centro de pastoral vergueiro/cpv - departamento de ... · de ditadura militar na argentina:21+de...

8
CENTRO DE PASTORAL VERGUEIRO/CPV - DEPARTAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA PUBLICAÇÕES RECEBIDAS Período de 19.abril a 02.maio/1982 LISTA N9 14 AMÉRICA LATINA Argentina Boletim TYSAEB (e) S.P./1982, 04p. Um folheto com uma análise crítica dos 6 anos de ditadura militar na Argentina: 21+de março 19 76- 24 março 1982. Conclui com um convite para um ato público de repúdio para o dia 24/03/82,no Sindica- to dos Bancários de São Paulo. CRECHES Mov. Popular SP.,FNT,cadernos de Formação nÇ4.Serie Mov. Pop. 1981, 32p. 0 pequeno caderno começa pelo que "conhecemos" Problemas das creches.Porque precisamos de creche. Creche no sistema capitalista.Creche e governo. Creche e comunidade.Uma luta de bairro.Creche e luta sindical.Creche e planejamento urbano. ECOLOGIA Poluição Mov.Pop Nossa luta e pelo chão, pelo pão e pela vida(D) SP.,Cubatão,Cad. Popu- lares 1 Temas e suge ação das vítimas vida- 18/04/82.E más condições de destruição perto Saúde,record de Junto 4 anexos(D Roteiros para di Denúncia ao povo stões para o 1? Congresso da Assoc; da poluição e das más condições cTí is os temas: Poluição,agravante das vida na cidade;meio ambiente,a de nós ;os progetos do Governo... anomalias e doenças respiratórias ):Regimento interno do Congresso; scussão da pauta do CongressoC2): brasileiro. Popular EDUCAÇÃO Costa,Beatriz -Para ana- lisar uma prática de edu- cação popular. WEID,Bernard von der- Educação popular:um de- poimento . RJ/Petrõpolis.NOVA/VO- ZES,1982 , 2?ed. 69p. 0 primeiro trabalho apresenta a educação popu- lar como prática que lida com o conhecimento das camadas populares.Uma prática política. Ela mostra em pesquisa os acertos e desarcertos dessa pedago- gia . Bernard,por sua vez,conta com sinceridade seu aprendizado,as vezes doloroso,durante 6 anos num bairro da periferia. EMPRESAS Ford A estratégia interna- cional da empresa e a resposta dos trabalhado^- res. (D) 0 7p. 0 documento nos mostra a estratégia,cada vez mais sofisticados dessa multinacional,a Ford,para controlar a força de trabalho.Os trabalhadores da empresa estão tomando consciência disso;Já se orga nizavamem plano europeu e buscam se articular com os latino americanos. ENTIDADES DIEESE Estatutos (D) SP, 22 p. Constituição e finalidade.Direitos e obrigaçõí dos membros.Assembléias gerais.Diretoria...

Upload: others

Post on 10-Feb-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CENTRO DE PASTORAL VERGUEIRO/CPV - DEPARTAMENTO DE ... · de ditadura militar na Argentina:21+de março 1976-24 março 1982. Conclui com um convite para um ato público de repúdio

CENTRO DE PASTORAL VERGUEIRO/CPV - DEPARTAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA

PUBLICAÇÕES RECEBIDAS Período de 19.abril a 02.maio/1982 LISTA N9 14

AMÉRICA LATINA Argentina

Boletim TYSAEB (e) S.P./1982, 04p.

Um folheto com uma análise crítica dos 6 anos de ditadura militar na Argentina: 21+de março 19 76- 24 março 1982. Conclui com um convite para um ato público de repúdio para o dia 24/03/82,no Sindica- to dos Bancários de São Paulo.

CRECHES Mov. Popular

SP.,FNT,cadernos de Formação nÇ4.Serie Mov. Pop. 1981, 32p.

0 pequeno caderno começa pelo que "conhecemos" Problemas das creches.Porque precisamos de creche. Creche no sistema capitalista.Creche e governo. Creche e comunidade.Uma luta de bairro.Creche e luta sindical.Creche e planejamento urbano.

