categoria profissional especialidade mÉdica infectologia · mÉdica infectologia objetivas...

25
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Diretoria Geral de Pessoal Centro de Recrutamento e Seleção de Praças CONCURSO PÚBLICO DE ADMISSÃO AO INGRESSO DE NOVOS OFICIAIS DE SAÚDE DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / 2010 PROVA CATEGORIA PROFISSIONAL ESPECIALIDADE MÉDICA INFECTOLOGIA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES: 01. Você receberá do fiscal o seguinte material: 01 (UM) CADERNO DE PROVAS contendo 55 (CINQUENTA E CINCO) questões, sendo 50 (CINQUENTA) OBJETIVAS e 05 (CINCO) DISCURSIVAS, e 04 (QUATRO) páginas para serem utilizadas como rascunho. 01 (UM) CARTÃO-RESPOSTA destinado à marcação das respostas da prova OBJETIVA. 02. Verifique se esse material está em ordem; caso contrário, notifique imediatamente o fiscal. 03. No CARTÃO-RESPOSTA, a marcação das letras correspondentes às respostas corretas deve ser feita de modo a cobri-las completamente. Exemplo: 04. Utilize caneta esferográfica azul ou preta para marcar as respostas OBJETIVAS no CARTÃO-RESPOSTA e para responder às questões DISCURSIVAS. 05. O preenchimento do CARTÃO-RESPOSTA com rasuras implicará a perda da questão correspondente; logo, EVITE RASURAS . 06. Tenha muito cuidado com o CARTÃO-RESPOSTA, para não o dobrar, amassar ou manchar. 07. Tenha muito cuidado com o CADERNO DE PROVAS, para não o danificar, rasgar ou descaracterizar. 08. Para cada uma das questões OBJETIVAS, são apresentadas 04 (QUATRO) opções, classificadas com as letras (A), (B), (C) e (D); só uma responde adequadamente ao quesito proposto. Você só deve assinalar 01 (UMA) resposta. A marcação em mais de uma opção implicará a perda da questão, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. 09. As questões DISCURSIVAS devem ser respondidas no espaço a elas reservado. Não serão corrigidas ou consideradas quaisquer anotações ou respostas que estejam em lugares não destinados para a solução da questão. 10. Quando terminar, entregue ao fiscal o CARTÃO-RESPOSTA e o CADERNO DE PROVAS devidamente assinados. 11. O TEMPO DISPONÍVEL PARA ESTA PROVA É DE 5 (CINCO) HORAS . ATENÇÃO O NÃO PREENCHIMENTO CORRETO DO CARTÃO-RESPOSTA IMPLICARÁ A PERDA DA QUESTÃO CORRESPONDENTE. Boa Sorte! Nome do Candidato: 25. (A) () (C) (D)

Upload: phunghanh

Post on 23-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRODiretoria Geral de Pessoal

Centro de Recrutamento e Seleção de Praças

CONCURSO PÚBLICO DE ADMISSÃO AOINGRESSO DE NOVOS OFICIAIS DE SAÚDE DA POLÍCIA

MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / 2010

PROVACATEGORIA PROFISSIONAL ESPECIALIDADE

MÉDICA INFECTOLOGIA

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES:

01. Você receberá do fiscal o seguinte material:• 01 (UM) CADERNO DE PROVAS contendo 55 (CINQUENTA E CINCO) questões, sendo

50 (CINQUENTA) OBJETIVAS e 05 (CINCO) DISCURSIVAS, e 04 (QUATRO) páginas para serem utilizadas como rascunho.

• 01 (UM) CARTÃO-RESPOSTA destinado à marcação das respostas da prova OBJETIVA.

02. Verifique se esse material está em ordem; caso contrário, notifique imediatamente o fiscal.

03. No CARTÃO-RESPOSTA, a marcação das letras correspondentes às respostas corretas deve ser feita de modo a cobri-las completamente.

Exemplo:

04. Utilize caneta esferográfica azul ou preta para marcar as respostas OBJETIVAS no CARTÃO-RESPOSTA e para responder às questões DISCURSIVAS.

05. O preenchimento do CARTÃO-RESPOSTA com rasuras implicará a perda da questão correspondente; logo, EVITE RASURAS .

06. Tenha muito cuidado com o CARTÃO-RESPOSTA, para não o dobrar, amassar ou manchar.

07. Tenha muito cuidado com o CADERNO DE PROVAS, para não o danificar, rasgar ou descaracterizar.

08. Para cada uma das questões OBJETIVAS, são apresentadas 04 (QUATRO) opções, classificadas com as letras (A), (B), (C) e (D); só uma responde adequadamente ao quesito proposto. Você só deve assinalar01 (UMA) resposta. A marcação em mais de uma opção implicará a perda da questão, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA.

09. As questões DISCURSIVAS devem ser respondidas no espaço a elas reservado. Não serão corrigidas ou consideradas quaisquer anotações ou respostas que estejam em lugares não destinados para a solução da questão.

10. Quando terminar, entregue ao fiscal o CARTÃO-RESPOSTA e o CADERNO DE PROVAS devidamente assinados.

11. O TEMPO DISPONÍVEL PARA ESTA PROVA É DE 5 (CINCO) HORAS.

ATENÇÃOO NÃO PREENCHIMENTO CORRETO DO CARTÃO-RESPOSTA IMPLICARÁ A PERDA DA QUESTÃO CORRESPONDENTE.

Boa Sorte!Nome do Candidato:

25. (A) (■) (C) (D)

______________________________________________________Assinatura do Candidato

2

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRODiretoria Geral de Pessoal

Centro de Recrutamento e Seleção de Praças

CONCURSO PÚBLICO DE ADMISSÃO AOINGRESSO DE NOVOS OFICIAIS DE SAÚDE DA POLÍCIA

MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / 2010

PROVA CATEGORIA PROFISSIONAL ESPECIALIDADE

MÉDICA INFECTOLOGIA

OBJETIVAS

Questão 01

As causas de morte de pacientes infectados pelo HIV, obtidas por um levantamento nacional conduzido na França em 2005, foram comparadas com aquelas obtidas por um levantamento similar realizado em 2000. Entre 1042 mortes reportadas em 2005, 344 (34%) foram relacionadas a câncer. Em 2000, das 934 mortes relatadas, 269 (29%) foram por câncer. A proporção de cânceres relacionados às hepatites (6% em 2000 vs. 11% em 2005) e de cânceres não relacionados a Aids nem às hepatites (38% em 2000 vs 50% em 2005) aumentaram significativamente de 2000 para 2005 (P = 0,03 e P = 0,01, respectivamente).

