cfm56-7b_atualizado

16

Upload: cassia-glauciene

Post on 21-Oct-2015

47 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Oil Temperature Probe - Indicador de temperatura de óleo do Sump fronteiro e da TGB.Envia sinal para o

ECU que por sua vez envia para o CDS localizado na cabine da aeronave.

Oil pressure sensor - Indicador de pressão de óleo da lub unit.A diferença da pressão de óleo da saída da bomba .

Fuel Flow Transmiter-Indica o consumo de combustível

Fuel Nozzle Filter-Faz a última filtragem do combustível proveniente da bomba de combustível e do HMU antes de chegar nos bicos injetores.

Pre Cooler Control Valve-Regula a quantidade de ar sangrado do fan para o pre-cooler.

Fuel Nozzle (20 ea)- Bicos injetores de combustível (São 20).Somente 10 são ativos devido a BSV(Burner Staging Valve estar desativada (particularidade da GOL). Todos os bicos têm um fluxo primário e secundário. De aproximadamente 15 psig, os bicos abrem em modo de fluxo de combustível primário . Quando esse aumento de pressão de combustível varia para 125 psig, os bicos também abrem em modo de fluxo secundário. Uma faixa de código de cor identifica os Fuel Nozzles, quatro possuem uma faixa prata e dezesseis têm uma faixa azul.Os bicos com uma faixa prata têm um fluxo de combustível mais alto do que os outros 16 de faixa azul. Dois desses de faixa prata são adjacentes a cada igniter de faísca na câmara de combustão. Esta configuração ajuda na partida dos motores. Também juda o motor a continuar operando quando a acft estiver voando em chuva,neve ou condições de icing.

High Stage Regulator-Regula a sangria de ar de alta pressão do 9° estágio do compressor do motor.

TGB- Transfere energia mecânica do eixo de N2 para AGB afim de acionar os acessórios do motor ( transfere forçada INLET GEAR BOX para a AGB)

No interior possui a INLET GEAR BOX têm por finalidade transmitir força vinda do HPC para TGB e AGB mudando o movimento do eixo N2 de axial para horizontal

N2 core speed sensor - Indicador de RPM do Compressor de alta pressão para o EEC.

Alternator stator e alternator rotor -Transforma energia mecânica vinda da AGB em energia elétrica para caixa de controle eletrônico do motor (EEC).É lubrificado com óleo da AGB.

HAND CRANKING PADUtilizado para girar o rotor de N2 para uma inspeção boroscópica

AGB – Envia torque do rotor de N2 através das engrenagens para acionamento do motor e acessórios

Hmu- (hidro mechanical unit) - Dosa o combustível para o motor enviando sinal para o E.E.C.

Fuel pump - Bombeia o combustível para queima e todo sistema servo do motor.

Servo fuel heater - Usa o calor do óleo da lub unit para evitar formação de partículas de gelo no combustível para o sistema servo do motor.Aquece o combustível vindo da fuel pump.

Fuel /oil heat exchanger - Dissipador de calor.Usa combustível para resfriar o óleo de lubrificação dos sumps fronteiro e traseiro.

IDG Air/Oil Cooler-Resfria o óleo do IDG com ar que vem do Fan.

Lube Unit-Bomba de óleo lubrificante.Possui 3 compartimentos de retorno e um de pressão de óleo.Envia óleo para os Sumps fronteiro e traseiro,Agb e Tgb.Possui detector de limalhas.

Scanvege Oil Filter-Filtra o óleo que retorna dos sumps antes de chegar na lub unit.

IDG Integrated Drive Generator-Gerador de eletricidade para a aeronave e seussistemas.Seu óleo éresfriado pela IDG fuel/oil cooler e pelo IDG air/oil cooler.Seu óleo não se mistura aoóleo do motor.

FUEL FILTER – Filtra o combustível evitando impurezas.

Switch Fuel Dif. Press. Switch-Informa ao EEC quando há diferença de pressão entre a entrada e a saída do filtro de combustível causado por entupimento.

Scavenge oil filter Clogging Transmitter : Monitora a diferença de pressão de óleo entre a entrada e a saída no scanvange filter, informando a EEC o qual envia um sinal para DEU mostrando na DU o aviso de OIL FILTER BYPASS.

VSV ACTUATOR - Sob pressão de combustível controlada pelo HMU, movem osrings atuadores alterando o ângulo de abertura e fechamento das VSV’s e IGV.Sãodois

VBV ACTUATOR-Acionam as vbv’s através de pressão de combustível enviada peloHMU.

VBV DOOR-Controlam o fluxo de ar no HPC durante a alta e baixa velocidade do motorafim de evitar stall.

PT 25 SENSOR- Informa ao EEC a temperatura do ar na entrada do HPC.

Transient Bleed Valve-Controla o ar de sangria do 9 ° estágio para facilitar a aceleração do motor.

Igniter plug-Fornece centelhas elétricas para a partida do motor.

SAC Burner Staging Valve-Controla o fornecimento de combustível para dez dos vintes bicos injetores do motor.É usada geralmente em vôo cruzeiro cortando o combustível de dez bicos injetores (fuel nozzle) para maior economia de consumo.Tem sido removida dos motores devido a apagamento do mesmo em vôo. Para operação dos motores da GOL ela não está instalada ou está desativada

T5 Sensor-Envia informações ao E.E.C. quanto a temperatura dos gases de exaustão da LPT.

