check-list's nr' 2009s

215
Unidade: COLOMBO Áreas Auditadas: SESMT Auditor: LUIZ Data:26/06/2009 Não houve. REQUISITOS X Acompanhantes da Auditoria Não apl icá vel Não ate ndi do Não ate ndi do, mas com ini cia tiv as Ate nde , mas res alv as Ate nde 2.2 O órgão regional do MTb, após realizar a inspeção prévia, emitirá o Certificado de Aprovação de Instalações - CAI, conforme modelo anexo.

Upload: filipeborato

Post on 25-Jun-2015

426 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Check-list's Nr' 2009s

Unidade: COLOMBO

Áreas Auditadas: SESMT

Auditor: LUIZData:26/06/2009

Acompanhantes da Auditoria

Não houve.

REQUISITOS

X

Não

ap

licáv

el

Não

at

end

ido

Não

at

end

ido

, mas

co

m

inic

iat

iva

sAte

nd

e,

mas

h

á re

sal

vas

Ate

nd

e

2.2 O órgão regional do MTb, após realizar a inspeção prévia, emitirá o Certificado de Aprovação de Instalações - CAI, conforme modelo anexo.

C66
Totalmente não atendido. Ex.: - Sem planejamento; - Sem evidência de atuação; - Unidade desconhecia a necessidade.
D66
Não atendido, mas com indícios de atividade para adequação. Ex.: - Plano de ação; - Início de execução; - Definição de responsabilidades.
E66
Atende, mas há ressalvas. Ex.: - Atende ao mínimo necessário, mas há vários pontos de melhoria; - Atende com fragilidade.
F66
Atende ao requisito. Ex.: - Tem evidências do atendimento; - Atividade consistente; - É mantido.
Page 2: Check-list's Nr' 2009s

X

X

2.3 A empresa poderá encaminhar ao órgão regional do MTb uma declaração das instalações do estabelecimentonovo, conforme modelo anexo, que poderá ser aceita pelo referido órgão, para fins de fiscalização, quando não forpossível realizar a inspeção prévia antes de o estabelecimento iniciar suas atividades.

2.4 A empresa deverá comunicar e solicitar a aprovação do órgão regional do MTb, quando ocorrer modificações substanciais nas instalações e/ou nos equipamentos de seu(s) estabelecimento(s)

Page 3: Check-list's Nr' 2009s

Data:26/06/2009

Não houve.

CAI emitido em 05/11/07

Evidências de auditoria (Campo de preeenchimento

Page 4: Check-list's Nr' 2009s

Houve reforma e ampliação das instalações que não foram encaminhados ao MTE. Moldagem, PW, Máquinas,

Houve reforma e ampliação das instalações que não foram comunicados ao MTE. Moldagem, PW, Máquinas,

Page 5: Check-list's Nr' 2009s

Unidade: Colombo

Auditor:Katia Data:22/05/2009

Acompanhantes da Auditoria

REQUISITOS

x

x

x

Áreas Auditadas: administração/RH

Não

ap

licáv

el

Não

at

end

ido

Não

at

end

ido

, m

as

com

in

icia

tiva

sA

ten

de,

m

as

resa

lva

s

Ate

nd

e

4.1 A empresa mantém, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho?

4.3.4-4.4 - O Quadro de profissionais que compõem o SESMT está dimensionado conforme exigência legal (Quadro II da NR4)?

4.4.1 O SESMT exige dos profissionais que os integram comprovação de que satisfazem os seguintes requisitos: a) Engenheiro de Segurança do Trabalho - engenheiro ou arquiteto portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, em nível de pós-graduação; b) Médico do Trabalho - médico portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Medicina do Trabalho, em nível de pós-graduação, ou portador de certificado de residência médica em área de concentração em saúde do trabalhador ou denominação equivalente, reconhecida pela Comissão Nacional deResidência Médica, do Ministério da Educação, ambos ministrados por universidade ou faculdade que mantenha curso de graduação em Medicina; c) Enfermeiro do Trabalho - enfermeiro portador de certificado de conclusão de curso de especialização emEnfermagem do Trabalho, em nível de pós-graduação, ministrado por universidade ou faculdade que mantenha curso de graduação em enfermagem; d) Auxiliar de Enfermagem do Trabalho - auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem portador de certificado de conclusão de curso de qualificação de auxiliar de enfermagem do trabalho, ministrado por instituição especializada reconhecida e autorizada pelo Ministério da Educação; e) Técnico de Segurança do Trabalho: técnico portador de comprovação de Registro Profissional expedido pelo Ministério do Trabalho.

C6
Totalmente não atendido. Ex.: - Sem planejamento; - Sem evidência de atuação; - Unidade desconhecia a necessidade.
D6
Não atendido, mas com indícios de atividade para adequação. Ex.: - Plano de ação; - Início de execução; - Definição de responsabilidades.
E6
Atende, mas há ressalvas. Ex.: - Atende ao mínimo necessário, mas há vários pontos de melhoria; - Atende com fragilidade.
F6
Atende ao requisito. Ex.: - Tem evidências do atendimento; - Atividade consistente; - É mantido.
Page 6: Check-list's Nr' 2009s

x

x

x

4.4.1.1 Em relação às Categorias mencionadas nas alíneas "a" e "c", observar-se-à o disposto na Lei no 7.410, de 27 de novembro de 1985?

4.8 O técnico de segurança do trabalho e o auxiliar de enfermagem do trabalho deverão dedicar 8 (oito) horas por dia para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, de acordo com o estabelecido no Quadro II, anexo?

4.9 O engenheiro de segurança do trabalho, o médico do trabalho e o enfermeiro do trabalho deverão dedicar, no mínimo, 3 (três) horas (tempo parcial) ou 6 (seis) horas (tempo integral) por dia para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, de acordo com o estabelecido no Quadro II, anexo, respeitada a legislação pertinente em vigor?

4.10 Ao profissional especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho é vedado o exercício de outras atividades na empresa, durante o horário de sua atuação nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho?

4.12 Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e emMedicina do Trabalho:

Page 7: Check-list's Nr' 2009s

x

x

x

x

x

x

a) aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador

b) determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para a eliminação do risco e este persistir, mesmo reduzido, a utilização, pelo trabalhador, de Equipamentos de Proteção Individual - EPI, de acordo com o que determina a NR 6, desde que a concentração, a intensidade ou característica do agente assim o exija.

c) colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas daempresa, exercendo a competência disposta na alínea "a"

e) manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR 5

h) analisar e registrar em documento(s) específico(s) todos os acidentes ocorridos na empresa ou estabelecimento, com ou sem vítima, e todos os casos de doença ocupacional, descrevendo a história e as características do acidente e/ou da doença ocupacional, os fatores ambientais, as características do agente e as condições do(s) indivíduo(s) portador(es) de doença ocupacional ou acidentado(s);

i) registrar mensalmente os dados atualizados de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade, preenchendo, no mínimo, os quesitos descritos nos modelos de mapas constantes nos Quadros III, IV, V e VI, devendo a empresa encaminhar um mapa contendo avaliação anual dos mesmos dados à Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho até o dia 31 de janeiro, através do órgão regional do MTb.

Page 8: Check-list's Nr' 2009s

x

x

x

x

x

não confromidades total itens

j) manter os registros de que tratam as alíneas "h" e "i" na sede dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho ou facilmente alcançáveis a partir da mesma, sendo de livre escolha da empresa o método de arquivamento e recuperação, desde que sejam asseguradas condições de acesso aos registros e entendimento de seu conteúdo, devendo ser guardados somente os mapas anuais dos dados correspondentes às alíneas "h" e "i" por um período não inferior a 5 (cinco) anos.

4.12 (i-j) - Os quadros III, IV,V e VI são preenchidos e encaminhados à DRT regularmente e dentro do prazo (até 31 de janeiro de cada ano)?

4.13 Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão manter entrosamento permanente com a CIPA, dela valendo-se como agente multiplicador, e deverão estudar suas observações e solicitações, propondo soluções corretivas e preventivas, conforme o disposto no subitem 5.14.1.da NR 5.

4.17 - O SESMT está registrado no órgão Ministério do trabalho - MTb? e O(s) técnico(s) de segurança e auxiliares de enfermagem dedicam 8 horas por dia para as atividades do SESMT?

4.17.1 O registro referido no item 4.17 deverá ser requerido ao órgão regional do MTb e o requerimento deverá conter os seguintes dados: a) nome dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicinado Trabalho; b) número de registro dos profissionais na Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho do MTb; c) número de empregados da requerente e grau de risco das atividades, por estabelecimento; d) especificação dos turnos de trabalho, por estabelecimento; e) horário de trabalho dos profissionais dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e emMedicina do Trabalho.

Page 9: Check-list's Nr' 2009s

1 19

Page 10: Check-list's Nr' 2009s

Data:22/05/2009

Evidências de auditoria (Campo de preeenchimento obrigatório quando o requisito for aplicável)

Conforme o quadro II da NR 04: 03 tec. seg. do trabalho; 01 medico do trabalho em tempo parcial de três horas; 01 eng° de seg. trabalho em tempo integral

Conforme documento protocolado no ministerio do trabalho sob n° 46212.000048/2009-70

não evidenciado no RH certifiado de especialização em medicina do trabalho do medico. tambem não foi evidenciado certificado de especialização em enfermagem do trabalho do aux. de enfermagem. Obs. o quadro II desta norma não requer este profissional em nosso quadro do SESMT

Page 11: Check-list's Nr' 2009s

Medico do trabalho: Dr. José luiz Bello CRM 12560 Engª de seg. do trabalho, curso de Especialização pela Universidade Federal do Paraná, CREA nº PR83155/D

conforme ficha de registro disponivel no RH, contendo carga horaria de trabalho destes profissionais

medico do trabalho atende em tempo parcial de 3 horas e engenheiro do trabalho em tempo integral de 8 horas. conforme ficha de registro disponivel no RH, contendo carga horaria de trabalho destes profissionais.

Conforme descrição de cargos: Eng° de segurança do trabalho: Supervisão técnica dos técnicos de segurança, elaboração de normas e procedimentos de segurança do trabalho para as fábricas, elaboração e gerenciamento do PPP, além de laudos e documentos exigidos pelas atuais legislações.

Médico do Trabalho: Cuidar da saúde e prevenção de doenças ocupacionais de todos os colaboradores da empresa, bem como efetuar tratamento clinico; Realizar exames periódicos, pré-admissionais, demissionais e mudança de função; Avaliar exames complementares, tanto da área clinica como na medicina do trabalho; Auxiliar dna prevenção de acidentes do trabalho, orientando os colaboradores; Verificar as condições de trabalho para que não causem danos a saúde do colaborador.

Técnico de Segurança: Realiza trabalhos relativos a segurança e prevenção de acidentes de trabalho, analisa e entrega EPI´s aos funcionários, realiza a integração de novos funcionários, fiscaliza a correta utilização dos EPI´s nas áreas de produção.

Page 12: Check-list's Nr' 2009s

PPRA

planilha de aspectos e impactos ocupacionais disponivel no Isosysten

para novas instalações é aplicado o FMEA para antecipação de riscos ambientais e ocupacionais da Linha EPS realizado em 06/03/2009 pelos tec.seg. Katia, Luiz Carlos e Reinaldo e pelo Sr. Janderson, representante da Engenharia

Conforme atas de reuniões da CIPA contendo assinatura de todos os presentes. Ex. reunião ordinária do dia 21/05/2009

isoaction/ ficha de investigação de acidentes.

Ex. Acidente com colaborador Paulo Roberto Valoroski, do dia 23/05/2009 nº de registro no sistema 2299.

Planilha de evolução de acidentes para acompanhamento mensal. Envio dos quadros á DRT foi realizado em 30/01/2009.

Page 13: Check-list's Nr' 2009s

Isoaction/ planilha de evolução de acidentes

Conforme documento protocolado no ministerio do trabalho em 30/01/2009

atas de reuniões da CIPA. Ex. reunião ordinária do dia 21/05/2009

SESMT registrado no Ministerio do Trabalho sob o n° 177

Conforme documento protocolado no ministerio do trabalho sob n° 46212.000048/2009-70

Page 14: Check-list's Nr' 2009s

Unidade: COLOMBO

Áreas Auditadas: SESMT/RHAuditor: KATIA Data:23/06/2009

Acompanhantes da Auditoria

REQUISITOS

x

x

x

x

x

x

x

x

Não

ap

licáv

el

Não

at

end

ido

Não

at

end

ido

, m

as

com

in

icia

tiva

sA

ten

de,

m

as

resa

lva

s

Ate

nd

e

5.6-5.6.3-5.14 - A CIPA está dimensionada conforme quadro I da NR 5? Foi protocolado junto a DRT, no prazo de 10 dias após a posse, cópias das atas de eleição e de posse, e do calendário anual de reuniões da CIPA?

5.7 O mandato dos membros eleitos da CIPA tem a duração de um ano, permitida uma reeleição?

5.8 É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato?

5.11 O empregador designará entre seus representantes o Presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolherão entre os titulares o vice-presidente?

5.12 Os membros da CIPA, eleitos e designados serão, empossados no primeiro dia útil após o término do mandato anterior?

5.13 Foi indicado, de comum acordo com os membros da CIPA, um secretário e seu substituto, entre os componentes ou não da comissão, sendo neste caso necessária a concordância do empregador?

5.15 Protocolizada na unidade descentralizada do Ministério do Trabalho e Emprego, a CIPA não teve seu número de representantes reduzido, bem como não foi desativada pelo empregador, antes do término do mandato de seus membros, ainda que haja redução do número de empregados da empresa, exceto no caso de encerramento das atividades do estabelecimento?

5.16 (a-b) - O Mapa de Riscos foi elaborado pelos membros da CIPA de acordo com a identificação de perigos e classificação de riscos e encontra-se disponibilizado nas áreas de trabalho ? e A CIPA elaborou o seu “Plano de Trabalho”?

C6
Totalmente não atendido. Ex.: - Sem planejamento; - Sem evidência de atuação; - Unidade desconhecia a necessidade.
D6
Não atendido, mas com indícios de atividade para adequação. Ex.: - Plano de ação; - Início de execução; - Definição de responsabilidades.
E6
Atende, mas há ressalvas. Ex.: - Atende ao mínimo necessário, mas há vários pontos de melhoria; - Atende com fragilidade.
F6
Atende ao requisito. Ex.: - Tem evidências do atendimento; - Atividade consistente; - É mantido.
Page 15: Check-list's Nr' 2009s

x

x

x

x

x

x

5.16- (c-d) A CIPA participa da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho; Realiza, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores?

5.16 (e-f) A CIPA realiza a cada reunião avaliação do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discute as situações de risco que foram identificadas?; divulga aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho?

5.16 (g-h) A CIPA participa com o SESMT das discussões promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alterações no ambiente e processo de trabalho relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores; requer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisação de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores?

5.16 (i-l) - A CIPA colaborou no desenvolvimento e implementação do PCMSO e PPRA e outros programas relacionados à segurança e saúde do trabalho? A CIPA participou de análises de causas de doenças e acidentes do trabalho e propôs medidas de prevenção e correção?

5.16 (o-p) - A CIPA em conjunto com o SESMT promove a SIPAT? Esta sendo realizada, anualmente, Campanha de Prevenção de AIDS?

5.25-5.27 - As atas das reuniões da CIPA estão sendo devidamente arquivadas e assinadas pelos presentes as reuniões e estão sendo enviadas a todos os membros da CIPA? As reuniões ordinárias da CIPA são realizadas durante o expediente normal da empresa e em local apropriado. São realizadas reuniões extraordinárias quando da ocorrência de acidente grave ou fatal, ou quando da denúncia de situação de risco grave e iminente?

Page 16: Check-list's Nr' 2009s

X

X

X

x

x

5.30-5.31.2- O membro titular perdeu o mandato, sendo substituído por suplente, quando faltou a mais de quatro reuniões ordinárias sem justificativa? A vacância definitiva de cargo, ocorrida durante o mandato, foi suprida por suplente, obedecida à ordem de colocação decrescente registrada na ata de eleição, devendo o empregador ter comunicado à unidade descentralizada do Ministério do Trabalho e Emprego as alterações e justificar os motivos? No caso de afastamento definitivo do presidente, o empregador indicou o substituto, em dois dias úteis, preferencialmente entre os membros da CIPA? No caso de afastamento definitivo do vice-presidente, os membros titulares da representação dos empregados, escolheram o substituto, entre seus titulares, em dois dias úteis?

5.32.1 O treinamento de CIPA em primeiro mandato foi realizado no prazo máximo de trinta dias, contados a partir da data da posse?

5.32-5.47 - Todos os membros da CIPA (titulares e suplentes) participaram do curso de treinamento para cipeiros, antes da posse, com duração de 20 horas? Estas horas foram distribuídas em no máximo oito horas diárias e realizadas durante o expediente normal da empresa?

5.33 O treinamento para a CIPA contemplou, no mínimo, os seguintes itens: a) estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; b) metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; c) noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;d) noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção; e) noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho; f) princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; g) organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.

5.36 A CIPA foi ouvida sobre o treinamento realizado, inclusive quanto à entidade ou profissional que o ministrou, constando sua manifestação em ata, cabendo à empresa na escolha da entidade ou profissional que ministrou o treinamento?

Page 17: Check-list's Nr' 2009s

x

x

x

x

não conformidades total itens10 23

5.38, 5.38.1- O empregador convocou eleições para escolha dos representantes dos empregados na CIPA, no prazo mínimo de 60 (sessenta) dias antes do término do mandato em curso? A empresa estabeleceu mecanismos para comunicar o início do processo eleitoral ao sindicato da categoria profissional?

5.39 O Presidente e o Vice Presidente da CIPA constituiram dentre seus membros, no prazo mínimo de 55 (cinqüenta e cinco) dias antes do término do mandato em curso, a Comissão Eleitoral – CE, como responsáveis pela organização e acompanhamento do processo eleitoral.

5.40 (a-j)- O processo eleitoral observou as seguintes condições? a) publicação e divulgação de edital, em locais de fácil acesso e visualização, no prazo mínimo de 45 (quarenta e cinco) dias antes do término do mandato em curso; b)inscrição e eleição individual, sendo que o período mínimo para inscrição será de quinze dias;c) liberdade de inscrição para todos os empregados do estabelecimento, independentemente de setores ou locais de trabalho, com fornecimento de comprovante; d) garantia de emprego para todos os inscritos até a eleição; e) realização da eleição no prazo mínimo de 30 (trinta) dias antes do término do mandato da CIPA, quando houver; f) realização de eleição em dia normal de trabalho, respeitando os horários de turnos e em horário que possibilite a participação da maioria dos empregados. g) voto secreto; h) apuração dos votos, em horário normal de trabalho, com acompanhamento de representante do empregador e dos empregados, em número a ser definido pela comissão eleitoral; i)faculdade de eleição por meios eletrônicos; j)guarda, pelo empregador, de todos os documentos relativos à eleição, por um período mínimo de cinco anos.

5.41 Caso tenha havido participação inferior a cinqüenta por cento dos empregados na votação, não deveria ter tido apuração dos votos e a comissão eleitoral organizou outra votação, que deveria ter ocorrido no prazo máximo de dez dias?

Page 18: Check-list's Nr' 2009s

Data:23/06/2009

Evidências de auditoria (Campo de preeenchimento obrigatório quando o requisito for aplicável)

os documentos da CIPA foram protocolados na DRT, porem com atraso de 09 dias, devido aos feriados ocorridos no fim de ano.

Mandato anterior de 19/12/2007 a 17/12/2008 duração do mandato: de 18/12/2008 a 18/12/2009

os cipeiros foram orientados sobre este item da norma durante treinamento para formação de cipeiros.

Presidente designado: Robson de Souza; Vice presidente eleito: Darkson L. Verissimo.

Término do mandato anterior: 17/12/2008; Data da posse: 18/12/2009 (datas OK?)

foi indicado como secretario o SR. Gilmar de Andrade, porem não foi definido seu substituto.Foi protocolada na DRT em 05/01/2009 sob n° 46212.000049/2009-14, porem seu n° de representantes foi reduzido devido a demissão sem justa causa de dois membros representantes indicados pelo empregador, os Srs. Vilmar S. dos Santos e José Roberto de Lima, sendo que os mesmos não foram oficialmente substituídos.

o mapa de risco foi elaborado pela Segurança/CIPA e disponibilizado para consulta um painel único na entrada da fabrica conforme ata de reunião realizada em 21/01/2009. Não foi definido um plano de trabalho para os cipeiros desta gestão.

Page 19: Check-list's Nr' 2009s

foi criado um questionario para ajudar ao cipeiro na abordagem na area fabril, buscando identificar os riscos existentes na fabrica, a primeira abordagem/inspeção foi realizada em 21/05/2009, conforme ata de reunião ordinaria do mesmo dia.

o plano de trabalho não foi definido. As ações realizadas são divulgadas atraves do edital da CIPA.

não evidenciada a participação da CIPA em reuniões de antecipação de riscos ocupacionais de novos projetos e/ou mudanças em maquinas. Ex. Linha painel EPS: a CIPA não foi solicitada para auxiliar na avaliação dos possiveis riscos existentes.o PPRA e PCMSO não forão apresentados a esta gestão da CIPA, devido ao atraso na conclusão do documento. Nas análises de causas e investigação de acidentes sempre é solicitado a presença de um cipeiro para ajudar na investigação, conforme assinatura nas fichas de investigação de esta previsto palestras com este tema durante SIPAT que será realizada entre o mês de Agosto/setembro. A Sipat da gestão anterior foi realizada de 14/09/2008 a

atende, porem, as atas de reuniões são enviadas para os colaboradores que possuem e-mail interno e para os demais membros e colaboradores, ficam a disposição no edital da CIPA, não sendo entregue copia para cada membro. Em caso de acidente grave é convocada reunião extraordinaria. Ex. ata de reunião extraordinaria do dia 08/05/2009 - acidente com mecanico Claudio Ciescielski

Page 20: Check-list's Nr' 2009s

este item não foi aplicado até o momento, pois não ocorreram faltas suficientes para ser aplicado até o momento.

O treinamneto foi realizado de 08/12/2008 a 12/12/2008 e a posse foi realizada em 18/12/2009.

O treinamneto foi realizado de 08/12/2008 a 12/12/2008 com carga horaria de 4 horas diarias, conforme certificado de treinamento de formação de cipeiros disponivel no RH.

conforme certificado de treinamento ministrado pelo Senai, a disposição no RH

não foram registrados em ata os comentarios da CIPA quanto ao treinamento de formação recebido.

Page 21: Check-list's Nr' 2009s

conforme edital de convocação do dia 10/10/2008.

conforme documento do dia 22/10/2008, disponivel na pasta da CIPA no arquivo do SESMT.

iten A e B: edital de convocação do dia 10/10/2008; item C, D e E: conforme edital de convocação para eleição do dia 02/11/2008; item F, G e H: conforme Ata de Eleição do dia 17/11/2008; item I: NA.

não aplicado, pois a votação teve a presença de 70% dos colaboradores, conforme lista de presença disponivel na pasta da CIPA no arquivo do SESMT.

Page 22: Check-list's Nr' 2009s

Unidade: COLOMBO

Áreas Auditadas: SESMT

Auditor: KÁTIA Data:26/06/2009

Acompanhantes da Auditoria

REQUISITOS

x

x

x

x

Não

ap

licáv

el

Não

at

end

ido

Não

at

end

ido

, m

as

com

in

icia

tiva

sA

ten

de,

m

as

resa

lva

s

Ate

nd

e

6.2-6.6.1 (c) -6.9.3 - Todos os EPI’s fornecidos aos trabalhadores possuem Certificado de Aprovação (C.A) atualizado?

