c:documents and settingssergi - ggbs - grupo gestor de ... · apresentação de trabalhos, ou se...

10
Evento acontece em 25 e 26 de maio, na Unicamp Cidade Universitária, março de 2010 - Edição Nº 6 - Distribuição Interna Gratuita Inscrições Abertas! www.gr.unicamp.br/ggbs/simtec Entrevista com o Reitor Palestras Minicursos Inscrições online Tire suas dúvidas Visite o site do Simpósio Veja também nesta edição: Confira: Farra nas Férias Férias no Museu Diversão garantida para filhos de funcionários e docentes no período de férias Grupo Gestor apresenta projetos que devem garantir a melhora e agilidade no atendimento em 2010 ................ 10 A partir de agora, as unidades/órgãos interessados em patrocínio para eventos e apoio institucional precisam fazer uma solicitação no site do GGBS ................ 10 08 PARTICIPE! PARTICIPE!

Upload: others

Post on 01-Oct-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: C:Documents and SettingsSergi - GGBS - Grupo Gestor de ... · apresentação de trabalhos, ou se cadastrar apenas para participação geral no Sim-pósio. Na modalidade “com apresentação

Evento acontece em25 e 26 de maio,

na Unicamp

Cidade Universitária, março de 2010 - Edição Nº 6 - Distribuição Interna Gratuita

Inscrições Abertas!

www.gr.unicamp.br/ggbs/simtec

Entrevista com o Reitor

Palestras

Minicursos

Inscrições online

Tire suas dúvidas

Visite o sitedo Simpósio

Veja também nesta edição:

Confira:

Farra nasFérias

Férias no Museu

Diversão garantida para filhos de funcionários e docentes no período de férias

Grupo Gestor apresenta projetos que devem garantira melhora e agilidade no atendimento em 2010 ................ 10

A partir de agora, as unidades/órgãos interessados em patrocínio para eventos e apoio institucionalprecisam fazer uma solicitação no site do GGBS ................ 10

08

PARTICIPE!PARTICIPE!

Page 2: C:Documents and SettingsSergi - GGBS - Grupo Gestor de ... · apresentação de trabalhos, ou se cadastrar apenas para participação geral no Sim-pósio. Na modalidade “com apresentação

2 GGBS - Grupo Gestor de Benefícios Sociais - Unicamp / Março - 2010

EDITORIAL

Expediente: o Jornal GGBS é uma publicação do Grupo Gestor de Benefíc ios

Sociais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Correpondência:

Cidade Universitária Zeferino Vaz, CEP 13081-970 - Campinas - SP - Telefone

(19) 3521-4854 - Site: www.gr.unicamp.br/ggbs - E-mail: [email protected].

Jornalista responsável: Jeverson Barbieri - MTB 26774 - Colaboradores: Luiz

Gustavo Silva, Aline Ramos e Ricardo da Silva. Tiragem desta edição: 10.000

exemplares. Este jornal é produzido através de parceria com a empresa Onde

Comprar, telefone 19-3886-1998 - site: www.onde-comprar.net, sem nenhum custo

orçamentário ou extra-orçamentário para a Unicamp.

Profissionais de todos os segmentos que ainda não secadastraram para a terceira edição do Simpósio devem acessar

o site do evento e fazer a inscrição online

Os interessados em participar do IIISimpósio de Profissionais da Unicamp -Simtec, podem fazer as inscrições até opróximo dia 31 de março pelo si tewww.gr.unicamp.br/ggbs/simtec e terãoa chance de expor seus trabalhos e/ouparticipar das diversas atividades doevento, que acontecerão nos dias 25 e 26de maio (minicursos, palestras, etc.).

A modalidade de participação deve sermencionada no momento da inscrição, porisso é importante estar atento: os funcio-nários podem optar pela participação comapresentação de trabalhos, ou se cadastrarapenas para participação geral no Sim-pósio. Na modalidade “com apresentaçãode trabalho”, é necessário enviar o resumoque, posteriormente, irá constar nos Anaisdo III Simtec (CD). O participante-expositortambém receberá ao final do evento umcertificado de participação e outro pelaapresentação do trabalho; além disso, terálivre acesso às demais atividades doSimpósio.

Aqueles que participarem sem exposiçãode trabalhos poderão acompanhar aspalestras, atividades culturais, visitar asexposições e stands. Ao final do evento,receberão um certificado de participação.

Funcionários contam suas experiênciasAna Lucia Rodrigues da Soledade,

funcionária do Instituto de Biologia (IB),afirma que se inscreveu no Simtec – edição2008 como exposi tora, mesmo semexperiência na montagem de pôsteres:“nunca tinha participado de um Congresso,contei com o apoio de dois colegas delaboratório”. Ela diz que escolheu fazer otrabalho no formato painel, pois as figurasfacilitariam o entendimento do assunto.

Intitulado ‘Cultura de Células: Usos naPesquisa Básica e Aplicada’, o tema dotrabalho tinha relação com a sua rotinaprofissional, explica. “O assunto do paineltratava do que faço no laboratór io.Abordava sobre a cultura de células e seuuso na pesquisa, como por exemplo, naprodução de vacinas, na indústr iafarmacêutica, etc.”

O técnico em edificações Sergio Adria-no Bizello, da Faculdade de Engenharia

Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), tam-bém optou pela inscrição com apresen-tação de trabalho na 2ª edição do Simtec.Ele expôs o seu pôster no eixo temáticoAdministração e Gestão. “Escolhi participarcom o trabalho porque me adapto melhorcom a exposição em painel”, diz.

E foi por meio do evento realizado em2008 que o funcionário conheceu pelaprimeira vez o que os colegas produzemno cotidiano da Universidade: “docentes ealunos puderam ter conhecimento de quehá muito trabalho além das rotinas adminis-trativas de praxe”.

Para ele, “o III Simtec dará oportu-nidade, mais uma vez, para os profissionaismostrarem novos trabalhos, resultados eevoluções”, e sua intenção é participar doevento e da exposição de pôsteres nova-mente.

A 2ª edição do Simpósio recebeu maisde 1.500 inscrições e contou com 564trabalhos, divididos em três eixos temáticos:Administração e Gestão; Projetos Institucio-nais no Desenvolvimento do Ensino,Pesquisa e Extensão; DesenvolvimentoHumano, Saúde e Qualidade de Vida.

