cemec jornada tv a cabo aula 2 sistema de cotas - gilberto toscano - maio 2014

16

Click here to load reader

Upload: cemec

Post on 03-Jul-2015

94 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

O mercado audiovisual brasileiro vive um momento de grandes expectativas. A nova lei de TV por assinatura transfigurou as relações de mercado e ampliou consideravelmente o investimento público no setor, por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Um dos maiores desafios das produtoras têm sido a criação e formatação de seriados e programas de TV que atendam as necessidades dos programadores, em busca de projetos com potencial de público e no perfil de seus canais para cumprir cotas exigidas pela nova Lei da TV. O sucesso comercial de um projeto passa, portanto, pela preparação de seu conteúdo e o foco de seu resultado. A Jornada TV por Assinatura tem por objetivo preparar roteiristas, diretores e produtores para fazer uma abordagem comercial a partir do conceito do projeto, de forma a torná-lo potencialmente competitivo e bem direcionado para vencer os pitchings do FSA. Inclusive como o produtor pode se preparar para obter uma boa defesa do seu projeto oral para os analistas do FSA. AULA 2 | Introdução ao Ambiente Legal | Gilberto Toscano de Brito | Órgãos governamentais e regularização de direitos em uma obra audiovisual. O sistema de cotas criados pela Lei de TV a cabo (1ª parte).

TRANSCRIPT

Page 1: Cemec jornada tv a cabo aula 2   sistema de cotas - gilberto toscano - maio 2014

Sistema de cotas criado pela Lei 12485/11

Gilberto Toscano

Page 2: Cemec jornada tv a cabo aula 2   sistema de cotas - gilberto toscano - maio 2014

Atividades da comunicação audiovisual de acesso condicionado

• Produção

• Programação (Ancine)

• Empacotamento (Ancine)

• Distribuição (Anatel)

(empresas podem se enquadrar em mais de uma posição)

Page 3: Cemec jornada tv a cabo aula 2   sistema de cotas - gilberto toscano - maio 2014

Lei n. 12.485/11 Conceitos Relevantes

• “Serviço de Acesso Condicionado” (equiparado a“comunicação eletrônica de massa por assinatura” pelaMP 2228-1/01):

serviço de telecomunicações de interessecoletivo prestado no regime privado, cujarecepção é condicionada à contrataçãoremunerada por assinantes e destinado àdistribuição de conteúdos audiovisuais naforma de pacotes, de canais nas modalidadesavulsa de programação e avulsa deconteúdo programado e de canais dedistribuição obrigatória, por meio detecnologias, processos, meios eletrônicos eprotocolos de comunicação quaisquer.

Page 4: Cemec jornada tv a cabo aula 2   sistema de cotas - gilberto toscano - maio 2014

Conceitos Relevantes

• Espaço Qualificado (1):

“Espaço total do canal de programação,excluindo-se conteúdos religiosos ou políticos,manifestações e eventos esportivos, concursos,publicidade, televendas, infomerciais, jogoseletrônicos, propaganda política obrigatória,conteúdo audiovisual veiculado em horárioeleitoral gratuito, conteúdos jornalísticos eprogramas de auditório ancorados porapresentador”; e

Page 5: Cemec jornada tv a cabo aula 2   sistema de cotas - gilberto toscano - maio 2014

Conceitos Relevantes

• Espaço Qualificado (2):

“Compreende-se por obras audiovisuais queconstituem espaço qualificado as obrasaudiovisuais seriadas ou não seriadas dostipos ficção, documentário, animação, realityshow, videomusical e de variedades, conformeestabelecido em seus respectivos... CRT)Parágrafo único. De acordo com a evolução domercado audiovisual, a ANCINE poderáacrescentar tipos de obras audiovisuaisdiversos daqueles previstos no caput”.

Page 6: Cemec jornada tv a cabo aula 2   sistema de cotas - gilberto toscano - maio 2014

Conceitos Relevantes

• “Canal de Espaço Qualificado”

Canal de programação que, no horário nobre, veiculemajoritariamente conteúdos audiovisuais que constituam espaçoqualificado;

• “Canal Brasileiro de Espaço Qualificado” (CBEQ)

canal de espaço qualificado que cumpra os seguintes requisitos,cumulativamente:

a) ser programado por programadora brasileira;

b) veicular majoritariamente, no horário nobre, conteúdosaudiovisuais brasileiros que constituam espaço qualificado,sendo” – pelo menos – “metade desses conteúdos produzidos porprodutora brasileira independente; e

c) não ser objeto de acordo de exclusividade que impeça suaprogramadora de comercializar, para qualquer empacotadorainteressada, os direitos de sua exibição ou veiculação;

• Obs: há mais de uma categoria de CBEQ.

