catari us® andaime multidireccional catálogo 2016

48
Catálogo & Lista de peças soluções que apoiam as suas ideias. Andaime multidireccional VERSÃO PORTUGUESA REV.2 E.1 / JANEIRO 2017 US ®

Upload: catari-sa

Post on 27-Jul-2016

254 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

US® Universal System® Andaime multidireccional Catari Universal System® (US® ) é um sistema de andaime modular que consiste, em termos estruturais, em elementos horizontais, verticais e diagonais, que quando interligados formam uma estrutura de aço em treliça. O sistema Catari US® é produzido com aço de elevada resistência, através de um processo de soldadura automatizada e revestido por um processo de galvanização a quente, que confere ao utilizador a melhor qualidade e durabilidade com a menor manutenção possível. Baseando-se no encaixe cunha-roseta, o US® é concebido para as estruturas de andaime mais complexas e exigentes. A roseta consiste num disco com oito orifícios soldada aos elementos verticais a cada 50 cm, que permite até oito conexões através do sistema de encaixe cunha-roseta, podendo estas ser de elementos horizontais ou diagonais.

TRANSCRIPT

Page 1: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

Catálogo & Lista de peças

soluções que apoiam as suas ideias.

A n d a i m e m u l t i d i r e c c i o n a l

VERS

ÃO P

ORT

UGUE

SA R

EV.2

E.1

/ JA

NEIR

O 2

017

US®

Page 2: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

soluções que apoiam as suas ideias.

Page 3: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

APRESENTAÇÃO

Catari Universal System® (US® ) é um sistema de andaime modular que consiste, em termos estruturais, em elementos horizontais, verticais e diagonais, que quando interligados formam uma estrutura de aço em treliça.

Page 4: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

4

O sistema Catari US® é produzido com aço de elevada resistência, através de um processo de soldadura automatizada e revestido por um processo de galvanização a quente, que confere ao utilizador a melhor qualidade e durabilidade com a menor manutenção possível.

Baseando-se no encaixe cunha-roseta, o US® é concebido para as estruturas de andaime mais complexas e exigentes.

A roseta consiste num disco com oito orifícios soldada aos elementos verticais a cada 50 cm, que permite até oito conexões através do sistema de encaixe cunha-roseta, podendo estas ser de elementos horizontais ou diagonais.

ANDAIME DE ELEVADO DESEMPENHO

SEGURANÇA

Com a ajuda de um simples martelo, é possível interligar, de forma rápida e segura, os diferenteselementos estruturais, bastando para tal encaixar as cunhas nas rosetas.

Uma vez que o formato dos terminais acompanha o raio dos elementos verticais, as forças são transmitidas de forma perpendicular e sobre uma ampla área, assegurando uma elevada resistência nos nós de ligação do sistema.

VERSATILIDADE

O formato da roseta, com dois tamanhos de orifícios, permite montar o andaime segundo os mais diversos ângulos.

Esta particularidade, aliada à diversidade de acessórios US® e elevada resistência dos nós de ligação do sistema, permite estruturas de andaime desde fachadas simples, até às mais complexas construções industriais, e ainda a montagem de diferentes estruturas de suporte e torres de acesso.

A extensão de tamanhos disponíveis para os elementos verticais e horizontais, garantem que o andaime se adapte às mais exigentes condições encontradas em obra.

MONTAGEM FÁCIL E RÁPIDA

Os encaixes entre os elementos verticais e horizontais, fáceis e sem parafusos, asseguram que as ligações são sempre perpendiculares no plano vertical, perpendiculares ou agudas no plano horizontal, e dispensam quaisquer ferramentas especiais.

A montagem do sistema é intuitiva, e pode ser levada a cabo em segurança por uma qualquer equipa de montadores habituada a trabalhos de andaime.

CUSTO – BENEFÍCIO

Sendo que o encaixe cunha-roseta substitui as tradicionais ligações com abraçadeiras, a montagem torna-se mais rápida e reduz o número de montadores necessários.

Por outro lado, como os mesmos componentes são utilizados para diferentes estruturas de andaime, as necessidades de material em obra diminuem e as taxas de utilização do equipamento aumentam.

Page 5: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

5

ÍNDICE

04 SÍNTESE DO SISTEMA

Apresentação do Catari US®: Segurança, versatilidade, montagem fácil e rápida e custo-benefício.

06 COMO FUNCIONA

Breve explicação da montagem do Catari US®.

07 BENEFÍCIOS

Números e factos relativos ao Catari US®.

08 DIFERENTES UTILIZAÇÕES

Vantagens e exemplos das utilizações mais comuns.

15 CERTIFICAÇÃO

Certificação do Catari US® e controlo de qualidade.

16 LISTA DE COMPONENTES

Bases, colarinhos e rodíziosVerticaisHorizontaisVigas-ponteDiagonaisPlataformas e plataformas de acesso RodapésEscadasGuarda-corpos CabeçaisAbraçadeiras e outros acessórios

Page 6: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

6

Catari US® é um sistema modular desenhado para ser montado de forma rápida e intuitiva.Consiste em elementos verticais, horizontais e diagonais que quando interligados formam uma estrutura de andaime de elevada resistência.A sua principal particularidade é o encaixe cunha-roseta, que transforma a sua montagem num processo simples e fácil.Em apenas 8 passos é possível perceber o processo de montagem do Catari US®:

COMO FUNCIONA?

Projectar a estruturaPoderá solicitar à Catari um projecto 3D.

Escolher os componentesOu pedir aconselhamento à Catari de modo a obter o melhor preço e solução.

Colocar as bases e colarinhos E interliga-los com uma horizontal, bloqueando as cunhas nas rosetas. Nivelar a estrutura.

Colocar as verticaisNos colarinhos.