Este ano, com cinco eixos (Área Médicae Biológica; Ciências Humanas e Artes;Exatas e Tecnológicas; DesenvolvimentoHumano e Qualidade de Vida; Admi-nistração e Gestão), a expectativa é queestes números sejam superados.

III SIMTEC:inscreva-se até 31 de março

Sérgio Bizello aolado do seu pôster noII Simtec

Confira na página 7 instruções sobre inscrições para o Simtec e minicursos

Esta edição do Jornal do GGBS priorizainformações relacionadas ao III Simtec – Simpósiodos Profissionais da Unicamp. Provavelmente nãohaja no Brasil um evento profissional, com ascaracterísticas do Simtec que, em maio, terá aterceira edição. Apostando na integração, emcinco eixos temáticos, das diversas áreas e váriascompetências profissionais em um só evento, temcaráter inédito e pioneiro.

O ineditismo do Simpósio está no desafio deapresentar trabalhos que profissionais – em todosos níveis – apresentem as atividades cotidianasem formato acadêmico, demonstrando adimensão profissional, relevante no esforço dainsti tuição para a abrangente produção dereconhecida qualidade e excelência. Comdeterminação, busca de qual ifi cação ededicação, o trabalhador público brasileiro temconseguido superar a imagem equivocada, comoocorre sempre quando se generaliza ou usaexemplos não condizentes com o conjunto dessestrabalhadores, de comodismo, que lhe foiinjustamente atribuída por muito tempo.

O Simtec, com pioneirismo, com a primeiraedição em 1997, demonstra o dinamismo, ocomprometimento e a participação profissionalqualificada e técnica do trabalhador público daUnicamp. E isso tem inspirado uma caminhadapara a const rução futura de um Simtecintegrando a USP e a UNESP, instituiçõesuniversitárias paulistas que, juntas, respondempor expressiva parte da produção científicabrasileira. Importante mostrar que profissionaisdas diversas carreiras técnicas fazem parte, diretaou indireta, desta produção. A presente ediçãotraz outras boas notícias e informações. Há aindadestaque para a programação de férias dirigidaa fil hos/dependentes ou agregados, defuncionários e docentes, com a qual aUniversidade se abre para novas gerações,possibil itando que se usufrua do espaço e dosrecursos da Unicamp. A fala da Profa. AdrianaVitorino, do IQ, coordenadora do Férias noMuseu, foi plenamente representativa desseaspecto ao dizer, dirigindo-se ao grupo deadolescentes participantes: “ Ainda quero daraulas aqui na Unicamp para vocês...”. É isso.Boa leitura. O convite a sua participação estáaberto nas razões citadas neste breve editorial.

Evento pioneiro

Page 3: C:Documents and SettingsSergi - GGBS - Grupo Gestor de ... · apresentação de trabalhos, ou se cadastrar apenas para participação geral no Sim-pósio. Na modalidade “com apresentação

3GGBS - Grupo Gestor de Benefícios Sociais - Unicamp / Março - 2010

Reitor incentiva participação e vê Simtec como formade desenvolvimento pessoal e profissional

Em entrevista exclusiva ao Jornal do GGBSo reitor, Dr. Fernando Ferreira Costa, relatou aimportância do Simtec para a Unicamp e,principalmente, para os funcionários.

Durante o bate papo sobre o que esperardo próximo Simpósio e as impressões deixadaspelas edições anteriores, o reitor confirma quea participação de docentes, alunos e servidoresajuda no aprimoramento da gestão universi-tária. Entre outros benefícios, ele ressaltou apossibilidade de crescimento na carreiraprofissional de quem participa de um eventocomo o Simtec.

Confira na sequência a entrevista completa.

O S imte c é vi s to como u m novomodelo de Simpósio, na medida em queincent iva a exposi ção de traba lhos eações institucionais por colaboradoresdas diversas carreiras. No seu ponto devista, quais os benef ícios que este tipode e ven to t r az aos p ro f is s i ona i senvolvidos?

Os benefícios são gradualmente um fórumque permite que os servidores da Unicamp, emtodas as suas áreas, que compreende desdeáreas médicas até a física, possam apresentaro resultado de projetos e trabalhosdesenvolvidos em uma estrutura complexacomo a Universidade, que desenvolve otrabalho de pesquisa e gestão de pessoal egestão de processos, e permite com que osfuncionários tenham acesso as palestras deprofessores e funcionários da Unicamp ou defora, sobre assuntos importantes para aUniversidade. Então é uma iniciativa importanteque permite que todos os servidores tenhamacesso ao que se faz na Universidade nasdiferentes áreas de uma maneira concentrada,organizada e que traz benefícios não só aosfuncionários, mas também, para os docentese para os estudantes.

De qu e f orma o senhor a va l ia oSimtec, um evento que se estende aosprofissionais de diversos segmentos daUnicamp?

É uma oportunidade. A atividade da

Universidade que é de educar pessoas e produzirconhecimento através da extensão faculta nãosó os estudantes ou os pesquisadores, mastambém aos servidores. Muitos deles têminiciativas e ideias que transcendem as suaspróprias atividades profissionais.

O Simtec permite que esse esforço e essainiciativa, que porventura tenha ocorrido, possaser apresentada de uma maneira organizada.E nós sabemos que isso acontece. Os doisexemplos anter iores mostraram que aquantidade de trabalhos, ou de pesquisa, oude extensão ou relacionado à educação sãomuito grandes. Então é um tipo de ação quedeve ser incentivada.

A edição anterior do Simpósio, ocor-rida em 2008, teve grande repercussãona Universidade. Como o senhor analisaa expressiva participação e adesão dosfuncionários?

Como é uma oportunidade relativamentenova na Universidade, salvo melhor juízo, euacho que outras Universidades não têm umevento como esse. Este número de trabalhos(564 em 2008 – aproximadamente umtrabalho para cada 14 funcionários) já é muito

grande, mas ele tem que aumentar conformea divulgação ocorra e os funcionários perce-bam a importância, a utilidade e a possibilidadede crescimento na carreira que uma atividadecomo essa proporciona.

Dentre a s at ividades desenvolvi daspelo Simtec, em 20 08 (painéis, mini-cu rsos, pale str as e mesa s redondas ),qual merece destaque?

