cee bra eucar stica · 2012. 12. 14. · aleluia, aleluia, aleluia, aleluia alguém do povo...

8
CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA Educadores Educadores Educadores Educadores – – com Maria, nos passos de Paula com Maria, nos passos de Paula com Maria, nos passos de Paula com Maria, nos passos de Paula

Upload: others

Post on 04-Oct-2020

13 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CEE BRA EUCAR STICA · 2012. 12. 14. · Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia Alguém do povo exclama: Como é grande, ó Senhor Quem te gerou e alimentou Jesus responde: ó mulher

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICACELEBRAÇÃO EUCARÍSTICACELEBRAÇÃO EUCARÍSTICACELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA Educadores Educadores Educadores Educadores –––– com Maria, nos passos de Paula com Maria, nos passos de Paula com Maria, nos passos de Paula com Maria, nos passos de Paula

Page 2: CEE BRA EUCAR STICA · 2012. 12. 14. · Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia Alguém do povo exclama: Como é grande, ó Senhor Quem te gerou e alimentou Jesus responde: ó mulher

1

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICACELEBRAÇÃO EUCARÍSTICACELEBRAÇÃO EUCARÍSTICACELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA Educadores Educadores Educadores Educadores –––– com Maria, nos passos de Paula com Maria, nos passos de Paula com Maria, nos passos de Paula com Maria, nos passos de Paula

ACOLHIDA

COM.: Nesta tarde através de nós, todas as nossas comunidades educativas se reúnem para celebrar a gratidão pela caminhada doroteana percorrida até aqui. Somos convidados a renovar nossa Aliança com o Deus Libertador, e a preparar-nos para levar adiante a missão educativa que nos foi confiada. Tendo Maria como Estrela Guia, anunciamos um novo tempo frente aos desafios da sociedade pós-moderna e buscamos a vontade de Deus. Guiados por esta bússola doroteana renovemos nosso ardor missionário e os nossos compromissos pessoal e comunitário com a evangelização através da educação.

Maria, mãe da Igreja Waldeci Farias/Dom Navarro Protegida por uma mulher nossa família vem cantar; E a seu Pai, a Jesus Redentor, ao Espírito Santo ela quer adorar.

Sendo normal num lar, Deus quer também na Igreja uma figura de Mulher que proteja os cristãos. Maria, Virgem Mãe, somos teus filhos e somos irmãos!

A missão da mulher é velar discretamente pelos seus. Quem cuidou de Jesus, olha agora por nós, a família dos filhos de Deus.

RITO INICIAL

CEL.: Irmãs e irmãos, a educação nos ensina a arte do bem viver, tornando-nos bons cidadãos e seguidores de Jesus, conduzidos por sua inspiração. Assim a vida se reveste de boa qualidade. É o que vamos celebrar. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

TODOS: Amém. Bendito seja Deus: / seu amor nos congrega na fraternidade.

CEL.: Graças ao encontro com a luz da verdade, nunca mais seremos os mesmos.

TODOS: Sensíveis à causa do bem, / libertamos nosso coração.

ATO PENITENCIAL

CEL.: Para bem celebrarmos este nosso encontro com Deus, libertemos nossos corações pedindo perdão cantando.

Canto Penitencial: Conheço um coração Pe Zezinho

1- Conheço um coração tão manso, humilde e sereno. Que louva ao Pai por revelar Seu Nome aos pequenos. Que tem o dom de amar, que sabe perdoar, e deu a vida para nos salvar!

Jesus, manda Teu Espírito, para transformar meu coração (2x)

2- Às vezes no meu peito bate um coração de pedra. Magoado, frio, sem vida, aqui dentro ele me aperta. Não quer saber de amar, nem sabe perdoar, quer tudo e não sabe partilhar.

Jesus, manda Teu Espírito, para transformar meu coração (2x)

3- Lava, purifica e restaura-me de novo. Serás o nosso Deus e nós seremos o Seu povo. Derrama sobre nós, a água do amor, o Espírito de Deus nosso Senhor!