6.3 (a-b-c) - Fornece e exige o uso de todos os EPI’s, necessários e adequados a cada tipo de risco quando: a) medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção para acidentes, b) quando a proteção coletiva não tiver sido implementada ou c) para atender situações de emergências, conforme definido em procedimento especifico para uso de EPI?

6.3-6.7.1- São protocoladas com assinatura dos próprios usuários, as entregas dos EPI’s? É exigido seu uso? Há treinamento para o uso adequado dos equipamentos de Proteção Individual (EPI), guarda , higienização e conservação? No caso de EPI danificado ou extraviado, os mesmos são substituidos imediatamente.

6.5. Como o SESMT recomenda ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade?

C6
Totalmente não atendido. Ex.: - Sem planejamento; - Sem evidência de atuação; - Unidade desconhecia a necessidade.
D6
Não atendido, mas com indícios de atividade para adequação. Ex.: - Plano de ação; - Início de execução; - Definição de responsabilidades.
E6
Atende, mas há ressalvas. Ex.: - Atende ao mínimo necessário, mas há vários pontos de melhoria; - Atende com fragilidade.
F6
Atende ao requisito. Ex.: - Tem evidências do atendimento; - Atividade consistente; - É mantido.
Page 23: Check-list's Nr' 2009s

x

não conformidades total de itens0 6

6.7.1. O empregado quanto ao EPI:a) Utiliza-o apenas para a finalidade a que se destina;b) responsabiliza-se pela guarda e conservação;c) comunica ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; e,d) cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

Page 24: Check-list's Nr' 2009s

Data:26/06/2009

Evidências de auditoria (Campo de preeenchimento obrigatório quando o requisito for aplicável)

O SESMT possui um catalogo de CA´s onde é feito o controle dos vencimentos. No setor de molgadem foi verificado o uso de luva de segurança modelo tricotada com a palma emborrachada n° CA 13718, vencimento 26/03/2013. no setor de elétrica foi constatado o uso de roupas antichamas n° CA 14841, vencimento em 07/12/2009.

Atende conforme ex. setor de maquinas: os equipamentos ruidosos (bombas, ventiladores, compressores) são enclausurados, porem estas medidas não são suficientes para eliminar o ruído acima dos limites aceitáveis do local, portando é aplicado o uso de protetor auricular modelo concha marca MSA nº CA 15624.

conforme ficha de entrega de EPI's do colaborador Charles que realizou a troca de sua luva n° CA 1171 no dia 06/07/2009 . o mesmo foi orientado durante integração realizada no dia 12/05/2008, onde é abordado sobre a obrigatoriedade do uso de EPI, formas de uso e conservação e como proceder em caso de extravio ou dano do EPI.

após ser levantado a necessidade o SESMT estuda as especificações necessárias e qual modelo/fabricante atende as necessidades. Após isso é solicitado uma amostra para teste e seu certificado de aprovação, desta forma os materiais são testados e o que apresentou um melhor desenvolvimento é recomendado para uso. Ex. macacão tyvek n° CA 20662

Page 25: Check-list's Nr' 2009s

De acordo com os riscos identificados são aplicados os EPI's necessarios. Ex. MAQUINAS 03/07/2009:retirada de massa para moldagem, o colaborador Hamilton Mocelim estava utilizando capacete de segurança CA n°, e para operação da maquina o colaborador Eleandro estava utilizando luva titam CA n°10165

Page 26: Check-list's Nr' 2009s

Unidade:Áreas AuditadasAuditor: Data:

Acompanhantes da Auditoria

REQUISITOS

X

X

X

X

X

X

Não

ap

licáv

el

Não

at

end

ido

Não

at

end

ido

, m

as

com

in

icia

tiva

sA

ten

de,

m

as

resa

lva

s

Ate

nd

e

7.1.1 - A Unidade dispõe do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO atualizado?

7.1.3 A unidade contratante de mão-de-obra prestadora de serviços informa à empresa contratada dos riscos existentes e auxilia na elaboração e implementação do PCMSO nos locais de trabalho onde os serviços estão sendoprestados?

7.3.1-c) A empresa indicou, dentre os médicos dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho –SESMT, da empresa, um coordenador responsável pela execução do PCMSO?

7.3.2 O médico coordenador:a) realiza os exames médicos previstos no item 7.4.1 ou encarrega os mesmos a profissional médico familiarizado com os princípios da patologia ocupacional e suas causas, bem como com o ambiente, as condições de trabalho e osriscos a que está ou será exposto cada trabalhador da empresa a ser examinado; b) encarrega dos exames complementares previstos nos itens, quadros e anexos desta NR profissionais e/ou entidades devidamente capacitados, equipados e qualificados

7.4.1 O PCMSO inclui, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos: a) admissional;b) periódico; c) de retorno ao trabalho; d) de mudança de função; e) demissional?

7.4.2 Os exames de que trata o item 7.4.1 compreendem: a) avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional e exame físico e mental;b) exames complementares, realizados de acordo com os termos específicos nesta NR e seus anexos?

C6
Totalmente não atendido. Ex.: - Sem planejamento; - Sem evidência de atuação; - Unidade desconhecia a necessidade.
D6
Não atendido, mas com indícios de atividade para adequação. Ex.: - Plano de ação; - Início de execução; - Definição de responsabilidades.
E6
Atende, mas há ressalvas. Ex.: - Atende ao mínimo necessário, mas há vários pontos de melhoria; - Atende com fragilidade.
F6
Atende ao requisito. Ex.: - Tem evidências do atendimento; - Atividade consistente; - É mantido.
Page 27: Check-list's Nr' 2009s

X

X

X

X

7.4.2.1 Para os trabalhadores cujas atividades envolvem os riscos discriminados nos Quadros I e II desta NR, os exames médicos complementares deverão ser executados e interpretados com base nos critérios constantes dos referidos quadrose seus anexos? A periodicidade de avaliação dos indicadores biológicos do Quadro I deverá ser, no mínimo, semestral, podendo ser reduzida a critério do médico coordenador, ou por notificação do médico agente da inspeção do trabalho, oumediante negociação coletiva de trabalho?

7.4.2.2 Para os trabalhadores expostos a agentes químicos não-constantes dos Quadros I e II, outros indicadores biológicos poderão ser monitorizados, dependendo de estudo prévio dos aspectos de validade toxicológica, analítica e deinterpretação desses indicadores?

7.4.2.3 Outros exames complementares usados normalmente em patologia clínica para avaliar o funcionamento de órgãos e sistemas orgânicos são realizados, a critério do médico coordenador ou encarregado, ou por notificaçãodo médico agente da inspeção do trabalho, ou ainda decorrente de negociação coletiva de trabalho?

7.4.3 A avaliação clínica referida no item 7.4.2, alínea "a", com parte integrante dos exames médicos constantes no item 7.4.1, obedece aos prazos e à periodicidade conforme previstos nos subitens abaixo relacionados:7.4.3.1 no exame médico admissional, deverá ser realizada antes que o trabalhador assuma suas atividades;

Page 28: Check-list's Nr' 2009s

X

X

X

X

7.4.3.2 no exame médico periódico, de acordo com os intervalos mínimos de tempo abaixo discriminados:a) para trabalhadores expostos a riscos ou a situações de trabalho que impliquem o esencadeamento ou agravamento de doença ocupacional, ou, ainda, para aqueles que sejam portadores de doenças crônicas, os exames deverão ser repetidos:a.1) a cada ano ou a intervalos menores, a critério do médico encarregado, ou se notificado pelo médico agente da inspeção do trabalho, ou, ainda, como resultado de negociação coletiva de trabalho;a.2) de acordo com à periodicidade especificada no Anexo n.º 6 da NR 15, para os trabalhadores expostos a condições hiperbáricas;b) para os demais trabalhadores:b.1) anual, quando menores de 18 (dezoito) anos e maiores de 45 (quarenta e cinco) anos de idade;b.2) a cada dois anos, para os trabalhadores entre 18 (dezoito) anos e 45 (quarenta e cinco) anos de idade.

7.4.3.3 No exame médico de retorno ao trabalho é realizado obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto?

7.4.3.4 No exame médico de mudança de função, é obrigatoriamente realizado antes da data da mudança?

7.4.3.5 No exame médico demissional é obrigatoriamente realizada até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de:- 135 (centro e trinta e cinco) dias para as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR-4; - 90 (noventa) dias para as empresas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR-4. As empresas enquadradas no grau de risco 3 ou 4, segundo o Quadro I da NR 4, poderão ampliar o prazo de dispensa da realização do exame demissional em até mais 90 (noventa) dias, em decorrência de negociação coletivaassistida por profissional indicado de comum acordo entre as partes ou por profissional do órgão regional competente em segurança e saúde no trabalho

Page 29: Check-list's Nr' 2009s

X

X

X

7.4.4 Para cada exame médico realizado, previsto no item 7.4.1, o médico são emitidos o Atestado de Saúde Ocupacional - ASO, em 2 (duas) vias.A primeira via do ASO ficará arquivada no local de trabalho do trabalhador, inclusive frente de trabalho ou canteiro de obras, à disposição da fiscalização do trabalho. A segunda via do ASO será obrigatoriamente entregue ao trabalhador, mediante recibo na primeira via.

7.4.4.3 O ASO contém no mínimo: a) nome completo do trabalhador, o número de registro de sua identidade e sua função; b) os riscos ocupacionais específicos existentes, ou a ausência deles, na atividade do empregado, conforme instruçõestécnicas expedidas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho-SSST; c) indicação dos procedimentos médicos a que foi submetido o trabalhador, incluindo os exames complementares e a data em que foram realizados; d) o nome do médico coordenador, quando houver, com respectivo CRM; e) definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador vai exercer, exerce ou exerceu; f) nome do médico encarregado do exame e endereço ou forma de contato; g) data e assinatura do médico encarregado do exame e carimbo contendo seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina.

7.4.5 Os dados obtidos nos exames médicos, incluindo avaliação clínica e exames complementares, as conclusões e asmedidas aplicadas são registrados em prontuário clínico individual, que ficará sob a responsabilidade do médico-coordenador do PCMSO. Os registros a que se refere o item 7.4.5 são mantidos por período mínimo de 20 (vinte) anos após o desligamento do trabalhador.

7.4.6 O PCMSO obedece a um planejamento em que estejam previstas as ações de saúde a serem executadas durante o ano, devendo estas ser objeto de relatório anual?

Page 30: Check-list's Nr' 2009s

X

X

x

X

7.4.6.1 O relatório anual discrimina, por setores da empresa, o número e a natureza dos exames médicos, incluindo avaliações clínicas e exames complementares, estatísticas de resultados considerados anormais, assim como oplanejamento para o próximo ano, tomando como base o modelo proposto no Quadro III desta NR?

7.4.6.2 O relatório anual é apresentado e discutido na CIPA, quando existente na empresa, de acordo com a NR 5, sendo sua cópia anexada ao livro de atas daquela comissão?

7.4.6.3 O relatório anual do PCMSO está armazenado na forma de arquivo informatizado, desde que este seja mantido de modo a proporcionar o imediato acesso por parte do agente da inspeção do trabalho?

7.4.7 Sendo verificada, através da avaliação clínica do trabalhador e/ou dos exames constantes do Quadro I da presente NR, apenas exposição excessiva (EE ou SC+) ao risco, mesmo sem qualquer sintomatologia ou sinal clínico, otrabalhador é afastado do local de trabalho, ou do risco, até que esteja normalizado o indicador biológico de exposição e as medidas de controle nos ambientes de trabalho tenham sido adotadas?

Page 31: Check-list's Nr' 2009s

X

X

não conformidades total de itens4 24

7.4.8 Sendo constatada a ocorrência ou agravamento de doenças profissionais, através de exames médicos que incluam os definidos nesta NR; ou sendo verificadas alterações que revelem qualquer tipo de disfunção de órgão ou sistemabiológico, através dos exames constantes dos Quadros I (apenas aqueles com interpretação SC) e II, e do item 7.4.2.3 da presente NR, mesmo sem sintomatologia, o médico-coordenador ou encarregado:a) solicita à empresa a emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho - CAT?b) indica, quando necessário, o afastamento do trabalhador da exposição ao risco, ou do trabalho?c) encaminha o trabalhador à Previdência Social para estabelecimento de nexo causal, avaliação de incapacidade? edefinição da conduta previdenciária em relação ao trabalho?d) orienta o empregador quanto à necessidade de adoção de medidas de controle no ambiente de trabalho?

7.5.1 A Unidade está equipada com material necessário à prestação dos primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida; manter esse material guardado em local adequado e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim?

Page 32: Check-list's Nr' 2009s

Data:

Evidências de auditoria (Campo de preeenchimento obrigatório quando o requisito for aplicável)

PCMSO encontra-se no ambulatorio medico aos cuidado do

técnico de enfermagem Sr. José Batista.

Terceiros fazem e trazem seus proprios PCMSO para trabalhos na Eternit

Doutor Bello CRM 12560, EVIDENCIA PCMSO ITEM 5.1

A audiometria foi feita internamente com o

SESI, mas alguns exames como

demissional, periodico, troca de função são

encaminhados ao IPO, evidencias atraves

dos laudos dos funcionarios.

Admissional -ok, Periodico - ok, Retorno ao Trabalho - estão fazendo nesta momento ok. O demissional não foi possivel evidenciar devido a etica médica.

O proprio ASO dos colaboradores mostram o exames feitos

Page 33: Check-list's Nr' 2009s

Em conversa com o tecnico de enfermagem não soube responder

Quando a indicios o medico coordenador avalia ou manda para exames complementares. Evidencias no prontuario dos colaboradores não podem ser mostrado devida a etica medica.

Conforme orientação do técnico de enfermagem a evidencia é a data do proprio exames que fez o funcionario e a data que foi admtido.

Page 34: Check-list's Nr' 2009s

conforme exames periodicos via ASO, não podemos mostrar devido a etica medica.

conforme conversa com o técnico de enfermagem nos proprios prontuarios de cada colaborador, sigilo medicoA dificuldade encontrada pelo ambulatorio e a troca de função dentro da area fabril e não avisam o ambulatorio medico. Em conversa com o enfermeiro no tempo dele

ASOs dos ultimos dispensados que não foram mostrado devido a etica medica

Page 35: Check-list's Nr' 2009s

O ASO é entregue ao colaborador, visto que no dia da auditoria vimos in loco pessoas recebendo o ASO.

No proprio ASO encontra-se as informações do item 7.4.4.3

Em conversa com o técnico de enfermagem não pode mostrar devido a etica medica.

Page 36: Check-list's Nr' 2009s

No proprio relatorio anual não foi evidenciado o setor da maquina H 56.

Em conversa com o secretario da cipa Sr. Gilmar de Andrade, até o mês de junho não tinha levado.

Arquivo informatizado, na maquina do tecnico de enfermagem

O colaborador Sidnei foi afastado devido não poder trabalhar mais com a empilhadeira, a evidencia foi o centro de custo.

Page 37: Check-list's Nr' 2009s

Em conversa com Doutor Bello, a propria CAT pode ser um documento que comprova o que pede o item 7.4.8 na respectiva NR.

Não há evidencias de treinamentos do desfribilador, e este encontra-se na sala do ambulatorio medico que funciona das 08:00 as 17:00.

Page 38: Check-list's Nr' 2009s

REQUISITOS

Não

ap

licáv

el

Não

ate

nd

ido

Ate

nd

e

x

x

x

x

Não temos problemas quanto a insolação excessiva ou falta de insolação.

Não

ate

nd

ido

, mas

co

m

inic

iati

vas

Ate

nd

e, m

as h

á re

salv

as

8.3.1-8.3.2-8.3.3- Em um ambiente de trabalho pronto e acabado, os pisos e os locais de circulação de pessoas estão isentos de saliências ou aberturas que apresentam riscos de acidentes e queda de objetos? O piso de trabalho tem resistência suficiente para suportar cargas para as quais as edificações se destinam?

8.3.5. Nos pisos, escadas, rampas, corredores e passagens dos locais de trabalho, onde houver perigo de escorregamento, são empregados materiais ou processos antiderrapantes?

8.3.6. Os andares acima do térreo, tais como terraços, balcões, compartimentos para garagens e outros que não forem vedados por paredes externas, dispoem de guarda-corpo de proteção contra quedas, de acordo com os seguintes requisitos: a) ter altura de 0,90m (noventa centímetros), no mínimo, a contar do nível do pavimento; b) quando for vazado, os vãos do guarda-corpo devem ter, pelo menos, uma das dimensões igual ou inferior a 0,12m.

8.4.3. As coberturas dos locais de trabalho asseguram proteção contra as chuvas?

8.4.4 - As edificações dos locais de trabalho evitam insolação excessiva ou falta de insolação?

C1
Totalmente não atendido. Ex.: - Sem planejamento; - Sem evidência de atuação; - Unidade desconhecia a necessidade.
D1
Não atendido, mas com indícios de atividade para adequação. Ex.: - Plano de ação; - Início de execução; - Definição de responsabilidades.
E1
Atende, mas há ressalvas. Ex.: - Atende ao mínimo necessário, mas há vários pontos de melhoria; - Atende com fragilidade.
F1
Atende ao requisito. Ex.: - Tem evidências do atendimento; - Atividade consistente; - É mantido.
Page 39: Check-list's Nr' 2009s

Não há problemas quanto a cobertura e caso haja é feita manutenção de correção.

Não temos problemas quanto a insolação excessiva ou falta de insolação.

Evidências de auditoria (Campo de preeenchimento obrigatório quando o requisito

for aplicável)

Algumas vias de empilhadeira oferencem riscos de queda de material pricipalmente no setor de estoque de produto acabado.

As escada e rampas são construidas em chapas de ferro corrugadas.

Aonde a necessidade de guarda-corpo as medidas são respeitadas.

Page 40: Check-list's Nr' 2009s

Unidade: ColomboÁreas Auditadas: SESMT

Auditor: Katia Data: 27/07/2009

REQUISITOS Ate

nd

e

x

x

x

x

Acompanhantes da Auditoria: Luiz Carlos

Não

ap

licáv

el N

ão

aten

did

o Não

at

end

ido

, mas

co

m

inic

iati

vas A

ten

de,

m

as h

á re

salv

as

9.1.1 - A empresa dispõe do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA atualizado? O PPRA apresenta, no mínimo, os seguintes elementos: documentos-base, desenvolvimento do programa (antecipação e reconhecimento dos riscos), perfil profissiográfico (recomendável mas não obrigatório), avaliação dos agentes ambientais, quadro sinótico: EPI x tarefas, cronograma anual de ações.

9.2.1 O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais contém, no mínimo, a seguinte estrutura?a) planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma;b) estratégia e metodologia de ação;c) forma do registro, manutenção e divulgação dos dados;d) periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.

9.2.1.1 É efetuada, sempre que necessário e, pelo menos uma vez ao ano, uma análise global do PPRA paraavaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas eprioridades?

9.2.2.1 O documento-base e suas alterações e complementações são apresentados e discutidos na CIPA,quando existente na empresa, de acordo com a NR-5, sendo sua cópia anexada ao livro de atas desta Comissão?

C6
Totalmente não atendido. Ex.: - Sem planejamento; - Sem evidência de atuação; - Unidade desconhecia a necessidade.
D6
Não atendido, mas com indícios de atividade para adequação. Ex.: - Plano de ação; - Início de execução; - Definição de responsabilidades.
E6
Atende, mas há ressalvas. Ex.: - Atende ao mínimo necessário, mas há vários pontos de melhoria; - Atende com fragilidade.
F6
Atende ao requisito. Ex.: - Tem evidências do atendimento; - Atividade consistente; - É mantido.
Page 41: Check-list's Nr' 2009s

x

x

x

x

9.2.3 O cronograma previsto no item 9.2.1 indica claramente os prazos para o desenvolvimento das etapas e cumprimento das metas do PPRA?

9.3.1 O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, durante seu desenvolvimento, inclui as seguintes etapas:a) antecipação e reconhecimentos dos riscos;b) estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle;c) avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;d) implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia;e) monitoramento da exposição aos riscos;f) registro e divulgação dos dados.

9.3.1.1 A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA são feitas pelo SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR?

9.3.3 O reconhecimento dos riscos ambientais contém os seguintes itens, quando aplicáveis: a) a sua identificação;b) a determinação e localização das possíveis fontes geradoras;c) a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho;d) a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos;e) a caracterização das atividades e do tipo da exposição;f) a obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente dotrabalho;g) os possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identificados, disponíveis na literatura técnica;h) a descrição das medidas de controle já existentes.

Page 42: Check-list's Nr' 2009s

x

x

x

9.3.5.1 São adotadas as medidas necessárias suficientes para a eliminação, a minimização ou o controle dos riscos ambientais sempre que forem verificadas uma ou mais das seguintes situações:a) identificação, na fase de antecipação, de risco potencial à saúde; b) constatação, na fase de reconhecimento de risco evidente à saúde; c) quando os resultados das avaliações quantitativas da exposição dos trabalhadores excederem os valores dos limites previstos na NR-15 ou, na ausência destes os valores limites de exposição ocupacional adotados pela ACGIH ou aqueles que venham a ser estabelecidos em negociação coletiva de trabalho, desde que mais rigorosos do que os critérios técnico-legais estabelecidos;d) quando, através do controle médico da saúde, ficar caracterizado o nexo causal entre danos observados na saúde os trabalhadores e a situação de trabalho a que eles ficam expostos.

9.3.5.3 A implantação de medidas de caráter coletivo é acompanhada de treinamento dos trabalhadoresquanto os procedimentos que assegurem a sua eficiência e de informação sobre as eventuais limitações de proteçãoque ofereçam?

9.3.5.5 A utilização de EPI envolve no mínimo: b) programa de treinamento dos trabalhadores quanto à sua correta utilização e orientação sobre as limitações deproteção que o EPI oferece; c) estabelecimento de normas ou procedimento para promover o fornecimento, o uso, a guarda, a higienização, conservação, a manutenção e a reposição do EPI, visando garantir as condições de proteção originalmenteestabelecidas;d) caracterização das funções ou atividades dos trabalhadores, com a respectiva identificação dos EPI’s utilizados para os riscos ambientais

Page 43: Check-list's Nr' 2009s

x

x

x

x

x

x

9.3.5.6 O PPRA estabelece critérios e mecanismos de avaliação da eficácia das medidas de proteção implantadas considerando os dados obtidos nas avaliações realizadas e no controle médico da saúde previsto na NR-7?

9.3.6 Do nível de ação: As ações incluem o monitoramento periódico da exposição, a informação aos trabalhadores e o controle médico?

9.5.2 - Os trabalhadores foram informados previamente sobre os riscos ambientais aos quais estão expostos, de tal forma que possam proteger-se dos mesmos.

9.3.6.2 São objeto de controle sistemático as situações que apresentem exposição ocupacional acima dos níveis de ação, conforme indicado nas alíneas que seguem:a) para agentes químicos, a metade dos limites de exposição ocupacional considerados de acordo com a alínea "c" do subitem 9.3.5.1;b) para o ruído, a dose de 0,5 (dose superior a 50%), conforme critério estabelecido na NR-15, Anexo I, item 6.

9.3.7.1. Para o monitoramento da exposição dos trabalhadores e das medidas de controle, são realizadas uma avaliação sistemática e repetitiva da exposição a um dado risco, visando à introdução ou modificação das medidas de controle, sempre que necessário?

9.3.8.1 São mantidos registros de dados, estruturado de forma a constituir um histórico técnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA? 9.3.8.2 Os dados são mantidos por um período mínimo de 20 (vinte) anos?

9.4.1 - Tem evidências concretas de que o documento-base do PPRA é do conhecimento das pessoas da linha de comando, e de que há a participação da linha de comando na implementação das ações listadas no cronograma de atividades?