Eu acho que o conjunto de atividades é queé importante. O que tem em um pôster é oresultado de um trabalho. Então é importanteque todo o processo de chegar ao pôster,planejar o trabalho, coletar os dados, analisaros dados e relatar, escrever de uma maneiraque possa ser discutida por todos ou vir àsimpressões de todos seja concluído. É umconjunto de atividades importantes para osfuncionários.

Que importância a sua gestão dá aeste tipo de Simpósio?

Desde a gestão anterior, do professor Tadeu,esse Simpósio tem uma conotação muitoimportante. Um local institucional para apre-sentação do que os funcionários fazem dentroda Universidade. Então essa importância, essavisão, ela continua mantida e é uma das impor-tantes atividades com relação aos funcionáriosque nós vamos não só manter, mas tambémincrementar. É importante ressaltar que esse éo desenvolvimento de uma atividade que é feitapelos próprios funcionários e pelo GGBS,principalmente, que organiza. A Reitoria tem ointeresse de dar todo o apoio, mas é desenvol-vido pelos próprios funcionários.

O senhor gostar i a de de ix a r umamensagem aos funcionários?

Do ponto de vista da Reitoria o Simtec é umevento importante para que os funcionáriosapresentem os trabalhos. Aqueles que fizeramum projeto e mesmo os que não fizeram devemparticipar para ouvir as conferências, dosminicursos e ver o trabalho dos colegas. Euacho que dentro de um ambiente universitárioessa é uma atividade que eles têm poucasoportunidades de participar. Então é um eventonovo e que ao meu entender é importante.

ReitorFernando

Costa

Page 4: C:Documents and SettingsSergi - GGBS - Grupo Gestor de ... · apresentação de trabalhos, ou se cadastrar apenas para participação geral no Sim-pósio. Na modalidade “com apresentação

4 GGBS - Grupo Gestor de Benefícios Sociais - Unicamp / Março- 2010

Palestras valorizam programação do eventoDurante os dois dias de

Simpósio, realizado no Centro deConvenções da Universidade,profi ssionais das áreas dehumanas, exatas, biológicas eadministrativa irão apresentarexperiências aos participantes.Este ano serão cinco convidadosque devem enriquecer o debate

de idéias do III Simtec e transmitir vivências pessoaise de trabalho aos funcionários da Universidade, pormeio de palestras. Entre os nomes escolhidos estão ofilósofo Mario Sergio Cortella; o jornalista e roteiristaBeto Ribeiro; o médico Drauzio Varella; o ex-jogadorde futebol e atual dirigente da Fundação Gol de Letra,Raí Vieira de Oliveira e a bióloga Beatriz Dolabelade Lima, da Universidade de Brasília.

“Fiquei feliz com o convite. Afinal, fazer parte deum evento que leva o nome da Unicamp não é paratodo mundo; ser um dos escolhidos é uma honra”,diz Beto Ribeiro.

A palestra do jornalista está programada para odia 26 de maio e será baseada no livro de sua autoria,‘Poder S.A. – Hi stórias Possíveis do MundoCorporativo’. “Vou falar sobre os bastidores dasgrandes empresas brasileiras, como elas funcionam,quais os bons exemplos, o que copiar e o que nãocopiar dessas grandes marcas”, afirma.

Com a apresentação do filósofo Mario SergioCortella serão propostas reflexões sobre ‘A Arte deLiderar’. “Liderança é, sobretudo, a capacidade deinspirar: inspirar pessoas, idéias, projetos. A líder ouo líder são hábeis para infundir vi talidade e, comisso, animar (soprar anima/alma/animação) nasempreitadas coletivas”, revela.

O palestrante ainda diz que conhece o evento eaceitou o convite por um conjunto de fatores: “Tenhonotícias boas sobre o Simtec desde a sua primeiraedição, especialmente sobre o crescimento dasinscrições e estudos e, ainda, sobre a importânciaque vem sendo dada às contribuições de um dossegmentos da Universidade à consecução de suamissão pública e cidadã. Foi exatamente esse conjuntode “boas novas” que animou ainda mais meuinteresse, pois, como docente da PUC-SP, minhavivência em bancas, palestras e debates na Unicampsempre acolheu relevância”, ressalta.

Vale lembrar que poderão participar das palestrasdo Simpósio, somente aqueles que estiveremdevidamente inscritos no evento, seja como expositorou participante geral. Por isso, não perca tempo:acesse o endereço eletrônico www.gr.unicamp.br/ggbs/s imtec e faça já o seu cadastro!

MARIO SERGIO CORTELLA - Filósofo, com Mestrado e Doutorado em Educação, é professor titular da PUC-SP (na qual

está desde 1977), com docência e pesquisa no Departamento de Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação

(Currí culo), tendo atuado por 32 anos também no Departamento de Teologia e Ciências da Religião; professor-convidado da

Fundação Dom Cabral e do GVpec da FGV-SP. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992). É autor, entre

outras obras, de A Escola e o Conhecimento (Cortez), Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille (Papirus), Não Espere Pelo

Epitáfio: Provocações Filosóficas (Vozes), Não Nascemos Prontos! (Vozes), Sobre a Esperança: Diálogo, com Frei Betto (Papirus),

O que é a Pergunta?, com Silmara Casadei (Cortez), Liderança em Foco, com Eugênio Mussak (Papirus), Filosofia e Ensino Médio:

certas razões, alguns senões, uma proposta (Vozes), entre outros.

BETO RI BEIRO - Roberto Ribeiro Severino é jornalista. Trabalhou durante a década de 1990 em produção, textos e direção

de vídeos e programas de TV. Foi para o mercado corporativo e acabou como gerente de marketing de várias marcas importantes

no país. Seus anos de executivo acabaram nas páginas do livro “Poder S.A. - Histórias Possíveis do Mundo Corporativo”. Hoje, Beto

trabalha como roteirista, escritor e com a criação de projetos para TV, cinema e teatro. Seus mais recentes trabalhos para a TV

são: a série ficção “Poder S.A.” (baseada no livro homônimo); os programas de realidade “Resgate 193” e “Operação Policial”

(TRUTV); “Operação de Risco” (REDETV!); 9 documentários para a Discovery Home&Health (Série Saúde); e as séries “Terapia

de Casal”, “S.O.L.T.E.I.R.O.S.”, “Os Amargos”, “Muito Além do Medo”, “Bem na Foto” e “Desafio Sobrevi vência”, todos para a

Medialand.

