chamusca | da charneca à lezíria 2

24
CHAMUSCA da Charneca à Lezíria boletim municipal março-abril | 2014

Upload: cmchamusca

Post on 25-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

2014 março-abril | Boletim Municipal

TRANSCRIPT

Page 1: Chamusca | da Charneca à Lezíria 2

CHAMUSCAda Charneca à Lezíria

boletim municipal

març

o-a

bri

l |

2014

Page 2: Chamusca | da Charneca à Lezíria 2

índice

Ascensão | programa

A da palavraimportância

Semana das Escolas +Dia Mundial da Árvore e da Floresta Dia Internacional dos Monumentos e SítiosReabilitação UrbanaCarnavalJogo do Quartão25 de Abril | Comemorações dos 40 anos

Silêncios | exposição Conversas de Cá | Forcados Amadores Aposento da ChamuscaDia Mundial da Conscencialização do Autismo

Presidente Câmara Municipal de Chamusca

Dia Europeu da Internet Mais Seguraigual_mentes | exposiçãoAquatlo EscolarRota das Hortas | caminhada

Música nas escolasPrograma Porta 65Carrinha da IgualdadeLoja Solidária

suplemento | deliberações CMC

atualidade

cultura, turismo e promoção local

entrevista

informação financeira

educação e desporto

acção social e saúde

nós por cá

nós por aí

agenda

contatos úteis

ficha técnica

CHAMUSCAda Charneca à LezíriaBoletim InformativoCâmara Municipal de Chamuscanº 02mar-abr 2014

DiretorPresidente da Câmara Municipal de Chamusca

PropriedadeMunicípio de Chamusca

CoordenaçãoGabinete de Marketing e Comunicação

ColaboraçãoGabinete de Cultura | CMCServiços de Comunicação, Turismo e Promoção Local | CMC

Foto capa | Paulo Queimado

Impressão gráficaGarrido Artes Gráficas

Tiragem500 exemplares

PublicaçãoBimestral

03

04

050607080910

11

12

14

15

16

17

18

19

20

21

22

Page 3: Chamusca | da Charneca à Lezíria 2

a da palavraimportância

3

Cláudia Moreira É a si que me dirijo, amigo(a) do concelho da Chamusca,

A Ascensão é a festa rainha do concelho. Por esta altura, ultimam-se os preparativos para um evento que, acima de tudo, se destaca pelo ambiente amistoso dos reencontros. Confortavelmente, é neste ambiente que a vila da Chamusca acolhe quem a queira visitar. Fazendo jus à tradição, destacam-se o touro e o fado, o artesanato e a gastronomia do concelho. Desta combinação, resulta uma festa que facilmente agrada a todos! Este ano, a festa prolongar-se-á vila adentro para melhor acolher quem nos visita. As efemérides que se assinalam do 95º aniversário da Praça de Touros, do 40º aniversário do Grupo de Forcados Amadores da Chamusca e do 30º aniversário do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca prometem trazer à festa o fulgor e a vivacidade de outros tempos e deliciar os aficionados.É com engrandecida honra que tenho, por isso, oportunidade de, na qualidade de vice-presidente da Câmara Municipal da Chamusca, lhe dirigir o convite para visitar o nosso concelho pela altura das festas da Semana da Ascensão, de 24 de Maio a 1 de Junho.

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Chamusca

Page 4: Chamusca | da Charneca à Lezíria 2

atualidade

4

A Câmara Municipal de Chamusca em Espaços dinâmicos parceria com o Agrupamento Vertical de tais como: Cantinho Escolas e Jardins de Infância do Concelho de Sénior, Infância+, Chamusca organizou a 8.ª edição da Semana Centro de Recursos e das Escolas+. A iniciativa decorreu no Salão Ludoteca estiveram dos Bombeiros da Chamusca entre os dias 1 e presentes para 6 de Abril e teve como principal foco a dinamizar aproximação, interação, divulgação e a semana. A par da conhecimento das actividades e projetos dinâmica de espaços foram organizadas desenvolvidos pela comunidade escolar do várias visitas com as crianças de todas as concelho, durante o ano lectivo 2013-2014. Escolas do 1.º Ciclo e Jardins de Infância do A Semana das Escolas+ revestiu-se de Concelho de Chamusca.inúmeras atividades: exposições com 2014 foi decretado pela Assembleia-geral das trabalhos efetuados pelos alunos, Feira do Nações Unidas, Ano Internacional da Livro [projeto A Ler Mais] jogos, promoção de Agricultura Familiar e é com este tema que é práticas alimentares saudáveis, pinturas pedido o reconhecimento à contribuição da faciais, animação e dinamização musical, esta agricultura familiar para a segurança alimentar última da responsabilidade do professor João e para a erradicação da pobreza no mundo, Ferreira. junto dos alunos do concelho de Chamusca.

Agricultura Familiar no centro da temáticaSemana das Escolas+ 2014

Page 5: Chamusca | da Charneca à Lezíria 2

atualidade

5

O Gabinete Técnico Florestal em parceria com jardins-de-infância do concelho, bem como o Centro de Recursos Educativos do Município uma pequena lembrança a cada criança.de Chamusca assinalaram, no passado dia 21 Para Helena Petisca, Técnica do Gabinete de Março, o Dia Mundial da Árvore. A Técnico Florestal no Município de Chamusca efeméride foi assinalada nos Jardins-de- “a iniciativa veio reforçar junto dos mais novos infância e Escolas do 1.º Ciclo do Concelho da a importância de preservar a natureza e o meio Chamusca. ambiente. Quisemos deixar o alerta aos A acção de sensibilização que percorreu todo o adultos de amanhã, para a relevância das concelho, entregou uma árvore de espécie florestas, não apenas pela sua função de Arbutus unedo L. [Medronheiro] oferecida pelo manutenção e renovação dos ecossistemas, grupo Portucel Soporcel, a todas as escolas e como também pela importância em áreas

estratégicas como a economia e produção de bens e alimentos.”