Existem 8 conexões possíveisCom a ajuda de um martelo, interligar as verticais, longitudinal e perpendicularmente, utilizando horizontais e diagonais.

Colocar as plataformas e escadasCaso sejam precisas.

Fixar a estruturaComo estabelecido no projecto.

Repetir os passos 4, 5, 6 e 7Até terminar a montagem da estrutura. Usar sempre os passadores e/ou parafusos para assegurar a segurança e estabilidade em todos os níveis.

Page 7: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

7

13+4035kN

50%RENTÁVEL

Catari US® em números e factos.

Tipos de montagem diferentes possíveis, com apenas um sistema.

Abraçadeiras poupadas por vertical.

Carga admissível por vertical.

Tempo poupado na montagem.

Recuperação de capital em 24 a 48 meses em aluguer.Durabilidade útil de vários anos.

QUAIS OS BENEFÍCIOS?

Page 8: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

8

QUAIS AS UTILIZAÇÕES POSSÍVEIS?

O sistema Catari US® permite a montagem de diferentes tipos de estruturas de andaime com os mesmos componentes básicos. Os exemplos de montagem que se seguem apresentam as utilizações mais solicitadas.

FACHADATrabalhos de alvenaria, reboco e revestimentoUm alargado leque de opções de montagem é possível para uma perfeita adaptação a fachadas irregulares, com esquinas, varandas e outras saliências.

Vantagens:

0 parafusos são necessários para uma fachada inteira.

2000 m2 de andaime podem ser transportados num só camião.

8h é o tempo médio para 3 trabalhadores montarem 300m2.

INDÚSTRIAComplexas e exigentes estruturas de trabalhoO rol de acessórios disponíveis garante que sejam respeitados os níveis de segurança e flexibilidade exigidos em trabalhos de construção e manutenção industrial.

Vantagens:

MÚLTIPLOS ÂNGULOS possíveis, permitindo que o andaime se adapte a superfícies irregulares ou até circulares.

3 tipos de acesso disponíveis: plataformas de acesso, torres de acesso ou escadas.

7 medidas de plataformas, podendo ainda produzir-se medidas especiais de modo a uma perfeita adaptação a todas as necessidades.

Page 9: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

9

ESCORAMENTOCimbres e suporte para lagesSuporte temporário dos elementos de cofragem em vãos ou construções arqueadas.

Vantagens:

35 kN de carga admissível por cabeçal.

3000 m3 de cimbre podem ser transportados num só camião.

3000 kg de carga admissível por m2.

ANDAIMES SUSPENSOSAlcançar pontos inacessíveis ou poços Para aceder a locais apenas alcançáveis pelo topo ou pela lateral.

Vantagens:

8 m de vão.

2,44 kN/m2 de carga admissível.

Page 10: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

10

ANDAIMEAUTO-ESTÁVELTrabalhos de cofragem e/ou sem amarraçõesA estabilidade é assegurada alargando a base.

Vantagens:

1 grua permite o rápido deslocamento para a frente de trabalho.

12 m de altura máxima.

TORRES DE TRABALHOFachadas ou tectos em locais de acesso dificultadoPlataformas de alumínio com alçapão e escadas interiores, garantem montagens rápidas e a movimentação fácil e segura dos trabalhadores.

Vantagens:

TODOS NÍVEIS podem suportar trabalhos simultâneamente.

2 trabalhadores conseguem trabalhar por m2.

750 kg de carga admissível por rodízio.

Page 11: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

11

TORRES DE ACESSOAcessos temporários segurosEscadas construídas em alumínio, e por isso de rápida montagem, destinam-se a trabalhos que se realizem em plataformas muito acima do chão. Podem ser incorporadas no andaime ou anexas a este.

Vantagens:

60 m facilmente alcançáveis.

2 pessoas poderão usar a escada em simultâneo.

TEMPO POUPADO através do cálculo das necessidades em andares.

PLATAFORMAS DE TRABALHOCirculação de trabalhadores e matérias nas alturasEste tipo de plataformas permite aos trabalhadores uma área segura de trabalho acima do chão e uma fácil deslocação.

Vantagens:

AMPLA área de trabalho acima do chão.

PERSONALIZAÇÃO de medidas

para que todas as necessidades sejam respondidas.

Page 12: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

12

PUBLICIDADEEstruturas de suporteA versatilidade do sistema US® permite que a sua fachada ou edifício ganhe uma nova imagem, proporcionando uma oportunidade de interacção com os transeuntes através da publicidade à sua medida.

Vantagens:

X*Y m supere as medidas dos painéis publicitários mais comuns e tenha um formato personalizado.

€ a sua fachada torna-se versátil, criando uma vantagem competitiva.

EVENTOSCulturais, artísticos, desportivos e festivais de músicaCom as componentes do US® é possível construir estruturas ou partes delas, frequentes neste tipo de eventos. Palcos, bancadas ou instalação de ecrãs são os mais comuns concebidos para estes locais.

Vantagens:

PLANEAR todo um evento com apenas um sistema.

ORIGINALIDADE e palcos únicos que poderão ser desenhados, criando as mais exigentes e complexas estruturas.

500.000 pessoas assistiram a eventos onde foi utilizado o US®.

Page 13: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

13

ESTABILIZAÇÃO DE FACHADASRetenção de paredes para remodelaçõesAssegura o suporte de paredes e fachadas enquanto remodelações no interior estão a ser realizadas.

Vantagens:

2 ferramentas necessárias: martelo e chave.

250 kgf de suporte horizontal por m2.

BIRDCAGETrabalhar tectos, telhados e pontes a partir de baixoEsta montagem permite a redução de custos e maior segurança aquando dos trabalhos em pontes e tectos altos. Diferentes tipos de medidas e de rodas facilitam o acesso ao local sobrepondo-se aos obstáculos existentes.

