cf 2015: igreja e sociedade - paróquia bom jesus dos...

16
CF 2015: IGREJA E SOCIEDADE Esse é o tema da Campanha da Fra- ternidade 2015, que será lançada oficial- mente no dia 18 de fevereiro. Confi- ra detalhes e saiba como obter o material completo da campanha na página 3. A PARÓQUIA EM 2015 Dia 1. de fevereiro, em missa especial na matriz, a comunidade Bom Jesus dos Migrantes deu início às atividades paroquiais - todos unidos pela fé e pela evangelização! Recorte a programação anual de missas especiais, encontros e muitos mais, e se agende durante 2015! Confira as páginas 8 e 9, e leia também a mensagem da página 14 para co- meçar as atividades paroquiais com toda a garra e animação! Se você ainda não se engajou em algum serviço na Paróquia, procure sua vocação e venha! As portas estão abertas! A DOR NA CRUZ É verdade que a dor de Cristo na cruz foi a maior que existiu? Leia sobre o tema no Cantinho Voca- cional, página 10. E apro- veite para nos contar sua experiência de fé e voca- ção. Alguns testemunhos serão partilhados nas edições do Jornal Migrante. A Serenata de Natal, coorde- nada pelo Mo- vimento Segue- me em dezem- bro, foi linda, e como sempre arrecadou mui- tos alimentos distribuídos aos irmãos mais necessitados. Padre Ângelo acompa- nhou o grupo durante todas as apresentações com muita empolgação. Confira como foi a serenata na página 15. Ano XVI Número 203 Fevereiro/2015 Informativo da Paróquia Bom Jesus dos Migrantes - Sobradinho-DF www.bomjesusdosmigrantes.com.br - E-mail [email protected] TRADICIONAL CHURRASCO O primeiro churrasco de 2015 da Paróquia Bom Jesus dos Mi - grantes será no dia 1. de março. Agende essa data! SERENATA PARA JESUS

Upload: hakhue

Post on 09-Nov-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CF 2015: IGREJA E SOCIEDADE - Paróquia Bom Jesus dos ...bomjesusdosmigrantes.com/wp-content/uploads/2015/02/MIG_203.pdf · a graça do Jovem de Nazaré permaneça sempre com vocês,

CF 2015: IGREJA E SOCIEDADE

Esse é o tema da Campanha da Fra-ternidade 2015, que será lançada oficial-mente no dia 18 de fevereiro. Confi-ra detalhes e saiba como obter o material completo da campanha na página 3.

A PARÓQUIA EM 2015Dia 1. de fevereiro, em missa especial na matriz, a comunidade Bom Jesus dos Migrantes deu início às atividades paroquiais - todos unidos pela fé e pela evangelização! Recorte a programação anual de missas especiais, encontros e muitos mais, e se agende durante 2015! Confira as páginas 8 e 9, e leia também a mensagem da página 14 para co-meçar as atividades paroquiais com toda a garra e animação! Se você ainda não se engajou em algum serviço na Paróquia, procure sua vocação e venha! As portas estão abertas!

A DOR NA CRUZÉ verdade que a dor de Cristo na cruz foi a maior que existiu? Leia sobre o tema no Cantinho Voca-cional, página 10. E apro-veite para nos contar sua experiência de fé e voca-ção. Alguns testemunhos serão partilhados nas edições do Jornal Migrante.

A Serenata de Natal, coorde-nada pelo Mo-vimento Segue-me em dezem-bro, foi linda, e como sempre arrecadou mui-tos alimentos distribuídos aos irmãos mais necessitados. Padre Ângelo acompa-nhou o grupo durante todas as apresentações com muita empolgação. Confira como foi a serenata na página 15.

Ano XVI Número 203 Fevereiro/2015

Informativo da Paróquia Bom Jesus dos Migrantes - Sobradinho-DF www.bomjesusdosmigrantes.com.br - E-mail [email protected]

TRADICIONAL CHURRASCO

O primeiro churrasco de 2015 da Paróquia Bom Jesus dos Mi-grantes será no dia 1. de março. Agende essa data!

SERENATA PARA JESUS

Page 2: CF 2015: IGREJA E SOCIEDADE - Paróquia Bom Jesus dos ...bomjesusdosmigrantes.com/wp-content/uploads/2015/02/MIG_203.pdf · a graça do Jovem de Nazaré permaneça sempre com vocês,

EXPEDIENTE: Informativo Mensal da Paróquia Bom Jesus dos Migrantes. Q. 04 Área Especial – Sobradinho/DF. Fone/Fax: 3591-4684. Email: [email protected] – Ano XVI Nº 203- fevereiro/2015. Pároco e Diretor Responsável: Padre Antonio Garcia Peres - Redação: Marcelo Ribeiro Alves e Tônia Pedrosa Alves (3591-6113), Elaine Rocha (8407-7117), Deusdete Macedo (8407-3839), Osires Júnior e Marli (8408-2706), Graciete Cavalcante (3591-4133), Severino Silva e Edenilda (3591-1840), Patrícia Rodrigues (9333-0939), Antônio Salles e Jucy (8498-1498), Webert Santana (8432-0733), Vânia Brandão (9202-1540), Aldoripes Ferreira, Carolina Ferreira, Telma Santana, Isabela Mota e Bruna Mota e Idália Brandão. Anúncios: Maria Aparecida Bezerra (3483-1042 / 9241-1964). Fotografias: João Adolfo-Janjão (3327-0510), Marcelo Ribeiro Alves (3591-6113) e Paulo Correia Lima. Ilustrador: Maicon Ronald. Colaboradores: Edilene, Raimundo, Edson e Valéria e Padre Cláudio Ambrozio. Projeto Gráfico e Diagramação: Deusdete Macedo (8407-3839) e Juliana Freitas (9187-2901). Jornalista responsável: Elaine Rocha – Registro Profissional 7309 DRT/DF. Tiragem: 3 mil exemplares e publicação no site www.bomjesusdosmigrantes.com.br. Distribuição Gratuita. Matérias para: [email protected]

Migrante - Fevereiro/2015 02

Os próximos batizados na Pa-róquia Bom Jesus dos Migrantes se-rão no dia 8 de fevereiro e 8 de março, sempre após a missa das 8h, na matriz pa-roquial (Quadra 04). As inscrições podem ser fei-tas até o dia 5 de cada mês.

Os Cursos de preparação de pais e padrinhos continuam na última sexta-feira de cada mês, a partir das 20h. Em fevereiro, será no dia 27, e em março, também dia 27. As inscrições devem ser feitas com antecedência (até dia 25), na Secretaria Paroquial (35914684).

Logo mais iremos começar outro tem-po quaresmal. Quantas quaresmas você já pas-sou e celebrou em sua vida? Em que você foi marcado por elas? A quaresma é um período especial em que a ação da graça de Deus age com mais vigor em nós. E a ação de Deus foca necessariamente a nossa conversão para que tenhamos mais co-erência nas atitudes religiosas individuais e comunitárias.

Sabemos que a con-versão é um ato que exige de nós um esforço radical e humildade para observarmos aten-tamente tudo aquilo que precisa ser corrigido e mudado. Contudo, o convite oferecido por Deus para que as pes-soas se convertam e se salvem encontrará a oposição de muita gen-te acomodada e indife-rente ou daqueles que receiam e resistem per-der alguma coisa com a mudança de rumo na própria vida, ou seja, de perder algum poder exercido por incontá-veis anos numa mesma função de comando pastoral ou de movi-

mento na Igreja. Em verdade, não somente as Igre-jas, suas pastorais e movimentos necessitam passar por revisões periódicas para que se mantenham no rumo certo da vocação que Jesus Cristo lhes indicou.

O mundo também anda cheio de coisas que precisam ser corrigidas: as famílias, as organizações sociais, as amizades, as comunicações, o ambiente de trabalho e a economia, o mundo político, a educa-ção e a saúde, o trânsito, o lazer e o meio ambiente, etc. Nessa inadiável remexida provocadora em favor do novo e da vida mais oxigenada a nível eclesial e social, sempre vai aparecer gente freando e tentan-do desestimular iniciativas renovadoras sugeridas, dizendo que ‘sempre foi assim’, coisa e tal. Outras pessoas, por medo de se envolverem, ficam naquela posição cômoda do “não tenho nada a opinar” ou do “deixa como está, pra ver como é que fica”. Porém, uma coisa é certa: Quem se dá ao trabalho de remar contra a maré tem oportunidade de realizar algo valioso, embora também sabem que nem sempre vai ser entendido e que muito provavelmente vai ser criticado. Somente os silenciosos ou indiferentes e quem nada faz de relevante são os que costumam passar despercebidos e não ser incomodados pelas críticas. Com Jesus a coisa não foi tão diferente.

Tendo por missão ser gente como a gente, sua vida se resumiu em revelar o amor misericordioso e paternal de Deus nele em favor da humanidade. Ele não veio a este nosso mundo para simplesmente conviver com os anjos do céu, mas veio em meio à nossa humanidade muito problemática e necessita-da de resgate. Ele veio para enfrentar - e sentir na própria pele - as mais diferentes violências e outras inumeráveis mazelas humanas e as forças do mal e da morte incorporadas à vida das pessoas.

Mas Jesus foi um grande e incomparável ven-cedor. Ele, nem por ser enviado ao mundo por Deus para ser o Messias Libertador, o Filho dileto de Deus, teve a vida facilitada e o caminho livre de desafios. Passou por angústias e dores terríveis. Com Ele sofreram muito as pessoas que o entendiam, o amavam e que confiavam nele, ou que depositavam nele uma grande esperança de vida plena e feliz. Com seu sofrimento comunicou a todos os que so-frem, que Deus sofre junto com eles e que o Senhor é solidário e por isso ninguém mais está sozinho com a sua dor e desolação.

Neste dia 1º de Fevereiro, na Celebração euca-rística das 20h, à luz da apresentação de Jesus no Templo (Lc 2,22-38) por parte de José e Maria, a Paróquia Bom Jesus dos Migrantes, com todos os seus paroquianos e paroquianas, reuniu-se para consagrar e oferecer ao Senhor da Vida este ano de 2015, pedindo a Ele que favoreça e abençoe os tra-balhos e o caminhar de todas as atividades pastorais, movimentos e organizações paroquiais.

EDITORIAL Recentemente a pa-róquia realizou sua As-sembleia de Avaliação do ano de 2014 e de Planejamento para este ano de 2015.

Com muita alegria, cremos firmemente que a proteção divina irá nos ajudar a superar obstáculos no caminhar deste ano. A exemplo de Maria Santíssima, que ouviu de Simeão anúncio ao mesmo tempo esperançoso e assustador (Lc 2,34), nós também olhamos para o ano de traba-lho evangelizador de 2015 como quem vê a Igreja que não é feita apenas de momentos de louvor a Deus, lu-gar de paz de espírito, de ricas celebrações e de calorosos testemu-nhos e de doações pelas pastorais, movimentos e organizações afins, etc. Queremos entender que ser Igreja de Jesus Cristo também envolve experiências de viver momentos de crise, de-cepções, de escolhas difíceis, de riscos, tra-balho pesado e intenso em circunstâncias nem sempre favoráveis. Te-mos a companhia dos exemplos maternais de Nossa Senhora. Enfim, ser Igreja significa colo-car-se em processos de purificação e de perma-nente conversão. É nes-ta Igreja que desejamos caminhar, na certeza de estarmos construin-do os sinais do Reino de Deus neste nosso acabrunhado mundo. Pe. Antonio Garcia Peres - CS

Pároco

BATIZADOS EM FEVEREIRO E MARÇO

A afirmação "Deus é misericórdia" significa que Deus tem um cora-ção pelos miseráveis. Ele não é um Deus, por assim dizer, sobre as nuvens, desinteressado no destino dos homens, mas, ao contrário, deixa-se comover e tocar pela miséria do homem. Ele é um Deus compassivo, um Deus "simpático" (no sentido original dessa palavra).

A opinião é do cardeal Walter Kasper, pre-sidente emérito do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Misericórdia, antídoto para o

mercado Artigo de Walter Kasper

A data, definida pela Coordenação do Chur-rasco, a cargo da Co-missão de Obras do Retiro Santo Antônio, segue orientação do Padre Garcia e o ca-lendário de atividades de 2015. Agende essa data e convite os amigos!

Somos parceiros de Deus em favor da família

Primeiro churrasco de 2015 será 1º de março!!!

Page 3: CF 2015: IGREJA E SOCIEDADE - Paróquia Bom Jesus dos ...bomjesusdosmigrantes.com/wp-content/uploads/2015/02/MIG_203.pdf · a graça do Jovem de Nazaré permaneça sempre com vocês,

Migrante - Fevereiro/2015 03

Aqui o melhor espaço para: Casamentos, Confraternizações e

Eventos em geral / Buffet por pessoa.

Quadra 06 CL 16 Sobradinho-DF 3591-6779

Funcionamos de 2ª a 6ª feira das 11h às 15h. Sábados, domingos e feriados das 11h às 16h.

A Campanha da Fraternidade 2015 será oficial-mente lançada no dia 18 de fevereiro, às 10h30, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. Para auxiliar na vivência e divulgação da Campanha nas dioceses, paróquias e comunidades, a Comissão Executiva da CF 2015 disponibiliza materiais para serem baixados, entre eles o cartaz, textos formativos, hino e partitura, oração e apresentações. Você pode acessar tudo no site da CNBB (www.cnbb.org.br)

Com o tema “Fraternidade: Igreja e Socieda-de” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a Campanha da Fraternidade (CF) 2015 buscará recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e cola-boração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

O texto-base utilizado para auxiliar nas ativi-dades da CF 2015 está disponível nas Edições CNBB. O documento reflete sobre a dimensão da vida em sociedade que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que “cuidam do bem-estar daqueles que convivem”.

IGREJA E SOCIEDADECAMPANHA DA

FRATERNIDADE 2015

Os jovens que participam do XI Encontro Na-cional da Pastoral da Juventude foram surpreendi-dos pelo recebimento da carta do Papa Francisco. A carta tem data de 21 de janeiro e está publicada no síte Aquidiocese de Manaus, 21-01-2015.

Eis a carta na íntegra.Mestre onde moras?Vinde e vede! (Cf. Jo 1,38-39)Estimada Aline e meu querido Alberto, que

a graça do Jovem de Nazaré permaneça sempre com vocês, e nessa saudação quero abraçar a todos os jovens e adultos que estão participando do XI Encontro Nacional da Pastoral da Juventude nas benditas terras amazônicas.

É com grande alegria que me dirijo a vocês por meio desta singela mensagem, obrigado por dei-xar-me participar deste grande e bendito encontro.

Gostaria de começar dizendo que fiquei muito feliz ao rezar e meditar a iluminação bíblica e o lema do encontro.