Município associou-se às comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta

Page 6: Chamusca | da Charneca à Lezíria 2

atualidade

6

Sob o tema Lugares de Memória realizaram- impacto na memória coletiva das gentes do se este ano em Portugal, de 12 a 20 de Abril, concelho de Chamusca e de todos que nelas as comemorações do Dia Internacional dos participaram. No dia 12 de Abril realizou-se na Monumentos e Sítios 2014. O Município de Ermida Nossa Senhora do Pranto [finais Séc. Chamusca aceitou o repto lançado pela XVII] uma palestra sobre o tema A Azulejaria Secretaria de Estado da Cultura e associou-se da Capela de S. José, pelo professor e a estas comemorações, através da historiador António Matias Coelho.organização de atividades dirigidas ao público No mesmo dia, A Paixão de Cristo voltou a ser em geral onde o foco foi o culto religioso. levada a cena, numa encenação de João As comemorações desta data e a realização Coutinho, com um leque alargado de atores das atividades tiveram como objetivo a da Companhia de Teatro do Ribatejo, sendo promoção e a valorização dos monumentos e um espetáculo teatral de grande carga sítios históricos, nomeadamente o património dramática, que percorreu as ruas do centro da religioso da vila de Chamusca e ao mesmo vila.tempo, a sensibilização para a importância da A Igreja Matriz [S. Brás, orago da vila] recebeu sua protecção, conservação, restauro e no dia 15 de Abril, o Presidente da Câmara Dr. valorização. Paulo Queimado, que também é Técnico Para Paulo Queimado, Presidente da Câmara Superior de Conservação e Restauro, numa de Chamusca “a escolha da data das palestra sob o título Intervenção e comemorações, no caso do Município de Conservação | Restauro no Património.Chamusca, fez uma simbiose perfeita com a A 17 de Abril, a Igreja da Misericórdia [Séc. temática escolhida: culto religioso, uma vez XVII] recebeu a palestra O Culto e a Arte, que coincidiu com a semana Santa, ficando Semana Santa pela Dra Paula Ribeiro, em sintonia com o calendário religioso.” Técnica Superior de História, sendo um tema Durante uma semana realizaram-se várias profundamente ligado às tradições religiosas atividades que pretenderam ser de forte do concelho na Semana Santa.

Lugares de Memória | Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Historiador Professor António Matias Coelho Dr. Paulo Queimado Dra. Paula Ribeiro

Page 7: Chamusca | da Charneca à Lezíria 2

atualidade

7

O Município de Chamusca iniciou um processo de delimitação de três Áreas de Reabilitação Urbana na Vila de Chamusca, as quais englobam cerca de 1100 edifícios, onde procura desenvolver e promover a reabilitação e gestão urbana, uma necessidade urgente para a renovação do centro cívico da vila.O projeto, desenvolvido em colaboração com a LT Sociedade de Reabilitação Urbana, pretende efetuar um levantamento do edif icado e espaço públ ico existente nas áreas de Reabilitação Urbana com a finalidade de averiguar o estado de Conservação e salubridade das edificações, ao mesmo tempo que tem como ob je t ivo a e laboração dos Programas Estratégicos de Reabilitação Urbana Sistemáticos.Para Paulo Queimado, presidente da Câmara de Chamusca “a Reabilitação Urbana constitui uma prioridade de intervenção do Município, sendo esta uma excelente oportunidade também para os proprietários de edifícios que se encontrem nas áreas definidas, reabilitarem o seu património e acederem desta forma a benefícios fiscais muito atrativos”.

Município de Chamusca delimita áreas de Reabilitação Urbana

Com o processo de Delimitação das Áreas de Reabilitação Urbana, o Município de Chamusca permite aos proprietários o acesso aos benefícios fiscais de acordo com a legislação em vigor, tais como:

1. Isenção de IMI por 5 anos após reabilitação, podendo esta ser renovada por mais 5 anos2. Isenção de IMT na primeira transmissão [venda] após reabilitação3. Redução da taxa de IVA de 23% para 6% em empreitadas de reabilitação [materiais e mão- de-obra].

Para aceder a estes benefícios os proprietários deverão verificar se o seu imóvel se localiza nas Áreas de Reabilitação Urbana delimitadas e requerer à Câmara Municipal uma vistoria de verificação do nível de conservação, funcional e desempenho antes de iniciar as obras de reabilitação.

SRU [Sociedade de Reabilitação Urbana] 243 303 240 | Câmara Municipal de Chamusca 249 769 100

Page 8: Chamusca | da Charneca à Lezíria 2

atualidade

8

O habitual desfile de Carnaval das crianças dia 28 de Fevereiro para assinalar a temática do Jardim-de-Infância, da Escola do 1º Ciclo Agricultura Familiar incluída no ano Internacional da Chamusca e do Coelhinho, às quais se da Agricultura Familiar.reuniu a JuntAnima, saiu à rua no passado

Agricultura Familiar como tema do desfile de Carnaval

Page 9: Chamusca | da Charneca à Lezíria 2

atualidade

O Entrudo na Chamusca é cheio de tradição. tradicional Jogo do Quartão. Neste ritual os Na Quarta-Feira de cinzas, juntam-se os homens formam um círculo onde cirandam homens para um almoço de grelos e cântaros de barro, e no qual, quem deixar cair o bacalhau, o qual é regado com bom vinho da cântaro no chão tem que pagar uma rodada a Chamusca. De seguida dá-se início ao tão todos os participantes no balcão mais próximo.