ECOLOGIA Poluição Mov.Pop

Nossa luta e pelo chão, pelo pão e pela vida(D) SP.,Cubatão,Cad. Popu- lares 1

Temas e suge ação das vítimas vida- 18/04/82.E más condições de destruição perto Saúde,record de Junto 4 anexos(D Roteiros para di Denúncia ao povo

stões para o 1? Congresso da Assoc; da poluição e das más condições cTí

is os temas: Poluição,agravante das vida na cidade;meio ambiente,a de nós ;os progetos do Governo...

anomalias e doenças respiratórias ):Regimento interno do Congresso; scussão da pauta do CongressoC2): brasileiro.

Popular EDUCAÇÃO

Costa,Beatriz -Para ana- lisar uma prática de edu- cação popular. WEID,Bernard von der-

Educação popular:um de- poimento .

RJ/Petrõpolis.NOVA/VO- ZES,1982 , 2?ed. 69p.

0 primeiro trabalho apresenta a educação popu- lar como prática que lida com o conhecimento das camadas populares.Uma prática política. Ela mostra em pesquisa os acertos e desarcertos dessa pedago- gia . Bernard,por sua vez,conta com sinceridade seu aprendizado,as vezes doloroso,durante 6 anos num bairro da periferia.

EMPRESAS Ford

A estratégia interna- cional da empresa e a resposta dos trabalhado^- res. (D) 0 7p.

0 documento nos mostra a estratégia,cada vez mais sofisticados dessa multinacional,a Ford,para controlar a força de trabalho.Os trabalhadores da empresa estão tomando consciência disso;Já se orga nizavamem plano europeu e buscam se articular com os latino americanos.

ENTIDADES DIEESE

Estatutos (D) SP, 22 p.

Constituição e finalidade.Direitos e obrigaçõí dos membros.Assembléias gerais.Diretoria...

Page 2: CENTRO DE PASTORAL VERGUEIRO/CPV - DEPARTAMENTO DE ... · de ditadura militar na Argentina:21+de março 1976-24 março 1982. Conclui com um convite para um ato público de repúdio

FASE

CPV/ DOC^ Publicações Recebidas de 19.abril a 02 maio/82 Lista n9 14 pág. 002

- Resolução da CEX de 29 de março de 19 82 RJ, 03 p.

- Carta da FASE de São Paulo ã CEX.

SP, 19/04/82, 08p.

HABITAÇÃO Associação de Moradores - Mov. Pop

GETEC ,n9 1 ,março/82 34p. (C)

A Comissão Executiva Nacional ouvira^ a FASE de São Paulo uma resolução propondo 3 alternativas para superar as dificuldades surgidas entre elas.

Resposta da FASE de São Paulo recusan- do as alternativas e apresenta uma nova proposta: a discussão entre as partes deve anteceder a decisão.

Este caderno reúne a historia contada pelos próprios participantes populares de 3 associações:da Cabana,do^bairro Amazonas, da União de Defesa Comunitária,todos de Belc Horizonte - MG.

EM GERAL

Direito a moradia (C) Vitória - ES,Secr. Past Arq., 19 81 2 5p.

IGREJA Catequese

Em busca de uma catequese libertadora (C) Recife,NE 2/VOZES,1982 ,

106p.

CNBB (Regional Sudeste 2)

Assembléia Pastoral (Cl Arq. Olinda e Recife, 06/07 março 82, 21p.

Os contrastes da grande Vitória e os problemas da habitação das camadas populares são analisados numa linguagem simples e con muitas ilustrações: as leis,o problema dos loteamentòs,a união na luta,DEUS deu a terré ã todos.Estimulando sempre a participação dos leitores,em grupo.

