cepsa · internacional do trabalho (oit) ... sistemas de gestão ambiental são um instrumento...

16
1

Upload: vanthu

Post on 03-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

2

CEPSA A Empresa está consciente da necessidade de associar uma gestão industrial eficaz à vigilância atenta do impacto no meio ambiente, bem como à operação das instalações de produção usando processos altamente seguros. Entendemos que a nossa capacidade de gerar riqueza está necessariamente ligada a um comportamento ajustado às expectativas da sociedade. Missão da CEPSA Ser uma Empresa dos sectores energético e petroquímico competitiva, orientada para os seus clientes, respeitadora do meio ambiente e comprometida com a sociedade. Visão da CEPSA Ser uma Empresa responsável na gestão dos seus recursos e em todas as suas actuações face aos accionistas, aos clientes e à sociedade em geral. Princípios Institucionais da Empresa Consistem nos padrões de actuação que lhe permitem cumprir a sua Missão e aproximar-se da sua Visão. Governação da Empresa A governação e a administração da CEPSA envolvem as seguintes entidades:

• Assembleia Geral de Accionistas • Conselho de Administração • Comissão Executiva • Administrador Delegado

Mais informações sobre cada um destes órgãos (responsabilidades na gestão, composição, funções, etc.) na secção deste site: Informação para accionistas e investidores/Governação Corporativa.

COMPROMISSOCom a sua Missão

e Visão Com os seus

Princípios Institucionais

TRANSPARÊNCIA Na sua gestão

Na sua informação para o exterior

SEGURANÇA Nos seus processos Nas suas

instalações Nos seus serviçosNos seus produtos

QUALIDADENos seus produtosNos seus serviçosNa sua actividade

RESPEITOPelas pessoas

Pelos seus direitosPela sua

diversidade

3

Missão Princípios Institucionais Visão Negócio da CEPSA, seu enfoque e objectivos Forma de agir da CEPSA Aspirações da CEPSA no longo prazo Recomendações de Governação Corporativa CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL DE ACCIONISTAS e exigências legais Estatutos da CEPSA COMISSÕES DO CONSELHO Regulamento da Assembleia Regulamento do Conselho de Administração Comissão Executiva Comité de Auditoria Comité de Nomeações e Retribuições Comité de Direcção PRESIDENTE E ADMINISTRADOR DELEGADO Políticas da CEPSA Accionistas Clientes Colaboradores Comunidades locais Fornecedores Meio ambiente Áreas da CEPSA Unidades Corporativas

MissãoNegócio da CEPSA, seu enfoque e objectivos

Estatutos da CEPSA

Regulamento do Conselho de Administração

Recomendações de Governação Corporativae exigências legais

aaaaaaaa

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

COMISSÕES DO CONSELHOComissão ExecutivaComité de AuditoriaComité de Nomeações e Retribuições

ASSEMBLEIA GERAL DE ACCIONISTAS

Regulamento da Assembleia

PRESIDENTE E ADMINISTRADOR DELEGADO

AccionistasClientesColaboradoresComunidades locaisFornecedoresMeio ambiente

Comité de Direcção Políticas da CEPSA

Modelo de Governação Corporativa da CEPSA

Princípios InstitucionaisForma de agir da CEPSA

VisãoAspirações da CEPSA no longo prazo

Áreas da CEPSA Unidades Corporativas

4

Desenvolvimento sustentável, parte da estratégia do negócio O compromisso com o desenvolvimento sustentável, entendido como a aspiração formal da Empresa de obter relações de confiança mutuamente benéficas e de longo prazo com os seus grupos de interesse, faz parte da Missão, da Visão e dos Princípios Institucionais da CEPSA, integrando, por conseguinte, o seu planeamento estratégico. A CEPSA manifesta o seu compromisso: - com a Declaração Universal dos Direitos do Homem, - com a Declaração dos Princípios Fundamentais do Direito do Trabalho da Organização

Internacional do Trabalho (OIT) - com os Princípios Voluntários das Nações Unidas sobre Segurança e Direitos Humanos. Da mesma forma, a CEPSA aderiu ao Pacto Mundial das Nações Unidas. Através desta acção, a empresa compromete-se a aplicar, como parte da sua estratégia, das suas operações e na sua esfera de influência, dez princípios de conduta que abrangem questões relativas a direitos humanos e laborais, meio ambiente e luta contra a corrupção. Não obstante, o compromisso da CEPSA com o desenvolvimento sustentável não se limita à formalização de políticas em consonância com iniciativas internacionais de referência, visto que engloba também a estratégia do negócio e a gestão das suas actividades. A estratégia da Empresa baseia-se fundamentalmente:

Na potenciação das sinergias entre os negócios. Na redução de riscos através da integração vertical das áreas de actividade. Na melhoria contínua da eficiência (especialmente energética) e no controlo de custos.