9

Jogo do Quartão

Page 10: Chamusca | da Charneca à Lezíria 2

cultura, turismo e promoção local

10

O Município de Chamusca comemorou o 25 de revisitaram o 25 de Abril de 1974.Abril, que este ano de 2014 culminou com o 40.º O dia 25 de Abril, também dia de aniversário dos aniversário deste dia libertador, com eventos Bombeiros Voluntários da Chamusca, foi evocativos da data . marcado com uma homenagem no cemitério e Para Paulo Queimado, presidente da câmara “o pelo içar da bandeira no Edifício dos Paços do Município de Chamusca não poderia deixar de Concelho, onde também teve lugar a sessão comemorar esta data que marca a vida de todos solene da Assembleia Municipal. nós, com o seu simbolismo de Liberdade e Posteriormente, a Biblioteca Municipal Ruy Democracia Participada. Esperamos que os Gomes da Silva recebeu poesia e música com mais novos que não viveram esse dia, fiquem Revisitações de Appio Cláudio.sensibilizados para a causa que levou os seus O dia culminou com animação musical, no pais e avós a lutarem e para as mudanças que Cineteatro, no espetáculo Canções de Abril | 40 esse dia nos proporcionou.” anos por José Santos e Daniel Romeiro.No dia 24 de Abril, a Biblioteca Municipal No sábado dia 26 teve lugar no Largo 25 de acolheu a conferência Olhares Femininos sobre Abril o teatro 40 Anos de Abril: O Musical Agora o 25 de Abril, ainda no mesmo dia o Cineteatro Ninguém Mais Cerra As Portas Que Abril Abriu recebeu animação musical com Duvalle e pelo Grupo Dramático Muscical JNP.Caipira [piano e voz] com músicas que

40 anos de 25 de Abril

Reconstituição 25 de Abril | teatro de rua Encontro/debate | Olhares femininos Duvalle e Caipira | Cine-teatro Chamusca

Içar da bandeira no edifício Paços do Concelho Reconstituição 25 de Abril | teatro de rua

Page 11: Chamusca | da Charneca à Lezíria 2

cultura, turismo e promoção local

11

Esteve patente na Biblioteca Municipal Ruy congelam fragmentos onde nada se nega nem se Gomes da Silva a exposição fotográfica intitulada confirma. A imagem constrói-se seccionando Silêncios da autoria de Feliciano Pipa e Eduardo coisas, amarrotando-as, tornando-as parciais, Bento. A mostra decorreu na Sala Polivalente até aprisionando-as num permanente elogio de dia 28 de Fevereiro. fragmentos que não conhecem o vocabulário do As imagens capturadas nesta exposição “isto quer dizer” e apontam sempre para “isto foi”.

Exposição icónica

A Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva na Chamusca recebeu no dia 22 de Março, a 12.ª edição da iniciativa Conversas de Cá… com livros. O convidado foi o Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca. Com Tiago Prestes antigo cabo, e Pedro Coelho dos Reis actual cabo, revisitámos 30 anos da arte de pegar toiros. Fundado a 29 de Julho de 1984, o Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca festeja no corrente ano o seu 30.º Aniversário.

Foi no passado dia 2 de Abril que se assinalou o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo e o Município de Chamusca juntou-se ao apelo da Federação Portuguesa de Autismo ao iluminar alguns espaços públicos da vila com Luz Azul. Tendo o concelho de Chamusca, alguns casos sinalizados de crianças com autismo, a Vice-Presidente do Município Cláudia Moreira referiu que "é do interesse do município alertar e sensibilizar para esta causa que afeta sempre, de alguma forma, a nossa sociedade."

Município alerta para a Consciencialização do Autismo

Aposento da Chamusca revisita 30 anos na arte de pegar toiros

Page 12: Chamusca | da Charneca à Lezíria 2

12

Céu e Terra, Fé e Festa, questionamos sobre a destaque do cartaz remeta tudo aqui se conjuga, numa duração da Ascensão, para o touro como ponto semana de Maio, em que o obtivemos um sorriso aberto central da festa… faz todo o Concelho se olha e se e a resposta não tardou em sentido que assim seja … a mostra, assumindo a sua chegar “… nove dias de história do concelho está alma agrária e o seu jeito de f es ta ” , a rgumen tando profundamente ligada à festa viver, neste imenso espaço “considero-me uma pessoa brava, temos dois grupos de que tem de campina e de ativa na sociedade e de fo rcados , conce i tuadas charneca, entre o Tejo e o forma pessoal e por ligação ganadarias sediadas no Alentejo. familiar, tenho estado nos concelho e uma belíssima E com a chegada de Maio últimos anos, ligado à praça de touros.” aproxima-se a Festa Maior organização de várias S a b o r e a n d o u m c a f é , do concelho, o orgulho dos animações musicais de amavelmente oferecido pelo chamusquenses e é com forma a prolongar os dias presidente Paulo Queimado, grande espectativa que festivos para além dos dias terminamos a entrevista todos aguardam o cartaz e das atividades oficiais”, sugerindo que nos deixe um programa da Ascensão sorriu mais uma vez e convite para visitar as festas 2014. O concelho teve uma acrescentou “não seria da Semana da Ascensão… “a mudança nas úl t imas agora enquanto presidente, Semana da Ascensão será autárquicas e após esta que iria diminuir os dias das uma oportunidade de visitar a viragem surgem entre as festividades”. v i l a d a C h a m u s c a , gentes os burburinhos e as O cartaz de destaque da aproveitando para saborear a curiosidades. Ascensão 2014 já circula ótima gastronomia e doçaria Ninguém melhor que o nos meios de comunicação e tradicional, ver espetáculos Presidente da Câmara, redes sociais. Para além da ligados à festa brava, às Paulo Queimado para nos habi tua l fo tograf ia da tradições, com boa música, falar da Ascensão, e foi de entrada de touros, podemos com nomes conhecidos do forma informal, própria da também ver destacado um panorama musical, onde sua juventude, que nos touro bravo, o que nos faz destaco o chamusquense recebeu no seu gabinete e pensar que o enfoque será o José Cid, folclore, exposição nos falou das festividades. touro. Recebemos um aceno de artesanato, será sem Quando lhe colocamos a de confirmação “a ideia é dúvida uma semana a não questão sobre o que essa mesma, que o perder… ”esperar da Ascensão, foi claro em responder “a nossa gestão é de carácter economicista, para este ano temos metade do o rçamen to dos anos anteriores, desta forma o cartaz não pode ter bandas de topo… é impossível. Com toda a certeza será uma semana em que pretendemos manter o nível e a dignidade da festa.”A sua resposta conduziu-nos à questão seguinte, quando nos falou em semana. Prontamente o

