cf artigos 37 até 41 exercícios

12
ARTIGO 37 - EXERCÍCIOS Assinale as alternativas corretas: 1 - com base no artigo 37 da constituição podemos afirmar que: a ( ) A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e interesse político; b ( ) A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência; c ( ) A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade e confiança política. 2 - com base no artigo 37 da constituição podemos dizer que: a ( ) é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical; b ( ) o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos por cada um dos órgãos da administração, conforme seu papel social; c ( ) o prazo de validade do concurso público será de dois anos, prorrogável uma vez, por igual período 3 - com base no artigo 37 da constituição é correto afirmar que: a ( ) é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários.

Upload: alex-sandro

Post on 08-Feb-2016

24 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CF Artigos 37 Até 41 Exercícios

ARTIGO 37 - EXERCÍCIOS

Assinale as alternativas corretas:

1 - com base no artigo 37 da constituição podemos afirmar que:

a ( ) A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e interesse político;

b ( ) A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência;

c ( ) A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade e confiança política.

2 - com base no artigo 37 da constituição podemos dizer que:

a ( ) é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;

b ( ) o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos por cada um dos órgãos da administração, conforme seu papel social;

c ( ) o prazo de validade do concurso público será de dois anos, prorrogável uma vez, por igual período

3 - com base no artigo 37 da constituição é correto afirmar que:

a ( ) é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários.

b ( ) é permitida a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários;

c ( ) é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver permissão expressa de superior hierárquico.

GABARITO:

1-B     2-A     3-A

Page 2: CF Artigos 37 Até 41 Exercícios

1 - Servidor titular de cargo efetivo na Administração direta estadual paulista, estável, pretende candidatar-se a Vereador do Município em que reside e está lotado. Considerando a disciplina da matéria na Constituição da República e na Constituição do Estado de São Paulo, o servidor em questão, se eleito:

A) perderá o cargo, desde que mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa ou em virtude de sentença judicial transitada em julgado.

B) será necessariamente afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar por sua remuneração.

C) perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, a menos que não haja compatibilidade de horários, caso em que perderá o cargo efetivo na Administração direta.

D) poderá manter o cargo, sendo inamovível, durante o exercício do mandato, cujo tempo será ainda computado para fins de aposentadoria especial.

E) terá assegurado o direito de afastar-se do cargo efetivo, durante o tempo de exercício do mandato, percebendo vencimentos e vantagens, além de o tempo de serviço ser contado para todos os efeitos legais, inclusive para promoção por merecimento.

2 - Os servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios serão aposentados voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e de cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, observadas as seguintes condições, conforme estabelecido na Constituição Federal:

A) setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.B) sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuição, se homem.C) sessenta e cinco anos de idade, se homem, com proventos proporcionais ao

tempo de serviço.D) sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuição, se mulher.E) sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de

serviço.

3 - São princípios constitucionais expressos voltados à administração pública direta e indireta:

A) celeridade e transparência.B) isonomia e pessoalidade.C) legalidade e imparcialidade.D) moralidade e proporcionalidade.E) legalidade e eficiência.

4 - Sobre os cargos e funções públicas, é possível afirmar que a Constituição Federal:

A) impõe à administração pública indireta as mesmas regras proibitivas sobre a acumulação remunerada de cargos públicos voltadas à administração pública direta.

B) veda a definição de critérios de admissão de pessoas portadoras de deficiência a cargos e empregos públicos.

C) condiciona a nomeação em cargos em comissão à aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos.

Page 3: CF Artigos 37 Até 41 Exercícios

D) restringe o exercício das funções de confiança exclusivamente aos servidores ocupantes de cargo efetivo com atribuições de natureza gerencial, orçamentária e financeira.

E) permite a acumulação remunerada de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, ainda que a profissão não esteja regulamentada.