Este livro foi feito com a preocupação de dar uma visão de catequese num mundo em mudança a partir dos recentes documentos da Igreja.Como outro da mensagem:Jesus Cristo Filho de Deus,Messias e Salvador dos Homens

Um repre apresenta os do o trabalho da realidade mundo do trab seguida,em qu ral da igreja radas pelos s A temática é

sentante do se frutos da Asse de preparação

do grande Reci alho,educação, e ponto esta o e,finalmente,

etores paroqui para ser debat

tor paroquial mbleia,confortan- da mesma: dados

fe:habitação, saúde,igreja.Em trabalho pasto-

propostas elabo- ais ou movimentos ida nos grupos.

LITURGIA

Via - Sacra do Cristo e do Povo Sofredor.(C) vários autores,32 p.

Um caderno ilustrado que procura explicitar em palavras e desenhos,o povo oprimido e crucificado a exemplo de Jesus.

Pastoral Operária

- Somos humanos,não peça de reposição. (O

CPO Nacional.subsídio n91, V. Redonda,1980,17 p.

- Aspecto Igreja CPO ' Relatório 1981

È o texto completo do discursoode Waldemar Rossi,metalúrgico,saudando o papa João Paulo 11,no Morumbi,em São Paulo,em nome dos tra- balhadores brasileiros.

Durante o ano de 19 81 a CPO assumia os gran des temas e conflitos que atingiu diretament a classe trabalhadora da cidade e do campo.

Page 3: CENTRO DE PASTORAL VERGUEIRO/CPV - DEPARTAMENTO DE ... · de ditadura militar na Argentina:21+de março 1976-24 março 1982. Conclui com um convite para um ato público de repúdio

Subsídios para a elaboração de um planoode educação na- cional popular CO SP, GT,Con. Nac. Provisó-

ria 24

Sociedade

- Como funciona a nossa sociedade? (C) Vitoria-ES,Setor de Comunicação a Igreja, 1981 10 p.

- A pirâmide ,2Ç parte ,v.l (C) GOIÂNIA CRD,1982 82 p.

CPV/D0C._ Publicações Recebidas de 19. abril a 02 maio/82 Lista n?lU pãg 005

Este texto,produzido por educadores de renome:Carlos Rodrigues Brandão,Demer val^Saviani, Moacyr Gadotti e Paulo FreT re,e destinado a ser debatido nas bases. E comporta três partes:o Partido como^ educador e um Plano popular de educação; uma estratégia para a defesa da escola pública; as Associações de Pais e Mestres

Este caderno é destinado a formar um áudio-visual que consta de 4 partes: a vida que a gente vive; a produção e as classes sociais; o Estado e a ideologia; pais rico x pais pobre.

OCRD prossegue a publicação dos ca- dernos explicitando nesta historia da pirâmide: na base,9 6milhões de pessoas pobers e oprimidos;no topo da pirâmide os ricos.Como era a sociedade antes da Pirâmide. Como esta apareceu e como e qu( ela se estabeleceu.

PREVIDÊNCIA

Os benefícios 1981 cad.n?2

(C) SP,FNT, 32 p.

0 que são os benefícios? Em^seguida. pequeno caderno explica os benefícios que a lei reconhece para o trabalhador:^ auxílio -doença,aposentadoria,e vários outros.

PrcT- álcool

Política agrícola CD) CPT- SP, 1981,

PROJETOS

e Pro - álcool 03 p.

A política agrícola do Governo esta acele- rando a ida do capitalísmopara o campo.0 pro- álcool entra nessa^linha: do que se trata? a quem serviria o pro - álcool; os 7 pecaddos capi tais do projeto. Pontos que podem servir para o encaminhamento da luta.

PEOJRSOS PEDAGÓGICOS

Audio - visua,is

Slide - produção alternativa.(D) Vitoria,Setor de Comuh. da Igreja,

1981, 09 p. ■ '

Dinâmica de grupo

0^ Gorman,Prances Dinâmica comunitária nas palavras do povo (O Petropolis,Vozes ,1981, 117 p.

Um pequeno caderno,explicando de maneira bem simples,e com ilustrações a maneira de pro- duzii*?. slides com material barato.

Olivro ê fruto de uma convivência com gru- pos comunitários das camadas populares. Como lhe disse um favelado em São Paulo.A sra. veio apren der mas também veio ensinar parajios aprender^ uns dos outros."Daí nasceu a dinâmica comunitâri a." Que ela nos comunica nesse livro.