Page 7: Cemec jornada tv a cabo aula 2   sistema de cotas - gilberto toscano - maio 2014

Conceitos Relevantes

• Cotas de Programação (deixarão de viger após 12 anos dapromulgação desta Lei - 2011).

Nos canais de espaço qualificado, no mínimo 3h30 (três horas etrinta minutos) semanais dos conteúdos veiculados no horário nobredeverão ser brasileiros e integrar espaço qualificado, e metadedeverá ser produzida por produtora brasileira independente.

Em todos os pacotes ofertados ao assinante, a cada 3 (três) canaisde espaço qualificado existentes no pacote, ao menos 1 (um)deverá ser canal brasileiro de espaço qualificado; e pelomenos 1/3 desses canais deverá ser programado porprogramadora brasileira independente. A empacotadora estaráobrigada a cumprir essa obrigação até o limite de 12 (doze) canaisbrasileiros de espaço qualificado.

Dos canais brasileiros de espaço qualificado a serem veiculados nospacotes, ao menos 2 deverão veicular, no mínimo, 12 horas diárias deconteúdo audiovisual brasileiro produzido por produtora brasileiraindependente, 3 (três) das quais em horário nobre.

Page 8: Cemec jornada tv a cabo aula 2   sistema de cotas - gilberto toscano - maio 2014

Conceitos Relevantes• Conteúdo brasileiro (CB): produzidos por produtoras

brasileiras independentes ou não.

� Conteúdo nacional: produzido unicamente por “empresaprodutora brasileira” (cf legislação); dirigido por brasileiro ouestrangeiro residente há mais de 3 anos; e que utilize artistas etécnicos brasileiros ou estrangeiros residentes há mais de cincoanos em fração não inferior a 2/3 do total deles.

� Coprodução internacional: participação mínima do produtorbrasileiro nos direitos de um conteúdo brasileiro especificada emtratado ratificado pelo Brasil ou de, pelo menos, 40% para aprodutora brasileira em que pelo menos 2/3 dos artistas etécnicos utilizados na produção do conteúdo deverão serbrasileiros.

Page 9: Cemec jornada tv a cabo aula 2   sistema de cotas - gilberto toscano - maio 2014

Conceitos Relevantes

• Conteúdo brasileiro produzido por produtoraindependente (CBI)

O poder dirigente sobre o patrimônio da obraaudiovisual produzida deverá ser detido exclusivamentepor produtora(s) brasileira(s) independente(s).

Poder dirigente: “detenção majoritária dos direitospatrimoniais da mesma, condição que permite aodetentor ou detentores utilizar, fruir e dispor da obra,bem como explorar diretamente ou outorgar direitospara as diversas modalidades de exploração econômicada obra ou de seus elementos derivados, condicionado aque a outorga, limitada no tempo, não descaracterize atitularidade e a detenção deste poder” (art. 7º, XLIX daIN 100/2012)

Page 10: Cemec jornada tv a cabo aula 2   sistema de cotas - gilberto toscano - maio 2014

Conceitos Relevantes: CB

• Criações intelectuais pré-existentes e obras derivadas

“Art. 9º (IN 100/2012): :

(...)

§ 2º Em observância ao disposto no §1º deste artigo, será considerada comoproduzida por empresa produtora brasileira a obra cuja maioria dosdireitos patrimoniais dos elementos derivados” - formatos, marcas,personagens, enredo etc. - “e de criações intelectuais pré-existentesinseridas na obra pertençam a agente econômico brasileiro.

§ 3º A obra audiovisual que contenha elementos ou criações intelectuaisprotegidas, preexistentes à obra audiovisual, cuja maioria dos direitospatrimoniais seja de titularidade de estrangeiros, somente será consideradabrasileira caso o titular desses direitos conceda autorização por escrito quepermita a exploração econômica, pela produtora brasileira ou seusoutorgados, da obra audiovisual em quaisquer territórios a qualquertempo, sem que haja a necessidade de anuência para cadacontratação, respeitando-se os direitos do titular para outros fins”.