Page 44: Check-list's Nr' 2009s

x

não conformidades total itens6 19

9.6.3 O empregador garante que, na ocorrência de riscos ambientais nos locais de trabalho que coloquem em situação de grave e iminente risco um ou mais trabalhadores, os mesmos possam interromper de imediato as suas atividades, comunicando o fato ao superior hierárquico direto para as devidas providências?

Page 45: Check-list's Nr' 2009s

Data: 27/07/2009

data da ultima revisão: 15/01/2009

Evidências de auditoria (Campo de preeenchimento obrigatório quando o requisito for aplicável)

foi evidenciado a existencia do PPRA na empresa, porem alguns dos requisitos minimos estabelecidos por esta norma não estão sendo cumpridos, tais como: - O modelo do Perfil Profissiografico não foi apresentado no programa; - Evidenciado o levantamento dos riscos quimicos, porem os resultados dos monitoramentos não estão disponiveis no programa. - verificado a inexistencia de uma tabela de EPI x Tarefa a ser executada. No programa estas informações são tratadas no campo "medidas de controle existentes" onde é mensionado os EPI's e os EPC's do setor. - Verificado a existencia de um cronograma de ações propostas no programa. item A : não atende, pois não foi utilizado o indice de prioridade para estabelecer as metas e prioridades no cronograma. Item B: existe uma metodologia chamado Indice de Prioridade que deve ser utilizado para avaliar a prioridade das ações. Ex. Ruido - IP=(NE- 80db)xn°FE item C: no programa foi verificado os campos de Registro e Divulgação, porem não fica definida a forma que vai ser realizado. item D: no documento não fica definida a forma de avaliação do desenvolvimento do programa e qual a

para a gestão anterior foi apresentado na reunião realizada no dia ........., para a gestão atual o PPRA foi apresentado em 22/07/2009.

Page 46: Check-list's Nr' 2009s

no PPRA estão descritas as atividades a serem realizadas e os meses do ano, onde é assinalado com a letra P - Previsto, I - iniciado, R - realizado.item A: atende, foi realizada a antecipação dos risco das novas atividades utilizando a ferramenta FMEA. Ex: FMEA linha de pintura Eterville. Item B: atende, conforme cronograma de ação as avaliações são realizadas e posteriormente aplicado o indice de prioridade para estabelecer os controles e prioridades. item C: atende, conforme cronograma de ação. item D: após ser identificado a necessidade de medidas de controle, a ocorrencia é lançada no Isoaction que fará o acompanhamneto da implementação e avaliará a eficacia da ação. item E: não atende, os resultados dos monitoramnetos não estão disponiveis no programa, assim como as

os responsaveis pelo acompanhamento do programa é o SESMT.

Item A: atende, ex. Ruido. Item B: atende, ex. maquinas e equipamnetos da linha de produção. Item C: atende, ex. pelo ar, atraves de ondas sonoras. item D: o quadro de reconhecimento de risco possui a função, porem o n° de funcionarios expostos não esta disponivel na quandro e sim nas paginas 03, 04, 05 e 06 do programa. item F: os resultados das avaliações não estão disponivel no programa. Estes foram realizados e estão em documento a parte. item G: atende, ex. PAIR - Perda Auditiva Induzida por Ruido, em exposições pro longos periodos sem a proteção adequada. item H: atende, ex. enclausuramento de equipamentos geradores de ruido, ex. ventiladores, bombas de vacuo, etc..

Page 47: Check-list's Nr' 2009s

item A: atende, ex. antecipação dos riscos na linha de painel EPS, foi identificado que seria utilizado na linha produto quimico carcinogenico(cloreto de Metila) e que os colaboradores ficariam expostos. Como medidade de eliminição do risco o produto foi substituido por produto ecologicamente correto, que não agraide ao meio ambiente e ao ser humano ( Rodialsolv). item B: atende, para todos os riscos risco identificados foram adotadas medidas de controle Ex. avaliações periodicas, Controles de engenharia, controles administrativos e EPI's quando os demais não foram totalmente eficazes. item C: atende, nas avaliações realizadas os resultados não ultrapassaram os limites de tolerancia a exposição ocupacional. item D: NA.

não atende, pois o treinamento no Programa de Proteção Auditiva que estava previsto no crograma do programa para ser realizado no mês de Maio ainda não foi realizado, mas há evidencias do inicio do treinamento em Proteção Respiratoria.

os colaboradores são treinados durante integração, quanto ao uso do EPI e nomas e procedimentos de guarda e troca do mesmo, conforme comprovante de treinamento de integração. Quanto so uso de EPI por setor o Padrinho de Segurança é o responsavel por orienta-lo sobre qual EPI deve ser utilizado para atividade.

Page 48: Check-list's Nr' 2009s

não evidenciado no programa mecanismo e criterio para avaliação da eficacia das medidas de proteção.

atende. Periodicamente é realizado medição quantitativa nos setores, a fim de manter o monitoramento periodico dos agentes e tambem os colaboradores se submetem a exames conforme estabelicido pelo PCMSO.os colaboradores são orientados atraves das instruções de trabalho, onde estão especificados os riscos e medidas de controle existentes. Outra medida de divulgação é atraves do mapa de risco onde os riscos existentes nos setores ficam a disposição para consulta e anualmente é atualizado.

atende, ex. foi identificado durante avaliação quantitativa na atividade de pintura no setor de Painel Wall que o agente quimico Etilbenzeno estava acima do limite de ação que é 39 ppm ( NR-15), assim que foi identificado a area medica foi notificada e após mudanças no setor foi repetida a avaliação para verificar se a ação foi eficaz. Obs. o resultado da segunda avaliação ainda não estava disponivel para conferencia.

atende, para cada risco levantado é realizada a avaliação quantitativa do agente, bem como, após qualquer modificação no setor ou atividade a avaliação é repetida para avaliar se a mudança ocasionou alguma modificação nos riscos ambientais.

O documento segue concluido com a assinatura dos elaboradores e do gerente de fabrica, desta forma tem-se a evidencia de que a gerencia tem conhecimentos dos riscos levantados e demais assuntos abordados.

Page 49: Check-list's Nr' 2009s

Qualquer colaborador pode paralizar as atividades se identificado risco grave e iminente e formalizar atraves do formulario Recusa de serviços, que fica disponivel aos acesso de todos os colaboradores nos postos de trabalho.

Page 50: Check-list's Nr' 2009s

NR-10 - INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

DADOS DA INSPEÇÃOÁreas Auditadas: Fábrica

Fábrica: Colombo

Visto do Gerente da Unidade: Data da Auditoria: 15/06/2009

Referências técnicas (Além desta NR):

Visto do Coordenador do PEG: Acompanhantes da Auditoria:

ITENS QUESTIONÁRIO

1 – Choque Elétrico

2 – Medidas de controle

Responsável pela Auditoria: Luiz Carlos / Gerson

Visto do Responsável pela Manutenção Elétrica:

Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medias preventivas de controle do risco elétrico e outros riscos adicionais.

A política de segurança do órgão deve contemplar todas as medidas de controle para prevenção contra choque elétrico.

Page 51: Check-list's Nr' 2009s

3 – Fornecimento de EPI’S

4 – “Prontuário de Instalações Elétricas”

Os Órgãos ou Entidades estão obrigados a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas, com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de segurança.

Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o prontuário de acordo com os itens 10.2.4, 10.2.5, 10.2.6 e 10.2.7.

Page 52: Check-list's Nr' 2009s

5 – Medidas de Proteção Coletiva

6 – Aterramento Deve ser executado conforme regulamentação vigente.

7 – Medidas de Proteção Individual

Deve ser previstas e adotadas medidas mediante procedimentos , às atividades a serem desenvolvidas, que: compreendem a desenergização ou o emprego de tensão de segurança.

Devem ser adotados equipamentos específicos e adequados às atividades desenvolvidas, devendo as vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutividade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas.

Page 53: Check-list's Nr' 2009s

8 – Uso de adornos

9 – Segurança em Projetos

SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DESENERGIZADAS

É vedado o uso de adornos nos trabalhos com instalações elétricas ou em suas proximidades.

Todo projeto deve ser elaborado conforme estabelecido no item 10.3 e seus subitens.

10 – Segurança na Construção, Montagem, Operação e Manutenção

Devem ser construídas, montadas, operadas, reformadas, ampliadas, reparadas e inspecionadas de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Page 54: Check-list's Nr' 2009s

11 – Desenergização Somente serão considerados desenergizados, obedecida a seqüência: seccionamento; impedimento de reenergização; constatação de ausência de tensão; instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos; proteção dos elementos energizados existentes (anexo I) e instalação de sinalização de impedimento de reenergização.

Page 55: Check-list's Nr' 2009s

12 – Reenergização

SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS ENERGIZADAS

Deve ser respeitado a seqüência: retirada das ferramentas, utensílio e equipamentos; retirada de todos os trabalhadores da zona controlada; remoção do aterramento temporário, da equipotencialização e das proteções adicionais; remoção da sinalização; destravamento e religação dos dispositivos de seccionamento.

Page 56: Check-list's Nr' 2009s

12 – Profissional Habilitado

13 – Execução dos serviços

TRABALHOS ENVOLVENDO ALTA TENSÃO

As intervenções em instalações elétricas com tensão igual ou superior a 50 Volts em corrente alternada ou superior a 120 Volts em corrente contígua, somente podem ser realizadas por trabalhadores enquadrados no item 10.8 e treinamento conforme Anexo II da NR-10.

Os trabalhos que exigem ingresso na zona controlada devem ser realizados mediante procedimentos específicos respeitando as distâncias previstas no Anexo I.

Page 57: Check-list's Nr' 2009s

14 – Profissional Habilitado

15 – Execução dos serviços

Os trabalhos realizados dentro dos limites estabelecidos como zonas controladas e de risco, conforme Anexo I, somente podem ser realizadas por trabalhadores enquadrados no item 10.8 e treinamento em Sistema Elétrico de Potência e demais determinações, conforme Anexo II da NR-10.

Serviços em Alta Tensão e Sistema Elétrico de Potência, só poderão ser realizados mediante ordem de serviço especifica, assinada por profissional autorizado; é vedada a execução de serviços realizados individualmente.

Page 58: Check-list's Nr' 2009s

16 – Intervenção em instalações

17 – Testes e ensaios

Dentro dos limites estabelecidos como zona de risco, conforme Anexo I da NR-10, somente pode ser realizados mediante a desativação, previamente sinalizados.

Os equipamento, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipamentos com material isolantes, devem ser submetidos a testes elétricos ou ensaios de laboratório periódicos, obedecendo especificações do fabricante.

Page 59: Check-list's Nr' 2009s

18 – Comunicação

HABILITAÇÃO, QUALIFICAÇÃO, CAPACITAÇÃO E AUTORIZAÇÃO DOS TRABALHADORES19 – Trabalhador Qualificado

20 – Profissional legalmente habilitado

Instalações energizadas em AT e SEP, devem dispor de equipamento de comunicação que permita contato com os demais membros da equipe.

Aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino.

Trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe.

Page 60: Check-list's Nr' 2009s

21 – Trabalhador capacitado

22 – Exame Médico

23 – Treinamento

Receba capacitação sob orientação e responsabilidade de profissional habilitado e autorizado e trabalhe sob a responsabilidade de profissional habilitado e autorizado.

Trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas devem ser submetidos à exame de saúde compatível com as atividades.

Todo trabalhador devem possuir treinamento especifico sobre os riscos conforme estabelecido Anexo II da NR-10.

Page 61: Check-list's Nr' 2009s

24 – Reciclagem

25 – Treinamento especifico

PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E EXPLOSÃO

Deve ser realizado um treinamento de reciclagem bienal e sempre que: houver troca de função ou mudança de Órgão ou Entidade; retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por período superior a três meses; modificações significativas nas instalações elétricas ou troca de métodos, processos e organização do trabalho.

Os trabalhos em áreas classificadas devem ser precedidos de treinamento especifico de acordo com risco envolvido.

Page 62: Check-list's Nr' 2009s

26 – Proteção

27 – Certificação de material

28 – Alarme e seccionamento

SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA

As áreas onde houver instalações ou equipamentos elétricos devem ser dotadas de proteção contra incêndio e explosão, conforme dispõe a NR 23 – Proteção Contra Incêndios.

Os materiais, peças, dispositivos, equipamentos e sistemas, devem ser avaliados quanto à sua conformidade, no âmbito do Sistema Brasileiro de Certificação.

Devem ser instalados para prevenir sobretensões, sobrecorrentes, falhas de isolamento, aquecimentos ou outras condições anormais de operação.

Page 63: Check-list's Nr' 2009s

29 – Aplicação

30 – Verificação de sinalização Identificação de circuitos elétricos;

Restrições e impedimentos de acesso;

Delimitações de áreas;

Sinalização de impedimento de energização;

Deve ser adotada sinalização de segurança, destinada à advertência e à identificação, obedecendo ao disposto na NR-26 – Sinalização de Segurança, de forma a atender:

Travamentos e bloqueios de dispositivos e sistemas de manobra e comandos;

Sinalização de áreas de circulação, de vias públicas, de veículos e de movimentação de cargas;

Page 64: Check-list's Nr' 2009s

30 – Verificação de sinalização

Identificação de equipamento ou circuito impedido.

PROCEDIMENTOS DE TRABALHO31 – Execução

32 – Procedimentos

Deve ser precedida de ordens de serviço especificas, aprovadas por trabalhador autorizado, contendo, no mínimo, o tipo, a data, o local e as referências aos procedimentos de trabalho a serem adotados.

Devem conter, no mínimo, objetivo, campo de aplicação, base técnica, competências e responsabilidades, disposições gerais, medidas de controle e orientações finais.

Page 65: Check-list's Nr' 2009s

33 – Avaliação prévia

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA34 – Plano de Emergência

35 – Primeiros Socorros

Deve ser realizada antes do inicio dos trabalhos em equipe, por seus membros, em conjunto com o responsável pela execução do serviço, com objetivo de estudar e planejar as atividades e ações a serem desenvolvidas no local.

Devem ser elaborados para as ações de emergência que envolva as instalações ou serviços com eletricidade.

Os trabalhadores autorizados devem estar aptos a executar o resgate e prestar primeiros socorros a acidentados, especialmente por meio de reanimação cardio-respiratória.

Page 66: Check-list's Nr' 2009s

36 – Resgate

38 – Combate a principio de incêndio

RESPONSABILIDADES39 – Cumprimento da NR-10

O Órgão ou Entidade deve possuir métodos de resgate padronizados e adequados às suas atividades, disponibilizando os meios para a sua aplicação.

Os trabalhadores autorizados devem estar aptos a manusear e operar equipamentos de prevenção e combate a incêndio existente nas instalações elétricas.

As responsabilidades são solidárias aos contratantes e contratados envolvidos.

Page 67: Check-list's Nr' 2009s

40 – Informações aos trabalhadores

41 – Ocorrência de acidentes

42 – Cabe aos trabalhadores

É de responsabilidade dos contratantes manter os trabalhadores informados sobre os riscos a que estão expostos, instruindo-os quanto aos procedimentos e medidas de controle contra os riscos elétricos a serem adotados.

Cabe ao Órgão ou Entidade, propor e adotar medidas preventivas e corretivas.

a) zelar pela sua segurança e saúde e a de outras pessoas que possam ser afetadas por suas ações ou omissões no trabalho;

Page 68: Check-list's Nr' 2009s

42 – Cabe aos trabalhadores

DISPOSIÇÕES FINAIS

b) responsabilizar-se junto com o Órgão ou Entidade pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares, inclusive quanto aos procedimentos internos de segurança e saúde; e

c) comunicar, de imediato, ao responsável pela execução do serviço as situações que considerar de risco para sua segurança e saúde e a de outras pessoas.

Page 69: Check-list's Nr' 2009s

43 – Direito de recusa

44 – Ações de controle

Os trabalhadores devem interromper suas tarefas, sempre que constatarem evidências de riscos graves e iminentes para sua segurança e saúde ou a de outras pessoas, comunicando imediatamente o fato a seu superior hierárquico, que diligenciará as medidas cabíveis.

Os Órgãos ou Entidades devem promover ações de controle de riscos originados por outrem em suas instalações elétricas e oferecer, de imediato, quando cabível, denúncia aos órgãos competentes.

Page 70: Check-list's Nr' 2009s

45 – Documentação A documentação prevista nesta NR deve estar permanentemente à disposição dos trabalhadores que atuam em serviços e instalações elétricas e autoridades competentes.

Page 71: Check-list's Nr' 2009s

SIM NÃO

X

X

OBSERVAÇÕES

Page 72: Check-list's Nr' 2009s

X

X

Page 73: Check-list's Nr' 2009s

X

X

X

Page 74: Check-list's Nr' 2009s

X

X

XSEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DESENERGIZADAS

Conforme Gerson está

em processo de adequação

com a Engenharia

– Lutero

Page 75: Check-list's Nr' 2009s

X

Gerson está providencia

ndo melhorar

ainda mais o sistema

de bloqueio com teste de novas travas.

Page 76: Check-list's Nr' 2009s

XSEGURANÇA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS ENERGIZADAS

Gerson está providencia

ndo melhorar

ainda mais o sistema

de bloqueio com teste de novas travas.

Page 77: Check-list's Nr' 2009s

X

XTRABALHOS ENVOLVENDO ALTA TENSÃO

Colaboradores em fase

final do curso de

reciclagem / NR-10

Colaboradores em fase

final do curso de

reciclagem / NR-10

Page 78: Check-list's Nr' 2009s

X

X

Colaboradores em fase

final do curso de

reciclagem / NR-10

ATE para serviço em eletricidade

Page 79: Check-list's Nr' 2009s

X

X

Gerson informou que as

ferramentas possuem laudos.

Page 80: Check-list's Nr' 2009s

XHABILITAÇÃO, QUALIFICAÇÃO, CAPACITAÇÃO E AUTORIZAÇÃO DOS TRABALHADORES

X

X

Rádios Motorola

Page 81: Check-list's Nr' 2009s

X

X

X

Colaboradores em final de curso NR-10

Page 82: Check-list's Nr' 2009s

X

XPROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E EXPLOSÃO

Page 83: Check-list's Nr' 2009s

X

X

XSINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA

Page 84: Check-list's Nr' 2009s

X

X

X

X

X

X

Tem de sofrer uma

revisão geral

Tem de sofrer uma

revisão geral

Tem de sofrer uma

revisão geral

Projeto para cadeados

digitais codificados

Page 85: Check-list's Nr' 2009s

XPROCEDIMENTOS DE TRABALHO

X Via SAP

x

Tem de sofrer uma

revisão geral

Page 86: Check-list's Nr' 2009s

XSITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

X

X

Deve ser melhorado

no PAE

Curso NR-10

Contempla

Page 87: Check-list's Nr' 2009s

X

xRESPONSABILIDADES

x

Deve ser melhorado

no PAE

Contemplado no Curso

Page 88: Check-list's Nr' 2009s

x

x

x

Page 89: Check-list's Nr' 2009s

xDISPOSIÇÕES FINAIS

Page 90: Check-list's Nr' 2009s

x Formulário

Não aplicável

Page 91: Check-list's Nr' 2009s

xProntuários disponiveis

Page 92: Check-list's Nr' 2009s

Unidade: COLOMBO

Auditor: KATIA Data: 29/07/2009

REQUISITOS

x

x

x

x

x

Áreas Auditadas: maquinas, carregamento e serras

Acompanhantes da Auditoria: MARCOS A. LIMA, VALDEMIRO J. FERREIRA E NAOTO TABATA

Não

ap

licáv

el

Não

at

end

ido

Não

at

end

ido

, m

as

com

in

icia

tiva

sA

ten

de,

m

as

resa

lva

s

Ate

nd

e

11.1.1 Os poços de elevadores e monta-cargas deverão ser cercados, solidamente, em toda sua altura, exceto as portas ou cancelas necessárias nos pavimentos.

11.1.2 Quando a cabine do elevador não estiver ao nível do pavimento, a abertura deverá estar protegida porcorrimão ou outros dispositivos convenientes.

11.1.3 Os equipamentos utilizados na movimentação de materiais, tais como ascensores, elevadores de carga,guindastes, monta-carga, pontes-rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras-rolantes, transportadores de diferentes tipos, serão calculados e construídos de maneira que ofereçam as necessárias garantias de resistência e segurança e conservados em perfeitas condições de trabalho.

11.1.3.1 Especial atenção será dada aos cabos de aço, cordas, correntes, roldanas e ganchos que deverão ser inspecionados, permanentemente, substituindo-se as suas partes defeituosas.

11.1.3.2 Em todo o equipamento é indicado, em lugar visível, a carga máxima de trabalho permitida?

C6
Totalmente não atendido. Ex.: - Sem planejamento; - Sem evidência de atuação; - Unidade desconhecia a necessidade.
D6
Não atendido, mas com indícios de atividade para adequação. Ex.: - Plano de ação; - Início de execução; - Definição de responsabilidades.
E6
Atende, mas há ressalvas. Ex.: - Atende ao mínimo necessário, mas há vários pontos de melhoria; - Atende com fragilidade.
F6
Atende ao requisito. Ex.: - Tem evidências do atendimento; - Atividade consistente; - É mantido.
Page 93: Check-list's Nr' 2009s

x

x

x

x

x

x

x

11.1.4 Os carros manuais para transporte possuem protetores das mãos?

11.1.5 Nos equipamentos de transporte, com força motriz própria, o operador deverá recebeu treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará nessa função?

11.1.6 Os operadores de equipamentos de transporte motorizado são habilitados e só poderão dirigir se durante o horário de trabalho portarem um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível?

11.1.6.1 O cartão tem a validade de 1 (um) ano, salvo imprevisto, e, para a revalidação, o empregado passa por exame de saúde completo, por conta do empregador?

11.1.7 Os equipamentos de transporte motorizados possuem sinal de advertência sonora (buzina)?

11.1.8 Todos os transportadores industriais são permanentemente inspecionados e as peças defeituosas, ou que apresentem deficiências, deverão ser imediatamente substituídas?

11.1.9 Nos locais fechados ou pouco ventilados, a emissão de gases tóxicos, por máquinas transportadoras, deverá ser controlada para evitar concentrações, no ambiente de trabalho, acima dos limites permissíveis.

Page 94: Check-list's Nr' 2009s

x

x

x

x

x

não conformidades total de itens5 17

11.1.10 Em locais fechados e sem ventilação, é proibida a utilização de máquinas transportadoras, movidas a motores de combustão interna, salvo se providas de dispositivos neutralizadores adequados.

11.3 Armazenamento de materiais.11.3.2 O material armazenado deverá ser disposto de forma a evitar a obstrução de portas, equipamentos contra incêndio, saídas de emergências, etc.

11.3.3. Material empilhado deverá ficar afastado das estruturas laterais do prédio a uma distância de pelo menos 0,50m (cinqüenta centímetros).

11.3.4 A disposição da carga não deverá dificultar o trânsito, a iluminação, e o acesso às saídas de emergência.

NR-11 Existem procedimento de segurança para operação de equipamentos de movimentação de carga, tais como, elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras?

Page 95: Check-list's Nr' 2009s

Data: 29/07/2009

Evidências de auditoria (Campo de preeenchimento obrigatório quando o requisito for aplicável)

Para garantir que os equipamentos esteja em perfeito estado de conservação, periodicamente eles são vistoriados e preenchido o check-list de cada equipamento. Este check-list é preenchido pela manutenção mecanica.

Os operadores realizam a inspeção visual das cintas e cabos, porem, esta inspeção não é registrada e tambem não existe um procedimento a ser seguido durante inspeção, tambem não é definido a periodicidade com que deve ser realizada e não se tem tempo maximo de utilização da cinta, ela só é descartada após não ter mais nenhuma possibilidade de uso.

