catalogação revisitada

109
CATALOGAÇÃO REVISITADA história e contemporaneidade Pl Pl ácida L. V. Amorim da Costa ácida L. V. Amorim da Costa Santos Santos PPGCI-FFC/Unesp PPGCI-FFC/Unesp

Upload: placida-santos

Post on 14-Nov-2014

1.862 views

Category:

Education


5 download

DESCRIPTION

A Catalogação e a construção de formas de representação de conteúdos em ambientes informacionais digitais. RDA em foco.

TRANSCRIPT

Page 1: Catalogação Revisitada

CATALOGAÇÃO REVISITADAhistória e contemporaneidade

PlPlácida L. V. Amorim da Costaácida L. V. Amorim da Costa SantosSantosPPGCI-FFC/UnespPPGCI-FFC/Unesp

Page 2: Catalogação Revisitada

Catalogação; formatos de intercâmbio de dados;AACR2r, RDA, FRBR…;presenciar o processo de CatalogaçãoAutomatizada no Brasil;perceber a importância doprocesso de Catalogaçãona base estrutural da automaçãode bibliotecas; orientações de pesquisa, projetos financiados...Foram a motivação para buscar as respostas para o que meinquietava na graduação

Catalogação não deve ser só isso...Datilografar fichas deve ter sido em algum momento oresultado de uma atividade inteligente...

Page 3: Catalogação Revisitada

A geração, o fluxo e o uso de informações, nos dias atuais,foram transformados pelas tecnologias de informação ecomunicação (TIC), que alteraram os processos de tratamento,organização, armazenamento, recuperação, disseminação, uso ereuso e preservação da informação.

A descrição de recursos para arecuperação da informaçãocaracteriza-se por uma estrutura decomplexidade que a conduz para umtratamento específico, a partir de formas de representação e douso das tecnologias disponíveis para o instanciamento e apersistência de dados e informações que garantirão acesso aosrecursos disponíveis.

Page 4: Catalogação Revisitada

CatalogAção Revisitada

Proposta de ação de tornar a visitar e avisitar muitas vezes os princípios e conceitos

da Catalogação em função de novos contextos.Jogar luz sobre a evolução dos ambientes

informacionais onde se aplicam os métodos e oprocesso de construção de formas de representação, a partir da

crença da impossibilidade de deixar de fazer um movimento paradentro e para trás, ao pensar nas matrizes que moldaram o processo e o

lugar da Catalogação nos ambientes informacionais.

O convite então, para revisitar os caminhos e os métodos deconstrução da Catalogação, rever padrões e ensaiar a

projeção de seu futuro.

Page 5: Catalogação Revisitada

Explicitar a inteligência instalada na Catalogação desdeseus primeiros exercícios de aplicaçãoApresentar o seu papel no planejamento e na modelagemde catálogosDemonstrar a Catalogação como uma estruturaintangível no ambiente informacional, proporcionadoradas estruturas tangíveis do sistema, camada essa que évisível e acessível aos usuários

Page 6: Catalogação Revisitada

as unidades de documentaçãoprocuraram melhorar cada vez mais asformas de construção dos catálogoscom o desenvolvimento e a utilizaçãode métodos eficazes e econômicos decada época, usando as tecnologiasdisponíveis.

Page 7: Catalogação Revisitada

Sete períodosmarcam a

construção teórica

Antiguidade – Período Pré-Tipográfico Idade Média – Período Pré-tipográficoIdade Moderna - Período Tipográfico

Idade Contemporânea - Período SemimecanizadoIdade Contemporânea - Período Mecanizado

Idade Atual – Período AutomatizadoIdade Atual – Período das Tecnologias de rede e Web

Page 8: Catalogação Revisitada

A Catalogaçãotradicional abriucaminhos para oc a t a l o g a d o r

reordenar o que já havia sidofeito e caminhar para aconstrução de Catálogosestruturados e interoperáveis

Page 9: Catalogação Revisitada

Em que as tecnologias atuais são diferentesdas anteriormente utilizadas pelos

catalogadores com grande aceitação?

