c:\fakepath\o teatro

11
O teatro: Antônio O teatro: Antônio José da Silva e José da Silva e Qorpo Santo Qorpo Santo Profa. Maria Eneida Matos Profa. Maria Eneida Matos da Rosa da Rosa

Upload: eneida-da-rosa

Post on 18-Jun-2015

684 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: C:\Fakepath\O Teatro

O teatro: Antônio O teatro: Antônio José da Silva e José da Silva e Qorpo SantoQorpo Santo

Profa. Maria Eneida Matos da Profa. Maria Eneida Matos da RosaRosa

Page 2: C:\Fakepath\O Teatro

Dados biográficosDados biográficos

• Antônio José da Silva, alcunhado “o Antônio José da Silva, alcunhado “o Judeu”, nasceu no Rio de Janeiro, em Judeu”, nasceu no Rio de Janeiro, em 1705, duma família judaica. Ao oito anos 1705, duma família judaica. Ao oito anos segue para Lisboa com sua mãe, segue para Lisboa com sua mãe, acusada de judaísmo.acusada de judaísmo.

• Deixou poucas peças: Deixou poucas peças: A vida do Grande A vida do Grande D. Quixote de La Mancha e do Gordo D. Quixote de La Mancha e do Gordo Sancho Pança, Esopaida, Encantos de Sancho Pança, Esopaida, Encantos de Medéia, Labirinto de Creta, Guerras do Medéia, Labirinto de Creta, Guerras do Alecrim e da Manjerona, Precipício de Alecrim e da Manjerona, Precipício de Faetonte.Faetonte.

Page 3: C:\Fakepath\O Teatro

• A simples enumeração dos títulos A simples enumeração dos títulos mostra que os temas de Antonio José mostra que os temas de Antonio José da Silva foram extraídos da da Silva foram extraídos da mitologia ou da tradição clássica, mitologia ou da tradição clássica, com exceção de com exceção de Dom Quixote Dom Quixote e do e do Alecrim e ManjeronaAlecrim e Manjerona..

Page 4: C:\Fakepath\O Teatro

• António José da SilvaAntónio José da Silva (Rio de Janeiro, 8 de maio de 1705 - (Rio de Janeiro, 8 de maio de 1705 - Lisboa, 18 de outubro de 1739). Escritor, poeta, dramaturgo Lisboa, 18 de outubro de 1739). Escritor, poeta, dramaturgo luso-brasileiro. É considerado o dramaturgo português mais luso-brasileiro. É considerado o dramaturgo português mais importante entre Gil Vicente e Almeida Garrett. Foi preso e importante entre Gil Vicente e Almeida Garrett. Foi preso e torturado várias vezes pela Inquisição. Foi garrotado antes de torturado várias vezes pela Inquisição. Foi garrotado antes de ser queimado num Auto-de-Fé em Lisboa em Outubro de 1739. ser queimado num Auto-de-Fé em Lisboa em Outubro de 1739. A história deste autor inspirou Bernardo Santareno, ele próprio A história deste autor inspirou Bernardo Santareno, ele próprio de origem judaica, a escrever a peça O Judeu. As suas sátiras e de origem judaica, a escrever a peça O Judeu. As suas sátiras e comédias ficaram conhecidas como a obra do "Judeu". A vida comédias ficaram conhecidas como a obra do "Judeu". A vida de António José da Silva foi encenada por Tom Job Azulay no de António José da Silva foi encenada por Tom Job Azulay no filme O Judeu, de 1995. filme O Judeu, de 1995.

Adverti que os Deuses não permitem, nem as leis ordenam, que Adverti que os Deuses não permitem, nem as leis ordenam, que sem culpa morra um inocente.(Anfitrião ou Júpiter e Alcmena) sem culpa morra um inocente.(Anfitrião ou Júpiter e Alcmena)

Morrer como valorosos, que maior afronta é cair nas mãos do Morrer como valorosos, que maior afronta é cair nas mãos do vencedor.(Os Encantos de Medeia)vencedor.(Os Encantos de Medeia)

Page 5: C:\Fakepath\O Teatro

Exodus, Marc Chagall Exodus, Marc Chagall (1887-1985)(1887-1985)

Page 6: C:\Fakepath\O Teatro

• Antônio José deu às suas peças o Antônio José deu às suas peças o nome de óperas, pois eram nome de óperas, pois eram acompanhadas de música e de acompanhadas de música e de canto;canto;

• Caracterizavam-se ainda por utilizar Caracterizavam-se ainda por utilizar títeres, bonifrates ou “marionetes”, títeres, bonifrates ou “marionetes”, com o intuito de divertir por meio da com o intuito de divertir por meio da comicidade;comicidade;