HPTACC Valve-Melhora a eficiência de alta pressão enviando ar do 4° e 9° estágios do HPC para resfriamento do HPT Shroud afim de evitar roçamento das HPT blades .reduz carga do compressor de alta pressão de acordo com a necessidade do motor.Pode usar os dos ares ao mesmo tempo. O E.E.C. recebe sinal do motor e da aeronave regulando o torque do motor enviando sinal para o HMU que por sua vez envia para a HPTACC Valve

Thermocouple HPTCC sensor-Indicador de temperatura da HPT.

EGT Harness-Monitora a estação T49.5 e envia dados para o E.C.C. e para a cabine da aeronave.Fica fixo na LPT dentro do segundo estágio de vanes .São 8 tomadas.

FFCCV SENSOR-(FAN FRAME COMPRESSOR CASE VERTICAL)-Monitora avibração do motor medido no No 1 bearing

EEC ou ECU -Componente que controla os diferentes sistemas e componentes do motor. Recebe sinal de vários componentes do motor controlando-os e envia sinais para a cabine da aeronave.

BEARING VIBRATION- Indica vibração do rotor N1 quando está operando embaixa velocidade

LPTACC VALVE - Controla o ar do fan para resfriar a LPT case

IGNITION LEADS- São dois.Transmitem energia elétrica de alta voltagem das ignitionexciters para os ignition plugs localizados na combustion case

N1 Speed Sensor-Indicador da RPM do compressor de baixa pressão (N1).

Exciters box-Converte baixa voltagem (115V AC /400HZ) em alta voltagem (14 a 18 KV DC) para gerar centelha na partida do motor (corrente pulsada).

Starter Valve-Válvula de abertura e fechamento da passagem de ar que vem do A.P.U. para o Starter usado para a partida do motor.Pode ser operada em pista, devemos tomar cuidado com a instação deste componente, o encaixe de 3/8” deve coincidir com o acesso do fan cowl

Hydraulic Pump-Bombeia óleo para todo o sistema hidráulico do motor e da aeronave.

Bleed Air Regulator– Controla fluxo da sangria de ar para PRSOV.

HIGH STAGE REGULATOR – Regula a pressão de sangria de ar do 9º estágio,

monitorando a high stage valve e enviando informações à cabine de comando.

• High Stage bleed air Valve-Controla sangria de ar do 9° estágio do compressor para os sistemas da aeronave

Check Bleed Valve-Evita refluxo de ar sangrado do 9° estágio para dentro do compressor.

• IDG Air/Oil Cooler-Resfria o óleo do IDG com ar que vem do Fan.

• (PRSOV) Pressure Regulator Shut Off Valve-Controla e regula a pressão do ar de sangria do 5° e do 9° estágios. .

Duct Bleed Air 5th Estágio

Duct Bleed Air 9th Estágio

• TAI Valve-Sistema de anti-gelo.Prove ar quente para evitar congelamento no inlet cowl (capô de entrada).

• TAI PRESSURE SWITCH- Indica a pressão de ar do sistema anti-ice para a cabine de• comando da aeronave

• T12 Sensor-Monitora a temperatura na entrada do fan .Fica localizado do lado direito do motor preso na inlet cowl. Quando a acft está em solo e depois de 5 minutos após a decolagem a EEC recebe informação dos ADIRU´s proveniente dos dados vindos do TAT

• Static Anti Leakage Valve-Permite remoção da unidade de lubrificação sem escoar o tanque de óleo através do acionamento de sua mola interna, evitando também o efeito sifão na linha de óleo durante o pouso

As translating sleeves têm 2 propósitos, quando o T/R está na posição de STOW elas protegem as CASCADES e os outros componentes internos e controlam a saída de ar no fan air exhaust flow.

Quando estão na posição de Deploy elas Expõem as CASCADES e movem as BLOCKER DOORS para o fan air exhaust flow.*Cada T/R têm dois pontos de desativação onde são instalados pinos para liberar acordo MEL T/R inop normalmente nos

pontos de desativação do T/R existem 2 plugs de borracha que devem ser removidos antes de colocarmos os pinos

UPPER HYDRAULIC ACTUATOR – Destrava os sync shafts para atuar durante uma operação normal do T/R

T/R REVERSER OPENING ACTUATOR

SYNC SHAFTS – Exixtem 2 sync shafts em cada metade do T/R. Os atuadores hidráulicos movem as translating sleeves durante a operação de STOWe DEPLOY . Elas fazem com que os atuadores hidráulicom movam-se na mesma velocidade, também permitem serem atuados manualmente.

MANUAL UNLOCK LEVERUm (target) move-se para fechar o

sensor quando o atuador hidráulico destrava durante uma operação normal de deploy, a unlock lever mantem-se nesta posição até a sleeve retornar para a posição de STOW e o atuador hidráulico travar.

CASCADESControlam a

direção do fan air exhaust durante uma operação de

deploy do T/R, Isto ajuda a criar reverse thrust, as cascades também

dão força estrutural para o T/R

LVDT - The linear variable differential transformer (LVDT) supre informação da posição da sleeve do T/R (STOW ou DEPLOY) para a EEC.

O krueger flap deflector mantêm uma separação entre o inboard leading edge (krueger) flap e o inboard thrust reverser outer skin nessas condições:

* O inboard leading edge flap estiver na extend position *Em qualquer momento em que o T/R estiver for a da posição de STOW. *O fairing fornece uma superfície aerodinâmica para o fluxo de ar acima

do the thrust reverser.

Vortex Control Device Suavisa o fluxo de ar nas proximidades da asa

NACELLES-PYLONS - GENERAL DESCRIPTION

ACCESS DOORS – São 6 no total, sendo que 2 delas possuem uma grade que alivia a pressão do ar durante uma operação de deploy do T/R, evitando danos à capota do reverso em casos em que as BLOCK DOORS não atuarem.