Page 10: Catalogação Revisitada

Evoluções resultantes das novas tecnologias, à sua épocageram transformações, mas as anteriores não nos forçavam auma modificação radical em nossas estruturas.

Tecnologias disponíveis a partir da segunda metade doséculo XX oferecem a possibilidade da realização e controlede tarefas inteiramente novas.Em alguns segundos, podemos ter acesso a vastas fontes deinformação e obter dados bibliográficos do mundo inteiro.

Page 11: Catalogação Revisitada

Desafio é articular os avanços técnicos às práticastradicionais na Catalogação, que passam a fazer partede um processo mais amplo e complexo com aintrodução de novos materiais digitais e suasespecificidades:tridimensionalidade, hipertextualidade eestruturas específicas.

O que demanda por integração de ambientesinformacionais e a inserção de teorias advindas deoutras áreas do conhecimento, como da Computação,no processo de geração, armazenamento e acesso àinformação.

Page 12: Catalogação Revisitada

O conhecimento, como estrutura abstrata, se corporificaem um tipo de recurso informacional, um documento, queé objeto material.A informação como um conjunto de dados carregado desentido, uma obra como criação intelectual, uma idéiaexpressa materializa-se em uma manifestação como umaidéia corporificada, um objeto que corporifica a expressãode uma obra.

Page 13: Catalogação Revisitada

Obra é o conteúdo particular de um conhecimentonão corporificado e recurso informacional é aestrutura de corporificação da informação.

A missão desafiadora da Catalogação é a descriçãoda multiplicidade de recursos informacionais quedeverão ser armazenados para que possam serbuscados e recuperados a partir de representaçõespara (re)utilização e apropriação das informaçõesneles contidas

Page 14: Catalogação Revisitada

Uma característica diferencia o tratamento descritivode uma informação corporificada de qualquer outroproduto.A de incorporar duas estruturas

obra e recurso informacionalque precisam ser descritas em separado eorganizadas em conjunto preservando ascaracterísticas individuais de cada uma delas:diferenças, unicidade do recurso, descriçãointeligível e comunicável tanto para buscadoreshumanos como não humanos,juntar o que é igual, diferenciar o que não éexatamente igual e aproximar o que é semelhante.

Page 15: Catalogação Revisitada

• A perspectiva humana deve considerar: o quê, e como mostrar o que está sendo representado.

• A perspectiva tecnológica deve se responsabilizarpela estrutura dos dados:desenvolver uma estrutura de armazenamento paraque os dados sejam vistos pelos usuários e, ainda,armazenar dados sobre os usuários (perfil, contexto,objetivos) para definir o quê, quando e como mostraro que foi representado e armazenado.

Page 16: Catalogação Revisitada

A Catalogação tem por missão fornecer regras,estruturas, esquemas e modelos para elaborarrepresentações dos recursos informacionais de formaa possibilitar e a simplificar sua busca erecuperação, abrangendo tanto seu aspecto físicoquanto seu conteúdo, como uma das especialidadesdo fazer biblioteconômico e uma atividadeimprescindível no interior das bibliotecas

Identificar a postura de 26 bibliotecários frente ainovações no âmbito da Catalogação descritiva.

Page 17: Catalogação Revisitada

O resultado foi a percepção de que apesar de todos osrespondentes se referirem às orientações de descrição docódigo de Catalogação AACR, a definição dos elementos,dos atributos de descrição para a representação é realizadaem

diferentes níveis nas unidades de informação em queatuam

elementos de Catalogação considerados indispensáveispara uma instituição não são igualmente importantes paraas outras instituições.

O único ponto comum entre os elementos/atributos dedescrição foi o Título.