Essa pergunta habita no coração humano. A respeito de tudo e em todas as circunstâncias. Ates-ta-o a experiência pessoal, documenta-o a história, confirma-o o relato bíblico. O rosto da pergunta surge no alvor das origens com aquele célebre: “Adão, onde estás? Que fizeste do teu Irmão?”; no templo de Silo no diálogo do jovem Samuel com o sacerdote Helí, nas proximidades do rio Jordão com dois discípulos de João a Jesus de Nazaré: “Mestre, onde moras”? Jo 1, 35-42.

Também, hoje, a pergunta bate “à porta” da nossa consciência: Que queres da vida? Que sentido dás ao tempo? Como geres o instante no todo na tua história pessoal? Tens presente o teu futuro definitivo?

E o teu contributo para o bem de todos? Cada um de nós saberá continuar a lista sem dificuldade.

Toda a pergunta tem resposta. “Vinde e vede”, a resposta de Jesus fica como modelo e pedagogia para todos os peregrinos da verdade. Eles vão e ficam na sua companhia. Deixam-se “moldar” pelo modo de ser do Mestre. Mais tarde serão enviados em missão. E, como outrora, também agora, somos convidados a conviver com Ele, a partilhar a sua vida, a acolher o seu olhar penetrante, a deixar-nos atrair e a “agarrar” pela experiência gratificante que dá resposta aos anseios mais profundos do coração humano.

Os discípulos, na companhia do Mestre, apren-deram os modos de realizar a missão: curar doentes e alimentar famintos, partilhar e viver na alegria sincera, deixar-se conduzir pelo amor universal e generoso, que Deus nos tem, acolher os mais dé-beis e afastados das fontes da vida. E partem pelos “quatro cantos da Terra” a anunciar a vocação su-blime de todo o ser humano, a apreciar e a cuidar a dignidade do seu corpo (toda a sua pessoa), a construir relações na base da regra de ouro “tudo o que queres para ti, fá-lo aos outros”, a reconhecer

Papa Francisco envia carta à Pastoral da Juventude reunida no

XI Encontro Nacional da PJque só a civilização do amor manifesta, o melhor possível, a convivência sustentada em sociedade e redimensionada na cultura, a vocação de toda a humanidade.

Essa mesma vocação que nos convida a partilhar “A vida, o pão e a utopia”. De que serviria dizer que somos seguidores de Cristo se somos indife-rentes às dores dos nossos irmãos? “Mostra-me tua fé sem obras que pelas minhas obras te mostrarei a minha fé” lembra-nos o apostolo Thiago.

Meus queridos e minhas queridas jovens, tenho muita esperança em vocês que dão testemunho com as suas vidas desse Cristo libertador. Esse Cristo que “olhou ao jovem com misericórdia e o amou”, a Igreja também ama vocês e por isso os peço que não se deixem abater pelas coisas que possam che-gar a ouvir da juventude, em todo tempo histórico se falou pejorativamente dos jovens, mas também em todo tempo foi essa mesma juventude que dava testemunho de compromisso, fidelidade e alegria.

Nunca percam a esperança e a utopia, vocês são os profetas da esperança, são o presente da sociedade e da nossa amada Igreja e por sobre todo são os que podem construir uma nova Civilização do amor.

Joguem a vida por grandes ideais. Apos-tem em grandes ideais, em coisas grandes; não fomos escolhidos pelo Senhor para coisinhas pequenas, mas para coisas grandes! Que o bom Deus abençoe sempre seus passos e seus so-nhos e que a Nossa Senhora Aparecida os cubra sempre com o seu manto sagrado.

Com minha benção apostólica.+ FranciscoVaticano, 21 de Janeiro – Dia de Santa Inês –

de 2015.

Page 4: CF 2015: IGREJA E SOCIEDADE - Paróquia Bom Jesus dos ...bomjesusdosmigrantes.com/wp-content/uploads/2015/02/MIG_203.pdf · a graça do Jovem de Nazaré permaneça sempre com vocês,

Migrante - Fevereiro/2015 04

FevereiroANIVERSARIANTES DO MÊSDIZIMISTAS

Bom Jesus dos Migrantes1º BEATRIZ AMARAL FERREIRA SILVA1º CAROLINE ALMEIDA ANDRÉ DA SILVA1º DIEGO LUIS DE CARVALHO1º EDUARDO CORTEZ MARQUES DA S1º GILMAR JOSE DE ALMEIDA1º LUCAS LELA DOS SANTOS1º MARGARETH ENI MARIA DE OLIVEIRA1º MARIA BRIGIDA F CORREA1º MARIA DAS GRAÇAS C. P. SANTOS1º MAURICIO BARBOSA DE SOUZA1º OSMAR DA SILVA FELICIO1º RONDON PEREIRA RAMOS1º SERGIO INACIO ROSSONI02 AMANDA MENDES PINHEIRO02 FRANCISCO CARLOS DANTAS TELES02 GABRIEL LIGOSKY02 GERALDO RODRIGUES DE MACÊDO02 JÂNIO DE FREITAS02 LEA CORREIA GUIMARAES02 MARIA ARAÚJO RODRIGUES02 MARIA CAROLINA CUNHA BARROS02 MARIA DA LUZ O. PEREIRA02 MARIA DE LOURDES LIMA DE OLIVE02 MARIA DO CARMO M. DO NASCIMENTO02 MARIA ROSA DANTAS TELES02 MATEUS MARQUES DE DEUS02 PENELOPE ALENCAR RITTER02 TATIANE GONÇALVES DE S. CARRIJO02 ZILDA LIMA VILA VERDE03 ANTONIO JOSE BATISTA DOS SANTOS03 ELISABETE SILVA DE O. BATISTA03 ELIZA DE MELO03 ESMERALDINA GOMES RAMOS03 EVELYN MENEZES DE OLIVEIRA03 IRENILDA SOARES DE AGUIAR03 JOARDO ANTONIO DE DEUS PASSOS03 JORGE JOSÉ DA SILVA BARBOSA03 JOSE FERREIRA DE MEDEIROS03 JOSÉ MARIA DAS GRAÇAS COSTA03 LUPICIANO BENEDITO X. SILVA03 MARIA DE LOURDES R.DOS SANTOS03 MARIANA CAMARGO ROCHA03 MARIANA CAMARGO ROCHA03 ROBISON P. SILVA03 RONE LUIZ PORTO FERNANDES04 CYNTHIA COELHO CORTEZ04 ELIA SCHNEIDER04 JOSÉ FERNANDES DE MEDEIROS04 JOSELINA ALVES DOS SANTOS04 KELLY DE MATOS DUARTE04 LOURDES MARIA FERNANDES FONSECA04 MARIA DO AMPARO S. DE ALMEIDA04 RANIVAR ALVES DA SILVA04 RITA DE CASSIA SILVA ROBERTO05 ANGELA MARIA SANTANA SILVA05 IVETE COUTINHO DA SILVA05 JOSÉ DE ARIMATÉIA M. BONFIM05 MARIA ABADIA AMORIM DE LIMA05 MARIA EDITE PEREIRA DOS SANTOS05 MARIA ZAIRA LOUREIRO05 RODRIGO DOMINGOS DE MESQUITA05 SANDRO ROBERTO VIANA05 SEVERINO SOARES DE OLIVEIRA05 TEREZINHA LÚCIA LAUBE OLIVEIRA05 YANCA MENDES PEREIRA06 ANTÔNIO E LUCIA MENDONÇA VALE

06 DAYANE PIMENTA DA SILVA06 DURVALINO ANTONIO CARVALHO06 EVANDRO PINTO DIAS06 FRANCISCO NORMANDO F. DE MELO06 GABRIELA EINES06 IVANILDE DE SOUZA SILVA06 maria da cruz dias felicio06 MARIA DA CRUZ DIAS FELÍCIO06 MARIA FERNANDES VENTURA06 SEBASTIÃO ROSA DE SANTANA06 VANJA SUELY DE ALMEIDA SÁ07 ALDA PIMENTEL DE M. G. CHAVESS07 ALICE SILVA PEREIRA07 ANTONIA B. DINIZ07 ANTONIA BEZERRA DINIZ07 BALDOINO F. PESSOA07 BRUNO AMORIM CARVALHO07 CISALTINA PEREIRA DA SILVA07 DANIELE BATISTA DE MELO07 JOANA BATISTA DOS SANTOS07 JOSÉ REINALDO TAVARES07 MARIA DE LOURDES B DOS SANTOS07 NIZETH BARREIRA LUSTOSA07 SANDRA MARIA FELIPE C. CORTEZ07 THAISA DE SOUZA BRAGA07 THAWAN DA S. GUEDES08 ALESSANDRA RODRIGUES FIGUEIREDO08 ANA VIEIRA RIOS DA SILVA08 BERNARDA RODRIGUES BRAGA SILVA08 CÉLIDA CAIXETA DE MOURA08 CLAUDINEI GOMES DA SILVA08 CLAUDINEI SOARES DA SILVA08 ESTER NUNES DE MORAIS08 JOSE APARECIDO DOS S. (ZEZÃO)08 JOSÉ ORESTES DA COSTA MUNIZ08 JOSE PEREIRA SANTOS E MALU08 JOSÉ RICARDO JACOME DE LIMA08 MARCOS ANTONIO BORGES GONÇALVES08 MARIA APARECIDA DE O. MARQUES08 MARIA JOSE SANTOS DE SOUZA08 MARIA VANDERLY DA SILVA C. CRUZ08 MARISA CANIELLO08 NELCY DIAS FREITAS08 PATRICIA GONÇALVES DE SANTANA08 REGINA MARA NOVAES08 WILLIAN PEREIRA DE SALES09 ADALTO FIRME SOARES09 AGDA SBORZ09 ANA JULIA DA SILVA OLIVEIRA09 JORGE QUEIROZ09 JULIANO EIRADO09 LOURDESMAR DE F R MACHADO09 MARELISE BUTZEN09 MARILEIA COSTA MAURO09 VERONICA DE CARVALHO MELO10 ANDREA APARECIDA DA SILVA MELO10 CAROLINA ANDRESSA R. T. SILVA10 FRANCINEIDE MARIA DE S. SANTOS10 GUILHERME DE NORONHA OLIVEIR10 MARIA DO SOCORRO C. DE CARVALHO10 MARIA JOSE MONTEIRO10 MARIA MARGARETH A ALENCAR10 PETRôNIO GLÊNIO P. DE CARVALHO10 SANDRA FÁTIMA RIBEIRO S. SOUZA11 CLEIDE LAUREANO DUQUE FERNANDES11 CRISTINA MARIA DE MORAIS ARAGÃO11 KELEN CRISTINA RODRIGUES ROSA

11 LAURENT GABRIEL CA. FERREIRA11 MARIA DA NATIVIDADE LOPES11 MARIA DE LOURDES DA S BARROS11 NATALIA HELEN ARAUJO DE SOUSA11 SARA SILVA BARRETO DA CUNHA12 AILTON DA SILVA JÚNIOR12 ANA LOURDES DE AGUIAR COSTA12 ARNALDO FERREIRA BATISTA12 BÁRBARA MARINA DE OLIVEIRA12 GUSTAVO HENRIQUE DE SOUSA AS12 IZABELA FREITAS DE OLIVEIRA12 MARIA LUCIA PEREIRA DA ROCHA12 MARIA LUZINETE ALVES DA SILVA12 MARIA RICARDO DE ALMEIDA12 MILTON RIBEIRO SILVEIRA12 VALDOMIRO PEREIRA SILVA FILHO13 ANA MARIA SILVA DE ALMEIDA13 ANNE IARLY CASSIO NERY13 CAMILA ALVES13 DEUSDETE IZÍDIO BARBOSA13 DIEGO SIMÕES13 ELISÂNGELA GONÇALVES ALVARES13 GERCIDES OLIVEIRA NUNES13 GUIOMAR DO CARMO S. NOBREGA13 JORGE LUIZ PINTO DE OLIVEIRA13 JOSÉ DE RIBAMAR PEREIRA13 MARIA EDUARDA DE JESUS13 MARIA LÚCIA DA COSTA OLIVEIRA13 RAIMUNDO VIEIRA DE SA FILHO13 ZELIA DA SILVA PACHECO14 ARTHUR GURGEL FREIRE SANTOS14 DIVINA MARIA PIRES DA SILVA14 FRANCISCA ALVES DE SOUSA RUFINO14 GUILHERME O ALVES14 GUILHERME OLIVEIRA ALVES14 HILDA NUNES FONTES14 MARLY GOTTARDO RABELLO14 RENÊ DA SILVA PEREIRA15 ALEX DE SOUZA SILVA15 ANA LUCIA SOARES MACHADO15 ANTONIO JOSÉ BANDEIRA MENDES15 ANTÔNIO RODRIGUES TEIXEIRA15 HELDER GOMES RODRIGUES15 IVONE MENDES FERREIRA15 LUANNE COSTA DE CARVALHO15 LUCAS MENDES15 LUCAS SOUZA DE ARAÚJO15 LUCIANA FREITAS DIAS15 MARIA JOANICE FERREIRA15 MARIA MACIEL FIGUEIREDO15 MATHEUS NUNES OLIVEIRA ALVES15 RUI RAMOS DOS SANTOS15 YASMIN DOS SANTOS MONTEIRO16 ANGELINA MARIA R. MACHADO16 CLARICE FRANCISCA DAS NEVES16 CRISTIANE MARA RAMOS16 DIVINALIA BATISTA LIMA16 DORACY RIBEIRO DA SILVA16 FLORIADETE COELHO DUTRA16 GERARDO SABOIA FILHO16 LINCOLN FARIA DE MORAES FILHO16 MARIA RESENDE SANTIAGO CASELATO16 NILTON FLÁVIO D. ALMEIDA16 WENDER SILVA17 ANTONIA PAIVA F CARVALHO17 DANILO COSTA MACEDO17 JOÃO HENRIQUE DA SILVA NUNES17 JOAO PRADO CARVALHO17 JOAQUIM MOREIRA DA COSTA17 LUIZ DE SOUZA17 PAULINA MARIA A. AQUINO17 PAULO JOSÉ DE FREITAS17 RENATA DE LIMA TRANNIN17 ROMILDA GOMES DOS SANTOS17 ROSEMARY NUNES DE FARIA17 SARA DA SILVA FERNANDES17 TELMA ALVES FERREIRA18 ADALBERTO NEVES SOARES18 FABRÍCIO V. SANTOS18 JESUÍNA ROCHA DE ALENCAR18 KEID JOSÉ DE SOUZA18 MARILÚCIA BRITO REGO LOURENÇO18 SANDRA VALÉRIA DAMASCENO SILVA19 ALVARO DOS SANTOS FONSECA19 ANTONIO FRANCISCO PEREIRA19 ELISEU DE ARAÚJO PESSOA