As linhas estratégicas de actuação têm em conta aspectos ligados ao desenvolvimento sustentável e aos desafios colocados à CEPSA neste âmbito: 1. A preocupação relativa aos Gases de Efeito de Estufa (GEE) e as suas implicações, tanto

para a sociedade em geral como para a CEPSA e as suas perspectivas de negócio. 2. A eficiência energética constitui um pilar básico da estratégia da CEPSA. Através dela,

gera-se um efeito duplo sobre a própria Empresa e o meio ambiente: reduzem-se custos, poupa-se energia e, em consequência, reduzem-se os impactos ambientais, aumentando-se ao mesmo tempo a eficiência empresarial.

O diálogo com os grupos de interesse, um compromisso da CEPSA A Empresa entende que a divulgação de informação para o exterior deve ser um processo rigoroso e equilibrado. Assim, coloca à disposição dos seus grupos de interesse diferentes plataformas de comunicação, com destaque para a página web para o público em geral e a intranet para os seus colaboradores. A CEPSA e a criação de valor para o seu ambiente circundante A CEPSA contribui para o crescimento socioeconómico das zonas onde opera, assegurando e gerando emprego, ao mesmo tempo que oferece produtos e serviços sob a forma de energia, calor e mobilidade. A Empresa desempenha um papel relevante na economia, contribuindo a sua actividade para o bem-estar económico geral da sociedade.

5

A contribuição económica global da Empresa pode medir-se através do cálculo do valor acrescentado gerado, que corresponde ao valor das vendas subtraído dos bens, serviços e materiais por ela adquiridos aos seus fornecedores. Para obter este valor, utilizou-se a metodologia estabelecida pelo Departamento do Comércio e Indústria britânico, que elabora uma classificação anual de empresas. Utilizando essa metodologia, decorre que a CEPSA criou um valor de 2.375 milhões de euros no ano de 2005. Tal pressupõe um valor acrescentado por empregado de 220.000 euros e um crescimento próximo de 30% relativamente a 2004. Estes dados colocam a CEPSA entre as principais empresas espanholas em termos de criação de riqueza.

6

DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA A CEPSA 1. A CEPSA e a segurança do abastecimento energético A disponibilidade de energia abundante a um preço razoável constitui uma premissa fundamental para o funcionamento das economias modernas, para o crescimento económico e, em última análise, para a prosperidade das sociedades. Na qualidade de empresa do sector energético, a CEPSA desempenha uma função social importante, ao abastecer de energia a sociedade espanhola. Actividades destinadas a assegurar o abastecimento energético

1. Investimento em Exploração e Produção, bem como em Refinação

2. Investigação, Desenvolvimento e Inovação

3. Novos combustíveis: Combustíveis alternativos e carburantes mais eficientes Caso pretenda obter mais informações sobre as actividades realizadas pela CEPSA para assegurar o abastecimento de energia à sociedade, poderá consultar neste website a Memória de Sustentabilidade 2005, secção: A CEPSA e a segurança do abastecimento energético (http://www.cepsacorp.es/corporativo/doc/c_1_10/seguridad_abastecimiento.pdf) 2. A CEPSA e os Gases de Efeito de Estufa (GEE) Política e Estratégia da CEPSA face aos GEE A CEPSA está plenamente consciente da necessidade de reduzir a emissão de GEE, tendo para tal definido linhas estratégicas destinadas ao cumprimento dos compromissos assumidos através da Comunidade Europeia e do Protocolo de Quioto. Estas linhas centram-se nos seguintes pontos: reduções domésticas, aquisição de direitos procedentes de projectos e da transacção de direitos de emissão. Adicionalmente, existem na empresa diferentes unidades para a implementação, controlo e acompanhamento dos GEE:

