centro municipal de educação infantil - cmei tereza helena...

11
Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Tereza Helena Mata Pires Educar é propiciar condições de possibilidade para a construção de singularidades, é fazer emergir cidadãos conscientes de seu lugar no mundo.” FREIRE, 1996. p. 52. Projeto: Resgatando o nosso verde APRESENTAÇÃO Este projeto será desenvolvido com os alunos da Educação Infantil, do Centro Municipal de Educação CMEI Tereza Helena Mata Pires. O projeto está em consonância com as Diretrizes Curriculares de Educação Ambiental construída pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), no ano de 2006 e visa contribuir de forma significativa para a conscientização e mudança de atitude e comportamento dos alunos do já referido centro, com relação à preservação do espaço escolar bem como a preservação do meio ambiente. A escolha de junho, como Mês do Meio Ambiente, e do dia 5/6, como Dia Mundial do Meio Ambiente, tem mais de 30 anos. A data foi criada em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), para marcar o final da Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, promovida na Suécia e que resultou na criação do Programa do Meio Ambiente da ONU (PNUMA, ou UNEP, em inglês), cuja sede fica em Nairobi/ Quênia (África). E foi só a partir da ECO 92 – Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992 – que a data ganhou fama mundial sendo comemorada em praticamente todas as cidades de todos os países. É claro que o aumento da preocupação com as causas ambientais contribuiu para isso, portanto, trabalhar temas ambientais na escola é de suma importância.

Upload: dangkhanh

Post on 09-Feb-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Tereza Helena ...smec.salvador.ba.gov.br/documentos/meio-ambiente/escola-tereza...à preservação do espaço escolar bem como a preservação

Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Tereza Helena Mata Pires

Educar é propiciar condições de possibilidade para a construção de

singularidades, é fazer emergir cidadãos conscientes de seu lugar no mundo.” FREIRE, 1996. p. 52.

Projeto: Resgatando o nosso verde

APRESENTAÇÃO

Este projeto será desenvolvido com os alunos da Educação Infantil, do Centro Municipal de Educação CMEI Tereza Helena Mata Pires. O projeto está em consonância com as Diretrizes Curriculares de Educação Ambiental construída pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), no ano de 2006 e visa contribuir de forma significativa para a conscientização e mudança de atitude e comportamento dos alunos do já referido centro, com relação à preservação do espaço escolar bem como a preservação do meio ambiente.

A escolha de junho, como Mês do Meio Ambiente, e do dia 5/6, como Dia Mundial do Meio Ambiente, tem mais de 30 anos. A data foi criada em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), para marcar o final da Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, promovida na Suécia e que resultou na criação do Programa do Meio Ambiente da ONU (PNUMA, ou UNEP, em inglês), cuja sede fica em Nairobi/ Quênia (África). E foi só a partir da ECO 92 – Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992 – que a data ganhou fama mundial sendo comemorada em praticamente todas as cidades de todos os países. É claro que o aumento da preocupação com as causas ambientais contribuiu para isso, portanto, trabalhar temas ambientais na escola é de suma importância.

Page 2: Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Tereza Helena ...smec.salvador.ba.gov.br/documentos/meio-ambiente/escola-tereza...à preservação do espaço escolar bem como a preservação

JUSTIFICATIVA

Por cerca de 4 bilhões de anos o balanço ecológico do planeta esteve protegido. Com o surgimento do homem, há meros 100 mil anos, o processo de degradação do meio ambiente tem sido proporcional à sua evolução. No Brasil, o início da influência do homem sobre o meio ambiente ficou mais intensa com a chegada dos portugueses. Antes da ocupação do território brasileiro, os indígenas que aqui habitavam (estimados em 8 milhões) sobreviviam, basicamente, da exploração de recursos naturais, por isso, utilizava-os de forma sustentável. (WALLAVER, 2000).