19 IVALDO CESAR PEREIRA19 JANAINA BRAGA MONTEIRO19 NAYARA PAULA SOUZA19 SAMANTHA ARAÚJO HERRERO19 SHEILA NONATO MARTINS20 BEATRIZ BORGES CAVALCANTE20 LUIZ CARLOS BRUNO20 MARIA DUTRA CAVALCANTE20 MARIA JOSE PIO DE SANTANA20 MARIA SONIA MAIMONI20 PAULO GEOVANI ALVES SOUZA20 SCHEIDTT AYALA FERRAZ MACHAD20 VALENTINO CICERO GOMES21 DEOCLECIO ALVES DE SOUSA21 ELENIZIA DOS SANTOS21 JOAO PAULO SCHNEIDER21 JOEL GOMES OLIVEIRA JUNIOR21 KAUÃ VALE LEÃO21 MARIA LÚCIA MENDONÇA VALE21 ODETE M. F. MARCHESE21 RAIMUNDO NONATO RIBEIRO21 SÉRGIO JOSÉ DE SOUZA21 TEREZA CRISTINA GOMES21 THIAGO RIBEIRO SERRA21 VIVIANE KARLA DANTAS DOS SANTOS22 ANA BEATRIZ BRANDÃO GONÇALV22 ANDRESA DIAS DE AZEVEDO22 CAROLINE GADIOLI SILVA SANTOS22 GIBSON HENRIQUE B. DE OLIVEIRA22 ITA MARGARIDA BARBOSA COUTINHO22 LEONORA TAVARES DIAS DE ARAUJO22 MARIA SONIA PEDROZA22 MARIANA BERGER22 NÁDIA UCHÔA DE OLIVEIRA22 PAULO SERGIO DIONÍSIO DA SILVA22 RAIMUNDA QUIXABEIRA FORMIGA23 ANA PAULA BATISTA DE ALMEIDA23 ANTONIO JOSE B DOS SANTOS23 ELIANE DE SOUSA CAIXETA23 JOÃO PEDRO23 JOÃO PEDRO SANTOS MAIA23 JULIO CEZAR PEDROSA B. JÚNIOR23 LUMA GOMES COSTA23 MAGDA ELMA MEDEIROS DA SILVA23 MARCELO GOMES DA SILVA23 MARCELO VIRGINIO DA SILVA23 MARIA ANIZETE A. S. MEDEIROS23 PEDRO RAIMUNDO DOS SANTOS23 RAISSA MARTINS PINHEIRO23 WELLINGTON ANTôNIO DA SILVA24 CINTIA RABELO DE SOUZA24 DELZUITH FERNANDES DA SILVA24 LUCAS CARDOSO DE ANDRADE24 MARIA DA ABADIA F.DA C.DA SILVA24 MARIA MADALENA DA SILVA24 NATALIA OLIVEIRA VIEIRA24 NAYARA SUMONELLY F. DE MATOS24 NEURACI GOMES DE OLIVEIRA24 NIVIO MARTINS24 PEDRO L. DE SOUZA JUNIOR24 RUI RIBEIRO VOGADO24 SIDINEIA J. F. FONTANA25 ANTONIO MARCOS DE ARAUJO25 CLEIDE MÁRCIA MACHADO DE ASSIS25 GEANNE DA SILVA PEREIRA25 GUILHERME IZIDIO DA SILVA25 ISABEL CRISTINA DE S. MIRANDA25 JOSÉ VEIMÁ B SALDANHA25 LUCAS ARAÚJO FERNANDES25 LUIZ OLIVEIRA LOYOLA25 MARIA INÊS BERNARDI25 MAURICIO SOUZA SILVA25 RODRIGO DOS SANTOS FREITAS25 ROSILENE MARIA DE OLIVEIRA25 WEBERT GONÇALVES DE SANTANA26 AMANDA SAD RODRIGUES DA COSTA26 CHRISTIAN PIERRE GOMES MORAIS26 GILDA MATOS FIGUEIREDO DOS REIS26 JUDITE MARIA DE O. CHACUM SILVA26 MARINA PEREIRA BONFIM26 RENNEO ROGER PINHEIRO GOIANA26 ROSIANE AVELINO DA R. FERREIRA27 ALDILENE JACOME DE A. RODRIGUES27 ANA CLAUDINETE F. PINHEIRO27 CARLOS ALBERTO B. DOS SANTOS27 CLEBER BISPO DOS SANTOS

27 GILSONIO MARLO ALVES27 GUSTAVO ALESSANDRO V.DE ARAUJO27 ISA SANTOS27 JACIRA PEREIRA DA SILVA27 JOSÉLIA C. DOS S. ESPÍNDOLA27 LOURIVAL FERNANDES DE MELO27 LUCIDEA ALVES SARGES27 LYBIA DE SOUZA A. CARVALHO27 MATHEUS DA SILVA SOARES27 RAIMUNDO RODRIGUES DA COSTA28 ADMILSON DA NOBREGA SILVA28 AMANDA CRUZ FIGUEIREDO28 ANTONIO BEZERRA DE MENEZES28 DORACI MIRANDA DE CARVALHO28 EDIVANIA DO A. FERREIRA28 ELCISA GOMES28 FERNANDA CRUZ FIGUEIREDO28 GLAUBER LOPES DA NÓBREGA28 LEONEDES CAMELO LIMA28 MARIA FRANCINETE ARAÚJO SANTOS28 PAULO JOSÉ DE OLIVEIRA28 REGINALDO ALVES DE ASSIS28 STELITA TAVARES DOS SANTOS28 WILTON VICENTE FERREIRA

Cond. Império dos Nobres 02 ARLEY DOS SANTOS RODRIGUES12 ISAMÁRIA RIBEIRO M. ALBUQUERQUE

Capela N. Sra. Aparecida 05 RAIMUNDO NONATO N. DE OLIVEIRA07 ZILDETE PEREIRA LIMA09 GALDINO RODRIGUES DA SILVA11 MARIA ELIZABETE S. J. PEREIRA14 JOSE OTAVIO DE OLIVIEIRA18 MARIA DE FATIMA SOUSACond. R.K. - N. Sra Aparecida 04 RONALDO INÁCIO DA SILVA16 KELLY CRISTINE DE M.C.BOAVENTUR28 DERIVALTER G.DE OLIVEIRACapela São Carlos Borromeo

15 ERICA LOPES DOS REIS19 BARBARA OLIVEIRA LOPES22 MARIA GORETT DO NASCIMENTO TIMO22 RAIMUNDO ANTONIO DA SILVA28 EDIVANIA DO AMARAL FERREIRA

Capela São Vicente de Paulo1º MARIO NEY PEREIRA PORTO02 MARCO AURELIO S. DE OLIVEIRA03 NAYHARA QUINTINO MACIEL04 IRANI FELINTO VIEIRA04 MARIA DO AMPARO SILVA ALMEIDA04 SILENE MARTINS MENDES07 BALDOINO F. PESSOA07 CESALTINA PEREIRA DA SILVA08 ALESSANDRA RODRIGUES FIGUEIRE08 SANDRA DE CASSIA SILVA10 SEBASTIANA NICACIO DE OLIVEIRA12 JOÃO BOSCO PEDROZA15 HELDER GOMES RODRIGUES15 TANIA SANTOS DIAS15 VANIA SANTOS DIAS PLETSCH18 OSMIRA DA COSTA REIS19 ANA MARIA DOS SANTOS19 VINICIUS PARREIRA DE MATOS20 JESSICA RIBEIRO DOS SANTOS20 VALENTINO CICERO GOMES23 NAYARA NOBERTA DE ASSIS SILVA24 BEATRIZ PEREIRA DA SILVA25 JOSÉ AVANI DA SILVA25 PRICILA PEREIRA DA SILVA25 WALTER JOSÉ GOMES PAIVA26 GILDA MATOS FIGUEIREDO DOS REI27 JOSÉLIA CRISTINA DOS SANTOS ESP27 MATHEUS DA SILVA ARAUJO28 HELIAN HACASSIA ALVES DE JESUS29 OTACILIA DA SILVA BRASIL

Atenção :

MENSAGEM DA PASTORAL DO DÍZIMO

Jo 1,35-42Em sua infinita bondade, Deus nos convida a completar Sua obra, junto com Ele. Pelo dízimo colaboramos com nosso irmão, evan-gelizando-o e amparando-o.

1 - Caso exista nesta rela-ção o nome de algum DIZIMIS-TA FALECIDO, solicitamos que algum parente comunique à mesa do Dízimo ou na Se-cretaria Paroquial para ATUA-LIZARMOS O CADASTRO.

2 - Qualquer outra atuali-zação, favor procurar o plantão da Pastoral, onde você devolve seu Dízimo.

Page 5: CF 2015: IGREJA E SOCIEDADE - Paróquia Bom Jesus dos ...bomjesusdosmigrantes.com/wp-content/uploads/2015/02/MIG_203.pdf · a graça do Jovem de Nazaré permaneça sempre com vocês,

Migrante - Fevereiro/2015 05

“Pretendo agora, com alguns comentários, destacar os 15 pontos da Carta, que inicia di-zendo: “queremos fazer chegar à opinião pública um breve resumo do que aconteceu durante estes três dias históricos”.”, escreve Marcos Sassatelli, frade dominicano sobre a Declaração Final do Encontro Mundial dos Movimentos Populares convocada pelo papa Francisco. Sassatelli é doutor em Filosofia (USP) e em Teologia Moral (Assunção - SP) e professor aposentado de Filo-sofia da UFG.

Eis a carta.Declaração Final do Encontro Mun-

dial dos Movimentos Populares (1ª parte)A “Carta dos Excluídos aos Excluídos”

servirá de base para o trabalho dos Movimentos Populares em seus respectivos países. Ela está em plena sintonia com o Discurso de Francisco aos Movimentos Populares e é também uma fonte inspiradora para as Pastorais Sociais e Ambientais da Igreja, hoje.

1. O Encontro foi convocado pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz (PCJP), em colaboração com a Pontifícia Academia das Ciências Sociais (PACS), e diversos Movimentos Populares do mundo, sob a inspiração do Papa Francisco. “Uma delegação de mais de 100 dirigentes so-ciais de todos os continentes se reuniu em Roma para debater três eixos: terra, moradia, trabalho; os grandes problemas e desafios que enfrenta a família humana (especialmente exclusão, desi-gualdade, violência e crise ambiental) a partir da perspectiva dos pobres e suas organizações”. É um grande sinal dos tempos! É certamente um sinal visível da presença do Espírito Santo de Deus!

2. Os dias “se desenvolveram procurando praticar a Cultura do Encontro e integrando companheiros, companheiras, irmãos e irmãs, de distintos continentes, gerações, profissões, religi-ões, ideias e experiências. Além dos setores repre-sentativos dos três eixos principais do Encontro, participaram um número considerável de bispos e agentes pastorais, intelectuais e acadêmicos, que contribuíram significa-tivamente ao Encontro, sempre respeitando o protagonismo dos se-tores e Movimentos Populares. O Encontro não esteve isento de tensões que pudésse-mos assumir coletiva-mente como irmãos”. Que maravilha! Que fraternidade bonita! É, sem dúvida, o Reino de Deus acontecendo!

3. Antes de tudo, “sempre desde a pers-pectiva dos pobres e dos povos pobres (neste caso, os camponeses, trabalhadores sem di-reitos e habitantes de bairros populares), fo-

Carta dos Excluídos aos Excluídosram analisadas as causas estruturais da desigual-dade e da exclusão, desde suas raízes sistêmicas globais até suas expressões locais. Compartilha-ram os números horríveis da desigualdade e a con-centração da riqueza nas mãos de um punhado de milionários”. Os painelistas e palestrantes - cuja contribuição foi muito valiosa - “concordaram que se deve buscar na natureza desigual e predatória do sistema capitalista, que coloca o lucro acima do ser humano, a raiz dos males sociais e ambientais. O enorme poder das empresas transnacionais que pretendem devorar e privatizar tudo - mercado-rias, serviços, pensamento - são o primeiro violino desta sinfonia de destruição”. Que realismo! Que clareza! Que coragem de dizer a verdade!

4. Os participantes do Encontro afirmaram: “durante o trabalho nas oficinas concluiu-se que o acesso pleno, estável, seguro e integral à terra, à moradia e ao trabalho constituem direitos huma-nos inalienáveis, inerentes às pessoas e sua dig-nidade, que devem ser garantidos e respeitados. A moradia e o bairro como um espaço inviolável por Estados e corporações, a terra como um bem comum, que deve ser compartilhado entre todos os que nela trabalham, evitando sua acumulação, e o trabalho digno como eixo estruturador de um projeto de vida, foram algumas das reivindicações compartilhadas”.

5. No Encontro abordou-se também “o pro-blema da violência e da guerra, uma guerra total, ou como disse Francisco, uma terceira guerra mundial parcelada. Sem perder de vista o caráter global destes problemas, tratou-se com particular intensidade a situação do Oriente Médio, prin-cipalmente a agressão contra o povo palestino e curdo. A violência que desencadeiam as máfias do narcoterrorismo, o tráfico de armas e o tráfico de pessoas, também foram objeto de profundo debate. Os despejos forçados pela violência, o agronegócio, a mineração poluente e todas as formas de extrativismo, e a repressão sobre cam-poneses, povos originários e afrodescendentes, estiveram presentes em todos os debates. Também

o grave problema dos golpes de Estado como em Honduras e Paraguai e o intervencionismo de grandes potências sobre os países mais pobres”.

6. Outra questão abordada foi a ambiental. Ela “esteve presente num rico intercâmbio entre a perspectiva acadêmica e a popular. Pudemos conhecer os dados mais recentes sobre contami-nação e a mudança climática, as previsões sobre futuros desastres naturais, e as provas científicas de que o consumismo insaciável e a prática de um industrialismo irresponsável que promove o poder econômico explicam a catástrofe ecológica em cena. Devemos combater a cultura do des-carte e, ainda que suas causas sejam estruturais, também devemos promover uma mudança a partir de baixo, nos hábitos e condutas de nossos povos, priorizando os intercâmbios ao interior da economia popular e a recuperação do que este sistema renega”.

7. Novamente os participantes do Encontro, com palavras inquestionáveis, afirmam: “pu-demos concluir que a guerra e a violência, a exacerbação dos conflitos étnicos e a utilização da religião para a legitimação da violência, assim como o desmatamento, a mudança cli-mática e a perda da biodiversidade, têm seu principal motor a busca incessante do lucro e a pretensão criminosa de subordinar os povos mais pobres para saquear suas riquezas natu-rais e humanas. Consideramos que a ação e as palavras dos Movimentos Populares e a Igreja são imprescindíveis para frear este verdadeiro genocídio e terricídio”.Fonte: HU - NOTÍCIAS 23 de janeiro de 2015

Page 6: CF 2015: IGREJA E SOCIEDADE - Paróquia Bom Jesus dos ...bomjesusdosmigrantes.com/wp-content/uploads/2015/02/MIG_203.pdf · a graça do Jovem de Nazaré permaneça sempre com vocês,

Migrante - Fevereiro/2015 06

Basta folhear revista, jornais ou acessar sites na internet para se tomar conhecimento de muitas previsões sobre o clima no Brasil em 2015. Nun-ca tivemos aparente-mente uma unanimidade de vários estudiosos sobre a crise de chuvas neste ano que se iniciou.