Fonte: Clin Infect Dis 2009; 48:633–9

Considerando que a forma do levantamento, as definições de câncer e os métodos de detecção de câncer não modificaram significativamente entre 2000 e 2005, em relação à metodologia e aos resultados do estudo, é correto afirmar que, entre os indivíduos infectados pelo HIV na França,

(A) a incidência de cânceres não relacionados à infecção pelo HIV e às hepatites aumentou significativamente.

(B) a prevalência de cânceres não relacionados à infecção pelo HIV e às hepatites aumentou significativamente.

(C) a mortalidade por cânceres não relacionados à infecção pelo HIV e às hepatites aumentou significativamente.

(D) a letalidade por cânceres não relacionados à infecção pelo HIV e às hepatites aumentou significativamente.

Questão 02

Dos agentes infecciosos listados abaixo, o que NÃO é passível de nenhuma forma de transmissão inter-humana é

(A) Toxoplasmose gondii.(B) Rickettsia sp.(C) Plamodium vivax.(D) Leishmania chagasi.

Questão 03

Assinale a única opção em que somente foram listados vetores de doenças infecciosas e parasitárias.

(A) Aedes aegypti, Wuchereria bancrofti, Amblyomma cajennense, Triatoma infestans, Simulium metallicum.

(B) Haemagogus sp, Culex pipiens, Pediculus humanus, Ixodes scapularis, Rhodnius prolixus.

(C) Anopheles darlingi, Lutzomyia longipalpis, Biomphalaria Tenagophila, Panstrongylus megistus, Culex quinquefasciatus.

(D) Anopheles aquasalis, Glossina palpalis, Xenopsilla cheopis, Ratus norvergicus, Sarcoptes scabei.

Questão 04

Os profissionais de saúde no exercício da profissão, bem como os responsáveis por organizações e estabelecimentos públicos e particulares de saúde e ensino são obrigados a comunicar aos gestores do Sistema Único de Saúde – SUS a ocorrência de

(A) todos os casos suspeitos ou confirmados de doença de Chagas.

(B) todos os casos suspeitos ou confirmados de sífilis.

(C) toda evidência laboratorial de influenza.(D) toda evidência laboratorial de sarampo.

Questão 05

Assinale a única opção que contém somente doenças e agravos de notificação compulsória imediata.

(A) Cólera, febre amarela, meningite por Haemophilus influenzae, hantavirose.

(B) Malária, raiva humana, poliomielite, caso confirmado de tétano neonatal.

(C) Sarampo, síndrome de rubéola congênita, paralisia flácida aguda, botulismo.

Concurso Público de Admissão ao ingresso de novos oficiais de saúde da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro / 2010 - Infectologia Pág. 1

(D) Febre do Nilo Ocidental, varíola, influenza humana por novo subtipo, peste.

Questão 06

Durante uma tarde de plantão em uma Clínica de Imunização, três indivíduos com situações incomuns ao cotidiano procuram atendimento: uma gestante no primeiro trimestre, suscetível à rubéola, requisitando administração da vacina tríplice viral para seu filho com 12 meses; um profissional de saúde que, após duas séries de três doses da vacina para hepatite B, ainda não havia obtido níveis séricos protetores de Anti-HBs; um adolescente portador de neoplasia hematológica em quimioterapia, sem história de varicela, que teve contato significativo com criança com varicela em ambiente hospitalar, há 36 horas.

As condutas mais adequadas para cada situação são, respectivamente,

(A) adiar a vacinação na criança até o segundo trimestre da gestação da mãe, repetir o esquema de vacinação do profissional de saúde e administrar imunoglobulina específica no adolescente.

(B) aplicar a vacina requisitada na criança imediatamente, administrar imunoglobulina específica para o profissional de saúde e administrar imunoglobulina específica no adolescente.

(C) contraindicar a administração da vacina na criança, orientar o profissional de saúde a considerar-se imunizado numa eventual exposição e vacinar o adolescente para varicela.

(D) aplicar a vacina requisitada na criança imediatamente, orientar o profissional de saúde a considerar-se suscetível numa eventual exposição e administrar imunoglobulina específica no adolescente.

Questão 07

O antimicrobiano primariamente bactericida que atua na membrana citoplasmática é a

(A) bacitracina.(B) polimixina B.(C) cefepima.(D) fosfomicina.

Questão 08

Para se determinar se uma bactéria Klebsiella pneumonia isolada em amostras de hemocultura é produtora de beta-lactamase espectro estendido (ESBL), é necessário documentar

(A) que o MIC para ceftazidima, astreonam, cefotaxima ou ceftriaxone é superior a 1µg/ml em teste de triagem e que há aumento do MIC para ceftaxime ou ceftazidima quando essas drogas são testadas associadas ao ácido clavulânico.

(B) que o MIC para ceftazidima, astreonam, cefotaxima ou ceftriaxone é inferior a 1µg/ml em teste de triagem e que há aumento do MIC para ceftaxime ou ceftazidima quando essas drogas são testadas associadas ao ácido clavulânico.

(C) que o MIC para ceftazidima, astreonam, cefotaxima ou ceftriaxone é superior a 1µg/ml em teste de triagem e que há redução do MIC para ceftaxime ou ceftazidima quando essas drogas são testadas associadas ao ácido clavulânico.

(D) que o MIC para ceftazidima, astreonam, cefotaxima ou ceftriaxone é inferior a 1µg/ml em teste de triagem e que há redução do MIC para ceftaxime ou ceftazidima quando essas drogas são testadas associadas ao ácido clavulânico.

Questão 09

Paciente do sexo feminino apresenta diarreia aquosa, de moderada intensidade, em uma área onde está havendo um surto epidêmico de cólera. Considere que o diagnóstico pelo vibrião colérico foi comprovado e que a paciente está grávida de 12 semanas.

Além da reidratação adequada, o tratamento antimicrobiano deverá ser feito preferencialmente com

(A) ampicilina.(B) fosfato de tetraciclina.(C) ciprofloxacino.(D) trimetoprim + sulfametoxazol.