Comité de CO2

Departamento de gestão dos Gases de Efeito de Estufa Caso pretenda mais informações sobre a composição e objectivos destas unidades, poderá consultar neste website a Memória de Sustentabilidade 2005, secção: A CEPSA e os Gases de Efeito de Estufa (http://www.cepsacorp.es/corporativo/doc/c_1_10/gases_efecto_invernadero.pdf)

7

3. Os centros de produção e o seu ambiente circundante Os centros de produção da CEPSA dão uma atenção prioritária aos impactos ambientais eventualmente resultantes do desenvolvimento da sua actividade produtiva. É adoptada uma abordagem preventiva, baseada no princípio da melhoria contínua, sendo o seu compromisso formalizado através da implementação de sistemas de gestão ambiental. Caso pretenda obter informações quantitativas sobre a evolução nos últimos três anos dos principais centros industriais da CEPSA, referentes a: o Investimento Ambiental o Evolução dos indicadores de consumo de recursos (energia, matérias-primas e água) o Emissões para a atmosfera o Gestão das descargas e dos resíduos o Impactos derivados do transporte de produtos pode aceder à Memória de Sustentabilidade 2005, capítulo “Eficiência nas operações” (http://www.cepsacorp.es/corporativo/doc/c_1_10/eficiencia_operaciones.pdf) Gestão dos riscos para o ambiente circundante nos processos e instalações A gestão dos riscos ambientais é uma ferramenta baseada no uso sistemático da informação disponível para identificar propriedades ou condições de substâncias/sistemas que possam ocasionar danos, bem como a probabilidade ou frequência da ocorrência destes últimos e as suas consequências. Esquema de actuação:

Identificação de causas e perigos

Identificação de ocorrências iniciadoras

Estimativa das consequências

Estimativa do risco (probabilidade/frequência)

ESTABELECIMENTO

DE CRITÉRIOS

Expectativas das partes interessadas

Análise custo-benefício

Outros critérios

GESTÃO DO RISCO

Eliminação

Redução

Transmissão

Aceitação

ANÁLISE DO RISCO

CO

MU

NIC

ÃO

E C

ON

SU

LT

A

AC

OM

PA

NH

AM

EN

TO

E R

EV

ISÃ

O

8

Sistemas de gestão ambiental São um instrumento concebido para promover a melhoria contínua do desempenho ambiental das organizações Além disso, estes sistemas garantem o cumprimento das disposições legais e dos requisitos regulamentares, locais, autonómicos, nacionais e comunitários, que reflectem a preocupação da sociedade em matéria da protecção ambiental. Todos os centros de produção significativos da CEPSA contam com um sistema de gestão ambiental certificado por entidades externas. Protecção do ambiente natural Biodiversidade Os processos levados a cabo nas instalações da empresa podem afectar os habitats naturais. A protecção do ambiente circundante natural depende especialmente de um cuidadoso planeamento das actividades, acompanhado do estudo dos possíveis impactos sobre o meio receptor (organismos vivos e qualidade da água) e da concepção de medidas preventivas e correctivas. Derrames Para limitar ao máximo os derrames, a CEPSA implementa diversas medidas, desde a prevenção nas zonas de carga e descarga até à manutenção de infra-estruturas e equipamentos de descontaminação. Solos e águas subterrâneas A CEPSA desenvolve medidas preventivas e acções directas sobre os possíveis incidentes susceptíveis de ocorrer, para tal recorrendo à manutenção e ampliação das redes piezométricas, bem como à realização de análises periódicas. Redução de incómodos Emissões locais para a atmosfera Com o objectivo de determinar as emissões atmosféricas susceptíveis de afectar o ambiente circundante, a CEPSA conta com redes de medição da qualidade do ar local, que realizam medições em tempo real e transmitem os dados obtidos à Autoridade Ambiental competente de cada Comunidade Autónoma. Controlo dos níveis de ruído Periodicamente, procede-se à medição dos níveis de ruído nas instalações, para assegurar que os mesmos se encontram sempre abaixo dos limites estabelecidos. Impacto paisagístico A CEPSA está consciente de que o impacto visual provocado pelas instalações pode afectar tanto as pessoas que vivem nas imediações das instalações como os seus próprios colaboradores. Por este motivo, são tomadas diversas medidas de minimização: instalação de painéis verdes e pinturas artísticas em tanques e no interior das instalações.