DRAUZIO VARELLA - Médico cancerologista, formado pela USP, Drauzio Varella foi um dos pioneiros no tratamento da

AIDS, no Brasil. Em 1986, sob a orientação do jornalista Fernando Vieira de Melo, iniciou campanhas que visavam ao esclarecimento

da população sobre a prevenção à AIDS. Na Rede Globo, participou das séries sobre o corpo humano, primeiros socorros, gravidez,

combate ao tabagismo, planejamento familiar, transplantes e diversas outras, exibidas no Fantástico. Em 1989, iniciou um

trabalho de pesquisa sobre a prevalência do vírus HIV na população carcerária da Casa de Detenção do Carandiru. Desse ano, até

a desativação do presídio, em setembro de 2002, trabalhou como médico voluntário. Atualmente, faz o mesmo trabalho na

Penitenciária Feminina de São Paulo e dirige, no rio Negro, um projeto de bioprospecção de plantas brasileiras com o intuito de obter

extratos para testá-los experimentalmente em células tumorais malignas e bactérias resistentes aos antibióticos.

RAÍ VIEIRA DE OLIVEIRA - O ex-jogador de futebol, atualmente é diretor-presidente da Fundação Gol de Letra, participando

ativamente da gestão da instituição, ao lado de seu ex-colega de profissão, o jogador Leonardo. Na Fundação, crianças e jovens

freqüentam atividades onde a arte plástica, a dança, o teatro, a leitura, a escrita, a informática e o espor te são as linguagens

utilizadas para despertar um novo olhar para o mundo. Raí também faz parte do “Atletas pela Cidadania,” organização que tem

como objetivo conscientizar, sensibilizar e mobilizar a sociedade no apoio às causas sociais e ambientais e de interesse nacional.

Sua palestra tem como eixo central apresentar a experiência profissional como jogador de futebol, empresário e instituidor da

Fundação Gol de Letra. O ex-jogador ainda aborda questões recorrentes no âmbito corporativo, tais como trabalho em equipe,

motivação, liderança, gestão de mudança, perseverança e gestão de conflitos.

BEATRIZ DOLABELA DE LIMA - Chefe do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB), iniciou

em 1988 os estudos que a levaram a desenvolver, por engenharia genética, uma linhagem de bactérias capaz de produzir insulina.

No começo deste ano, foi anunciada a construção, em Brasília, da fábrica que produzirá insulina utilizando a metodologia desenvolvida

por Beatriz. Tem experiência na área de Engenharia Genética e Genética Molecular, com ênfase em Genética Molecular de

Protozoários, atuando principalmente em temas como divisão celular e regulação da expressão gênica. No momento estuda o

parasita Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas, com o objetivo de entender o processo de divisão celular dele para que

seja possível o desenvolvimento de uma droga que controle essa doença endêmica no Brasil e na América Latina.

Confira o perfil dos palestrantes

Page 5: C:Documents and SettingsSergi - GGBS - Grupo Gestor de ... · apresentação de trabalhos, ou se cadastrar apenas para participação geral no Sim-pósio. Na modalidade “com apresentação

5GGBS - Grupo Gestor de Benefícios Sociais - Unicamp / Março - 2010

Simpósio oferece 40 minicursos, todos

ministrados por profissionais da UnicampInscrições estarão abertas até 9 de abril. As vagas são limitadas. Faça já o seu cadastro!

Uma iniciativa que promove ointercâmbio de conhecimentos econtribui para o aprimoramentoe reciclagem dos profissionais.Assim podem ser definidos osminicursos – cursos de curta

duração – que fizeram sucesso entre os participantesdo II Simtec e estarão entre as atividades do Simpósioneste ano. Desta vez serão 40 opções com temáticasdiferentes que pretendem envolver funcionários detodas as áreas da instituição, como participantes oupalestrantes.

Segundo a comissão organizadora do III Simtec,os bons resultados desta ação são percebidos desdeas manifestações de interesse recebidas por novos eantigos palestrantes, como é o caso da pedagogaAndrea da Silva Rosa. Funcionária da Faculdade deCiências Médicas (FCM), ela já apresentou o cursode Libras durante a 2ª edição do Simpósio e secandidatou para ministrá-lo mais uma vez em maio.“Escolhi trabalhar o mesmo tema, pois ainda sãopoucas as oportunidades que as pessoas têm deaprender e se informar sobre a língua dos sinais”,afirma.

Com a proposta de mostrar a diferença entre defi-ciência auditiva e surdez, e a importância da lingua-gem de sinais para a inclusão social, Andrea pretendeexpor o assunto na teoria e na prática: “em um dosmomentos vou ensinar alguns sinais para que aspessoas possam iniciar uma conversa com surdos”.

Outro profissional que aprovou a experiência epretende repeti-la é Rubens Queiroz de Almeida,diretor de desenvolvimento tecnológico do Centro deComputação (CCUEC). No II Simtec o funcionárioapresentou o minicu rso ‘Est ratégias para oAprendizado da Língua Inglesa’. Com um novo tema,‘Entendendo a Comunicação Humana’, ele pretendecontribu ir para umacompreensão mais abrangentesobre o assunto, e despertar umnovo olhar para as relaçõespessoais e de trabalho dosparticipantes.

A razão da mudança de temaele mesmo explica: “foi justamentedevido a minha inquietação coma grande quant idade deproblemas causados por falhasna comunicação. Felizmente, éum assunto muito pesquisado e grandes avanços jáforam feitos na área. Estou muito feliz com aspossibilidades”.

Novos horários

Os minicu rsos em 2010 ainda reservamnovidades. Além da variedade, eles serão realizadosnos períodos da manhã (9h às 12h), tarde (14h às17h) e noite (19h às 21h) durante a semana queantecede o evento – 17 a 21 de maio. A duraçãoserá de 3 horas, com 15 minutos de intervalo, e todosos participantes receberão certificado.

Para a es treante MariaElisabete Fernandes Dias aexpectativa é grande. A fun-cionária da Facu ldade deEngenharia de Alimentos (FEA),que participou das duas ediçõesanteriores do Simtec comexposição de pôsteres, desta vezirá compartilhar seus conhe-cimentos como pales trante.“Percebo que as pessoas des-conhecem os diversos tipos dequeijos que existem e há preconceito por queijosfungados ou uma preferência pelos ‘furadinhos’, semsaber a origem real das olhaduras (furinhos)”, explica.

