ceu e inferno

7
O CÉU E O INFERNO "Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva".(EZEQUIEL, 33:11.)

Upload: claudio-luciano

Post on 13-Aug-2015

205 views

Category:

Spiritual


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ceu e inferno

O CÉU E O INFERNO

"Por mim mesmo juro - disse o Senhor Deus - que não quero a morte do ímpio, senão que ele se converta, que deixe o mau caminho e que viva".(EZEQUIEL, 33:11.)

Page 2: Ceu e inferno

Conceitos deO LIVRO DOS ESPÍRITOS

1012. Haverá no Universo lugares circunscritos para as penas e gozos dos Espíritos segundo seus merecimentos? “Já respondemos a esta pergunta. As penas e os gozos são inerentes ao grau de perfeição dos Espíritos. Cada um tira de si mesmo o princípio de sua felicidade ou de sua desgraça. E como eles estão por toda parte, nenhum lugar circunscrito ou fechado existe especialmente destinado a uma ou outra coisa. (...)

Page 3: Ceu e inferno

Conceitos deO LIVRO DOS ESPÍRITOS

1012-a - De acordo, então, com o que vindes de dizer, o inferno e o paraíso não existem, tais como o homem os imagina? “São simples alegorias: por toda parte há Espíritos ditosos e inditosos. Entretanto, conforme também já dissemos, os Espíritos de uma mesma ordem se reúnem por simpatia; mas podem reunir-se onde queiram, quando são perfeitos.” A localização absoluta das regiões das penas e das recompensas só na imaginação do homem existe. Provém da sua tendência a materializar e circunscrever as coisas, cuja essência infinita não lhe é possível compreender.

Page 4: Ceu e inferno

Conceitos deO LIVRO DOS ESPÍRITOS

1016. Em que sentido se deve entender a palavra céu? “Julgas que seja um lugar, como os campos Elíseos dos antigos, onde todos os bons Espíritos estão promiscuamente aglomerados, sem outra preocupação que a de gozar, pela eternidade toda, de uma felicidade passiva? Não; é o espaço universal; são os planetas, as estrelas e todos os mundos superiores, onde os Espíritos gozam plenamente de suas faculdades, sem as tribulações da vida material, nem as angústias peculiares à inferioridade.”

Page 5: Ceu e inferno

Conceitos deO CÉU E O INFERNO

A felicidade está na razão direta do progresso realizado, de sorte que, de dois Espíritos, um pode não ser tão feliz quanto outro, unicamente por não possuir o mesmo adiantamento intelectual e moral, sem que por isso precisem estar, cada qual, em lugar distinto. Ainda que juntos, pode um estar em trevas, enquanto que tudo resplandece para o outro, tal como um cego e um vidente que se dão as mãos: este percebe a luz da qual aquele não recebe a mínima impressão. Sendo a felicidade dos Espíritos inerente às suas qualidades, haurem-na eles em toda parte em que se encontram, seja à superfície da Terra, no meio dos encarnados, ou no Espaço. 1ª PARTE - CAPÍTULO III – O CÉU - ITEM 6 

Page 6: Ceu e inferno

Conceitos deO CÉU E O INFERNO

(...)  Também  o  quadro  por  ele  ideado  sobre  as penas futuras não é senão o reflexo dos males da Humanidade, em mais vasta proporção, reunindo-lhe  todas  as  torturas,  suplícios  e  aflições  que achou na Terra. Nos climas abrasadores imaginou um inferno de fogo, e nas regiões boreais um inferno de gelo. Não estando ainda desenvolvido o sentido que mais tarde o levaria a compreender o  mundo  espiritual,  não  podia  conceber  senão penas  materiais;  e  assim,  com  pequenas diferenças  de  forma,  os  infernos  de  todas  as religiões se assemelham. 1ª PARTE - CAPÍTULO IV – O INFERNO - ITEM 2  

Page 7: Ceu e inferno

Conceitos deO CÉU E O INFERNOCódigo Penal da Vida Futura

1º - A alma ou Espírito sofre na vida espiritual as conseqüências de todas as imperfeições que não conseguiu corrigir na vida corporal. O seu estado, feliz ou desgraçado, é inerente ao seu grau de pureza ou impureza.

2º - A completa felicidade prende-se à perfeição, isto é, à purificação completa do Espírito. Toda imperfeição é, por sua vez, causa de sofrimento e de privação de gozo, do mesmo modo que toda perfeição adquirida é fonte de gozo e atenuante de sofrimentos.