catálogo helped formação julho 2013

37
FORMAÇÃO JANEIRO 2014

Upload: helped-group

Post on 28-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Catálogo Helped Formação Julho 2013

TRANSCRIPT

FORMAÇÃOJANEIRO 2014

CONTEÚDO PÁG.

Quem Somos 3

Certificações 4

Oferta Formativa

Saúde 5

Segurança e Saúde do Trabalho 13

Qualidade / Ambiente / Segurança 21

Psicologia das Organizações 26

Educação 30

Segurança Alimentar 32

Programa Nacional deDesfibrilhação Automática Externa (PNDAE) 34

Soluções 36

BenvindoÀ HELPED

3Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

A Helped Emergency, Lda. elaborou uma oferta formativa baseada nas exigências do mercado de trabalho atual, com a qualidade e profissionalismo que está associada à sua imagem.

Contamos com uma bolsa de formadores com lar-ga experiência e provas dadas do seu profissio-nalismo, todos detentores de qualificação ímpar na área que lecionam e com formação acreditada pelo IEFP, com o respetivo CAP.

Somos acreditados pela DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) e pelo INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) e possuímos cursos homologados pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho), garantindo uma formação de qualidade e devidamente certificada.

Dispomos de cursos nas seguintes áreas: Saúde, Segurança e Saúde do Trabalho, Psico-logia das Organizações, Segurança Alimentar e Educação.

Porque consideramos a formação de qualidade um pilar fundamental da comunidade, espe-ramos com esta oferta formativa, promover o aumento de competências das pessoas, am-pliando as suas competências e níveis de empregabilidade, contribuindo assim para o cres-cimento e desenvolvimento nacional, pessoal e empresarial.

Permita-nos ajudar a cumprir os seus mais ambiciosos objetivos, fornecendo-lhe as ferra-mentas necessárias para o sucesso.

As nossasCERTIFICAÇÕES

4Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

A Helped Emergency, Lda. é, desde o dia 3 de Janeiro de 2011, acreditada pela DGERT nos seguintes domínios:

• Organização e promoção das intervenções ou atividades formativas;• Desenvolvimento/execução de intervenções ou atividades formativas.

O Departamento de Formação em Emergência Médica (DFEM) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) acredita a Helped Emergency, Lda., para proporcionar for-mação em:

• Tripulante de Ambulância de Transporte (acreditação EA.TAT.08.09.2010);• Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (acreditação EA.SBV-D.09.02.2011);

A Helped Emergency, Lda., encontra-se devidamente au-torizada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional para ministrar o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores.

A Autoridade para as Condições do Trabalho certifica à Hel-ped Emergency, Lda. a homologação do curso de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho, com o Certi-ficado de Homologação nº 201104007, bem como o curso de Trabalhador Designado/ Representante do Empregador/ Representante dos Trabalhadores.

Os nossosCURSOS

5Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

SAÚDE

Os nossosCURSOS

S A Ú D E

6Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

OBJETIVO GERALDotar os formandos com conhecimentos, de modo a reconhecerem a existência de uma ví-tima e procederem de forma correta à sua abordagem e posterior intervenção, contribuindo assim para a estabilização e/ou diminuição da sua incapacidade e sofrimento.

DESTINATÁRIOSPopulação em geral e todos os que, pela sua atividade profissional, necessitem de adquirir conhecimentos nesta área.

DURAÇÃO E REGIMEOito (8) horas em regime presencial (horário laboral ou pós laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOPrincípios Gerais de Socorrismo; Perfil do Socorrista; Sistema Integrado de Emergência Mé-dica (SIEM); Exame da vítima; Reanimação Cardiorrespiratória; Desobstrução da Via aérea; Posição Lateral de Segurança (PLS); Hemorragias; Envenenamento/ Intoxicações; Feridas; Queimaduras; Fraturas; Noções Básicas das Emergências médicas mais comuns; Avaliação teórica.

S01. CURSO BÁSICO DE SOCORRISMO

OBJETIVO GERALDotar os formandos com conhecimentos, que lhes permitam reconhecer a existência de si-tuações de perigo de vida iminente, saber como e quando pedir ajuda e saber iniciar de ime-diato manobras que contribuam para a preservação da ventilação e da circulação.

DESTINATÁRIOSPopulação em geral e todos os que, pela sua atividade profissional, necessitem de adquirir competência técnica nesta área.

DURAÇÃO E REGIMECinco (5) horas em regime presencial (horário laboral ou pós laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOSistema Integrado de Emergência Médica (SIEM); Cadeia de Sobrevivência; Riscos para o reanimador; Suporte Básico de Vida - Adulto; Algoritmo de SBV - Adulto; Obstrução da Via Aérea - Adulto; Demonstração de caso - Adulto; Prática de SBV; Posição Lateral de Seguran-ça (PLS); Avaliação.

S02. SUPORTE BÁSICO DE VIDA

Os nossosCURSOS

S A Ú D E

7Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

OBJETIVO GERALDotar os formandos com as competências necessárias no âmbito da avaliação da vítima, realização de manobras de suporte básico de vida, imobilização e transporte de vítimas de doença súbita e/ou trauma.

DESTINATÁRIOSTripulantes de Ambulância de Transporte, população em geral e todos os que, pela sua ativi-dade profissional, necessitem de adquirir competência técnica nesta área.

DURAÇÃO E REGIMECinquenta (50) horas em regime presencial, sendo obrigatória a frequência de 95% da carga horária (horário laboral ou pós laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOSIEM; Anatomia e Fisiologia do Corpo Humano; Exame da Vítima (Primário e Secundário) e Oxigenoterapia; SBV-D; Hemorragias e Hipovolémia; Principais Conceitos de Traumatologia; Técnicas de Imobilização de Vítimas de Trauma; Apresentação do Kit Obstétrico; O Tripulante e a Ambulância; Avaliação Teórica e Prática.

S03. TRIPULANTE DE AMBULâNCIA DE TRANSPORTE

OBJETIVO GERALAdquirir as competências necessárias à correta prestação de primeiros socorros.