A abordagem curiosa de seu minicurso, ‘Vocêconhece o queijo que consome?’, promete atrairparticipantes que desejam aprender as diferenças desabor, aroma e textura deste alimento. “Cursos comoeste são oferecidos com frequência em hotéis,restaurantes e empórios, porém com alguminvestimento. No Simtec osprofissionais poderão assistir umapalestra informativa sem custonenhum”, enfatiza Elisabete.

Silvia Helena Covais, doColégio Técnico de Limeira(Cotil), também aguarda “muitointeresse pela troca deexperiências” dos participantes deseu minicurso: ‘Motivação eRelacionamentos Interpessoais’.

Pós-graduada na área, afuncionária irá trabalhar assuntos que contribuem paraa melhoria de atitudes e ressaltam os potenciais decada um. O curso já foi apresentado no Senac/Limeira,na Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat)e no Curso de Extensão da Unicamp.

Fique atento!

A inscrição dos minicursos só será aceita se oparticipante estiver inscrito no Simtec. Dúvidas einformações pelos ramais 1-2545 ou 1-2546.

Confira a re lação de minicursos do III Simtec:

Qualidade de Vida na Empresa

EndNote Web: ferramenta para coletar, organizar e formatar referências

Formação de Educador Brinquedista

Os Recursos da Informática e o Sistema Braile na Reabilitação de Pessoascom Deficiência Visual

Cerimonial e Comunicação

Negociação: Preparando-se para o melhor

Estratégias de Promoção da Qualidade de Vida no Local de Trabalho

Introdução ao Gerenciamento de Projetos Educacionais

Segurança na Manipulação de Gases

Estresse e Estresse no Trabalho

Coleta Seletiva de Resíduos Sól idos Doméstico e Institucional

Dança de Salão: Teoria e Prática dos Principais Ritmos Populares

Como organizar um ambiente físico na creche que favoreça a qualidade devida do profissional que nela atua

A Prática da Caminhada e da Corrida para uma Vida Saudável

Preservação de Alimentos e as Doenças Alimentares

Você conhece o queijo que consome?

Professoras de educação infantil: os desafios de uma nova profissão

Gerenciamento de Risco: vendo os perigos, analisando as hipóteses

Teleduc – Ambiente Virtual de Aprendizagem

Motivação e Relacionamentos Interpessoais

Relações Pessoais no Trabalho

Histórias sem fim

A Saúde do Trabalhador no Servi ço Público

Humanizando e Contando Histórias

Biografias Negras

Entendendo a Comunicação Humana

Língua Brasilei ra de Sinais – LIBRAS: ver para se comunicar

Sexualidade, prazer e responsabilidade

Iogur te e Leites Fermentados

Saúde Intest inal através da Alimentação

O Trabalho do Palhaço como instrumento de Valorização das Identidades

Memórias

Meu Ambiente Rev isto

Voz para Educadores, Pedagogos e Contadores de Histórias

Novos Pensamentos para o Corpo

Oficina Afro para Mulheres

Reciclagem e Reuti lização de Copos Descartáveis

Promoção da Saúde para Adultos: o valor da alimentação saudável e aprática de ativ idades físicas

Qualidade de Vida no Trabalho e Formas de Intervenção: participação,criatividade, estresse e assédio

Oficina de Arte: pintura em tela

Para conferir asementas, datas e

horários dos cursosbasta acessar o site

do evento

Silvia Helena

Maria Elisabete

Rubens Queiroz

Page 6: C:Documents and SettingsSergi - GGBS - Grupo Gestor de ... · apresentação de trabalhos, ou se cadastrar apenas para participação geral no Sim-pósio. Na modalidade “com apresentação

6 GGBS - Grupo Gestor de Benefícios Sociais - Unicamp / Março - 2010

Idealizador do I Simtec, época em que dirigiaPró-reitoria de Desenvolvimento Universitário, em1997, o ex-reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge,tem grande relação com o Simpósio. Agora,próximo à realização da terceira edição, ementrevista exclusiva ao Jornal do GGBS, ele revelaa expectativa para o evento. Confira.

O senhor foi um grande incentivadordo evento, part i cipando a ti vamente daorganização da primeira edição (1997) etambém da edição seguinte (2008). Comoavalia o Simpós io nesses dois momentos?

Tadeu Jorge: A primeira edição superoutodas as expectativas de participação e dequalidade. Serviu para demonstrar a excelênciado trabalho desenvolvido por muitos funcionáriosda Universidade, suas soluções criativas e ocompromisso com as atividades. A oportunidadede apresentar à comunidade a contribuição decada um para o crescimento da instituição serviupara melhorar significativamente a auto-estima dosnossos funcionários e mot ivá-los para odesempenho profissional. Lamentavelmente, o

II Simtec: a retomada de um grande eventoDepois de onze anos da

realização da primeira edição(1997), o Simtec ocorreu pelasegunda vez em 2008 e superouas expectativas. A realização deum Simpósio capaz de motivar emobilizar todos os colabora-dores, além de desenvolver aparte profissional dos mesmos.

O evento foi realizado em três dias e contou coma exposição de 564 trabalhos na forma de pôsteres.Ao todo, foram 1.503 inscritos, sendo que 449 delesapresentaram trabalhos - alguns participantesapresentaram mais de um.

O Simpósio ofereceu aos funcionários/docentes25 minicursos de temas que foram da Coleta deResíduos Sólidos à introdução à Linguagem Brasileirade Sinais (Libras). Diversas atividades culturais e 12palestras fizeram parte da programação.

Agora fica a expectativa para a 3ª edição, queserá realizada nos dias 25 e 26 de maio próximos.

Simtec foi descontinuado. Retomado onze anosdepois, mostrou a força do conceito envolvido noevento. Atualizado, foi um enorme sucesso,novamente, tanto do ponto de vista quantitativo comoqualitativo.

Que expectati vas há, de sua parte, emrelação a tercei ra edição que está em fasede organização?

Tadeu Jorge: Eventos dessa natureza e com ascaracterísticas do Simtec necessitam de periodicidadedeterminada. Certamente, realizado a cada dois anosdeve ganhar corpo, consistência e profundidade nostemas tratados. Os trabalhos apresentados tenderãoa ganhar qualidade e a participação dos funcionáriosmais interesse e análise crítica, assim como melhorescontribuições. Essa terceira edição também marca,espero, a consolidação definitiva do evento.