Questão 10

Numa terapêutica antifúngica prolongada, o aparecimento de ginecomastia relaciona-se habitual-mente ao uso de

(A) anfotericina B.Concurso Público de Admissão ao ingresso de novos oficiais de saúde da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro / 2010 - Infectologia Pág. 2

(B) cetoconazol.(C) itraconazol.(D) fluconazol.

Questão 11

Paciente de 45 anos apresenta prolapso de válvula mitral com regurgitação e será submetido a endoscopia digestiva alta para esclarecer dor epigástrica de 2 meses.

Além dos cuidados técnicos inerentes ao procedimento, a melhor conduta em relação à profilaxia antibiótica é

(A) nenhum antibiótico.(B) cefalotina ou cefazolina.(C) amoxicilina + clavulanato.(D) clindamicina + gentamicina.

Questão 12

Em maio de 2006, 21 indivíduos, moradores de Mojuí dos Campos (PA), apresentaram quadro febril agudo, acompanhado de cefaleia, mialgia, astenia, artralgia e epigastralgia, evoluindo com edema de membros inferiores, dispneia aos esforços e sinais clínicos de insuficiência cardíaca congestiva. Cinco pacientes apresentaram alterações de repolarização no ECG, 1 apresentou bloqueio completo de ramo direito, 3 apresentaram derrame pericárdico e 1 paciente evoluiu para óbito por miocardite aguda. Os casos distribuíram-se em 6 núcleos familiares e ocorreram cerca de 15 dias da ingestão de suco de bacaba de fonte comum.

Fonte: Rev Soc Bras Med Trop Vol 40: Supl I, 2007.

A droga indicada para tratamento dos pacientes do surto de Mojuí dos Campos é

(A) anfotericina B.(B) cloranfenicol.(C) benznidazol.(D) estreptomicina.

Questão 13

A maioria dos casos de febre prolongada de origem obscura (febre de origem obscura clássica), no grupo das neoplasias sólidas e hematológicas, é causada por

(A) linfomas.(B) neoplasias do tubo digestivo.(C) leucoses.(D) neoplasias do aparelho gênito-urinário.

Questão 14

Um paciente do sexo masculino procura atendimento médico referindo febre baixa, mal-estar, cefaleia e mialgias concomitantes ao surgimento de pápulas eritematosas e vesículas agrupadas na genitália externa, com dor, queimação e prurido locais, além de linfadenopatia inguinal e femoral. Nos dias que seguiram, houve aparecimento de novas lesões e as existentes progrediram para pústulas, que coaleceram e ulceraram. Cerca de 7 dias antes do início dos sintomas, participou de sexo grupal sem uso de preservativos. Nega episódios semelhantes no passado. Foram então solicitados exames complementares que evidenciaram: Teste de Tzanck, obtido da base de lesão genital ulcerada, positivo; Imunofluorescência direta para HSV-2 no material de lesão genital, negativa; sorologia para HSV-1 + HSV-2 IgG não reativo; sorologia para HSV-1 + HSV-2 IgM reativo.

Com os dados disponíveis, o diagnóstico mais provável para o quadro apresentado é

(A) episódio de recorrência de herpes genital por HSV-2.

(B) infecção primária genital por HSV-1.(C) infecção primária genital por HSV-2.(D) infecção primária genital por HSV-2 em

paciente portador de HSV-1.

Questão 15

Quando indicado, o tratamento específico dos vírus influenza A e B deve ser feito preferencialmente com

(A) amantadina.(B) ribavirina.(C) aciclovir.(D) oseltamivir.

Questão 16

Entre outras medidas, é necessário vacinar contra a raiva os acidentados por mordeduras de

(A) rato do telhado (Rattus rattus).(B) macacos em geral.(C) hamster (Mesocricetus auratus).(D) coelho (Oryetalogus cuniculus).

Questão 17

Concurso Público de Admissão ao ingresso de novos oficiais de saúde da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro / 2010 - Infectologia Pág. 3

O agente etiológico mais comum de síndrome mononucleose em pacientes com pesquisa de anticorpos heterófilos negativa é o

(A) citomegalovirus.(B) Toxoplasma gondii.(C) HIV.(D) vírus de Epstein-Barr.

Questão 18Paciente de 16 anos, sexo feminino, procedente

de Amargosa – BA, é admitida com história de que há 8 dias iniciou quadro de dor em região lombar com irradiação para membros inferiores associado a cefaleia de moderada intensidade, constipação intestinal e incontinência urinária, evoluindo com parestesia e paraparesia flácida bilateral e simétrica após 4 dias. Ao exame físico da admissão, paciente em bom estado geral, afebril, normotensa, redução de força muscular em membros inferiores, arreflexia bilateral, sensibilidade térmica, tátil e dolorosa ausentes abaixo dos joelhos e face interna das coxas. Líquor obtido por punção lombar revela: 337 cél/mm3, predomínio mononuclear e 20% de eosinófilos, glicorraquia de 51 mg%, proteínas 130 mg%. A RNM de coluna lombossacra mostra espessamento da porção distal da medula e do cone medular e realce de raízes nervosas após a infusão venosa do meio de contraste. Foi medicada com praziquantel e prednisona com regressão dos sintomas neurológicos na primeira semana de tratamento, recuperando controles esfincterianos, mas mantendo arreflexia.

Fonte: Rev Soc Bras Med Trop vol 38: Supl I, 2005.

A provável etiologia para o caso relatado é

(A) neurocisticercose.(B) hidatidose.(C) esquistossomose mansoni.(D) fasciolíase.

Questão 19Paciente do sexo feminino, 45 anos, natural da

Bahia, doadora inapta do Instituto de Hematologia, por diagnóstico de doença de Chagas e infecção pelo HIV. Exames posteriores documentaram estar na forma indiferenciada de Chagas (IFI = 1/160, HA = 1/1280, ELISA = 1/1280, exames de rastreamento normais), com contagem de CD4 de 310 cél/mm3 e carga viral de 5.000 cópias/ml (3,7 log/ml). Foi recomendado o início da terapia antirretroviral, mas optou-se por esperar. Dois anos após, a paciente foi internada com febre, cefaleia, vômitos, taquicardia, hipotensão postural, dor abdominal e rigidez de nuca. As pesquisas de tripomastigotas em gota espessa corada de sangue periférico e por xenodiagnóstico foram ambas positivas. Os eletrocardiogramas seriados e o ecocardiograma foram compatíveis com miocardite.

