centralizando especial - semana da restauração 2010

8
Igreja Batista Central de Brasília CENTRALIZANDO ESPECIAL JANEIRO 2010

Upload: comunicacao-social-ibcb

Post on 02-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Centralizando Especial edição Semana da Restauração 2010 - janeiro

TRANSCRIPT

Page 1: Centralizando Especial - Semana da Restauração 2010

Igreja Batista Central de Brasília

CENTRALIZANDOESPECIAL

JANEIRO 2010

Page 2: Centralizando Especial - Semana da Restauração 2010

A Semana da Restauração é o termômetro do que Deus fará durante 2010. Sei que Deus tem mais vitórias para dar de presente, tanto para a sua vida como para sua família. Vi os céus abertos e a unção do Senhor sobre todas as pessoas que vieram buscá-lO. Todos que pediram a Deus para ser convertidos verdadeiramente receberam essa bên-ção preciosa.

Não fomos nós que fizemos o congresso. Apenas fizemos nossa parte em orar e orga-nizar. Cuidamos com amor. Como sempre, Deus fez a parte dEle. Foi fiel e misericordioso. Olhou para nós com olhos de Pai que nunca esquece os filhos.

Fiquei muito feliz com as vitórias recebidas. Quem dirige esta Igreja é o Senhor. Somos apenas servos e desejamos trabalhar para que o reino de Deus cresça mais e mais.

Que o seu coração continue fiel ao Pai.Um abraço fraternal,Pr. Vilarindo LimaPresidente

Um homem clama a Deus: “Converte-nos a Ti”. Je-remias ora a Deus, pedindo que os judeus se conver-tessem a Ele. O tema deste congresso é justamente esse clamor do profeta, que está registrado em La-mentações 5.21.

Dá para entender em que contexto o profeta, que ministrou durante quarenta anos – de 626 a 586 a.C. -, pede a Deus que converta o coração das pessoas ao Pai?

Embora não esteja explícito, acredita-se que foi Jeremias quem escreveu o livro de Lamentações, no final do ministério, em 586 a.C.

Para entender o pano de fundo da narrativa, para que todos percebam como estava a situação do povo de Israel, basta dizer que os registros históricos afir-mam que a Assíria passava por declínio. Surgiam a Babilônia e o Egito como potências mundiais. Judá havia sido destruída, inclusive a cidade de Jerusalém e o templo sagrado. O rei da Babilônia, Nabucodono-sor, foi o responsável pela destruição.

Jeremias afirma no livro que os judeus foram para a Babilônia. Deixaram a pátria, perderam a identida-de, estavam sem liderança, enfrentaram batalhas, fome e doenças. Foram três exílios registrados pelo

profeta. Apesar de ser uma parte pequena das pes-soas que ia para a Babilônia, essa parte era impor-tante, pois representava lideranças políticas, religio-sas e intelectuais. Eram pessoas influentes.

Quando Jeremias clamou a Deus que convertes-se o coração do povo, o profeta buscou entender as causas da queda de Jerusalém. O trono e o templo não existiam. Parecia o fim do reino de Davi. Parecia o fim do povo judeu. E como ficaria a promessa de Deus de que o reino davídico jamais teria fim? Jere-mias lembra-se dos que foram deixados para trás. Tenta entender como alguém pode ser fiel a Deus em meio a tanta calamidade.

Com estilo poético, os temas do livro de Lamen-tações tratam da soberania e da justiça de Deus e, ainda, da esperança de restauração após o juízo do Senhor. Jeremias foi uma ponte. Colocou-se entre a dor, o sofrimento do povo e a intercessão, para que Deus mudasse a sorte da nação. Realista, mas sem perder o foco nAquele que pode reverter todo mal em bênção. Assim foi Jeremias ao clamar a Deus pelo povo de Israel.

Denise Santana, diretora de Comunicação Social

OS QUE FICARAM PARA TRÁSEDITORIAL

DEUS TEM MAISPALAVRA DO PRESIDENTE

Igreja Batista Central de BrasíliaSGAS 603 Conjunto D, Brasília-DF | CEP: 70200-630 | (61) 3038-4000 | www.ibcb.org | [email protected] responsável: Denise Santana | Repórter: Ana Paula Souza | Diagramação: Raphael Oliveira | Revisão: Joíra C. Furquim

EXPEDIENTE

PR. VILARINDO

Foto da capa: Ministério de Dança: Jéssica, Rute, Sabrina, Caroline e Rafaela

Page 3: Centralizando Especial - Semana da Restauração 2010

Paulo Roberto Ramos da SilvaThiago DouradoCristina MelPr. David QuinlanPr. Josué GonçalvesPr. Darckson LiraPr. Dawidh AlvesPr. Guilherme CarvalhoPra. Alessandra CarvalhoPra. Mariana ValadãoPr. Felippe ValadãoBp. Antonio CostaSannyPra. Aldenice LimaJoão AlexandrePr. Roberto W. DuartePr. Narcizo Minetto JúniorNívea Soares

PRELETORES

Assista aos cultos ao vivo pelo site www.ibcb.org.Para ver as fotografias do congresso, acesse www.restauracao2010.org.Compre os DVDs do congresso a preço promocional. Informações: 3038-4030.