9

4. Segurança dos produtos da CEPSA A CEPSA assume um compromisso com a segurança dos seus produtos e serviços. Para tal, cumpre estritamente a legislação vigente e os compromissos associados à regulamentação interna e aos acordos voluntários. A Empresa dedica importantes recursos para conseguir que os seus produtos sejam os melhores em termos de segurança, contando também com uma extensa regulamentação interna na matéria. Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho relativo ao registo, à avaliação, à autorização e à restrição de produtos químicos (REACH) A proposta do Parlamento Europeu e do Conselho relativa ao REACH pressupõe um enquadramento normativo que obriga a obter informação sobre as substâncias químicas e a utilizar esses conhecimentos para assegurar que os riscos para a saúde humana e o meio ambiente são geridos de forma responsável. O REACH e a resposta da CEPSA A CEPSA adiantou-se à legislação europeia REACH, que afectará mais de 1500 produtos por ela fabricados. As principais obrigações a que a CEPSA está sujeita são, entre outras, a inventariação das substâncias químicas, tanto perigosas como não perigosas, a inventariação do conjunto dos dados disponíveis sobre as propriedades intrínsecas das substâncias e preparados, a revisão da classificação e a rotulagem, o estabelecimento dos processos de selecção de novas substâncias e a estimativa dos custos. A CEPSA estabeleceu uma estrutura inter-relacionada para realizar a gestão desta proposta de regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho. A segurança, parte da concepção dos produtos da CEPSA A CEPSA dispõe de um procedimento que estabelece os critérios que garantem a segurança do produto e a satisfação futura do cliente, apurada através de estudos de mercado. Este procedimento, que afecta os mais de 1500 produtos fornecidos pela CEPSA, divide-se em várias etapas, que constituem ao mesmo tempo marcos-chave em termos de segurança:

DISEÑOPRELIMINAR DISEÑO

DETALLADO

PROTOTIPOS

DESARROLLOY PRODUCCIÓN

PLANIFICACIONDISEÑO

REVISIÓNDISEÑOVALIDACIÓN

DISEÑO

CONTROLDE CAMBIOS

DOCUMENTACIÓN Y REGISTROS

DISEÑOPRELIMINAR CONCEPÇÃOPRELIMINAR DISEÑO

DETALLADOCONCEPÇÃODETALHADA

PROTOTIPOSPROTÓTIPOS

DESARROLLOY PRODUCCIÓN

DESENVOLVIMENTOE PRODUÇÃO

PLANIFICACIONDISEÑO PLANEAMENTO

CONCEPÇÃO

REVISIÓNDISEÑO

REVISÃO CONCEPÇÃOVALIDACIÓN

DISEÑOVALIDAÇÃO CONCEPÇÃO

CONTROLDE CAMBIOS

CONTROLODE ALTERAÇÕES

DOCUMENTACIÓN Y REGISTROS

DOCUMENTAÇÃOE REGISTOS

10

GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA CEPSA 1. Compromisso com os seus clientes Qualidade A aposta na qualidade dos bens e serviços oferecidos tem sido uma constante na história da CEPSA. Entendemos que a qualidade é uma questão transversal que deverá envolver todas as pessoas e actividades. O modelo de Sistema de Gestão da Qualidade baseado em processos e adoptado pela CEPSA utiliza, como um dos “inputs” do processo de análise de dados e melhoria, os resultados do processo de medição da satisfação dos clientes. Satisfação Na sua Política de Qualidade, a CEPSA assume o compromisso de melhoria da eficácia na comercialização dos produtos, na prestação de serviços e no serviço pós-venda, os quais constituem factores-chave na satisfação do cliente. Comunicação comercial responsável A CEPSA é membro da Associação para a Auto-Regulação da Comunicação, a qual é, por sua vez, membro da “European Advertising Standards Alliance”. Neste contexto, a Empresa assume o compromisso ético de realizar a sua comunicação comercial de modo responsável, contribuindo para fortalecer a auto-regulação publicitária como forma de assegurar o respeito pelos direito dos consumidores e dos concorrentes. A Empresa faz também parte da “Confianza On-Line” e é membro da Associação Espanhola de Anunciantes, tendo participado no desenvolvimento do seu Código de Boas Práticas. Protecção dos dados pessoais A CEPSA utiliza correctamente os sistemas informáticos para o tratamento automatizado de dados dos seus clientes, sob as premissas de estrita confidencialidade e da adopção de medidas de segurança informática. De acordo com os requisitos da Lei de Protecção dos Dados Pessoais vigente e da sua regulamentação de Desenvolvimento, as bases de dados informatizadas são registadas na Agência Espanhola de Protecção de Dados Pessoais. 2. Compromisso nas suas operações Os impactos no meio ambiente gerados pelas actividades da CEPSA decorrem do consumo de recursos naturais e do resultado das suas operações. Por conseguinte, o esforço principal da Empresa em matéria ambiental centra-se na diminuição do uso de matérias-primas e energia, bem como na redução da carga contaminante decorrente das suas actividades. Na melhoria contínua em matéria ambiental Este compromisso é possível de cumprir graças à convicção, aos conhecimentos e aos recursos necessários para o levar a cabo. A CEPSA dispõe de uma estrutura avançada de gestão ambiental, fundamentada em três elementos-chave: 1. Princípios básicos homogéneos de gestão ambiental para toda a Empresa 2. Objectivos claros e concretos 3. Atribuição de responsabilidades e recursos