Entre as condutas tomadas pelo médico assistente, aquela que NÃO está adequada ao momento atual da evolução clínica da paciente é

(A) notificar a paciente ao Ministério da Saúde.(B) administrar benznidazol por 60 dias.(C) iniciar profilaxia primária para outras

infecções oportunistas.(D) realizar exame de imagem em sistema

nervoso central.

Questão 20

Para que se rompa a cadeia de transmissão das DST, é fundamental que os contatos sexuais dos indivíduos infectados sejam adequadamente tratados. Segundo o Ministério da Saúde, são considerados parceiros, para fins de comunicação ou convocação, os indivíduos com quem o cliente se relacionou sexualmente

(A) nos últimos 30 dias se o cliente apresenta corrimento uretral.

(B) nos últimos 60 dias se o cliente apresenta candidose vaginal.

(C) nos últimos 90 dias se o cliente apresenta úlceras genitais.

(D) nos últimos 120 dias se o cliente apresenta sífilis secundária.

Questão 21

Na difteria, o uso de corticoides está melhor indicado em casos complicados com

(A) miocardite.(B) obstrução respiratória alta.(C) polineurite.(D) plaquetopenia.

Questão 22

Em novembro de 2004, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia notificou quatro óbitos em Cedro de Vespertina, zona rural do município de Riacho de Santana. Caso 1 – feminino, 21 anos, falecida sem assistência médica 14 horas após o início dos sintomas; Caso 2 – feminino, 12 anos, prima do caso 1, falecida 130 horas após o início dos sintomas; Caso 3 – masculino, 28 anos, irmão do caso 1, falecido 21 horas após início dos sintomas; Caso 4 – masculino, 59 anos, pai dos casos 1 e 3, falecido 23 horas após o início dos sintomas. Todos os casos evoluíram com cefaleia frontal, tonteira, sonolência, distúrbio visual, ptose palpebral bilateral, midríase, disartria, disfagia, fraqueza muscular, dificuldade para caminhar sozinho, preservação da consciência e ausência de febre. Todos os casos sofreram exposições múltiplas a carne suína

Concurso Público de Admissão ao ingresso de novos oficiais de saúde da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro / 2010 - Infectologia Pág. 4

conservada em gordura encontrada em panelas e em uma cabaça na residência do caso 1.

Fonte: Rev Soc Bras Med Trop vol 38: Supl I, 2005.

O provável agente etiológico envolvido no surto notificado é

(A) Clostridium botulinum.(B) Bacillus cereus.(C) Campylobacter jejuni.(D) Clostridium perfringens.

Questão 23

Um aumento significativo dos casos de pneumonia estafilocócica tem sido descrito em epidemias causadas por

(A) adenovirus.(B) rinovirus.(C) parainfluenza.(D) influenza.

Questão 24

As meningites agudas após trauma fechado de crânio são mais comumente produzidas por

(A) Staphylococcus aureus.(B) Neisseria meningitidis.(C) Streptococcus pneumoniae.(D) Haemophilus influenzae.

Questão 25

A maioria dos pacientes com Doença de Chagas, após 20 anos de infecção, apresenta-se com

(A) forma indiferenciada.(B) megaesôfago.(C) megacólon.(D) cardiopatia.

Questão 26

Das formas graves de malária pelo Plasmodium falciparum a mais frequente é a

(A) miocárdica.(B) colérica.(C) hemoglobinúrica.(D) cerebral.

Questão 27

A maioria dos casos de artrite séptica em articulações nativas é causada por

(A) Staphylococcus epidermidis.(B) Staphylococcus aureus.(C) Streptococcus pyogenes.(D) Neisseria gonorrhoeae.

Questão 28

Nas endocardites infecciosas causadas pelas bactérias do grupo HACEK, o tratamento antimicrobiano melhor indicado é com

(A) ampicilina + gentamicina.(B) vancomicina + rifampicina.(C) ceftriaxona.(D) oxacilina + gentamicina.

Questão 29

O uso de corticoides antes do esquema antimicrobiano adequado parece melhor indicado na meningite causada por

(A) Streptococcus pneumoniae.(B) Neisseria meningitidis.(C) Herpes simplex.(D) Listeria monocytogenes.

Questão 30

Ruptura de tendões e tendinite têm sido relacionadas ao uso de

(A) clindamicina.(B) levofloxacino.(C) tetraciclina.(D) aztreonam.

Questão 31

Paciente do sexo feminino, 40 anos, está há 2 dias com febre alta, dor lombar, disúria e queda do estado geral. Última menstruação há 7 dias, com características normais. Nenhuma patologia de importância para o caso na história. A ultrassonografia renal e abdominal nada mostrou de significativo. A bacterioscopia pelo Gram da urina não centrifugada mostrou a presença de bastonetes gram negativos, 2 a

Concurso Público de Admissão ao ingresso de novos oficiais de saúde da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro / 2010 - Infectologia Pág. 5

3 por campo de imersão. Foi coletada a urina para realização de urinocultura, contagem de colônias e teste de sensibilidade, além de hemoculturas. Foi decidido internar a doente, iniciar o tratamento empírico, após a coleta dos exames, enquanto se aguardam os resultados.

A melhor opção para esse caso será a prescrição de

(A) ceftriaxona.(B) nitrofurantoína.(C) moxifloxacino.(D) norfloxacino.

Questão 32

Paciente do sexo feminino, 25 anos, relata início do quadro há 3 semanas com o aparecimento de lesão ulcerada em dorso do polegar esquerdo, atribuído à infecção de arranhadura por seu gato de estimação. Passou inúmeras pomadas no local sem melhora. Há duas semanas vem notando o aparecimento de nódulos subcutâneos ao longo do antebraço, alguns dolorosos e sem fistulização. Nega febre ou sintomas sistêmicos.

A conduta que mais provavelmente levará ao diagnóstico etiológico do quadro é realizar

(A) raspado da lesão cutânea e microscopia do material por Ziehl-Neelsen, KOH, e tinta nanquim.

(B) biópsia do nódulo subcutâneo com coloração por impregnação pela prata (Warthin-Starry).

(C) biópsia da borda da úlcera cutânea com cultura do material em meio NNN e Lovenstein-Jansen.

(D) biópsia da lesão cutânea e nódulos subcutâneos com cultura do material em meio de sabourraud.