De que forma eventos como esse contri-buem para a qual ificação dos profiss ionaisdo serviço público?

Tadeu Jorge: Sempre tenho dito que em umainstituição pública qualquer ação deve respeitar dois

Idealizador avalia que Simtec é bom para a Unicamp e para os funcionáriosaspectos. Primeiro,deve ser bom paraa instituição. Se-gundo, deve serbom para as pes-soas que nela tra-balham. Se umadessas condiçõesnão estiver satisfeitao fracasso é bas-tante provável .Creio que o Simtecatende ao princípiomencionado: émuito bom para aUnicamp, que sebeneficia ao ter funcionários mais motivados,conhecedores das atividades realizadas naUniversidade e melhor preparados e formados.E é bom para os funcionários, que recebem odevido reconhecimento pelo trabalho realizado,participam mais das realizações da Universidadee vestem a camisa da instituição.

retomada de um grande evento

Exposição de pôsteresdurante o II Simtec.

ENTREVISTA

Page 7: C:Documents and SettingsSergi - GGBS - Grupo Gestor de ... · apresentação de trabalhos, ou se cadastrar apenas para participação geral no Sim-pósio. Na modalidade “com apresentação

7GGBS - Grupo Gestor de Benefícios Sociais - Unicamp / Março - 2010

Como se inscreverno III Simtec?

Primeiro é necessário acessar o site do evento(www.gr.unicamp.br/ggbs/simtec) e clicar no link‘Inscrição para o Simtec’.

Após o preenchimento dos dados, umamensagem de confirmação será enviada aoendereço de e-mail informado.

Em caso de dúvidas, durante o período queantecede o evento, os participantes podem verificarse a inscrição foi efetuada com sucesso no link‘Estou inscrito no Simtec?’, também disponível nosite. Mais informações podem ser obtidas pelosramais 1-2545 ou 1-2546 e pelo [email protected].

Minicursos

As inscrições para os minicursos, que nestaedição acontecem entre os dias 17 e 21 de maio,semana anterior à realização do Simtec, devemser feitas separadamente. Acesse o link ‘Inscriçãopara Minicursos’ até o dia 9 de abril e participe!

Secretaria do III Simtec

Para dar suporte aos participantes e públicoem geral, o GGBS, responsável pela organizaçãodo III Simtec, instalou nas suas dependências umasecretaria do evento. Os profissionais da Secretariadarão suporte na produção dos resumos e pôsteresque serão apresentados no evento.

A Secretaria está localizada no GGBS (prédioda Reitoria III - onde funciona a DGRH - I Piso -setor à esquerda. O atendimento acontece das 9hàs 17h. Os ramais para contato são: 1-2545 e1-2546. Envie também sua dúvida pelo [email protected]

www.gr.unicamp.br/ggbs/simtec

III S IMTEC

Quem pode participar do III Simtec?Todos os funcionár ios da U nicamp ou Funcamp,independentemente do grau de instrução, ou seja, não énecessário ter nível superior, curso técnico, etc. O eventoé aberto à participação de todos.Obs.: pessoas sem nenhum vínculo com a Unicamptambém podem participar, mas somente na modalidade“participação sem apresentação de trabalho”. Está aberta aparticipação em minicursos (vagas limitadas).

Há cobrança de taxa de participação?Não. A participação é totalmente gratuita.

Quais as formas de participação?Existem duas possibilidades de participação:1 - Participação SEM apresentação de trabalhoNesta modalidade o inscrito participa de todas atividadesdo evento (minicursos, palestras, etc.) e no final do Simpósiorecebe certificado de participação.2 - Participação COM apresentação de trabalhoAlém de poder participar de todas as atividades do evento,o inscrito deverá inscrever seu trabalho optando por umdos cinco eixos-temáticos pré-definidos (clique aqui parasaber mais).

Com quais tipos trabalhos posso inscrever?Qualquer trabalho (pesquisa, método, inovação, etc.) quevocê desenvolve no seu local de trabalho. Pode abrangerquaisquer áreas do conhecimento (administração, pesquisa,extensão, etc.)Obs.: no caso de participação COM apresentação detrabalho, você poderá inscrever mais de um trabalho(quantos quiser). Poderá, inclusive, fazer em parceria comcolegas de trabalho, docentes, etc.

Haverá algum tipo de premiação?Sim. Os melhores trabalhos de cada eixo temático serãopremiados. A premiação será divulgada em breve.Obs.: todos os participantes do evento receberão materialde apoio (crachá, camiseta, etc.) e certificado de participação.

Como faço para participar dos minicursos?Para se inscrever nos minicursos, primeiro se inscrevapara o Simtec. Você receberá uma senha no e-mail quevocê informou na hora do cadastro. Com essa senha poderáfazer a inscrição nos minicursos.

Tenho dif iculdade em produzir o resumo do meutrabalho. Como devo proceder?Você pode levar as suas dúvidas para a sala da secretariado Simtec, que fica localizada no GGBS (prédio da ReitoriaIII - onde funciona a DGRH - I Piso - setor à esquerda) oupelos ramais 12545 e 12546.

Tire suas dúvidasSimpósio: espaçopara funcionários

com diferentesníveis de formação

A iniciativa do Simtec surgiu para que osfuncionários dos diversos níveis de qualificaçãotenham um espaço para expor os trabalhos desenvol-vidos durante as atividades do cotidiano. Segundodados da DGRH, a Universidade possui 3839colaboradores com o nível Fundamental e Médio,3041 com a Graduação completa e 571 Mestres eDoutores.

A diversidade na formação escolar do públicoprofissional da Unicamp já chamou a atenção naprimeira edição(1997). Isso orientou a organizaçãode um evento capaz de receber os diferentes trabalhos.

A proposta se consolidou na edição seguinte e,agora em 2010, acontece a terceira edição do Simtec,que com o intuito de alcançar as áreas deconhecimento e atuação de todos os servidores, terácinco eixos temáticos sendo: Área Médicas eBiológicas; Área de Ciências Humanas e Artes; Áreade Exatas e Tecnológicas; Desenvolvimento Humanoe Qualidade de Vida; Administração e Gestão.