Vantagens:

50% de material poupado graças ao formato côncavo do Birdcage.

180°de área de trabalho atingível a partir de baixo.

REDUZ substancialmente o impacto dos trabalhos no chão.

Page 14: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

14

PASSADIÇOS ELEVADOSCriação de pontes por cima de brechas ou falhasCom os elementos standard e plataformas disponíveis no US® é possível criar pontes que ligam dois lados de um rio ou por cima de escavações.

Vantagens:

12 m de comprimento.

CLASSE 6 plataformas até 207 cm de comprimento certificadas.

SUPERAR estas dificuldades mesmo em encostas.

OUTRAS APLICAÇÕESMontagens de andaime menos comunsTipos de estrutura menos usuais com andaime US® podem também ser projectadas e montadas pela Catari.

Exemplos:

Andaimes circulares.Pipe rack.Andaime móvel.Projectos feitos sobre medida.

As imagens de estruturas apresentadas servem apenas para efeitos informativos e poderão ilustrar situações no decorrer da montagem, pelo que nem sempre poderão estar completas do ponto de vista da segurança. As imagens dão uma visão geral e não contemplam todas as utilizações possíveis. As informações de medidas e pesos são valores aproximados e o devido cálculo estrutural e projecto da estrutura devem ser concebidos para obter a configuração apropriada de componentes US® em cada situação. Aquando da montagem e desmontagem de US®, cabe ao responsável pelo trabalho decidir a forma como a segurança e riscos são devidamente contemplados e evitados sobe a observação das respectivas directrizes industriais de segurança. Possíveis medidas de prevenção são o uso de equipamento de protecção individual (EPI) e instruções especiais. Por favor solicite à Catari instruções específicas de montagem e utilização aquando da encomenda.

Page 15: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

15

CATARI ISO 9001:2008 PROCESSOS DE CONTROLO DE QUALIDADE COM ELEVADOS PADRÕES TÉCNICOS.

Para optimizar processos e produtos certificados por instituições com reconhecimento internacional, a Catari tem procedimentos internos que reforçam a qualidade do produto para prevenir e reduzir não conformidades.

O esforço contínuo para a melhoria de produtos, serviços e procedimentos, é um compromisso diário de todos os departamentos da Catari.

CERTIFICAÇÃO

US® EN-12810SISTEMA DE ANDAIME MODULAR DE ACORDO COM AS NORMAS EUROPEIAS.

A Norma Europeia 12810-1 utilizada actualmente, foi adaptada pelo Comité Europeu para a Normalização (CEN) a Setembro de 2003.

Este documento, que substituí o anterior HD 1000 de 1998, especifica os requisitos e os procedimentos gerais para a comercialização e fabricação deste tipo de produtos para todos os estados membros.

Page 16: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

180°

16

BASE NIVELADORA

Assegura a transmissão correcta das cargas para o piso. O fuso com nivelador permite um correcto ajuste da altura.

.Ref. .Altura do fuso (cm) .Peso (kg)

AA.BN.500 50 (Nivelação máx.: 30) 3,10AA.BN.700 70 (Nivelação máx.: 50) 3,70

BASE NIVELADORA ARTICULADA

Assegura a transmissão correcta das cargas para o piso em superfícies com desnível.

.Ref. .Altura do fuso (cm) .Peso (kg)

AA.BNA.650 65 (Nivelação máx.: 45) 4,20

RODA COM NIVELADOR E TRAVÃO

Com travão duplo (travamento simultâneo) e roda empoliamida. Permite a mobilidade bidireccional do andaime.

.Ref. .Carga tolerada (kg) .Peso (kg)

AA.RNT.750 Travado: 750 Destravado: 400 5,80

Page 17: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

ε

δ

γ

θ

α β

ζη

κ λ

μ

ν ξ

17

COLARINHO

Assegura o ângulo correcto na conexão de Verticais, Horizontais e Diagonais e o alinhamento correcto na fase inicial. Colarinhos longos garantem estabilidade superior.

.Ref. .Descrição .Peso (kg)

US.CL Colarinho usual 1,60US.CL.LO Colarinho longo 2,20

VERTICAL

Assegura a transmissão de carga vertical. As verticais têm rosetas soldadas a cada 50 cm onde Horizontais e Diagonais são encaixadas.

.Ref. .Altura (cm) .Peso (kg)

US.VT.500 50 3,40US.VT.1000 100 5,80US.VT.1500 150 8,10US.VT.2000 200 10,50US.VT.2500 250 12,80US.VT.3000 300 15,20

Page 18: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

18

VERTICAL SEM ESPIGA

Principalmente utilizada em estruturas suspensas, escoramento ou situações onde a espiga representa um obstáculo à passagem.

.Ref. .Altura (cm) .Peso (kg)

US.VTS.500 50 2,20US.VTS.1000 100 4,70US.VTS.1500 150 7,00US.VTS.2000 200 9,40US.VTS.2500 250 11,70US.VTS.3000 300 14,00

* US.EC Espiga de conexão para verticais Página 42

Page 19: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

19

ACOPLAMENTO PARA ANDAIME SUSPENSO

Reforça a conexão entre Verticais suspensas.

.Ref. .Peso (kg)

US.AV 3,60

FIXAÇÃO BASE/VERTICAL PARA IÇAMENTO

Fixa a Base Niveladora à Vertical durante o içamento.

.Ref. .Peso (kg)

US.FBV.I 1,60

FIXAÇÃO BASE/COLARINHO PARA IÇAMENTO

Fixa a Base Niveladora ao Colarinho durante o içamento.

.Ref. .Peso (kg)

US.FBC.I 0,84

Page 20: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

20

HORIZONTAL PLATAFORMA A PLATAFORMA

Usada como suporte para plataformas entre vãos.