Questão 33

Paciente do sexo feminino, 35 anos, acaba de se descobrir infectada pelo HIV após o diagnóstico de tuberculose. Apresenta emagrecimento de 7 quilos nos últimos quatro meses e tosse persistente com eventuais escarros hemoptoicos. A pesquisa de BAAR foi positiva. A radiografia de tórax mostra imagem cavitária em lobo superior de pulmão direito. Sem outras alterações no exame físico.

A abordagem terapêutica mais adequada para essa paciente deverá ser

(A) adiar o tratamento da tuberculose até que se avalie a contagem de linfócitos CD4 e a carga viral plasmática.

(B) iniciar o tratamento da tuberculose com drogas que não interajam com os inibidores da protease da terapia antirretroviral.

(C) adiar o início da terapia antirretroviral até o final do tratamento da tuberculose pulmonar.

(D) iniciar o tratamento da tuberculose e reavaliar início da terapia antirretroviral com contagem de linfócitos CD4 após 30 dias.

Questão 34Dois irmãos de 30 e 25 anos, ambos do sexo

masculino, pardos, lavradores e residentes em Palmeiras do Piauí foram internados em Teresina, em 29/11/99 e 7/12/99, respectivamente. O mais velho apresentava quadro febril acompanhado de tosse, inicialmente seca e posteriormente produtiva, dor torácica, anorexia, astenia, perda ponderal (5Kg), dispneia leve e discreta icterícia. O mais novo apresentou febre, tosse seca e anorexia. Ambos apresentaram RX de tórax com condensações mistas difusas nos pulmões com predomínio em campos inferiores. As TC de tórax mostraram múltiplas opacidades intraparenquimatosas de tamanhos e formatos variáveis, contornos lobulados difusamente distribuídos nos pulmões. Outro paciente de 36 anos, sexo masculino, pardo, agricultor, residente em Alvorada do Gurgueia, foi atendido no ambulatório com sintomas de febre e dor torácica iniciados em 21/11/99. TC de tórax revelou micronódulos esparsamente distribuídos em ambos os pulmões. Evoluiu com desaparecimento espontâneo dos sintomas e achados radiográficos sem terapia específica. Os três pacientes haviam participado de oito caçadas a tatus no período de 27/10/99 a 11/11/99, no município de Palmeiras, situado em região semiárida, no sul do estado do Piauí.

Essa série de casos do final da década de 90 resultou na descrição, como doença emergente no Brasil, da

(A) histoplasmose.(B) coccidioidomicose.(C) hantavirose.(D) paragomíase.

Questão 35Paciente masculino, 26 anos, solteiro, açougueiro,

acompanhado em ambulatório de Infectologia com diagnóstico de AIDS desde 1992, já tendo apresentado toxoplasmose de SNC, pneumonia por P. jirovecii e diarreia crônica como manifestações associadas, apresenta lesões violáceas na região do antebraço direito acompanhadas de dor, diminuição de sensibilidade e espessamento do nervo cubital. O anatomopatológico das lesões foi compatível com hanseníase dimorfa, com

Concurso Público de Admissão ao ingresso de novos oficiais de saúde da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro / 2010 - Infectologia Pág. 6

Zihel-Neelsen demonstrando BAAR (poucas globias) e MITSUDA negativo. Na ocasião do diagnóstico, o CD4 do paciente era de 150 cel/mm3. Paciente portador de Anti-HCV reativo. Em uso de anticonvulsivantes em virtude de crises convulsivas subentrantes como sequela da toxoplasmose.

Entre as drogas habitualmente utilizadas nos tratamento das comorbidades desse paciente, haverá prováveis interações medicamentosas, que impedem seu uso concomitante, entre

(A) difenilhidantoína e inibidores da protease.(B) ribavirina e inibidores da transcriptase

reversa não análogos de nucleosídeos.(C) interferon peguilado e poliquimioterapia.(D) poliquimioterapia e inibidores da

transcriptase reversa análogos de nucleosídeos.

Questão 36

A situação em que NÃO é indicado o uso de profilaxia para pneumocistose em indivíduos com infecção por HIV e que não iniciaram terapia antirretroviral é

(A) presença de candidose esofagiana.(B) história recente de pneumonia por

Pneumocystis jirovecii.(C) carga viral do HIV recente superior a

100.000 cópias/ml.(D) contagem de linfócitos CD4+ de 100

células/mm3.

Questão 37

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde do Brasil, indivíduos com infecção por HIV NÃO têm indicação de quimioprofilaxia para tuberculose com isoniazida na existência de

(A) contacto intradomicilar com indivíduo com baciloscopia sabidamente positiva (BAAR+).

(B) imagem calcificada em ápice pulmonar sem história de tratamento específico para tuberculose.

(C) reação intradérmica (PPD) de 8 mm, contagem de CD4+ de 650/mm3 e uso de zidovudina, lamivudina e efavirenz.

(D) reação intradérmica (PPD) de 12 mm e passado de tratamento com esquema contendo rifampicina, isoniazida e pirazinamida 2 anos antes.

Questão 38

Indivíduo com infecção pelo HIV apresenta carga viral detectável após 2 anos de terapia com o primeiro esquema antirretroviral. A genotipagem realizada com o paciente em uso deste esquema apresenta apenas a mutação K103N.

A droga que não deve ser incluída no novo esquema antirretroviral é

(A) atazanavir.(B) etravirina.(C) nevirapina.(D) tenofovir.

Questão 39

O antibiótico que NÃO é opção para tratamento de situações clínicas em que há forte suspeita de participação de Pseudomonas aeruginosa é

(A) cefepima.(B) ertapenem.(C) piperacilina + tazobactam.(D) ceftazidima.

Questão 40

O agente etiológico mais frequentemente implicado em quadros de sepse em indivíduos adultos esplenectomizados é

(A) Streptococus pneumoniae.(B) Staphylococcus aureus.(C) Salmonella entérica.(D) Haemophilus influenzae.

Questão 41

Paciente do sexo masculino, de 45 anos, em tratamento quimioterápico de linfoma de Hodgkin apresenta quadro de febre em vigência de neutropenia (neutrófilos totais de 80/mm3). No sétimo dia de evolução da febre apresenta ainda 2 picos febris diários (39º C). Está em uso de cefepime (há 6 dias) e vancomicina (há 3 dias) e apresenta 300 granulócitos/mm3. As hemoculturas iniciais estão negativas.

A melhor conduta é

(A) substituir o esquema antimicrobiano por meropenem e vancomicina.