11

4. Compromisso com os seus colaboradores Os colaboradores constituem o activo principal na consecução dos objectivos empresariais da CEPSA. A Empresa dispõe de políticas, procedimentos e sistemas estabelecidos para assegurar o cumprimento do seu compromisso e reforçar a capacidade de atrair novos profissionais que a possam ajudar a atingir os seus objectivos. A CEPSA dá ênfase especial à sua política de saúde e segurança no trabalho, através da implementação de procedimentos, programas de formação e sistemas de acompanhamento. A gestão de pessoal da CEPSA A selecção e a incorporação, bem como o estabelecimento de políticas que fomentem a formação contínua e o desenvolvimento dos recursos humanos, é da responsabilidade da Direcção-Geral de Recursos Humanos. Esta entidade tem a seu cargo o estabelecimento das políticas e dos sistemas que melhor se adequam à estratégia da Empresa. Entre as suas funções mais importantes, encontram-se as de oferecer aos colaboradores da CEPSA possibilidades de formação e crescimento (tanto pessoal como profissional), facilitar a comunicação entre a Direcção e o resto da equipa, bem como conceber e implementar sistemas retributivos que garantam equidade interna. Saúde e segurança das pessoas

REVISÃO PELA DIRECÇÃO

PLANEAMENTO

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA

IMPLEMENTAÇÃO E FUNCIONAMENTO

VERIFICAÇÃO E ACÇÃO

CORRECTIVA

MELHORIA CONTÍNUA

Elementos do Sistema de Saúde e Segurança Laboral na CEPSA

12

Política e prioridades em matéria de saúde e segurança A CEPSA conta com uma política específica, revista a cada quatro anos, que serve de referência global para a actuação da organização em matéria de saúde e segurança. Exprimimos o nosso compromisso com a saúde e a segurança dos nossos colaboradores, clientes, empresas de serviços nas nossas instalações e público em geral. A CEPSA estabelece objectivos anuais em matéria de saúde e segurança. No caso da melhoria do índice de frequência de acidentes conducentes a baixa (pessoal próprio e serviços contratados), o benefício é alargado a todo o pessoal com retribuição variável.