Atende, ex. Ponte Rolante Maq. H54 capacidade para 08 toneladas. Obs: As empilhadeiras possuem adesivos que indicam a carga maxima , mas estes, estam em algumas delas rasurados e de dificil leitura, estes adesivos tambem são pequenos e ficam em local de difil visualização.

Page 96: Check-list's Nr' 2009s

não observado nos carrinhos de transporte de massa do setor de moldagem, nenhum tipo de dispositivo de proteção das mãos

atende, ex. Operador Marcos A. de Lima, habilitado em 14/07/1995.

todos os operadores auditados apresentaram carteirinha de identificação.

todos os operadores de pone rolante auditados, estão com o curso de reciclagem vencidos. Ex. Naoto Tabata - curso vencido em 22/07/2009. Valdemiro J. Ferreira - curso vencido em 10/07/2009.

atende, conforme observado in loco nos equipamentos.

Todo operador antes de iniciar suas atividades deve preencher o check-list diario. No dia 29/07/2009 foi solicitado ao operador o check-list da empilhadeira n°12, o mesmo estava com o check-list preenchido mas a assinatura era de outro operador. Observado tambem que o check-list de inspeção mecanica em talhas tem seu ultimo registro em 05/05/2009, não havendo registro da inpeção apartir desta data. Esta inspeção deverá ser realizada mensalmente segundo IT-CP-04-0064 - manutenção em equipamentos criticos.

Page 97: Check-list's Nr' 2009s

não foi observado a obstrução dos equipamnetos citados neste item.

Foi observado o atendimento ao item nos locais de estocagem de materiais.

quanto a iluminação e acesso as saidas de emergencias, atende, mas quanto a disposição dos materias, foi observado material disposto de forma a dificultar a operação das empilhadeira no setor de recorte de peças.

IT-CP- 04 - 0017 - Ordem de Serviços - movimentação de cargas com empilhadeira IT-CP- 04 - 0024 - Ordem de Serviço - movimentação de cargas com talhas, pontes e muck.

Page 98: Check-list's Nr' 2009s

Unidade: Colombo/PR

Data: 28-29/07/09

Acompanhantes da Auditoria: Eber-H53 / Eleandro-H52 / Willian Lima e Gean-H56 / Flávio-Filler

REQUISITOS

x

x

x

x

x

x

Áreas Auditadas: H56-2T/H52-2T/H53-2T/Filler/Pw

Auditor:Luiz Carlos Gouvea de Barros

Não

ap

licáv

el

Não

at

end

ido

Não

at

end

ido

, m

as

com

in

icia

tiva

sA

ten

de,

m

as

resa

lva

s

Ate

nd

e

12.1.2. As áreas de circulação e os espaços em torno de máquinas e equipamentos devem ser dimensionados de forma que o material, os trabalhadores e os transportadores mecanizados possam movimentar-se com segurança.

12.1.3. Entre partes móveis de máquinas e/ou equipamentos deve haver uma faixa livre variável de 0,70m a 1,30m, a critério da autoridade competente em segurança e medicina do trabalho.

12.1.4. A distância mínima entre máquinas e equipamentos deve ser de 0,60m a 0,80m, a critério da autoridade competente em segurança e medicina do trabalho.

12.1.5. Além da distância mínima de separação das máquinas, deve haver áreas reservadas para corredores e armazenamento de materiais, devidamente demarcadas com faixa nas cores indicadas pela NR 26.

12.1.7. As vias principais de circulação, no interior dos locais de trabalho, e as que conduzem às saídas devem ter, no mínimo, 1,20m (um metro e vinte centímetros) de largura e ser devidamente demarcadas e mantidas permanentemente desobstruídas.

12.1.8. As máquinas e os equipamentos de grandes dimensões devem ter escadas e passadiços que permitam acesso fácil e seguro aos locais em que seja necessária a execução de tarefas.

C6
Totalmente não atendido. Ex.: - Sem planejamento; - Sem evidência de atuação; - Unidade desconhecia a necessidade.
D6
Não atendido, mas com indícios de atividade para adequação. Ex.: - Plano de ação; - Início de execução; - Definição de responsabilidades.
E6
Atende, mas há ressalvas. Ex.: - Atende ao mínimo necessário, mas há vários pontos de melhoria; - Atende com fragilidade.
F6
Atende ao requisito. Ex.: - Tem evidências do atendimento; - Atividade consistente; - É mantido.
Page 99: Check-list's Nr' 2009s

x

x

x

x

x

x

12.2. Normas de segurança para dispositivos de acionamento, partida e parada de máquinas e equipamentos.12.2.1. As máquinas e os equipamentos devem ter dispositivos de acionamento e parada localizados de modo que:a) seja acionado ou desligado pelo operador na sua posição de trabalho;b) não se localize na zona perigosa de máquina ou do equipamento;c) possa ser acionado ou desligado em caso de emergência, por outra pessoa que não seja o operador;d) não possa ser acionado ou desligado, involuntariamente, pelo operador, ou de qualquer outra forma acidental;e) não acarrete riscos adicionais.

12.2.2. As máquinas e os equipamentos com acionamento repetitivo, que não tenham proteção adequada, oferecendorisco ao operador, devem ter dispositivos apropriados de segurança para o seu acionamento.

12.2.3. As máquinas e os equipamentos que utilizarem energia elétrica, fornecida por fonte externa, devem possuir chave geral, em local de fácil acesso e acondicionada em caixa que evite o seu acionamento acidental e proteja as suas partes energizadas.

12.2.4. O acionamento e o desligamento simultâneo, por um único comando, de um conjunto de máquinas ou demáquina de grande dimensão, devem ser precedido de sinal de alarme.

12.3. Normas sobre proteção de máquinas e equipamentos.12.3.1. As máquinas e os equipamentos devem ter suas transmissões de força enclausuradas dentro de sua estrutura ou devidamente isoladas pôr anteparos adequados.

12.3.2. As transmissões de força, quando estiverem a uma altura superior a 2,50m, podem ficar expostas, exceto nos casos em que haja plataforma de trabalho ou áreas de circulação em diversos níveis.

Page 100: Check-list's Nr' 2009s

x

x

x

x

x

x

x

12.3.3. As máquinas e os equipamentos que ofereçam risco de ruptura de suas partes, projeção de peças ou partes destas,devem ter os seus movimentos, alternados ou rotativos, protegidos.

12.3.4. As máquinas e os equipamentos que, no seu processo de trabalho, lancem partículas de material, devem ter proteção, para que essas partículas não ofereçam riscos.

12.3.5. As máquinas e os equipamentos que utilizarem ou gerarem energia elétrica devem ser aterrados eletricamente, conforme previsto na NR 10.

12.3.7. Os protetores devem permanecer fixados, firmemente, à máquina, ao equipamento, piso ou a qualquer outra parte fixa, por meio de dispositivos que, em caso de necessidade, permitam sua retirada e recolocação imediatas.

12.3.8. Os protetores removíveis só podem ser retirados para execução de limpeza, lubrificação, reparo e ajuste, ao fim das quais devem ser, obrigatoriamente, recolocados.

12.3.9 - Caso existam motosserras na unidade,, estas possuem os dispositivos de segurança a) freio manual de corrente, b) pino pega corrente, c) protetor de mão direita e esquerda, d) trava de segurança do acelerador?

NR12 - Os operadores de motosserra realizaram o treinamento para utilização segura da máquina, com carga mínima de 8 horas com o conteúdo programático constante no Manual de Instruções?

12.4. Assentos e mesas.12.4.1. Para os trabalhos contínuos em prensas e outras máquinas e equipamentos, onde o operador possa trabalhar sentado, devem ser fornecidos assentos conforme o disposto na NR 17.

12.4.2. As mesas para colocação de peças que estejam sendo trabalhadas, assim como o ponto de operação das prensas, de outras máquinas e outros equipamentos, devem estar na altura e posição adequadas, a fim de evitar fadiga ao operador, nos termos da NR 17.

Page 101: Check-list's Nr' 2009s

x

NÃO CONFORMIDADES ITENS7 22

12.6. Manutenção e operação.12.6.1. Os reparos, a limpeza, os ajustes e a inspeção somente podem ser executados com as máquinas paradas, salvo se o movimento for indispensável à sua realização.

Page 102: Check-list's Nr' 2009s

Data: 28-29/07/09

Acompanhantes da Auditoria: Eber-H53 / Eleandro-H52 / Willian Lima e Gean-H56 / Flávio-FillerEvidências de auditoria (Campo de preeenchimento obrigatório quando o requisito for

As áreas de circulação e os espaços entre máquinas são suficientes para movimentação de pessoas e transportes mecanizados.

Há problemas quanto a movimentação para retirada de lastra ambaixo do cilindro prensa. A distancia não respeita a norma

As distâncias mínimas entre as máquinas são respeitadas.

Não há demarcação de áreas de circulação na fábrica. O PW encontra-se com uma boa demarcação podendo ser melhorada.

As vias principais possuem largura suficiente mas a demarcação é falha.

Todas as máquinas possuem escadas e passadiços mas nem todas permitem fácil e seguro acesso. Erramos em usar escadas do tipo marinheiro em locais sem necessidade, lembrando que escadas do tipo marinheiro são recomendadas para acesso a lugares elevados ou de profundidade excedam 6m (seis metros).

Page 103: Check-list's Nr' 2009s

Não evidenciei fato

a)Todos os equipamentos possuem acionamento e desligamento pelo operador na posição de trabalho;b) Os dispositivos não se localizam em zonas perigosas (apesar da maclinea possuir dispositivos de parada do equipamento de fábrica, possui instalação de dispositivos extras fora da zona de perigo); c) Outras pessoas tem fácil acesso aos dispositivos de segurança em caso de emergência; d) Os dispositivos podem sofrer desligamento de forma acidental.; e)OK não apresenta risco adicional.

Todos os equipamentos possuem chave geral e em local de fácil acesso.

As máquinas possuem estes acionamentos ex: transf.de carro, parada de máquinas por qualquer motivo que interrompa a produção, falta de polímero, falta de água sanepar, entrada do gerador, vazamento no sistema de despoeiramento.

Faltam diversas proteções nas transmissões de força.

Faltam diversas proteções nas transmissões de força.

Page 104: Check-list's Nr' 2009s

Caso haja quebra dos discos de corte pode haver lançamento de particulas. Apesar dos discos possuirem proteções elas podem ser melhoradas.

Caso haja quebra dos discos de corte pode haver lançamento de particulas. Apesar dos discos possuirem proteções elas podem ser melhoradas.

Conforme orientação do Gerson chefe da elétrica todos nossos equipamentos possuem aterramento.

Os protetores que não são fixos permitem sua retirada e recolocação imediatas em caso de necessidade.

Os protetores só são retirados perante para de equipamento.

São fornecidos assentos ergonômicos para trabalhos em pé.

Temos problemas na H-52 quanto ao ajuste nas pilhas de telhas na área de desenforme.

Page 105: Check-list's Nr' 2009s

Esta orientação é seguida conforme instruções de trabalho.

Page 106: Check-list's Nr' 2009s

Unidade: Colombo -PrÁreas Auditadas: Caldeira a lenha

Auditor: Reinaldo Caetano de Jesus Data: 21/07/2009

Acompanhantes da Auditoria

REQUISITOS

XX

X

Não

ap

licáv

el

Não

at

end

ido

Não

at

end

ido

, m

as c

om

in

icia

tiva

s

Ate

nd

e,

mas

resa

lvas

13.1.2 As atividades referentes a projeto de construção, acompanhamento operação e manutenção, inspeção e supervisão de inspeção de caldeiras e vasos de pressão, foram efetuadas por um profissional habilitado, em conformidade com a regulamentação profissional vigente no País. Para efeito desta NR, considera-se "Profissional Habilitado" aquele que tem competência legal para o exercício da profissão de engenheiro

13.1.3 Está indicada a Pressão Máxima de Trabalho Permitida - PMTP ou Pressão Máxima de Trabalho Admissível - PMTA é o maior valor de pressão compatível com o código de projeto, a resistência dos materiais utilizados, as dimensões do equipamento e seus parâmetros operacionais?

13.1.4 Foi identificada a falta de qualquer um dos seguintes itens:a) válvula de segurança com pressão de abertura ajustada em valor igual ou inferior a PMTA; b) instrumento que indique a pressão do vapor acumulado; c) injetor ou outro meio de alimentação de água, independente do sistema principal, em caldeiras combustível sólido;d) sistema de drenagem rápida de água, em caldeiras de recuperação de álcalis; e) sistema de indicação para controle do nível de água ou outro sistema que evite o uperaquecimento por alimentação deficiente.

13.1.5 Toda caldeira deve ter afixada em seu corpo, em local de fácil acesso e bem visível, placa de identificação indelével com, no mínimo, as seguintes informações: a) fabricante;b) número de ordem dado pelo fabricante da caldeira;c) ano de fabricação;d) pressão máxima de trabalho admissível;e) pressão de teste hidrostático;f) capacidade de produção de vapor;g) área de superfície de aquecimento;h) código de projeto e ano de edição.

C6
Totalmente não atendido. Ex.: - Sem planejamento; - Sem evidência de atuação; - Unidade desconhecia a necessidade.
D6
Não atendido, mas com indícios de atividade para adequação. Ex.: - Plano de ação; - Início de execução; - Definição de responsabilidades.
E6
Atende, mas há ressalvas. Ex.: - Atende ao mínimo necessário, mas há vários pontos de melhoria; - Atende com fragilidade.
Page 107: Check-list's Nr' 2009s

X

X

13.1.5.1 Além da placa de identificação, devem constar, em local visível, a categoria da caldeira, conforme definida no subitem 13.1.9 desta NR, e seu número ou código de identificação.

13.1.6 Toda caldeira deve possuir, no estabelecimento onde estive instalada, a seguinte documentação, devidamenteatualizada:a) "Prontuário da Caldeira", contendo as seguintes informações: - código de projeto e ano de edição;- especificação dos materiais;- procedimentos utilizados na fabricação, montagem, inspeção final e determinação da PMTA;- conjunto de desenhos e demais dados necessários para o monitoramento da vida útil da caldeira;- características funcionais;- dados dos dispositivos de segurança;- ano de fabricação;- categoria da caldeira;b) "Registro de Segurança", em conformidade com o subitem 13.1.7; c) "Projeto de Instalação", em conformidade com o item 13.2; d) "Projetos de Alteração ou Reparo", em conformidade com os subitens 13.4.2 e 13.4.3; e) "Relatórios de Inspeção", em conformidade com os subitens 13.5.11, 13.5.12 e 13.5.13.

13.1.6.1 Quando inexistente ou extraviado, o "Prontuário da Caldeira" deve ser reconstituído pelo proprietário, com responsabilidade técnica do fabricante ou de "Profissional Habilitado", citado no subitem 13.1.2, sendo imprescindível a reconstituição das características funcionais, dos dados dos dispositivos de segurança e dos procedimentos para determinação da PMTA.

13.1.7 O "Registro de Segurança" deve ser constituído de livro próprio, com páginas numeradas, ou outro sistemaequivalente onde serão registradas:a) todas as ocorrências importantes capazes de influir nas condições de segurança da caldeira;b) as ocorrências de inspeções de segurança periódicas e extraordinárias, devendo constar o nome legível e assinaturade "Profissional Habilitado", citado no subitem 13.1.2, e de operador de caldeira presente na ocasião da inspeção.

Page 108: Check-list's Nr' 2009s

X

X

X

13.1.7.1. Caso a caldeira venha a ser considerada inadequada para uso, o "Registro de Segurança" deve conter tal informação e receber encerramento formal.

13.2 Instalação de caldeiras a vapor.13.2.1 A autoria do "Projeto de Instalação" de caldeiras a vapor, no que concerne ao atendimento desta NR, é de responsabilidade de "Profissional Habilitado", conforme citado no subitem 13.1.2, e deve obedecer aos aspectos de segurança, saúde e meio ambiente previstos nas Normas Regulamentados, convenções e disposições legais aplicáveis.

13.2.2 As caldeiras de qualquer estabelecimento devem ser instaladas em "Casa de Caldeiras" ou em local específico para tal fim, denominado "Área de Caldeiras".

13.2.3 Quando a caldeira for instalada em ambiente aberto, a "Área de Caldeiras" deve satisfazer aos seguintes requisitos:a) estar afastada de, no mínimo, 3,00m (três metros) de: - outras instalações do estabelecimento;- de depósitos de combustíveis, excetuando-se reservatórios para partida com até 2000 (dois mil) litros de capacidade;- do limite de propriedade de terceiros;- do limite com as vias públicas;b) dispor de pelo menos 2 (duas) saídas amplas, permanentemente desobstruídas e dispostas em direções distintas;c) dispor de acesso fácil e seguro, necessário à operação e à manutenção da caldeira, sendo que, para guarda-corpos vazados, os vãos devem ter dimensões que impeçam a queda de pessoas; d) ter sistema de captação e lançamento dos gases e material particulado, provenientes da combustão, para fora da área de operação atendendo às normas ambientais vigentes;e) dispor de iluminação conforme normas oficiais vigentes;f) ter sistema de iluminação de emergência caso operar à noite.

Page 109: Check-list's Nr' 2009s

XX

13.2.4 Quando a caldeira estiver instalada em ambiente fechado, a "Casa de Caldeiras" deve satisfazer aos seguintesrequisitos: a) constituir prédio separado, construído de material resistente ao fogo, podendo ter apenas uma parede adjacente aoutras instalações do estabelecimento, porém com as outras paredes afastadas de, no mínimo, 3,00m (três metros) deoutras instalações, do limite de propriedade de terceiros, do limite com as vias públicas e de depósitos decombustíveis, excetuando-se reservatórios para partida com até 2 (dois) mil litros de capacidade; b) dispor de pelo menos 2 (duas) saídas amplas, permanentemente desobstruídas e dispostas em direções distintas;c) dispor de ventilação permanente com entradas de ar que não possam ser bloqueadas;d) dispor de sensor para detecção de vazamento de gás quando se tratar de caldeira a combustível gasoso.e) não ser utilizada para qualquer outra finalidade;g) dispor de acesso fácil e seguro, necessário à operação e à manutenção da caldeira, sendo que, para guarda-corposvazados, os vãos devem ter dimensões que impeçam a queda de pessoas; h) ter sistema de captação e lançamento dos gases e material particulado, provenientes da combustão para fora da áreade operação, atendendo às normas ambientais vigentes;i) dispor de iluminação conforme normas oficiais vigentes e ter sistema de iluminação de emergência.

13.2.6 Quando o estabelecimento não puder atender ao disposto nos subitens 13.2.3 ou 13.2.4, foi elaborado "Projeto Alternativo de Instalação", com medidas complementares de segurança que permitam a atenuação dos riscos?

13.2.6.1 O "Projeto Alternativo de Instalação" deve ser apresentado pelo proprietário da caldeira para obtenção de acordo com a representação sindical da categoria profissionalpredominante no estabelecimento.

13.2.7 As caldeiras classificadas na categoria A posseum painel de instrumentos instalados em sala de controle,construída segundo o que estabelecem as Normas Regulamentadorass aplicáveis?

Page 110: Check-list's Nr' 2009s

X

13.3.1 Toda caldeira possui "Manual de Operação" atualizado, em língua portuguesa, em local de fácil acesso aos operadores, contendo no mínimo: a) procedimentos de partidas e paradas;b) procedimentos e parâmetros operacionais de rotina;c) procedimentos para situações de emergência;d) procedimentos gerais de segurança, saúde e de preservação do meio ambiente.

13.3.2 Os instrumentos e controles de caldeiras são mantidos calibrados e em boas condições operacionais,constituindo condição de risco grave e iminente o emprego de artifícios que neutralizem sistemas de controle esegurança da caldeira?

13.3.3 A qualidade da água é controlada e tratamentos devem ser implementados, quando necessários paracompatibilizar suas propriedades físico-químicas com os parâmetros de operação da caldeira?

13.3.4 Toda caldeira a vapor fica obrigatoriamente sob operação e controle de operador de caldeira?

13.3.5 O operador de caldeira satisfizas pelo menos uma das seguintes condições:a) possuir certificado de "Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras" e comprovação de estágio prático (b) conforme subitem;b) possuir certificado de "Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras" previsto na NR 13 aprovada pelaPortaria n° 02, de 08.05.84;c) possuir comprovação de pelo menos 3 (três) anos de experiência nessa atividade, até 08 de maio de 1984.

13.3.6 O Operador de caldeira, ao efetuar O pré-requisito mínimo para participação como aluno, no "Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras" é o atestado de conclusão do 1° grau.

13.3.7 O "Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras" deve, obrigatoriamente:a) ser supervisionado tecnicamente por "Profissional Habilitado" citado no subitem 13.1.2;b) ser ministrado por profissionais capacitados para esse fim;c) obedecer, no mínimo, ao currículo proposto no Anexo I-A desta NR.

Page 111: Check-list's Nr' 2009s

X

13.3.9 Todo operador de caldeira deve cumprir um estágio prático, na operação da própria caldeira que irá operar, o qual deverá ser supervisionado, documentado e ter duração mínima de:a) caldeiras da categoria A: 80 (oitenta) horas;b) caldeiras da categoria B: 60 (sessenta) horas;c) caldeiras da categoria C: 40 (quarenta) horas.

13.3.10 O estabelecimento onde for realizado o estágio prático supervisionado, deve informar previamente àrepresentação sindical da categoria profissional predominante no estabelecimento:a) período de realização do estágio;b) entidade, empresa ou profissional responsável pelo "Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras";c) relação dos participantes do estágio.

13.3.11 A reciclagem de operadores é permanente, por meio de constantes informações das condições físicas eoperacionais dos equipamentos, atualização técnica, informações de segurança, participação em cursos, palestras e eventos pertinentes?

13.4.3 O "Projeto de Alteração ou Reparo" deve:a) ser concebido ou aprovado por "Profissional Habilitado", citado no subitem 13.1.2;b) determinar materiais, procedimentos de execução, controle qualificação de pessoal.

13.4.4 Todas as intervenções que exijam mandrilamento ou soldagem em partes que operem sob pressão devem ser seguidas de teste hidrostático, com características definidas pelo "Profissional Habilitado", citado no subitem 13.1.2.

13.4.5 Os sistemas de controle e segurança da caldeira são submetidos à manutenção preventiva ou preditiva?

13.5.1 As caldeiras são submetidas a inspeções de segurança inicial, periódica e extraordinária, sendo considerado condição de risco grave e iminente o não - atendimento aos prazos estabelecidos nesta NR?

Page 112: Check-list's Nr' 2009s

XX

13.5.3 A inspeção de segurança periódica, constituída por exames interno e externo, é executada nos seguintesprazos máximos:a) 12 (doze) meses para caldeiras das categorias A, B e C;b) 12 (doze) meses para caldeiras de recuperação de álcalis de qualquer categoria;c) 24 (vinte e quatro) meses para caldeiras da categoria A, desde que aos 12 (doze) meses sejam testadas as pressões de abertura das válvulas de segurança;d) 40 (quarenta) meses para caldeiras especiais conforme definido no item 13.5.5.

13.5.4 Estabelecimentos que possuam "Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos", conforme estabelecido no AnexoII, podem estender os períodos entre inspeções de segurança, respeitando os seguintes prazos máximos:a) 18 meses para caldeiras de recuperação de álcalis e as das categorias “B” e “C”;b) 30 (trinta) meses para caldeiras da categoria “A”.