.Ref. .Largura (cm) .Peso (kg)

US.HZ.PP.0420 42 2,40US.HZ.PP.0730 73 3,50US.HZ.PP.1090 109 4,60

HORIZONTAL

Com dois terminais para encaixe nas rosetas, é usada como suporte para plataformas e/ou guarda-corpos. Tem sempre a função de elemento estrutural.

.Ref. .Largura (cm) .Peso (kg)

US.HZ.0420 42 1,80US.HZ.0730 73 2,90US.HZ.1090 109 4,10US.HZ.1400 140 5,20US.HZ.1570 157 5,70US.HZ.2070 207 7,40US.HZ.2570 257 9,10US.HZ.3070 307 10,90

HORIZONTAL TUBO A TUBO

Usada como suporte para plataformas entre vãos.

.Ref. .Largura (cm) .Peso (kg)

US.HZ.TT.0730 73 3,40US.HZ.TT.1090 109 4,60

HORIZONTAL

A Horizontal U é usada para montar Plataformas U. O uso da Horizontal U e Plataformas U requer o US.FS.XXXX Fecho segurança na Página 29.

.Ref. .Largura (cm) .Peso (kg)

US.HZ.U.0420 42 2,00US.HZ.U.0730 73 3,00

US.HZ.U.1090 109 5,10US.HZ.U.1400 140 6,20

US.HZ.U.1570 157 7,90US.HZ.U.2070 207 11,00US.HZ.U.2570 257 14,20

Page 21: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

21

HORIZONTAL 35º

Supera ângulos descobertos em andaimes circulares (0º-35º).

.Ref. .Largura (cm) & Direcção .Peso (kg)

US.HZ.730.35.E 73 - Esquerda 3,00US.HZ.730.35.D 73 - Direita 3,00US.HZ.U.730.35.E 73 - Esquerda 3,10US.HZ.U.730.35.D 73 - Direita 3,10

VIGA PONTE

Em vãos superiores a 1,57 m, Horizontais são substituídas por Vigas Pontes para suportar maiores cargas. O uso da Viga Ponte U e Plataformas U requer o US.FS.XXXX Fecho segurança na Página 29.

.Ref. .Largura (cm) .Peso (kg)

US.VP.1570 157 10,20US.VP.2070 207 13,90US.VP.2570 257 17,50US.VP.3070 307 21,10US.VP.U.1570 157 10,10US.VP.U.2070 207 13,60US.VP.U.2570 257 17,10US.VP.U.3070 307 20,60

Page 22: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

22

VIGA DE PASSAGEM

Delimita passeios de 157 cm e permite a montagem de fachadas com 73 ou 109 cm de largura por cima.

.Ref. .Largura (cm) .Altura (cm) .Peso (kg)

US.VP 157 50 20,80US.VP.U 157 50 20,70

VIGA DE SUPORTE COM 4 TERMINAIS

Utilizada para aumentar a capacidade de carga ou duplicar o vão entre Verticais.

.Ref. .Largura (cm) .Altura (cm) .Peso (kg)

US.VS.1090 109 50 13,50

US.VS.3070 370 50 29,90

US.VS.4140 414 50 45,30

US.VS.5140 514 50 55,20

US.VS.6140 614 50 65,00

US.VS.U.4140 414 50 43,00

US.VS.U.5140 514 50 52,30

US.VS.U.6140 614 50 61,50

VIGA PARALELA

Utilizada como suporte para Plataformas em montagens como o andaime suspenso, ou como reforço para suportar cargas elevadas acima do piso.

.Ref. .Largura (cm) .Altura (cm) .Peso (kg)

AA.VP.2000 200 40 20,60AA.VP.3000 300 40 28,20AA.VP.4000 400 40 39,90AA.VP.5000 500 40 48,90AA.VP.6000 600 40 59,20AA.VP.5000.75 500 75 57,30AA.VP.6000.75 600 75 69,80

* AA.VP.EC Espiga de conexão para vigas paralelasPágina 42

Page 23: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

23

DIAGONAL

Com terminais articulados em ambas as extremidades, assegura a rigidez da estrutura de andaime.

.Altura 200 (cm) .Largura (cm) .Peso (kg)

US.DG.2000.730 73 7,60US.DG.2000.1090 109 8,00US.DG.2000.1400 140 8,40US.DG.2000.1570 157 8,60US.DG.2000.2070 207 9,50US.DG.2000.2570 257 10,50US.DG.2000.3070 307 11,60

.Altura 150 (cm) .Largura (cm) .Peso (kg)

US.DG.1500.730 73 6,30US.DG.1500.1090 109 6,80US.DG.1500.1400 157 7,20US.DG.1500.1570 157 7,60US.DG.1500.2070 207 8,60US.DG.1500.2570 257 9,70US.DG.1500.3070 307 10,90

.Altura 100 (cm) .Largura (cm) .Peso (kg)

US.DG.1000.730 73 5,10US.DG.1000.1090 109 5,70US.DG.1000.1400 140 6,20US.DG.1000.1570 157 6,70US.DG.1000.2070 207 7,90US.DG.1000.2570 257 9,10US.DG.1000.3070 307 10,40

Altu

ra

Largura

Page 24: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

24

PLATAFORMA

A plataforma Catari mais resistente e completa. Desenvolvida para uma montagem intuitiva e segura, com superfície anti-derrapante e linguete de travamento. Robusta e leve.

