NOTURNA

FESTANÇA NO CHEVALIER

CICLO DE PALESTRAS

Page 7: chevalier informativo 2017 montado - msc.com.br · sadia do cotidiano escolar que alarga os projetos pessoais num horizonte de vislumbre de uma profissão. Por isso, ao ... FUNDAMENTAL

Informativo do Colégio Padre Júlio Chevalier - Edição VIII - 1º Sem 201712

O ensino-aprendizagem é um processo contínuo, em que estudantes, professores e gestores devem ser capazes de tomar ações rápidas, precisas e eficazes. Nesse contexto, a avaliação externa deixa de servir apenas para medir o resultado final e passa a fazer parte de todo o percurso, identificando os estágios de aprendizagem do estudante e ajudando a escola a entender quais são as dificuldades e os conceitos já dominados, podendo assim dar subsídio para uma ação pedagógica personalizada.

Dentro dessa perspectiva, a avaliação externa é uma ferramenta integrada ao ambiente escolar, e não dissociada dele. A ideia é informar e dar o suporte para a intervenção docente, complementando o processo iniciado pelo professor dentro das suas práticas e avaliações internas. Estudantes e professores são protagonistas, sempre.

E também os gestores. Essas informações não se limitam ao espaço da sala de aula, afinal, conhecer o estudante é também conhecer a turma, a escola, a rede. Essa ação amplia as possibilidades da escola de planejar o futuro pautada por informações micro e macro detalhadas.

A partir dessa avaliação teremos um relatório de aplicação que permite visualizar o desempenho da escola e comparar com o das demais.

A Geekie faz a coleta e apresentação das informações por meio da aplicação de um conjunto de provas, entendendo o estágio de aprendizagem em que o estudante e, consequentemente, a

GEEKIE-SAEB 2017Os estudantes do 7º e 9º anos do Colégio Pe. Julio Chevalier

participarão da avaliação externa GEEKIE-SAEB 2017

FANTASYDAY

turma se encontra. Como resultado, a Geekie apresenta relatórios individuais, o que possibilita que os planos de gestão pedagógica estejam alinhados às necessidades específicas de cada sala.

Além disso, faz também o relatório de prova que permite analisar o desempenho dos estudantes em cada uma das questões de prova.

É possível ainda, aprofundar a análise em cada turma por meio dos relatórios individuais e fazer uma análise com base nas questões que compuseram as provas avaliativas. Um olhar sobre as questões permite ao professor compreender exatamente o que foi avaliado, bem como identificar o que cada estudante acertou e errou. E mais: a Geekie também disponibiliza relatório individual para a consulta do estudante.

Com essa base, proporciona aos docentes uma oportunidade de estar em sintonia em relação aos dados de suas turmas, o que permite perseguir objetivos em comum de modo mais sinérgico e com uma visão pedagógica mais integral. E, para os estudantes, é uma oportunidade de conhecer melhor as suas dificuldades, facilitando o direcionamento no momento do estudo em casa.

“No começo do semestre nós os estudantes do 9º ano A, do Colégio Pe. Julio Chevalier, elaboramos a ideia de virmos fantasiados de diversos temas periodicamente. A ideia foi ouvida e estudada pela direção da escola e originou-se o Fantasy Day. A proposta era estimular outros estudantes do Colégio a trazerem agasalhos, sapatos, cobertores e pijamas para suprir as necessidades de famílias e pessoas carentes. Nesse dia nós poderíamos vir fantasiados com o tema proposto pela direção para fazer a arrecadação das roupas e alimentos para instituições carentes de Campinas. O tema do primeiro semestre de 2017 foi o Agasalho Superfantástico e nós pudemos vir trajados com roupas dos mais conhecidos até os mais exóticos Super-Heróis do cinema, das revistas e dos jogos. A turma do 9°ano gostou muito da ideia e agradece a Direção do Colégio por ter tido a oportunidade de fazer algo tão divertido e ao mesmo tempo, solidário.”

Diogo Minari Trevesan, 9° ano A