Jesus, manda Teu Espírito, para transformar meu coração (2x)

CEL.: Deus todo-poderoso perdoe os nossos pecados e nos faça cada vez mais irmãos e irmãs construtores de relações abertas com justiça e paz através da missão de educar. TODOS: Amém. GLORIA

CEL.: Glória a Deus nas alturas, TODOS: e paz na terra aos homens por Ele amados. / Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso. Nós vos louvamos, nós vos bendizemos, / nós vos adoramos, nós vos glorificamos, / nós vos damos graças por vossa imensa glória. / Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, / Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. / Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. / Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. / Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, só vós o Altíssimo, Jesus Cristo, / com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

Page 3: CEE BRA EUCAR STICA · 2012. 12. 14. · Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia Alguém do povo exclama: Como é grande, ó Senhor Quem te gerou e alimentou Jesus responde: ó mulher

2

CEL.: Oremos: Senhor Deus, imploramos esta graça para todos: visão ampla e postura correta, suavidade e firmeza na fé, dedicação total à caridade. Assim Vos glorificaremos em nossa vida de educadores. TODOS: Permaneceremos unidos a Vós e daremos testemunho de Vossos dons. / Por Cristo na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira leitura (Is 35,4-7A)

Leitura do Livro do Profeta Isaías 4Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”. 5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. 7A terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes d’água.– Palavra do Senhor. TODOS: Graças a Deus.

Salmo responsorial (Sl 145, 7.8-9-10)

Bendize, ó minh’alma ao Senhor.* Bendirei ao Senhor toda a vida! 1. O Senhor é fiel para sempre, * faz justiça aos

que são oprimidos; * ele dá alimento aos famintos, * é o Senhor quem liberta os cativos.

2. O Senhor abre os olhos aos cegos, * o Senhor faz erguer-se o caído; * o Senhor ama aquele que é justo. * É o Senhor que protege o estrangeiro.

3. Ele ampara a viúva e o órfão, * mas confunde os caminhos dos maus. * O Senhor reinará para sempre!* Ó Sião, o teu Deus reinará!

Segunda leitura (Tg 2,1-5)

Leitura da Carta de São Tiago 1Meus irmãos: A fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas. 2Pois bem, imaginai que na vossa reunião entra uma pessoa com anel de ouro no dedo e bem vestida, e também um pobre, com sua roupa surrada, 3e vós dedicais atenção ao que está bem vestido, dizendo-lhe: “Vem sentar-te aqui, à vontade”, enquanto dizeis ao pobre: “Fica aí, de pé”, ou então: “Senta-te aqui no chão, aos meus pés” – 4não fizestes, então, discriminação entre vós? E não vos tornastes juízes com critérios injustos?

5Meus queridos irmãos, escutai: não escolheu Deus os pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam? - Palavra do Senhor. TODOS: Graças a Deus.

Canto de Aclamação: Aleluia Waldeci Farias/Pe. Navarro Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia

Alguém do povo exclama: Como é grande, ó Senhor Quem te gerou e alimentou Jesus responde: ó mulher pra mim é feliz Quem soube ouvir a voz de Deus e tudo guardou

Nem todo que me diz: Senhor, Senhor, chega ao céu Mas só quem obedece ao Pai Jesus se a Igreja louva tua mãe, louva a ti E espera que a conduzas pela estrada onde vais

EVANGELHO

CEL.: O Senhor esteja convosco. TODOS: Ele está no meio de nós. CEL.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos. TODOS: Glória a vós, Senhor. CEL.: Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36Jesus recomendou com insistência que não contas-sem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”. – Palavra da salvação. TODOS: Glória a vós, Senhor.

Page 4: CEE BRA EUCAR STICA · 2012. 12. 14. · Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia Alguém do povo exclama: Como é grande, ó Senhor Quem te gerou e alimentou Jesus responde: ó mulher

3

HOMILIA PROFISSÃO DE FÉ (CREDO) PRECES

CEL.: Confiantes na bondade de Deus, que a todos educa no amor apresentemos-Lhe nossas preces.

Pelas Irmãs Doroteias – para que apoiadas na missão e carisma de Santa Paula, continuem investindo na evangelização dos jovens por meio da educação; rezemos ao Senhor.

Por nossos Colégios – para que progridam sempre como espaço de promoção do saber e da educação, de vivência da fé, da solidariedade, da evangelização; rezemos ao Senhor.