DESTINATÁRIOSPopulação em geral e todos os que, pela sua atividade profissional, necessitem de adquirir competência técnica nesta área.

DURAÇÃO E REGIMEVinte e uma (21) horas em regime presencial (horário laboral ou pós laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOSocorrismo - Conceitos Básicos; Cadeia de Sobrevivência; Sistema Integrado de Emergên-cia Médica (SIEM); Riscos para o reanimador; Algoritmo de Suporte Básico de Vida (SBV); Suporte Básico de Vida (SBV); Obstrução da Via Aérea (OVA); Demonstração de Casos; Práticas de SBV; Avaliação prática de SBV; Emergências Médicas/ Intoxicações; Princípios de Desinfeção e Assepsia; Traumatismos dos tecidos moles e hemorragias; Queimaduras; Traumatismos Osteo-articulares; Pensos e Ligaduras - práticas; Prática e Técnicas de imobi-lização e mobilização de doentes traumatizados; Avaliação teórica.

S04. PRIMEIROS SOCORROS

Os nossosCURSOS

S A Ú D E

8Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

OBJETIVO GERALHabilitar os formandos com a aquisição de competências necessárias à correta abordagem de uma vítima adulta em paragem cardiorrespiratória incluindo a utilização de um Desfibri-lhador Automático Externo (DAE).

DESTINATÁRIOSProfissionais de Saúde: Médicos, Enfermeiros, Tripulantes de Ambulância e Técnicos de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica. Leigos: Público em geral.

DURAÇÃO E REGIMESete (7) horas em regime presencial (não são permitidas faltas; horário laboral ou pós labo-ral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOCadeia de Sobrevivência; Algoritmo do Suporte Básico de Vida (SBV); Prática de SBV; Wor-kshop: Como funciona o DAE; Algoritmo de atuação com o DAE; Simulação de caso clínico; Caso Clínico I - Sucesso Imediato; Caso Clínico II - Choque não recomendado; Caso Clínico III - Insucesso; Caso Clínico IV - Sucesso tardio; Avaliação.

S05. SUPORTE BÁSICO DE VIDA COM DESFIBRILHAÇÃO AUTOMÁTICA ExTERNA

OBJETIVO GERALTransmitir conhecimentos gerais de primeira assistência em pediatria, de modo a permitir aos formandos a aquisição e domínio de técnicas simples de socorro que permitam a es-tabilização da (s) criança (s) doente (s), vítimas de doença súbita ou acidente. Fomentar comportamentos e atitudes adequados às diversas situações de emergência pediátrica que possam ocorrer.

DESTINATÁRIOSPais, avós, amas, baby-sitters, centros de ocupação de tempos livres, associações, edu-cadores de infância, auxiliares de ação educativa, professores e todos os interessados em adquirir técnicas de Socorrismo em Pediatria.

DURAÇÃO E REGIMEDezasseis (16) horas em regime presencial (horário laboral ou pós-laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOExame da Vitima pediátrica: geral, primário e secundário; Particularidades pediátricas: ana-tómicas, fisiológicas e psicológicas; Sinais e Sintomas de gravidade: falência respiratória iminente, falência circulatória iminente, falência iminente do SNC; Oxigenoterapia pediátri-ca; Suporte Básico de Vida pediátrico; Emergências médicas pediátricas: febre, convulsões, Obstrução da Via Aérea por corpo estranho, estridor laríngeo, asma, diarreia, desidratação, intoxicações, queimaduras, fraturas; Desobstrução da via aérea pediátrica; Suporte Básico de Vida em Neonatologia; Avaliação final.

S06. CURSO BÁSICO DE SOCORRISMO PEDIÁTRICO

Os nossosCURSOS

S A Ú D E

9Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

OBJETIVO GERALDotar os formandos com as competências necessárias no âmbito da avaliação e estabiliza-ção da vítima, realização de manobras de suporte básico de vida, imobilização e transporte de vítimas de doença súbita e/ou trauma.

DESTINATÁRIOSTripulantes de Ambulância de Transporte.

DURAÇÃO E REGIMEVinte e cinco (25) horas em regime presencial (horário laboral ou pós-laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOSuporte Básico de Vida Adulto e Desfibrilhação Automática Externa; Suporte Básico de Vida Pediátrico; Emergências Médicas e Parto Iminente; Técnicas de Trauma, Imobilização de Membros, Controlo de Hemorragias, Pensos e Ligaduras.

S07. RECERTIFICAÇÃO TRIPULANTE DE AMBULâNCIA DE TRANSPORTE

OBJETIVO GERALFormar e Sensibilizar o Profissional ou Cidadão na área Geriátrica.

DESTINATÁRIOSPopulação em geral e todos os que pela sua atividade profissional, necessitem de adquirir conhecimentos nesta área.

DURAÇÃO E REGIME200 (duzentas) horas em regime presencial, sendo obrigatória a frequência de 95% da carga horária (horário pós laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOCuidados Humanos Básicos - Higiene e Apresentação Pessoal; Cuidados Humanos Básicos - Alimentação e Mobilidade; Cuidados Básicos de Saúde - Socorrismo na Geriatria; Cuidados humanos Básicos - Dietética e Confecção dos alimentos; Psicologia Geriátrica.

S08. CURSO DE GERIATRIA

Os nossosCURSOS

S A Ú D E

10Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

OBJETIVO GERALPreparar os formandos para atuar em situações de agressão que envolvam pessoas com perturbações mentais, alcoolizadas, sob efeito de estupefacientes e outros tipos de pertur-bações, bem como em internamentos compulsivos e apoio às Autoridades de Segurança Pública.

DESTINATÁRIOSProfissionais de Saúde: Médicos, Enfermeiros, Tripulantes de Ambulância.Proteção Civil: Técnicos, Bombeiros, Policias, Militares.Sector Privado: Seguranças.