Aqui em Brasília, por exemplo, houve com pouca precipitação at-mosférica, quando sem-pre tivemos quase um dilúvio no início dos janeiros anteriores. Ain-da bem que temos Deus para nos aliviar com algumas surpresas de chuvas que passam por cima da previsão, e esta é a principal esperança até de muitas autorida-des para não acontecer caos na produção de energia elétrica e forne-cimento de água, além de prejuízo à produção agropecuária, tão neces-sária para toda a nação.

Não sabemos como resolver a situação, além de economizar em todos os segmentos da socie-dade, na utilização da água e energia elétrica cabe tomar medidas que não resolvem de imedia-to, porém podem fazer a diferença na próxima década: recuperar as matas ciliares, reduzir o desmatamento a zero, criar o hábito de arbori-

zar o máximo das cida-des e reduzir de forma contínua todo o tipo de poluição que contribui para o efeito estufa.

Muitos habitantes não têm consciência ou acham que não podem realizar algo de concreto para amenizar a crise do tempo em 2015, porém medidas simples se so-madas acabam por ser relevantes para todo pla-neta. Imaginem se todos tivessem uma torneira pingando todo o dia, quanto representaria o custo na conta de água? Se somarmos com um milhão ou mais tornei-ras, daria para encher quase um rio. Por esta razão, a melhoria do tempo daqui para frente não dependerá somente da natureza, mas prin-cipalmente da consci-ência ambiental de toda a população, indistinta-mente de classe, poder, saber ou riquezas, pois não adianta ter dinheiro se não existir o produto para se comprar.

Somos cristãos, vive-mos pregando o amor, mas precisamos agir e fazer a diferença tratan-do e realizando ações concretas para prote-ger a natureza do nosso planeta. Faça sua parte, plante árvores para a vida!

Aldoripes Ferreira

O TEMPO EM 2015

Anuncie no Migrante 9241-1964

PERFILRicardo Nogueira Guerra Lemos e Glória de Lourdes Ferreira Abade são casados há dois anos e tem um filho (um anjo que está no céu). Ambos naturais de Brasília. Ele, contador; ela, professora. O primeiro serviço do casal na Paróquia foi no grupo jovem Imago Dei. O casal frequenta a Cape-la São Vicente. São Ministros da Sagrada Comunhão Eucarística e também participam das atividades da Pastoral do Matrimônio e do ECC – Encontro de Casais com Cristo. Ricardo e Glória são o perfil do mês de fevereiro.

QUANDO COMEÇARAM A FREQUENTAR A PARÓQUIA BOM JESUS DOS MIGRANTES: Ele: Frequento a Paróquia desde os 10 anos de idade quando fiz a 1ª Eucaristia. Ela: Frequento a Paróquia desde 2005.VIRTUDE: Ele: Prestativo. Ela: Paciente.DEFEITO: Ele: Perfeccionista. Ela: Ansiosa.ALEGRIA: Ele: Estar ao lado das pessoas que me fazem feliz. Ela: Estar em família e ajudar o próximo.MÚSICA: Ele: Sertaneja. Ela: Católica.FILME: Ele: Gosto muito de filmes de ação, aventura e poli-cial. Ela: Ação, aventura, comédia e histórias de fatos reais. DINHEIRO: Ele: Faz parte da vida do ser humano, mas se torna perigoso quando mal administrado. Ela: Algo que deve ser utilizado com sabedoria.O QUE REPRESENTA BRASÍLIA NA VIDA DE VOCÊS: Resposta do casal: Brasília nossa cidade querida e amada, para onde nossos pais vieram em sua construção e aqui constituíram família e construíram um lar. É o lugar para onde sempre queremos voltar, estar e ter nossos filhos.QUAL O SANTO (A) DA SUA DEVOÇÃO: Ambos: Nossa Senhora da Conceição Aparecida. O QUE MOTIVOU VOCÊS A SEREM MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO EUCARÍSTICA? Passado nosso tempo de experiência no Grupo Jovem Imago Dei, em que se deu nosso encontro pes-soal com Cristo, sentimos a necessidade de nos aprofundar nos ensinamentos da Igreja Católica e continuar servindo a Deus da maneira que Ele escolher. Observamos algumas atividades pastorais em nossa Paróquia e dentre elas uma que despertou

o nosso interesse foi a atividade do MESCE. Procuramos mais detalhes com amigos que eram Ministros e após isso fomos conversar com o Pároco, na época Pe. Cláudio Ambrózio, que nos orientou e nos conduziu para uma caminhada mais próxima a Jesus.COM O ENGAJAMENTO NA PARÓQUIA O QUE MUDOU NA VIDA VOCÊS? Fortalecimento da nossa fé e a percepção do poder que

a oração tem em nossas vidas.

A SUA COMUNIDADE É PARTICIPATIVA: Sim e muito.QUAL A OPINIÃO COM RELAÇÃO À PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS NA PARÓQUIA: Resposta do casal: É muito boa, mas ainda vemos muitos jovens indecisos quanto a parti-cipar efetivamente de atividades paroquiais.CITE ALGUMA ATIVIDADE QUE ESTÁ FALTANDO NA PARÓQUIA: Resposta do casal: Eventos evangelizadores com shows e pregações.O QUE VOCÊS TÊM FEITO NESSA CAMINHADA DE FÉ PARA MELHORAR A VIDA DO PRÓXIMO? Resposta do casal: Procuramos amar ao próximo, pois quando nos dis-pomos a amar, somos solidários, prestativos, compreensivos e nos colocamos no lugar do outro para tentar amenizar seu sofrimento e sua angústia, que também pode ser aliviada com a simples atitude de ouvi-lo.O QUE VOCÊS DESTACARIAM NESSES 39 ANOS DE EXISTÊNCIA DA PARÓQUIA: Resposta do casal: A busca constante em tentar fazer o melhor para a comunidade.O QUE ACHA DA ATUAÇÃO DOS NOSSOS PADRES: Resposta do casal: Diante da diversidade de carismas e dons da comunidade, procuram agir como servos de Deus.AGRADECIMENTO ESPECIAL: Resposta do casal: A Jesus, pois se estamos aqui é por seu amor e por sua infinita misericórdia. É Ele que nos conduz no barco da vida, segura em nossas mãos e nos chama de filhos em todas as situações pelas quais passamos. UMA MENSAGEM PARA OS IRMÃOS PAROQUIANOS: Resposta do casal: Perseverem na Fé, não percam as esperan-ças! Em um momento de provação tente pensar qual seria a ação tomada por Jesus se Ele estivesse em seu lugar. Cremos que com essas atitudes as dificuldades poderão ser superadas com maior tranquilidade.

Page 7: CF 2015: IGREJA E SOCIEDADE - Paróquia Bom Jesus dos ...bomjesusdosmigrantes.com/wp-content/uploads/2015/02/MIG_203.pdf · a graça do Jovem de Nazaré permaneça sempre com vocês,

Migrante - Fevereiro/2015 - 07

Muitos católicos veneram Maria Santíssima com o título de Nossa Senhora da Consolação. Esta devoção começou com a Ordem dos Agosti-nianos (1575) e veio ao Brasil em 1899. O obje-tivo de invocar Maria com este título é recordar aos cristãos que Jesus é a única consolação que salva o mundo, pois Ele é o Príncipe da paz Filho de Deus, nosso Salvador. Ele encarnou-se na humanidade para tirar o pecado do mundo e nos redimir com sua cruz. Jesus é a única consolação que o mundo precisa.

Neste sentido, invocamos a presença doce e terna de Maria para acompanhar nossa trajetória de fé. Somos filhos de Deus e também sofremos com as intempéries do mundo; sofremos aflições

e somos tentados constantemente e abandonar a fé diante de outras ofertas muito mais atraentes. A fé nos fortalece para encontrar uma saída quando as trevas parecem tomar conta da vida e ofuscar o projeto que Deus tem pra nós.

Ao recorrer a Maria como Mãe do consolo, depositamos em seu coração nossas aflições e angústias, nossas dores e esperanças. Pedimos forças à Mãe para continuar nossa caminhada rumo ao céu sem desanimar. Recorremos a ela, pois precisamos de seus braços acolhedores e seu colo materno como descanso e alento em meio às lutas.

O consolo dos aflitos está na confiança em Deus. Ninguém se salva por si mesmo e sim pela fé. À medida que avançamos em nossa espiritua-lidade vai se formando em nosso interior a certeza de que Deus sempre está conosco. Ser consolado por Deus é sem dúvida a resposta para nossos questionamentos.

A Virgem Maria, consolo dos aflitos, inter-pretou muito bem suas dores aos pés da cruz ao contemplar o Filho morto. Certamente, o coração de Maria compreendeu que a redenção passa pela aceitação dos conflitos. Sabemos que o sofrimento não é algo desejado por Deus, mas sendo uma realidade humana, Deus se compadece e nos sustenta. Assim como esteve com Maria conso-lando-a nos momentos difíceis, ele está sempre conosco, dando sinais de que a vida é preciosa e deve ser vivida com amor.

As palavras de Jesus no Evangelho - no mundo há tribulações, mas os cristãos são alegres e cheios de esperança, por isso Maria “é a amiga sempre solicitada para que não falte o vinho na nossa vida. É aquela que tem o coração trespassado pela es-pada, que compreende todas as penas. Como São João Diego, Maria oferece-lhes a carícia da sua consolação materna e diz-lhes: ‘Não se perturbe o teu coração.(...)Não estou aqui eu que sou tua Mãe?”’(EG 286).

Confiar e amar, eis o segredo para resgatar a autoestima cristã diante das aflições. Recorramos constantemente ao coração de Maria e deposite-mos nossa vida edificada segundo a vontade de Deus. Nada pode nos tirar a paz, se nosso coração repousa no Senhor.

Virgem dos aflitos, socorra-nos, amparai-nos, levai-nos a Jesus. Intercedei por nos-sas famílias, pela igreja perseguida, para que sejamos sinais de paz. Rogai por nós!

Pe. Venceslau Nieckasz.Fonte: Revista Ave Maria- Janeiro 2015.

CONSOLO DOS AFLITOS

Para responder a demanda dos 9 bilhões de habitantes do plane-ta em 2050, a eficiência do uso dos recursos naturais – principal-mente a água, energia e terra – deverá ser aumentada.

A reportagem foi publicada pelo sítio da ONU Brasil, 21-01-2015.

Os sistemas de ali-mentação devem ser mais inteligentes e mais eficientes para alimentar o futuro, afirmou o dire-tor-geral da Organização da ONU para a Alimen-tação e a Agricultura (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva, du-rante sua participação no Fórum Global para a Alimentação e a Agri-cultura, parte da “Sema-na Verde” em Berlim (Alemanha), na última sexta-feira (16). Uma mudança de paradigma é necessária para substituir o modelo agrícola dos últimos 40 anos, em um mundo que enfrenta alte-rações provocadas pelas mudanças climáticas e uma disputa acirrada pelos recursos naturais, disse Graziano.

Se o atual ritmo de consumo continuar, em 2050 será necessário 60% a mais de comida,

Em 2050 mundo precisará de

60% mais alimentos e 40% mais água

50% a mais de energia e 40% a mais de água. Para responder a de-manda dos 9 bilhões de habitantes do planeta em 2050, são necessários esforços concertados e investimentos que pro-movam essa transição global para sistemas de agricultura e gestão de terra sustentáveis. Estas medidas implicam no aumento de eficiência do uso dos recursos naturais – principalmente a água, energia e terra – mas também na redução con-siderável de desperdício de alimentos.

Ao abordar o uso de terras para a produção de biocombustíveis, o chefe da FAO ressaltou que é preciso deixar para trás o debate de “comi-da versus combustível” para alimentar o debate “comida e combustí-vel”. Para ele, graças a experiência angariada nos últimos anos com a tecnologia de produção, os países possuem hoje mais conhecimento para avaliar as oportunidades e riscos do desenvolvi-mento dessa forma de combustível e, portanto, podem decidir melhor se o seu uso compensa no âmbito social, eco-nômico e em questões ambientais.

Page 8: CF 2015: IGREJA E SOCIEDADE - Paróquia Bom Jesus dos ...bomjesusdosmigrantes.com/wp-content/uploads/2015/02/MIG_203.pdf · a graça do Jovem de Nazaré permaneça sempre com vocês,

Migrante - Fevereiro/2015 08

PROGRAMAÇÃO 2015 DA PARÓQUIA

BOM JESUS DOS MIGRANTES

FEVEREIRO Hora Local Grupo/Pastoral Atividade

1º Dom São Carlos P. Vocacional Encontro Despertar II1º Dom 20h Igreja, Salão, Cozinha BJM P. da Liturgia e CPP Missa de Envio do Ano P.