Page 13: Chamusca | da Charneca à Lezíria 2

entrevista

13

Page 14: Chamusca | da Charneca à Lezíria 2

informação financeira | em 31 março 2014

14

Relatório Financeiro MensalEndividamento Siial

Como tem vindo a ser pratica neste executivo, está a ser prestada a informação financeira a todos os vereadores, assembleia municipal e aos munícipes em geral, numa perspectiva de transparência e conhecimento das contas do município.Duma forma clara, apresentamos o controlo orçamental da receita e da despesa, onde se pode verificar que a execução da receita no final de Março era de 21,36% e a execução da despesa era de 19,12% [valor ideal em Março seria de 25%].Também é apresentada a evolução do Programa de Apoio à Economia Local [PAEL] e dos empréstimos de médio e longo prazo.No segundo mapa está explanado o Relatório Financeiro de Endividamento do município num comparativo entre o mês de Março de 2014, Março de 2013 e Dezembro de 2013, traduzindo-se duma forma mais clara em gráfico no final de cada trimestre.

Page 15: Chamusca | da Charneca à Lezíria 2

educação e desporto

15

No passado dia 11 de fevereiro de 2014 E st a ac tividade culminou com um seminário comemorou-se o Dia Europeu da Internet Mais dedicado aos pais, no dia 21 Março, sob o tema Segura e o Município de Chamusca em parceria Tecnologias e Educação: desafios e perigos, com a Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva como forma de alerta para os perigos da Internet. desenvolveu uma acção de sensibilização que Segundo Cláudia Moreira, Vice-Presidente do se prolongou até dia 11 de Março e que serviu Município e responsável pela área da Biblioteca para alertar as crianças do concelho para os Municipal “estas iniciativas alertam para os perigos do uso indevido da Internet. perigos que os pais não estão despertos e que As actividades foram pensadas para as crianças podem fazer toda a diferença numa primeira do primeiro ciclo de escolaridade no âmbito das prevenção. Sendo um bem necessário nos dias actividades de enriquecimento curricular [AEC´s] que correm é de principal importância que as desenvolvidas na Biblioteca Escolar e crianças saibam para os fins que devem usar a mostraram os perigos que se correm ao se estar Internet, tendo sempre em conta que aquilo que na Internet em idade menor sem a supervisão é uma mais valia depressa se pode tornar num dos pais. inimigo.”

Município da Chamusca promove atividades de sensibilização sobre os perigos da Internet

para os jovens

A Câmara Municipal de Chamusca, através da artística, cultural e social.Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva De acordo com a avaliação do Fórum realizou entre 15 de março e 30 de Abril, uma Económico Mundial, Portugal em 2012 foi sér ie de act iv idades integradas nas considerado um dos países em que as mulheres comemorações do Dia Internacional da Mulher sofrem mais desigualdade devido ao seu que se realizou no passado dia 8 de março e que género. Segundo Dora César, “a Biblioteca visou assinalar a igualdade de géneros. Municipal Ruy Gomes da Silva, pretende A marcar o arranque desta iniciativa, no dia 15 contrariar esta tendência, fomentando uma de março, a Biblioteca Municipal de Chamusca cultura de igualdade de género e de não-inaugurou duas exposições fotográficas: violência através da realização de exposição igual_mentes com fotografia do fotógrafo José fo tográf ica e b ib l iográf ica , ação de Cabaço, apresentou os testemunhos e as sensibilização, hora do conto e jogos.”experiências de 15 pessoas naturais ou residentes no concelho da Chamusca que exercem prof issões t rad ic ionalmente associadas ao género oposto.Reflex2012 | Igualdade de Género, uma exposição que resultou de um prémio dinamizado pela Associação CAIS e pelo Banco Espírito Santo com o objetivo de premiar e valorizar a fotografia enquanto expressão

igual_mentes | a igualdade de géneros no concelho da Chamusca

Page 16: Chamusca | da Charneca à Lezíria 2

educação e desporto

16

O Gabinete de Desporto Escolar do Município de As provas tiveram dificuldades compatíveis com Chamusca real izou pelo terceiro ano as diferentes faixas etárias, os benjamins [os consecutivo a prova de Aquatlo Escolar, a mais novos], percorreram 25 metros de natação actividade inserida no Programa Mais Lezíria e 570 metros de atletismo. As distâncias 2014 teve lugar no dia 2 de Abril nas Piscinas aumentaram progressivamente por escalões. Municipais e destinou-se aos alunos do concelho Os juniores [mais velhos] tiveram de percorrer de Chamusca. 100 metros de natação e cerca de 2.000 metros João Mascaranhas, Técnico de Desporto do de atletismo, desta forma pretendeu-se ter Município de Chamusca explicou-nos que “a distâncias acessíveis para que todos modalidade de Aqualtlo Escolar tem tido uma terminassem a sua prova. forte adesão por parte dos alunos dos vários Esta edição do Aquatlo Escolar apurou os níveis de ensino, numa prova que junta a representantes do concelho de Chamusca para natação ao atletismo, com distâncias adequadas participação na final regional do Programa Mais ao nível de todos.” Lezíria 2014 da CIMLT.

