cfm informa novembro 2013

5
0800-127111 Nós preferimos CFM informa Edição nº 84 | Novembro 2013

Upload: agrocfm

Post on 02-Aug-2015

284 views

Category:

Technology


1 download

TRANSCRIPT

0800-127111Nós preferimos

CFMinforma

Edição nº 84 | Novembro 2013

0800-127111Nós preferimos

ENTREVISTA

“O pecuarista vive um momento difícil, mas confiamos no setor e no seu empreendedorismo e temos potencial de crescimento”Os executivos Enzo Guarnieri e César Gramiha da Bellman Nutrição animal, empresa integrante do grupo Nutreco, comentam o cenário atual e estratégias especificas para o período das águas

fins no segmento. O pecuarista brasileiro está vivendo um momento difícil, mas con-fiamos no setor e no seu empreendedoris-mo. Ainda há um atraso muito grande quan-do avaliamos o uso de tecnologia aplicada à pecuária, não somente considerando o que está em pesquisa, mas também com rela-ção aos resultados que conseguiríamos ob-ter com uso da tecnologia já disponível no mercado para os pecuaristas.

Mas esse cenário vem se alterando de maneira acelerada. Além do desenvolvi-mento de novas técnicas, estratégias e novos produtos por parte de instituições e empresas, também notamos uma mudança de cultura nos pecuaristas, rumando para a profissionalização, mas, para investir com menor risco, é necessário controlar os indi-cadores de desempenho animal e os cus-tos de produção.

Na área da nutrição, podemos citar a se-leção de forrageiras, o melhor manejo dos pastos e, principalmente, a suplementação dos animais e utilização de resíduos agroin-

dustriais de origem vegetal como formas de mitigar as emissões de gases de efeito estu-fa e melhorar a eficiência do sistema.

A Bellman sempre se posicionou na van-guarda do desenvolvimento de produtos e estratégias nutricionais inovadoras para ru-minantes. O investimento em pesquisa, na qualidade e segurança dos produtos e no atendimento técnico que agrega valor se mistura com a história da empresa.

Nossa estratégia para os próximos anos será agregar toda a experiência e avidez pela excelência da Nutreco, mantendo sem-pre o foco nas necessidades dos pecuaris-tas. Em 2012 lançamos o BellPeso VMáx, um suplemento proteico-energético para melhor acabamento a pasto e, este ano, ali-nhados com as variações pluviométricas e para proporcionar facilidade de manejo aos nossos clientes, lançamos dois suplementos proteinados, o Lambisk VS, para a fase de transição da época chuvosa para a seca, e o Lambisk SA, para a fase de transição da época seca para a chuvosa.

CFM Informa - Dentro desta linha de preocupação com o resultado dos clientes, qual a recomendação ao pecuarista que inicia sua estação de monta? Existe uma linha de produtos mais indicados voltados para a reprodução?

César - Inicialmente, recomendamos di-recionar os animais que entrarão em repro-dução para as pastagens com adequada disponibilidade de forragem. A estratégia de suplementação nutricional para as matrizes, que entrarão no período de estação de mon-ta, pode ser feita por meio de uma avaliação visual - escore de condição corporal (ECC). A suplementação com minerais proteicos ou com proteicos-energéticos para as fêmeas que apresentarem ECC abaixo de 4 (escala de 1 a 9), por aproximadamente 40 dias após o parto, pode ser uma ferramenta eficiente para recuperar e preparar os animais para uma nova concepção.

Durante a estação reprodutiva, além de cálcio e fósforo, deve-se atentar aos ou-tros minerais que exercem influência direta

CFM INFORMA - O pecuarista está aumen-tando o uso de tecnologias para a produção? E como a Bellman se posiciona neste merca-do, existe uma linha mestre de atuação?

Enzo - Não temos dúvida que o Brasil tenha potencial para alimentar o mundo neste século, mas, para isso, são necessá-rios investimentos importantes e políticas que beneficiem o produtor e o agronegócio como um todo.

