cemex condição de piso: geralmente solo argiloso com camadas firmes abaixo das superficiais

10

Upload: kiaria

Post on 10-Jan-2016

24 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

CEMEX Condição de piso: Geralmente solo ARGILOSO com camadas firmes abaixo das superficiais. PNEU INDICADO: - 100 % off road -Pneus com banda de rodagem mais estreita tem melhores resultados, pois a área em contato com o solo é menor e como consequência a pressão sob o mesmo é maior. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: CEMEX  Condição de piso:  Geralmente solo ARGILOSO com camadas firmes  abaixo das superficiais
Page 2: CEMEX  Condição de piso:  Geralmente solo ARGILOSO com camadas firmes  abaixo das superficiais

CEMEX Condição de piso: Geralmente solo ARGILOSO com camadas

firmes abaixo das superficiais.

PNEU INDICADO:- 100 % off road

-Pneus com banda de rodagem mais estreita tem melhores resultados, pois a área em contato com o solo é menor e como consequência a pressão sob o mesmo é maior.

-Pneus com parede lateral maior também tem grande vantagem, pois possuem um diâmetro maior aumentando o vão livre entre o solo e o diferencial.

-Fique Atento aos blocos de tração lateral muito importante para sair de valas

(facões/camaleões)

CUIDADOS: esses tipos de pneus exigem mais dos diferencias e embreagem e seu uso deve em baixa velocidade além de evitar terrenos firmes.

Page 3: CEMEX  Condição de piso:  Geralmente solo ARGILOSO com camadas firmes  abaixo das superficiais

URUARÁ 4X4Condição de Piso: Misto, Argilosos

e ramais firmesPNEU INDICADO: - On / off road misto- Neste evento o pneu ideal

requer banda de rodagem intermediária bem como blocos e covas mais próximos diminuindo os ruídos internos do veículo bem como seu desgaste prematuro pois a distância percorrida em terreno firme é maior

Page 4: CEMEX  Condição de piso:  Geralmente solo ARGILOSO com camadas firmes  abaixo das superficiais

PONTA NEGRA 4X4

Condição de Piso: Arenoso/argiloso sem camada firme

PNEU INDICADO:- 100 % off road

-Pneus com banda de rodagem mais LARGA tem melhores resultados, pois a área em contato com o solo é MAIOR e como consequência menor a possibilidade do pneu afundar no solo.

-Neste evento pode-se usar pneus com paredes laterais menores, pois possuem um diâmetro MENOR aumentando o torque aliviando os esforços da embreagem e do diferencial.

Page 5: CEMEX  Condição de piso:  Geralmente solo ARGILOSO com camadas firmes  abaixo das superficiais

Aplicações Cada tipo de pneu tem uma aplicação e características específicas. A escolha correta implica

no desempenho e durabilidade do pneu assim como na segurança dos passageiros do veículo: PNEUS DE ALTA PERFORMANCE:

Pneus que proporcionam grande aderência e estabilidade e suportam altas velocidades. São pneus de grande diâmetro e largura, perfil baixo (50, 45, 40 ou 20) e rodas de 17, 18 19 ou 20 polegadas e construção radial. Oferecem pouco corforto.

PNEUS CONVENCIONAIS:São os pneus recomendados pelos fabricantes de veículos. Possuem diâmetro normal, perfil série 60, 65 ou 70 e rodas de 15 ou 16 polegadas e de construção radial. Oferecem conforto, são silenciosos e têm grande durabilidade.

PNEUS ON / OFF ROAD (USO MISTO):São pneus destinados à veículos utilitários, pick up's e camionetes. Podem ser utilizados no asfalto e em estradas de terra e são de construção radial. Oferecem conforto relativo e dependendo do desenho da banda de rodagem, podem produzir ruído na rodagem.

PNEUS 100 % OFF ROAD:São pneus que devem ser utilizados somente em estradas de terra e são normalmente de construção diagonal. São pneus normalmente usados em competições OFF ROAD ou utilizados em serviços nas fazendas. Sua utilização em estradas de asfalto comprometem a segurança pois seu índice de velocidade é baixo e diminuem também a durabilidade do pneu além de produzir altas vibrações e ruído devido ao desenho da banda de rodagem.