13

Tomada de decisões, estrutura de supervisão da saúde e segurança na CEPSA A gestão da segurança corporativa depende da Direcção de Protecção Ambiental, Segurança e Qualidade (PA.S.CAL), sendo esta, por sua vez, uma das cinco direcções dependentes da Direcção-Geral Técnica, que reporta ao Presidente e Administrador Delegado da CEPSA. O Comité PA.S.CAL revê periodicamente o sistema de saúde e segurança laboral, através da análise do seu grau de implementação e resultado, impulsiona também a sua melhoria contínua e assegura também as actividades de identificação, avaliação e controlo dos riscos, para se adaptar aos requisitos do ambiente de trabalho dos colaboradores da CEPSA. Formação e informação em matéria de saúde e segurança Devido à natureza das actividades desenvolvidas nos seus centros de produção, a CEPSA dá especial ênfase à formação, como meio de melhorar a saúde e a segurança. A Empresa empenha-se em consciencializar os seus colaboradores da importância da segurança nos seus postos de trabalho, dando formação e prestando informações sobre os riscos inerentes à actividade que desenvolvem, bem como sobre as medidas que devem tomar para os eliminar ou mitigar. Os colaboradores são continuamente informados dos riscos detectados, usando-se como principais ferramentas a avaliação dos riscos dos seus postos de trabalho, a formação de reciclagem específica, a informação sobre os produtos químicos que manejam, a sinalização adequada das zonas de trabalho, a análise e o planeamento das tarefas críticas, as observações preventivas dos supervisores e a realização de simulações de situações de emergência. Segurança nas instalações Face à importância das actividades industriais, a CEPSA dá a máxima atenção à manutenção da integridade das instalações durante todo o seu ciclo de vida, tratando de incorporar as melhores técnicas e práticas conhecidas. A gestão dos riscos industriais inicia-se pelos correspondentes estudos de segurança das instalações industriais novas ou existentes, onde acidentes possam ocorrer, bem como daquelas onde se carregam, descarregam ou manipulam matérias-primas ou produtos perigosos, e que constituem parte das actividades próprias da Empresa. As avaliações de risco dão lugar a recomendações de segurança, que se convertem por seu lado em acções preventivas para execução e implementação nos diferentes centros. Posteriormente, são efectuadas auditorias de verificação para assegurar que as acções preventivas foram realizadas. Formação e Desenvolvimento profissional Formação A formação dos colaboradores constitui uma prioridade estratégica da CEPSA. A consecução dos objectivos empresariais exige profissionais motivados e capazes de os cumprir. Existem Planos Anuais de Formação, assim como Planos e Programas de Desenvolvimento Profissional individualizados, que incrementam a capacidade profissional dos colaboradores, melhoram as suas competências e conhecimentos técnicos ou específicos das suas funções e sensibilizam-nos em permanência para o respeito pela segurança, qualidade e meio ambiente. Desenvolvimento profissional A Empresa procura atrair e reter os melhores profissionais, incentivando-os de forma a que possam considerar a sua permanência nos quadros como a melhor alternativa. Neste contexto, coloca-se ênfase especial na promoção interna para preencher os postos de trabalho para os quais é aberta uma vaga.

14

Compensação salarial A retribuição é um factor crucial para fazer com que o projecto da CEPSA seja atractivo para os seus profissionais. A Empresa realiza comparações periódicas das retribuições dos seus profissionais com as de empresas do seu sector e área circundante, com a finalidade de manter a competitividade com as mesmas. Diálogo e confiança, premissas da relação entre as pessoas na CEPSA A política da CEPSA nesta matéria desenvolve-se em consonância com os Princípios Fundamentais da Organização Internacional do Trabalho. A liberdade de associação é escrupulosamente respeitada dentro da Empresa. A CEPSA entende que é fundamental manter um clima de diálogo para a conciliação de interesses, o qual permite estabelecer um modelo de relações laborais baseado no diálogo e na confiança. CEPSA, um projecto colectivo Os colaboradores da CEPSA são parte activa da Empresa, participando no seu projecto empresarial e contribuindo com as suas próprias ideias, sugestões e opiniões. Tal como estabelecido na legislação, os trabalhadores têm direito a conhecer e a participar em todas as questões relacionadas com a prevenção de riscos. A CEPSA utiliza diversos meios para informar e manter o contacto com os seus profissionais, tais como a intranet ou as caixas de sugestões, através dos quais é possível tratar de diferentes temas, tais como a qualidade, o ambiente, os processos produtivos ou a comunicação de ideias. A CEPSA informa periodicamente os seus colaboradores da evolução geral da Empresa, bem como dos seus resultados e actividade. Conciliação entre a vida familiar e a profissional Na CEPSA, dá-se grande importância à organização racional do trabalho e à conciliação entre a vida profissional e a familiar, bem como à cobertura económica e social específica de situações especiais tais como a reforma, a invalidez e o falecimento, entre outras. A Empresa dá especial atenção às situações de maternidade, proporcionando aos seus colaboradores licenças e autorizações para o cuidado de filhos e outros familiares. Benefícios sociais: Saúde, Educação, Reforma A CEPSA dispõe de uma extensa quantidade de recursos, actividades e práticas de cuidado e vigilância da saúde dos trabalhadores. A Empresa dispõe, nos centros onde existam centros médicos próprios, da especialidade de Vigilância Sanitária. A CEPSA oferece um programa de ajudas a filhos de trabalhadores que frequentem estudos de educação obrigatória e formação profissional, concedendo bolsas aos que realizem os seus estudos no estrangeiro. Por outro lado, são concedidos apoios ao financiamento de programas de reeducação e integração de filhos incapacitados física ou psiquicamente. De entre as políticas da CEPSA para a Gestão dos Recursos Humanos, destaca-se a política de reforma. Esta regula a transição de colaboradores desde a situação de actividade profissional até à reforma, permitindo assim a correspondente renovação geracional da equipa.