Pelos nossos ex-alunos – para que possam transmitir, em sua vida, os ensinamentos que aqui aprenderam, em busca de um mundo melhor; rezemos ao Senhor.

Pelos nossos professores e funcionários – para que encontrem sempre um espaço de valorização de seu trabalho e realização de sua vocação de educadores; rezemos ao Senhor.

Pelos estudantes e suas famílias – para que façam de sua casa e escola um intercâmbio de valores e um berço de boas amizades; rezemos ao Senhor.

CEL.: Atendei, ó Pai, estes pedidos que vos apresentamos. Como bons filhos e filhas queremos corresponder ao vosso amor. Amém . Ofertório

Canto das Oferendas : sobe a Jerusalém Waldeci Faria/ Pe. Navarro

Sobe a Jerusalém, Virgem oferente sem igual. Vai apresenta ao Pai, teu Menino: luz que chegou no natal. E, junto à sua cruz, quando Deus morrer fica de pé. Sim, ele te salvou, mas O ofereceste por nós com toda fé. Nós vamos renovar este sacrifício de Jesus: morte e ressurreição, vida que brotou de sua oferta na cruz. Mãe, vem nos ensinar a fazer da vida uma oblação. Culto agradável a Deus é fazer a oferta do próprio coração. CEL.: Orai, irmãos... CEL.: Ó Deus, fonte da paz e da verdadeira piedade, concedei-nos por esta oferenda render-vos a devida homenagem, e fazei que

nossa participação na Eucaristia reforce entre nós os laços da amizade e compromisso a missão de educar. TODOS: – Receba o Senhor Deus a oferta da Igreja: / trabalho educacional e formação humana / para a dignidade de estudantes e famílias. CEL.: Frutuoso seja o nosso esforço de vivermos na solidariedade. Por Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém

LOUVOR EUCARÍSTICO

CEL.: O Senhor esteja convosco! TODOS: Ele está no meio de nós! CEL.: Corações ao alto! TODOS: O nosso coração está em Deus! CEL.: Demos graças ao Senhor Nosso Deus! TODOS: É nosso dever e nossa salvação!

CEL.: Irmãos, é justo, sempre digno e oportuno louvarmos a Deus que, através da educação, nos prepara para assumirmos nossa missão neste mundo. Bendigamos ao Senhor! Nunca abandonais a obra da vossa sabedoria, agindo sempre no meio de nós. Com vosso braço poderoso, guiastes pelo deserto vosso povo de Israel. Hoje, com a luz e a força do Espírito Santo, acompanhais sempre a vossa Igreja, peregrina neste mundo; e por Jesus Cristo, vosso Filho, a acompanhais pelos caminhos da história até a felicidade perfeita em vosso Reino. Por esta razão, também nós, com os Anjos e Santos, proclamamos a vossa glória, cantando:

Santo, santo, santo, dizem todos os anjos Santo, santo, santo, é o Senhor Jesus Santo, santo, santo, é quem os redime Porque meu Deus é Santo e a terra cheia de sua glória está(2x) Céus e terras passarão, mas Sua Palavra não passará Céus e terras passarão, mas Sua Palavra não passará Não, não, não passará. Não, não, não passará! Hosana a Jesus Cristo, filho de Maria Bendito o que vem em nome do Senhor Santo, santo, santo, é quem os redime Porque meu Deus é Santo e a terra cheia de Sua glória está (2x) Céus e terras passarão, mas Sua Palavra não passará Céus e terras passarão, mas Sua Palavra não passará Não, não, não passará. Não, não, não passará!