Page 7: C:\Fakepath\O Teatro

Qorpo SantoQorpo Santo• José Joaquim Leão, natural José Joaquim Leão, natural

da vila do Triunfo, interior da vila do Triunfo, interior do do Rio Grande do SulRio Grande do Sul, vai , vai para Porto Alegre em para Porto Alegre em 18401840, já órfão de pai, para , já órfão de pai, para estudar estudar gramáticagramática e e conseguir emprego na conseguir emprego na capital, habilitando-se ao capital, habilitando-se ao exercício do exercício do magistériomagistério público, que passou a público, que passou a exercer a partir de exercer a partir de 18511851..

Page 8: C:\Fakepath\O Teatro

• Casa-se em Casa-se em 18551855 e, em 1857, muda- e, em 1857, muda-se com a família para Alegrete, se com a família para Alegrete, cidade na qual funda um colégio, cidade na qual funda um colégio, adquirindo respeitabilidade como adquirindo respeitabilidade como figura pública, escrevendo para figura pública, escrevendo para jornais locais e ocupando ainda jornais locais e ocupando ainda cargos públicos de delegado de cargos públicos de delegado de polícia e vereador.polícia e vereador.

Page 9: C:\Fakepath\O Teatro

Qorpo SantoQorpo Santo• Em Em 18611861, de volta a Porto Alegre, segue a carreira de , de volta a Porto Alegre, segue a carreira de

professorprofessor e começa a escrever sua e começa a escrever sua Ensiqlopédia ou seis Ensiqlopédia ou seis mezes de huma enfermidademezes de huma enfermidade. Parecem manifestar-se, neste . Parecem manifestar-se, neste momento, os primeiros sinais de seus transtornos psíquicos, momento, os primeiros sinais de seus transtornos psíquicos, rotulados então sob o diagnóstico de “monomania”, sendo rotulados então sob o diagnóstico de “monomania”, sendo afastado do ensino e interditado judicialmente a pedido da afastado do ensino e interditado judicialmente a pedido da própria família.própria família.

• QS não aceita pacificamente este seu enquadramento QS não aceita pacificamente este seu enquadramento psiquiátrico, recorrendo ao psiquiátrico, recorrendo ao Rio de JaneiroRio de Janeiro, sendo examinado , sendo examinado então por médicos daquela capital, que diferem do então por médicos daquela capital, que diferem do diagnóstico inicial e não endossam sua diagnóstico inicial e não endossam sua interdição judicialinterdição judicial..

• Todavia, o estigma estava posto, e o autor se vê cada vez Todavia, o estigma estava posto, e o autor se vê cada vez mais isolado. Este isolamento social parece incitá-lo a mais isolado. Este isolamento social parece incitá-lo a escrever febrilmente, e o leva ademais a constituir sua escrever febrilmente, e o leva ademais a constituir sua própria própria gráficagráfica, na qual viabiliza e edita sua produção textual., na qual viabiliza e edita sua produção textual.

Page 10: C:\Fakepath\O Teatro

• Foram necessários quase cem anos, a Foram necessários quase cem anos, a partir da publicação original dos textos partir da publicação original dos textos de autor gaúcho do de autor gaúcho do século XIXséculo XIX, José , José Joaquim de Campos Leão, nome ao qual Joaquim de Campos Leão, nome ao qual o próprio autor acrescentou a alcunha o próprio autor acrescentou a alcunha de Qorpo-Santo (QS), para que sua obra de Qorpo-Santo (QS), para que sua obra conquistasse reconhecimento devido conquistasse reconhecimento devido aos esforços de muitos intelectuais que aos esforços de muitos intelectuais que assim o quiseram e para tal assim o quiseram e para tal trabalharam, na trabalharam, na década de 1960década de 1960..

Page 11: C:\Fakepath\O Teatro

• Hoje, QS é visto como um indivíduo Hoje, QS é visto como um indivíduo criativo e fora de seu tempo, não se criativo e fora de seu tempo, não se propõe mais sua suposta intenção como propõe mais sua suposta intenção como inovador da estética, mas como um inovador da estética, mas como um artista envolvido e dedicado artista envolvido e dedicado intimamente à sua obra, tanto que, por intimamente à sua obra, tanto que, por vezes, sua mente invade os vezes, sua mente invade os personagens liberando seu discurso personagens liberando seu discurso como uma colagem desconexa da lógica como uma colagem desconexa da lógica da personagem.da personagem.