DURAÇÃO E REGIMEDezasseis (16) horas em regime presencial (horário laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOMódulo I • Resistência física

• Controle e domínio das articulações• Torções e Luxações

Módulo II • Imobilizações de indivíduos sob efeito de estupefacientes e distúrbios emocionais• Controle de domínios avançados• Técnicas de controlo com 1 a 4 operacionais• Equipes e formações táticas

Módulo III • Condução de indivíduos imobilizados• Saída de agarro e controlo de agressor• Pontos de pressão e de dor• Estratégia de desarme e controlo de agressor

Módulo IV • Imobilizações em ambientes confinados• Controle emocional• Simulações de diversas situações e cenários

S09. TécnicaS de imobilizaçõeS em ambienTeS hoSTiS (nível báSico)

Os nossosCURSOS

S A Ú D E

11Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

OBJETIVO GERALO Programa Nacional de Controlo de Infeção (PNCI) foi criado por Despacho do Diretor Geral da Saúde, em 14 de Maio de 1999 com o objetivo de estimular as atividades de controlo de infeção nas Instituições de Saúde e utilizar o controlo de infeção como indicador de quali-dade dos cuidados prestados. Neste contexto, a Helped Emergency desenvolveu esta ação de formação com o objetivo de transmitir o conjunto de precauções básicas na prevenção e controlo da infeção, dotando os formandos com conhecimentos, que lhes permitam reconhe-cer a existência de situações de infeção e identificarem as precauções básicas de higiene e segurança a adotar.

DESTINATÁRIOSProfissionais de Saúde e Auxiliares de Ação Médica.

DURAÇÃO E REGIMEQuatro (4) horas em regime presencial (horário laboral ou pós-laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOOs diferentes Exames Auxiliares de Diagnóstico (EAD); Conceitos Básicos de assepsia e de higiene hospitalar; Doenças Infetocontagiosas e grupos de risco; A importância da higieniza-ção das mãos; Medidas elementares de controlo da infeção; Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s); Triagem de Resíduos.

S10. MELHORES PRÁTICAS PARA O CONTROLO DA INFEÇÃO

OBJETIVO GERALHabilitar os formandos com a aquisição de competências necessárias à correta abordagem de uma vítima adulta em paragem cardiorespiratória incluindo a utilização de um Desfibrilhador Automático Externo (DAE).

DESTINATÁRIOSProfissionais de Saúde: Médicos, Enfermeiros, Tripulantes de Ambulân-cia e Técnicos de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica.Leigos: População em geral.

DURAÇÃO E REGIMESeis (6) horas em regime presencial (não são permitidas faltas; horário laboral ou fim de semana).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOObservação primária SBV; SBV para adultos; Desfibrilhação Automática Externa (DAE); SBV pediátrico; Cadeia de sobrevivência; PCR adultos e crianças, com 1 e 2 elementos; Técnica de Desfibrilhação Automática Externa (DAE); RPCR lactentes; Técnica de ventilação de res-gate; Desobstrução da via aérea; Situações especiais.

S12. blS - american hearT aSSociaTion (aha)

Os nossosCURSOS

S A Ú D E

12Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

OBJETIVO GERALProporcionar o ensino e treino das competências necessárias à correta abordagem de uma vítima em paragem cardiorrespiratória (PCR).

DESTINATÁRIOSProfissionais de Saúde: Médicos, Enfermeiros.

DURAÇÃO E REGIMEDezasseis (16) horas em regime presencial (não são permitidas faltas; horário laboral ou fim de semana).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOObservação primária SBV; Observação secundária SAVC; Dinâmica da Equipa de Reani-mação; Casos Clínicos em SAVC; Paragem Respiratória, com pulso; FV tratada com PCR e DAE; FV/TV, sem pulso; Assistolia; Actividade eléctrica sem pulso; Síndromas Coronários Agudos; Bradicárdia; Taquicárdia estável e instável; AVC isquémico agudo; Técnica de venti-lação de resgate; Desobstrução da via aérea; Situações especiais.

S13. Savc - american hearT aSSociaTion (aha)

Os nossosCURSOS

13Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

SEGURANÇAE SAÚDE DO

TRABALHO

Os nossosCURSOS

S E G U R A N Ç A E S A Ú D E D O T R A B A L H O

14Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

OBJETIVO GERALNo final da formação os formandos deverão estar aptos a identificar as principais alterações legislativas no âmbito da Segurança Contra Incêndio em Edifícios, bem como ser capazes de identificar quais as exigências legais a garantir no decurso de exploração dos edifícios.

DESTINATÁRIOSEsta ação de formação destina-se a todos os técnicos envolvidos no processo construtivo e de manutenção dos edifícios, que pretendam adquirir conhecimentos técnicos na área da Segurança Contra Incêndio em Edifícios.

DURAÇÃO E REGIMEOito (8) horas em regime presencial (horário laboral ou pós laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICORegime Jurídico de SCIE - enquadramento geral; Utilizações-tipo e classificação de risco; As condições exteriores comuns; As condições de comportamento ao fogo, isolamento e Prote-ção; As condições de evacuação; Revisão e Avaliação; As instalações Técnicas na SCIE; Si-nalização e iluminação de segurança; Sistemas automáticos de deteção; Controlo de fumos; Meios de extinção; As condições de auto-proteção; Revisão e avaliação.

SST01. Segurança conTra incêndio em edifícioS

OBJETIVO GERALEfetuar intervenções de combate a incêndios que despoletem no respetivo posto de trabalho; Utilizar e manusear, seguindo as normas de segurança, extintores e agulhetas, em ações de combate a incêndio no respetivo posto de trabalho.

DESTINATÁRIOSFuncionários e colaboradores das entidades exploradoras dos espaços afetos às utilizações-tipo; Todos os elementos com atribuições previstas nas atividades de auto-proteção.

DURAÇÃO E REGIMEQuatro (4) horas em regime presencial (horário laboral ou pós laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOFenomenologia da combustão; Classes de Fogo; Agentes Extintores; Métodos de Extinção; Técnicas de combate a incêndios com extintores e mangueiras; Prática de combate a incên-dio com extintores; Prática de combate a incêndio com agulheta (quando aplicável ao local).