Gabinete de Desporto fomenta Aquatlo Escolar

O Município de Chamusca, promoveu no passado dia 6 de Abril, através dos seus gabinetes de Desporto, Cultura e Educação uma caminhada com animação cultural denominada Na Rota das Hortas.A Caminhada teve um percurso de 6 Km, com uma dificuldade média baixa. Ao longo do percurso foram realizados alguns momentos de animação, com pequenos apontamentos de música popular e teatro alusivos ao tema.Segundo Manuel Azevedo, Técnico de Desporto do Município “esta caminhada pretendeu sensibilizar os participantes para a importância da Agricultura Familiar na preservação dos alimentos tradicionais e na sua contribuição para uma alimentação equilibrada, para a protecção da agrobiodiversidade e para o uso dos recursos naturais, ao mesmo tempo que praticaram exercício físico.”

Na Rota das Hortas: caminhada com animação

Page 17: Chamusca | da Charneca à Lezíria 2

ação social e saúde

17

O Município de Chamusca, no âmbito das Escolas+ e como acontecerá durante a Semana Atividades de Enriquecimento Curricular, da Ascensão e nas festas de final de ano letivo.estabeleceu um contrato protocolar com a No que diz respeito aos Jardins-de-Infância, têm Associação Cultural Cantar Nosso, através da como professor João Ferreira, que trabalha no sua Escola de Música, para lecionar a disciplina Centro de Recursos Educativos com todas as de Educação Musical, em todas as escolas do salas dos Jardins-de-Infância do concelho, onde 1.º Ciclo e Jardins de Infância do concelho. os temas desenvolvidos são preparados pela As aulas decorrem no espaço de aula de cada equipa pedagógica. Os temas de trabalhado dos turma e cumprem o previsto no plano curricular Jardins de Infância seguem a linha de base do do ensino de música. A aprendizagem do canto e 1.º ciclo para o plano curricular do ensino de do movimento são a base de trabalho música.associados a temas alusivos a datas específicas, como: Natal, Carnaval, entre outras. Este ano será dado maior ênfase a temas relacionados com o Ano Internacional da Agricultura Familiar.As actividades desenvolvidas privilegiam o trabalho de grupo e a criatividade pessoal, culminando com gravações e ensaios para posterior apresentação pública, à semelhança do que aconteceu durante a Semana das

Música nas escolas através das AEC´s

Estão abertas as candidaturas ao Programa Porta subsídios ou de outra forma de apoio público à 65 Jovem, apoio ao arrendamento jovem na habitaçãoChamusca. As candidaturas podem ser aceites ŸNão sejam proprietários ou arrendatários para entre as 10h00 do dia 22 de abril e as 18h00 do dia fins habitacionais de outro prédio ou fração 23 de maio. habitacionalPodem candidatar-se ao programa, jovens com ŸNão sejam parentes ou afins do senhorio;idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 ŸOutras...anos [no caso de casais de jovens, um dos A apresentação das candidaturas é feita, elementos pode ter até 32 anos] que reúnam as exclusivamente, através da internet, no Portal da seguintes condições: Habitação | www.portaldahabitacao.ptŸTitulares de um contrato de arrendamento Para mais informação contate:celebrado no âmbito do NRAU [Lei nº 6/2006, de ŸInstituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, 27 de Fevereiro], ou do regime transitório previsto I.P. e Linha 707 101 112no seu título II, do capítulo I ŸInstituto Português da Juventude, I.P. ŸRendimentos Elegíveis ŸCentro de Inclusão Social [Técnica - Patrícia ŸNão usufruam, cumulativamente, de quaisquer Cunha].

Chamusca com Apoio ao Arrendamento Jovem

Page 18: Chamusca | da Charneca à Lezíria 2

No passado dia 28 de Fevereiro, a E.B. 2,3/S de Chamusca acolheu a Carrinha da Igualdade com o projeto Abrindo caminho para a igualdade da FNAJ [Federação Nacional de Associações Juvenis]. A iniciativa contou com o apoio da CPCJ [Comissão de Protecção de Crianças e Jovens] da Chamusca, da Câmara Municipal e do AVEJICC.Com o intuito de abordar temáticas como promoção da igualdade entre homens e mulheres, não apenas na questão de género, mas também de orientação sexual, origem étnica, origem racial, deficiência, idade, classe social e crença ou religião, a Carrinha da Igualdade levou até aos alunos do 11.º e 12.º várias ações de sensibilização e uma exposição sobre as referidas temáticas.

ação social e saúde

18

Abrindo caminho para a igualdade

Desde o passado dia 20 de março, que a Loja Surgem ainda com o intuito de estimular a Solidária do Concelho da Chamusca, se participação de todos, quer com a encontra a funcionar em novas instalações. contribuição através de donativos de bens Atualmente situa-se na Rua General para a Loja, quer no apoio ao funcionamento Humberto Delgado [vulgo Largo do Chafariz da mesma em regime de voluntariado.da Botica – no antigo edifício da Biblioteca O seu funcionamento está a ser assegurado Municipal]. por técnicos da área social do concelho, A Loja Solidária é um projeto incluído no pertencentes a várias entidades da Rede Plano de Ação da Rede Social Concelhia, e Social e por voluntários do Banco Local de surge como uma forma de dar resposta às Voluntariado da Chamusca.necessidades das famílias mais vulneráveis O horário de funcionamento ao público é do concelho, na aquisição de bens de várias terça-feira das 9h30 às 12h30 e quinta-feira ordens. das 14h30 às 17h30.