SAÜDE

e Trabalho

Saúde e trabalho no Brasil. IBASE (C) Petropolis,Vozes,1982, 128 p.

Olivro apresenta um quadro geral do proble ma da saúde no Brasil. Alguns temas: Condiçios

de^trabalho e saúde;organização dos serviços de saúde;políticas de saúde no Brasil; a indústria

Page 4: CENTRO DE PASTORAL VERGUEIRO/CPV - DEPARTAMENTO DE ... · de ditadura militar na Argentina:21+de março 1976-24 março 1982. Conclui com um convite para um ato público de repúdio

ACERO, Liliana

La mujer en ei processo de trabajo una fabrica têxtil, RJ, 29/31- 10. 1980, 49 p.

Pena, Maria Valeria Junho

Lutas ilusórias (as mulheres na política operária da 1? República) (D) Nova Friburgo, 21 a23/10/1981, 14 p.

0 Silva, Iara Maria Begenfrits da ovimentos de Mulheres e partidos antagonismos e contradições.(D) Nova Friburgo, 21 a 23/10/1981,

18 p.

CPV/D0C._ Publicações Recebidas de 19.abril a 02 maio/82 Lista n? 14 pag.004

Este estatuto de caso busca unir ume visão mais estrutural da incorporação do trabalho feminino numa indústria têxtil como resultado de mudança de tecnologia com uma reflexão a respeito da vivência do dia a dia da operária em face dessas mudanças.

A autora visa mostrar que as mulhe*- res foram parte constitutiva do movimen- to social e das lutas políticas operárias da República Velha... Mas,não abandonand< as ilusões sobre sua condição feminina, nelas reafirmaram o discuréso opressivo de suas condições.

0 índice inclui:Partidos políticos e movimentos sociais;a situação da mulhei nos programas dos partidos políticos.

MCS (Cinema)

Distribuição independente.Lista de filmes 16 e 35 mm CO CDI ,São Paulo, 1982,12p.

40 cineastassse reuniram para criar e administrar uma distribuidora dos pró- prios filmes e de outros realizadores. Visam atingir escolas ,universidades ,as«t'! socâações,sindicatos... afim de que conheçam melhor a realidade brasileira vista por estes cineastas.São 140 filmes

POLÍTICA Anistia

Carta circular(D) Anistia Internacional RJ, grupo 3, março 82, 02 p.

Eleições

A prefeitura de oposição. Eleições municipais 1976 CO

76 p,

Partidos Políticos - PT

Quem e o Partido dos Tra- balhadores? (O

Cadernos do PT 1 SP, Secr. de Educ. Política do PT. 2 3 p.

- Subsídios para a definiçiâ da linha sindical do PT.

SP, dez/1971 Com. sind.SP.

Pedindo apoio em favor das crianças desaparecidas na Argentina,arrolando,de modo especial,as informações de três de- las .

Essa cartilha é um roteiro de tra- balho para antes e depois das eleições. É um instrumento para a construção de uma prefeitura popular.Um degrau para alcançar a democracia.

Eis o índice deste caderno:muito b bem ilustrado :o (jue ê um partido polítil co? Qual e a historia desses partidos? como surgiu o PT? Quais são as peças que compõem um partido pèlítico? 0 caderno termina com uma serie^de dados sobre a situação do PT.

Trata - se de um texto destinado a ser rebatido pelos grupos sindicais que aderiram ao PT;preliminares; as grandes vertentes;Princípios;plataforma de luta; participação no movimento sindical.

Page 5: CENTRO DE PASTORAL VERGUEIRO/CPV - DEPARTAMENTO DE ... · de ditadura militar na Argentina:21+de março 1976-24 março 1982. Conclui com um convite para um ato público de repúdio

Pastoral da Terra

Encontro CPT- SP agosto 1981, 07 p.

Política

Eleições ... a voz do povo(C) SP,Lins,Secr. Dioc. de Ação

Pastoral 12 p.