13.5.5 As caldeiras que operam de forma contínua e que utilizam gases ou resíduos das unidades de processo, comocombustível principal para aproveitamento de calor ou para fins de controle ambiental podem ser consideradas especiaisquando todas as condições seguintes forem satisfeitas:a) estiverem instaladas em estabelecimentos que possuam "Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos" citado noAnexo II;b) tenham testados a cada 12 (doze) meses o sistema de intertravamento e a pressão de abertura de cada válvula desegurança;c) não apresentem variações inesperadas na temperatura de saída dos gases e do vapor durante a operação;d) exista análise e controle periódico da qualidade da água;e) exista controle de deterioração dos materiais que compõem as principais partes da caldeira;f) seja homologada como classe especial mediante:- acordo entre a representação sindical da categoria profissional predominante no estabelecimento e o empregador;- intermediação do órgão regional do MTb, solicitada por qualquer uma das partes quando não houver acordo;- decisão do órgão regional do MTb quando persistir o impasse.

Page 113: Check-list's Nr' 2009s

XX

X

13.5.6 Ao completar 25 (vinte e cinco) anos de uso, na sua inspeção subseqüente, as caldeiras devem ser submetidas a rigorosa avaliação de integridade para determinar a sua vida remanescente e novos prazos máximos para inspeção, caso ainda estejam em condições de uso.

13.5.6.1 Nos estabelecimentos que possuam "Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos", citado no Anexo II, olimite de 25 (vinte e cinco) anos pode ser alterado em função do acompanhamento das condições da caldeira, efetuadopelo referido órgão.

13.5.7 As válvulas de segurança instaladas em caldeiras são inspecionadas periodicamente conforme segue:a) pelo menos 1 (uma) vez por mês, mediante acionamento manual da alavanca, em operação, para caldeiras dascategorias B e C;b) desmontando, inspecionando e testando em bancada as válvulas flangeadas e, no campo, as válvulas soldadas,recalibrando-as numa freqüência compatível com a experiência operacional da mesma, porém respeitando-se como limite máximo o período de inspeção estabelecido no subitem 13.5.3 ou 13.5.4, se aplicável para caldeiras decategorias A e B.

13.5.8 Adicionalmente aos testes prescritos no subitem 13.5.7, as válvulas de segurança instaladas em caldeiras são submetidas a testes de acumulação, nas seguintes oportunidades:a) na inspeção inicial da caldeira;b) quando forem modificadas ou tiverem sofrido reformas significativas;c) quando houver modificação nos parâmetros operacionais da caldeira ou variação na PMTA;d) quando houver modificação na sua tubulação de admissão ou descarga.

Page 114: Check-list's Nr' 2009s

X

13.5.9 Foi feita inspeção de segurança extraordinária quando nas seguintes oportunidades:a) sempre que a caldeira for danificada por acidente ou outra ocorrência capaz de comprometer sua segurança;b) quando a caldeira for submetida à alteração ou reparo importante capaz de alterar suas condições de segurança;c) antes de a caldeira ser recolocada em funcionamento, quando permanecer inativa por mais de 6 (seis) meses;d) quando houver mudança de local de instalação da caldeira.

13.5.10 A inspeção de segurança foi realizada por "Profissional Habilitado", citado no subitem 13.1.2, ou por"Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos", citado no Anexo II.

13.5.11 Inspecionada a caldeira, foi emitido "Relatório de Inspeção", que passa a fazer parte da sua documentação?

13.5.12 Uma cópia do "Relatório de Inspeção" foi encaminhada pelo "Profissional Habilitado", citado no subitem13.1.2, num prazo máximo de 30 (trinta) dias, a contar do término da inspeção, à representação sindical da categoriaprofissional predominante no estabelecimento.

13.5.13 O "Relatório de Inspeção", mencionado no subitem 13.5.11, contém no mínimo:a) dados constantes na placa de identificação da caldeira;b) categoria da caldeira;c) tipo da caldeira;d) tipo de inspeção executada;e) data de início e término da inspeção;f) descrição das inspeções e testes executados;g) resultado das inspeções e providências;h) relação dos itens desta NR ou de outras exigências legais que não estão sendo atendidas;i) conclusões;j) recomendações e providências necessárias;k) data prevista para a nova inspeção da caldeira;l) nome legível, assinatura e número do registro no conselho profissional do "Profissional Habilitado", citado nosubitem 13.1.2 e nome legível e assinatura de técnicos que participaram da inspeção.

Page 115: Check-list's Nr' 2009s

X

XX

X

13.5.14 Sempre que os resultados da inspeção determinarem alterações dos dados da placa de identificação, a mesmadeve ser atualizada.

13.6.2 O vaso de pressão possui os seguintes itens?a) válvula ou outro dispositivo de segurança com pressão de abertura ajustada em valor igual ou inferior à PMTA,instalada diretamente no vaso ou no sistema que o inclui; b) dispositivo de segurança contra bloqueio inadvertido da válvula quando esta não estiver instalada diretamente novaso; c) instrumento que indique a pressão de operação.

13.6.3 Todo vaso de pressão possui afixado em seu corpo em local de fácil acesso e bem visível, placa de identificaçãoindelével com, no mínimo, as seguintes informações: a) fabricante;b) número de identificação;c) ano de fabricação;d) pressão máxima de trabalho admissível;e) pressão de teste hidrostático;f) código de projeto e ano de edição.

13.6.3.1 Além da placa de identificação consta em local visível a categoria do vaso, conforme Anexo IV, eseu número ou código de identificação?

Page 116: Check-list's Nr' 2009s

XX

X

13.6.4 Todo vaso de pressão possui, no estabelecimento onde estiver instalado, a seguinte documentação devidamente atualizada?a) "Prontuário do Vaso de Pressão" a ser fornecido pelo fabricante, contendo as seguintes informações: - código de projeto e ano de edição;- especificação dos materiais;- procedimentos utilizados na fabricação, montagem e inspeção final e determinação da PMTA;- conjunto de desenhos e demais dados necessários para o monitoramento da sua vida útil;- características funcionais;- dados dos dispositivos de segurança;- ano de fabricação;- categoria do vaso;b) "Registro de Segurança" em conformidade com o subitem 13.6.5; c) "Projeto de Instalação" em conformidade com o item 13.7; d) "Projeto de Alteração ou Reparo" em conformidade com os subitens 13.9.2 e 13.9.3; e) "Relatórios de Inspeção" em conformidade com o subitem 13.10.8.

13.6.4.1 Quando inexistente ou extraviado, o "Prontuário do Vaso de Pressão" foi reconstituído pelo proprietáriocom responsabilidade técnica do fabricante ou de "Profissional Habilitado", citado no subitem 13.1.2, sendoimprescindível a reconstituição das características funcionais, dos dados dos dispositivos de segurança e dosprocedimentos para determinação da PMTA?

13.6.5 O "Registro de Segurança" é constituído por livro de páginas numeradas, pastas ou sistema informatizadoou não com confiabilidade equivalente onde serão registradas:a) todas as ocorrências importantes capazes de influir nas condições de segurança dos vasos; b) as ocorrências de inspeção de segurança.

13.7.1. Todo vaso de pressão foi instalado de modo que todos os drenos, respiros, bocas de visita e indicadores denível, pressão e temperatura, quando existentes, sejam facilmente acessíveis?

Page 117: Check-list's Nr' 2009s

XX

XX

X

13.7.2 Quando os vasos de pressão forem instalados em ambientes fechados, a instalação deve satisfazer os seguintesrequisitos: a) dispor de pelo menos 2 (duas) saídas amplas, permanentemente desobstruídas e dispostas em direções distintas;b) dispor de acesso fácil e seguro para as atividades de manutenção, operação e inspeção, sendo que, para guardacorposvazados, os vãos devem ter dimensões que impeçam a queda de pessoas; c) dispor de ventilação permanente com entradas de ar que não possam ser bloqueadas;d) dispor de iluminação conforme normas oficiais vigentes; e) possuir sistema de iluminação de emergência.

13.7.3 Quando o vaso de pressão for instalado em ambiente aberto, a instalação satisfaz as alíneas "a", "b", "d" e"e" do subitem 13.7.2?

13.7.5 Quando o estabelecimento não puder atender ao disposto no subitem 13.7.2, deve ser elaborado "ProjetoAlternativo de Instalação" com medidas complementares de segurança que permitam a atenuação dos riscos?

13.7.6 A autoria do "Projeto de Instalação" de vasos de pressão enquadrados nas categorias I, II e III, conforme Anexo IV, no que concerne ao atendimento desta NR, é de responsabilidade de "Profissional Habilitado", conforme citado no subitem 13.1.2, e deve obedecer aos aspectos de segurança, saúde e meio ambiente previstos nas NormasRegulamentadoras, convenções e disposições legais aplicáveis.

13.7.7. O "Projeto de Instalação" contém pelo menos a planta baixa do estabelecimento, com o posicionamento e acategoria de cada vaso e das instalações de segurança?

13.8.1 Todo vaso de pressão enquadrado nas categorias I ou II deve possuir manual de operação próprio ou instruções deoperação contidas no manual de operação de unidade onde estiver instalado, em língua portuguesa e de fácil acesso aosoperadores, contendo no mínimo: a) procedimentos de partidas e paradas;b) procedimentos e parâmetros operacionais de rotina;c) procedimentos para situações de emergência;d) procedimentos gerais de segurança, saúde e de preservação do meio ambiente.

Page 118: Check-list's Nr' 2009s

X

XX

XX

X

13.8.2 Os instrumentos e controles de vasos de pressão são mantidos calibrados e em boas condiçõesoperacionais?

13.8.3 A operação de unidades que possuam vasos de pressão de categorias "I" ou "II" deve ser efetuada por profissional com "Treinamento de Segurança na Operação de Unidades de Processos", sendo que o não-atendimento a esta exigência caracteriza condição de risco grave e iminente.

13.8.4 O profissional com "Treinamento de Segurança na Operação de Unidades de Processo" atende a uma das seguintes condições?a) possuir certificado de "Treinamento de Segurança na Operação de Unidades de Processo" expedido por instituição competente para o treinamento;b) possuir experiência comprovada na operação de vasos de pressão das categorias I ou II de pelo menos 2 (dois) anosantes da vigência desta NR.

13.8.5 O pré-requisito mínimo para participação, como aluno, no "Treinamento de Segurança na Operação de Unidadesde Processo" é o atestado de conclusão do 1º grau.

13.8.6 O "Treinamento de Segurança na Operação de Unidades de Processo" foi obrigatoriamente:a) supervisionado tecnicamente por "Profissional Habilitado" citado no subitem 13.1.2;b) ministrado por profissionais capacitados para esse fim;c) obedecido, no mínimo, ao currículo proposto no Anexo I-B desta NR.

13.8.8. Todo profissional com "Treinamento de Segurança na Operação de Unidade de Processo" cumpriu estágioprático, supervisionado, na operação de vasos de pressão com as seguintes durações mínimas: a) 300 (trezentas) horas para vasos de categorias I ou II;b) 100 (cem) horas para vasos de categorias III, IV ou V.

Page 119: Check-list's Nr' 2009s

X

XX

X

13.8.9 O estabelecimento onde for realizado o estágio prático supervisionado informou previamente à representaçãosindical da categoria profissional predominante no estabelecimento: a) período de realização do estágio;b) entidade, empresa ou profissional responsável pelo "Treinamento de Segurança na Operação de Unidade deProcesso";c) relação dos participantes do estágio.

13.9.5 Os sistemas de controle e segurança dos vasos de pressão devem ser submetidos à manutenção preventiva oupreditiva.

13.10.1 Os vasos de pressão devem ser submetidos a inspeções de segurança inicial, periódica e extraordinária.

13.10.3 A inspeção de segurança periódica, constituída por exame externo, interno e teste hidrostático, deve obedeceraos seguintes prazos máximos estabelecidos a seguir: (ver itens a e b deste requisito).

13.10.3.2 Vasos com enchimento interno ou com catalisador podem ter a periodicidade de exame interno ou de testehidrostático ampliada, de forma a coincidir com a época da substituição de enchimentos ou de catalisador, desde queesta ampliação não ultrapasse 20 (vinte) por cento do prazo estabelecido no subitem 13.10.3 desta NR.

13.10.6 A inspeção de segurança deve ser realizada por "Profissional Habilitado", citado no subitem 13.1.2 ou por"Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos", conforme citado no Anexo II.

Page 120: Check-list's Nr' 2009s

não conformidades total de itens17 69

13.10.8 O "Relatório de Inspeção" deve conter no mínimo:a) identificação do vaso de pressão; b) fluidos de serviço e categoria do vaso de pressão; c) tipo do vaso de pressão; d) data de início e término da inspeção; e) tipo de inspeção executada; f) descrição dos exames e testes executados; g) resultado das inspeções e intervenções executadas; h) conclusões; i) recomendações e providências necessárias; j) data prevista para a próxima inspeção;k) nome legível, assinatura e número do registro no conselho profissional do "Profissional Habilitado", citado nosubitem 13.1.2, e nome legível e assinatura de técnicos que participaram da inspeção.

Page 121: Check-list's Nr' 2009s

Data: 21/07/2009

Ate

nd

eX

Evidências de auditoria (Campo de preeenchimento obrigatório quando o requisito for aplicável)

conforme Sr. Augusto as inspeções de caldeiras e vasos de pressão são feitos por pessoa qualificada, conforme mostra alguns documentos em anexo nas pastas dos respectivos equipamentos.

conforme inspeção minha in loco nas caldeiras sim, mas em alguns vaso de pressão falta, o Sr Augusto disse que esta contratando uma empresa especializada para montar toda a documentação necessaria dos vasos de pressão.

Conforme relatou o Sr. Augusto alguns vasos tem e outros não, conforme pasta Segurança do Trabalho Vasos de Pressão 10, que estava (fica) com ele.

Conforme inspeção minha e do Augusto In loco as mesmas tem a placa de identificação. Poderia ter nas pastas fotos das mesmas.

F6
Atende ao requisito. Ex.: - Tem evidências do atendimento; - Atividade consistente; - É mantido.
Page 122: Check-list's Nr' 2009s

XConforme inspeção minha e do Augusto In loco as mesmas tem a placa de identificação.

Conforme mostra a pasta de Caldeiras, tivemos muita dificuldade de encontrar alguns documentos, e quando encontrado estava com o nome diferentes com os da NR's. Falta de alguns documentos - Analise de agua dos meses atuais, caracteristicas funcionais, Projeto de Instalação, a caldeira a lenha passou por uma reparo algum tempo atras e não tem Projeto de Alteração ou Reparo confome os subitens 13.4.2 e 13.4.3

O prontuario das caldeiras existe, mas precisa de uma organização.

Conforme inspeção in loco o Registro de Segurança esta conforme o item da NR 13, 13.1.7.

Page 123: Check-list's Nr' 2009s

A Caldeira funciona normalmente.X

Conforme inspeção na pasta de CALDEIRAS que encontrase com o Sr. Augusto.

Conforme inspeção in loco falta a identificação(sinalização) denominando "CASA DE CALDEIRAS".

As caldeiras estão instaladas em areas fechadas. Conforme inspeção in loco com o acompanhamento do Sr. Augusto.

Page 124: Check-list's Nr' 2009s

XX

Conforme inspeção in loco com o Sr. Augusto, a letra D - "dispor de sensor", encontra-se vencido ou fazer uma nova calibração.

Conforme inspeçaõ in loco com o Augusto somente atende o iten 13.2.4.

conforme pasta das caldeiras não há Projeto Alternativo de Instalação.

As caldeiras são da categoria B. conforme mostra projeto e placa de identificação que esta no corpo da caldeira.

Page 125: Check-list's Nr' 2009s

XX

XX

XX

Conforme inspeção in loco com o Sr. Augusto, a letra D - não foi evidenciado.

Conforme inspeção com o Sr Augusto, ficou evidenciado que esta tudo ok, mas vence no final do mês de JULHO, conforme relatorio de inspeção de segurança que encontra-se na pasta das caldeiras.

Em conversa com o operador o mesmo disse que uma vez por mês a empesa ProQuimica faz a avaliação mas em consulta a pasta das caldeira não foi encontrado a analises de agua de varios meses.

O colaborador tem o curso de Operador de Caldeiras, mas esta registrado como Operador de Utilidades. Conforme mostra o cracha.

Conforme mostra a pasta do colaborador Ademar de Souza via RH.

Conforme mostra a pasta do colaborador Ademar de Souza via RH.

Conforme mostra a pasta do colaborador Ademar de Souza via RH.

Page 126: Check-list's Nr' 2009s

XX

XX

XX

Conforme mostra a pasta do colaborador Ademar de Souza via RH com letra B

Conforme mostra a pasta do colaborador Ademar de Souza via RH, Pasta de treinamento armario S.

Conforme mostra a pasta do colaborador Ademar de Souza via RH das ultimas reciclagem, tambem falado com o operador tudo é feito internamente.

A caldeira passou por reparo mas não foi encontrado o Projeto de Alteração ou Reparo.

Conforme mostra o item 7. DESCRIÇÃO DE INSPEÇÃO do Relatorio de Inspeção de Segurança Extraordinaria, item 07 e 10. que encontra-se na pasta das caldeira.

Conforme mostra o livro de registro que fica com o operador de caldeira

conforme mostra o livro de inspeção e o Check List que fica com o operador e tambem conforme mostra a pasta da caldeira com alguns documentos de inspeções extraordinaria.

Page 127: Check-list's Nr' 2009s

X

As caldeiras trabalham de forma aleatoria.

Conforme mostra livro de inpeção de segurança que encontra-se com o operador, e a data da proxima inspeção vence no mês de JULHO. CATEGORIA B

As inspeções são feitas por empresas terceiradas, conforme mostra relatorios na pasta das CALDEIRAS.

Page 128: Check-list's Nr' 2009s

XA caldeira a lenha é de 06/06. A caldeira a gas é de 2001, porem não tem mais de 25 anos, conforme mostra a etiqueta que fica nas caldeiras.

conforme mostra o CHECK LIST que fica com o operador.

Page 129: Check-list's Nr' 2009s

XX

XX

conforme mostra livro que encontra-se com o operador "LIVRO DE REGISTRO" que vence neste de JULHO.

conforme mostra Relatorio de Inspeção de Segurança que fica com operador Ademar de Souza . Douglas Moeller DienerEng. Mec. e de Seg. do Trabalho

conforme mostra in loco o Relatorio de inspeção, que fica com o operador e outro na pasta das caldeiras.

Conforme em auditoria com o Sr Augusto na pasta da caldeiras não foi evidenciado documento que comprove o envio ao sindicato.

Conforme vistoria por mim e o Sr Augusto in loco com o operador, encontra-se o relatorio de inspeção.

Page 130: Check-list's Nr' 2009s

conforme auditoria com o Augusto alguns vasos tem outros não, mas esta sendo contratada uma empresa terceirizada para adequar os vasos de pressão.

Conforme vistoria do vaso de pressão NR 001, Painel Wall a placa de identificação encontra-se incompleta, faltando dados.

Conforme vistoria do vaso de pressão NR 001, Painel Wall não tem. Como disse o Augusto esta sendo contratada uma empresa para adequação dos vasos de pressão.

Page 131: Check-list's Nr' 2009s

XConforme vistoria alguns vasos tem outro não, mas esta sendo contratada uma empresa para adequação dos vasos de pressão. Assim disse o sr Augusto.

O Sr Augusto esta contratando uma empresa para adequação dos vasos de pressão.

Conforme pasta das Caldeiras os vasos de pressão que tem a lista as paginas estão numeradas. Tambem foi encontrado documentos ART, sem a assinatura do responsavel pela Eternit.

Conforme orientação do Sr. Augusto o mesmo não

soube responder.

Page 132: Check-list's Nr' 2009s

X

conforme inspeção in loco e orientação do Sr. Augusto sim.

Conforme Sr Augusto não temos vasos instalados em ambientes Fechados.

Conforme conversa com o Sr Augusto os vasos de pressão são de categorias 4 e 5.

Esta sendo contratada um empresa para adequação dos vasos de pressão.

Conforme conversa com o Sr Augusto os vasos de pressão são de categorias 4 e 5.

Page 133: Check-list's Nr' 2009s

Conforme pasta vasos de pressão e o sr Augusto alguns tem outros não.

Conforme conversa com o Sr Augusto os vasos de pressão são de categorias 4 e 5.

Page 134: Check-list's Nr' 2009s

XX

Em conversa com o Sr Augusto não temos como evidenciar as manutenções.

Na pasta dos vasos de pressão falta documentos que

comprovam as inspeções, mas como disse o Augusto

esta sendo contratada uma empresa para adequação

dos vasos de pressões.

Alguns vasos conforme Relatorio Tecnico, na pasta de vasos de pressão que encontra-se com o Augusto

Conforme orientação do Augusto não temos vasos com catalisador

Reconstituição do Prontuario, Relatorio tecnico e

inspeção de segurança conforme pasta vasos de

pressão que encontra-se com o Augusto.

Page 135: Check-list's Nr' 2009s

X

conforme Relatorio tecnico de inspeção segurança , encontra-se na pasta dos vasos de pressão.

Page 136: Check-list's Nr' 2009s

Unidade: COLOMBO

Auditor: KATIA Data:01/09/2009

REQUISITOS

xx

x

x

x

x

Áreas Auditadas: SEGURANÇA/RH

Acompanhantes da Auditoria:

Não

ap

licáv

el

Não

at

end

ido

Não

at

end

ido

, mas

co

m

inic

iat

iva

sAte

nd

e,

mas

h

á re

sal

vas

Ate

nd

e

15.2- Existem casos de insalubridade e o trabalhador recebe este adicional?

15.4- Houve a eliminação ou neutralização da insalubridade com cessação do pagamento do respectivo adicional

15.4.1.1- A eliminação ou neutralização da insalubridade foi caracterizada através de laudo pericial?

Anexo 1 e 2 - Estão sendo realizadas avaliações de ruído conforme estabelece os Anexos 1 e 2?

ANEXO 1- O tempo de exposição aos níveis de ruído não deve exceder aos limites de tolerência fixados no quadro deste anexo?

NR 15 Todos riscos ambientais identificados (físicos, químicos e biológicos), existentes nos locais de trabalho, foram avaliados, monitorados (se aplicáveis), controlados e informado aos trabalhadores?

C6
Totalmente não atendido. Ex.: - Sem planejamento; - Sem evidência de atuação; - Unidade desconhecia a necessidade.
D6
Não atendido, mas com indícios de atividade para adequação. Ex.: - Plano de ação; - Início de execução; - Definição de responsabilidades.
E6
Atende, mas há ressalvas. Ex.: - Atende ao mínimo necessário, mas há vários pontos de melhoria; - Atende com fragilidade.
F6
Atende ao requisito. Ex.: - Tem evidências do atendimento; - Atividade consistente; - É mantido.
Page 137: Check-list's Nr' 2009s

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

Anexo 3 e 9 - Estão sendo realizadas avaliações de calor/frio conforme estabelece os Anexos 3 e 9?

Anexo 5 - Existem fontes radioativas na Unidade? Caso positivo, o limite de tolerância para a exposição a radiações ionizantes está sendo controlado por dosimetria passiva, conforme estabelece o Anexos 5?

Anexo 7 - Estão sendo realizadas avaliações de radiações não ionizantes, conforme estabelece o Anexos 7?

Anexo 8-10 - Estão sendo realizadas avaliações de Vibração, conforme estabelece o Anexo 8? Estão sendo realizadas avaliações de Umidade, se aplicável, conforme estabelece o Anexos 10?

Anexo 11 e 13 - Estão sendo realizadas avaliações de gases, fumos, névoas, neblinas e vapores, se aplicáveis, conforme estabelece os Anexos 11 e 13?

Anexo 12 - Estão sendo realizadas avaliações de poeiras minerais (se aplicável), conforme estabelece o Anexo 12?

Anexo 12 - A Empresa está cadastrada no DRT/MTE para a utilização de Asbestos? O cadastro está atualizado (2 anos)?

Os resíduos de Asbestos estão sendo dispostos conforme estabelece legislação ambiental?