(B) interromper o esquema antimicrobiano e tentar isolamento de agente etiológico com coleta de novas hemoculturas.

(C) associar amicacina ao esquema antimicrobiano em uso.

(D) associar caspofungina ao esquema antimicrobiano em uso.

Questão 42

A internação em quarto individual com precauções respiratórias de aerossol NÃO está indicada na ocorrência de

Concurso Público de Admissão ao ingresso de novos oficiais de saúde da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro / 2010 - Infectologia Pág. 7

(A) lesão radiológica sugestiva de tuberculose em indivíduo com infecção por HIV.

(B) suspeita de angina diftérica em criança.(C) varicela em indivíduo imunodeprimido por

quimioterapia.(D) suspeita de síndrome respiratória aguda

grave (SARS) em viajante.

Questão 43

Paciente do sexo masculino que desenvolve arritmia grave durante tratamento de calazar com antimoniais deverá ter seu tratamento reiniciado, após a resolução da arritmia, com

(A) ganciclovir.(B) anfotericina B.(C) caspofungina.(D) benznidazol.

Questão 44

O tratamento de malária transfusional por Plasmodium vivax deverá ser feito com

(A) clindamicina e mefloquina.(B) cloroquina e primaquina.(C) cloroquina.(D) mefloquina e primaquina.

Questão 45

Você atende um técnico de laboratório que relata acidente perfurocortante com agulha com lúmen que havia sido usada imediatamente antes em cultura de Trypnassoma cruzi.

A conduta recomendada para profilaxia de infecção por esse agente é

(A) realizar de reação de amplificação de ácidos nucleicos para T.cruzi em amostra de sangue do profissional 48-72 h após o acidente e iniciar quimioprofilaxia se o resultado for positivo.

(B) fazer apenas acompanhamento sorológico por 6 meses com orientação para restrição de doação de órgãos e sangue.

(C) início imediato de benznidazol com orientação para restrição de doação de órgãos e sangue.

(D) início imediato de benznidazol e realização de reação de amplificação de ácidos nucleicos para T.cruzi em amostra de sangue do profissional 7 dias após, e interromper a medicação se o resultado for negativo.

Questão 46

O tratamento de quadro de meningoencefalite diagnosticada 72 h após intervenção cirúrgica em indivíduo com histórico de epilepsia grave e insuficiência renal em que é isolado em material de líquor Klebsiella pneumoniae, produtora de beta--lactamase de espectro estendido, com sensibilidade em vitro a piperacilina-tazobactam, meropenem, imipenem e amicacina, deve ser feito preferencialmente com o uso intravenoso de

(A) meropenem.(B) imipenem.(C) piperacilina-tazobactam.(D) polimixina b.

Questão 47

Num recente levantamento sobre a frequência das principais parasitoses intestinais de duas comunidades da periferia de Aracaju (SE), foram examinadas amostras de fezes de 5.000 habitantes (3 amostras de cada indivíduo), aproximadamente 2.500 de cada comunidade. As técnicas realizadas foram os métodos de Lutz, Faust e Baerman-Morais. Foram encontrados os seguintes resultados:

Parasitoses Comunidade A (%)

Comunidade B (%) p-valor

Ascaris lumbricoides 30 29 0,44

Ancilostomídeos 28 12 < 0,001

Trichurus trichiura 25 26 0,42

Schistosoma mansoni 0 0 -Strongyloides stercoralis 15 2 < 0,001Enterobius vermicularis 6 7 0,15

Taenia sp 4 3 0,06Entamoeba histolytica/dispar 3 12 < 0,001

Giardia lamblia 5 8 < 0,001

Iodamoeba butschlii 1 0 -

Entamoeba coli 1 2 < 0,01

* p<0,05 = diferença estatisticamente significante

Comparando-se as prevalências das enteroparasi-toses nas duas comunidades, é provável que

Concurso Público de Admissão ao ingresso de novos oficiais de saúde da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro / 2010 - Infectologia Pág. 8

(A) a comunidade B tenha melhor rede de saneamento básico que a comunidade A.

(B) a comunidade A tenha menor utilização de calçados que a comunidade B.

(C) ambas as comunidades tenham pouca exposição a banhos em águas naturais.

(D) nenhuma inferência possa ser realizada.

Questão 48

Na caracterização etiológica dos acidentes por animais peçonhentos, os sinais e sintomas de aparecimento precoce esperados são

(A) dor, edema e surgimento de bolhas como manifestações locais e diarreia, cólicas abdominais, bradicardia e escurecimento da visão como manifestações sistêmicas, nos acidentes pelas serpentes do gênero Bothrops.

(B) dor imediata intensa, edema, eritema e parestesias como manifestações locais e sudorese profusa, sialorreia, priapismo, hemorragias e hemoglobinúria como manifestações sistêmicas nos acidentes por aranhas do gênero Phoneutria.

(C) dor imediata intensa e parestesias como manifestação locais e sudorese profusa, vômitos incoercíveis, salivação excessiva, arritmia e convulsões como manifestações sistêmicas, nos acidentes por escorpiões do gênero Tityus.

(D) discreta dor local e parestesias como manifestações locais e ptose palpebral bilateral, oftalmoplegia, paralisia velopa-latina e mioglobinúria como manifestações sistêmicas nos acidentes por serpentes do gênero Micrurus.

Questão 49

Das medidas abaixo, aquela que NÃO é recomendada para a profilaxia de infecções do trato urinário em paciente que deverá ficar com a via urinária cateterizada por aproximadamente 2 semanas é

(A) profilaxia antimicrobiana com nitrofuran-toina.

(B) utilização de sistema coletor fechado.(C) manutenção do saco coletor abaixo do

nível da bexiga.(D) inserção do cateter com luvas estéreis.

Questão 50

Um paciente de 56 anos, internado por acidente vascular cerebral há 10 dias, apresentou há 48 h febre de 38,5 oC. Ele se encontrava normotenso, normocardíaco e sem alterações evolutivas significativas no exame físico. Na inspeção do sítio de inserção do cateter vascular central, foi visto hiperemia. O médico responsável coletou hemoculturas, retirou o cateter, enviou a ponta do cateter para cultura e iniciou vancomicina com cefepime; 48 h após o início dos antibióticos, o paciente ficou apirético. Houve crescimento de Staphylococcus aureus, sensível à oxacilina, cefalotina, vancomicina, cefepima, linezolida em 1 das 3 amostras de hemoculturas coletadas e também na ponta do cateter. Ecocardiograma transtorácico realizado nesse momento não detectou alterações em válvulas cardíacas.