CONHEÇA O PNEU

Page 6: CEMEX  Condição de piso:  Geralmente solo ARGILOSO com camadas firmes  abaixo das superficiais

Carcaça: parte resistente do pneu; deve resistir a pressão, peso e choques. Compõem-se de lonas de poliéster, nylon ou aço. A carcaça retém o ar sob pressão que suporta o peso total do veículo. Os pneus radiais possuem ainda as cintas que complementam sua resistência;

Talões: constituem-se internamente de arames de aço de grande resistência, tendo por finalidade manter o pneu fixado ao aro da roda;

Parede lateral: são as laterais da carcaça. São revestidos por uma mistura de borracha com alto grau de flexibilidade e alta resistência à fadiga;

Cintas (lonas): compreende o feixe de cintas (lonas estabilizadoras) que são dimensionadas para suportar cargas em movimento. Sua função é garantir a área de contato necessária entre o pneu e o solo;

Banda de rodagem: é a parte do pneu que fica em contato direto com o solo. Seus desenhos possuem partes cheias chamadas de biscoitos ou blocos e partes vazias conhecidas como sulcos, e devem oferecer aderência, tração, estabilidade e segurança ao veículo.

Ombro: É o apoio do pneu nas curvas e manobras.

Page 7: CEMEX  Condição de piso:  Geralmente solo ARGILOSO com camadas firmes  abaixo das superficiais

ITEM DESCRIÇÃO1 MARCA / MODELO DO PNEU2 STEEL BELTED RADIAL - Tipo de

construção do pneu (Radial com Cintas de Aço)

3 Medidas do Pneu:33 = Diâmetro externo em polegadas (x 2,54)11.50 = Largura do pneu em polegadas (x 2,54)R = Radial15 = Diâmetro da Roda (aro) em polegadas (x 2,54)6PR = 6 lonas108 = Indicador de carga máxima para o pneu (ver tabela abaixo)Q = Indicador da velocidade máxima para o pneu (ver tabela abaixo)

4 Certificação E4 (Comunidade Econômica Européia)

5 TUBELESS - Indica que o pneu é sem câmara

6 Número de série de fabricação 7 Nome fantasia do pneu 8 Certificação DOT (Departamento de

Transportes dos EUA)

Page 8: CEMEX  Condição de piso:  Geralmente solo ARGILOSO com camadas firmes  abaixo das superficiais

9 Aviso de Segurança:AVISO DE SEGURANÇA - Serios danos podem ocorrer de:- Falha do pneu devido a baixa pressão / excesso de carga.Siga o manual do proprietário ou verifique as plaquetas no veículo.- Explosão do pneu ou encaixe da roda devido a montagem inadequada.Somente pessoas especialmente treinadas devem montar os pneus.

10Certificação INMETRO 11MT 754 - Código do modelo do

pneu12Origem da fabricação do pneu 13Indicação nominal da carga

máxima em Kg e Libras e pressão máxima em Kpa e PSI

14Descrição da construção da carcaça e paredes laterais (quantidade e tipos das lonas)

Page 9: CEMEX  Condição de piso:  Geralmente solo ARGILOSO com camadas firmes  abaixo das superficiais

NERVURA CENTRAL:Mantém um contato "circunferencial" do pneu com o piso (Manobrabilidade, aderência)

BLOCOS:Também chamados de biscoito, proporcionam tração e frenagemSULCOS:São responsáveis pela drenagem (expulsão) da água e lamaDRENOS:São sulcos auxiliares que levam a água para fora da área de contato do pneu com o solo, aumentando a aderência em piso molhadoCOVAS:Pequenas ranhuras que auxiliam na dispersão do calor do pneu

    * RELAÇÃO ENTRE ÁREAS CHEIAS (BLOCOS) E VAZIAS (SULCOS):      - Pneu com proporção de áreas vazias (sulcos) maior: melhor desempenho em terrenos molhados ou com lama ou areia.      - Pneu com proporção de áreas cheias (blocos) maior: melhor desempenho e aderência em piso de asfalto seco.

ON / OFF ROAD RADIAL (USO MISTO)

100% OFF ROAD DIAGONAL

CONVENCIONAL RADIAL

Page 10: CEMEX  Condição de piso:  Geralmente solo ARGILOSO com camadas firmes  abaixo das superficiais

Sites úteis

www.tudosobrepneu.com.br/index.phpwww.goodyear.eu/po_pt/tire-advice/tire-information/www.geniustyres.com.br/pneus-genyus-tyres