SST02. SENSIBILIzAÇÃO PARA A SEGURANÇA E UTILIzAÇÃO DE AGENTES ExTINTORES

Os nossosCURSOS

S E G U R A N Ç A E S A Ú D E D O T R A B A L H O

15Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

OBJETIVO GERALHabilitar os formandos com conhecimentos, teóricos e práticos, que lhes permitam adquirir as competências necessárias à realização do exame VCA Básico com sucesso e a desenvol-verem a sua atividade profissional em segurança.

DESTINATÁRIOSTrabalhadores que desenvolvam atividades de risco elevado, em países onde seja obrigató-rio o certificado VCA.

DURAÇÃO E REGIMEDezasseis (16) horas em regime presencial (horário laboral ou pós laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOLegislação de Segurança e Saúde; Perigos, Riscos e sua Prevenção; Acidentes - causas e prevenção; Comportamento de Segurança; Direitos, obrigações e reuniões de trabalho; Procedimentos, instruções de trabalho e sinalização; Preparação para a emergência; Subs-tâncias Perigosas; Incêndios e Explosões; Máquinas e Equipamentos; Atividades específi-cas; Eletricidade e Radiação; Ergonomia; Equipamento de Proteção individual; Exame VCA Básico.

SST03. VCA BÁSICO

OBJETIVO GERALHabilitar os formandos com conhecimentos, teóricos e práticos, que lhes permitam adquirir as competências necessárias à realização do exame VCA Supervisor com sucesso e a de-senvolverem a sua atividade profissional em segurança.

DESTINATÁRIOSSupervisores que desenvolvam atividades de risco elevado, em países onde seja obrigatório o certificado VCA.

DURAÇÃO E REGIMEDezasseis (16) horas em regime presencial (horário laboral ou pós laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOLegislation; Risks and approach; Accidents and disaster; Role of the Supervisors; Hazardous Substances; Fire and explosions; Tools and Machines; Electricity and radiation; Hoisting and lifting; Working at height; Working at dangerous locations; Ergonomics; Personal protective equipment; Exame VCA Supervisor (em inglês).

SST04. VCA SUPERVISOR

Os nossosCURSOS

S E G U R A N Ç A E S A Ú D E D O T R A B A L H O

16Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

OBJETIVO GERALNo final da formação os formandos estarão aptos a realizar operações de manobra de equi-pamentos em segurança, eliminando os riscos devido às operações incorretas dos mesmos.

DESTINATÁRIOSManobradores de Equipamentos de Elevação de Cargas (Grua móvel, grua torre, guindaste, pórticos, pontes rolantes, multi-carregadora telescópica, plataformas, etc.).

DURAÇÃO E REGIMEOito (8) horas em regime presencial (horário laboral ou pós laboral), para cada tipo de equi-pamento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOGeneralidades; Tipologias; Centro de gravidade e de estabilidade do equipamento; Movi-mentação de Cargas; Manutenção; Prática Simulada em contexto de trabalho; Avaliação.

SST05. MANOBRADORES DE EqUIPAMENTOS DE ELEVAÇÃO DE CARGAS

OBJETIVO GERALNo final da formação os formandos estarão aptos a realizar operações de manobra de equi-pamentos em segurança, eliminando os riscos devido às operações incorretas dos mesmos.

DESTINATÁRIOSManobradores de Equipamentos de Movimentação de Terras (retroescavadora, mini retroes-cavadora, escavadora e mini escavadora rastos/rodas, carregadora rastos/rodas e mini car-regadora, camião rígido e articulado, fresadora, cilindro compactador de asfaltos e solos, tractor de rastos e motoniveladora).

DURAÇÃO E REGIMEOito (8) horas em regime presencial (horário laboral ou pós laboral), para cada tipo de equi-pamento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOGeneralidades; Tipologias; Centro de gravidade e de estabilidade do equipamento; Movi-mentação de Terras; Manutenção; Prática Simulada em contexto de trabalho; Avaliação.

SST06. MANOBRADORES DE EqUIPAMENTOS DE MOVIMENTAÇÃO DE TERRAS

Os nossosCURSOS

S E G U R A N Ç A E S A Ú D E D O T R A B A L H O

17Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

OBJETIVO GERALNo final da formação os formandos estarão aptos a identificar as prescrições mínimas de segurança e saúde para os trabalhadores relacionados com a utilização de máquinas e equi-pamentos.

DESTINATÁRIOSTécnicos Superiores e Técnicos de SHST, Responsáveis pela Gestão da Segurança nas em-presas e consultores. Todos os interessados que pretendam atualizar ou aprofundar os seus conhecimentos nesta matéria.

DURAÇÃO E REGIMEOito (8) horas em regime presencial (horário laboral ou pós laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOLegislação - Decreto-Lei nº 50/2005 de 25 de Fevereiro; Legislação - Decreto-Lei nº 103/2008 de 24 de Junho; Aplicabilidade na empresa; Obrigações do Empregador e do Trabalhador; Riscos relacionados com os equipamentos de trabalho; Riscos relacionados com a utilização de máquinas; Regras gerais de utilização de equipamentos e máquinas; Verificações Perió-dicas e Extraordinárias; Medidas de prevenção dos riscos profissionais; Manutenção; Listas de verificação; Relatório de Verificação; Casos de estudo.

SST07. SEGURANÇA DE MÁqUINAS E EqUIPAMENTOS

OBJETIVO GERALNo final da formação os formandos estarão aptos a identificar o quadro legal aplicável em matéria de Segurança e Saúde do trabalho e a definir metodologias para avaliação da sua conformidade, reconhecendo as responsabilidades inerentes à estruturação dos Sistemas de Prevenção.

DESTINATÁRIOSTécnicos Superiores e Técnicos de SHST, Responsáveis pela Gestão da Segurança nas em-presas e consultores. Todos os interessados que pretendam atualizar ou aprofundar os seus conhecimentos nesta matéria.