Page 5: CEE BRA EUCAR STICA · 2012. 12. 14. · Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia Alguém do povo exclama: Como é grande, ó Senhor Quem te gerou e alimentou Jesus responde: ó mulher

4

CEL.: Irmãos proclamemos nosso Deus, pois todas as coisas a ele pertencem. Em culturas e religiões somos todos filhos e irmãos e por caminhos diferentes encontramos Deus e a ele servimos. TODOS: Deus nos conduz na Verdade. CEL.: Primeiro profetas, depois Jesus de Nazaré, agora tantos que nos ajudam a aprofundar o sentido da Nova Aliança, em que o decisivo é comunhão com participação. TODOS: Jesus se fez irmão universal. CEL.: Doou a si mesmo e se fez palavra e pão a serem repartidos. TODOS: – O Senhor educa na partilha. CEL.: No pão e no vinho celebramos a “memória de Jesus”: sua caminhada com gestos de libertação, sua solidariedade com os marginalizados e excluídos. TODOS: A fraternidade seja nossa marca. CEL.: Vos pedimos, ó Pai de bondade, santificai + estes dons da nossa salvação para que sejamos sempre unidos no amor. TODOS: O amor seja nossa comunhão. CEL.: Na véspera em que Jesus ia ser glorificado pelo Pai, no grande amor aos seus, deixou-lhes este sinal. Enquanto ceavam, ele tomou em suas mãos o pão, deu graças... e o partiu e deu a seus discípulos dizendo:

TOMAI E COMEI, VÓS TODOS: ISTO É O MEU CORPO, SEREI ENTREGUE E DOADO POR VÓS.

TODOS: Pão vivo que nos renova. CEL.: Jesus também tomou em suas mãos o cálice com vinho, deu graças... e o ofereceu a seus discípulos dizendo:

TOMAI E BEBEI, VÓS TODOS: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, EU MESMO, DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA TESTEMUNHAR A REMISSÃO DOS PECADOS. Fazei isto em memória de mim.

TODOS: O Vinho da bênção liberta no amor. CEL.: Irmãos, Jesus se fez solidariedade de Deus para nós e anulou o pecado do mundo, trazendo vida nova para todos. Eis o mistério da fé. TODOS: Anunciamos, Senhor, vossa morte / e proclamamos vossa Ressurreição / até que vosso reino se realize entre nós. CEL.: Irmãos, o caminho de Jesus, confirmado pelo Pai, resultou na Vida que transfigura a morte. Agora seu amor se prolonga em nosso viver.

TODOS: Em tudo, sirvamos ao Senhor. CEL.: Reunidos em torno do altar, sentimo-nos abençoados: pelo alimento da Palavra e do Pão que nos sustentam na caminhada. TODOS: Sejamos construtores do Reino de Deus. CEL.: Pai de bondade, gratos, pedimos: em meio a demoras, decepções e alegrias de nossa peregrinação, aprofundemos nossa união com Jesus, fonte do eterno rejuvenescer . TODOS: Sejamos bons parceiros. CEL.: Em diferentes povos e religiões, vivamos como membros de vosso povo. Os cristãos assumam a vocação de uma presença transformadora; governantes e políticos exerçam o poder como prática da fraternidade. Que o Papa Bento XVI, Dom Walmor, os nossos Bispos das nossas Dioceses e todo o Clero distingam-se por uma esperança libertadora. (- Intenções....) CEL.: E um dia, vitoriosos, Vos daremos glória com Cristo Jesus. TODOS: Por Ele nos vem firmeza na perseverança / e generosidade na cidadania. POR CRISTO, COM CRISTO E EM CRISTO,/ A VÓS, DEUS PAI TODO-BONDOSO,/ NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO,/ TODA A HONRA E TODA A GLÓRIA,/ AGORA E PARA SEMPRE. AMÉM!

Rito da Comunhão

CEL.: Obedientes à palavra do Salvador e educados por seu divino ensinamento, ousamos dizer: TODOS: Pai nosso... CEL.: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador. TODOS: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre. CEL.: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. TODOS: Amém. CEL.: A paz do Senhor esteja sempre convosco. TODOS: O amor de Cristo nos uniu.