1º Dom17h às 19h30

Plenário da Bom Jesus Segue-me Caminhando com o Segue-me

2 Seg 20h Plenário da Bom Jesus MESCE Reunião Geral4 Qua 20h Plenário da Bom Jesus P. da Liturgia Estudo Bíblico e Leitura Orante6 Sex 20h Plenário da Bom Jesus CPP CPP8 Dom 10h30 Igreja Bom Jesus P. do Batismo Batizados

8 Dom17h às 19h30

Plenário da Bom Jesus P. da Juventude - EJE Perseverando do EJE

8 Dom 20h Salão da Bom JesusP. da Juventude - Nova Geração

Pizzaria do Nova Geração

8 Dom 12h Condomínio RK Equipe do Churrasco Churrasco18 Qua 19h Igreja P. da Liturgia Missa de Cinzas

21 Sab14h às 20h

Plenário Bom Jesus P. Familiar Curso de noivos

21 Sab 15h Plenário do Bom JesusP. da Juventude – Nova Geração

Tarde de Formação

21 Sab 18h30 Salãozinho da Bom Jesus P. da Juventude – Segue-me Encontro de Violeiros

22 Dom14h às 20h

Plenário Bom Jesus P. Familiar Curso de noivos

22 DomApós a missa das 20h

Salão e cozinha Bom Jesus P. da Juventude – EJE Festival de tortas

22 Dom 19h Igreja Bom Jesus P. da Liturgia Missa dos devotos de Santa Rita27 Sex 19h30 Plenário da Bom Jesus P. do Batismo Curso de Batismo

28 Sab7h às 13h

Cozinha da Bom Jesus Equipe do Churrasco Preparação para o churrasco

MARÇODia Hora Local Grupo/Pastoral Atividade

1º Dom7h às 16h

Cozinha e salão da Bom Jesus Equipe do Churrasco Churrasco

1º Dom 15h Salão e plenário Bom Jesus P. da Juventude Encontro de Formação

1º Dom14h30 às 17h

São Vicente P. do Dízimo Primeiro Formação

2 Seg 20h Plenário da Bom Jesus MESCE Reunião Geral4 Qua 20h Plenário da Bom Jesus P. da Liturgia Estudo Bíblico e Leitura Orante6 Sex 20h Plenário da Bom Jesus CPP CPP

7 Sab8h às 11h

Nossa Senhora AparecidaLeigos Scalabrinianos e P. Migrante

Bazar

8 Dom Catequese Reinício da Catequese8 Dom 10h30 Igreja Bom Jesus P. do Batismo Batizados8 Dom todo Retiro Santo Antonio CPP Retiro Paroquial

8 Dom15h às 22h

Salão e Cozinha da BJM P. da Juventude – EJE Festival de Tortas

8 Dom 12h Condomínio RK Equipe do Churrasco Churrasco15 Dom 15h Igreja Bom Jesus Legião de Maria Festa da Acies15 Dom todo Retiro Santo Antônio P. Familiar Retiro do Grupo Bom Pastor22 Dom todo Retiro Santo Antonio Catequese Retiro da Crisma

22 Dom8h às 15h

Salão e Cozinha da BJM P. da Juventude – Seguem-me Almoço

22 Dom 19h Igreja Bom Jesus P. da Liturgia Missa dos devotos de Santa Rita25 Qua 20h Igreja, salão e cozinha BJM P. da Liturgia MUTIRÃO DE CONFISSÕES27 Sex 19h30 Plenário da Bom Jesus P. do Batismo Curso de Batismo29 Dom 8h Pátio da Bom Jesus P. da Liturgia DOMINGO DE RAMOS

ABRILDia Hora Local Grupo/Pastoral Atividade1º Qua 20h Plenário da Bom Jesus P. da Liturgia Estudo Bíblico e Leitura Orante2 Qui 19h Igreja P. da Liturgia Lava Pés\ Santa Ceia3 Sex 8h São Vicente Via Sacra Encenação 4 Sab Igreja P. da Liturgia Paixão de Cristo5 Dom Igreja P. da Liturgia Páscoa6 Seg 20h Plenário da Bom Jesus MESCE Reunião Geral10 Sex 20h Plenário da Bom Jesus CPP CPP

11 Sab7h às 2h

Cozinha e Salão da Bom Jesus P. Familiar Flash Back ECC

12 Dom 10h30 Igreja Bom Jesus P. do Batismo Batizados

12 Dom 20h Salão da Bom JesusP. da Juventude – Nova Geração

Macarronada Nova Geração

12 Dom 12h Condomínio RK Equipe do Churrasco Churrasco

12 Dom17h às 19h30

Plenário da Bom Jesus Segue-me e EJECaminhando com o Segue-me e Perseverando do EJE

18 Sab 15h Plenário da Bom JesusP. da Juventude – Nova Geração

Tarde de formação

22 Qua 19h Igreja Bom Jesus P. da Liturgia Missa dos devotos de Santa Rita24 Sex 19h30 Plenário da Bom Jesus P. do Batismo Curso de Batismo

25 Sab14h às 20h

Cozinha do Retiro Sto.Antonio Equipe de Obras do RetiroPreparação da Feijoada do Trabalhador

25 Sab 14h Nossa Senhora AparecidaLeigos Scalabrinianos e P. Migrante

Projeto Geração de renda

26 Dom7h às 16h

Cozinha do Retiro Sto.Antonio Equipe de Obras do Retiro Feijoada do Trabalhador

26 Dom13h30 às 18h

São Carlos P. da Juventude – Seguem-me Supercirculo

MAIODia Hora Local Grupo/Pastoral Atividade

2 Sab20h às 23h

Salão da São Carlos P. da Juventude – EJE Louvorzão

3 Dom7h às 16h

Cozinha e salão da Bom Jesus Equipe do Churrasco Churrasco

3 Dom17h às 19h30

Plenário da Bom Jesus Segue-me Caminhando com o Segue-me

4 Seg 20h Plenário da Bom Jesus MESCE Reunião Geral

5 Ter19h às 22h

Plenário da Bom JesusP. da Juventude – Nova Geração

Reunião com os Pais

6 Qua 20h Plenário da Bom Jesus P. da Liturgia Estudo Bíblico e Leitura Orante8 Sex 20h Plenário da Bom Jesus CPP CPP

9 Sab7h às 2h

São Carlos Comissão de Festas Baile do das Mães

9 Sab14h às 18h

PlenárioP. da Juventude – Nova Geração

Ensaio Geral

10 Dom 10h30 Igreja Bom Jesus P. do Batismo Batizados

10 Dom17h às 19h30

Plenário da Bom Jesus P. da Juventude – EJE Perseverando do EJE

10 Dom15h às 22h

Salão da Bom Jesus P. da Juventude – EJE Evento do EJE

10 Dom 12h Condomínio RK Equipe do Churrasco Churrasco

16 Sab8h às 18h

Igreja toda São Vicente Legião de Maria Retiro da Legião de Maria

16 Sab todo Retiro Santo Antônio CPC Espiritualização da Comunidade RK

16 Sab7h às 12h30

Salão, Igreja e Cozinha BJM MESCEFormação Permanente de MESCE – Vicariato Norte

16 Sab13h às 22h

Toda a Igreja Bom JesusP. da Juventude – Nova Geração

Montagem do Encontro Nova Geração

16 Sab todos Plenário, Salão, Cozinha, SC P. Familiar Encontro Bom Pastor

17 Dom todo Plenário Salão, Cozinha BJMP. da Juventude – Nova Geração

Encontro do Nova Geração

17 Dom todos Plenário, Salão, Cozinha SC P. Familiar Encontro Bom Pastor17 Dom todo Retiro Santo Antônio Catequese Retiro da Primeira Eucaristia

17 Dom15h às 18h

A confirmar P. da Juventude – Segue-me Entrega de Pastas

22 Sex 19h Igreja Bom Jesus P. da Liturgia Missa dos devotos de Santa Rita23 Sab Igreja Bom Jesus Catequese Crisma (a confirmar)24 Dom Igreja Bom Jesus Catequese Crisma (a confirmar24 Dom Igreja São Vicente Catequese Crisma24 Dom todo Retiro Santo Antonio Terço dos Homens Retiro de formação24 Dom * Missas P. da Liturgia Pentecostes29 Sex 19h30 Plenário da Bom Jesus P. do Batismo Curso de Batismo

30 Sab14h às 20h

Plenário Bom Jesus P. Familiar Curso de noivos

31 Dom14h às 20h

Plenário Bom Jesus P. Familiar Curso de noivos

31 Dom todo Retiro Santo Antônio P. da Juventude – Imago – Dei Retiro preparatório do EncontroJUNHO

Dia Hora Local Grupo/Pastoral Atividade1º Seg 20h Plenário da Bom Jesus MESCE Reunião Geral3 Qua 20h Plenário da Bom Jesus P. da Liturgia Estudo Bíblico e Leitura Orante4 Qui * Missas P. da Liturgia Corpus Christi5 Sex 20h Plenário da Bom Jesus CPP CPP

5 Sex16h às 22h

São Vicente P. da Juventude – Imago-Dei Encontro

6 Sab todo Retiro Santo Antonio P. da Juventude – Imago-Dei Encontro

6 Sab14h às 18h

P. da Juventude – EJE Despertar do EJE

7 Dom todo Retiro Santo Antonio P. da Juventude – Imago-Dei Encontro

7 Dom17h às 19h30

Plenário da Bom JesusP. da Juventude – Segue-me e EJE

Caminhando com o Segue-me e Despertar do EJE

7 Dom7h às 16h

Cozinha e salão da Bom Jesus Equipe do Churrasco Churrasco

13 Sab 18h Condomínio RK Comunidade Festa Junina

13 Sab7h às 2h

Salão da Bom Jesus Equipe de Obras do Retiro Bailão de Santo Antônio

13 Sab Retiro Santo Antônio P. Vocacional Encontro Despertar III14 Dom Retiro Santo Antônio P. Vocacional Encontro Despertar III

14 Dom todoPlenário, Salão, Cozinha da BJM

P. Familiar Encontro de Namorados

14 Dom 10h30 Igreja Bom Jesus P. do Batismo Batizados

20 Sab15h às 18h30

Salãozinho da Bom JesusP. da Juventude – Nova Geração

Tarde de formação

20 Sab13h às 2h

Salão e Cozinha da Bom Jesus P. da Juventude – Segue-me Festa Junina

21 Dom8h às 12h

São Carlos CAP e CPP Formação Paroquial

21 Dom13h às 22h

Salão, plenário e cozinha BJM P. da Juventude – EJEEntrega de pastas coordenadores e pastelaria do EJE

21 Dom São Vicente e NSA Catequese Primeira Eucaristia22 Seg 19h Igreja Bom Jesus P. da Liturgia Missa dos devotos de Santa Rita26 Sex 19h30 Plenário da Bom Jesus P. do Batismo Curso de Batismo

27 Sab 19h São Carlos Mãe PeregrinaFormação com os missionários e coordenadores

28 Dom 14h P. da Juventude Formação JULHO

Dia Hora Local Grupo/Pastoral Atividade1º Qua 20h Plenário da Bom Jesus P. da Liturgia Estudo Bíblico e Leitura Orante

3 Sex18h às 6h

Nave, Salão e plenário da BJM P. da Juventude – EJE Primeira Vigília do EJE

3 Sex 20h Salãozinho da Bom Jesus CPP CPP

5 Dom13h às 18h

São Carlos P. da Juventude – Segue-me Formação de Padrinhos

5 Dom7h às 16h

Cozinha e salão da Bom Jesus Equipe do Churrasco Churrasco

6 Seg 20h Plenário da Bom Jesus MESCE Reunião Geral

Page 9: CF 2015: IGREJA E SOCIEDADE - Paróquia Bom Jesus dos ...bomjesusdosmigrantes.com/wp-content/uploads/2015/02/MIG_203.pdf · a graça do Jovem de Nazaré permaneça sempre com vocês,

Migrante - Fevereiro/2015 09

10 a 12

Sex sáb dom

Toda a estrutura BJM ECC II ETAPA Encontro ECC II Etapa

11 Sab8h às 2h

Salão e Cozinha da São Carlos P. da Juventude – Imago Dei Arraiá do Imago Dei

11 Sab todo Retiro Santo Antônio PAMIG Arquidiocesana Retiro de Formação para agentes 12 Dom todo Retiro Santo Antônio PAMIG Arquidiocesana Retiro de Formação para agentes12 Dom 10h30 Igreja Bom Jesus P. do Batismo Batizados

12 Dom14h às 18h

Salão da São Carlos P. da Juventude – Segue-mePrimeira Espiritualização do Segue-me

12 Dom 12h Condomínio RK Equipe do Churrasco Churrasco

18 Sab15h às 18h30

Plenário da Bom JesusP. da Juventude – Nova Geração

Tarde de Formação

19 Dom todo Retiro Santo Antonio P. Familiar Encontrão do ECC19 Dom todo São Carlos P. da Juventude – EJE Mini-retiro do EJE22 Qua 19h Igreja Bom Jesus P. da Liturgia Missa dos devotos de Santa Rita

23 a 26

Qui Todo PARÓQUIA BOM JESUSVISITA MISSIONÁRIA DE D. SERGIO

VISITA MISSIONÁRIA DE DOM SERGIO

25 Sab 13h às 18h

Salão, plenário e salas BJM P. da Juventude – EJE Primeira Espiritualização do EJE

26 Dom todo Retiro Santo Antonio CAP e CPP Assembleia Paroquial30 Qui 19h Paróquia Bom Jesus P. da Liturgia Início da Novena do Bom Jesus31 Sex 19h30 Plenário da Bom Jesus P. do Batismo Curso de Batismo

AGOSTODia Hora Local Grupo/Pastoral Atividade

2 Dom13h às 18h

Salão, Plenário e salas BJM P. da Juventude – Seguem-me Segunda Espiritualização Segue-me

2 Dom7h às 16h

Cozinha e salão da Bom Jesus Equipe do Churrasco Churrasco

3 Seg 20h Plenário da Bom Jesus MESCE Reunião Geral5 Qua 20h Plenário da Bom Jesus P. da Liturgia Estudo Bíblico e Leitura Orante7 Sex 20h Plenário da Bom Jesus CPP CPP8 Sab 19h Pátio da Bom Jesus Comissão de Festas Festa Intercultural do Migrante9 Dom 19h Pátio da Bom Jesus Comissão de Festas Festa Intercultural do Migrante9 Dom 10h30 Igreja Bom Jesus P. do Batismo Batizados9 Dom 12h Condomínio RK Equipe do Churrasco Churrasco

13 Qui18h às 23h

Nave e Salãozinho BJM P. da Juventude –Segue-meADORAÇÃO + Hora Santa e Vigília do Segue-me

14,15 e 16

Sex Sab Dom

TODO TODA A ESTRUTURA DA BJM P. Familiar - ECC Encontro do ECC

16 Dom14h às 19h50

São Carlos P. da Juventude – Segue-meTerceira Espiritualização do Segue-me

16 Dom14h30 às 17h

São Vicente P. do Dízimo Primeira Formação

17 Seg 20h Plenário BJM P. da Juventude – Segue-me Reunião de pais do Segue-me

21,22 e 23

Sex sáb dom

todo Toda a estrutura da BJM P. da Juventude – Segue-me Encontro do Segue-me

22 Sab 19h Igreja Bom Jesus P. da Liturgia Missa dos devotos de Santa Rita28 Sex 19h30 Plenário da Bom Jesus P. do Batismo Curso de Batismo29 Sab P. da Liturgia Seminário da P. da Liturgia

29 Sab14h às 20h

Plenário Bom Jesus P. Familiar Curso de noivos

30 Dom14h às 20h

Plenário Bom Jesus P. Familiar Curso de noivos

30 Dom 9H Salão da Bom Jesus Café comunitário

30 Dom14h às 18h

São Carlos P. da Juventude – EJE Segunda Espiritualização do EJE

SETEMBRODia Hora Local Grupo/Pastoral Atividade2 Qua 20h Plenário da Bom Jesus P. da Liturgia Estudo Bíblico e Leitura Orante4 Sex 20h Plenário da Bom Jesus CPP CPP