DURAÇÃO E REGIMEOito (8) horas em regime presencial (horário laboral ou pós laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOEnquadramento Legal - Comunitário e Nacional; Regime Jurídico da Promoção e Prevenção da SST - Lei 102/2009 de 10 de Setembro; Modelos de Organização e Funcionamento dos Serviços de SHST; Legislação específica de âmbito setorial; Regime de Reparação de aci-dentes de trabalho e doenças profissionais (Lei nº 98/2009 de 4 de Setembro); Promoção e Vigilância da Saúde dos Trabalhadores; Formação, informação e comunicação em SHST; Organização e aplicação de listas de verificação; Comunicações e autorizações obrigatórias à ACT; Casos de estudo.

SST08. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL à SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO

Os nossosCURSOS

S E G U R A N Ç A E S A Ú D E D O T R A B A L H O

18Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

OBJETIVO GERALNo final da formação os formandos estarão aptos a identificar os perigos e riscos no seu local de trabalho e a adotar medidas de boas práticas de segurança.

DESTINATÁRIOSPúblico em geral.

DURAÇÃO E REGIMEOito (8) horas em regime presencial (horário laboral ou pós laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOEnquadramento Legal - Comunitário e Nacional; Conceitos Básicos de Segurança e Saúde do Trabalho; Promoção e vigilância da saúde dos trabalhadores; Riscos profissionais asso-ciados a cada função; Técnicas de prevenção de riscos profissionais; Ergonomia; Sinalização de Segurança; Como atuar em emergências e evacuação; Equipamentos de Proteção Indivi-dual; Gestão da segurança e saúde do trabalho.

SST09. PROMOÇÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO

OBJETIVO GERALReconhecer e aplicar a legislação de segurança, higiene e saúde no trabalho; Reconhecer a importância da segurança e higiene no trabalho como fator de promoção de qualidade de vida. Noção de Cultura de Segurança de forma a identificar, prevenir e minimizar os riscos a que estão sujeitos no local de trabalho.

DESTINATÁRIOSColaboradores, com responsabilidades ao nível da Segurança e Higiene do Trabalho, de em-presas cuja atividade não seja de risco elevado (art.º213 Lei nº 35/2004).

DURAÇÃO E REGIMETrinta e cinco (35) horas em regime presencial (horário laboral ou pós laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOMódulo I • Conceitos Básicos de Segurança, Higiene e Saúde no trabalho

Módulo II • Riscos Gerais e a sua prevenção

Módulo III • Elementos Básicos de gestão da prevenção de riscos profissionais

Módulo IV • Riscos específicos e sua prevenção no respetivo setor de atividade da empresa

Módulo V • Avaliação

SST10. TRABALHADOR DESIGNADO/ REPRESENTANTE DOS TRABALHADORES

Os nossosCURSOS

S E G U R A N Ç A E S A Ú D E D O T R A B A L H O

19Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

OBJETIVO GERALA formação de profissionais com responsabilidades na área da Segurança e Higiene no Tra-balho, capacitando-os com os conhecimentos e competências necessárias ao exercício da profissão de Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho (Decreto-Lei 110/2000 de 30 de Junho), ou seja, desenvolver, coordenar e controlar as atividades de prevenção e de proteção contra riscos profissionais.

DESTINATÁRIOSLicenciados ou Bacharéis de todas as áreas de formação.

DURAÇÃO E REGIMEQuinhentas e oitenta e oito horas (588) das quais quatrocentas e sessenta e oito horas (468) horas em regime presencial (5ª e 6ª feira das 18h30 às 22h30 e Sábados das 9h00 às 18h00) e cento e vinte (120) horas em contexto real de trabalho.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOLegislação, Regulamentos e Normas sobre Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho; Gestão das Organizações; Gestão da Prevenção; Conceção e Gestão da Formação; Técnicas de Informação, de Comunicação e de Negociação; Noções de Estatística e Fiabilidade; Psi-cossociologia do Trabalho; Higiene do Trabalho; Avaliação de Riscos Profissionais; Controlo de Riscos Profissionais; Segurança do Trabalho; Ergonomia; Organização da Emergência; Primeiros Socorros; Sistemas de Gestão da SHST e Auditorias Internas; Projeto Final em Contexto Real de Trabalho.

SST11. TéCNICO SUPERIOR DE SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO

OBJETIVO GERALReconhecer a importância da segurança no trabalho em altura e estabelecer uma Cultura de Segurança de forma a identificar, prevenir e minimizar os riscos a que estão sujeitos no local de trabalho e na execução das funções diárias..

DESTINATÁRIOSTodos os trabalhadores que executem trabalhos em altura. Técnicos e Técnicos Superiores de SHST.

DURAÇÃO E REGIMEOito (8) horas em regime presencial (horário laboral ou pós laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOEnquadramento legal; Escadas, Andaimes, Plataforma e Posicionamento por Cordas; Riscos Elétricos; Manuseamento de Cargas; Verificações Periódicas; Sinais de Comando e Diagra-ma de Cargas; EPI (Equipamento de Proteção Individual); Prática Simulada em Contexto de Trabalho.

SST12. TRABALHOS EM ALTURA

Os nossosCURSOS

S E G U R A N Ç A E S A Ú D E D O T R A B A L H O

20Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

OBJETIVO GERALNo final da formação os formandos estarão aptos a identificar as soluções ergonómicas apli-cáveis no seu posto de trabalho, reconhecendo as posturas incorretas e a melhor forma de as prevenir.

DESTINATÁRIOSPúblico em geral.

DURAÇÃO E REGIMEOito (8) horas em regime presencial (horário laboral ou pós laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOEvolução Histórica da Ergonomia; Conceitos de Ergonomia, Fisiologia e Antropometria; Base da ergonomia para a Análise Ergonómica do Trabalho; Interface Homem-Máquina; Ergono-mia dos postos de Trabalho; Ergonomia dos Equipamentos de Trabalho; Fatores Ambientais; Casos práticos e casos de estudo (aplicados aos postos de trabalho da empresa); Avaliação.