5 - Os servidores titulares de cargos efetivos dos Estados, que hoje ingressam no serviço, sujeitam-se a regras constitucionais que disciplinam sua aposentadoria. Considere, a respeito, os itens abaixo sobre hipóteses de aposentadoria e respectivo critério de cálculo de proventos:

I – por invalidez permanente, com proventos integrais.II - compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de serviço.III - voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, observadas as seguintes condições: a) sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuição, se homem, e cinquenta e cinco anos de idade e trinta de contribuição, se mulher; b) sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.

Está harmônico com as regras gerais constantes da Constituição o que consta APENAS em:A)II.B)II e III.C)I e II.D)III.E)I.

6 - Clara é servidora pública da Administração direta, tendo sido investida no mandato de Vereadora. Havendo compatibilidade de horários, Clara perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo. No entanto, NÃO havendo compatibilidade de horários, Clara:

A) será afastada do cargo que detém na Administração direta, ficando obrigatoriamente com a remuneração do cargo eletivo.

B) será afastada do cargo que detém na Administração direta, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

C) será exonerada do cargo que detém na Administração direta.D) não poderá exercer o mandato eletivo.E) será afastada do cargo que detém na Administração direta, ficando

obrigatoriamente com a remuneração deste cargo.

7 - Joaquim, servidor público federal, é médico, ocupa cargo privativo de profissional de saúde, com profissão regulamentada, tendo ingressado no serviço público por concurso há dez anos. Joaquim pretende prestar novo concurso público com o objetivo de cumular, de forma remunerada, dois cargos públicos. A Constituição Federal admite, em situações excepcionais, a acumulação remunerada de cargos públicos, desde que haja compatibilidade de horários. No caso narrado, Joaquim somente poderá cumular se o segundo cargo público for:

Page 4: CF Artigos 37 Até 41 Exercícios

A) ArtísticoB) ProfessorC) TécnicoD) CinetíficoE) Privativo de profissional de saúde, com profissão regulamentada.

8 - Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável:A) será exonerado ad nutum, sem direito a remuneração.B) será obrigatoriamente exonerado, sendo-lhe garantido os direitos inerentes ao

cargo.C) será obrigatoriamente demitido, sendo-lhe garantido os direitos inerentes ao

cargo.D) ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de

serviço, sendo vedado seu aproveitamento em outro cargo público.E) ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de

serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo público.

9 - Nos termos da Constituição Federal, em qualquer caso que exija o afastamento do servidor público para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço:

A) será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento.

B) será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por antiguidade.

C) será contado para todos os efeitos legais, sem qualquer exceção.D) não será computado para qualquer efeito legal.E) será contado tão somente para a promoção por merecimento.

10 - João é servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão no Tribunal Regional do Trabalho da 9a Região. João pretende aposentar-se do serviço público. Neste caso, aplicar-se-á o regime:

A) geral de previdência social.B) especial de previdência social, ou seja, próprio dos servidores titulares de

cargos efetivos.C) híbrido de previdência social, isto é, composto por regras do regime geral e

do regime especial (próprio dos servidores titulares de cargo efetivo).D) exatamente igual ao aplicável aos servidores titulares de cargos efetivos das

autarquias federais.E) híbrido de previdência social, isto é, composto por regras do regime geral e

do regime aplicável aos empregados públicos.

11 - Suponha que em 2012 foi editada lei federal aumentando o valor da remuneração de servidores públicos vinculados ao Poder Executivo e criando gratificação de função para a mesma categoria. A lei ainda determinou que a gratificação não seria considerada para fins do limite máximo de remuneração estabelecido na Constituição Federal. Prescreveu também que a remuneração dos servidores seria corrigida monetariamente pelo mesmo índice e na mesma data em que fosse corrigida a remuneração dos servidores públicos vinculados ao Poder Judiciário. Considerando esse quadro, analise as afirmações abaixo.

Page 5: CF Artigos 37 Até 41 Exercícios

I. A lei somente produzirá validamente seus efeitos, quanto ao aumento do valor da remuneração dos servidores, após ser aprovada pelo Tribunal de Contas da União.