Loja Solidária tem novas instalações

Page 19: Chamusca | da Charneca à Lezíria 2

nós por cá

19

Igualdade de género . ação de sensibilizaçãomovimento Girl Effect . Biblioteca Municipal

40 anos de Abril: O MusicalGrupo Dramático Musical JNP

AVEJICC | Projeto Ser Voluntário é ser SolidárioCerimónia de Entrega do Prémio | Lisboa

Dia Europeu da Internet Mais SeguraBiblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva

Dia Europeu da Internet Mais SeguraBiblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva Desfile de Carnaval

Desfile de Carnaval Jogo do Quartão Jogo do Quartão

Jogo do QuartãoA Paixão de Cristo

Companhia de Teatro do Ribatejo25 de Abril . 40 anos

Içar da bandeira Paços do Concelho

25 de Abril . 40 anosRevista à formatura Bombeiros Voluntários da Chamusca

25 de Abril . 40 anosPresidente da Câmara e Comandante dos Bombeiros

25 de Abril . 40 anosVice-Presidente da Câmara e Presidente da Assembleia Municipal

25 de Abril . 40 anosAssembleia Municipal

40 anos de Abril: O MusicalGrupo Dramático Musical JNP

40 anos de Abril: O MusicalGrupo Dramático Musical JNP

Page 20: Chamusca | da Charneca à Lezíria 2

nós por aí

20

Page 21: Chamusca | da Charneca à Lezíria 2

21

Page 22: Chamusca | da Charneca à Lezíria 2

agenda

22

Semideiro17 maio

cultura e tradição

Tamazim . A Festa da Lagarticha

Parreira17 maio

Procissão das Velas

Chamusca17 maio e 21 junho

Feira de Velharias e Artesanato

Chamusca24 maio a 1 junho

Feira da Ascensão

desporto

Chamusca24 maio | 09h30

1º Trail Running . Trilhos Romanos

festas

Pavilhão Gimnodesportivo . AVEJICC7 junho . 19h30

Baile de Gala

música

Chamusca . Biblioteca Municipal17 maio | 15h30

Conversas de Cá... com Sabores

Chouto28 e 29 junho

Feira de S. Pedro

Parreira14 e 15 junho

Festa de Santo António

Festa Tamazim . Semideiro17 maio

Grupo Coral JuntAnima

Cine-Teatro Chamusca11 maio . 16h30

Fado Chic

Anuncie o seu evento. Envie material promocional para Gabinete de Comunicação: [email protected]

ADEPEC . Vale de Cavalos7 e 8 junho

XVI Festival de Folclore do Grupo

Vale de Cavalos | 10h00Carregueira | 09h00Arripiado | 11h00Chouto | 09h00Parreira | 11h00

317

24

jun

ho

Ulme | 09h00Semideiro | 11h00Pinheiro Grande | 09h00

6

20 ma

io

atendimentodescentralizado

PresidenteVice-Presidente

Page 23: Chamusca | da Charneca à Lezíria 2

Serviço de Apoio ao Munícipe 2140 Chamusca 406 Tel 249 769 108 Fax 249 768 244Telefone: 249 769 030 E-mail: [email protected] Narcóticos Anónimos

Rua Direita de S. Pedro Centro de Recursos Educativos e 800 202 0132140-098 Chamusca Bombeiros Voluntários da Chamusca Centro de Dia do Chouto Culturais da [email protected] Largo da República, 3 Bairro S.Pedro Rua de Sousa Girão, 7 Linha Narcóticos Anónimos249 769 100 2140 Chamusca 2140 Chouto 2140 Chamusca 800 202 013http://sugestoes.cm-chamusca.pt Telefone: 249 769 220 Fax: 249 769 Telefone: 249 771 186 Fax: 249 771 Telefone: 249 760 052 9417148137

229 624 Juntas de Freguesia do Concelho E-mail: [email protected] Escola Secundária EB 2,3/S da SOS - Sida

Dep. Municipal de Protecção Civil da ChamuscaJunta da Freguesia da Carregueira Chamusca Avenida Dr. Carlos Amaro Linha SIDARua Direita, 80 - 2140-665 Larqo da República (junto aos B.V.C) Centro de Dia da Parreira 2140 Chamusca 800 26 66 66Carregueira 2140 Chamusca Rua Centro de Dia, 4 Telefone: 249 761 150Telefone: 249 740 244 Fax: 249 741 Telefone: 249 760 229 2140 500 Parreira SOS SIDA053 Telefone: 249 770 021 Fax: 249 770 Escola Básica nº 1 da Chamusca 800 20 10 40E-mail: [email protected] Gabinete Técnico Florestal da 021 Rua Herois da Resistência Anti-

Chamusca Fascista ABRAÇO | Apoio a Pessoas com União das Freguesias de Chamusca e Largo 25 de Abril (junto jardim Centro de Medicina e de Reabilitação 2140 Chamusca VIH/SIDAPinheiro Grande municipal) da Chamusca Telefone: 249 761 413 800 22 51 15Largo Conde Ferreira - 2140-069 2140-098 Chamusca Rua Belard da FonsecaChamusca Telefone: 249 769 101 2140 Chamusca Escola Básica nº 1 de Vale de SOS - MulheresTelefone: 249 760 074 Fax: 249 760 E-mail: [email protected] Telefone: 249 761 304 Cavalos679 Rua da Fonte Comissão Para a Igualdade e Para os E-mail: geral@chamusca- Saúde e Serviços Sociais Clinica Médica da Chamusca 2140 Vale de Cavalos Direitos das Mulheres - Informação às pinheirogrande.com (Ribamédica) Telefone: 249 780 410 mulhures vitimas de violência.