CARLESI - D. Ririo Orientações pastorais para o Balsas - MA,fev.82,04 p.

Bate papo sobre política :aderno 2(HQ) Arq. Vitoria 1981 27 p.

Bate papo sobre política caderno 3 (O Arq. Vitoria 198 2, 21 p.

A política no tempo de Jesus e a política de hoje. João Pessoa, CEDOP, 27 p.

Comunicaçio pastoral sobre "Tempos de eleições".(C) Dioc. de Barra do Piraí -

^V.R. 1982, 06 p.

Religião x Luta de classes

Girardi, Giulio Cristianismo e luta de classes (D) Barcelona, Sel.v,Teologia,19 70

CPV/DOC: Publicações Recebidas de 19.abril a 02 maio/82 pag.003

0 relatório assinala um sem numero dele! Destaca em seguida,algumas dioceses e assii nala as principais praticas.

Relatório do encontro:19 dia;quais as expectativas dos participantes;2? Teologia e pastoral da terra;3? As lutas camponesas

no Brasil e seu aprofundamento.No último dic avaliação do Encontro e programação para o próximo.

Um caderno,tipo H.Q.,com dois caboclos conversando sobre as eleições:sua dúvidas e questionamentos ... E se o pvo se unir?

Qual a finalidade da política? As elei- ções. Os partidos políticos e os candidatos 0 voto.Mas o trabalho político deve conti-i nuar sempre.

Esta H.Q. quer mostrar como funciona a nossa sociedade.E aborda os seguintes pon- tos:^ produção;trabalhadores e patrões;o que é o Estado? A ideologia dos patrões. País rico x país pobre.

0 caderno propõe uma série de 5 encontr< sobre os seguintes temas:!, os homens orga nizam a sociedade;2. o sistema de poder no Brasil; 3. o poder legislativo; 4.o poder executivo no Brasil; 5. o poder judiciário

Folheto tipo cordel

D. Waldigr lembra que estamos em ano de eleições.Nos fala âa importância da ativi- dade política,como esta interessa ã Igreja Fala também da política partidária e ofere ce algumas reflexões a respeito.

0 autor coloca a questão acabou chegan- do até a Igreja,no Vaticanoll.Ocristianis- mo rejeitou e ele procura explicar como e o por que.Mas surje uma nova atitude cri£ tã a respeito numa tentativa de unir o amoi a Igreja e o amor a classe operária.

Trabalho MULHER

A mulher e as leis trabalhis_ ta (HQ) Nova Iguaçu, Cadernos do CEAC, 13 p.

El comitê de donas de casa de Siglo xx: Una experiência organizativas de mejeres.(D) Xerox de um artigo de L.A. Perspectives,n? 22,1980 (em inglês) 20 p.

Esta H.Q. nos fala da regulamentação do trabalho da mulher que existe na CLT.Ela mostra ao mesmo tempoque a lei não atende a muitas necessidades da mulher.É preciso, pois,fazer valer os próprios direitos áa liutarminidas pela modificação da lei.

Como surgiu o Comitê.Suas ações e for - mas de luta.Dificuldades encontradas...; limitações do Comitê;Vitórias do Comitê; possibilidades de generalização desta ex- periência.

Page 6: CENTRO DE PASTORAL VERGUEIRO/CPV - DEPARTAMENTO DE ... · de ditadura militar na Argentina:21+de março 1976-24 março 1982. Conclui com um convite para um ato público de repúdio

A luta pela defesa da qualidade de vida.(C) MT, Cad. de Formação NÍS SP, 32 p.

CPV/DOC. PUBLICAÇÕES RECEBIDAS de 19. abril a 02 nHio/82 Lista n? 14 pag.006

farmacêutica no Brasil;experiência de partici- pação popular em ação de saúde.

Este pequeno caderno procura aprofundar o conhecimento dos trabalhadores sobre sanea- mento . Falando de enchentes,rios doenças tran smitidas pela água e pelo ar contaminado,pelo lixo.Fala também da necessidade da defesa da natureza.