Page 6: CEE BRA EUCAR STICA · 2012. 12. 14. · Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia Alguém do povo exclama: Como é grande, ó Senhor Quem te gerou e alimentou Jesus responde: ó mulher

5

CEL.: Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus. TODOS: Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz. CEL.: Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. TODOS: Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a). Cantos da Comunhão

Quando Teu Pai revelou o segredo a Maria Waldeci Farias/ Pe. Navarro

Quando teu pai revelou o segredo a Maria que, pela força do Espírito, conceberia, a ti Jesus, ela não hesitou logo em responder: Faça-se em mim, pobre serva o que Deus aprouver! /Hoje imitando a Maria que é imagem da Igreja, nossa família outra vez te recebe e deseja, cheia de fé, de esperança e de amor, dizer sim a Deus. Eis aqui os teus servos, Senhor! Que a graça de Deus, cresça em nós sem cessar! E de ti nosso pai venha o Espírito Santo de amor, para gerar e formar Cristo em nós. Por um decreto do Pai ela foi escolhida para gerar-te, ó Senhor que és origem da vida; cheia do Espírito Santo no corpo e no coração foi quem melhor cooperou com a Tua missão. / Na comunhão recebemos o Espírito Santo e vem contigo Jesus o teu pai sacrossanto; vamos agora ajudar-te no plano da salvação: eis aqui os teus servos senhor! No coração de Maria, no olhar doce e terno, sempre tiveste na vida um apoio materno. Desde Belém, Nazaré, só viveu para te servir; quando morrias na cruz tua mãe estava ali. / Mãe amorosa da Igreja quer ser nosso auxílio. Reproduzir no cristão as feições de teu filho. Como ela fez em Caná, nos convida a te obedecer: eis aqui os teus servos senhor!

Imaculada Frei Fabretti

Imaculada Maria de Deus. Coração pobre acolhendo Jesus Imaculada Maria do povo. Mãe dos aflitos que estão junto à cruz

Um coração que era sim para A vida. Um coração que era sim Para o irmão. Um coração que Era sim para Deus. Reino de Deus renovando este chão!

Olhos abertos para a sede do povo Passo bem firme que o medo Desterra. Mãos estendidas que Os tronos renegam. Reino de Deus que renova esta terra!

Faça-se ó Pai, vossa plena Vontade. Que os nossos passos Se tornem memória do amor Fiel que Maria gerou. Reino de Deus atuando na historia!

Ação de Graças

Passos de Paula Letra: Renato Faria Música: Geraldo Célio

Tenho um farol que brilha em mim // Pela via do coração: travessia sem fim Educar pela esperança // É formar o caminhar // No encontro com o humano, Deus encontrar.

Passos de Paula // Mulher peregrina Irradiando justiça // A vida ilumina

Então seguiremos o Mestre onde for// Partilhando o pão, multiplicando o amor Lutando por terra, dignidade e paz // Exigências de um Reino, que no agora se faz

Passos de Paula // Mulher peregrina Irradiando justiça // A vida ilumina

Ser água da fonte, sombra que descansa // Na terra fértil, plantar esperança Viveremos assim, cumprindo a missão// Colhendo frutos e flores de um mundo irmão.

Passos de Paula // Mulher peregrina Irradiando justiça // A vida ilumina

Page 7: CEE BRA EUCAR STICA · 2012. 12. 14. · Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia Alguém do povo exclama: Como é grande, ó Senhor Quem te gerou e alimentou Jesus responde: ó mulher

6

Oração Final e Benção CEL.: Pai do Céu, nesta tarde em que celebramos como Família Doroteia a Natividade da Nossa Mãe Maria enriqueça-nos com a força libertadora de vossa luz. TODOS: Multipliquemos sinais de vida digna. CEL.: O Senhor esteja convosco! TODOS: Ele está no meio de nós! CEL.: Oremos:...Deus de amor e bondade, fonte de toda a vida, fazei que permaneçamos sempre unidos ao Teu Filho, Jesus Cristo e a exemplo de Maria façamos com alegria tudo que Ele nos pede pela força do Espírito Santo. TODOS: Amém . Amém. Amém! CEL.: Irmãos, seja esta a bênção de Deus para nós: em tudo, uma boa paz, com sentimentos de gratidão: em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: Amém. Espiritualmente enriquecidos,/ vamos em paz / dispostos a continuar nossa missão de cristãos e de educadores doro-teanos!

Page 8: CEE BRA EUCAR STICA · 2012. 12. 14. · Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia Alguém do povo exclama: Como é grande, ó Senhor Quem te gerou e alimentou Jesus responde: ó mulher

7

Colégio Santa Dorotéia

Rua Chicago, nº 240, Bairro Sion, Belo Horizonte. www.santadoroteia.com.br