A conduta adequada em relação à antibioticoterapia nesse momento é

(A) interromper o esquema antibiótico devido a resolução do quadro febril.

(B) manter o esquema antibiótico em uso até completar 14 dias.

(C) trocar o esquema antibiótico em uso para oxacilina IV e completar 14 dias.

(D) interromper a cefepima e manter a vancomicina até completar 14 dias.

Concurso Público de Admissão ao ingresso de novos oficiais de saúde da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro / 2010 - Infectologia Pág. 9

DISCURSIVAS

Questão 01

Paciente do sexo masculino, 23 anos, residente em Santa Cruz, casado, vendedor, há 2 dias com febre alta, súbita, calafrios, dores por todo corpo e cefaleia. Medicou-se com remédios caseiros achando que era uma gripe, sem melhoras. Observou tosse seca, mas, no dia seguinte, já apresentava expectoração amarelada, por vezes com raias de sangue; queixou-se de dor torácica na base do hemitórax direito, irradiada para o ombro, que foi aumentando de intensidade, principalmente durante a tosse e com a respiração mais profunda. Asma brônquica até os 10 anos. Nega contato com casos de “gripe” ou tuberculose no trabalho ou em casa. Trabalha em loja com ambiente de ar refrigerado. Etilista social. Nega uso de drogas endovenosas ou de qualquer tipo. Regular estado geral; TA: 39 ºC; FC: 104 bpm; FR: 24 irpm: PA: 120 X 80 mmHg; um pouco desidratado; mucosas coradas, anictéricas; diminuição da expansibilidade do hemitórax direito; estertores crepitantes, roncos e alguns sibilos nos 2/3 inferiores do pulmão direito; diminuição do murmúrio vesicular e aumento do frêmito toracovocal na metade inferior do pulmão direito. O restante do exame não mostra alterações relevantes para o caso. Radiografia de tórax: condensação homogênea no terço inferior do pulmão direito, com broncograma aéreo. Gram do escarro expectorado mostrando secreção de aspecto purulento, exibindo cerca de 15 polimorfonucleares e cerca de 24 células epiteliais por campo de menor aumento; presença de alguns macrófagos; cocos gram positivos, isolados e em cachos em alguns campos; bastonetes gram negativos esparsos.

a) Há necessidade de internação do paciente? Justifique.b) Há necessidade de exames e/ou procedimentos adicionais? Justifique.c) Com os dados disponíveis, qual terapêutica antimicrobiana deveria ser iniciada? Cite a droga ou

associação de drogas melhor indicada, a via e duração da terapêutica. Justifique a escolha com base nas etiologias esperadas.

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

Questão 02

Paciente do sexo masculino, 45 anos, mecânico de automóveis, natural e residente em Duque de Caxias, RJ; há 7 dias, quando ia para o trabalho, teve febre súbita com calafrios intensos, cefaleia intensa, artralgias e mialgias generalizadas. No segundo dia, as dores no corpo aumentaram muito dificultando a deambulação e os movimentos habituais, doendo principalmente as coxas e as pernas; no quarto dia, teve icterícia que foi aumentando até a internação. Desde o quinto dia notou que estava urinando pouco; observou ainda urina escura e hipocolia. Desde o início apresenta tosse seca, parecendo que ia ficar gripado. Procurou vários hospitais sem obter melhora. Regulares condições de moradia. Etilista de longa data principalmente nos fins de semana quando bebe com os amigos. Muitos ratos no local onde mora; há 2 semanas caiu num valão próximo de sua casa ao andar de bicicleta, sofrendo escoriações generalizadas. Nega icterícia prévia. Esteve na casa de parentes no sul do Pará, onde ficou durante 2 semanas e de onde regressou há 3 semanas. Nega vacinação antiamarílica. Nega uso de antimaláricos profiláticos durante a viagem. Ao exame está em mau estado geral, muito desidratado, mucosas ictéricas 3+/4, de coloração rubínica; mialgias generalizadas; TA 37,5 ºC; FR: 24 irpm; PA: 100 x 60 mmHg; FC: 104 bpm em média; ritmo cardíaco irregular, parecendo extrassístoles; fígado palpável na RCD, doloroso; baço impalpável. Restante do exame sem alterações significativas. Nos dias que se seguiram o paciente ficou apirético e apresentou poliúria.

Os exames de entrada mostraram: ureia: 125 mg%; creatinina: 3,4 mg%; 19.700 leucócitos, 1% metamielócito, 12% bastões, 65 segmentados 15% linfócitos 4% monócitos e 3% eosinófilos; hemossedimentação de 66 mm na 1a hora; radiografia de tórax: infiltrado retículo nodular na região para-hilar, bilateral; ECG: fibrilação atrial; TGO: 210 UI e TGP: 230 UI.

a) Com todos os dados disponíveis, faça o diagnóstico diferencial entre malária, febre amarela e leptospirose em relação a esse caso, definindo sua principal hipótese.

b) Que exames adicionais seriam necessários neste caso? Justifique-os com base nas alterações esperadas.

c) Considerando a sua hipótese principal, qual a provável patogenia das alterações renais apresentadas?

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

Questão 03

Uma reunião ocorreu no campus universitário da Kitasato University entre 30 e 31 de julho de 2005. Os 461 estudantes e membros do staff que compareceram à reunião foram alimentados, no almoço do dia 31, com comida em caixas de papelão preparadas por uma única empresa de distribuição de alimentos. Vários estudantes e membros do staff que participaram do evento apresentaram dor de garganta e/ou febre e foram consultados no ambulatório da Universidade (Kitasato University Health Care Center), a partir de 1 o de agosto de 2005. Ao todo, 298 estudantes ou membros do staff apresentaram dor de garganta e/ou febre. Dentre os pacientes com dados suficientemente completos, a sintomatologia ocorreu da seguinte forma: 13 pacientes relataram dor de garganta no dia 31 de julho; 112 pacientes reportaram início dos sintomas no dia 1o de agosto; 90 pacientes em 2 de agosto; 21 pacientes no dia 3 de agosto. Ao todo, 233 de 285 pacientes tiveram dor de garganta, enquanto 159 apresentaram temperatura superior a 37,0 oC. Sintomas gastrointestinais, como diarreia, dor de estômago e náuseas foram infrequentes (17, 13 e 6 casos, respectivamente). Nenhum paciente vomitou. As comidas servidas nas caixas de papelão foram: arroz frito, rolinho primavera e milho.