SST13. ERGONOMIA

Os nossosCURSOS

21Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

qUALIDADEAMBIENTE

SEGURANÇA

Os nossosCURSOS

q U A L I D A D E / A M B I E N T E / S E G U R A N Ç A

22Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

OBJETIVO GERALAquisição de conhecimentos sobre os requisitos do Referencial Normativo ISO 9001:2008 com vista à implementação, certificação e manutenção de um Sistema de Gestão de Quali-dade.

DESTINATÁRIOSProfissionais e Estudantes com necessidade de formação no âmbito da Qualidade Empre-sarial.

DURAÇÃO E REGIMEDezasseis (16) horas em regime presencial (horário laboral ou pós laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOMódulo I Enquadramento Normativo:

• O Referencial Normativo ISO 9001:2008• Normas da série ISO 9000• Princípios e importância de um Sistema de Gestão da Qualidade

Módulo II Requisitos Gerais:• Responsabilidade da Gestão: Política da Qualidade; objetivos da Qualidade, respon-sabilidade, autoridade e comunicação; Revisão pela Gestão• Gestão de Recursos: RH e Formação; Infraestruturas; Ambiente de Trabalho• Realização do Produto: Planeamento; Processos relacionados com o cliente; Conce-ção e desenvolvimento; Compras; Produção e Fornecimento de Produtos; Controlo dos Equipamentos de Monitorização e Medição (EMM´s)• Análise e melhoria: Auditorias Internas; Satisfação do Cliente; Acompanhamento e monitorização; Melhoria Continua

Módulo III Implementação e Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade

eeo01. geSTão da Qualidade - iSo 9001:2008

Os nossosCURSOS

q U A L I D A D E / A M B I E N T E / S E G U R A N Ç A

23Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

OBJETIVO GERALAquisição de conhecimentos sobre os requisitos do Referencial Normativo ISO 14001:2004 com vista à implementação, certificação e manutenção de um Sistema de Gestão Ambiental.

DESTINATÁRIOSProfissionais e Estudantes com necessidade de formação no âmbito da Gestão Ambiental.

DURAÇÃO E REGIMEDezasseis (16) horas em regime presencial (horário laboral ou pós laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOMódulo I Enquadramento Normativo:

• O Referencial Normativo ISO 14001:2004• Normas da série ISO 14000• Princípios e importância de um Sistema de Gestão Ambiental

Módulo II Requisitos Gerais:• Politica Ambiental• Aspetos Ambientais• Requisitos Legais e Outros• Objetivos e Programas• Implementação e Operação• RH e Formação• Comunicação• Documentação e controlo• Controlo operacional• Planos de Emergência• Comprovação e Ação Corretiva• Acompanhamento e medição• Avaliação do cumprimento legal• Não-conformidade, ação corretiva e Preventiva• Controlo de Registos• Auditorias internas• Responsabilidades da Gestão

Módulo III Implementação e Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade

eeo02. geSTão ambienTal - iSo 14001:2004

Os nossosCURSOS

q U A L I D A D E / A M B I E N T E / S E G U R A N Ç A

24Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

OBJETIVO GERALAquisição de conhecimentos sobre os requisitos do Referencial Normativo internacional OH-SAS 18001:2007 com vista à implementação, certificação e manutenção de um Sistema de Gestão da SST.

DESTINATÁRIOSProfissionais e Estudantes com necessidade de formação no âmbito da Gestão Ambiental.

DURAÇÃO E REGIMEDezasseis (16) horas em regime presencial (horário laboral ou pós laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOMódulo I Enquadramento Normativo:

• O Referencial Normativo OHSAS 18001:2007• Princípios e importância de um Sistema de Gestão da SST

Módulo II Requisitos Gerais:• Principais Conceitos e Definições• Política de SST• Riscos Laborais, requisitos e objetivos• Identificação e avaliação de riscos laborais• Requisitos legais e outros requisitos• Objetivos, metas e programas• Definição da estrutura e procedimentos de atuação• Estrutura e responsabilidades• Formação e sensibilização• Comunicação e consulta• Documentação do Sistema de Gestão de SHT e seu Controlo• Controlo operacional• Tipos de controlo operacional• Planos de emergência e capacidade de resposta• Não conformidade, ação corretiva e ação preventiva, acidentes e incidentes• Controlo de registos• Auditorias internas• Revisão do Sistema pela Direção

Módulo III Implementação e Certificação do Sistema de Gestão de SST

eeo03. geSTão da SST - ohSaS 18001:2007

Os nossosCURSOS

q U A L I D A D E / A M B I E N T E / S E G U R A N Ç A

25Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

OBJETIVO GERALAquisição de conhecimentos sobre os diferentes tipos de resíduos e os impactes ambientais relativos à produção de resíduos relacionados com a sua atividade. Os formandos deverão saber identificar o destino final de cada tipo de resíduo produzido na sua atividade bem como a organização de um Sistema de Gestão de Resíduos.

DESTINATÁRIOSResponsáveis pelas áreas de Ambiente, quadros médios e superiores de empresas produ-toras de resíduos.

DURAÇÃO E REGIMEOito (8) horas em regime presencial (horário laboral ou pós laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOTipos de Resíduos; Classificação de Resíduos; Conceitos de Gestão de Resíduos; Destino Final dos resíduos produzidos; Requisitos Legais aplicáveis à Produção de Resíduos.

eeo04. geSTão de reSíduoS

Os nossosCURSOS

26Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

PSICOLOGIA DASORGANIzAÇÕES

Os nossosCURSOS

P S I C O L O G I A D A S O R G A N I z A Ç Õ E S

27Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

OBJETIVO GERALHabilitar os formandos com conhecimentos, teóricos e práticos, que lhes permitam adquirir as competências necessárias à correta prevenção, análise e resolução de problemas.

