centro educacional sigma ::...

3

Click here to load reader

Upload: phungduong

Post on 09-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CENTRO EDUCACIONAL SIGMA :: 1ªsériecdn.editorasaraiva.com.br/wp-content/sites/24/2016/06/27175018/21M... · Sobre a organização econômica, social e política das ... América,

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

AVALIAÇÃO DISCURSIVA HISTÓRIA | 1ª SÉRIE :: 3º período | ENSINO MÉDIO | 21M3His_2015_pro.docx pág. 1

QUESTÃO 1 Sobre a organização econômica, social e política das comunidades indígenas brasileiras, no período inicial da conquista do território pelos portugueses, é correto afirmar:

I. Os nativos viviam em regime de comunidade primitiva, em que a terra era de propriedade privada dos casais e os instrumentos de trabalho eram de propriedade coletiva.

II. A divisão das tarefas era por sexo e por idade; as mulheres cozinhavam, cuidavam das crianças, plantavam e colhiam; os homens participavam de atividades guerreiras, da caça, da pesca e da derrubada da floresta para fazer a lavoura.

III. A sociedade era organizada em classes sociais, sendo o excedente da produção controlado pelos chefes das aldeias, responsáveis pela distribuição dos bens entre os indígenas.

IV. Os indígenas brasileiros não praticavam a economia de mercado comércio pois tudo que produziam destinava-se à subsistência, realizando apenas trocas rituais de presentes.

Assinale a opção que tenha a combinação correta:

A Apenas I e II.

B Apenas I e III.

C Apenas III.

D Apenas IV.

E Apenas II e IV.

QUESTÃO 2 "Quando as embarcações de Colombo aportaram na

América, de fato não a descobriram , pois muita gente já vivia em nosso continente. O que de fato ocorreu foi a integração da América ao continente europeu, ou, mais exatamente, à sociedade mercantil. Há quem pense que essa integração foi um favor que os europeus civilizados prestaram aos indígenas bárbaros. Isto não é verdade. As sociedades nativas eram socialmente muito complexas e desenvolvidas e sua incorporação teve custos humanos imensos, graças a massacres cruéis perpetrados pelos cristãos civilizados da Europa."

(PINSKY, J. et al. "História da América através de textos". São Paulo: Contexto, 1991, p. 11).

Acerca das "Altas Culturas" pré-colombianas, NÃO é correto afirmar que:

A Os maias e os astecas situavam-se na região denominada Meso-América (México e América Central), ao passo que os incas ocupavam a Zona Andina.

B A economia era basicamente agrária, com destaque para a produção do milho, e se utilizavam técnicas elaboradas de irrigação, a exemplo dos chinampas astecas e dos canais incas.

C A utilização da escrita pelos governantes representou um notável impulso à centralização do poder, como comprovam as listas reais incaicas, grafadas no dialeto andino "quipu", e os tratados políticos maias e astecas.

D A estrutura social era de tipo estratificada, com a existência de uma elite composta por militares, sacerdotes e altos funcionários, que tributavam as comunidades aldeãs, sob a forma de trabalho compulsório ou de produtos.

E A política e a religião se encontravam intimamente unidas, razão pela qual a monarquia se revestia de um caráter sagrado, a exemplo da eleição do Tlatoani asteca, realizada sob a inspiração divina, e do título de Filho do Sol, atribuído ao soberano inca.

QUESTÃO 3 "Os guerreiros constituíam um dos grupos mais

importantes na sociedade asteca. No início, eram escolhidos

entre os indivíduos mais corajosos e valentes do povo. Com o

tempo, entretanto, a função de guerreiro começou a ser passada

de pai para filho, e apenas algumas famílias, privilegiadas,

mantiveram o direito de ter guerreiros entre os seus membros." (KARNAL, Leandro. A CONQUISTA DO MÉXICO. São Paulo: FTD, 1996. p.

13).

O texto faz referência à sociedade asteca, no século XV, a qual era:

A Guerreira e sacerdotal, formada de uma elite política que governava com tirania a massa de trabalhadores escravos negros.

B Igualitária e guerreira, não reconhecendo outra autoridade senão a sacerdotal, que também era guerreira.

C Comunal, com estruturas complexas, sendo dirigida por um Estado que contava com um aparelho administrativo, judiciário e militar.

D Hierarquizada e guerreira, visto que o Imperador era, ao mesmo tempo, o general do exército asteca e o sumo pontífice sacerdotal.

E Igualitária, guerreira e sacerdotal: todo guerreiro era um sacerdote e todo sacerdote era um guerreiro.

QUESTÃO 4 Em 2001, Alejandro Toledo tornou-se o primeiro peruano com ascendência indígena a assumir a presidência da república de seu país. A cerimônia de posse, em Machu Picchu, foi marcada por rituais e símbolos do império incaico. A respeito dos incas, é correto afirmar:

A Eram monoteístas antes da chegada dos espanhóis à América e chegaram a associá-los ao seu deus Viracocha.

1ªsérie

2.1 HISTÓRIA 3º período

Page 2: CENTRO EDUCACIONAL SIGMA :: 1ªsériecdn.editorasaraiva.com.br/wp-content/sites/24/2016/06/27175018/21M... · Sobre a organização econômica, social e política das ... América,

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

AVALIAÇÃO DISCURSIVA HISTÓRIA | 1ª SÉRIE :: 3º período | ENSINO MÉDIO | 21M3His_2015_pro.docx pág. 2

B Na sociedade incaica, havia uma clara separação entre política e religião, de tal modo que a seu governante, o Inca, não era atribuído nenhum caráter divino.