Centro de Inclusão Social da Rua General Humberto Delgado, 8 EB1 Caniçeira - Vale de Cavalos 800 202 148 União das Freguesias de Parreira e Chamusca 2140 Chamusca Telefone: 249 780 404 Chouto Rua Direita S. Pedro, 77 / Rua de Telefone: 249 760 031 SOS Mulher Bairro Novo, 28 - 2140-519 Parreira Sousa Girão (Atendimento) Escola do 1º Ciclo do Semideiro 239 832 073 Telefone: 249 771 051 Fax: 249 771 2140-098 CHAMUSCA Clinica Médica Dentária e de Rua das Escolas, 1 612 Telefone: 249 769 600 Fax: 249 769 Especialidades da Chamusca 2140 Semideiro - Ulme SOS GrávidaE-mail: 609 Avenida Almirante Gago Coutinho, 25 Telefone: 249 771 822 213 952 [email protected] E-mail: 2140 [email protected] [email protected] Telefone: 249 760 678 Escola do 1º Ciclo do Chouto SOS - Crianças

Travessa das Escolas Junta da Freguesia de Ulme Segurança Social da Chamusca Clinica Dentária da Chamusca 2140 Chouto SOS Criança [Lisboa e Linha Verde]Rua Viriato Cabreira, 21 - 2140-383 Rua Mascarenhas Pedroso, 8 Rua Combatentes da Grande Guerra, Telefone: 249 771 655 217 931 617Ulme 2140-133 Chamusca 5 800 202 651Telefone: 249 770 284 Fax: 249 770 Telefone: 249 760 403/413 - Fax: 249 2140 Chamusca Escola do 1º Ciclo da Parreira344 761 004 Telefone: 249 761 156 Rua 1º de Dezembro Criança Maltratada | Apoio E-mail: [email protected] 2140 Parreira Família/Criança

Santa Casa da Misericórdia da Consultório Médico do Pinheiro Telefone: 249 771 211 213 433 333Junta da Freguesia de Vale de Chamusca GrandeCavalos Rua Engº João P Rolim Rua Isidro dos Reis, 21 Escola do 1º Ciclo de Ulme Linha Verde Recados da CriançaRua da Junta de Freguesia - 2140- Casal do Pereiro - 2140-015 2140 Pinheiro Grande Rua do Chafariz, 11/13 800 206 656408 Vale de Cavalos CHAMUSCA Telefone: 249 740 228 2140 UlmeTelefone: 249 780 167 Fax: 249 780 Telefone: 249 769 080 Fax: 249 769 Telefone: 249 770 277 Linha de Emergência da Criança 086 089 Clinica Veterinária da Chamusca MaltratadaE-mail: [email protected] E-mail: Rua Engenheiro José Belard da Escola Básica 1º Ciclo do Pinheiro 213 433 333

[email protected] Fonseca, 43 Rua Isidro dos Reis, 32 Serviços Públicos 2140 Chamusca 2140 Pinheiro Grande SOS - Vitimas

Centro de Saúde da Chamusca Telefone: 249 760 524 Telefone: 249 741 171Conservatória do Registo Civil, Predial Largo Sacadura Cabral APAV | Associação Portuguesa de e Cartório Notarial 2140 Chamusca Laboratório de Análises Clinicas, Escola Básica nº 1 da Carregueira Apoio à VítimaRua Mascarenhas Pedroso, 1 Telefone: 249 769 170 Chamusca Rua Casal da Amendoeira 218 884 7322140-133 Chamusca Rua Mascarenhas Pedroso, 5 2140 CarregueiraTelefone: 249 760 228 - Fax: 249 761 Centro de Saúde do Pinheiro Grande 2140 Chamusca Telefone: 249 741 248 SOS - Idosos483 (Extensão) Telefone: 249 813 403

Travessa da Pereira Jardim de Infância do Semideiro STA | Serviço Tele Alarme | Apoio a Repartição de Finanças da Chamusca 2140 Pinheiro Grande Laboratório de Análises Clinicas, Vale Rua das Escolas IdososRua Mascarenhas Pedroso, 1 Telefone: 249 740 166 de Cavalos 2140 Semideiro - Ulme 217 933 3602140-133 Chamusca Largo Nª Srª dos Remédios Telefone: 249 771 840Telefone: 249 761 354 - Fax: 249 760 Centro de Saúde da Carregueira 2140 Vale de Cavalos Linha do Cidadão Idoso066 (Extensão) Jardim de Infância do Chouto 800 203 531