Após a exterminação de grande parte dos índios pelos portugueses, o número de habitantes do Brasil se reduziu a três milhões no início do século XIX. Foi nesse período que começaram as intensas devastações do nosso território. À época, o homem se baseava em crenças religiosas que pregavam que os recursos naturais eram infindáveis, então, o término de uma exploração se dava com a extenuação dos recursos do local. Infelizmente, essa cultura tem passado de geração em geração e até os dias de hoje ainda predomina (WALLAVER, 2000).

Com a descoberta do petróleo em 1857 nos EUA, o homem saltou para uma nova era: o mundo industrializado, que trouxe como uma das principais conseqüências a poluição. Ou seja, além de destruirmos as reservas naturais sobrecarregamos o meio ambiente com poluentes. As causas das agressões ao meio ambiente são de ordem política, econômica e cultural.

O Meio Ambiente constitui um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/MEC) e introduz nas salas de aula um tema cada vez mais atual. O Meio Ambiente não se restringe ao ambiente físico e biológico, mas inclui também as relações sociais, econômicas e culturais. O objetivo é trazer reflexões que levem o aluno ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental.

A sociedade ainda não absorveu a importância do meio ambiente para sua sobrevivência. A preservação do meio ambiente depende de todos: governo, educadores, empresas, Organizações Não-Governamentais (ONGs), meios de comunicação e de cada cidadão. A educação ambiental é fundamental na resolução desses problemas, pois vai incentivar os cidadãos a conhecerem e fazerem sua parte, entre elas: evitar desperdício de água, luz e o consumismo exacerbado (REDUZIR, REUSAR e RECICLAR), fazer coleta seletiva, adquirir produtos de empresas preocupadas com o meio ambiente, cobrarem às autoridades competentes que apliquem a lei, tratem o lixo e o esgoto de forma correta, protejam áreas naturais, façam um planejamento da utilização do solo, incentivem a reciclagem entre outros.

A educação ambiental é absolutamente necessária para conscientizar a sociedade e, com isso, obter a participação mais ativa dela, e a escola é um lugar privilegiado para que isto comece a florescer.

Page 3: Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Tereza Helena ...smec.salvador.ba.gov.br/documentos/meio-ambiente/escola-tereza...à preservação do espaço escolar bem como a preservação

A própria escola, com os seus problemas ambientais específicos, pode fornecer elementos de estudo e debates, fazendo surgir idéias para a solução de muitos deles, envolvendo os alunos e a comunidade.

OBJETIVO GERAL:

Trabalhar temas relativos ao meio ambiente, através das diversas disciplinas, propiciando a conscientização sobre a necessidade imperativa de preservar o meio ambiente, desenvolvendo atitudes e comportamentos positivos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Compreender o conceito de meio ambiente;

Identificar diferentes tipos de meio ambiente;

Classificar os diferentes tipos de meio ambiente (natural e social);

Perceber as manifestações culturais do meio ambiente rural (São João);

Identificar formas de poluição do meio ambiente (natural e social);

Identificar os elementos que compõem o meio natural;

Reconhecer-se como ser vivo e, portanto parte da natureza;

Identificar relações de dependência entre os seres vivos e o ambiente físico;

Observar exemplos de transformações ambientais que ocorrem naturalmente;

Compreender a poluição e degradação dos ambientes como conseqüência da intensidade e rapidez com que os seres humanos transformam o ambiente natural;

Discutir conseqüências do desmatamento e extinção de animais e vegetais;

Identificar causas da poluição do ar e suas conseqüências, especialmente para a saúde das pessoas;

Relacionar a contaminação do solo, da água, do ar dos alimentos e do ser humano à utilização de agrotóxicos;

Identificar causas e conseqüências da poluição das águas;

Compreender o conceito de lixo;

Page 4: Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Tereza Helena ...smec.salvador.ba.gov.br/documentos/meio-ambiente/escola-tereza...à preservação do espaço escolar bem como a preservação

Classificar alguns tipos de lixo;

Identificar e comentar problemas relacionados à destinação dos esgotos e do lixo industrial e doméstico;

Compreender o conceito de reciclagem;

Identificar os tipos de lixos que podem ser reciclados;