Fonte: Eur J Clin Microbiol Infect Dis (2009) 28:305–308.

a) Com os dados disponíveis, estime a mediana do período de incubação do surto da universidade de Kitasato. Deixe registrado seu cálculo.

b) Admitindo que a comida foi responsável pelo surto, como determinar quais alimentos estariam implicados na etiologia?

c) Quais as condutas adequadas que visam à completa investigação e esclarecimento da etiologia do surto?

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

Questão 04

Paciente do sexo masculino, 48 anos, casado, natural e procedente do Rio de Janeiro, vigia noturno, portador de infecção pelo HIV desde 1996, está em terapia antirretroviral desde 1997, ocasião em que sua contagem de células CD4 foi de 207 cél/mm3 (15%). Fez uso de zidovudina + didanosina + ritonavir de abril a setembro de 1997, referindo intolerância ao ritonavir e à didanosina e reduzindo deliberadamente as doses do ritonavir por várias vezes. Em setembro de 1997, suspende por conta própria a terapia. Apresentava, na ocasião, CD4 de 240 cél/mm3 (22%) e carga viral de 280.000 cópias/ml (5,4 log/ml), sem uso de antirretrovirais. Em outubro de 1998, reinicia terapia com zidovudina + lamivudina + indinavir, mas refere constantes esquecimentos das doses da tarde do indinavir. Em uso desse esquema, obtém contagens de CD4 de 467 cél/mm3 (24%) e 383 cél/mm3 (23%) e cargas virais de 690 cópias/ml (2,8 log/ml) e 7400 cópias/ml (3,9 log/ml), respectivamente em fevereiro de 1999 e agosto de 2000. Em março de 2001, foi adicionado ritonavir ao esquema terapêutico. Cargas virais durante 2002 e 2003 foram sempre superiores ao limite de detecção. Em abril de 2003, tem seu esquema modificado para estavudina + lamivudina + efavirenz, atingindo carga viral inferior a 80 cópias/ml e CD4 de 605 cél/mm3 (25%) e permanecendo estável clínica e laboratorialmente. Em julho de 2004, porém, passa a queixar-se de lipoatrofia de face e membros, além de ginecomastia e períodos de depressão do humor que estavam prejudicando seu desempenho profissional. Apresentou também dislipidemia de difícil controle. Em setembro de 2005, o esquema antirretroviral foi modificado para tenofovir + lamivudina + atazanavir + ritonavir em dose única diária. Em junho de 2006, a carga viral volta a ficar detectável, apesar de perfeita adesão. O exame de genotipagem desse momento da evolução mostrou: 65R, 67G, 184V das mutações na transcriptase reversa e 10I, 15V, 46L, 54V, 62V, 63P, 73S, 82A, 90M e 93L na protease viral. A interpretação da genotipagem pelo RENAGENO mostrou:

Drogas Inibidoras da Transcriptase Reversa Anti-TR ABC DDI 3TC D4T TDF TDF+3TC AZT AZT+3TC EFV NVP Situação R R R I R S I S S S

Drogas Inibidoras da Protease Anti-PR FPV IDV LPV NFV RTV SQV ATV DRV/r FPV/r SQV/r IDV/r ATV/r Situação R R I R R R R S R R R R S - Susceptível I - Intermediário R - Resistente

a) Discuta as principais razões que levaram à falha terapêutica atual.b) Com base no conhecimento atual, justifique a troca da terapia de setembro de 2005.c) Que possíveis esquemas de resgate você poderia sugerir? Justifique suas escolhas.

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

Questão 05

Mulher de 23 anos, solteira, professora, moradora de Jacarepaguá, é atendida por você em Setor de Pronto-atendimento. Refere quadro febril de 12 dias de evolução. A febre é diária e ao menos 1 vez por dia se aproxima de 390 C. Relata também hiporexia, astenia e mialgias. Estima ter emagrecido 2 quilos durante o período febril. No início da doença, teve leve dor de garganta e tosse seca. No quarto de dia de evolução, procurou atendimento de emergência e o médico que o atendeu prescreveu azitromicina (500 mg diários por 3 dias) embora lhe tivesse dito que a radiografia de tórax era normal. Apresenta-lhe exames de sangue feitos após esse atendimento. Nesses há um leucograma com 12.000 leucócitos/mm3, dos quais 50% são linfócitos, série vermelha e plaquetas dentro da normalidade. Após o uso do antibiótico, as manifestações respiratórias desapareceram, porém a febre e a astenia persistiram. Na anamnese ela informa ter notado “ínguas” no pescoço e estar sentindo dor no hipocôndrio direito. Nega uso de cigarro e álcool. Informa ter extraído um dente aproximadamente 30 dias antes do início dos sintomas. Teve 3 parceiros sexuais nos últimos 12 meses. Há 4 meses com parceiro fixo, usou preservativos consistentemente até 2 meses antes desse atendimento, tendo interrompido o seu uso “assim que a relação ficou firme”. Usa contraceptivos orais. Sem passado de infecções sexualmente transmitidas. Tem um gato e um cachorro na sua residência. Esteve em Bonito há 4 meses, sem ter feito qualquer vacina antes da viagem. Ao exame está em bom estado geral com temperatura axilar de 39,0 ºC, pressão arterial de 110 X 70 mmHg, FC: 100 bpm e FR: 20 irpm. Apresenta adenomegalias cervicais nas cadeias anteriores e posteriores, tamanho médio de 1 cm, pouco dolorosas, livres, sem sinais flogísticos, consistência normal. Gânglios com as mesmas características em axilas, região occiptal e regiões inguinais. Apresenta hiperemia de orofaringe, fígado impalpável e baço a 1cm RCE, doloroso. Ausculta respiratória e cardíaca normais. Restante do exame sem alterações de importância para o caso.

a) Apresente as principais hipóteses diagnósticas, relacionando os dados clínicos e epidemiológicos que sustentam as suas hipóteses.

b) Descreva a sua proposta de investigação diagnóstica.c) Apresente a sua proposta terapêutica de acordo com os resultados esperados dos exames citados na

sua proposta diagnóstica.

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

Rascunho

Rascunho

Rascunho

Rascunho