.Ref. .Largura (cm) .Comprimento Standard (cm) .Classe .Peso (kg)

US.PL.0730

32

73 6 6,20US.PL.1090 109 6 8,50US.PL.1400 140 6 10,60US.PL.1570 157 6 11,70US.PL.2070 207 6 15,00US.PL.2570 257 5 18,80US.PL.3070 307 5 22,00FA.PL.0730 73 6 5,80FA.PL.1090 109 6 8,20FA.PL.1400 140 6 10,30FA.PL.1570 157 6 11,40FA.PL.2070 207 6 14,60FA.PL.2570 257 5 18,40FA.PL.3070 307 5 21,70

CLASSES & CARGAS

.Classe .Carga distribuída (kN/m2)

6 6,05 4,54 3,03 2,0

Page 25: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

32 cm

19 cm

25

PLATAFORMA NÃO-PERFURADA

Utilizada em montagens onde é necessário um piso fechado por completo.

.Ref. .Largura (cm) Comprimento (cm) .Classe .Peso (kg)

US.PL.320.0730

32

73 6 5,90US.PL.320.1090 109 6 7,90US.PL.320.1570 157 6 10,70US.PL.320.2070 207 6 13,50US.PL.320.2570 257 4 16,60US.PL.320.3070 307 3 19,50FA.PL.320.0730 73 6 5,60FA.PL.320.1570 157 6 10,30FA.PL.320.2070 207 6 13,20FA.PL.320.2570 257 4 16,30FA.PL.320.3070 307 3 19,20

PLATAFORMA ESTREITA

Fecha os espaços remanescentes em vãos.

.Ref. .Largura (cm) Comprimento (cm) .Peso (kg)

US.PL.190.1090

19

109 6,90US.PL.190.1570 157 9,60US.PL.190.2070 207 12,40US.PL.190.2570 257 15,30US.PL.190.3070 307 18,10FA.PL.190.1570 157 9,40FA.PL.190.2070 207 12,20FA.PL.190.2570 257 15,10FA.PL.190.3070 307 17,90

73 c

m a

té 3

07 c

m

Page 26: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

61 cm

26

PLATAFORMA DUPLA

Substitui a utilização de duas Plataformas Catari, tendo a vantagem de reduzir o peso e tornar a montagem e desmontagem mais rápidas. A estrutura é em alumínio e o piso antiderrapante pode ser em contraplacado ou alumínio.

CONTRAPLACADO

.Ref. .Largura (cm) Comprimento (cm) .Classe .Peso (kg)

US.PAM.1570

61

157 3 13,10US.PAM.2070 207 3 16,80US.PAM.2570 257 3 20,50US.PAM.3070 307 3 25,70FA.PAM.1570 157 3 12,70FA.PAM.2070 207 3 16,40FA.PAM.2570 257 3 20,10FA.PAM.3070 307 3 25,30

ALUMÍNIO

.Ref. .Largura (cm) Comprimento (cm) .Classe .Peso (kg)

US.PAA.1570

61

157 3 11,40US.PAA.2070 207 3 14,70US.PAA.2570 257 3 17,80US.PAA.3070 307 3 22,40FA.PAA.1570 157 3 11,00FA.PAA.2070 207 3 14,30FA.PAA.2570 257 3 17,40FA.PAA.3070 307 3 22,00

PLATAFORMA COM ALÇAPÃO 1,09 M

Utilizada em vãos de 109 cm.

.Ref. .Largura (cm) Comprimento (cm) .Classe .Peso (kg)

US.PA.1090 61 109 3 10,20US.PA.AL.1090 61 109 3 10,80AA.EA Escada em alumínio 3,20

Page 27: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

27

PLATAFORMA COM ALÇAPÃO

Com escada de acesso em alumínio permite a passagem segura de um nível para o outro. A estrutura em alumínio e piso antiderrapante em contraplacado ou alumínio reduz o peso, facilitando a montagem e desmontagem. As plataformas 2570 e 3070 incluem escada.

CONTRAPLACADO

.Ref. .Largura (cm) Comprimento (cm) .Classe .Peso (kg)

US.PA.2070

61

207 3 17,40US.PA.2570 257 3 24,10US.PA.3070 307 3 29,30FA.PA.2070 207 3 17,00FA.PA.2570 257 3 23,70FA.PA.3070 307 3 28,90AA.EA Escada em alumínio para US.PA.2070 e FA.PA.2070 3,20

ALUMÍNIO

.Ref. .Largura (cm) Comprimento (cm) .Classe .Peso (kg)

US.PA.AL.2070

61

207 3 16,10US.PA.AL.2570 257 3 22,30US.PA.AL.3070 307 3 26,90FA.PA.AL.2070 207 3 15,80FA.PA.AL.2570 257 3 21,90FA.PA.AL.3070 307 3 26,50AA.EA Escada em alumínio para US.PA.AL.2070 e FA.PA.AL.2070 3,20

PLATAFORMA COM ALÇAPÃO LATERAL

Plataforma com alçapão de abertura lateral .

ALUMÍNIO.Ref. .Largura (cm) Comprimento (cm) .Classe .Peso (kg)

US.PA.AL.LA.2070

61

207 3 14,80US.PA.AL.LA.2570 257 3 23,00US.PA.AL.LA.3070 307 3 27,50FA.PA.AL.LA.2070 207 3 14,40FA.PA.AL.LA.2570 257 3 22,60FA.PA.AL.LA.3070 307 3 27,10AA.EA Escada em alumínio para US.PA.AL.LA.2070 e FA.PA.AL.LA.2070 3,20

Page 28: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

28

PLATAFORMA ANGULAR 0/45º

Fecha aberturas entre plataformas colocadas com ângulos até 45º.

.Ref. .Largura (cm) .Peso (kg)

US.PL.CA.0/45 61

6,10FA.PL.CA.0/45 6,40

PLATAFORMA DE CANTO 90º

Fecha cantos interiores de 90º.