Anexo 12 - Existem processos de trabalho de jateamento que utilize areia seca ou úmida como abrasivo?

Anexo 14 - Estão sendo realizadas avaliações de agentes Biológicos (se aplicável), conforme estabelece o Anexo 14?

Page 138: Check-list's Nr' 2009s

x

x

não conformidades total de itens2 18

15.4.1(a) - Os locais onde há agentes que excedem o respectivo limite de tolerância, ou que foram considerados insalubres em razão da inspeção, existe tratamento visando a sua adequação?

15.2 - Os trabalhadores recebem adicional de insalubridade? A empresa dispõe de Laudo para os seus agentes nocivos? O laudo cumpre a função de, além de identificar os agentes nocivos, verificar as condições ambientais de trabalho e a utilização de medidas de controle individuais e coletivas?

Page 139: Check-list's Nr' 2009s

Data:01/09/2009

ver com RH

ultimo avaliação foi realizada em agosto/2009.

Evidências de auditoria (Campo de preeenchimento obrigatório quando o requisito for aplicável)evidenciado atraves de avaliações quatitativas que em nenhum posto de trabalho da empresa é necessario o pagamneto do adicional de insalubridade, pois todos os agentes ao qual os colaboradores estão espoxtos, se encontram abaixo dos LT ou são utilizados medidas de controle que minimizam a exposição.

para todos os agentes cujo os colaboradores ficam expostos, são realizadas avaliações quantitativa para verificar a concentração do agente no ambiente, verificando assim a necessidade ou não de adicional de insalubridade. Ex. avaliação de fumos metalicos(mecanicos) - realizada a avaliação quantitativa em agosto/2009 e verificado que os agentes estão muito abaixo dos limites de tolerancia, Ex. Manganes: LT (acgih) 0,2mg/m³. Resultado: <0,02mg/m³.

em todos os setores da fabrica é obrigatorio o uso de equipamento de proteção auditiva, para evitar que os colaboradores fiquem expostos a niveis de ruido acima do limite de tolerancia.

foi identificado atraves de conferencia do PPRA que para a exposição ao polimero utilizado na produção de CRFS, não é realizada avaliação quantitativa no ambinete de trabalho.

Page 140: Check-list's Nr' 2009s

não observado a existencia de material radioativo.

validade do cadastro: 25/02/2010

para a função de operador de caldeira não esta incluso na planilha de monitoramentos ocupacionais, porem a avaliação de calor é realizada. Para as atividades realizadas no setor de carregamento a medição de conforto termico é realizado anualmente.

para a exposição ao polimero não é realizada medição quantitativa, para os outros agentes como fumos metalicos e vapores organicos, são realizadas medições anualmente.

conforme estabelecido no anexo e no acordo nacional para uso controlado do amianto crisotila, as avaliações são realizadas a cada 6 meses por laboratorio externo. Data da ultima avaliação: 04/2009.

os residuos gerados no processo produtivo como produtos não conformes são moidos e reaproveitados no processo. Para residuos impregnados com residuo de fibrocimento não não tenha a possibilidade de serem imcorporados ao processo, são destinados a empresa terceira para co-processamento.

Page 141: Check-list's Nr' 2009s

não existe na unidade locais cujo limite de exposição seja excedidos.

não é pago adicional de insalubridade em nunhum posto de trabalho. Os laudos são realizados com a intenção de verificar qual o nivel de exposição que os trabalhadores estão expostos de forma a identificar os EPC's e EPI's aplicaveis .

Page 142: Check-list's Nr' 2009s

Unidade: Colombo

Áreas Auditadas: Almoxarifado

Auditor: Luiz Carlos Data:12/08/2009

REQUISITOS

xx

x

x

Acompanhantes da Auditoria: Carissom

Não

ap

licáv

elN

ão

aten

did

o

Não

at

end

ido

, mas

co

m

inic

iat

iva

sAte

nd

e,

mas

h

á re

sal

vas

Ate

nd

e

16.2. O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30% (trinta por cento), incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa

ANEXO 2- São consideradas atividades ou operações perigosas, conferindo aos trabalhadores que se dedicam a esta atividade, bem como aqueles que operam na área de risco adicional de 30% as realizadas no quadro deste anexo 2?

16.6 - São transportados inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em vasilhames apropriados e a granel? Quais os cuidados tomados durante o transporte?

16.8 - As áreas de risco estão delimitadas, sinalizadas e com indicação sobre a proibição de permanência no local de pessoas não autorizadas?

C6
Totalmente não atendido. Ex.: - Sem planejamento; - Sem evidência de atuação; - Unidade desconhecia a necessidade.
D6
Não atendido, mas com indícios de atividade para adequação. Ex.: - Plano de ação; - Início de execução; - Definição de responsabilidades.
E6
Atende, mas há ressalvas. Ex.: - Atende ao mínimo necessário, mas há vários pontos de melhoria; - Atende com fragilidade.
F6
Atende ao requisito. Ex.: - Tem evidências do atendimento; - Atividade consistente; - É mantido.
Page 143: Check-list's Nr' 2009s

Data:12/08/2009

As áreas estão devidamente sinalizadas.

Evidências de auditoria (Campo de preeenchimento obrigatório quando o requisito for aplicável)

Os colaboradores que trabalham no abastecimento das empilhadeiras a gás, recebimento de gás e diesel, recebem devidamente o adicional.

Estamos enquadrados nos itens do anexo 2: a) na prodção, transporte, processamento e armazenagem de gás liquefeito. e) nos locais de descarga de navios-tanques, vagões-tanques e caminhões tanque com inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos ou de vasilhames vazios não desgaseificados ou decantados.

A granel recebemos gás e diesel em caminhões devidamente habilitados. Alguns produtos inflamáveis como isocianatos, thiner, tinta para pintura das máquinas são recebidos e movimentados nos tambores e recipientes conforme fabricante. Poderiamos melhorar o processo de transferência e transporte de pequenas quantidades através de container com capacidades de: 05,10,20,50 litros e as tranferencias para estes recipientes serem feitas através de bomba manuais rotativas proprias para o produto a ser tranferido.

Page 144: Check-list's Nr' 2009s

Unidade: Colombo -Pr

Áreas Auditadas: Administrativo, Almoxarifado, Sala Técnica, Moldagem, Cabeceiras das Maquinas.

Data: 19/08/2009

Acompanhantes da Auditoria

REQUISITOS Ate

nd

e

X

X

X

X

Auditor: Reinaldo Caetano de Jesus

Não

ap

licáv

el Não

at

end

ido N

ão

aten

did

o, m

as

com

in

icia

tiv

as Ate

nd

e,

mas

resa

lva

s

17.1.2 - A empresa dispõe de Relatório de Análise Ergonômica do Trabalho (Laudo Ergonômico)? Existe laudo ergonômico por postos de trabalho?

A Unidade dispõe de plano formal com ações bem definidas e cronograma para realizá-las, objetivando a eliminação ou controle das condições ergonomicamente inadequadas?

17.2.3 - Todo o trabalhador designado para o transporte de cargas recebe treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar com vistas a salvaguardar sua saúde?

17.3.2. Para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação e devem atender aos seguintes requisitos mínimos:a) ter altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento; b) ter área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador; c) ter características dimensionais que possibilitem posicionamento e movimentação adequados dos segmentos corporais.

C6
Totalmente não atendido. Ex.: - Sem planejamento; - Sem evidência de atuação; - Unidade desconhecia a necessidade.
D6
Não atendido, mas com indícios de atividade para adequação. Ex.: - Plano de ação; - Início de execução; - Definição de responsabilidades.
E6
Atende, mas há ressalvas. Ex.: - Atende ao mínimo necessário, mas há vários pontos de melhoria; - Atende com fragilidade.
F6
Atende ao requisito. Ex.: - Tem evidências do atendimento; - Atividade consistente; - É mantido.
Page 145: Check-list's Nr' 2009s

X

X

X

não conformidades total de itens5 8

17.3.3. Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos seguintes requisitos mínimos de conforto:a) altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida; b) características de pouca ou nenhuma conformação na base do assento; c) borda frontal arredondada; d) encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar

17.5.3.1-17.5.3.2 - A iluminação geral é uniformemente distribuída e difusa, foi projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras, e contrastes excessivos?.

17.6.3 (a-b-c) - As atividades que exigem sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombro, dorso e membros superiores e inferiores, e a partir da análise ergonômica do trabalho, são incluídas pausas para descanso? Quando do retorno ao trabalho, após afastamento igual ou superior a 15 dias, a exigência de produção permite retorno gradativo aos níveis de produção vigentes na época anterior ao afastamento?

17.6.4 (c-d) - As atividades de processamento eletrônico de dados o tempo efetivo de trabalho de entrada de dados excede o limite de 5 horas? As atividades de entrada de dados, é realizada pausa de 10 minutos para cada 50 minutos trabalhados?

Page 146: Check-list's Nr' 2009s

Áreas Auditadas: Administrativo, Almoxarifado, Sala Técnica, Moldagem, Cabeceiras das Maquinas.

Data: 19/08/2009

Evidências de auditoria (Campo de preeenchimento obrigatório quando o requisito for aplicável)

O laudo encontra-se vencido com a data 05/06, na pasta 09, Avaliações Ergonomicas no escritorio administrativo

Foi Evidenciado o Plano de Açoes, na pasta 09, Avaliações Ergonomicas no escritorio administrativo. Mas nas ações não foi possivel evidenciar se as açoes estavão sendo feitas.

Foi evidenciado que colaboradores do setor de moldagem estão operando o carrinho eletrico rebocador para transportes de lastras e que não tem treinamento correspondente.

Em conversa com o responsavel pela moldagem o Sr Fabio, os pontos de trabalhos foram submetidos a melhorias a algum tempo atras, e são colocadas pessoas do mesmo tamanho para executar tarefas, como recomendado a algum tempo atras. 1 no setor administrativo foi evidenciado que algumas mesas não possem suportes para colocação dos pes. 2 algumas caldeiras do setor de administrativo não tem apoio dos braços regulaveis. Ambas situações estão no cronograma de Açoes do cronograma de avaliações ergonomicos.

Page 147: Check-list's Nr' 2009s

Nos comandos das maquinas H 52,53,54,56. FOI evidenciados bancos ergonomicas corretos.

Em conversa com os operadores Leandro e Bruno operadores de maquinas a iluminação dos comando das maquinas estão boas, no setor de moldagem a iluminaçõa esta OK, conforme conversa com o fabio. Em inspeção de visualização na fabrica foi observado que tinhamos varios colaboradores trabalhando em posto de trabalhos que estavam um pouco escuros.

Em conversa com a colaboradora Rose do RH, nos dois ultimos anos não teve afastamento de trabalho apartir de análise ergonomicas.

Em conversa com o Sr, Jose francisco do almoxarifado, não há evidencias de recomendações de descanso para cada 1 hora trabalhada na frente do computador. No setor administrativo em conversa com Eduardo Trentin tambem não foi orientado a descansar para cada 1 hora trabalhada na frente do computador. Na sala tecnica em conversa com a colaboradora Gessica não recebeu e nem teve orientações para que descanse a cada uma hora trabalhada na frente do computador. Todos dizem tambem que variam da atividade que estão fazendo no momento, podem ficar o dia inteiro na frente do computador ou sair varias vezes da frente do computador.

Page 148: Check-list's Nr' 2009s

REQUISITOS

x

x

x

x

x

x

X

Não

ap

licáv

el

Não

at

end

ido

Não

at

end

ido

, m

as

com

in

icia

tiva

sA

ten

de,

m

as

resa

lva

s

Ate

nd

e

18.3.1 - Foi elaborado e implementado do Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção – PCMAT, das obras com 20 ou mais trabalhadores ?

18.4.1 (a-b-c-d-e-f-g-h) - As áreas de vivência dispõem de vestiário, alojamento, local de refeições, cozinha, lavanderia, área de lazer e ambulatório médico (para as áreas com frentes de trabalho com 50 ou mais trabalhadores)? Estão mantidas em boas condições de conservação, higiene e limpeza?

18.6.7 - As escavações com mais de 1,25 metros de profundidade dispõe de escadas ou rampas, próximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergência, a saída rápida dos empregados, independentemente das estruturas instaladas para garantir a estabilidade?

18.7.1-18.7.2 (a-b-c-d-e) - Nas operações em máquinas e equipamentos necessários à realização da atividade de carpintaria está sendo realizada por trabalhador qualificado? E atende as disposições para o uso da serra circular? O piso é resistente e a cobertura adequada? 18.12.2-10.12.5.10 - As escadas de uso coletivo, rampas e passarelas para a circulação de pessoas e materiais são construídas de maneira sólida e dotadas de corrimão e rodapé? As escadas fixas, tipo marinheiro, com 6,00m (seis metros) ou mais de altura, são providas de gaiola protetora a partir de 2,00m (dois metros) acima da base e até 1,00m (um metro) acima da última superfície de trabalho?

18.13.2.1 - As aberturas no piso têm fechamento provisório resistente? As aberturas, em caso de serem utilizadas para o transporte vertical de materiais e equipamentos, são protegidas por guarda-corpo fixo, no ponto de entrada e saída de material, e por sistema de fechamento do tipo cancela ou similar? 18.14.2-18.14.6 - Todos os equipamentos de movimentação e transporte de materiais e pessoas só são operados por empregado qualificado e o mesmo tem essa função anotada na sua Carteira de Trabalho? Os acessos da obra estão desimpedidos, possibilitando a movimentação dos equipamentos de guindar e transportar?

C1
Totalmente não atendido. Ex.: - Sem planejamento; - Sem evidência de atuação; - Unidade desconhecia a necessidade.
D1
Não atendido, mas com indícios de atividade para adequação. Ex.: - Plano de ação; - Início de execução; - Definição de responsabilidades.
E1
Atende, mas há ressalvas. Ex.: - Atende ao mínimo necessário, mas há vários pontos de melhoria; - Atende com fragilidade.
F1
Atende ao requisito. Ex.: - Tem evidências do atendimento; - Atividade consistente; - É mantido.
Page 149: Check-list's Nr' 2009s

x

x

x

x

x

X

x

x

Existem evidencias da comunicação ao pessoal que opera no local da proibição de transporte de pessoas?

18.14.23.2.2 - Em caso de utilização de elevador de passageiros para transporte de cargas ou materiais, não simultâneo, existe sinalização por meio de cartazes em seu interior, onde conste de forma visível, os seguintes dizeres, ou outros que traduzam a mesma mensagem: “É PERMITIDO O USO DESTE ELEVADOR PARA O TRANSPORTE DE MATERIAL, DESDE QUE NÃO REALIZADO SIMULTÂNEO COM O TRANSPORTE DE PESSOAS”?

18.14.24.17- A implantação e a operacionalização de equipamentos de guindar estão previstas em um documento denominado “Plano de Cargas” que deverá conter, no mínimo, as informações constantes do Anexo III desta NR - “PLANO DE CARGAS PARA GRUAS”?

18.15.2-18.15.3 - Os andaimes estão dimensionados e construídos de modo a suportar, com segurança, as cargas de trabalho a que estarão sujeitos? O piso de trabalho dos andaimes é completamente forrado, é antiderrapante, é nivelado e fixado de modo seguro e resistente?

18.15.5 - A madeira para plataformas de trabalho de andaimes é de boa qualidade, seca, sem apresentar nós e rachaduras que comprometam a sua resistência, e é proibido o uso de pintura que encubra imperfeições?

18.15.6 - Os andaimes possuem sistema guarda-corpo e rodapé, inclusive nas cabeceiras, em todo o perímetro, com exceção do lado da face de trabalho? Há indicação de carga máxima permitida?

18.15.45 (a-b-c-d-e) - Na utilização de andaimes suspensos motorizados, os seguintes dispositivos estão instalados: a) Cabos de alimentação de dupla isolação; b) Plugs/tomadas blindadas; c) Aterramento elétrico; d) Dispositivo Diferencial Residual (DR); e) Fim de curso superior e batente?

18.15.51 (a-b-c-d) - A cadeira suspensa dispõe dos sistema de segurança relacionados neste item da NR-18? A cadeira suspensa apresenta sua estrutura, em caracteres indeléveis e bem visíveis, a razão social do fabricante e o número de registro respectivo no CNPJ?

Page 150: Check-list's Nr' 2009s

x

x

x

X

x

x

x

x

x

18.16.1 - Os cabos de aço utilizados nas obras de construção atendem obrigatoriamente ao disposto na norma técnica vigente NBR 6327/83 - Cabo de Aço/Usos Gerais da ABNT, com relação as condições de utilização, dimensionamento e conservação?

18.18.1.1 - Para trabalhos em telhados e coberturas está instalado, obrigatoriamente cabo guia ou cabo de segurança para fixação de mecanismo de ligação por talabarte acoplado ao cinto de segurança tipo pára-quedista?

18.19.1-18.19.2-18.19.8 - Na execução de trabalhos com risco de queda na água estão disponíveis e são usados coletes salva-vidas ou outros equipamentos de flutuação? Existe botes salva-vidas em número suficientes e devidamente equipados? Foi identificada a presença obrigatória e permanente de profissional em salvamento, primeiros socorros e ressuscitamento cardiorespiratório?

18.20.1 (a-b-c-d-e-fg-h-i) - Existe procedimento de trabalho formalmente estabelecido com relação à entrada em Espaços Confinados? Estão estabelecidos os riscos de trabalho, as medidas de precaução, equipamentos de resgate, pessoas treinadas e designadas, equipamentos de avaliação atmosférica, registro de treinamentos específicos e outros?

18.21.6 - Os circuitos elétricos são protegidos contra impactos mecânicos, umidade e agentes corrosivos?

18.21.15-18.21.18 - Os transformadores e estações abaixadoras de tensão são instalados em local isolado, sendo permitido somente acesso do profissional legalmente habilitado ou trabalhador qualificado? Os quadros gerais de distribuição são mantidos trancados, sendo seus circuitos identificados?

18.22.7 (a-b-c-d-e)- As máquinas e os equipamentos têm dispositivo de acionamento e parada localizado de modo que: a) seja acionado ou desligado pelo operador na sua posição de trabalho; b) não se localize na zona perigosa da máquina ou do equipamento; c) possa ser desligado em caso de emergência por outra pessoa que não seja o operador; d) não possa ser acionado ou desligado, involuntariamente, pelo operador ou por qualquer outra forma acidental e e) não acarrete riscos adicionais?

18.22.13-18.22.20- As ferramentas são apropriadas ao uso a que se destinam, proibindo-se o colaborador das defeituosas, danificadas ou improvisadas, são substituídas pelo responsável do setor e/ou obra? Ferramentas elétricas manuais sem duplo isolamento são proibidas?

18.23.3 - O cinto de segurança tipo pára-quedista é utilizado em atividades a mais de 2,00m (dois metros) de altura do piso, nas quais haja risco de queda do trabalhador?

Page 151: Check-list's Nr' 2009s

x

x

x

x

x

x

x

x

x

18.24.1 - Os materiais são armazenados e estocados de modo a não prejudicar o trânsito de pessoas e de trabalhadores, a circulação de materiais, o acesso aos equipamentos de combate a incêndio, não obstruir portas ou saídas de emergência e não provocar empuxos ou sobrecargas nas paredes, lajes ou estruturas de sustentação, além do previsto em seu dimensionamento?

18.24.7 - Os materiais tóxicos, corrosivos, inflamáveis ou explosivos são armazenados em locais isolados, apropriados, sinalizados e de acesso permitido somente a pessoas devidamente autorizadas?

18.26.5 - Nos canteiros de obra devem ter equipes de colaboradores organizadas e especialmente treinadas no correto manejo do material disponível para primeiro combate ao fogo?

18.27.1 (a-b-c-d-e-f-g-h-i-j) - O canteiro de obras é sinalizado com os objetivos relacionados neste item da NR-18?

18.26.2- Existe um sistema de alarme de incêndio capaz de dar sinais perceptíveis em todos os locais da construção? Existem evidencias da capacitação/ treinamento dos colaboradores no manejo de tais materiais para o primeiro combate ao fogo?

18.28.1-18.28.4 - Todos os empregados recebem treinamentos admissional e periódico, visando a garantir a execução de suas atividades com segurança, atendendo a carga minima definida nesta Norma? E nos treinamentos, os empregados recebem cópias dos procedimentos e operações a serem realizadas com segurança?

18.29.1-18.29.5- O canteiro de obras está organizado, limpo e desimpedido, notadamente nas vias de circulação, passagens e escadarias? É proibido manter lixo ou entulho acumulado ou exposto em locais inadequados do canteiro de obras?

18.30.2- Os tapumes são construídos e fixados de forma resistente, e ter altura mínima de 2,20m (dois metros e vinte centímetros) em relação ao nível do terreno?

18.31.1.1 - Existe procedimento para o caso de ocorrência de acidente fatal, com a adoção das seguintes medidas previstas: a) comunicar o acidente fatal, de imediato, à autoridade policial competente e ao órgão regional do Ministério do Trabalho e b) isolar o local diretamente relacionado ao acidente, mantendo suas características até sua liberação pela autoridade policial competente e pelo órgão regional do Ministério do Trabalho?

Page 152: Check-list's Nr' 2009s

x

não conformidades total de itens8 34

18.32.1 - Anexo I e II - O empregador encaminha à FUNDACENTRO o anexo I, Ficha de Acidente do trabalho até 10 dias após o acidente e também o anexo II, Resumo Estatístico de Acidentes, até o último dia útil de fevereiro do ano subseqüente?

Page 153: Check-list's Nr' 2009s

Não há atividades de carpintaria.

Não se enquadram em nossa obras.

Evidências de auditoria (Campo de preeenchimento obrigatório quando o requisito for aplicável)Não há obras com mais e 20 colaboradores

Não possuimos frentes de trabalho com mais de 50 colaboradores - JAZ-MONTINIL.

Não há atividades de escavações em nossas obras

As obras não contemplam tais equipamentos.

A empresa JAZ utiliza um caminhão Munck c/Cestas para operação em altura. O operador Olair José Prestes no momento da auditoria portava devidamente o CNH: 0495953983 e a Carteirinha de treinamento da IMAP IND.COM - Noções Básicas de Operação de Guincho Hidr.Articulado até 16 Ton.

Page 154: Check-list's Nr' 2009s

No local não foi evidenciada sinalização quanto a esta proibição. Mas no treinamento do operador do Munck à orientação deste fato. Esta informação foi recebida de forma verbal pelo Olair-Operador/ JAZ

Não há elevadores, pois não há atividades que contemplem pavimentos além do térreo.

Não são utilizados gruas nas atividades.

Estavam montados andaimes para execução de serviço na fachada do PW . O piso estava nivelado, Estava devidamente fixado. Colaboradores: Ilton, Jeferson, João Renato - PANEK

Estavam montados andaimes para execução de serviço na fachada do PW. Pranchas (plataformas) . PANEK-Ilton, Jeferson, João Renato.

Não havia indicação de carga máxima permitida. Ilton, Jeferson, João Renato - PANEK na ocasião de execução de serviços no PW.

Não são utilizados andaimes suspensos motorizados.

Não são utilizadas cadeiras suspensas.

Page 155: Check-list's Nr' 2009s

Não são utilizados cabos de aço.

Todas atendem aos itens.

Não há obras que envolvam a montagem de telhados e coberturas.

Não há trabalhos para este tipo de atividade.

Não é permitida a entrada em espaço confinado por terceiros.

São devidamente protegidas - JAZ: Prestes

Possui cx de distribuição mas falta identificação das voltagens e etc... JAZ: Prestes

Possuem duplo isolamento. JAZ: Prestes

Tdos os colaboradores terceirizados são obrigados a usar cinto em atividades acima de 2,00 Mts. Treinamento Integração.