6 Dom17h às 19h30

Plenário da Bom Jesus P. da Juventude – Segue-me Tarde de formação

6 Dom7h às 16h

Cozinha e salão da Bom Jesus Equipe do Churrasco Churrasco

11 Sex 19h Cozinha e Salão da BJMConf.Madre Tereza e Grupo Bom Pastor

Preparação para o Flash Back

12 Sab todo Cozinha e Salão da BJMConf.Madre Tereza e Grupo Bom Pastor

Flash Back

12 Sab7h às 12h

Nossa Senhora AparecidaLeigos Scalabrinianos e P. Migrante

Bazar

13 Dom todo Retiro Santo Antonio P. Familiar Retiro do grupo Bom Pastor

13 Dom8h às 16h

Salão e Cozinha da Bom Jesus P. da Juventude – EJE Feijoada do EJE

13 Dom 10h30 Igreja Bom Jesus P. do Batismo Batizados13 Dom 12h Condomínio RK Equipe do Churrasco Churrasco16 Qua 18h Plenário e salão da Bom Jesus P. da Juventude – EJE Reunião de Pais

19 Sab15h às 18h30

Plenário da Bom Jesus P. da Juventude – Nova Geração

Tarde de Formação do Nova Geração

20 Dom14h às 19h

Salas, Salão e Plenário da Bom Jesus

P. da Juventude – EJE Terceira Espiritualização EJE

20 Dom8h às 12h

Igreja São Carlos CAP e CPP Formação Paroquial

22 Ter 19h Igreja Bom Jesus P. da Liturgia Missa dos devotos de Santa Rita25 Sex 19h30 Plenário da Bom Jesus P. do Batismo Curso de Batismo

26 Sab12h às 22h

Sala, Salão, Cozinha, Plenário da Bom Jesus

P. da Juventude – EJE Montagem do encontro EJE

26 Sab todo Retiro Santo Antônio P. Familiar Acampamento para casais

26 Sab7h às 12h30

Salão, Igreja e Cozinha BJM MESCEFormação Permanente de MESCE – Vicariato Norte

26 Dom todo Salão, Igreja e Cozinha BJM P. da Juventude – EJE Encontro27 Dom todo Retiro Santo Antônio P. Familiar Acampamento para casais

30 Qua19h às 22h

Plenário da Bom Jesus P. da Juventude – EJEAvaliação Geral do encontro do EJE

OUTUBRODia Hora Local Grupo/Pastoral Atividade

1º Qui 19h Igreja Bom JesusInfância e Adolescência Missionária

Missa de abertura do mês missionário

2 Sex 20h Plenário da Bom Jesus CPP CPP

4 Dom7h às 16h

Cozinha e salão da Bom Jesus Equipe do Churrasco Churrasco

4 Dom todo Retiro Santo Antônio P. da Juventude – Imago-DeiRetiro de preparação para o Sagrada Familia

5 Seg 20h Plenário da Bom Jesus MESCE Reunião Geral

5 Seg17h às 22h

Salão e cozinha da BJM Terço dos HomensComemoração do Aniversário do Terço

7 Qua 20h Plenário da Bom Jesus P. da Liturgia Estudo Bíblico e Leitura Orante11 Dom 10h30 Igreja Bom Jesus P. do Batismo Batizados

11 Dom17h às 19h30

Plenário da Bom Jesus P. da Juventude Formação

16 Sex 14h Retiro Santo AntônioP. da Juventude – Nova Geração

Preparação do retiro

17 Sab todo São Carlos P. da Juventude – Imago-DeiEncontro da Sagrada Família – Imago-Dei

17 Sab Todo Salão e cozinha da BJM Comissão de Festas Atividade Festiva

17,2Sáb dom

todo Retiro Santo AntônioP. da Juventude – Nova Geração

Retiro

22 Qui 19h Igreja Bom Jesus P. da Liturgia Missa dos devotos de Santa Rita24 Sab todo Cozinha e salão da BJM P. Familiar Festa: Noite do Meu Bem30 Sex 19h30 Plenário da Bom Jesus P. do Batismo Curso de Batismo

31 Sab 16h30 São Carlos Mãe PeregrinaFormação com os missionários e coordenadores

NOVEMBRODia Hora Local Grupo/Pastoral Atividade

1º Dom17h às 19h30

Plenário da Bom Jesus P. da Juventude – Segue-me Caminhando com o Segue-me

1º Dom7h às 16h

Cozinha e salão da Bom Jesus Equipe do Churrasco Churrasco

1º Dom todo Retiro Santo Antônio P. da Juventude – Imago-Dei Retiro4 Qua 18h Igreja São Carlos P. da Liturgia Inicio do Tríduo de São Carlos4 Qua 20h Plenário da Bom Jesus P. da Liturgia Estudo Bíblico e Leitura Orante6 Sex 20h Plenário da Bom Jesus CPP CPP

7 Sab7h às 2h

Salão da São Carlos Comissão de Festas Baile de São Carlos

7 Sab todo Retiro Santo Antônio P. da Juventude – Segue-me Retiro 8 Dom todo Retiro Santo Antônio P. da Juventude – Segue-me Retiro 8 Dom 10h30 Igreja Bom Jesus P. do Batismo Batizados

8 Dom17h às 19h30

Plenário da Bom Jesus P. da Juventude – EJE Perseverando do EJE

8 Dom14h às 22h

Cozinha e Salão da Bom Jesus P. da Juventude – EJE Pastelaria do EJE

8 Dom 12h Condomínio RK Equipe do Churrasco Churrasco

14 Sab14h às 20h

Cozinha do Retiro Sto.Antonio Equipe de Obras do RetiroPreparação da Feijoada da República

14 Sab 20h Nave da Bom Jesus P. Familiar Casamento Comunitário

15 Dom7h às 16h

Cozinha do Retiro Sto.Antonio Equipe de Obras do Retiro Feijoada da República

15 Dom8h às 12h

Igreja São Carlos CAP e CPP Formação Paroquial

21 Sab todo Retiro Santo Antônio P. da Juventude – EJE Retiro

21 Sab15h às 18h30

Plenário da Bom JesusP. da Juventude – Nova Geração

Tarde de Formação do Nova Geração

22 Dom 19h Igreja Bom Jesus P. da Liturgia Missa dos devotos de Santa Rita22 Dom todo Retiro Santo Antônio P. da Juventude –EJE Retiro23 Seg27 Sex 19h30 Plenário da Bom Jesus P. do Batismo Curso de Batismo

28 Sab14h às 20h

Plenário Bom Jesus P. Familiar Curso de noivos

28 Sab todo Retiro Santo AntonioLeigos Scalabrinianos e P. Migrante

Retiro

29 Dom todo Retiro Santo AntonioLeigos Scalabrinianos e P. Migrante

Retiro

29 Dom14h às 20h

Plenário Bom Jesus P. Familiar Curso de noivos

29 Dom 9h Salão Bom Jesus Café ComunitárioDEZEMBRO

Dia Hora Local Grupo/Pastoral Atividade2 Qua 20h Plenário da Bom Jesus P. da Liturgia Estudo Bíblico e Leitura Orante4 Sex 20h Plenário da Bom Jesus CPP CPP

5 Sab7h às 16h

Cozinha e salão da Bom Jesus Equipe do Churrasco Churrasco

5 Sab8h às 17h

Igreja São Carlos CAP e CPP Assembléia Paroquial

6 Dom7h às 16h

Cozinha e salão da Bom Jesus Equipe do Churrasco Churrasco

7 Seg 20h Plenário da Bom Jesus MESCE Reunião Geral

11 Sex17h às 3h

Nave, Salão e Salãozinho da Bom Jesus

P. da Juventude – EJE Vigília de Natal

11 Sex 19h Cozinha e Salão da BJM Vicentino Preparação do almoço da Caridade12 Sab 12h Cozinha e Salão da BJM Vicentino Preparação do almoço da Caridade

12 Sab7h às 12h

Nossa Senhora AparecidaLeigos Scalabrinianos e P. Migrante

Bazar

12 Sab todo Salão e cozinha S. Carlos P. da Juventude – Imago-Dei Festa de posse13 Dom 10h30 Igreja Bom Jesus P. do Batismo Batizados

13 Dom17h às 19h30

Plenário da Bom Jesus P. da Juventude Formação

15 Ter 20h Salãozinho da Bom Jesus P. da Juventude – Segue-me Avaliação Anual do Segue-me18 Sex 19h30 Plenário da Bom Jesus P. do Batismo Curso de Batismo22 Ter 19h Igreja Bom Jesus P. da Liturgia Missa dos devotos de Santa Rita

25 Sex7h30 às 14h

Cozinha da BJM Terço dos HomensAção Social, Natal das Crianças do DNOCS

ANUNCIE NO MIGRANTE 9241-1964

Page 10: CF 2015: IGREJA E SOCIEDADE - Paróquia Bom Jesus dos ...bomjesusdosmigrantes.com/wp-content/uploads/2015/02/MIG_203.pdf · a graça do Jovem de Nazaré permaneça sempre com vocês,

Migrante - Fevereiro/2015 10

Algumas pessoas argumentam que, cientifi-camente falando, não se pode dizer que a dor de Cristo foi a maior dor que já existiu, uma vez que existem gêneros muito piores de morte do que a crucificação, como pessoas que morrem lentamente, corroídas por ácidos etc. Mas, em que sentido se pode entender essa afirmação da Igreja, contida inclusive na doutrina de São Tomás de Aquino?

É o próprio Doutor Angélico que o responde, em sua Summa Theologiae:

“Ao tratarmos das deficiências assumidas por Cristo, deve-se dizer que ele suportou uma autên-tica dor; tanto sensível, causada por algo que fere o corpo, como interior, causada pela percepção do que é nocivo e que é chamada de tristeza. Ambas foram em Cristo as maiores dores na presente vida. E assim foi por quatro motivos.”

“Primeiro, pelas causas da dor. Pois a causa da dor sensível foi a lesão corporal, que se tornou pungente não só pela extensão do sofrimento, da qual se falou, mas também pelo gênero de sofrimento. É que a morte dos crucificados é mui-tíssimo cruel, pois são transfixados em locais de nervos muito sensíveis, ou seja, nas mãos e nos pés; o próprio peso do corpo suspenso aumenta continuamente a dor; e é uma dor que perdura, uma vez que o crucificado não morre logo, como os que são mortos à espada. – Já a causa da dor interior foi, em primeiro lugar, todos os pecados do gênero humano, pelos quais, sofrendo, Cris-to dava satisfação, a ponto de, por assim dizer, assumi-los para si, como declara o Salmo: ‘As palavras das minhas faltas’ (21, 2). Em segundo lugar, especialmente a culpa dos judeus e dos demais que tramaram sua morte, mas de modo particular dos discípulos, que se escandalizaram com a paixão de Cristo. Em terceiro lugar, a perda da vida corporal, que por natureza é horrível à condição humana.”

“Segundo, a extensão do sofrimento pode ser considerada pela sensibilidade do paciente. Ora, ele tinha uma ótima compleição física, pois seu corpo fora formado de modo miraculoso pela ação

CANTINHO VOCACIONAL

É VERDADE QUE A DOR DE CRISTO NA CRUZ FOI A MAIOR QUE EXISTIU?

do Espírito Santo; aliás, tudo o que foi realizado por um milagre era melhor que o resto, como diz Crisóstomo a respeito do vinho em que, na festa de núpcias, Cristo transformara a água. Assim, era agutíssimo nele o sentido do tato, com o qual se percebe a dor. – Igualmente, a alma, com suas forças interiores, captava de modo intenso todas as causas de tristeza.”

“Terceiro, a grandeza da dor de Cristo ao sofrer pode ser estimada pela pureza dessa dor. Nos demais pacientes, com efeito, mitiga-se a tris-teza interior e mesmo a dor externa com alguma consideração da razão, por alguma derivação ou redundância das forças superiores para as inferio-res. Mas isso não aconteceu com Cristo em sua paixão, pois, como diz Damasceno, ‘ele permitiu que cada uma de suas potências exercesse a fun-ção que lhe era própria’.”

“Quarto, a extensão da dor de Cristo em sua paixão pode ser estimada pelo fato de seu sofrimento e dor terem sido assumidos volunta-riamente, com o objetivo de libertar os homens do pecado. Assim, ele assumiu a intensidade da dor proporcional à grandeza do fruto que dela se seguiria.”

“De todas essas causas consideradas em seu conjunto, fica evidente que a dor de Cristo foi a maior.” [1]

Na paixão de Nosso Senhor, com efeito, cum-priu-se a profecia de Jeremias: “Olhai e vede se há dor igual à minha dor” [2]. Importa, porém, encarar a paixão de Cristo não tanto sob a ótica da dor, mas considerando o grande amor com que Ele nos amou. Nem os piores sofrimentos do mundo seriam capazes, por si só, de remir o homem do pecado. Foi a profunda união de Cristo com a Sua Pessoa Divina que deu sentido a todo o sofrimento que Ele experimentou em Sua carne. Por isso, deve-se dizer que o que nos salvou na cruz, na realidade, mais do que a agonia de Jesus, foi o Seu amor.

Um autor espiritual recorda que, para haver um sacrifício, é preciso fogo. Então, na cruz, donde pende o Cordeiro de Deus imolado, onde está o fogo? O fogo é o Espírito Santo, que, no Calvário, transforma toda a dor de Cristo em amor.

Fonte: https://padrepauloricardo.org/epi-sodios/e-verdade-que-a-dor-de-cristo-na-cruz-foi-a-maior-que-existiu

Experiência com Deus… Evangeliza-ção… Namoro cristão… Algum pedido que você fez a Deus e Ele te atendeu… Voca-ção… Experiência com os santos, com a Igreja… O Jornal Migrante quer saber qual é a sua história com Deus. Qual é a sua vocação? Qual foi o seu chamado?

To d o s o s m e s e s p u b l i c a r e m o s u m testemunho novo no jornal. Quer ter a sua exper iênc ia vocac iona l publ icada aqui? Envie texto e foto para o e-mail: [email protected] e evangelize conosco. Selecionaremos os testemunhos para publicação.

Participe!

QUERO COLOCAR EM TUAS MÃOS A MINHA VIDA!

Page 11: CF 2015: IGREJA E SOCIEDADE - Paróquia Bom Jesus dos ...bomjesusdosmigrantes.com/wp-content/uploads/2015/02/MIG_203.pdf · a graça do Jovem de Nazaré permaneça sempre com vocês,

Migrante - Fevereiro/2015 11Nossos Papas

Papa da Igreja Cristã no período de 715 a 731. Nasceu em Roma. A administração do Papa Gregório II foi marcada pelo seu enfrentamento com a iconoclastia (movimento contrário à veneração de ima-gens dos santos da Igreja) do imperador bizantino Leão III.

Papa Gregório, da tradi-cional família Savelli, desde cedo foi preparado para seguir

a carreira eclesiástica. Foi escolhido para o ponti-ficado em 19 de maio de 715 e governou a Igreja durante 16 anos. Como papa procurou consertar as muralhas de Roma, por temor dos muçulmanos, e incentivou a vida monástica. Porém, seu maior problema foi enfrentar o novo Imperador do Orien-te, Leão III, que se tornara iconoclasta, ao lançar um edito que proibia o culto de imagens sagradas e ordenava sua destruição com fogo.