.Ref. .Largura (cm) .Peso (kg)

US.PL.CA.90 61 9,00

PLATAFORMA DE LIGAÇÃO

Fecha aberturas entre andaimes ou entre o andaime e a fachada.

.Ref. .Largura (cm) .Peso (kg)

US.PL.LC 61

9,60FA.PL.LC 9,70

Page 29: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

29

RODAPÉ DE AÇO

Previne a queda de objectos. Fabricado em aço com terminais desenvolvidos para um encaixe preciso.

.Ref. Comprimento (cm) .Peso (kg)

US.RPM.0420 42 1,30US.RPM.0730 73 2,10US.RPM.1090 109 3,00US.RPM.1400 140 3,70US.RPM.1570 157 4,20US.RPM.2070 207 5,40US.RPM.2570 257 8,20US.RPM.3070 307 9,80

RODAPÉ DE MADEIRA

Previne a queda de objectos. Fabricado em madeira com terminais desenvolvidos para um encaixe preciso.

.Ref. Comprimento (cm) .Peso (kg)

US.RP.0420 42 1,50US.RP.0730 73 2,50US.RP.1090 109 3,60US.RP.1400 140 4,60US.RP.1570 157 5,10US.RP.2070 207 6,60US.RP.2570 257 8,20US.RP.3070 307 9,70

FECHO SEGURANÇA

Previne as Plataformas U de levantarem involuntariamente e a acumulação de resíduos em perfis U.

.Ref. .Largura (cm) .Peso (kg)

US.FS.0420 42 0,66US.FS.0730 73 1,30US.FS.1090 109 1,90US.FS.1400 140 2,50US.FS.1570 157 2,80US.FS.2070 207 4,50US.FS.2570 257 5,80US.FS.3070 307 7,10

Page 30: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

3,07 m

1 m

62 cm

30

ESCADAS EXTERIORES

Escadas em alumínio com peso reduzido piso antiderrapante, principalmente utilizadas para a montagem de torres de acesso.

.Ref. .Largura (cm) Comprimento (cm) .Peso (kg)

US.EP.2570 257 62 26,00US.EP.3070 307 62 30,80

US.EP.1000.620 Quando o vão é inferior a 200 cm (altura), colocar sobre duas plataformas. 14,60

US.EP.2000.960.2570 257 96 40,50US.EP.2000.960.3070 307 96 48,20

US.EP.1000.960 Quando o vão é inferior a 200 cm (altura), colocar sobre duas plataformas. 23,20

FA.EP.2570 257 62 25,70FA.EP.3070 307 62 30,50

FA.EP.1000.620 Quando o vão é inferior a 200 cm (altura), colocar sobre duas plataformas. 14,50

Page 31: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

257 cm

307 cm

31

CORRIMÃO PARA ESCADA DE PATIM

Utilizado como protecção lateral em escadas exteriores.

.Ref. .Descrição .Peso (kg)

AA.CE.1000 100 cm (utilizar com US.EP.1000.620) 5,70

AA.CE.2000200 cm (utilizar com restantes US.EP.XXXX

Escadas exteriores na Página 30 e/ou FA.EP.XXXX)

8,40

GUARDA-CORPO DE FINAL DE ESCADA

Utilizado como protecção lateral no último piso de torres de acesso.

.Ref. .Extensão(cm) .Peso (kg)

US.CP Extensível de 257 até 307 cm 10,50

Page 32: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

32

GUARDA-CORPO DE MONTAGEM DEFINITIVO

Utilizado como protecção lateral contra quedas durante a montagem a partir do piso antecessor do andaime. Fica colocado, servindo de peça estrutural, no final da montagem.

.Ref. Comprimento (cm) .Peso (kg)

US.GCMD.730 73 5,90US.GCMD.1090 109 6,70US.GCMD.1570 157 9,10US.GCMD.2070 207 11,20US.GCMD.2570 257 12,90US.GCMD.3070 307 14,00

Page 33: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

33

GUARDA-CORPO DE MONTAGEM PROVISÓRIO

Em alumínio. Utilizado como protecção lateral contra quedas durante a montagem a partir do piso antecessor do andaime. É removido no final da montagem.

.Ref. .Peso (kg)

AA.GCMP 4,90

TRAVESSA EXTENSÍVEL

Em alumínio. Juntamente com o Guarda-corpo de montagem provisório, serve de protecção lateral contra quedas durante a montagem a partir do piso antecessor do andaime. É removida no final da montagem.

.Ref. .Extensão(cm) .Peso (kg)

AA.TEGM.1570.2070 De 157 até 207 2,00AA.TEGM.2570.3070 De 257 até 307 2,60

Page 34: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

34

CONSOLA

Expande a área de trabalho em uma, duas ou três Plataformas US.PL.XXXX. O uso da Consola U e Plataformas U requer o US.FS.XXXX Fecho segurança na Página 29.

.Ref. Comprimento (cm) .Peso (kg)

US.CL.320 32 4,60US.CL.730 73 6,20US.CL.1090 109 11,20US.CL.U.320 32 4,60US.CL.U.730 73 6,20US.CL.U.1090 109 11,20

TUBO DE APOIO A CONSOLA

Reforça a Consola 730 quando dois ou mais níveis de andaime são montados por cima da mesma.

.Ref. Comprimento (cm) .Peso (kg)

AA.TC 73 7,20

Page 35: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

35

CABEÇAL REGULÁVEL PARA VIGA H20

Suporta vigas H20 em escoramento, transferindo a carga para as Verticais sem espiga.

.Ref. .Altura do fuso (cm) .Peso (kg)

US.CR Fuso 70 cm (Nivelação máx.: 47,5 cm) 6,20

CABEÇAL REGULÁVEL U

Suporta vigas de aço, transferindo a carga para as Verticais sem espiga.