Desenvolver atitudes positivas relacionadas à preservação dos recursos naturais e do meio ambiente rural e urbano;

Identificar e comentar iniciativas pessoais, coletivas e governamentais de defesa do meio ambiente;

Criar textos, paródias, poesias contos, panfletos, cartazes e outros a partir de temas ambientais;

Classificar os animais conforme a sua alimentação;

Classificar os animais conforme o revestimento da sua pele;

Classificar os animais conforme a sua estrutura orgânica (vertebrado e não vertebrado);

Classificar os animais conforme o seu habitat (mar, água, terra);

Classificar os animais conforme convivência com o homem (doméstico, silvestre, selvagem);

Perceber o ciclo vital das plantas;

Identificar as partes de uma planta;

Diferenciar os tipos de plantas (que dão frutos que não dão frutos);

Perceber a utilidade das plantas;

Identificar plantas de uso medicinal;

Compreender a importância da água para o ser humano;

Perceber os estados físicos da água;

Conhecer o processo de tratamento da água;

Perceber o processo do ciclo da água;

Page 5: Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Tereza Helena ...smec.salvador.ba.gov.br/documentos/meio-ambiente/escola-tereza...à preservação do espaço escolar bem como a preservação

DESENVOLVIMENTO

A proposta é que se trabalhe o projeto de forma interdisciplinar e transdisciplinar. Os temas sugeridos devem perpassar as áreas de: Linguagem oral e escrita; Matemática; Formação Pessoal e Social, Artes Visuais, Conhecimento de Mundo, Música, Natureza e Sociedade e os temas transversais: Ética; Cidadania; Meio Ambiente; Pluralidade Cultural e Saúde. Para tanto, podemos utilizar diversos recursos pedagógicos. Cada professora adotará a metodologia que julgar mais adequada à sua turma, considerando a faixa etária do alunado. Nesse sentido, o trabalho poderá ser desenvolvido através de aulas expositivas; pesquisas; jogos; exibição de DVD’s; conto e reconto de histórias; lendas; músicas; histórias em quadrinho; lista de palavras (nomes dos personagens das histórias narradas, nomes de plantas, flores, rios...) desenhos; produção de cartazes; produção de paródias; etc.

Entre os recursos didáticos, podemos incluir o acesso aos meios de comunicação de massa. Discutir em sala de aula artigos publicados na imprensa, programas e reportagens de televisão, entrevistas de rádio etc. Podemos produzir ainda, um mural ou jornal ambiental na escola, onde os professores lêem e fixam notícias. Pretende-se que sejam utilizados também vídeos relacionados ao tema ambiental.

CULMINÂNCIA

Considerando que o dia 05 de junho é o dia Mundial do Meio Ambiente, fica a sugestão de uma culminância nesta data, onde podemos realizar apresentação de paródias, poemas, músicas, cartazes, distribuição de panfletos produzidos pelos alunos, desenhos relativos ao tema etc.

AVALIAÇÃO

Pretende-se que durante os AC’s os professores discutam e analisem a aplicação do projeto em suas turmas e que sejam feitas as modificações e adaptações sempre que se faça necessário.

Quanto à avaliação dos alunos, a sugestão é que seja processual e contínua observando e registrando a participação, envolvimento e freqüência do aluno. Observar e registrar se a partir dos estudos e atividades desenvolvidas ocorreu a construção de noções básicas sobre os temas tratados e se houve mudança de atitude e de comportamento de forma positiva.

Page 6: Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Tereza Helena ...smec.salvador.ba.gov.br/documentos/meio-ambiente/escola-tereza...à preservação do espaço escolar bem como a preservação

CRONOGRAMA A idéia é que projeto seja trabalhado durante o primeiro bimestre do ano de 2008.

O QUÊ QUANDO COMO

ABERTURA

SENSIBILIZAÇÃO

APROFUNDAMENTO

PRODUÇÃO

CULMINÃNCIA

RECURSOS DIDÁTICOS

Livros didáticos; panfletos; revistas; jornais; televisão; computador; máquina digital; papéis diversos; sucatas; impressora; panfletos; DVD; CD; lápis de cor giz; cartazes e outros.