Rua do Relvão, 36 Farmácia Joaquim Maria Cabeça, Rua da Escola CTT - Estação de Correios da 2140 Carregueira Chamusca 2140 Chouto SOS - AlcoólicosChamusca Telefone: 249 740 478 Largo João de Deus, 17 Telefone: 249 771 650Larqo 25 de Abril, 1 (junto Câmara 2140 Chamusca Alcoólicos AnónimosMunicipal) Centro de Saúde de Ulme (Extensão) Telefone: 249 760 223 Jardim de Infância da Carregueira 217 162 9692140 Chamusca Rua da Romeira Rua do OuteiroTelefone: 249 769 141 - Fax: 249 769 2140 Ulme Farmácia S. Pedro, Chamusca 2140 Carregueira SOS - Famílias146 Telefone: 249 770 175 Rua Direita de São Pedro Telefone: 249 741 247

2140 Chamusca Famílias AnónimasLoja da Solidariedade e Segurança Centro de Saúde do Chouto Telefone: 249 760 378 Jardim de Infância da Parreira 214 538 709Social da Chamusca (Extensão) Rua 1º de Dezembro Rua Mascarenhas Pedroso, 8 Travessa das Escolas, 3 Farmácia Cristina, Ulme 2140 Parreira Serviço Informativo | Vítimas Violência 2140-133 Chamusca 2140 Chouto Rua Viriato Cabreira, 30 Telefone: 249 771 211 DomésticaTelefone: 249 760 403/413 - Fax: 249 Telefone: 249 771 600 2140 Ulme 800 202 148761 004 Telefone: 249 778 004 Jardim de Infância de Ulme

Centro de Saúde da Parreira Rua do Chafariz, 9 Outras Linhas de ApoioPosto de Turismo (Extensão) Farmácia de Santa Catarina, Pinheiro 2140 UlmeLargo 25 de Abril (Lateral Câmara Rua 16 de Julho, 2 Grande Telef: 249 770 227 Telefone SOS | Palavra AmigaMunicipal) 2140 Parreira Rua Isidro dos Reis 232 424 2822140 Chamusca Telefone: 249 771 049 2140 Pinheiro Grande Jardim Infantil de Vale de CavalosTelefone: 249 769 100 - Fax: 249 760 Telefone: 249 740 168 Rua da Fonte SOS Voz Amiga211 Centro de Saúde de Vale de Cavalos 2140 Vale de Cavalos 213 544 545

(Extensão) Farmácia Santa Catarina, Carregueira Telefone: 249 780 410Centro de Inovação Empresarial Rua Seno e Toscano Rua do Lagarão, 4 Projecto Vida | Linha Vida"Chamusca XXI" 2140 Vale de Cavalos 2140 Carregueira Jardim de Infância nº 1 da Chamusca 217 267 766Rua Anselmo de Andrade, 53 Telefone: 249 780 180 Telefone: 249 740 284 Largo da República (Junto aos 2140 Chamusca Bombeiros) Centro de Informação Anti-VenenosTelefone: 249 769 300 - Fax: 249 769 Lar 3ª Idade da Chamusca (Santa Farmácia Santos, Arripiado 2140 Chamusca 217 950 143309 Casa da Misericórdia) Rua 25 de Abril, 42 Telef: 249 761 437

Rua Engº João Saldanha Pimentel 2140 Arripiado Sexualidade em LinhaEDP-LTE Electricidade de Portugal Rolim Telefone: 249 740 767 Jardim Infantil "O Coelhinho"da 800 222 002(Loja e Agente) 2140 Chamusca ChamuscaPapelaria o Patamar Telefone: 249 769 080 Fax: 249 769 Farmácia Pinto Rodrigues, Salvador Rua da Chã (Junto à GNR) Linha VidaRua Heróis da Resistência 089 Rua Manuel Varela 2140 Chamusca 800 255 255Antifascista, 7 E-mail: 2140 Salvador - Parreira Telef: 249 769 0812140 Chamusca [email protected] Telefone: 249 771 200 Espaço T | Associação e Apoio à Telefone: 249 760 101 Linhas de Apoio à Deficiência Integração

Centro de Apoio Social de Ulme Posto de Medicamentos da Farmácia 228 306 651Praça de Táxis na Chamusca (Casulme) Cristina, Chouto Linha Nacional de Apoio à DeficiênciaRua General Humberto Delgado Rua Francisco Gomes Rato Rua da Escola, 19 217 959 545 Linha Intoxicações(Junto Posto de Gasolina) 2140 Ulme 2140 Chouto 217 950 1432140 Chamusca Telef: 249 770 222 Fax: 249 770 273 Telefone: 249 771 636 Associação Portuguesa de DeficientesTelefone: 249 760 109 E-mail: [email protected] 213 811 112 Voz de Apoio | Angústia, Solidão,

Posto de Medicamentos da Farmácia DesesperoRodoviária do Tejo - Estação da Centro de Apoio Social de Vale de Cristina, Semideiro Serviços de Urgência 225 506 070Chamusca Cavalos (Aconchego) Rua do Moinho Número Nacional de SocorroRua Dr. Armando Cumbre Rua Seno e Toscano 2140 Semideiro - Ulme 1122140 Chamusca 2140 - 405 Vale de Cavalos Telefone: 249 771 867Telefone: 249 760 273 Telefone: 249 780 166 Fax: 249 780 Centro de Busca e Salvamento

074 Bibliotecas, Escolas e Jardins de MarítimoProtecção Civil e Segurança E-mail: [email protected] Infância 214 401 919Pública

Centro de Apoio Social da Carregueira Biblioteca Pública Municipal da Protecção à FlorestaGuarda Nacional Republicana - Posto Rua do Algaz, 1 Chamusca 117Territorial de Chamusca 2140 Carregueira Largo Vasco da Gama Avenida Dr. Carlos Amaro Telefone: 249 741 222 Fax: 249 740 2140-129 Chamusca SOS - Drogas

Page 24: Chamusca | da Charneca à Lezíria 2