Acredito que haverá crescimento do se-tor, mesmo com toda dificuldade de logística ‘porteira para fora’ e alto ônus fiscal como o antigo pleito de desoneração do PIS e Co-

Enzo Guarnierie e César Gramiha

CONTINUA

0800-127111Nós preferimos

sobre a reprodução. A suplementação com gordura protegida da degradação ruminal, composta de ácidos graxos polinsaturados, fornecida ao longo da estação de monta, tem promovido bons resultados. Esse aditivo no suplemento mineral reduz a mortalidade embrionária, antecipa e aumenta a prenhes, promove economia de sêmen e aumento do peso de desmama. Esse produto é o Bell-Mais Fertilidade e temos bons resultados em sistemas com estação de monta natural, em inseminação artificial, em transferência de embriões e também em inseminação artificial em tempo fixo (IATF).

CFM Informa - Além da estratégia nutricio-nal, qual a dica técnica de manejo para os criadores melhorarem seus resultados neste momento crucial da estação de monta?

Enzo - Dependendo da região e da inten-sidade pluviométrica nesta época do ano, as pastagens estarão em diferentes fases de re-cuperação. Outra dica de manejo que pode ser utilizada, conforme o nível organizacio-nal e operacional da propriedade é formar e manejar separadamente lotes de novilhas, de vacas primíparas e de vacas multíparas. Assim é possível direcionar as diferentes es-tratégias nutricionais não só pela apartação por meio de uma avaliação visual, mas tam-bém pelo tipo de categoria animal. Ou seja, desde que nutridos adequadamente durante o período de seca que antecede a estação de monta, os lotes de novilhas e de multípa-ras poderão entrar nessa fase em boas con-dições corporais sendo direcionados apenas para pastagens de disponibilidade de forra-

gem intermediária, além de um bom suple-mento mineral. Para o lote de vacas primípa-ras deve ser dada uma maior atenção, visto que pode ser ele o responsável pelo menor índice reprodutivo do sistema. Trata-se de animais ainda em crescimento, que sentem com maior intensidade as consequências do primeiro parto e estão amamentando. Neste caso, o direcionamento para um ‘pastejo de ponta’ e fornecimento de minerais proteicos na quantidade de 1g/kg de peso ou mesmo de proteicos energéticos na quantidade de 3g/kg de peso nesse início de estação, po-dem ser decisivos para uma nova concepção dentro do período estabelecido.

CFM Informa - E para o pecuarista que faz somente a cria e recria. Qual a recomen-dação para que ele possa obter mais lucro neste período de maior disponibilidade de pastos no período chuvoso?

César - Nossa recomendação se baseia em planejamento. Quando se faz um bom planejamento anual os frutos poderão ser colhidos também nos anos seguintes, e na pecuária não é diferente. Por exemplo, fa-zer um planejamento alimentar em siste-mas de pastagens dependerá da estratégia de manejo adotada durante todo o período chuvoso. Para ter disponibilidade de forra-gem adequada para as matrizes e para os bezerros desmamados durante a época seca do ano, será necessário manejar e reservar forragem no final do período das águas, co-nhecida como técnica de diferimento. Para se desmamar bezerros mais pesados, além da genética, é necessário adotar estratégias

que possibilitem concentrar e antecipar ao máximo a prenhez das matrizes no início da estação de monta. Com isso, no ano seguin-te as parições começarão mais cedo, prova-velmente numa época ainda de pouca chuva e de baixa qualidade de forragem. Porém, nesse período os bezerros dependerão ex-clusivamente do leite e, quando começarem a consumir forragens, as pastagens já esta-rão totalmente recuperadas devido ao perío-do chuvoso. Sendo assim, até que se inicie a fase de desmame, esses bezerros poderão desfrutar por mais tempo das melhores con-dições nutricionais possíveis.

CFM Informa - Qual a importância dos de-mais pilares de produção, como a genética, por exemplo, para que os animais obtenham o resultado esperado dentro da porteira? Cite exemplo de bons resultados aliando nutrição Bellman e uma genética de melhor qualidade que geraram mais retorno ao pecuarista.