DESTINATÁRIOSPessoas que queiram desenvolver competências de análise e resolução de problemas no seu quotidiano.

DURAÇÃO E REGIMEOito (8) horas em regime presencial (horário laboral ou pós laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOPrevenção e minimização de problemas; Trabalho em equipa; Antecipação e Planeamento; A origem do problema; Resolução ativa de problemas; Taxonomia na resolução de problemas; Análise da situação; A tomada de decisão; Avaliação das consequências.

PO01. ANÁLISE E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

OBJETIVO GERALHabilitar os formandos com conhecimentos, teóricos e práticos, que lhes permitam adquirir competências de Comunicação Eficaz e de Gestão de Conflitos.

DESTINATÁRIOSPessoas que queiram desenvolver competências de Comunicação Assertiva e de Gestão de Conflitos.

DURAÇÃO E REGIMEOito (8) horas em regime presencial (horário laboral ou pós laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOA inteligência emocional; O impacto das emoções nas atitudes; Competências pessoais e sociais; A comunicação interpessoal e os canais de comunicação; Barreiras à comunicação; Atitudes e Estilos de Comunicação; A comunicação assertiva; O conflito: definição e tipolo-gia; Formas básicas de atuação; Técnicas de Gestão de Conflito; A negociação.

PO02. ASSERTIVIDADE E GESTÃO DE CONFLITOS

Os nossosCURSOS

P S I C O L O G I A D A S O R G A N I z A Ç Õ E S

28Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

OBJETIVO GERALHabilitar os formandos com conhecimentos, teóricos e práticos, que lhes permitam adquirir competências básicas de Comunicação Eficaz e de Gestão de Conflitos.

DESTINATÁRIOSPessoas que queiram desenvolver competências de Gestão de Conflitos.

DURAÇÃO E REGIMEOito (8) horas em regime presencial (horário laboral ou pós laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOA comunicação interpessoal e os canais de comunicação; Barreiras à comunicação; Atitudes e estilos de comunicação; A comunicação assertiva; O conflito: definição e tipologia; Formas básicas de atuação; Técnicas de Gestão de Conflito; A negociação.

PO03. GESTÃO DE CONFLITOS

OBJETIVO GERALHabilitar os formandos com conhecimentos, teóricos e práticos, que lhes permitam adquirir competências de Gestão de Stress.

DESTINATÁRIOSPessoas que queiram desenvolver competências de Gestão de Stress.

DURAÇÃO E REGIMEOito (8) horas em regime presencial (horário laboral ou pós laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOO Stress: causas e fatores; Stress positivo vs Stress negativo; Stress pessoal vs Stress pro-fissional; Sinais e Sintomas de Stress; Técnicas de Gestão de Stress; Técnicas de Relaxa-mento; Hábitos e Estilos de vida; A mudança.

PO04. GESTÃO DE STRESS

Os nossosCURSOS

P S I C O L O G I A D A S O R G A N I z A Ç Õ E S

29Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

OBJETIVO GERALHabilitar os formandos com conhecimentos que lhes permitam adquirir competências essen-ciais para planificar o seu trabalho e para gerir o tempo de forma mais eficaz.

DESTINATÁRIOSPessoas que queiram desenvolver competências na Organização do Trabalho e na Gestão do seu Tempo.

DURAÇÃO E REGIMEOito (8) horas em regime presencial (horário laboral ou pós laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOAuto-avaliação da gestão de tempo; O ritmo de atividade e produtividade; Vida pessoal vs vida profissional; Fatores e indicadores de desperdício de tempo; Barreiras à comunicação; Leis e princípios da gestão de tempo; Planificação e Gestão de agenda/ tarefas; Definição de objetivos; Gestão de prioridades; Trabalho em equipa.

PO05. GESTÃO DE TEMPO E ORGANIzAÇÃO DO TRABALHO

OBJETIVO GERALTreinar os participantes com ferramentas (conhecimentos) que lhes permitam desenvolver os bons hábitos de preparação e condução de reuniões.

DESTINATÁRIOSPessoas que queiram gerir melhor o tempo que passam em reuniões, garantindo uma maior eficácia de resultados.

DURAÇÃO E REGIMEDezasseis (16) horas em regime presencial (horário laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOCondução de reuniões de trabalho - the big Picture; Tipologia de reuniões; Vantagens, des-vantagens e riscos de reuniões; Reuniões bem geridas; Gerar e gerir a participação; Fases da reunião; Role Play - A condução de Reuniões.No segundo dia de formação os participantes partilham experiências em condução de reu-niões, clarificam as suas principais dificuldades e realização simulações com vista a aprofun-dar e treinar os conceitos e processos apreendidos. Nestes exercícios são sempre privilegia-das as situações que correspondam ao dia-a-dia dos participantes.

P06. PREPARAÇÃO E CONDUÇÃO DE REUNIÕES

Os nossosCURSOS

30Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

EDUCAÇÃO

Os nossosCURSOS

E D U C A Ç Ã O

31Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

OBJETIVO GERALSituar o papel do formador no sistema onde se desenvolve a sua atividade e definir o respe-tivo perfil de competências desejável.O formando deverá ser capaz de preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação tendo em conta a facilitação do processo de aprendizagem pela seleção e aplicação dos métodos, técnicas e meios pedagógicos mais adequados e a operacionalização da formação pela defi-nição de objetivos e pelo controlo de resultados, bem como auto-avaliar o desempenho face ao perfil de competências desejado.

DESTINATÁRIOSLicenciados de qualquer área de formação (preferencialmente) ou candidato de grau escolar adequado para detentores de competências de natureza mais operativa, desde que tenha uma experiência profissional no mínimo de cinco anos.

DURAÇÃO E REGIMENoventa (90) horas em regime presencial (horário laboral ou pós laboral), sendo obrigatória a frequência de 95% da carga horária.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOFormador: Sistema; Simulação Pedagógica Inicial; Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação; Metodologias e Estratégias Pedagógicas; Operacionalização da Formação: do Plano à Ação; Recursos Didáticos e Multimédia; Plataformas Colaborativas de Aprendiza-gem; Avaliação da Formação e das Aprendizagens; Simulação Pedagógica Final.