Page 7: Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Tereza Helena ...smec.salvador.ba.gov.br/documentos/meio-ambiente/escola-tereza...à preservação do espaço escolar bem como a preservação

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Diretrizes Curriculares de Educação Ambiental para as escolas da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Prefeitura Municipal de Educação e Cultura – SMEC: 2006. www.canalkids.com.br/meioambiente.

ANEXOS

Sugestão de algumas atividades.

Roteiro de atividades

O QUE É AGENDA 21

Para entendermos o que é Agenda 21 precisamos falar de suas principais dimensões, que são cinco:

1. É o principal documento da Rio-92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Desenvolvimento Humano), que foi a mais importante conferência organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em todos os tempos. Ela tem esse nome porque se refere às preocupações com o nosso futuro, agora, a partir do século XXI. Este documento foi assinado por 170 países, inclusive o Brasil, anfitrião da conferência.

2. É a proposta mais consistente que existe de como alcançar o desenvolvimento sustentável, isto é, de como podemos continuar desenvolvendo nossos países e nossas comunidades sem destruir o meio ambiente e com maior justiça social.

3. É um planejamento do futuro com ações de curto, médio e longo prazos, em outras palavras, reintroduz uma idéia esquecida de que podemos e devemos planejar e estabelecer um elo de solidariedade entre nós e nossos descendentes, as futuras gerações.

Page 8: Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Tereza Helena ...smec.salvador.ba.gov.br/documentos/meio-ambiente/escola-tereza...à preservação do espaço escolar bem como a preservação

4. Trata-se de um roteiro de ações concretas, com metas, recursos e responsabilidades definidas.

5. Deve ser um plano obtido através de consenso, ou seja, com todos os atores e grupos sociais opinando e se comprometendo com ele. Em resumo, a Agenda 21 estabelece uma verdadeira parceria entre governos e sociedades. É um programa estratégico, universal, para alcançarmos o desenvolvimento sustentável no século XXI.

A Agenda 21 serve de guia para as ações do governo e de todas as comunidades que procuram desenvolvimento sem com isso destruir o meio ambiente. Da mesma forma que os países se reuniram e fizeram a Agenda 21, as cidades, os bairros, os clubes, as escolas também podem fazer a Agenda 21 Local.

Portanto, com a implantação das Agendas 21 podemos garantir um Meio Ambiente equilibrado para as futuras gerações, cumprindo assim, nosso dever mencionado na Constituição do Brasil.

A natureza é mesmo perfeita: toda a matéria orgânica (viva) criada por ela se decompõe rapidinho no meio ambiente, e ainda serve para gerar mais energia! No ciclo da vida, os animais e plantas que morrem tornam a terra mais fértil para alimentar novos seres que virão.

Mas o homem é diferente, né? Porque é o único ser vivo que produz coisas artificiais, e que podem levar uma eternidade para se decompor! Coisinhas como vidro, plástico, isopor, latinhas de refrigerante... Depois que eles não têm mais uso, ganham outro nome: lixo! O homem é o bicho mais sujinho que existe!

Page 9: Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Tereza Helena ...smec.salvador.ba.gov.br/documentos/meio-ambiente/escola-tereza...à preservação do espaço escolar bem como a preservação

Dê uma espiadinha no tempão que o lixo pode ficar por aí, emporcalhando o nosso planeta:

- O papel e o papelão podem levar de 3 a 6 meses para serem absorvidos.- Um simples chicletinho pode levar 5 anos! - Aquelas latinhas de refrigerante levam uma vida: de 80 a 100 anos!- O plástico pode levar até 500 anos. Mas alguns, simplesmente, não se decompõem. e anos perturbando a natureza, dá para

acreditar? A gente nasce, morre e o vidro ainda está lá, firme e forte!