Enzo - Sabemos que o sucesso na pecu-ária depende de uma sintonia entre os pila-res zootécnicos (genética, nutrição, manejo e sanidade). O melhoramento genético visa, principalmente, a obtenção de animais mais produtivos e eficientes e é comprovado que rebanhos oriundos de programas de melho-ramento apresentam desempenho médio melhor para as características selecionadas. Esse seria o efeito direto da seleção genéti-ca no desempenho animal. Mas é importante mencionar o papel fundamental da eficiência animal na adoção de uma nova tecnologia em nutrição. A adoção de novas tecnologias envolve, de modo geral, investimentos. Ani-

mais mais eficientes tem um efeito mitigador no risco de se adotar uma nova tecnologia, já que há uma assertividade muito maior na ob-tenção dos resultados que esperamos com o uso dos nossos produtos, podendo até, se obter, com animais de genética superior, de-sempenhos superiores à média esperada.

A Bellman, além de apoiar projetos de melhoramento genético, recomenda a seus clientes o uso de animais melhorados. Como estamos em época de estação de mon-ta, vale citar alguns projetos pecuários que acompanhamos na região sudeste de Mato Grosso do Sul, onde estão aliando genética de melhor qualidade com o BellMais Fertili-dade, produto tecnológico direcionado para reprodução citado anteriormente. Cada pro-jeto tem sua peculiaridade, uso de IATF, de sêmen de touros melhoradores e uso de tou-ros selecionados montando a campo, inclu-sive, touros oriundos do projeto de melhora-mento da CFM.

Os resultados que vêm sendo obtidos são animadores, com aumentos significativos no percentual de concepções e peso de des-mama dos bezerros, as fêmeas mais férteis, suplementadas com BellMais Fertilidade conseguem maior concepção no início da estação de monta, promovendo a concentra-ção dos partos numa época mais favorável para o desenvolvimento dos bezerros.

Em nutrição, seja nas fases cria, recria ou engorda, a chance de se atingir a exce-lência aumenta significativamente quando nos deparamos com uma genética superior, baseada em resultados científicos, compro-vados e certificados.

0800-127111Nós preferimos

Parceiros preferenciais que incrementam a qualidade genética do plantel

PALAVRA DO CLIENTE

A Fazenda Periquitos, em Três Lagoas (MS), é uma importante referência na re-gião Centro-Oeste no fornecimento de Nelore de qualidade, tanto de futuras ma-trizes como também de machos criados a pasto. E neste bem sucedido sistema de manejo em prática uma das alianças co-merciais preferenciais da propriedade é o uso de touros da CFM, que desde 1995, são utilizados na formação da base genéti-ca da fazenda e, inclusive se estende, para o repasse pós IATF (Inseminação Artificial por Tempo Fixo). A propriedade também é participante há quase cinco anos no Programa de Melho-ramento Genético Animal em Raças de Corte (PAINT). Neste programa que é con-duzido pela equipe técnica da CRV Lagoa, a Fazenda Periquitos participa com 1.000 fêmeas sob a avaliação genética com o propósito de melhorar a sua base de ma-trizes de forma que as novas gerações de filhos e filhas (progênies) sejam mais pre-coces e com grande habilidade materna. “Com isso, estamos conseguindo obter progênies muito mais padronizadas e com DEP´s favoráveis”, diz Cristiane Narimat-su, gerente de pecuária da fazenda.De acordo com Cristiane, este incremento de qualidade por meio do uso de genética

certificada CEIP e com avaliação genética do plantel, e conciliado com o uso de ban-co genético de empresas parceiras, como a CFM, vem contribuindo decididamente para a evolução do plantel da Periquitos, agregando muito mais qualidade das ma-trizes com melhor habilidade para desma-ma e para o sobreano. Nestes 18 anos de parceria, a CFM já for-neceu aproximadamente 200 tourinhos jo-vens de alta seleção genética, contribuin-do assim, a auxiliar no aperfeiçoamento da genética da Periquitos. Só no período de trabalho de Cristiane há nove anos, suce-dendo a gerência de Luis Henrique Morei-

ra, foram 54 animais CFM adquiridos.“O trabalho sério da CFM, aliado a qualida-de e variedade dos animais disponíveis por safra faz com que tenhamos a possibilidade de escolher touros com as DEP´s mais in-teressantes para a atividade que desenvol-vemos, ratificando a importância da escolha por animais com CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) e da manuten-ção desta parceria”, diz Cristiane.Ela observa também o bom suporte comer-cial e técnico fornecido pela CFM neste processo de aquisição de animais comer-ciais e certificados. “Temos a total confian-ça no produto que adquirimos. A atenção