E01. FORMAÇÃO PEDAGóGICA INICIAL DE FORMADORES

Os nossosCURSOS

32Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

SEGURANÇAALIMENTAR

Os nossosCURSOS

S E G U R A N Ç A A L I M E N TA R

33Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

OBJETIVO GERALAdquirir conhecimentos para o cumprimento de regras de higiene e segurança alimentar adequadas numa unidade alimentar.

DESTINATÁRIOSResponsáveis e operadores do setor Alimentar: restauração pública e coletiva, pastelarias e cafés, hotelaria, catering, industria e distribuição.

DURAÇÃO E REGIMEOito (8) horas em regime presencial (horário laboral ou pós-laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOO Código de Boas Práticas de Higiene e de Fabrico; Conceitos de Higiene e de Segurança Alimentar; Noções Básicas de Microbiologia Alimentar; Instalações: controlo de pragas, qua-lidade da água; Equipamento de Fabrico; Higiene Pessoal; Receção, armazenamento, ma-nuseamento, conservação e transporte de alimentos; Resíduos/ Lixo - limpeza e desinfeção; Identificação e rastreabilidade; Conceito de autocontrolo.

SA01. BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR

OBJETIVO GERALFicar apto a elaborar um sistema de segurança alimentar, baseado na metodologia do siste-ma HACCP - Análise dos Perigos e Controlo de Pontos Críticos, tendo em vista a sua certi-ficação.

DESTINATÁRIOSQuadros superiores e médios das indústrias alimentares, de organismos oficiais, respon-sáveis pelo sistema de gestão da qualidade, responsáveis pelo controlo de qualidade de alimentos e de laboratórios de análise de produtos alimentares.

DURAÇÃO E REGIMEDezasseis (16) horas em regime presencial (horário laboral ou pós-laboral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICOAbordagem à Segurança Alimentar; Pré-Requisitos ao Sistema HACCP; Requisitos do Sis-tema HACCP; Elaboração do Sistema HACCP para Certificação; Verificação e Validação de Planos HACCP; Integração entre o Sistema HACCP e as Normas da família ISO 9001.

Sa02. implemenTação de SiSTemaS de Segurança alimenTar (haccp)

O nossoPROGRAMA

34Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

PROGRAMANACIONAL DE

DESFIBRILHAÇÃOAUTOMÁTICA

ExTERNA

O nossoPROGRAMA

P N D A E

35Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

O Decreto-Lei 188/2009 de 12 de Agosto veio regulamentar pela primeira vez na ordem jurídica portuguesa a utilização de Desfibrilhadores Automáticos Externos em locais públicos por leigos, desde que devidamente formados por entidades reco-nhecidas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e integrados num programa de DAE.

O Decreto-Lei n.º 184/2012, que procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 188/2009 de 12 de Agosto torna obrigatória a instalação de equipamentos de desfibrilhação automática ex-terna em locais de acesso público, nomeadamente:

- Estabelecimentos de comércio a retalho, isoladamente considerados ou inseridos em con-juntos comerciais, que tenham uma área de venda igual ou superior a 2.000 m2;

- Conjuntos comerciais que tenham uma área bruta locável igual ou superior a 8.000 m2;

- Aeroportos e portos comerciais;

- Estações ferroviárias, de metro e de camionagem com fluxo médio diário superior a 10.000 passageiros;

- Recintos desportivos, de lazer e de recreio com lotação superior a 5.000 pessoas.Atualmente, a Helped Emergency, lda. está em condições de oferecer uma solução inte-grada, ou seja, comercializamos, instalamos e fazemos a manutenção dos equipamentos (DAE’s), formamos e certificamos os operacionais de DAE, licenciamos o Programa de DAE junto do INEM, IP e por fim concluímos com a Auditoria e Controlo Médico do Programa de DAE, durante o período vigente da validade da formação/programa (5 anos).

Numa situação de paragem cardiorrespiratória (PCR) e na impossibilidade de ter um médico em cada local, muitas vidas podem ser salvas se as pessoas em redor ligarem 112, e se devidamente formados/treinados, iniciarem Suporte Básico de Vida (SBV) e providenciarem Desfibrilhação Auto-mática Externa, em poucos minutos. Isto só é pos-sível, se o acesso à desfibrilhação for facilitado através da colocação de desfibrilhadores em locais frequentados por colaboradores das empresas, ins-titutos, associações e público em geral.

A probabilidade de sobrevivência é tanto maior quanto menor o intervalo entre a fibrilhação ventri-cular e a desfibrilhação. A taxa de sucesso atinge os 98% quando a desfibrilhação ocorre no primeiro minuto, diminuindo à razão de 7 a 10% por minuto até ser menor do que 5% depois de 12 minutos de paragem.

PROGRAMAPROGRAMA

As nossasSOLUÇÕES

S O L U Ç Ã O R E L AT ó R I O Ú N I C O

36Helped Emergency | Formação | Janeiro 2014

A formação inicial e contínua dos trabalhadores constitui uma obrigatoriedade legal da em-presa, tendo cada trabalhador, em cada ano, direito a 35 horas de formação ou um propor-cional de horas relativamente ao tempo de contrato nesse ano.

Esta formação deve ter um conteúdo programático adequado à função de cada trabalhador e respetivas atividades, bem como conteúdos de ordem geral, como a Segurança e Saúde do Trabalho.

A Helped Emergency, lda. disponibiliza uma solução integrada de gestão das 35 horas de formação, adequando os temas às reais necessidades de cada empresa e respetivos cola-boradores.

35 HORAS DE FORMAÇÃO

CONTACTOS

MORADARua Soldado Luís, nº1-A2855-154 CorroiosPORTUGAL

TELEFONE E FAXT: 707 452 452F: 212 970 085

WEBSITEhttp://www.helped.pt/emergency

[email protected]