FIQUE POR DENTRO

SANNY

PR. GUI E ALECA POP

PRA. MÁRCIA, PR. DAWIDH E PR. VILARINDO PRA. ALDENICE

PR. MINETTO E LÍGIA

ADHEMAR DE CAMPOS

DAVID QUINLAN NÍVEA SOARESPRA. DARCKSON LIRA

CRISTINA MEL EISABELA MEL

SINAL VERMELHO

MARIANA VALADÃO

PR. FELIPPE VALADÃO

JOÃO ALEXANDRE

PR. JOSUÉ GONÇALVES E PR. VILARINDO

Page 4: Centralizando Especial - Semana da Restauração 2010

“Converte-nos a Ti”! Esse foi o clamor do povo de Israel nos tempos de Jeremias. Esse é o cla-mor da Igreja Batista Central no dias de hoje. Foi justamente com essa proposta de invocar a Deus a cada novo desafio e de clamar a cada nova barreira e dificuldade que se levantar à frente que a Batista Central realizou a Semana da Restau-ração 2010, de 24 a 31 de janeiro. O tema é um despertar para que o povo de Deus busque o fa-vor do Senhor em todos os momentos e volte ao primeiro amor. Temos de saber que, sem Deus, nada podemos fazer. Só Ele pode nos livrar do cativeiro e nos dar a vitória. “Convertemo-nos ao Senhor significa que não seremos abençoados apenas durante esta semana que tem toda uma programação especial, mas que as bênçãos de Deus vão nos alcançar durante todo o ano de 2010”, declarou o pastor Vilarindo Lima.

Durante a abertura do congresso o Ministério de Dança da Igreja, por meio dos grupos Adorar-te, Qadash e Shekinah, realizou uma apresenta-ção contextualizando a trajetória de Israel no livro de Lamentações. O espetáculo foi uma forma de aproximar o tema dos espectadores. “Todo o nos-so trabalho para elaborar a apresentação do Mi-nistério de Dança foi para materializar na mente das pessoas a importância de um convertimento diário. Pois, quando falamos em converter, pen-samos em um ato único do passado, de quando aceitamos Jesus. Com a peça, vimos que não adianta conhecer Deus e não praticar Seus man-damentos. O tema Converte-nos a Ti deve ser um clamor constante”, explicou o Pr. Marco An-tonio Souza, coordenador do congresso. A noite de abertura da festa teve a ministração do pastor David Quinlan, de Minas Gerais.

MINISTÉRIO DE DANÇACORAÇÕES TRANSFORMADOS

Ana Paula Souza

MINISTÉRIO DE DANÇA

IVO NETO

DAVID QUINLAN

Page 5: Centralizando Especial - Semana da Restauração 2010

PR. MINETTO

THIAGO SEABRA

ALECA POP

JÚNIOR, SINAL VERMELHO

CRISTINA MEL

DANYLA RIBEIRO E CAIO VIEIRA

PR. MARCO ANTONIO

Page 6: Centralizando Especial - Semana da Restauração 2010

ALEGRIA COM JESUSNO CORAÇÃO

As crianças ficaram bem pertinho de Deus duran-te o congresso Restauração Kids organizado pela Batista Central para cerca de 200 meninos e meni-nas.

Os preletores infantis foram Pr. Gui e Aleca Pop, Cristina Mel, Paulo Roberto Silva (Palhaço Pororo-ca) e Pr. Roberto W. Duarte (Felizbeto).

JÚNIOR

POROROCA

Page 7: Centralizando Especial - Semana da Restauração 2010

FELIZBETO

RAFAEL

CRISTINA MEL E PROFESSORES

Page 8: Centralizando Especial - Semana da Restauração 2010

LUCIANA FREITAS

PR. VILARINDO

MAYARA E CAIO

ALLISON LUIZ E WALTER NOLASCO

BP. ANTONIO COSTA PR. DAWIDH ALVES

PRA. NOÊMIA