Em oposição ao Edital de Constantinopla, convocou um concílio no qual se condenou a ico-noclastia e com uma bula proibiu ao imperador legislar em matéria de fé. Leão respondeu com um

Mártir da Alexandria durante o reinado do Im-perador Philip I, o Árabe (244-249), e Trajanus Decius (249-251). Mul-tidões ferozes na Ale-xandria e Egito saiam às ruas à caça de cristãos e Apolonia, uma Diácona, foi apanhada pela súcia e como ela se recusava a renunciar a Jesus e a sua fé, foi cruelmente torturada. Os seus dentes foram arrancados com

uma torquês (uma espécie alicate). Quebraram seus maxilares e foi levada a uma pira em que faleceu queimada. Apolonia não era jovem, mas Dionysio, que presenciou sua morte, a descreveu em uma carta para Fabius, que foi preservada pelo historiador Euzebio, bispo de Antiopia:

“Eles amarraram esta preciosa virgem, quebra-ram todos os seus dentes com socos nos maxilares, fizeram uma fogueira e ameaçaram queimá-la

A Santa do mês viva, mas ela continu-ava recusando a recitar as blasfêmias que eles queriam que recitasse. Então, de repente, ela mesma entrou na pira e foi logo envolvida de um fogo do “Espírito Santo”, pois lá de den-tro ela nos olhava com o rosto de uma cristã sem nenhum medo.”

Os anais de seus martírios contêm ou-tras crueldades, mas na liturgia católica ela é mostrada com a pinça usada nos seus dentes. Ela é a Padroeira ofi-cial dos dentistas e é invocada contra a dor de dente. Sua festa é celebrada no dia 9 de fevereiro.

Fonte: www.ca-demeusanto.com.br/santa_apolonia.htm

SANTA APOLÔNIA

exército partindo de Rávena contra Roma, visando aprisionar o Papa. Com o apoio do clero, de todas as po-pulações cristãs e das províncias da Itália, levantou-se o grupo contra o exército em marcha para Roma. Tumultos e insurrei-ções surgiram por to-dos os pontos contra o exército de Rávena e os iconoclastas foram rechaçados.

P a p a G r e g ó r i o apoiou a construção da Abadia de Monte Cassino e promoveu uma intensa obra de evangelização das po-pulações germânicas. Ele faleceu em Roma.

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br/biogra-fias//PPGreg02.html

GREGÓRIO II

Eventos Católicos de CarnavalPara você que quer orar e ainda não sabe o que fazer neste carnaval, a Arquidiocese de Brasília listou várias opções!

Maria, Carta de Cristo – Carnaval Diferente da Escola de Evangeli-zação Santo André Data: 13 a 17/02 Horário: 07h30 às 19h Inscrições: R$ 70,00 – até o dia 10/02 Endereço: Escola Classe 01 – QC 04 – Riacho Fundo I Telefone: 9676 3173 / 9804 0264 / 8478 5141

Acampamento de Carnaval da Comu-nidade Vida Nova – VI Rejubilai Data: 15 a 17/02 Horário: a partir das 09h do dia 15/02. Entrada: 1kg de alimento não perecível. Endereço: Avenida Vargem da Bênção, chácara 55- Recanto das Emas Telefone: 4141 0561 / 9642 9091

Carnaval da Paróquia São Paulo - III Emunah – Fest Folia Data: 15 a 17/02 Horário: dia 15: após a Missa / nos outros dias, às 21h Entrada: Não divulgado Endereço: Incra 08 A.E. 16 Lt. 02- Núcleo Rural Alexandre Gusmão Telefone: 3540-1306

Curso João – Carnaval Diferente da Es-cola de Evangelização Santo André Data: 13 a 17/02 Entrada: R$ 80,00 Endereço: O Local não foi divulgado – Ha-verá ônibus disponível no dia, que passará em diversos locais. Informe-se pelos emails e telefones. Telefone: 3335 8044 / 9341 0115 / 3335 2416 / 9282 5233 / 8131 6593 Email: [email protected]

Renascer – Comunidade Católica Shalom Data: 15 a 17/02 Endereço: Universidade Católica de Brasília / Pistão Sul - Taguatinga Telefone: 3244-6459

Retiro de Carnaval do Movimento JOIA Data: 14 a 17/02 Entrada: R$ 210,00: a partir de 14 anos / R$ 105,00: Entre 07 e 13 anos / Crian-ças até 06 anos não pagam. Telefone: 9248 5362 / 8203 3391

Retiro de Carnaval do Grupo Jovem da Paróquia São Pedro ApóstoloData: 14 a 17/02Horário: 07h30 do sábado até às 17h30 na terça. Entrada: R$70,00Telefone: 85739505 / 9963 4071 / 8635 8818

Segredo de Paulo – Carnaval Diferente da Escola de Evangelização Santo André Data: 13 a 17/02 Horário: 07h30 às 19h Inscrições: não divulgado Endereço: Chácara do Rodeador / Brazlân-dia Telefone: 9979 7916 / 3356 6916 / 3399 6767 / 9965 8008 / 3222 2195 / 8178 6748

Encontro de Carnaval da Comu-nidade Obra de Maria – Jesus, Verdadeira Alegria. Data: 15 a 17/02 Horário: 08h Entrada: 1kg de alimento não pere-cível. Endereço: Chácara 209 – Vila Cauhy – N. Bandeirante Telefone: 3386 6999

Encontro de Carnaval 2015 – Movi-mento Focolares Data: 14 a 17/02 Local: Anápolis / GO Valor: R$ 220,00 Informações:www.cmbsb.org.br/carnaval2015

Curso Moisés – Carnaval Dife-rente da Escola de Evangeliza-ção Santo André Data: 14 a 16/02 Inscrições: R$70,00 Endereço: Não divulgado Telefone: 9511 0970 / 9132 7549

29ª edição do Rebanhão - RCC Data: 15 a 17/02 Horário: 07h30 Entrada: Franca Endereço: Ginásio Nilson Nelson Telefone: 3224 8586

Neste carnaval, venha se dedicar a Deus e a sua espiritualidade!

Page 12: CF 2015: IGREJA E SOCIEDADE - Paróquia Bom Jesus dos ...bomjesusdosmigrantes.com/wp-content/uploads/2015/02/MIG_203.pdf · a graça do Jovem de Nazaré permaneça sempre com vocês,

Migrante - Fevereiro/2015 12

Na mensagem por ocasião do período da Qua-resma, o papa Francisco recorda que trata-se

de “um tempo propício para mostrar interesse pelo outro, através de um sinal – mesmo pequeno, mas concreto – da nossa participação na humanidade que temos em comum”. A Quaresma 2015 terá início na Quarta-feira de Cinzas, 18 de fevereiro.

No texto, cujo título é “Fortalecei os vossos corações”, Francisco pede para que os cristãos não caiam na tentação da indiferença na vida em sociedade. “Estamos saturados de notícias e imagens impressionantes que nos relatam o sofri-mento humano, sentindo ao mesmo tempo toda a nossa incapacidade de intervir”. E, continuando a reflexão, questiona: “Que fazer para não nos dei-xarmos absorver por esta espiral de terror e im-potência? Em primeiro lugar, podemos rezar na comunhão da Igreja terrena e celeste”. Confira íntegra da mensagem:

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA A QUARESMA DE 2015

Fortalecei os vossos corações (Tg5,8)

Amados irmãos e irmãs!Tempo de renovação para a Igreja, para as co-

munidades e para cada um dos fiéis, a Quaresma é sobretudo um « tempo favorável » de graça (cf. 2 Cor6,2). Deus nada nos pede, que antes não no-lo tenha dado: « Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro » (1 Jo4,19). Ele não nos olha com in-diferença; pelo contrário, tem a peito cada um de nós, conhece-nos pelo nome, cuida de nós e vai à nossa procura, quando O deixamos. Interessa-Se por cada um de nós; o seu amor impede-Lhe de ficar indiferente perante aquilo que nos acontece. Coisa diversa se passa conosco! Quando estamos bem e comodamente instalados, esquecemo-nos certamente dos outros (isto, Deus Pai nunca o faz!), não nos interessam os seus problemas, nem as tribulações e injustiças que sofrem; e, assim, o nosso coração cai na indiferença: encontrando-me relativamente bem e confortável, esqueço-me dos que não estão bem! Hoje, esta atitude egoísta de indiferença atingiu uma dimensão mundial tal que podemos falar de uma globalização da indife-rença. Trata-se de um mal-estar que temos obri-gação, como cristãos, de enfrentar.

Quando o povo de Deus se converte ao seu amor, encontra resposta para as questões que a história continuamente nos coloca. E um dos de-safios mais urgentes, sobre o qual me quero deter nesta Mensagem, é o da globalização da indife-rença. Dado que a indiferença para com o próxi-mo e para com Deus é uma tentação real também para nós, cristãos, temos necessidade de ouvir, em cada Quaresma, o brado dos profetas que le-vantam a voz para nos despertar. A Deus não Lhe é indiferente o mundo, mas ama-o até ao ponto de entregar o seu Filho pela salvação de todo o homem. Na encarnação, na vida terrena, na morte e ressurreição do Filho de Deus, abre-se

definitivamente a porta entre Deus e o homem, entre o Céu e a terra. E a Igreja é como a mão que mantém aberta esta porta, por meio da proclama-ção da Palavra, da celebração dos Sacramentos, do testemunho da fé que se torna eficaz pelo amor (cf. Gl 5,6). O mundo, porém, tende a fechar-se em si mesmo e a fechar a referida porta através da qual Deus entra no mundo e o mundo n’Ele. Sendo assim, a mão, que é a Igreja, não deve ja-mais surpreender-se, se se vir rejeitada, esmagada e ferida. Por isso, o povo de Deus tem necessi-dade de renovação, para não cair na indiferença nem se fechar em si mesmo. Tendo em vista esta renovação, gostaria de vos propor três textos para a vossa meditação.

1. Se um membro sofre, com ele sofrem todos os membros (1 Cor12,26) – A Igreja

Com o seu ensinamento e sobretudo com o seu testemunho, a Igreja oferece-nos o amor de Deus, que rompe esta reclusão mortal em nós mesmos que é a indiferença. Mas, só se pode testemunhar algo que antes experimentámos. O cristão é aque-le que permite a Deus revesti-lo da sua bondade e misericórdia, revesti-lo de Cristo para se tornar, como Ele, servo de Deus e dos homens. Bem no-lo recorda a liturgia de Quinta-feira Santa com o rito do lava-pés. Pedro não queria que Jesus lhe lavas-se os pés, mas depois compreendeu que Jesus não pretendia apenas exemplificar como devemos lavar os pés uns aos outros; este serviço, só o pode fazer quem, primeiro, se deixou lavar os pés por Cristo. Só essa pessoa « tem parte com Ele » (cf. Jo 13,8), podendo assim servir o homem. A Quaresma é um tempo propício para nos deixar-mos servir por Cristo e, deste modo, tornarmo-nos como Ele. Verifica-se isto quando ouvimos a Palavra de Deus e recebemos os sacramentos, nomeadamente a Eucaristia. Nesta, tornamo-nos naquilo que r e c e b e m o s : o corpo de Cristo. Neste corpo, não en-contra lugar a tal indiferença que, com tan-ta frequência, parece apode-rar-se dos nos-sos corações; porque, quem é de Cristo, pertence a um único corpo e, n’Ele, um não olha com indi-ferença o ou-tro. « Assim, se um membro sofre, com ele sofrem todos os membros;

se um membro é honrado, todos os membros participam da sua alegria » (1 Cor12,26). A Igre-ja é communio sanctorum, não só porque, nela, tomam parte os Santos mas também porque é co-munhão de coisas santas: o amor de Deus, que nos foi revelado em Cristo, e todos os seus dons; e, entre estes, há que incluir também a resposta de quantos se deixam alcançar por tal amor. Nes-ta comunhão dos Santos e nesta participação nas coisas santas, aquilo que cada um possui, não o reserva só para si, mas tudo é para todos. E, dado que estamos interligados em Deus, podemos fazer algo mesmo pelos que estão longe, por aqueles que não poderíamos jamais, com as nossas sim-ples forças, alcançar: rezamos com eles e por eles a Deus, para que todos nos abramos à sua obra de salvação.

2. Onde está o teu irmão? (Gn 4,9) – As paró-quias e as comunidades

Tudo o que se disse a propósito da Igreja uni-versal é necessário agora traduzi-lo na vida das paróquias e comunidades. Nestas realidades eclesiais, consegue-se porventura experimentar que fazemos parte de um único corpo? Um corpo que, simultaneamente, recebe e partilha aquilo que Deus nos quer dar? Um corpo que conhece e cuida dos seus membros mais frágeis, pobres e pequeninos? Ou refugiamo-nos num amor uni-versal pronto a comprometer-se lá longe no mun-do, mas que esquece o Lázaro sentado à sua porta fechada (cf. Lc16,19-31)?

Para receber e fazer frutificar plenamente aquilo que Deus nos dá, deve-se ultrapassar as fronteiras da Igreja visível em duas direções. Em primeiro lugar, unindo-nos à Igreja do Céu na ora-ção. Quando a Igreja terrena reza, instaura--se re-ciprocamente uma comunhão de serviços e bens que chega até à presença de Deus. Juntamente

“A HUMANIDADE QUE TEMOS EM COMUM”Palavras do Papa Francisco na Mensagem para a Quaresma 2015

Page 13: CF 2015: IGREJA E SOCIEDADE - Paróquia Bom Jesus dos ...bomjesusdosmigrantes.com/wp-content/uploads/2015/02/MIG_203.pdf · a graça do Jovem de Nazaré permaneça sempre com vocês,

Migrante - Fevereiro/2015 13

com os Santos, que encontraram a sua pleni-tude em Deus, fazemos parte daquela comunhão onde a indiferença é vencida pelo amor. A Igre-ja do Céu não é triunfante, porque deixou para trás as tribulações do mundo e usufrui sozinha do gozo eterno; antes pelo contrário, pois aos Santos é concedido já contemplar e rejubilar com o facto de terem vencido definitivamente a indiferença, a dureza de coração e o ódio, graças à morte e ressurreição de Jesus. E, enquanto esta vitória do amor não impregnar todo o mundo, os Santos caminham conosco, que ainda somos peregrinos. Convicta de que a alegria no Céu pela vitória do amor crucificado não é plena enquanto houver, na terra, um só homem que sofre e geme, escre-via Santa Teresa de Lisieux, doutora da Igreja: « Muito espero não ficar inativa no Céu; o meu desejo é continuar a trabalhar pela Igreja e pelas almas » (Carta254, de 14 de Julho de 1897).

Também nós participamos dos méritos e da alegria dos Santos e eles tomam parte na nossa luta e no nosso desejo de paz e reconciliação. Para nós, a sua alegria pela vitória de Cristo res-suscitado é origem de força para superar tantas formas de indiferença e dureza de coração.