II. A lei não poderia ter instituído gratificação de função, uma vez que a Constituição determina que todos os servidores públicos serão remunerados, exclusivamente, por subsídios em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, ressalvadas as vantagens pessoais já adquiridas.

III. A lei é inconstitucional ao determinar que a gratificação não será considerada para fins do limite máximo de remuneração, uma vez que a Constituição não exclui da incidência do teto salarial os valores percebidos a título de vantagens pessoais.

IV. A lei é inconstitucional ao vincular a correção monetária da remuneração dos servidores do Poder Executivo à correção monetária da remuneração dos servidores vinculados ao Poder Judiciário.

Está correto o que se afirma APENAS em:

A) I e III.B) I e IV.C) II e III.D) II e IV.E) III e IV.

12 - Considere que determinado cidadão tenha sido convocado como mesário em um pleito eleitoral. Nessa situação hipotética, no exercício de suas atribuições, ele deve ser considerado agente político e, para fins penais, funcionário público.

Certo ou Errado?

13 - A proibição de práticas de nepotismo poderá ser relativizada, tendo em vista o interesse público, o costume local ou a premente necessidade da administração de justiça.

Certo ou Errado?

14-Cargo em comissão — também denominado cargo de livre nomeação, conforme a CF — está relacionado às atribuições de direção, chefia e assessoramento, sendo permitido, excepcionalmente, o seu provimento para outras atribuições.Certo ou Errado?

15 - Embora seja vedado na CF o acesso de estrangeiros a cargos e funções públicas, não constitui requisito para a investidura nesses cargos e funções a condição de brasileiro nato.Certo ou Errado?

Gabarito: 1-B / 2 –B / 3 – E / 4 – A / 5-D / 6-B / 7-E / 8-E / 9-A / 10-A / 11-E / 12-E / 13-E / 14-E / 15-E

Page 6: CF Artigos 37 Até 41 Exercícios

16 - Servidor titular de cargo efetivo na Administração direta estadual paulista, estável, pretende candidatar-se a Vereador do Município em que reside e está lotado. Considerando a disciplina da matéria na Constituição da República e na Constituição do Estado de São Paulo, o servidor em questão, se eleito:

A) perderá o cargo, desde que mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa ou em virtude de sentença judicial transitada em julgado.

B) será necessariamente afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar por sua remuneração.

C) perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, a menos que não haja compatibilidade de horários, caso em que perderá o cargo efetivo na Administração direta.

D) poderá manter o cargo, sendo inamovível, durante o exercício do mandato, cujo tempo será ainda computado para fins de aposentadoria especial. (V)

E) terá assegurado o direito de afastar-se do cargo efetivo, durante o tempo de exercício do mandato, percebendo vencimentos e vantagens, além de o tempo de serviço ser contado para todos os efeitos legais, inclusive para promoção por merecimento.

17. (CESPE/TJ-RJ/2008) Assinale a opção correspondente ao princípio constitucional segundo o qual o ato administrativo visa a proteção do interesse público ou de determinada coletividade. a) legalidade administrativa b) impessoalidade (V) c) publicidaded) eficiência e) moralidade administrativa

18 - Assinale a opção correspondente a princípio constitucional aplicável à administração pública, porém não previsto expressamente na CF, Capítulo VII, Seção I, art. 37, que trata das disposições gerais aplicáveis à administração pública. a) princípio da moralidade b) princípio da proporcionalidade Vc) princípio da eficiência d) princípio da impessoalidade Comentários: Os princípios tanto podem ser explícitos (o seu nome está taxativamente previsto em normas jurídicas) como implícitos (a sua aplicação está prevista em normas jurídicas). Os princípios que regem a Administração Pública são exemplos de princípios explícitos no sistema constitucional pátrio, previstos no art. 37 da Constituição Federal de 1988, nos seguintes termos:

CF/88, ART. 37: “A administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:”

Page 7: CF Artigos 37 Até 41 Exercícios

Assim, os princípios básicos da administração pública estão consubstanciados em cinco regras de observância permanente e obrigatória para o bom administrador (“LIMPE”): Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

Por fim, saibam que o princípio da proporcionalidade está expressamente previsto na Lei nº 9.784/99, mas não está explícito no texto da Constituição Federal. Não obstante, de acordo com o STF, esse princípio decorre do princípio do devido processo legal, expresso no art. 5º, LIV, da CF.

