celebraÇÕes do dia mundial do turismo na ilha do sal

2
Aos Órgãos de Comunicação Social, Press release :Comemorações do Dia Mundial do Turismo 2013 O Dia Mundial do Turismo comemora-se este ano sob lema “ Turismo e Água: Proteger o nosso futuro comum”, integrado no “Ano Internacional da Cooperação para a Água” instituído pelas Nações Unidas. Durante a jornada do dia 27 de Setembro, se propõe uma reflexão a nível internacional e local sobre a problemática da água e o desenvolvimento do Turismo, em especial o papel que esta indústria tem enquanto facilitadora do acesso a água potável pelas comunidades de forma segura, contínua, com qualidade e economicamente viável. A “água como recurso limitado e essencial para vida” é hoje uma afirmação consensual no seio da comunidade internacional, independentemente da disponibilidade desse bem que os países detêm. A água desempenha um papel determinante para vida humana, e condiciona todas as necessidades, desejos, sonhos e aspirações do homem. No Sal, a ilha mais seca do arquipélago, os problemas ligados à escassez de água colocam-se de uma forma particular e resultam de um clima austero, caracterizado por um período muito curto de precipitações com má distribuição temporal e espacial, irregular no ritmo ao longo dos anos, logo com prolongados períodos de carência hídrica. As infra-estruturas e os serviços disponíveis na ilha, responsáveis pela produção e distribuição de água potável e água regenerada e tratamento de águas residuais asseguram a estabilidade e segurança da indústria do turismo para que tenham água em quantidade suficiente de forma a que quotidianamente possam prestar serviços com qualidade tal que confere a salubridade internacionalmente exigida e acessível tanto a nível físico (hotéis ligados à rede) como a nível económico. É absolutamente necessário apelar à sociedade em geral para a consciencialização da importância do acesso à água para estabilidade e desenvolvimento do turismo como também na melhoria da competitividade e do ambiente de negócios na ilha do Sal e ainda na redução da pobreza e exclusão social. Foi a partir desta convicção, que a TheTravel Foundation,a Águas de Ponta Preta e a Câmara Municipal do Sal se associaram por ocasião do Dia Mundial do Turismo com o objectivo de proporcionar ao país uma momento de reflexão relativamente à

Upload: cmsal-do-sal

Post on 27-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: CELEBRAÇÕES  DO  DIA  MUNDIAL  DO  TURISMO NA ILHA  DO  SAL

Aos Órgãos de Comunicação Social,

Press release:Comemorações do Dia Mundial do Turismo 2013

O Dia Mundial do Turismo comemora-se este ano sob lema “ Turismo e Água: Proteger o nosso futuro comum”, integrado no “Ano Internacional da Cooperação para a Água” instituído pelas Nações Unidas. Durante a jornada do dia 27 de Setembro, se propõe uma reflexão a nível internacional e local sobre a problemática da água e o desenvolvimento do Turismo, em especial o papel que esta indústria tem enquanto facilitadora do acesso a água potável pelas comunidades de forma segura, contínua, com qualidade e economicamente viável. A “água como recurso limitado e essencial para vida” é hoje uma afirmação consensual no seio da comunidade internacional, independentemente da disponibilidade desse bem que os países detêm. A água desempenha um papel determinante para vida humana, e condiciona todas as necessidades, desejos, sonhos e aspirações do homem.

No Sal, a ilha mais seca do arquipélago, os problemas ligados à escassez de água colocam-se de uma forma particular e resultam de um clima austero, caracterizado por um período muito curto de precipitações com má distribuição temporal e espacial, irregular no ritmo ao longo dos anos, logo com prolongados períodos de carência hídrica.

As infra-estruturas e os serviços disponíveis na ilha, responsáveis pela produção e distribuição de água potável e água regenerada e tratamento de águas residuais asseguram a estabilidade e segurança da indústria do turismo para que tenham água em quantidade suficiente de forma a que quotidianamente possam prestar serviços com qualidade tal que confere a salubridade internacionalmente exigida e acessível tanto a nível físico (hotéis ligados à rede) como a nível económico.

É absolutamente necessário apelar à sociedade em geral para a consciencialização da importância do acesso à água para estabilidade e desenvolvimento do turismo como também na melhoria da competitividade e do ambiente de negócios na ilha do Sal e ainda na redução da pobreza e exclusão social. Foi a partir desta convicção, que a TheTravel Foundation,a Águas de Ponta Preta e a Câmara Municipal do Sal se associaram por ocasião do Dia Mundial do Turismo com o objectivo de proporcionar ao país uma momento de reflexão relativamente à

Page 2: CELEBRAÇÕES  DO  DIA  MUNDIAL  DO  TURISMO NA ILHA  DO  SAL

importância da disponibilidade e acessibilidade dos recursos hídricos para estabilidade do sector e do seu papel no aumento da competitividade do destino e oportunidades de negócios e a importância do acesso à água pelas comunidades mais vulneráveis.

A jornada do dia Mundial do Turismo 2013 se centra em três eventos. O primeiro é a apresentação pública de uma semana de actividades comemorativas e o proferimento da mensagem dos principais parceiros desta iniciativa. O segundo evento será a inauguração do Museu Móvel, um conceito interactivo de sensibilização e educação, com o objectivo de dar a conhecer a indústria do turismo e o destino Sal, através das infra-estruturas e serviços existentes na ilha e as fragilidades e vulnerabilidades do sector de água. O terceiro evento será um espectáculo do grupo Raiz de Polon, com a peça chamada “Bem di Fora”, uma amostra de movimentos e uma restituição contemporânea de vivências cuja carência e condicionalidade do homem Cabo-verdiano determina o quotidiano das ilhas. Inspirada no pressuposto:

“Bendi Forapaben li dentopapanhadoagupa nu dado alentopaxinta forapadjobe dentopadjobe ribapaxinti bento”

Queiram aceitar em anexo a agenda de trabalhos.

Informamos igualmente que esta iniciativa conta com colaboração das Nações Unidas Cabo Verde, Cadeia hoteleira RIU, Scuba Caribe, Odjo d’Agua e Hotel Morabeza.