.Ref. .Altura do fuso (cm) .Peso (kg)

US.CR.U Fuso 70 cm (Nivelação máx.: 47,5 cm) 6,90

FUSO REGULÁVEL & CABEÇAL U

Em conjunto com US.CU Cabeçal U para suportar vigas em aço, transferindo a carga para as Verticais sem espiga.

.Ref. .Descrição .Peso (kg)

US.FR.850 Fuso 85 cm (Nivelação máx.: 60 cm) 3,40US.CU Cabeçal U 4,10

Page 36: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

360 º

36

ABRAÇADEIRA ORTOGONAL

Conecta dois tubos perpendiculares com 48,3 mm de diâmetro cada.

.Ref. .Peso (kg)

AA.OT.48 1,30

ABRAÇADEIRA GIRATÓRIA

Conecta dois tubos com 48,3 mm de diâmetro cada. Permite a rotação de posições de 360º.

.Ref. .Peso (kg)

AA.OG.48 1,30

ABRAÇADEIRA ROSETA

Permite a conexão de Horizontais ou Diagonais entre as rosetas de uma Vertical, aumentando as possibilidades de ligações do US®.

.Ref. .Peso (kg)

AA.AROSE 1,20

Page 37: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

37

PASSADOR

Faz a união entre duas Verticais.

.Ref. .Peso (kg)

AA.PS 0,08

PASSADOR DE MOLA

Fecho de mola para fazer a união entre duas verticais.

.Ref. .Peso (kg)

AA.PS.ML 0,05

TERMINAL DUPLO

Conecta duas Verticais de forma a aumentar a capacidade de carga.

.Ref. .Peso (kg)

US.TD 0,90

Page 38: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

360 º 360 º

38

ABRAÇADEIRA COM GARRA

Suspende tubos de andaime com 48,3 mm de diâmetro em perfis de aço. Utilizada em pares.

.Ref. .Peso (kg)

AA.AP.GA 1,10

ABRAÇADEIRA DE PERFIL GIRATÓRIA COM PARAFUSO

Suspende tubos de andaime com 48,3 mm de diâmetro em perfis de aço. Permite a rotação de posições e aparafusamento. Utilizada em pares.

.Ref. .Peso (kg)

AA.APG 2,10

ABRAÇADEIRA DE PERFIL COM PARAFUSO

Suspende tubos de andaime com 48,3 mm de diâmetro em perfis de aço. Permite aparafusamento. Utilizada em pares.

.Ref. .Peso (kg)

AA.AP 1,90

Page 39: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

39

GRAMPO DE AMARRAÇÃO

Transmite as cargas laterais do andaime para a superfície de ancoragem.

.Ref. Comprimento (cm) .Peso (kg)

AA.GA.250 25 1,10AA.GA.300 30 1,30AA.GA.500 50 2,10AA.GA.1000 100 3,90AA.GA.1500 150 5,80AA.GA.2000 200 7,60

ABRAÇADEIRA DE EMPALME

Conecta dois tubos com 48,3 mm de diâmetro num eixo. Usado juntamente com AA.EE Espiga para empalme.

.Ref. .Peso (kg)

AA.AD.48 1,40

* AA.EE Espiga para empalme

OLHAL

Amarra AA.GA Grampo de amarração à superfície de ancoragem.

.Ref. Comprimento (cm) .Peso (kg)

AA.OL.120 12 0,18AA.OL.190 19 0,24AA.OL.280 28 0,31AA.OL.350 35 0,37AA.OL.400 40 0,42

BUCHA

Juntamente com AA.OL.XXX Olhal. Deve colocar-se em superfícies sólidas como cimento, betão etc.

.Ref. Comprimento (cm) .Peso (kg)

AA.BC.80 8 0,01AA.BC.100 10 0,01

ESPIGA PARA EMPALME

Conecta dois tubos com 48,3 mm de diâmetro num eixo. Usado juntamente com AA.AD.48 Abraçadeira de empalme.

.Ref. .Peso (kg)

AA.EE 0,85

Page 40: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

40

ABRAÇADEIRA COM ESPIGA

Utilizada quando é necessária uma Vertical adicional a meio de um vão, aumentando as possibilidades do US®.

.Ref. .Peso (kg)

US.AE.RP 1,80US.AE.RP.AS 1,80US.AE.U 1,70

CALHA COM ABRAÇADEIRA

Montada em duas Verticais para criar diferentes níveis de pisos.

.Ref. Comprimento (cm) .Peso (kg)

AA.CA.730 73 (não reforçada) 3.40AA.CA.1090 109 (reforçada) 5,50

NIVELADOR COM ABRAÇADEIRA

Utilizado quando é necessária uma Vertical adicional a meio de um vão. O fuso com nivelador permite um correcto ajuste da altura.

.Ref. .Altura (cm) .Peso (kg)

AA.NA 70 3,50

Page 41: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

41

GRAMPO PARA RETENÇÃO DE ESCOMBROS

Previne a queda de escombros e sujidade para o chão.

.Ref. .Tubo Ø .Peso (kg)

AA.GRE Ø48 mm 12,30

GRAMPO PARA FIXAÇÃO DE CHAPA

Fixa a chapa no Grampo para retenção de escombros.

.Ref. .Tubo Ø .Peso (kg)

AA.GFC.48 Ø48 mm 0,21

Page 42: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

42

ESPIGA DE CONEXÃO PARA VIGAS PARALELAS

Conecta AA.VP.XXXX Viga paralela na Página 22. Com quatro furos para AA.PP.12.65 Parafuso com porca.

.Ref. .Peso (kg)

AA.VP.EC 2,20

PARAFUSO COM PORCA

M12*65.

.Ref. .Peso (kg)

AA.PP.12.65 0,09

ESPIGA DE CONEXÃO PARA VERTICAIS

Conecta US.VTS.XXXX Vertical sem espiga na Página 18. Com quatro furos para AA.PP.12.65 Parafuso com porca.