9. (CESPE – 2012 – Câmara dos Deputados – Analista Legislativo – Técnica Legislativa) Se a

prefeitura de determinado município, ao final de dois anos, prazo de validade

do concurso público por ela realizado para preenchimento de vagas no cargo de

professor, não tiver empossado todos os aprovados nesse certame, poderá

prorrogá-lo uma vez por dois anos.

CORRETA: A CF/88, art. 37, III, dispõe que a validade do concurso

público será de até dois anos, prorrogável uma única vez e por igual

período. Assim, no caso em comento, a referida prefeitura poderá

prorrogar a validade do certame uma vez e pelo mesmo prazo.

11. (CESPE – 2010 – TRE-BA – Analista Judiciário – Taquigrafia) Aos servidores titulares

de cargos efetivos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios,

incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de

caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente

público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas.

CORRETA: Para tais servidores é asseguro regime de previdência de

caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo

ente público, dos servidores ativos, inativos e pensionistas, conforme

art. 40, caput, CF/88.

12. (CESPE – 2013 – TRT – 10ª REGIÃO (DF e TO) – Analista Judiciário – Área Administrativa)

A CF autoriza a acumulação remunerada de dois cargos de técnico-

administrativo, desde que haja compatibilidade de horários e seja observado o

teto constitucional da remuneração do serviço público.

ERRADA: São permitidas, apenas, as acumulações remuneradas de

cargos públicos quando se tratar de: a) dois cargos de professor; b) a

de um cargo de professor co outro, técnico ou científico; c) a de dois

cargos ou empregos privativos de profissionais da saúde, com

profissões regulamentadas; conforme art. 37, XVI, da Carta Maior.

13. (CESPE – 2013 – CNJ – Analista Judiciário – Área Administrativa) Se um servidor

público ocupar, em horários compatíveis, dois cargos de professor, ao se

aposentar ele deverá optar pela remuneração de um dos cargos, embora haja

previsão constitucional acerca de acumulação remunerada de cargos públicos.

Page 8: CF Artigos 37 Até 41 Exercícios

ERRADA: O servidor que vier a ocupar, em horários compatíveis, dois

cargos de professor, ele não deverá escolher pela remuneração de um

deles, visto que é será assegurado ao mesmo a aposentadoria de

ambos os cargos, conforme art. 40, §6º, CF/88.

14. (CESPE – 2012 – ANATEL – Técnico Administrativo) De acordo com dispositivo

expresso da Constituição Federal, a administração pública deve agir de acordo

com o princípio da proporcionalidade.

ERRADA: Dentre os princípios expressos no caput do art. 37, CF/88,

não se inclui o princípio da proporcionalidade.

15. (CESPE – 2011 – TJ-ES – Analista Judiciário – Taquigrafia – Específicos) A remuneração

ou o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos do poder

judiciário do estado-membro não poderá exceder o subsídio mensal dos

desembargadores do respectivo tribunal de justiça, limitado a 90,25% do

subsídio mensal, em espécie, dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

CORRETA: O art. 37, XI, CF/88, estabelece o teto remuneratório do

funcionalismo público. Assim, a remuneração ou subsídio dos

ocupantes de cargos, funções e empregos públicos do Poder Judiciário

não poderá exceder o subsídio mensal dos Desembargadores do

respectivo Tribunal, limitando-se a 90,25% do subsídio mensal dos

Ministros do STF.

8. A Administração Pública obedecerá os princípios constitucionais da:A. Moralidade, legalidade, sigilo fiscal e bancário, impessoalidade; B. Moralidade, competência, publicidade, legalidade e honestidade; C. Legalidade, moralidade, eficiência e poder de polícia; D. Moralidade, eficiência, publicidade, impessoalidade e da legalidade.