O evento acontece nos dias 25 e 26 de maio, noCentro de Convenções da Unicamp. Todos osfuncionários poderão inscrever seus trabalhos, sejamteses de pesquisa, extensão, atividades desenvolvidasdiariamente e outros. Os projetos encaminhados serãoexpostos no formato pôster.

571

3041

3839

769 estão inscritosno ProSeres -

ProgramaInstitucional de

Apo io ao ServidorEs tudante

Fon te:DGRH

ProSeres

Page 8: C:Documents and SettingsSergi - GGBS - Grupo Gestor de ... · apresentação de trabalhos, ou se cadastrar apenas para participação geral no Sim-pósio. Na modalidade “com apresentação

8 GGBS - Grupo Gestor de Benefícios Sociais - Unicamp / Março - 2010

Programas alcançammais de 250 filhos de

funcionários e docentesJá acabou o período de férias

escolares, no entanto, a época não éde tristeza para os filhos e dependentes

de funcionários e docentes da Universidade,que participaram dos programas “Farra nasFérias” e “Férias no Museu”, realizados nocampus, durante o mês de janeiro. Todosterão muitas novidades para compartilharcom os amigos.

Coordenados pela Faculdade de EducaçãoFísica (FEF) e pelo Museu Exploratório deCiências da Unicamp (MC), esses eventos jáse tornaram ‘figurinha carimbada’ no calen-dário da criançada. Os programas, realizados

nos meses de janeiro e julho, envolvem os jovense adolescentes e os aproximam do ambienteda Universidade, despertando o cooperativis-mo, a criatividade e integração.

Por outro lado promovem atividades sócio-educativas enquanto pais e mães, por razõesprofissionais, não podem conciliar as férias como período de descanso dos filhos.

Os bons frutos dos programas são garantiapara a continuidade do apoio do Grupo Gestorde Benefícios Sociais (GGBS) nas próximasedições, que acontecem em julho de 2010 parao “Férias no Museu”, e em janeiro de 2011, nocaso do “Farra nas Férias”.

Uma apresentação de teatro encenadapelas crianças e monitores encerrou oprograma “Farra nas Férias”, que este anoaconteceu entre os dias 4 e 22 de janeiro.

Na primeira semana o tema programadofoi o “O Mundo Mágico do Circo” e osparticipantes se divertiram com atividadescircenses, uma oficina cu ltu ral sobremalabarismo e apresentações de acrobatas,palhaços, mágicos e trapezistas da equipe“Corpo Mágico”.

As semanas seguintes com os temas “OsSentidos” e “As Idéias Malucas do Vovô”reservaram mais surpresas. Passeios comoo acantonamento, em que as criançasdormiram na FEF, a visita ao sítio do vô Bruno,localizado em Campinas, e ao MuseuExploratório de Ciências da Unicamp,gastaram energias. E só acompanhou todas

as atividades quem teve animação de sobra,como os colegas Ivan Lourenço, Juan Barretoe João Victor de Araujo.

Para os três, que comparecem ao “Farra”todo ano, fazem novas amizades e não perdemnenhuma das brincadeiras do programa, foidifícil definir o que mais gostaram de fazer.“Gostei de brincar com o diabolo, da piscina,da visita no pesqueiro e de dormir na FEF”, dizJoão Victor.

O criador e elaborador técnico pedagógicodo projeto, Prof Dr Ademir de Marco, avaliapositivamente a 3ª edição do programa, tantopelo desempenho da equipe de monitores ecoordenadores, quanto pelo envolvimento dascrianças e manifestações dos pais. “Ficamosorgulhosos e cientes do dever cumprido”,enfatiza.

A mãe Ericka Aparecida Rovaris, funcioná-

ria do HC, trouxe o filho Tiago, de 9 anos, pelaterceira vez. “Aqui ele sai da rotina, deixa umpouco o videogame, e participa de atividadeseducativas e divertidas com crianças da mesmaidade”, diz. Ela afirma que não consegue tirarférias em janeiro e reconhece a importância doprojeto. “A expectativa é minha e dele. Ele semprese programa e diz que quer participar docomeço ao fim do evento”.

O “Farra nas Férias” 2010 contou com umaequipe fixa de nove monitores e recebeu 70crianças. O apoio operacional e logístico doGrupo Gestor de Benefícios Sociais ao projetoé constante. Desde a primeira edição, em2008, o órgão da reitoria assume a parte decusteio e suporte para a sua realização. Toda aelaboração das atividades é feita na FEF pelosdocentes e idealizadores, Prof. Dr. Ademir deMarco e Marco Bortoleto.

Farra nas Férias

APOIO GG

BS

Page 9: C:Documents and SettingsSergi - GGBS - Grupo Gestor de ... · apresentação de trabalhos, ou se cadastrar apenas para participação geral no Sim-pósio. Na modalidade “com apresentação

9GGBS - Grupo Gestor de Benefícios Sociais - Unicamp / Março - 2010

Este ano não bastou animação e fôlegopara as equipes que participaram do pro-grama. Os jovens tiveram que ‘quebrar a ca-beça’ e se organizar para encontrar formas deminimizar os danos causados por enchentes,durante o tradicional Pequeno Grande Desafio.

Com a construção de protótipos que, alémde cr iativos, precisavam funcionar, osparticipantes se dividiram em equipes e nelaspermaneceram para a realização das diversasatividades, inclusive a produção dos gritos deguerra – marca registrada de cada grupo, queexplodia no momento das comemorações epremiações.

Talitha Cristina da Costa, de 15 anos,participou da última turma desta edição do“Férias” e era integrante da equipe Incríveis,premiada com o projeto mais inovador. Ela dizque gostou de todas as tarefas, mas seencantou, em especial, com a Oficina Desafio.“Foi a atividade em que tínhamos maisliberdade para criar o que a gente queria”,afirma.

O pai da jovem, José Augusto da Costa,também aprovou a iniciativa. “É a primeira vezque a minha filha participa. Eu conhecia oprograma, mas nunca tinha pensado eminscrevê-la”.

Acompanhado do sobrinho, MarcosZanatta, funcionário da Diretoria Geral daAdministração (DGA), prestigiou oencerramento do programa. “Deveriam existirmais projetos que instigam o conhecimento.Isso é bom para a educação das crianças, parao futuro deles e o nosso também”. Outraquestão apontada por ele é a aposta do projetoem ensinar por meio de atividades lúdicas: “édifícil encontrar programas assim, a maioriaopta pela educação formal; as cr iançastambém precisam do lúdico”.