Page 11: Cemec jornada tv a cabo aula 2   sistema de cotas - gilberto toscano - maio 2014

Conceitos Relevantes: CB.

• Criações intelectuais pré-existentes e derivadas

“Art. 24 (IN 100/2012):

(...)

II - no caso de obra audiovisual do tipo reality show ou do tipo variedades,classificada como conteúdo audiovisual brasileiro, o formato a partir doqual foi originada seja de titularidade de agente econômico brasileiro...”

Page 12: Cemec jornada tv a cabo aula 2   sistema de cotas - gilberto toscano - maio 2014

Conceitos Relevantes: CBPI

• Criações intelectuais pré-existentes e obras derivadas

“Art. 10º (IN 100/2012):

(...)

§ 1º Para fins do disposto no inciso II deste artigo, o poder dirigente sobreo patrimônio da obra audiovisual, de acordo com o CPB emitido, deverá serdetido por uma ou mais produtoras brasileiras independentes.

§ 3º A obra audiovisual que contenha elementos ou criaçõesintelectuais protegidas, preexistentes à obra audiovisual, cuja maioria dosdireitos patrimoniais seja de titularidade de terceiros, somente seráconsiderada de produção independente caso o titular desses direitosconceda autorização por escrito que permita a exploração econômica,pela produtora brasileira independente ou seus outorgados, da obraaudiovisual em quaisquer territórios a qualquer tempo, sem que haja anecessidade de anuência para cada contratação, respeitando-se osdireitos do titular para outros fins”.

Page 13: Cemec jornada tv a cabo aula 2   sistema de cotas - gilberto toscano - maio 2014

Conceitos Relevantes: CBPI.

• Criações intelectuais pré-existentes e derivadas

“Art. 24 (IN 100/2012):

(...)

III - no caso de obra audiovisual do tipo reality show ou do tipo variedades,classificada como conteúdo audiovisual brasileiro de produçãoindependente, o formato a partir da qual foi originada seja de titularidade deagente econômico brasileiro...”

Page 14: Cemec jornada tv a cabo aula 2   sistema de cotas - gilberto toscano - maio 2014

Análise do art. 24 II e III• Classificação de formatos segundo a praxe do mercado

internacional: scripted (séries etc.) e non-scripted(reality shows tradicionais etc.);

• Introdução comercial dos formatos no mercadobrasileiro e sua (não) proteção autoral (arts. 7º, 8º e 11da Lei n. 9.610/98);

• Definição de formato para a Ancine (art. 7º, XXVI da IN100/12): “criação intelectual original, externalizadapor meio que assegure o conhecimento da autoriaprimária, que se caracteriza por estrutura criativacentral, invariável, constituída por elementos técnicos,artísticos e econômicos, descritos de forma apossibilitar arranjos destes elementos para a realizaçãode uma obra audiovisual” – roteiro não integra esseconceito.

Page 15: Cemec jornada tv a cabo aula 2   sistema de cotas - gilberto toscano - maio 2014

Análise do art. 24 II e III• Definição para a Ancine de obra audiovisual do tipo

reality show (art. 7º, XXXIX da IN 100/12): “obraaudiovisual constituída a partir de formato de obraaudiovisual, cuja trama/montagem seja organizada apartir de dinâmicas predeterminadas de interação entrepersonagens reais” (non-scripted format); e

• Definição para a Ancine de obra audiovisual do tipovariedades (art. 7º, XLII da IN 100/12): “obraaudiovisual constituída por uma ou mais situações,dinâmicas, quadros ou obras audiovisuais a partir demenor duração, organizadas a partir de um ou maisapresentadores”.

Page 16: Cemec jornada tv a cabo aula 2   sistema de cotas - gilberto toscano - maio 2014

Contato: [email protected]

São Paulo – SP Rio de Janeiro – RJ

Av. Paulista, 1776, 18º andar Av. Rio Branco, 133 – sl.1401/1402

CEP 01.310.200 – Bela Vista CEP 22.410.001 – Centro

Telefone (11) 3660.0300 Telefone (21) 2522.0400

Fax (11) 3660.0447 Fax (21) 2522.3571

Brasília – DF -------------------------------

SAUS - Quadra 3 - Bloco C - Sala 612 Telefone (61) 3225.7843

CEP 70.070.934 Fax (61) 3225.7843