TRABALHO

Acidentes

Acidente e doença do trabalho. (C) SP,FNT, cadernos de Formação serie P.S. n? 3, 1981, 32 p.

^Fabrica;Ford - Int.

- T0DD,Ron Transport and General Workes Union London 1982, 0 3 p.

Temas abordados:o que e acidente de trabalho;doenças profissionais;doen- ças das condições de trabalho ^s direi- tos que a lei garante:auxilio - doença, aposentadoria por invalidez;auxilio aci dente,etc.As causas dos acidentes.Um pouco de história.

Carta a Waldemar Rossi informando sobre os remetados das negociações des^t se sindicato inglês com a Ford na Ingla terra.

- Fabricas:Ford Inter. Greve na Ford,Austrália Melbourne 1981,17 p.

- Alto a los farcistas Ia voz dei auto, nov.19 80,1 p.

Um longo documentário,em inglês (resumido em português em 0 2 p.)sobre uma greve na indútria Ford,na Austrália

Denunciando a penetração de um a- gente de "Fuerza Nacional dei Trabajo" nas eleições sindicais da Ford,na Espar nha.

Primeiro de Maio

|Prestes,Luiz Carlos SP, 1? de maio,1982 02 p

19 de maio:pela unidade da classe operária na luta pela CUT. Convergência Soci- alista,SP,1982 , 02 p.

Salário

0 décimo terceiro salário (C) Recife-NE 11, 25 p.

Sindicalismo - cursos

Curso de formação Sindical (T) SBC-D 1982.

Manifesto denunciando a conjuntura do país,em que o povo está cada vez mais explorado;convocando para a luta e de modo especial,para a organização da CUT.

Nesse dia se manifesta a luta,no mundo inteiro,contra o imperialismo, necessidade da união e da luta pela constituição da CUT.

A publicação deste caderno,em lin- guagem bem acessível,visa informar o trabalho de seus direitos relativamente ao 139 salário:o que e,quanto deve ser, o tempo do pagamento,etc.

Incluindo 8 textos:a proposta de curso.Os capítulos 3 a08 e - como mate;- rial complementar um livreto da camp. salarial de 82.

Page 7: CENTRO DE PASTORAL VERGUEIRO/CPV - DEPARTAMENTO DE ... · de ditadura militar na Argentina:21+de março 1976-24 março 1982. Conclui com um convite para um ato público de repúdio

Sindicalismo - Intersindical

CONCLAT - 82,com participação da base: sim,não. CNPO - 82, 11 p.

Sindicalismo - Met. ABC

- Denuncia contra a intervenção nos Sindicatos do ABC - ã OIT. (C). SP,FNT, 1974 ,32 p.

TRABALHADORES Bancários

Informação e orientação TRAbalhista Caderno n?l (C) SP,FEBASP eMG,

35 p.

Intersindicais - CONCLAT

CONCLAT (HQ) RJ, CEDAC;

- Tudo sobre a 1? CONCLAT A caminhada da Central Única (C) SP, CIDAS,19 81, 53 p.

Metalúrgicos- SP (SP)

Fàb.Massey Fergusson Regulamento da Comissão interna do empregado. S. Paulo,set.1978 06 p.

Metalúrgico - OS -SP

- Introdução ao debate para ava- liação dos setores, (D) OSM-SP abril 1982, 06 p.

- 1? de maio operário,1982(D) Osasco 04 p.

CPV/DOC. Publicações Recebidas de 19.abril a 02 maio/82 Lista n? 14 pág. 007

São 10 roteiros de discussão sobre os 6 grandes temas discutidos na 19 CONCLAT.Emais 2 roteiros pare a discussão sobre as correntes que hoje atuam no movimento sindical brasileiro e sobre a importância de CUT.

0 caderno começa com uma intro- dução destinada a esclarecer como se chega a preparar a denúncia.Este coloca os fatos geradores da inter- venção e que mostra o caráter ina- ceitável da repressão.