A quarta edição do “Férias no Museu”recebeu o dobro de participantes registrado nosanos anteriores. “Foram 200 jovens divididosconforme a faixa etária – 10 a 12 anos ou 13a 15. Atendemos quatro turmas, compermanência de dois dias no Museu cadauma”, diz Adriana Vitorino Rossi, diretoraeducacional do MC.

A educadora ainda reconhece o apoio queo programa tem na Universidade. “Temosexcelentes parceiros e nesta ediçãoconseguimos ampliar e atender a todos, masno próximo mês de julho a expectativa é quetenham mais interessados; por isso quantomaior o número de parcerias, maior a integra-ção para semear o conhecimento na cabeça eno coração de cada uma das crianças”.

Para coordenar toda a galerinha houve acolaboração de monitores do MC e da FEF.Nesta edição, dois grupos de estudantes doInstituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW)também apresentaram experimentos aosparticipantes.

No encerramento de cada turma um lanchede confraternização entre pais, jovens efuncionários do Museu, marcou o momentode premiação das melhores idéias do PequenoGrande Desafio.

Edison Lins, coordenador do GGBS, estevepresente no encerramento da última turma eagradeceu a confiança dos responsáveis noprograma.

Além do certif icado de participação, osvisitantes do “Férias” receberam um kit combolsa, camiseta, boné, avental e squeeze,transporte e alimentação (lanche para osintervalos matutinos e vespertinos e almoço noRestaurante Universitário).

Férias no Museu

Page 10: C:Documents and SettingsSergi - GGBS - Grupo Gestor de ... · apresentação de trabalhos, ou se cadastrar apenas para participação geral no Sim-pósio. Na modalidade “com apresentação

10GGBS - Grupo Gestor de Benefícios Sociais - Unicamp / Março - 2010

O GGBS implantou em seu s ite(www.gr.unicamp.br/ggbs) um formuláriopara receber as solicitações de auxílio detodas as unidades/órgãos interessadas empatrocínios para eventos e apoio institucionalna compra de materiais, etc. O novo sistema,que consiste em formulário específico e áreade admini st ração interna, já está emfuncionamento. O intuito do Grupo Gestor éfacilitar e agilizar os atendimentos, além demanter as solicitações em banco de dadospara pos terior ava liação da comissãodesignada para tal fim.

Para acessar o formulário, os interessadosdevem entrar no site do GGBS e escolher nomenu a opção "Área Restrita", e clicar em"Sistema Auxílio - Solicitação". ATENÇÃO:as soli citações deverão ser fei tas compelo menos 30 dias de antecedência.

Todas as propostas serão analisadas peloConselho de Orientação do GGBS e osrequerentes vão receber o parecer eletroni-camente (e-mail indicado no cadastro). Ocoordenador do Grupo Gestor, Edison Lins,enfatiza que o principal critério para que aajuda seja efetivada é garantir que o eventoou sol ic itação de materia l atenda aospreceitos do desenvolvimento humano ouprofissional e a integração dos funcionários.

Unidades eÓrgãos poderão

solicitar auxílio aoGGBS através de

formulário online

Resultado da proposta de um grupo detrabalho designado pela Reitoria, desde 2006,GGBS - Grupo Gestor de Benefícios Sociais,viabiliza a concessão de benefícios espontâ-neos, ações de assistência social e o desenvol-vimento de programas especiais que promo-vam a integração e o desenvolvimento pro-fissional e humano dos funcionários/depen-dentes.

Em 2009 a equipe do órgão, coordenadapor Edison Lins, recebeu cerca de 50 pessoaspor dia, “esse número é baseado em todos ostipos de atendimentos, desde a busca de apoiosocial, crédito consignado, planos odontoló-gicos e de saúde, informações sobre parcerias,acesso ao ProSeres e oportunidades educa-cionais e profissionalizantes”, enfatiza Edison.

O GGBS também apoiou/produziu pelomenos dois eventos por mês, além da parceriafirmada pelo ProSeres com a Puc-Campinas(desconto nas mensalidades de colaboradores)e a expansão nos atendimentos do Sesc e Sesi,que juntos, alcançam mais de 2.000 fun-cionários/dependentes.

O coordenador do GGBS afirma que “asparcerias com o Sesi e Sesc merecem destaquepelo que acrescentam em termos de acesso à

qualidade de vida, pois têm ainda um grandepotencial de crescimento para agregar bene-fícios”.

Agora, em 2010, o Grupo Gestor apresentainovações que visam agilidade no atendimentoinstitucional. Entre as propostas está a revisãode alguns serviços oferecidos, como por exem-plo, melhorar as taxas praticadas pelos bancosque atuam no consignado e promover a revisãoda Unimed, dentro do PASS, individualizandoa opção, mas sem prejudicar os usuários dosplanos familiares. Pretende-se também conso-lidar o posto GGBS-HC e expandir as açõespara as unidades de Limeira e Piracicaba.

Quanto ao aprimoramento, é preocu-pação do GGBS manter o programa de orien-tação e combate ao endividamento por meiode palestras e cursos e, insistir com os bancosparceiros na redução de taxas e ações espe-cíficas do endividamento.

Com relação aos eventos, Lins explica queo grande acontecimento do ano será o IIISimtec, além do projeto de resgate da trajetóriaprofissional daqueles que ingressaram adoles-centes na Unicamp (Encontro de Ex-menores),com a proposta de produção de um livro, queserá uma ação inédita.

Detalhe do formulário

no site do GGBS

Grupo Gestor apresenta novos projetos

Inscrições Proseres / 2010

Incentivar os servidores e dependentes regularmente matriculados eminstituição de ensino superior é o objetivo do ProSeres - ProgramaInstitucional de Apoio ao Servidor Estudante, que desde dezembro recebepelo site do GGBS (www.gr.unicamp.br/ggbs) as inscrições doscandidatos à bolsa de estudo.

Todos os funcionários e dependentes podem participar doprograma e, dependendo da parceria com as instituições(veja lista no site do GGBS), recebe em 2010, descontonas mensalidades. Ao fazer a inscrição é necessário,entre outros dados, informar o número do RA (RegistroAcadêmico – fornecido pela instituição de ensino).Dúvidas, ligue nos ramais 14854 ou 14899.