15

5. Compromisso com as comunidades Modelos de acção social A CEPSA está consciente de que o conhecimento do ambiente no qual desenvolve a sua actividade é fundamental para estabelecer relações fluidas e estáveis no longo prazo. Este entendimento levou a Empresa a desenvolver e apoiar, em colaboração com diferentes entidades, especialistas e instituições, numerosas acções sociais, culturais, ambientais e desportivas. Acções destinadas a melhorar a qualidade de vida das pessoas As acções sociais impulsionadas pela CEPSA têm como objectivo fomentar o bem-estar das sociedades com as quais interage, favorecendo o seu desenvolvimento e crescimento. Algumas das acções têm como objectivo a recondução de recursos económicos para determinados grupos que se estabelecem como prioritários. Preservação do ambiente A sociedade está cada vez mais sensibilizada para os temas relacionados com a preservação e o cuidado da natureza. A CEPSA, consciente de que opera num sector sensível para o ambiente natural, colabora, nas zonas onde desenvolve a sua actividade, com diversas acções destinadas a conservar a natureza e a consciencializar os mais jovens em matéria de preservação do ambiente. Cultura e educação A CEPSA ajuda a preservar a cultura e as tradições populares, bem como a impulsionar a educação das pessoas através do apoio de actividades culturais, educativas e científicas. A Empresa ajuda a preservar as tradições locais, como expoente da identidade das pessoas que dela fazem parte. Caso pretenda obter mais informações sobre as actividades desenvolvidas pela CEPSA nas diferentes comunidades onde opera, poderá aceder à Memória de Sustentabilidade 2005, capítulo “Informação complementar”, secção: Responsabilidade social. (http://www.cepsacorp.es/corporativo/doc/c_1_10/responsabilidad_social.pdf)

16

ACÇÕES DESTINADAS A MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS E O AMBIENTE ONDE OPERA

PROGRAMAS DE CARÁCTER CIENTÍFICO E EDUCATIVO, DE CONSCIENCIALIZAÇÃO E INFORMAÇÃO EM DIFERENTES ÂMBITOS, ESPECIALMENTE AO NÍVEL DO AMBIENTE, COM O OBJECTIVO DE IMPULSIONAR O BEM-ESTAR E O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE

APOIO A ACÇÕES QUE FAVOREÇAM A CONSERVAÇÃO E A TRANSMISSÃO DAS TRADIÇÕES SOCIAIS E CULTURAIS DAS COMUNIDADES

FILANTRÓPICAS

CUIDADO E RECUPERAÇÃO DE ESPAÇOS NATURAIS

ACONDICIONAMENTO DE INFRA-ESTRUTURAS

PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃOACTIVIDADES EM COLABORAÇÃO COM INSTITUIÇÕES ACADÉMICAS

PROGRAMAS DE FORMAÇÃO EM SEGURANÇA RODOVIÁRIA

FORMAÇÃO ORIENTADA PARA PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO E GESTÃO EMPRESARIAL

ORGANIZAÇÃO DE PROGRAMAS COM O OBJECTIVO DE APROXIMAR A ACTIVIDADE DA EMPRESA DAS PESSOAS

PRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO ARTÍSTICO E HISTÓRICO

PROMOÇÃO DAS TRADIÇÕES SOCIAIS

DIFUSÃO LITERÁRIA E CULTURAL

APOIO AO DESPORTO DE BASE

ORGANIZAÇÃO DE DISCIPLINAS DESPORTIVAS DESTINADAS À COMUNIDADE

FOMENTO DE ACTIVIDADES SAUDÁVEIS

A CEPSA ESFORÇA-SE POR ESTABELECER RELAÇÕES DE COLABORAÇÃO DURADOURAS E MUTUAMENTE BENÉFICAS COM AS COMUNIDADES ONDE OPERA

CRITÉRIOS DE ACÇÃO DA CEPSA NO DOMÍNIO SOCIAL TIPOS DE ACÇÃO