césar cardoso de oliveira -...

2
21 Oliveira, CC Gestão: 1996–1998 Rev SOCERJ. 2008;21(supl B):21. junho 2008 César Cardoso de Oliveira Gestão: 1996–1998 Ao assumirmos a função de Diretor de Publicações e Editor da Revista da SOCERJ, na diretoria do Dr. Denílson Campos de Albuquerque, recebemos a Revista com um grande atraso em suas publicações, o que, sabidamente, não ocorreu por culpa do editor que nos antecedeu, o Dr. Roberto Bassan. O que ocorria era uma falta de artigos originais de boa qualidade para compor cada número, a despeito do grande esforço editorial do Dr. Bassan que corrigia não só o texto, mas também os dados estatísticos. Assim, com essas reais dificuldades, resolvemos em reunião da Diretoria, que se necessitava mudar o perfil da Revista da SOCERJ, tornando-a temática, incluindo artigos de revisão que seriam escritos por membros dos Departamentos e por colegas conhecidos pela sua proficiência. Mudamos também a aparência da Revista, nos moldes do Journal of the American College of Cardiology (JACC), para capa branca e apenas o nome da revista, o volume e fascículo e o tema abordado. Trocamos a cor e melhoramos a qualidade das páginas, tornando-as menos reflexivas, facilitando com isso a sua leitura. Inserimos a Revista na era eletrônica, a partir da digitalização por scanner, desde o primeiro número publicado, facilitando a consulta bibliográfica por autor e palavras-chave. Esse acervo histórico- científico foi distribuído sob a forma de CD a todos os sócios, no Congresso da SOCERJ de 1999. Tínhamos, na época, a idéia de disponibilizar o conteúdo do CD na página eletrônica da SOCERJ e penso que isto ainda deva ser feito. Com essas modificações e graças ao trabalho incansável de todos os editores convidados e patrocinadores, conseguimos entregar a Revista da SOCERJ com apenas um número de atraso ao Dr. Roberto Sá, editor que nos sucedeu nesta que se tornou hoje uma referência em artigos originais, produzidos nos Serviços e Laboratórios do nosso e de outros estados brasileiros. César Cardoso de Oliveira Editor da Rev SOCERJ 1996-1998

Upload: ngophuc

Post on 11-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: César Cardoso de Oliveira - sociedades.cardiol.brsociedades.cardiol.br/socerj/revista/2008_03_supl_b/a2008_v21_supb... · César Cardoso de Oliveira Gestão: 1996–1998 ... o Dr

21Oliveira, CC Gestão: 1996–1998

Rev SOCERJ. 2008;21(supl B):21.junho 2008

César Cardoso de OliveiraGestão: 1996–1998

Ao assumirmos a função de Diretor de Publicações e Editor da Revista da SOCERJ, na diretoria do Dr. Denílson Campos de Albuquerque, recebemos a Revista com um grande atraso em suas publicações, o que, sabidamente, não ocorreu por culpa do editor que nos antecedeu, o Dr. Roberto Bassan. O que ocorria era uma falta de artigos originais de boa qualidade para compor cada número, a despeito do grande esforço editorial do Dr. Bassan que corrigia não só o texto, mas também os dados estatísticos.

Assim, com essas reais dificuldades, resolvemos em reunião da Diretoria, que se necessitava mudar o perfil da Revista da SOCERJ, tornando-a temática, incluindo artigos de revisão que seriam escritos por membros dos Departamentos e por colegas conhecidos pela sua proficiência.

Mudamos também a aparência da Revista, nos moldes do Journal of the American College of Cardiology (JACC), para capa branca e apenas o nome da revista, o volume e fascículo e o tema abordado. Trocamos a cor e melhoramos a qualidade das páginas, tornando-as menos reflexivas, facilitando com isso a sua leitura.

Inserimos a Revista na era eletrônica, a partir da digitalização por scanner, desde o primeiro número publicado, facilitando a consulta bibliográfica por autor e palavras-chave. Esse acervo histórico-científico foi distribuído sob a forma de CD a todos os sócios, no Congresso da SOCERJ de 1999. Tínhamos, na época, a idéia de disponibilizar o conteúdo do CD na página eletrônica da SOCERJ e penso que isto ainda deva ser feito.

Com essas modificações e graças ao trabalho incansável de todos os editores convidados e patrocinadores, conseguimos entregar a Revista da SOCERJ com apenas um número de atraso ao Dr. Roberto Sá, editor que nos sucedeu nesta que se tornou hoje uma referência em artigos originais, produzidos nos Serviços e Laboratórios do nosso e de outros estados brasileiros.

César Cardoso de OliveiraEditor da Rev SOCERJ1996-1998

Page 2: César Cardoso de Oliveira - sociedades.cardiol.brsociedades.cardiol.br/socerj/revista/2008_03_supl_b/a2008_v21_supb... · César Cardoso de Oliveira Gestão: 1996–1998 ... o Dr

22Oliveira, CC

Gestão: 1996–1998

Rev SOCERJ. 2008;21(supl B):21.junho 2008

Layout de capa da Revista da SOCERJ: 1992 a 1996