.Ref. .Peso (kg)

US.EC 2,40

GRAMPO PARA PAINEL DE PUBLICIDADE

Suporte para suspender lona publicitária. Utilizado em pares.

.Ref. .Peso (kg)

AA.GFPP 4,30

Page 43: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

43

ABRAÇADEIRA DE DEGRAU

Cria o suporte para um degrau suplementar em escadas de acesso.

.Ref. .Peso (kg)

AA.AG 1,90

ABRAÇADEIRA L

Duplica a capacidade de carga em andaime suspenso. Utilizada em tubos de andaime com 48,3 mm de diâmetro.

.Ref. .Peso (kg)

AA.L 2,70

ABRAÇADEIRA PARA ANDAIME SUSPENSO

Supporta perfis em aço em andaime suspenso. Utilizada em pares.

.Ref. .Peso (kg)

AA.FT 2,50

Page 44: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

92 c

m

120 cm 85 cm

77 c

m

44

PALETE UNIVERSAL FECHADA COM REDE

Para lotes e transporte de Verticais, Horizontais ou Rodapés com o máximo de 150 cm e todo o tipo de pequenas peças separadas como abraçadeiras e espigas.Podem ser empilhadas e transportadas por grua ou empilhador; após utilização podem ser desmontadas para poupar espaço.

.Ref. .Largura (cm) Comprimento (cm) .Altura (cm) .Peso (kg)

PU.RD 85 120 92 100,10

PALETE UNIVERSAL

Para lotes e transporte de Verticais, Horizontais, Diagonais, Rodapés, etc.

.Ref. .Largura (cm) Comprimento (cm) .Altura (cm) .Peso (kg)

PU.B 85 120 92 44,70

Page 45: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

45

SUPORTE CENTRAL

Para lotes e transporte de Horizontais e Rodapés com 73 ou 109 cm. A organização seccionada assegura um preenchimento do espaço optimizado e maior segurança quando Horizontais de 73 cm ou Rodapés têm de ser deslocados.

.Ref. .Largura (cm) .Altura (cm) .Peso (kg)

PU.SC 85 82 9,20

REDE LATERAL

.Ref. .Largura (cm) .Altura (cm) .Peso (kg)

PU.RL 85 71 7,70

REDE FRONTAL

.Ref. Comprimento (cm) .Altura (cm) .Peso (kg)

PU.RF 120 77 10,90

FUNDO PARA PALETE UNIVERSAL

.Ref. Comprimento (cm) .Largura (cm) .Peso (kg)

PU.CF 120 85 18,20

Page 46: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

46

CUNHAS

Cunhas suplentes para substituição.

.Ref. .Peso (kg)

US.TE.CU 25 unidades 3,25

CRAVOS PARA CUNHA

Cravos suplentes para substituição nas Cunhas.

.Ref. .Peso (kg)

US.TE.CR 100 unidades 0,30

PARAFUSO-T PARA ABRAÇADEIRA

Parafusos-T suplentes para substituição nas Abraçadeiras.

.Ref. .Peso (kg)

AA.AB.PA 50 unidades 4,90

PORCA PARA PARAFUSO-T

Porcas suplentes para substituição nos Parafusos-T.

.Ref. .Peso (kg)

AA.AB.PO 100 unidades 4,40

REDE MOSQUITEIRA

Para prevenção em volta do andaime, protegendo os transeuntes e tráfego dos perigos e sujidade provocados pelos trabalhos.

.Ref. .Altura (cm) Comprimento (cm)

AA.RM.4000 400 10.000

TUBO GALVANIZADO

48,3 mm de diâmetro e 3,2 mm de espessura.

.Ref. Comprimento (cm) .Peso (kg)

AA.TU.0500.G 50 1,90AA.TU.1000.G 100 3,70AA.TU.1500.G 150 5,60AA.TU.2000.G 200 7,40AA.TU.2500.G 250 9,40AA.TU.3000.G 300 11,20AA.TU.4000.G 400 15,00AA.TU.5000.G 500 18,70AA.TU.6000.G 600 22,30

Page 47: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

soluções que apoiam as suas ideias.

Page 48: Catari US® Andaime multidireccional catálogo 2016

www.catari.pt

FABRICADO NA UNIÃO EUROPEIA

PORTUGALZona industrial do Rossio - Av. da Industria3730-600 Vale de Cambra

soluções que apoiam as suas ideias.

As im

agen

s se

rvem

ape

nas

efeit

os ilu

stra

ticos

e p

odem

não

repr

esen

tar

perfe

itam

ente

ou

com

pre

cisão

um

obj

ecto

reali

sta

ou p

roce

sso.

As

ilust

raçõ

es fo

ram

des

enha

das

prop

osita

dam

ente

par

a de

mon

stra

r um

pr

incíp

io o

u se

quên

cia d

e pa

ssos

par

a m

elhor

ar a

com

pree

nsão

do

utiliz

ador

. De

talh

es p

oder

ão te

r sid

o sim

plific

ados

ou

omitid

os e

esc

alas

alter

adas

.

© C

atar

i 201

7Ar

t dire

ctor

: Sté

phan

e Le

iteTo

dos o

s con

teúd

os n

este

cat

álogo

, com

o te

xto, il

ustra

ções

, logo

mar

cas,

e

imag

ens s

ão p

ropr

iedad

e Ca

tari I

ndus

tria, S

.A. o

u do

s seu

s for

nece

dore

s de

con

teúd

os e

pro

tegid

os p

ela le

gislaç

ão d

e dir

eitos

de

auto

r Eur

opeia

.

telephone: (+351) 256 420 890e-mail: [email protected]