- E agora o vilão: o vidro fica um milhão d

O tubo de pasta de dentes. A garrafa de refrigerante. A caneta esferográfica. O saquinho do supermercado. A embalagem da revista. O canudinho do suco. O pote de iogurte. O botão da camisa. A touca de banho. O disquete. O mouse. O monitor. O teclado. O chip.

Ufa! Será que quando o inglês Alexander Parkes inventou o primeiro plástico, em 1862, ele imaginou isso tudo? Provavelmente, não. Era um tipo de material orgânico à base de celulose, que ele chamou de "parkesina”. Quando aquecido, ele podia ser moldado das mais diferentes formas. Aí, era só esperar a "mistura" esfriar, e o plástico endurecia na forma desejada. Mas os investidores que apoiaram a idéia de Parkes logo descobriram que a produção do plástico saía bem mais cara do que imaginavam.

Foi só 20 anos depois que o plástico se popularizou, com a descoberta da baquelita.

Page 10: Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Tereza Helena ...smec.salvador.ba.gov.br/documentos/meio-ambiente/escola-tereza...à preservação do espaço escolar bem como a preservação

O material tem esse nome engraçado por causa de seu criador, o químico belga Leo

so é bom, porque é um material leve, limpo e inquebrável. Mas não é para comemorar tanto

Baekeland. Ele descobriu, quase sem querer, um tipo de cola artificial que vira plástico. Depois disso, a baquelita tomou o lugar de outros materiais mais caros, como pedra, madeira, metal, principalmente na indústria. O que aconteceu foi uma invasão do plástico nas nossas vidas. É só olhar em volta para perceber.

O plástico é uma invenção genial. E, hoje em dia, está em toda parte. Is

assim. O plástico é uma das maiores fontes de lixo hoje no planeta.

Quando o caminhão de lixo passa na sua casa e recolhe os sacos, ele tem um destino certo: os aterros sanitários. Mas antigamente, o lixo não era tratado, e

eiras para tratar o lixo:

O aterro sanitário, o famoso lixão, é um buracão forrado com lonas de plástico. Depois de jogar o lixo, a área é recoberta com uma camadinha

era jogado sem nenhum dó nos rios e em terrenos baldios.

Para resolver esse problema, foram criadas algumas man

de terra para evitar a festa de moscas, ratos e urubus. Os gases e o chorume (aquele líquido preto e fedido que escorre do lixo) são coletados e tratados para não contaminar os lençóis freáticos (as águas subterrâneas). O problema é c

A compostagem transforma lixo orgânico em adubo, através de processos meio complicados, mas muito eficientes. E você também

que esses terrenos estão se esgotando em muitas idades no mundo. Não tem terra que chegue para tanto lixo!

pode fazer compostagem em casa. Você já viu sua mãe colocar cascas de ovo nas plantinhas? É porque as casquinhas se decompõem com a ajuda de fungos e bactérias e viram um ótimo adubo. Assim, a terra fica mais fofinha, retém mais água e favorece o crescimento das plantas.

A incineração já não é tão legal, porque polui demais o ar. É um jeito bom de dar fim aos resíduos perigosos, como o lixo hospitalar, alimentos estragados e remédios vencidos. Mas para fazer isso é preciso controlar rigorosamente os gases superpoluentes liberados.

Page 11: Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Tereza Helena ...smec.salvador.ba.gov.br/documentos/meio-ambiente/escola-tereza...à preservação do espaço escolar bem como a preservação

Mas peraí! Essas formas de se livrar do lixo poluem o meio ambiente, né? E tem jeito para isso? Tem! É aí que entra a fantástica RECICLAGEM!

escola é também como uma pequena comunidade: tem gente de todas as raças, idades, religiões e profissões. Saber respeitar e conviver bem com todos

A

é uma arte, sejam alunos, professores ou funcionários.

A escola é um mundo diferente daquele em que vivemos em casa,

ossa segunda casa, a vida que levamos na escola

s da vida é descobrir como viver com

no clube ou na praia.

Além de ser como a n

é como uma segunda vida, cheia de descobertas e desafios.

E um dos maiores desafio

responsabilidade e respeito aos outros. Ou seja, com cidadania.