C Cuzco, além do principal núcleo político do império, fundado em torno do século XII, era considerado pelos incas o Centro do Mundo, o lugar mais sagrado da Terra.

D A metalurgia para a produção de armas, adornos e ferramentas era a base econômica do império.

E Ao contrário do tratamento dispensado a outros povos da América, não tiveram suas estruturas político-sociais profundamente alteradas e puderam preservar suas tradições religiosas até os dias de hoje.

QUESTÃO 5 “Criada pelos humanistas italianos e retomada por

Vasari, a noção de uma ressurreição das letras e das artes graças ao reencontro com a Antiguidade foi, seguramente, fecunda (...). Essa noção significa juventude, dinamismo, vontade de renovação (...). Teve em si a inevitável injustiça das abruptas declarações de adolescentes, que rompem ou creem romper com os gostos e as categorias mentais dos seus antecessores. Mas o termo "Renascimento", mesmo na acepção estrita dos humanistas, que o aplicavam, essencialmente, à literatura e às artes plásticas, parece-nos atualmente insuficiente”.

(DELUMEAU, Jean. A CIVILIZAÇÃO DO RENASCIMENTO. Lisboa, Editorial Estampa, 1983, vol.1, p.19)

A partir da revisão que o autor nos apresenta com relação ao termo Renascimento, responda as questões,

a) Como os renascentistas viam a Idade Média e sua cultura? (0,75)

b) Em termos de períodos e tempo, qual era a fonte de inspiração dos renascentistas e humanistas? (0,75)

QUESTÃO 6

A Madona do Prado, de Giovanni Bellini.

(Wendy Beckett. "História da Pintura". Tradução. São Paulo: Ática, 1997. p. 108).

A pintura renascentista expressa elementos do contexto

histórico na qual é produzida. Na renascença, os pintores analisam e retratam o mundo de acordo com imagem do próprio homem.

A partir da apreciação da pintura e do exposto acima, apresente e explique sucintamente três valores ou características do Renascimento Cultural.

QUESTÃO 7 Lido o veredicto e cumprida a cerimônia de abjuração

pública (ao término da qual, segundo contam alguns, Galileu teria murmurado ironicamente: "eppur si muove " – "e, no entanto, ela se move"), o sábio recolheu-se à residência do grão-duque da Toscana, seu velho amigo, onde começou a cumprir a sentença. Pouco depois, alojou-se por algum tempo no palácio do arcebispo Piccolomini, em Siena, mudando-se finalmente para Florença, onde passaria seus últimos anos de vida.

Este período final foi bastante penoso para o cientista, pois, em 1638, a cegueira total o atingiu. Em carta a um amigo, desabafava seu sofrimento: "Ai de mim! O vosso amigo e servo Galileu tem estado no último mês desesperadamente cego, de modo que este céu, esta Terra, este Universo, que eu, por maravilhosos descobrimentos e claras demonstrações, alarguei cem mil vezes além da crença dos sábios da antiguidade, se reduzem, daqui por diante, para mim, a um diminuto espaço preenchido pelas minhas próprias sensações corpóreas".

Galileu no Tribunal da Santa Inquisição

Rodeado de amigos e discípulos, Galileu morreria a 8 de janeiro de 1642. Seus companheiros quiseram erguer um monumento em sua homenagem, mas o papa Urbano VIII vetou a proposição, alegando que ela seria um mau exemplo para os fiéis, visto que o morto "dera origem ao maior escândalo de toda a cristandade".

Suas obras foram incluídas no Índex dos livros proibidos pela Igreja, juntamente com as de Kepler e Copérnico. Tais publicações seriam liberadas somente em 1822, mas as ideias que defendiam divulgaram-se muito antes.

(Galileu Galilei, www.saladefisica.cjb.net).

Os cientistas e astrônomos citados no texto acima defendiam teorias que se chocaram com alguns princípios da Igreja. Respectivamente, qual a teoria defendida pela Igreja e qual a teoria que Galileu defendeu e lhe valeu um processo?

QUESTÃO 8 “Os muitos escândalos e abusos da Igreja eram públicos

e notórios muitos séculos antes que Martin Lutero pregasse as suas noventa e cinco teses à porta da Igreja, em Wittenberg, em 1517. Houve reformadores religiosos antes da Reforma protestante. Por que, então, a separação da Igreja Católica

ocidental e o estabelecimento de igrejas nacionais em lugar da

Igreja universal única, ocorreu nesse momento e não antes?” (Léo Hubberman, História da Riqueza do Homem).

Responda à pergunta formulada no texto acima (em negrito), apresentando dois argumentos de indiscutível relevância histórica.

Page 3: CENTRO EDUCACIONAL SIGMA :: 1ªsériecdn.editorasaraiva.com.br/wp-content/sites/24/2016/06/27175018/21M... · Sobre a organização econômica, social e política das ... América,

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

AVALIAÇÃO DISCURSIVA HISTÓRIA | 1ª SÉRIE :: 3º período | ENSINO MÉDIO | 21M3His_2015_pro.docx pág. 1

QUESTÃO 5

a) (0,75)

b) (0,75)

QUESTÃO 6

1. (0,5)

2. (0,5)

3. (0,5)

QUESTÃO 7 Teoria da igreja: (0,75)

Teoria de Galileu Galilei: (0,75)

QUESTÃO 8

(1,5)

1ªsérie

2.1 HISTÓRIA3º período 16 de setembro de 2015