Em segundo lugar, cada comunidade cris-tã é chamada a atravessar o limiar que a põe em relação com a sociedade circundante, com os pobres e com os incrédulos. A Igreja é, por sua natureza, missionária, não fechada em si mesma, mas enviada a todos os homens. Esta missão é o paciente testemunho d’Aquele que quer conduzir ao Pai toda a realidade e todo o homem. A missão é aquilo que o amor não pode calar. A Igreja segue Jesus Cristo pela estrada que a con-duz a cada homem, até aos confins da terra (cf.Act1,8). Assim podemos ver, no nosso próximo,

o irmão e a irmã pelos quais Cristo morreu e res-suscitou. Tudo aquilo que recebemos, recebemo-lo também para eles. E, vice-versa, tudo o que estes irmãos possuem é um dom para a Igreja e para a humanidade inteira.

Amados irmãos e irmãs, como desejo que os lugares onde a Igreja se manifesta, particularmen-te as nossas paróquias e as nossas comunidades, se tornem ilhas de misericórdia no meio do mar da indiferença!

3. Fortalecei os vossos corações (Tg 5,8)– Cada um dos fiéis

Também como indivíduos temos a tentação da indiferença. Estamos saturados de notícias e imagens impressionantes que nos relatam o sofri-mento humano, sentindo ao mesmo tempo toda a nossa incapacidade de intervir. Que fazer para não nos deixarmos absorver por esta espiral de terror e impotência? Em primeiro lugar, podemos rezar na comunhão da Igreja terrena e celeste. Não subestimemos a força da oração de muitos! A iniciativa 24 horas para o Senhor, que espero se celebre em toda a Igreja – mesmo a nível dio-cesano – nos dias 13 e 14 de Março, pretende dar expressão a esta necessidade da oração. Em segundo lugar, podemos levar ajuda, com gestos de caridade, tanto a quem vive próximo de nós como a quem está longe, graças aos inúmeros or-ganismos caritativos da Igreja. A Quaresma é um tempo propício para mostrar este interesse pelo outro, através de um sinal – mesmo pequeno, mas concreto – da nossa participação na humanidade que temos em comum. E, em terceiro lugar, o sofrimento do próximo constitui um apelo à con-versão, porque a necessidade do irmão recorda-me a fragilidade da minha vida, a minha depen-

dência de Deus e dos irmãos.Se humildemente pedirmos a graça de Deus e

aceitarmos os limites das nossas possibilidades, então confiaremos nas possibilidades infinitas que tem de reserva o amor de Deus. E podere-mos resistir à tentação diabólica que nos leva a crer que podemos salvar-nos e salvar o mundo sozinhos. Para superar a indiferença e as nossas pretensões de omnipotência, gostaria de pedir a todos para viverem este tempo de Quaresma como um percurso de formação do coração, a que nos convidava Bento XVI (Carta enc. Deus caritas est, 31). Ter um coração misericordioso não significa ter um coração débil. Quem quer ser misericordioso precisa de um coração for-te, firme, fechado ao tentador mas aberto a Deus; um coração que se deixe impregnar pelo Espírito e levar pelos caminhos do amor que conduzem aos irmãos e irmãs; no fundo, um coração pobre, isto é, que conhece as suas limitações e se gasta pelo outro. Por isso, amados irmãos e irmãs, nesta Quaresma desejo rezar convosco a Cristo: « Fac cor nostrum secundum cor tuum – Fazei o nosso coração semelhante ao vosso » (Súplica das La-dainhas ao Sagrado Coração de Jesus). Teremos assim um coração forte e misericordioso, vigi-lante e generoso, que não se deixa fechar em si mesmo nem cai na vertigem da globalização da indiferença.

Com estes votos, asseguro a minha oração por cada crente e comunidade eclesial para que percorram, frutuosamente, o itinerário quaresmal, enquanto, por minha vez, vos peço que rezeis por mim. Que o Senhor vos abençoe e Nossa Senhora vos guarde!Fonte: Vaticano. Com informações da Rádio Vaticano. Extraído de www.cnbb.org.br

Por ocasião da abertura do Ano da Vida Con-sagrada, o papa Francisco enviou mensagem

(em novembro de 2014) na qual fez um chamado para que os consagrados “despertem o mundo!”. Inspirados na Exortação Vita Consecrata de São João Paulo II, o texto do papa apresenta alguns objetivos, expectativas e os horizontes do Ano da Vida Consagrada, que prosseguirá até 2 de feve-reiro de 2016.

O prefeito da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apos-tólica, cardeal João Braz de Aviz, em entrevista à Rádio Vaticano, apontou três objetivos princi-pais que o papa Francisco indica aos consagra-dos para a realização da própria vocação: “olhar para o passado com gratidão”, para manter viva a própria identidade, sem fechar os olhos diante das incoerências, resultado das fraquezas huma-nas; “viver o presente com paixão”, vivendo o Evangelho a fundo e com espírito de comunhão; “abraçar o futuro com esperança”, sem perder a

coragem diante das inúmeras dificuldades que se encontrarão ao longo da vida consagrada, a partir da crise das vocações.

Aos jovens consagradosO papa também alertou aos mais jovens para que não caiam na “tentação dos números e da eficiên-cia, tampouco àquela de confiar exclusivamente nas suas próprias forças. A caridade não conhece limites e precisa de entusiasmo para levar adiante o sopro do Evangelho nos mais diversos ambien-tes sociais e culturais”.Disse, ainda, que é necessário que os consagra-dos saibam transmitir a alegria e a felicidade da fé vivida em comunidade, por meio do testemunho do amor fraterno, da solidariedade, da partilha que dá valor à Igreja. “Uma Igreja que deve for-jar profetas visionários e capazes de interpretar os acontecimentos, denunciando o mal do pecado e da injustiça”.Francisco não tem expectativas de que os consa-

grados mantenham vivas certas “utopias”, mas que saibam criar “outros lugares”, onde se viva a lógica evangélica do dom, da fraternidade, da di-versidade e do amor recíproco. O lugar ideal para que isso aconteça são as comunidades dos Institu-tos aos quais se pertence e que não deve ser uma realidade isolada. Ao contrário, o papa expressa seu desejo de que este Ano da Vida Consagrada seja a ocasião para que se estreitem os laços de colaboração entre as diversas comunidades, “no acolhimento de refugiados, na proximidade aos pobres, no anúncio do Evangelho, na iniciação à vida de oração”.Na carta aos consagrados e às consagradas, Fran-cisco ressalta o papel dos leigos, “que, com os consagrados, partilham ideais, espírito e missão”. O papa pede aos bispos que sejam solícitos no promover nas respectivas comunidades “os caris-mas distintos, apoiando, animando e ajudando no discernimento para que a beleza e a santidade da vida consagrada resplandeçam na Igreja”.

PAPA FRANCISCO ENVIA MENSAGEM PARA O ANO DA VIDA CONSAGRADA

Page 14: CF 2015: IGREJA E SOCIEDADE - Paróquia Bom Jesus dos ...bomjesusdosmigrantes.com/wp-content/uploads/2015/02/MIG_203.pdf · a graça do Jovem de Nazaré permaneça sempre com vocês,

Migrante - Fevereiro/2015 14

Oi! Tudo bem? Saia de casa só pelo gosto

de caminhar. Sorria para todos. Faça um álbum de família. Conte estrelas. Telefone para os seus amigos. Diga : gosto muito de você! . Converse com Deus. Volte

a ser criança. Pule corda. Apague de vez a palavra rancor. Diga sim. Dê uma boa risada! Leia um livro. Peça ajuda. Corra. Cumpra uma promessa. Cante uma canção. Lembre o aniversário de seus amigos. Ajude algum doente. Pule para se divertir. Mude de penteado. Seja disponível para escutar. Deixa seu

pensamento viajar. Retribua um favor. Termine aquele projeto. Quebre uma rotina. Tome um banho de espuma. Escreva uma lista de coisas que lhe dão prazer. Faça uma

visita. Sonhe acordado. Desligue o televisor e converse. Permita-se errar. Retribua uma gentileza. Escute os grilos. Agradeça a Deus pelo Sol. Aceite um elogio. Perdoe-se...Deixe que alguém cuide de você. Demonstre que está feliz. Faça alguma coisa que sempre desejou. Toque a ponta dos pés. Olhe com atenção uma flor. Só por hoje,

evite dizer não posso. Cante no chuveiro. Viva intensamente cada minuto de Deus. Inicie uma tradição familiar. Faça um piquenique no quintal. Não se preocupe.

Tenha a coragem das pequenas coisas. Ajude um vizinho idoso. Afague uma criança. Reveja fotos antigas. Escute um amigo.

Feche os olhos e imagine as ondas do mar. Brinque com seu mascote.

Permita-se brilhar. Dê uma palmadinha nas suas próprias costas. Torça pelo seu time.

Pinte um quadro. Cumprimente um

novo vizinho. Compre um presente

para você mesmo. Mude alguma coisa. Delegue tarefas. Diga bem vindo

a quem chegou. Permita que

alguém o ajude. A-GRA-DE-çA!

Saiba que não está só. Decida-se

a viver com ‘paixão’: sem ela nada de grande se consegue

Conserve esta árvore diante de si durante os 365 dias do Ano Novo. Ela garante boa saúde,excelentes relações pessoais, rápido crescimento

pessoal e comunitário e uma eternidade feliz! Feliz Livro Novo!!!!

O ano se inicia e fazemos promessa que tudo será diferente! É com esse espírito de NOVO

que nós da Equipe do Jornal Migrante sugeri-mos coisas simples mais que poderão fazer uma grande diferença para o ano de 2015. Feliz Ano Novo! É o que desejamos a todos de coração!

Desejamos a toda Família da Paróquia Bom Je-sus dos Migrantes e toda a Comunidade de So-bradinho que, em primeiro lugar , agradeçam a DEUS pelo ano de 2014 , a saúde , a família , ao trabalho , ao pão de cada dia e a seguir peçam a DEUS pelo ano que se inicia (estamos inician-do as atividades paroquiais) , fazendo o que lhe cabe por um mundo melhor e as demais entre-gando nas mãos do pai sua vida... Feliz 2015!

Com carinho, Equipe do Jornal Migrante

ANO NOVO...

No dia 11 de janeiro, a comunidade paroquial conheceu os dirigentes que conduzirão o movimento EJE - Encontro de Jovens das Escolas ao longo

de 2015.Os jovens foram apresentados pelos dirigentes do ano anterior. João Vitor

Ribeiro e Victoria Moraes passaram a pasta de Pós-Encontro aos jovens Vi-nícius Lopes e Bruna Tosatte. A pasta de Finanças, também conhecida como Promoção, era conduzida pelos jovens Matheus França e Bruna Tosatte e agora são responsáveis Breno Araújo e Júlia Cássia. E Diogo Rafael e Alana Aguiar estarão à frente da pasta Liturgia, que tinha como dirigentes os jo-vens Rodrigo Sales e Ana Carolina Souza. O casal Sérgio e Léa passaram ao casal Bruno e Mariana a responsabilidade de acompanhar os seis jovens ao longo do ano.

Boa sorte e bênçãos para a equipe que assume a coordenação e muito obri-gado aos jovens e casal que deixam as pastas dirigentes!

EJE APRESENTA NOVA EQUIPE DIRIGENTE

Page 15: CF 2015: IGREJA E SOCIEDADE - Paróquia Bom Jesus dos ...bomjesusdosmigrantes.com/wp-content/uploads/2015/02/MIG_203.pdf · a graça do Jovem de Nazaré permaneça sempre com vocês,

Migrante - Fevereiro/2015 15

Como todos os anos, o movimento Segue-Me, da Paróquia Bom Je-sus dos Migrantes, coordenado pelos jovens Phelipe Queiroz e Paula

Mesiano, realizou mais uma tradicional Serenata de Natal . Cerca de 160 jovens se reuniram nos dias 17, 18 e 19 de dezembro, no pátio da Paróquia e saíram pelas quadras , cantando e animando o Natal de muitas famílias de Sobradinho.

Além de alegrarem as famílias que os recebiam em seus blocos de apar-tamentos e quadras, a Serenata teve como objetivo também arrecadar ali-mentos não perecíveis para serem distribuídos às famílias carentes atendi-das pelos Vicentinos da comunidade.

Foram momentos muito especiais, tanto para quem participou, como para quem recebia a Serenata. Um dos participantes mais empolgados foi o nosso querido Padre Ângelo Cerântola, que apesar da idade não mediu esforços e acompanhou a serenata todos os dias. Ele que implantou o mo-vimento Segue-Me na Paróquia e é um grande incentivador dos movimen-tos jovens na comunidade.

Parabéns ao movimento Segue-Me pelo lindo gesto de solidariedade e fraternidade. Que Deus os abençoe! Vocês fazem a diferença!

SERENATA DE NATAL

Page 16: CF 2015: IGREJA E SOCIEDADE - Paróquia Bom Jesus dos ...bomjesusdosmigrantes.com/wp-content/uploads/2015/02/MIG_203.pdf · a graça do Jovem de Nazaré permaneça sempre com vocês,

16

VAMOS FALAR DE QUARESMA?A Quarta-feira de Cinzas marca o início de

uma das temporadas mais importantes e es-peciais do ano, a Quaresma!

A Quaresma é um período de sacrifício, refle-xão e jejum, enquanto nos preparamos para cele-brar a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo,

que com seu sacrifício nos salvou. Nela, temos a oportunidade de crescer mais perto d’Ele, como tentativa de entender e apreciar o sacrifício que foi feito por nós.

Para aproveitar este momento importante do ano, devemos nos doar e jejuar. Por exemplo, al-

gumas famílias podem jejuar de ver televisão e outros podem dedicar tempo para o voluntariado em uma obra social...

Jesus espera ouvir o que você e sua família estão fazendo para a Quares-ma deste ano!

Estamos iniciando mais um ano e com ele nossos trabalhos retornam a todo vapor! Preparamos tudo com muito carinho para receber cada

criança, jovem e adulto que estarão conosco neste ano.Confira as principais datas para o primeiro semestre de 2015:

Para nossos catequistas, os compromissos se iniciam mais cedo. De 9 a 15 de fevereiro, teremos nossa semana de formação oferecida pela CAC.

Nossa missa de abertura, na Paróquia, será dia 1º de março, às 10h30, na matriz Bom Jesus dos Migrantes.

Dia 22 de março teremos o encontro com jovens da Crisma no Retiro Santo Antônio.

Dia 17 de maio será a vez das nossas crianças irem para o retiro.Dias 23 e 24 de maio será a Crisma da matriz Bom Jesus dos Migrantes

e da Capela São Vicente.No mês de junho, teremos as celebrações de Primeira Comunhão das

comunidades Império dos Nobres, Santo Expedito, Nossa Senhora Apareci-da e São Vicente.

Vamos caminhar juntos!!!

C A L E N D Á R I O D A C A T E Q U E S E 2 0 1 5