Num estilo de perguntas e res- postas,este peuqeno caderno visa informar a categoria sobre direitos trabalhistas:jornada de trabalho; transferência de local de trabalho justa causa:cheque sem fundo;fárias 13? salário ;faltas legais.

Este caderno tipo (HQ>,lembra a realização da 1? CONCLAT em 19 81. anuncia a 29 e ao mesmo explicita, ilustrando,as principais decisões da 19:Reforma agrária radical ;esta bilidade; salário mínimo...

0 caderno nos fala da prepara- ção e da realizarão da 19 CONCLAT fornecendo uma serie de dados a rei peito:participantes,temas,...comple tando com um bom- número de opiniões emitidos a respeito da mesma.Como Encarte especial:as resoluções ofi* ciais da 19 CONCLAT.

Este regulamento,estabelecido pela própria comissão,inclui:cons- tituirão e objetivos;composição; eleições;reuniões;extinção do man- dato .

Este texto visa facilita a ava' liação do trabalho realizado em função da linha sindical elaborada faz três anos:a linha estratégia; está ela presente na prática da OSl

Um folheto indicando o verdade: ro sentido de 19 de maio:dia de lui ta e convidando,em nome de uma sé- rie de entidades:APE0SESP,OS,CDDH, FNT,JOC...,para um 19 de maio Regio nal em Osasco.

Page 8: CENTRO DE PASTORAL VERGUEIRO/CPV - DEPARTAMENTO DE ... · de ditadura militar na Argentina:21+de março 1976-24 março 1982. Conclui com um convite para um ato público de repúdio

Mineiros

Grossi,Youne de Souza Mina de Morro Velho,a ex- tração de homem. RJ,Paz e terra,1981, 265p.

Rurais

• Martins,José de Souza Os camponeses e a política no Brasil.(L) Petrópolis, Vozes 1981, 185 p.

- Rodrigues, Vera Lúcia G. da Silva Acidentes Rodoviários com trabalho, volante na agricultura.(T) .Campinas ,ABRA, 1981, 22p.

TERRA Conflitos - Ronda Alta

- È justa a luta dos colonos? (D) 08 p.

-A/^Luta continua P. Alegre, C.A.A.S.T. ,1982 04 p.

CPV/D0C._ Publicações Recebidas de 19.abril a 02 maio/82 Lista n? 14 pág. 008

ESforço pioneiro de fazer com que um núcleo operário fale por^si mesmo.0 ponto de partida é a experiência dos tra-| balhadores da Cia Morro Veljo,na cidade mineira de Nova Lima,lidando no interior da mina de ouro mais profundo do mundo.

A tese central do livro é a de que, no Brasil,as lutas populares no campo avançaram mais depressa do que os partidol políticos na interpretação do problema camponês e da questão agrária.Esse descei passo talhe as lutas camponeses,cada vez mais numerosas,ao mesmo tempo em que em- pobrece a ação dos partidos políticos.

Este 19 levantamento pretende apon- tar dados e hipóteses .Limita - se ao Est.l de Sãp Paulo.Causa dos-acidentes:impruden| cia e imperícia dos motoristas;

Um folheto com algumas informações gerais sobre o Censo Agropecuário,o que prova que ela pode ser melhor dividida. Mato Grosso é solução? Aluta pela R.A., exemplos no R.S.O assentamento dos colo- nos , importância social.

Um folheto informando sobre a trans- ferência para a Nova Ronda Alta e fazendc apelo a uma ajuda financeira.

Trabalhador Rural

Camponês assassinado em ^^antarêm- PA ^SP,várias entidades,1982 04p.

Bairros URBANIZAÇÃO

Você conhece. Itain Paulista? (HQ)

Texto que denuncia o assassinato do delegado sindical Avelino Ribeiro da SIL- va,camponês e situa o fato no^contexto: os conflitos de terra na Amazônia;o sin- dicato dos trabalhadores Rurais de Santa- rém .Observação finais.

São os resultados de uma pesquisa feita pelo próprio povo em 19 79 e editadc em H.Q. Apesquisa visa conhecer os pro- blemas vividos pelo povo :problemas gerais| os das famílias,os dos bairros.