Page 156: Check-list's Nr' 2009s

Não há utilização de tapumes.

Não há registros de materiais das obras armazenados ou estocados que possam vir a prejudicar o transito de pessoas, colaboradores, circulação de materias, acesso a equip. de combate a incêndio.

Os materiais usados por terceiros, como tintas, thinner, são armazenados em nosso estoque, pois eles usam nosso material.

Possuem conforme informação encarregado Prestes. JAZ: Prestes, Paulo, Jackson. Não havia registros em meio físico no local. Somente na sede.

Há sinalização de acordo com os itens que se enquandram nos barracões. JAZ/MONTINIL

Não há construção. Nossa mão de obra é apenas para pequenos reparos e pequenas obras civis.

Recebem nosso treinamento de integração. Segundo o Sr. Prestes encarregado da JAZ seus colaboradores possuem os devidos treinamentos. Não foi evidenciado meioo fisicos destes treinamentos. A integração possue registro fisico de treinamento.

Ok para organização, limpeza e desimpedimento. JAZ - MONTINIL

Não há medidas - JAZ: Paulo / Prestes.

Page 157: Check-list's Nr' 2009s

Não foi evidenciado meio físico e o encarregado não tinha certeza na informação de tais procedimentos. Prestes - JAZ

Page 158: Check-list's Nr' 2009s

Unidade: Colombo Pr.

Auditor: Reinaldo Caetano de Jesus

Data: 25/09/2009

REQUISITOS

X

X

X

X

X

X

Áreas Auditadas: Central de GLP, Tanque de Resina, Tanque de Oleo Diesel, Deposito de Inflamaveis.

Acompanhantes da Auditoria: Carrisom

Não

ap

licáv

el

Não

at

end

ido

Não

at

end

ido

, m

as

com

in

icia

tiva

sA

ten

de,

m

as

resa

lva

s

Ate

nd

e

20.1.3-20.2.4 - Os tanques de superfície contendo líquidos combustíveis, obedecem aos distanciamentos das propriedades adjacentes e da via pública, de acordo com as tabela “A” da NR-20, item 20.1.3? A distância entre dois tanques de superfície e que armazenem líquidos combustíveis é no mínimo de 1,00m.?

20.2.3 - Os tanques de líquidos inflamáveis enterrados têm respiradouro de emergência? Esses tanques obedecem ao distanciamento mínimo de 1,00m da divisa de outras propriedades e de 0,30m de alicerces de paredes, poços ou porão?

20.2.4 - A distância entre dois tanques de superfície e que armazenem líquidos inflamáveis é no mínimo de 1,00m.? Para o caso de tanques com combustíveis líquidos de tipo diferente ou de líquidos e GLP, é obedecido o distanciamento mínimo de 6,00m?

20.2.5 - Os tanques de superfície contendo líquidos inflamáveis, obedecem aos distanciamentos das propriedades adjacentes e da via pública, de acordo com as tabela “A” da NR-20, item 20.1.3 e tabela “B” da NR-20?

20.2.3 - 20.2.6 - Os tanques usados para armazenamento de líquidos inflamáveis estão afastados da divisa adjacente e das vias públicas conforme determinado nos itens 20.2.3 e 20.2.6 NR 20?

20.2.11 - Os tanques são aterrados? Existe malha de terra? São feitos testes periódicos do aterramento? Se houver iluminação, a mesma é a prova de explosão?

C6
Totalmente não atendido. Ex.: - Sem planejamento; - Sem evidência de atuação; - Unidade desconhecia a necessidade.
D6
Não atendido, mas com indícios de atividade para adequação. Ex.: - Plano de ação; - Início de execução; - Definição de responsabilidades.
E6
Atende, mas há ressalvas. Ex.: - Atende ao mínimo necessário, mas há vários pontos de melhoria; - Atende com fragilidade.
F6
Atende ao requisito. Ex.: - Tem evidências do atendimento; - Atividade consistente; - É mantido.
Page 159: Check-list's Nr' 2009s

x

X

X

X

X

20.2.14 (a-b-c-d-f) - Os locais de armazenamento de líquidos combustíveis ou inflamáveis são construídos de materiais resistentes ao fogo, as passagens ou portas são providas de desnível ou valetas para escoamento, as instalações elétricas prova de explosão, dispõe de boa ventilação, dispõe de extintores para combate a incêndio e de aviso de “proibido fumar” e inflamável”?

20.3.3 - Existem tanques de armazenamento de GLP? Possuem placa de identificação com dados básicos sobre o tanque e o fabricante?

20.3.6-20.3.7 - As conexões para enchimento, retirada e para utilização do GLP são dotadas de válvula de retenção ou válvula de excesso de fluxo? Todos os recipientes de armazenagem de GLP são equipados com válvulas de segurança (alívio de pressão)?

20.3.13 - A área dos tanques de armazenagem de GLP, incluindo a tomada de descarga e seus aparelhos, está delimitada por alambrado de material vazado e de altura de 1.80m e com placas em todos os lados do alambrado com dizeres: “PROIBIDO FUMAR” e “INFLAMÁVEL”?

NR-20 - Os tanques de armazenamento de líquidos combustíveis ou inflamáveis são providos de bacia de contenção ou sistema de drenagem com capacidade suficiente para conter o líquido em caso de derramamento?

Page 160: Check-list's Nr' 2009s

Data: 25/09/2009

Evidências de auditoria (Campo de preeenchimento obrigatório quando o requisito for aplicável)

Em auditoria feita no local foi evidenciado a

distancia minima permitida.

Em auditoria realizada no patio da Empresa Eternit não foi evidenciado tanques de liquidos inflamaveis enterrrados.

Confrome auditoria realizada no local foi evidenciado que o tanque de resina encontra-se com + de 10 metros de distancia da central de GLP.

Conforme auditoria realizada na Central de

GLP e tanque de Oleo Diesel foi evidenciado

que as distancia minimas foram muito bem

respeitadas.

Atende, conforme auditoria no local, mas o item 20.2.6 não foi evidenciado.Confrome auditoria realizada no local, foi evidenciado. Em conversa com o encarregado da eletrica Sr. Gerson os testes periodicos do aterramento não é feito. Mas disse tambem que existe um projeto para fazer testes em todos os aterramentos da fabrica. A central de gas é de responsabilidade da empresa SHV

Page 161: Check-list's Nr' 2009s

Conforme evidenciado no local no deposito de inflamaveis, mas tambem não foi evidenciado valetas para escoamento dos produtos.

Conforme auditoria realizada no local da

central de GLP, foi evidenciado placas de

identificação.

Foi evidenciado no local os tanques da central de GLP, e tanques das empilhadeiras.

Em auditoria realizada no local a central de GLP, foi evidenciado as placas e a altura da tela.

Foi evidenciado no local os tanques da Resina e Oleo diesel são providos de bacia de contenção com capacidade suficiente para conter o líquido em caso de derramamento.

Page 162: Check-list's Nr' 2009s

Unidade: COLOMBO

Auditor:KATIA Data:14/09/2009

Acompanhantes da Auditoria

REQUISITOS Ate

nd

e

X

x

x

x

x

Áreas Auditadas: CARREGAMENTO/MATERIA PRIMA

Não

ap

licáv

el

Não

at

end

ido

Não

at

end

ido

, m

as c

om

in

icia

tiva

s

Ate

nd

e,

mas

resa

lvas

21.1 Nos trabalhos realizados a céu aberto, é obrigatória a existência de abrigos, ainda que rústicos, capazes de proteger os trabalhadores contra intempéries

21.2 - São fornecidas proteções especiais contra a insolação excessiva, o calor, o frio, a umidade, para os trabalhadores que executam constantemente atividades em áreas a céu aberto?

21.3. Aos trabalhadores que residirem no local do trabalho, deverão ser oferecidos alojamentos que apresentem adequadas condições sanitárias

21.4. Para os trabalhos realizados em regiões pantanosas ou alagadiças, serão imperativas as medidas de profilaxia de endemias, de acordo com as normas de saúde pública

21.6. Quando o empregador fornecer ao empregado moradia para si e sua família, esta deverá possuir condições sanitárias adequadas. (121.006-8 / I1)21.6.1. É vedada, em qualquer hipótese, a moradia coletiva da família.

C6
Totalmente não atendido. Ex.: - Sem planejamento; - Sem evidência de atuação; - Unidade desconhecia a necessidade.
D6
Não atendido, mas com indícios de atividade para adequação. Ex.: - Plano de ação; - Início de execução; - Definição de responsabilidades.
E6
Atende, mas há ressalvas. Ex.: - Atende ao mínimo necessário, mas há vários pontos de melhoria; - Atende com fragilidade.
F6
Atende ao requisito. Ex.: - Tem evidências do atendimento; - Atividade consistente; - É mantido.
Page 163: Check-list's Nr' 2009s

x

x

x

x

x

x

x

não conformidades total de itens0 12

21.7. A moradia deverá ter:a) capacidade dimensionada de acordo com o número de moradores; (121.008-4 / I1)b) ventilação e luz direta suficiente; (121.009-2 / I1)c) as paredes caiadas e os pisos construídos de material impermeável. (121.010-6 / I1)21.8. As casas de moradia serão construídas em locais arejados, livres de vegetação e afastadas no mínimo 50,00m (cinqüenta metros) dos depósitos de feno ou estercos, currais, estábulos, pocilgas e quaisquer viveiros de criação.

21.9. As portas, janelas e frestas deverão ter dispositivos capazes de mantê-las fechadas, quando necessário

21.10. O poço de água será protegido contra a contaminação

21.11. A cobertura será sempre feita de material impermeável, imputrecível, não combustível

21.12. Toda moradia disporá de, pelo menos, um dormitório, uma cozinha e um compartimento sanitário

21.13. As fossas negras deverão estar, no mínimo, 15,00m (quinze metros) do poço; 10,00m (dez metros) da casa, em lugar livre de enchentes e à jusante do poço

21.14. Os locais destinados às privadas serão arejados, com ventilação abundante, mantidos limpos, em boas condições sanitárias e devidamente protegidos contra a proliferação de insetos, ratos, animais e pragas

Page 164: Check-list's Nr' 2009s

Data:14/09/2009

não aplicavel.

não aplicavel.

não aplicavel.

Evidências de auditoria (Campo de preeenchimento obrigatório quando o requisito for aplicável)

nos setores onde são realizados serviços a céu aberto, existem salas onde os colaboradores podem se abrigar quando necessario.para os colaboradores que

trabalham expostos a

interperes, são fornecidos

roupas impermeaveis para os

dias de chuva e protetor solar

para uso diario.

Page 165: Check-list's Nr' 2009s

não aplicavel.

não apliacavel

não apliacavel

não apliacavel

Todos os poços artesianos da unidade possuem tampa.

as tampas dos poços são de concreto.

Page 166: Check-list's Nr' 2009s

Unidade: Eternit - Colombo Pr COLOMBO

Áreas Auditadas: Fabrica e Painel WallAuditor: Reinaldo Caetano de Jesus Data: 27/10/2009

Acompanhantes da Auditoria

REQUISITOS Não

ap

licáv

el

Não

ate

nd

ido

Ate

nd

e

X

X

X

X

não conformidades total de itens

Não

ate

nd

ido

, m

as c

om

in

icia

tiva

s

Ate

nd

e, m

as

resa

lvas

23.3.1 - As portas de emergência estão de acordo com os critérios estabelecidos por autoridade competente em segurança no trabalho? As rotas de fuga são devidamente sinalizadas? Existem saídas de emergência? São em número suficiente para que todos os empr

23.8 - São realizados exercícios de alerta em conformidade com os requisitos da NR 23? Existem luzes de emergência?

23.14.3 - Os controles de manutenção dos extintores estão atualizados? Há estabelecido um programa de inspeção e controle de vencimento de carga e testes de pressão hidrostática?

23.18 - O sistema de alarme é operacional e atende as exigências em situações de emergência? Os pontos de alarme são bem localizados e sinalizados? Existe Brigada de Combate a Incêndio? São treinados periodicamente? Há cobertura para os turnos e áreas da

C5
Totalmente não atendido. Ex.: - Sem planejamento; - Sem evidência de atuação; - Unidade desconhecia a necessidade.
D5
Não atendido, mas com indícios de atividade para adequação. Ex.: - Plano de ação; - Início de execução; - Definição de responsabilidades.
E5
Atende, mas há ressalvas. Ex.: - Atende ao mínimo necessário, mas há vários pontos de melhoria; - Atende com fragilidade.
F5
Atende ao requisito. Ex.: - Tem evidências do atendimento; - Atividade consistente; - É mantido.
Page 167: Check-list's Nr' 2009s

0 4

Page 168: Check-list's Nr' 2009s

Data: 27/10/2009

Evidências de auditoria (Campo de preeenchimento obrigatório quando o requisito for aplicável)

Todas as portas estão como

projeto de prevenção de combate

a incendios.

Os simulados são feitos conforme

PAE Plano de Atendimento a

Emergencia, há tambem luzes de

emergencias.

Mensalmente um brigadista faz toda a inspeção nos extintores e hidrantes da fabrica, assim controlando vencimentos e testes hidrostaticos. Agora o que acontece é que pessoas usam os extintores e colocam no mesmo lugar e não avisam o responsavel pelo setor.

Atende mas com oportunidade de

melhoria. Confome ação

preventiva no sistema.

Page 169: Check-list's Nr' 2009s

Unidade: Colombo COLOMBO

Áreas Auditadas: Banheiro vestiárioAuditor: Luiz Carlos Data:28/10/2009

Acompanhantes da Auditoria: Siomara

REQUISITOS Não

ap

licáv

el

Não

ate

nd

ido

Ate

nd

e

x

x

x

x

x

x

x

x

x

Não

ate

nd

ido

, m

as c

om

in

icia

tiva

s

Ate

nd

e, m

as

resa

lvas

24.1 - Instalações Sanitárias - 24.1.2 - O n.º de vasos sanitários satisfatório é de, no mínimo 1 metro quadrado para cada 20 empregados em atividade.

24.1.3 - Os locais onde se encontram instalações sanitárias deverão ser submetidos a processo permanente de higienização, de sorte que sejam mantidos limpos e desprovidos de quaisquer odores, durante toda a jornada de trabalho.

24.1.7 - O n.º de lavatórios é de, no mínimo, 1 para cada 20 empregados com separação de sexos? Para os lavatórios tipo calha, o revestimento é feito com material impermeável? As torneiras têm espaçamento de, pelo menos, 0,60m?

24.1.8 - Será exigido no conjto. De instalações sanitárias, um lavatório para cada 10(dez) trabalhadores nas atividades ou operações insalubres, ou nos trabalhos com exposição a substâncias tóxicas, irritantes, infectantes, alergizantes, poeiras ou substâncias que 24.1.11 - Os banheiros, dotados de chuveiros ,deverão: a) ser mantidos em estado de conservação, asseio e higiene,b)ser instaladod em local adequado,c) dispor de água quente, a critério da autoridade competente em matéria de segurança e medicina do trabalho, d) ter portas de acesso que impeçam o devassamento, ou ser 24.1.12 - Será exigido um chuveiro para cada 10(dez) trabalhadores nas atividades ou operações insalubres, ou nos trabalhos com exposição a substâncias tóxicas, irritantes, infectantes, alergizantes, poeiras ou substâncias que provoquem sujidade, e nos casos em que estejam expostos a calor intenso.

24.1.21 - As janelas das instalações sanitárias deverão ter caixilhos fixos inclinados de 45º, totalizando uma área total correspondente a 1/8 da área do piso.

24.1.21.1 - A parte inferior do caixilho deverá se situar, no mínimo, à altura de 1,50m a partir do piso

Vestiários 24.224.2.1- 24.2.3- 24.2.4 - Existem vestiários para empregados separados por sexo? e A área dos vestiários atende ao mínimo de 1,50m2 por usuário? e As paredes do vestiário são de alvenaria ou concreto, revestidas com material resistente, imper

C5
Totalmente não atendido. Ex.: - Sem planejamento; - Sem evidência de atuação; - Unidade desconhecia a necessidade.
D5
Não atendido, mas com indícios de atividade para adequação. Ex.: - Plano de ação; - Início de execução; - Definição de responsabilidades.
E5
Atende, mas há ressalvas. Ex.: - Atende ao mínimo necessário, mas há vários pontos de melhoria; - Atende com fragilidade.
F5
Atende ao requisito. Ex.: - Tem evidências do atendimento; - Atividade consistente; - É mantido.
Page 170: Check-list's Nr' 2009s

x

x

x

x

x

não conformidades total de itens6 14

24.2.5 - O piso é resistente, impermeável e lavável, liso o suficiente para impedir o acúmulo de sujeira, porém antiderrapante? É inclinado para os ralos de escoamento providos de sifões higiênicos?

24.2.7 - As janelas dos vestiários sanitárias deverão ter caixilhos fixos inclinados de 45º, totalizando uma área total correspondente a 1/8 da área do piso.

Refeitórios 24.3 - 24.3.1 - A capacidade do refeitório (para estabelecimentos com mais de 300 empregados) é suficiente? A área de 1,00m2 por usuário é atendida?

24.4.13 - Os empregados da cozinha, encarregados de manipular gêneros alimentícios, refeições e utensílios, dispõem de sanitário e vestiários próprios? O uso do sanitário e vestiário é vedado a outras pessoas? O sanitário e vestiário não se comunicam diretamente com a cozinha.

NR-24 - Existe o Laudo ou Certificado de Análise da Potabilidade da Água? Existe Programa de Controle de Pragas?

Page 171: Check-list's Nr' 2009s

Data:28/10/2009

Remete ao item abaixo.

Atende aos itens citados.

Evidências de auditoria (Campo de preeenchimento obrigatório quando o requisito for aplicável)

Possuimos 247 colaboradores na área de fábricacão. Teriamos de ter +/- 13 sanitários - Temos 9

As instalações sanitárias são permanentemente higienizados e limpos mas há problema quanto ao odor devido a falta de ventilação.

Possuimos 247 colaboradores na área de fábricacão de telhas. Teriamos de ter +/- 24 lavatórios - Temos 6.

Todos os itens estão de acordo com nossa instalação

Possuimos 247 colaboradores na área de fábricacão de telhas. Teriamos de ter +/- 24 Chuveiros - Temos 26.

As instalações sanitárias não possuem janelas.

As instalações sanitárias não possuem janelas.

Page 172: Check-list's Nr' 2009s

Atende aos itens citados.

Atende aos itens citados.

Atende aos itens citados.

Atende aos itens citados.

As instalações sanitárias não possuem janelas.

Page 173: Check-list's Nr' 2009s

Unidade: COLOMBO

Áreas Auditadas: Auditor: Katia Data:26/10/2009

Acompanhantes da Auditoria

REQUISITOS Não

ap

licáv

el

Não

ate

nd

ido

Ate

nd

e

x

x

x

x

x

não conformidades total de itens0 5

Não

ate

nd

ido

, m

as c

om

in

icia

tiva

s

Ate

nd

e, m

as

resa

lvas

25.2.1 - Os resíduos líquidos e sólidos são tratados adequadamente de forma a evitar riscos à saúde e a segurança dos trabalhadores?

NR-25 A Unidade possui um inventário relativo a todas as fontes de poluição atmosférica identificadas (chaminés, poeiras fugitivas, válvulas de alívio, tanques com respiro, fornos, jateamentos, ventiladores e exaustores)?

NR-25 A Unidade possui um inventário relativo a todas as fontes de efluentes líquidos e resíduos sólidos identificados?

NR-25 A Unidade dispõe de procedimento específico para o gerenciamento dos resíduos gerados no ambulatório médico (lixo hospitalar) e no restaurante (lixo comum)?

25.2 - Os resíduos líquidos e sólidos estão sendo descartados em conformidade com a legislação pertinente em níveis federal, estadual ou municipal?

C5
Totalmente não atendido. Ex.: - Sem planejamento; - Sem evidência de atuação; - Unidade desconhecia a necessidade.
D5
Não atendido, mas com indícios de atividade para adequação. Ex.: - Plano de ação; - Início de execução; - Definição de responsabilidades.
E5
Atende, mas há ressalvas. Ex.: - Atende ao mínimo necessário, mas há vários pontos de melhoria; - Atende com fragilidade.
F5
Atende ao requisito. Ex.: - Tem evidências do atendimento; - Atividade consistente; - É mantido.
Page 174: Check-list's Nr' 2009s

Data:26/10/2009

Evidências de auditoria (Campo de preeenchimento obrigatório quando o requisito for aplicável)

Todo residuo liquido ou solido que não pode ser reaproveitado no processo, é enviado a empresa terceira para destinação adequada. Ex. EPI's usados, residuos contaminados com oleo e massa do processo, são encaminhados para empresa Processa que é resposavel pela destinação final adequada.as fontes de emissões de poluição atmosfericas são monitoradas de acordo com a resolução SEMA 054 que estabele a periodocidade de acordo com o tipo de fonte e de material. As avaliações são realizadas semestral ou anualmente. Após a realização de todas as medições, os resultados são repassados para relatorio de emissões atmosfericas e enviados ao IAP.

anualmente o inventario de residuos solidos é preenchido e enviado ao IAPos residuos gerados no ambulatorio ficam armazenados em local apropriado e quando constatado a necessidade o Enfermeiro entra em contato com a empresa CAVO para realizarem a coleta. Os residuos do refeitorio são

sim. Conforme são gerados, os residuos são armazenados em local apropriado para posterior coleta e destinação. Esta destinação é realizada pela empresa Processa n° de licença de operação 8073.

Page 175: Check-list's Nr' 2009s

Unidade: COLOMBO

Áreas AuditadasAuditor: Data:

Acompanhantes da Auditoria

REQUISITOS Não

ap

licáv

el

Não

ate

nd

ido

Ate

nd

e

X

X

X

Não

ate

nd

ido

, m

as c

om

in

icia

tiva

s

Ate

nd

e, m

as

resa

lvas

26.1.1 - A Unidade atende a padronização de cores definida pela NR-26, na pintura de equipamentos, máquinas, escadas, tubulações?

NR-26 Os produtos perigosos (corrosivo, radioativo, oxidante, etc.) são identificados? A rotulagem dispõe do nome técnico do produto; grau e tipo de risco; medidas preventivas para os casos de acidentes pessoais ou fogo, derrame ou vazamento; primeiros socorros, etc.?

NR-26 Os tanques fixos/depósitos são identificados pelas mesmas cores das tubulações, de acordo com o produto?

C5
Totalmente não atendido. Ex.: - Sem planejamento; - Sem evidência de atuação; - Unidade desconhecia a necessidade.
D5
Não atendido, mas com indícios de atividade para adequação. Ex.: - Plano de ação; - Início de execução; - Definição de responsabilidades.
E5
Atende, mas há ressalvas. Ex.: - Atende ao mínimo necessário, mas há vários pontos de melhoria; - Atende com fragilidade.
F5
Atende ao requisito. Ex.: - Tem evidências do atendimento; - Atividade consistente; - É mantido.
Page 176: Check-list's Nr' 2009s

Data:

Evidências de auditoria (Campo de preeenchimento obrigatório quando o requisito for aplicável)

Page 177: Check-list's Nr' 2009s

Unidade: COLOMBO

Áreas Auditadas: SESMTAuditor:Katia Data:03/11/2009

Acompanhantes da Auditoria

REQUISITOS Não

ap

licáv

el

Não

ate

nd

ido

Ate

nd

e

x

Não

ate

nd

ido

, m

as c

om

in

icia

tiva

s

Ate

nd

e, m

as

resa

lvas

27.2 (a-b-c-d) - O Registro de Segurança do Trabalho é efetuado pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, com processo iniciado através das Delegacias Regionais do Trabalho – DRT e concedido? As cópias dos registros estão nos prontuários dos técnicos?