e o atendimento desde o início até a efeti-vação da compra são excelentes. Equipe séria, capacitada e profissional”, destaca.Exemplos que estão entre as razões que a gerente recomenda o uso da genética CFM para outros pecuaristas que buscam por animais melhoradores e selecionados a pasto. “Da nossa parte consideramos uma empresa parceira pelo seu trabalho sério, competente e pela qualidade do plantel disponível. A CFM oferece facilida-de de acesso e formas de negociação bem atrativas, oferecendo desde a possibilida-de de compras, via leilões, até a compra permanente direto na fazenda”, completa.

Álvaro Fortunato (Personal Tec), Cristiane Narimatsu e Cìcero (Fazenda Periquitos) e Luis Adriano (CFM)

0800-127111Nós preferimos

CFM prepara novo lote de Nelore certificado com 180 touros de seleção a pasto no dia 11 de novembro pelo Canal do Boi

AGENDA

Amigo pecuarista anote na sua agenda! O próximo leilão virtual Nelore CFM será realizado no dia 11 de novembro (segunda-feira), com a oferta de 180 touros Nelore oriundos da safra de 2011 e, todos com a certificação CEIP – Certificado Especial de Identificação e Produção. Este leilão será transmitido ao vivo para todo o Brasil pelo Canal do Boi, a partir das 20h30. Anualmente a CFM disponibiliza cerca de 2.000 touros jovens para fornecimento ao mercado da pecuária de corte profissional. São animais selecionados e certificados num funil de pressão genética onde apenas os 30% melhores touros Nelore para o Índice de seleção, entre ganho de peso e rendimento de carcaça e precocidade sexual, foram selecionados para comercialização.A Agro-Pecuária CFM é a pioneira na pecuária brasileira a trabalhar com seleção de Nelore comercial com CEIP, uma certificação auditada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA).A CFM também é a empresa que possui atualmente o maior banco de dados em avaliação genética da raça Nelore com quase 500 mil dados de desmama coletados e auditados pelo MAPA e com touros entre os principais colocados em três sumários CEIP do mercado (Aliança, Qualitas e PAINT Consolidado).Em geral, o pecuarista tem seus afazeres e compromissos constantes na propriedade e,

por isso, nem sempre pode se deslocar até a fazenda da CFM ou o recinto de leilão, então como alternativa para agilizar e atender melhor aos clientes e suas aquisições, a CFM promove Leilões Virtuais, com transmissão via parabólica ou pela internet. “São reprodutores jovens com avaliação dentro do programa da CFM, animais precoces e com índices importantes para ganho de peso, carcaça e precocidade sexual. Além de ótima

Mais informações - Página do leilão http://agrocfm.com.br/leilao-virtual-cfm-novembro-2013/, ou ligue para o fone 0800 127 111, e-mail: [email protected] ou pelo site www.agrocfm.com.br. Siga a CFM no twitter @agrocfm.

conformação visual, mesmo que esta é apenas a embalagem, porque o que interessa mesmo é o que cada animal oferece em termos de qualidade genética, isto é o que importa ao produtor, poder transferir esta genética selecionada a pasto e de alta qualidade para as futuras bezerradas e bezerros da sua fazenda”, salienta Luis Adriano Teixeira, coordenador de pecuária da CFM.Neste Leilão Virtual de Touros Nelore CFM, permanece o pacote de vantagens comerciais ao

pecuarista com o frete rodoviário grátis para todo Brasil para cargas fechadas (16, no caminhão truque, e 24 a 26 animais, na carreta) ou para qualquer quantidade de touros para entrega em Aquidauana/MS (na Fazenda Lageado), Cuiabá/MT (na Fazenda MGM) ou Goianésia/GO. Os compradores também podem parcelar suas compras em até 14 parcelas (2+2+10). Para este leilão o cadastro já está disponível por intermédio da Central Leilões pelo fone (18) 3608-0999.

Leilão Virtual Nelore CFM