C5
Totalmente não atendido. Ex.: - Sem planejamento; - Sem evidência de atuação; - Unidade desconhecia a necessidade.
D5
Não atendido, mas com indícios de atividade para adequação. Ex.: - Plano de ação; - Início de execução; - Definição de responsabilidades.
E5
Atende, mas há ressalvas. Ex.: - Atende ao mínimo necessário, mas há vários pontos de melhoria; - Atende com fragilidade.
F5
Atende ao requisito. Ex.: - Tem evidências do atendimento; - Atividade consistente; - É mantido.
Page 178: Check-list's Nr' 2009s

Data:03/11/2009

Evidências de auditoria (Campo de preeenchimento obrigatório quando o requisito for aplicável)

todos os tecnicos de seguranaça do trabalho, estão devidamente registrados na DRT. Katia Baer n°5895, Luiz Carlos G. de Barros n° rj/3702039.0, Reinaldo Caetano de Jesus n° sp/009829.9

Page 179: Check-list's Nr' 2009s

Unidade: COLOMBO

Áreas AuditadasAuditor: Data:

Acompanhantes da Auditoria

REQUISITOS Não

ap

licáv

el

Não

ate

nd

ido

Ate

nd

e

x

x

Não

ate

nd

ido

, m

as c

om

in

icia

tiva

s

Ate

nd

e, m

as

resa

lvas

32.2.2.1-I - O PPRA, além do previsto na NR-09, na fase de reconhecimento contêm a identificação dos riscos biológicos mais prováveis, em função da localização geográfica e da característica do serviço de saúde e seus setores, considerando: a) Fontes de exposição e reservatórios; b) Vias de transmissão e de entrada; c) Transmissibilidade, patogenicidade e virulência do agente; d) Persistência do agente biológico no ambiente; 32.2.3.1 - O PCMSO, além do previsto na NR-07, e observando o disposto no inciso I do item 32.2.2.1, contempla: a) O reconhecimento e a avaliação dos riscos biológicos; b) A localização das áreas de risco segundo os parâmetros do item 32.2.2; c) A relação contendo a identificação nominal dos trabalhadores, sua função, o local em que desempenham suas atividades e o risco a que estão expostos; d) A vigilância médica dos trabalhadores potencialmente expostos e e) O programa de vacinação?

32.3.4.1.1- Os produtos químicos, inclusive intermediários e resíduos que impliquem riscos à segurança e saúde dos empregados, têm uma ficha descritiva, FISPQ / MSDS, contendo, no mínimo, as seguintes informações: a) As características e as formas de utilização do produto; b) Os riscos à segurança e saúde do empregado e ao meio ambiente, considerando as formas de utilização; c) As medidas de proteção coletiva, individual e controle médico da saúde dos trabalhadores; d) Condições e local de estocagem e e) Procedimentos em situações de emergência? Procedimento para produtos químicos vencidos? e As Fichas FISPQ/ MSDS estão disponíveis nas áreas de trabalho ?

32.3.8.3- Os cilindros contendo gases inflamáveis, tais como hidrogênio e acetileno, são armazenados a uma distância mínima de oito metros daqueles contendo gases oxidantes, tais como oxigênio e óxido nitroso, ou através de barreiras vedadas e resistentes ao fogo?

32.3.9.2- No PPRA consta a descrição dos riscos inerentes às atividades de recebimento, armazenamento, preparo, distribuição, administração dos medicamentos e das drogas de risco (drogas de risco são aquelas que podem causar genotoxicidade, carcinogenicidade, teratogenicidade e toxicidade séria e seletiva sobre órgãos e sistemas)?

32.4.2- A Unidade mantém no local de trabalho e à disposição da inspeção do trabalho o Plano de Proteção Radiológica - PPR, aprovado pela CNEN, e para os serviços de radiodiagnóstico aprovado pela Vigilância Sanitária?

C5
Totalmente não atendido. Ex.: - Sem planejamento; - Sem evidência de atuação; - Unidade desconhecia a necessidade.
D5
Não atendido, mas com indícios de atividade para adequação. Ex.: - Plano de ação; - Início de execução; - Definição de responsabilidades.
E5
Atende, mas há ressalvas. Ex.: - Atende ao mínimo necessário, mas há vários pontos de melhoria; - Atende com fragilidade.
F5
Atende ao requisito. Ex.: - Tem evidências do atendimento; - Atividade consistente; - É mantido.
Page 180: Check-list's Nr' 2009s

x

32.4.5.2- A monitoração individual externa, de corpo inteiro ou de extremidades, é feita através de dosimetria com periodicidade mensal e levando-se em conta a natureza e a intensidade das exposições normais e potenciais previstas?

32.4.6- A empresa, obrigatoriamente: a) Implementa medidas de proteção coletiva relacionadas aos riscos radiológicos; b) Mantém profissional habilitado, responsável pela proteção radiológica em cada área específica, com vinculação formal com o estabelecimento; c) Promove capacitação em proteção radiológica, inicialmente e de forma continuada, para os empregados ocupacionalmente expostos às radiações ionizantes; d) Mantém no registro individual do trabalhador as capacitações ministradas; e) Fornece ao empregado, por escrito e mediante recibo, instruções relativas aos riscos radiológicos e procedimentos de proteção radiológica adotados na instalação radioativa; f) Da ciência dos resultados das doses referentes às exposições de rotina, acidentais e de emergências, por escrito e mediante recibo, a cada trabalhador e ao médico coordenador do PCMSO ou médico encarregado dos exames médicos previstos na NR-07?

32.5.1- A empresa capacita, inicialmente e de forma continuada, os empregados nos seguintes assuntos: a) Segregação, acondicionamento e transporte dos resíduos; b) Definições, classificação e potencial de risco dos resíduos; c) Sistema de gerenciamento adotado internamente no estabelecimento; d) Formas de reduzir a geração de resíduos; e) Conhecimento das responsabilidades e de tarefas; f) Reconhecimento dos símbolos de identificação das classes de resíduos; g) Conhecimento sobre a utilização dos veículos de coleta e h) Orientações quanto ao uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPI?

32.5.6- Na Unidade existe local apropriado para o armazenamento temporário dos recipientes de resíduos de saúde que atenda, no mínimo, as seguintes características: I - Ser dotado de: a) Pisos e paredes laváveis; b) Ralo sifonado; c) Ponto de água; d) Ponto de luz; e) Ventilação adequada e f) Abertura dimensionada de forma a permitir a entrada do carro de coleta. II - Ser mantido limpo, desprovido de quaisquer odores e vetores; III - Não armazenar resíduos que não estejam acondicionados em recipientes; IV - Não ser utilizado para fins diversos a que se destina e V - Estar devidamente sinalizado e identificado?

Page 181: Check-list's Nr' 2009s

Data:

Evidências de auditoria (Campo de preeenchimento obrigatório quando o requisito for aplicável)

Page 182: Check-list's Nr' 2009s
Page 183: Check-list's Nr' 2009s

Unidade: COLOMBO

Áreas AuditadasAuditor: LUIS Data:

Acompanhantes da Auditoria

REQUISITOS Ate

nd

e

ok

Y X

Y x

Y X

Y X

Y ok

Y ok

ok

Y ok

Não

ap

licáv

el

Não

at

end

ido

Não

at

end

ido

, m

as c

om

in

icia

tiva

s

Ate

nd

e,

mas

resa

lvas

33.2.1 -A Unidade: a) identificou um responsável pelo cumprimento desta norma; b - c ) identificou os espaços confinados e os riscos a eles associados, incluindo informação dos espaços desativados; d) implementou a gestão de segurança e saúde do trabalh

33.2.1 g) A empresa fornece às empresas contratadas informações sobre os riscos nas áreas onde desenvolverão suas atividades e exigir a capacitação de seus trabalhadores; h) acompanha a implementação das medidas de segurança e saúde dos trabalhadores das

33.3.2 (a - k) - Medidas técnicas de prevenção no caso de trabalho em espaço confinado estão adotadas conforme definido nesta Norma?

a) identificar, isolar e sinalizar os espaços confinados para evitar a entrada de pessoas não autorizadas;

b) antecipar e reconhecer os riscos nos espaços confinados;

c) proceder à avaliação e controle dos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos;

d) prever a implantação de travas, bloqueios, alívio, lacre e etiquetagem;

e) implementar medidas necessárias para eliminação ou controle dos riscos atmosféricos em espaços confinados

f) avaliar a atmosfera nos espaços confinados, antes da entrada de trabalhadores, para verificar se o seu interior é seguro

C5
Totalmente não atendido. Ex.: - Sem planejamento; - Sem evidência de atuação; - Unidade desconhecia a necessidade.
D5
Não atendido, mas com indícios de atividade para adequação. Ex.: - Plano de ação; - Início de execução; - Definição de responsabilidades.
E5
Atende, mas há ressalvas. Ex.: - Atende ao mínimo necessário, mas há vários pontos de melhoria; - Atende com fragilidade.
F5
Atende ao requisito. Ex.: - Tem evidências do atendimento; - Atividade consistente; - É mantido.
Page 184: Check-list's Nr' 2009s

ok

Y ok

i) proibir a ventilação com oxigênio puro ok

Y ok

Y ok

Y ok

Y OK

ok

Y ok

Y ok

ok

g) manter condições atmosféricas aceitáveis na entrada e durante toda a realização dos trabalhos, monitorando, ventilando, purgando, lavando ou inertizando o espaço confinado

h) monitorar continuamente a atmosfera nos espaços confinados nas áreas onde os trabalhadores autorizados estiverem desempenhando as suas tarefas, para verificar se as condições de acesso e permanência são seguras

j) testar os equipamentos de medição antes de cada utilização

k) utilizar equipamento de leitura direta, intrinsecamente seguro, provido de alarme, calibrado e protegido contra emissões eletromagnéticas ou interferências de radiofreqüência

33.3.2.1 - Os equipamentos fixos ou portáteis, utilizados para os monitoramentos e comunicação, são adequados aos riscos dos espaços confinados?

33.3.2.2 Em áreas classificadas os equipamentos possuem certificados ou documento contemplado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade - INMETRO?

33.3.2.3 As avaliações atmosféricas iniciais são realizadas fora do espaço confinado?

33.3.2.4 - A Unidade adota medidas para eliminar ou controlar os riscos de incêndio ou explosão em trabalhos a quente realizados em espaço confinado, tais como tais como solda, aquecimento, esmerilhamento, corte ou outros que liberem chama aberta, faíscas

33.3.2.5 - A Unidade adota medidas para eliminar ou controlar riscos de inundação, soterramento, engolfamento, choques elétricos, eletricidade estática, queimaduras, quedas, escorregamento, impacto, esmagamentos, amputações ou outros que possam a saúde e

33.3.3 (d-e)- A Unidade tem implementado procedimento para trabalho em espaço confinado; possui Permissão de Entrada e Trabalho, previsto no Anexo II desta Norma, definido e adaptado às peculiaridades da empresa?

Page 185: Check-list's Nr' 2009s

ok

Y ok

Y ok

Y ok

ok

ok

ok

ok

ok

Y ok

Y ok

33.3.3 f) - A Permissão de Trabalho é preenchida, assinada e datada, antes do ingresso dos trabalhadores em espaço confinado e tem validade somente para cada entrada; g) possui um sistema de controle que permite a rastreabilidade da Permissão de Entrada e

33.3.3 A Unidade adota as seguintes medidas administrativas:

a) cadastro atualizado de todos os espaços confinados, inclusive dos desativados, e respectivos riscos;

b) definir medidas para isolar, sinalizar, controlar ou eliminar os riscos do espaço confinado

c) sinalização permanente junto à entrada do espaço confinado, conforme o Anexo I da presente norma

d) procedimento para trabalho em espaço confinado

e) adaptou o modelo de Permissão de Entrada e Trabalho, previsto no Anexo II desta NR, às peculiaridades da empresa e dos seus espaços confinados

f) preenche , assina e data, em três vias, a Permissão de Entrada e Trabalho antes do ingresso de trabalhadores em espaços confinados

g) sistema de controle que permita a rastreabilidade da Permissão de Entrada e Trabalho

h) entrega para um dos trabalhadores autorizados e ao Vigia cópia da Permissão de Entrada e Trabalho

i) encerra a Permissão de Entrada e Trabalho quando as operações forem completadas, quando ocorrer uma condição não prevista ou quando houver pausa ou interrupção dos trabalhos

j) mantêm arquivados os procedimentos e Permissões de Entrada e Trabalho por cinco anos;

k) disponibiliza os procedimentos e Permissão de Entrada e Trabalho para o conhecimento dos trabalhadores autorizados, seus representantes e fiscalização do trabalho

l) designa as pessoas que participarão das operações de entrada, identificando os deveres de cada trabalhador e providenciando a capacitação requerida

Page 186: Check-list's Nr' 2009s

Y ok

Y ok

Y ok

Y ok

Y ok

Y ok

Y ok

Y ok

Y ok

m) estabelece procedimentos de supervisão dos trabalhos no exterior e no interior dos espaços confinados

n) assegura que o acesso ao espaço confinado somente seja iniciado com acompanhamento e autorização de supervisão capacitada

o) garante que todos os trabalhadores sejam informados dos riscos e medidas de controle existentes no local de trabalho

p) implementa um Programa de Proteção Respiratória de acordo com a análise de risco, considerando o local, a complexidade e o tipo de trabalho a ser desenvolvido.

33.3.3.1 A Permissão de Entrada e Trabalho é válida somente para cada entrada?

33.3.3.2 Nos estabelecimentos onde há espaços confinados foram observadas, de forma complementar a presente NR, os seguintes atos normativos: NBR 14606 – Postos de Serviço – Entrada em Espaço Confinado; e NBR 14787 – Espaço Confinado – Prevenção de Aciden

33.3.3.3 O procedimento para trabalho contempla, no mínimo: objetivo, campo de aplicação, base técnica, responsabilidades, competências, preparação, emissão, uso e cancelamento da Permissão de Entrada e Trabalho, capacitação para os trabalhadores, anális

33.3.3.4 Os procedimentos para trabalho em espaços confinados e a Permissão de Entrada e Trabalho são avaliados no mínimo uma vez ao ano e revisados sempre que houver alteração dos riscos, com a participação do Serviço Especializado em Segurança e Medicin

33.3.3.5 Os procedimentos de entrada em espaços confinados são revistos quando da ocorrência de qualquer uma das circunstâncias abaixo?a) entrada não autorizada num espaço confinado; b) identificação de riscos não descritos na Permissão de Entrada e Traba

Page 187: Check-list's Nr' 2009s

Y

Y ok

Y ok

Y ok

Y ok

Y ok

33.3.4.1 Os trabalhadores designados para trabalho em espaço confinados, são submetidos a exames médicos específicos para a função a ser desempenhada estabelecido nas NR 07 e 31, incluindo fatores de risco psicossociais com a emissão do respectivo ASO ?

33.3.4.2 Todos os trabalhadores envolvidos, direta ou indiretamente com os espaços confinados são capacitados sobre seus direitos, deveres, riscos e medidas de controle, conforme previsto no item 33.3.5?

33.3.4.3 - O número de trabalhadores envolvidos na execução dos trabalhos de espaço confinados é determinado conforme a análise do risco?

33.3.4.4 É vedada a realização de qualquer trabalho em espaços confinados de forma individual ou isolada?

33.3.4.5 - Estão definidas as funções a serem desempenhadas pelo Supervisor da entrada conforme definido: a) emitir a Permissão de Entrada e Trabalho antes do início das atividades; b) executar os testes, conferir os equipamentos e os procedimentos contid

33.3.4.7 - Estão definidas as funções a serem desempenhadas pelo Vigia da entrada conforme definido: a) manter continuamente a contagem precisa do número de trabalhadores autorizados no espaço confinado e assegurar que todos saiam ao término da atividade;

Page 188: Check-list's Nr' 2009s

Y ok

Y ok

ok

Y ok

Y ok

33.3.4.8 - Esta definido que ao Vigia é proibido executar outras tarefas que possam comprometer o dever principal que é o de monitorar e proteger os trabalhadores que estão realizando os trabalhos?

33.3.4.9 - Estão disponíveis para os trabalhadores que executem trabalho em espaços confinados todos os equipamentos para controles de riscos, previstos na Permissão de Entrada e trabalho?

33.3.4.10 - Em caso de existência de Atmosfera Imediatamente Perigosa à Vida ou à Saúde - Atmosfera IPVS -, o espaço confinado somente é adentrado com a utilização de máscara autônoma de demanda com pressão positiva ou com respirador de linha de ar compr

33.3.5 (1-2.) - Capacitação dos trabalhadores em espaço confinado: É vedada a designação de trabalhadores, para trabalho em espaço confinado sem prévia capacitação; Existe um programa de capacitação desenvolvido e implantado que contemple as seguintes s

33.3.5.3 Todos os trabalhadores autorizados e Vigias recebem capacitação periodicamente, a cada doze meses?

Page 189: Check-list's Nr' 2009s

Y ok

Y ok

ok

ok

ok

Y ok

33.3.5.4 - A capacitação dos trabalhadores autorizados a realizar os trabalhos e vigias tem carga mínima de dezesseis (16) horas com o conteúdo: definições, reconhecimento, avaliação e controle de riscos; funcionamento dos equipamentos a serem utilizados

33.3.5.(5-6) - Os Supervisores de Entrada recebem capacitação que contem o conteúdo programático do item 33.3.5.4 acrescida de: identificação de espaço confinado; critério de indicação e uso de equipamentos para controle de riscos; conhecimento sobre prá

33.3.5.7 Os instrutores designados pelo responsável técnico possuem comprovada proficiência no assunto?

33.3.5.8 Ao término do treinamento são emitidos certificados contendo o nome do trabalhador, conteúdo programático, carga horária, a especificação do tipo de trabalho e espaço confinado, data e local de realização do treinamento, com as assinaturas dos in

33.3.5.8.1 Uma cópia do certificado é entregue ao trabalhador e a outra cópia deve ser arquivada na empresa?

33.4.1 - Existe procedimento implementado para atendimento a emergência e resgate adequados aos espaços confinados incluindo no mínimo:

Page 190: Check-list's Nr' 2009s

Y ok

Y ok

ok

Y ok

Y ok

Y

ok

Y ok

Y ok

ok

33.4.1a) descrição dos possíveis cenários de acidentes, obtidos a partir da Análise de Riscos;

33.4.1b) descrição das medidas de salvamento e primeiros socorros a serem executadas em caso de emergência;

33.4.1c) seleção e técnicas de utilização dos equipamentos de comunicação, iluminação de emergência, busca, resgate, primeiros socorros e transportes de vítimas;

33.4.1d) acionamento de equipes publica ou privada, responsáveis pelo resgate e primeiros socorros; e

33.4.1e) exercício simulado anual de salvamento nos possíveis cenários de acidentes em espaços confinados.

33.4.2 O pessoal responsável pela execução das medidas de salvamento possui aptidão física e mental compatível com a atividade a desempenhar?

33.4.3 A capacitação da equipe de salvamento contempla todos os possíveis cenários de acidentes identificados na análise de risco?

33.5.1 O empregador garante que os trabalhadores possam interromper suas atividades e abandonar o local de trabalho, sempre que suspeitarem da existência de risco grave e iminente para sua segurança e saúde ou a de terceiros?

33.5.2 São solidariamente responsáveis pelo cumprimento desta NR os contratantes e contratados?

33.5.3 É vedada a entrada e a realização de qualquer trabalho em espaços confinados sem a emissão da Permissão de Entrada e Trabalho?

Page 191: Check-list's Nr' 2009s

não conformidades total de itens56 70

Page 192: Check-list's Nr' 2009s

Data:

Elaborando APR-Análise Preliminar de Risco

Planilha dos Riscos Ambientais

Os sistemas de bloqueio são fracos podem ser melhorados

O equipamento foi comprado esperando sua chegada-OC nº

Evidências de auditoria (Campo de preeenchimento obrigatório quando o requisito for aplicável)

a. Já foi identificado com a contratação de Engenheira de Segurança b. Os espaços foram identificados, os riscos estão sendo associados em planilha. Falta numerá-los. C. As medidas tecs. estão sendo implementadas inclusive de emergência e salvamento (est

Não evidenciado que a empresa exige de suas empresas contratadas treinamento de capacitação e de que informa os riscos pertinentes ao espaço confinado.

Existem espaços confinados sinalizados, porém não são todos; não evidenciado que haja avaliação da atmosfera, visto que a empresa não possui equipamento;

Existem espaços confinados não identificados na IT -CP-04-023: cisterna, caixa d'água, estufa, tanque de diesel. Existem espaços confinados identificados na IT, porém sinalização não durável: caldeira placa não está fixa. Sistemática para evitar a entrada

Page 193: Check-list's Nr' 2009s

Conforme item F

Não vejo na IT esta orientação.

Conforme item F

Conforme item F

Sendo enviado o devido certificado

Serão conforme a PET-Permissão de Entrada

A unidade possui ATE para serviçoa quente.

Em andamento conforme treinamento.

Esta sendo elaborada a PET

Falta ventilação (não possuimos equipamento portatil de exaustão ou insuflação de ar)

Quando na compra foi verificada a situação de Radiofrequencia e Explosão

Page 194: Check-list's Nr' 2009s

Esta sendo elaborada a PET

Não há espaço desativado

Implantando

Implantando

Implantando

Implantando

Implantando

Implantando

Implantando

Foram confeccionadas placas e foram fixadas junto aos espaços. Falta fixação de espaços que não tinham sido analisados

Possuimos instrução de trabalho. Mas esta pode ser melhorada

Não há arquivo eletrônico. As PET após implantadas deverão ser arquivadas

Page 195: Check-list's Nr' 2009s

Implantando

Implantando

Implantando

Possuimos o PPR que deverá ser estudado e melhorado

Implantando

Implantando

Deveria estar na IT

Implantando

Deveria estar na IT

Page 196: Check-list's Nr' 2009s

Tenho que auditar depto. Médico

Curso sendo ministrado pelo SESMT

Implantando

Esta medida já vinha sendo seguida conforme IT

Implantando

Implantando

Page 197: Check-list's Nr' 2009s

Implantando

Implantando

Implantando

Implantando

Apesar da empresa possuir apenas 01 espaço confinado que ofereça aparentemente risco atmosferico, não possuimos equipamento de Resp.Autonoma.

Page 198: Check-list's Nr' 2009s

Em treinamento

Em treinamento

Pouca experiencia em resgate e salvamento

RH

RH

Foi contactado profissional p/elaborar junto com SESMT tal procedimentos

Page 199: Check-list's Nr' 2009s

Auditar depto.Médico

Formulário de recusa de trabalho.

Proibidos nesta norma

Implantando

foi contactado profissional p/elaborar junto com SESMT tal procedimentos

Foi contactado profissional p/elaborar junto com SESMT tal procedimentos

Foi contactado profissional p/elaborar junto com SESMT tal procedimentos

Foi contactado profissional p/elaborar junto com SESMT tal procedimentos

Foi contactado profissional p/elaborar junto com SESMT tal procedimentos

Foi contactado profissional p/elaborar junto com SESMT tal procedimentos

Page 200: Check-list's Nr' 2009s

AUDITORIAS DE NR'SNR TOTAL DE ITENS VERIFICADOS NÃO CONFORMIDADES

NR 2 6 2NR 4 19 1NR 5 23 10NR 6 6 0NR 7 24 4NR 8 6 1NR 9 19 6

NR 10 45 9NR 11 17 5NR 12 22 7NR 13 69 17NR 15 18 3NR 16 4 0NR 17 8 5NR 18 34 8NR 20 12 2NR 21 12 0NR 23 4 1NR 24 14 6NR 25 5 0NR 26 3 1NR 27 1 0NR 32 10 0NR 33 70 56

#REF!