Page 18: Catalogação Revisitada

Diante do resultados e acreditando nas característicaspotenciais do ciberespaço, como o local que tem abrigadocada vez mais ambientes informacionais dinâmicosiniciados como sistemas simples que originaramcomportamentos complexos como;os arranjos pessoais para organização da informação e asações colaborativas (na alimentação de repositóriosinformacionais, na valoração de metadados, no processo derotulação, na etiquetagem, na construção de um sabercoletivo para a representação da informação e de recursosinformacionais)buscou-se respostas sobre como se dão as construçõesmentais e como os usuários dos ambientes informacionaiscriam seus marcadores de memória para transitarem nessesambientes.

Page 19: Catalogação Revisitada

os bancos de dados bibliográficos conterão os elementosde uma representação complexa e completa na camadaintangível do sistema, e apresentarão, na camada deacesso, apenas os elementos necessários para resolverum problema específico.

Page 20: Catalogação Revisitada

As interfaces poderão estar preparadas para usardiferentes formas de representação em diversassituações considerando:

Design: uma arquitetura de software para ambientescom múltiplas representações, e

Cognição: a compreensão da maneira comoempregar múltiplas formas de representação para asolução de problemas e como fazer uso de umambiente computacional onde representaçõesalternativas estão disponíveis.

Page 21: Catalogação Revisitada

153 adultos de idade, classe social e culturalheterogêneas e

26 crianças com idade de 8 a 10 anos, todosalfabetizados, a partir das seguintesorientações:

Descreva um livro de modo que ele possa serlocalizado na Internet, em uma livraria ou emuma biblioteca.

Page 22: Catalogação Revisitada

Elementos de Descrição Bibliotecários Adultos Crianças

Titulo 100% 75% 42%

Assunto 80% 22% 19%

Autor 73% 93% 4%

Edição 73% 16%

Imprenta Local de Publicação

Editor

73% 8%

52%

4%

ISBN 73% 4%

Indicações de Responsabilidade

Ilustrador Tradutor

67%

7% 25%

Descrição Física Dimensões

Número de páginas

60% 27%

58%

19%

Série 53% 10%

Pontos de Acesso Secundários 46%

Notas Resumo

Público Alvo

33% 29%

7%

65%

Título Original 27%

Classificação 13% 0,6%

Capa 66% 15%

Page 23: Catalogação Revisitada

Com o objetivo de refletir sobre osmarcadores de memória de usuários deambientes informacionais e as orientações,de descrição de recursos informacionaispara a construção registros bibliográficos,contidas nos instrumentos de trabalho docatalogador foi analisado um conjunto deformas de representação elaboradas a partirdos mais conhecidos instrumentos detrabalho desde a publicação das 91 Regrasde Panizzi em 1887

Page 24: Catalogação Revisitada

Com a grande quantidade de informaçõesproduzidas e disponíveis, especialmente nosambientes digitais, a catalogação, de umsistema, que tinha como objetivo primordialorientar a construção de registros bibliográficospara tipos documentais específicos, tornou-seinegavelmente um sistema complexo, que temaos seus cuidados não somente os documentostangíveis proprietários de uma biblioteca, mastambém os recursos a que a unidade deinformação dá acesso.

Page 25: Catalogação Revisitada

Em um ambiente informacional, os componentessão os registros informacionais, que interagemcom agentes inteligentes, que interagem compessoas, que interagem de modo permanente evariado.

Essa interação, a partir de padrões derepresentação da informação disponível, podeproduzir padrões de comportamento que formamas manifestações de domínio e que se chamam, nateoria dos sistemas dinâmicos parâmetros deordem (GONZALEZ, 2004).

Page 26: Catalogação Revisitada

Os parâmetros de ordem, na Ciência da Informação,pode-se dizer que são as formas derepresentação construídas para descrever oconteúdo e a forma da informação registrada, aquelapassível de tratamento, armazenamento,recuperação, (re)uso e preservação.

O parâmetro é o resultado das interações doscomponentes do sistema (no caso, sujeitosinstitucionais, recursos informacionais, registrosbibliográficos, usuários, representações mentais eambiente) e exerce uma influência causal nocomportamento dos componentes, subjugando-os.

Page 27: Catalogação Revisitada

O comportamento do sistema informacional pode ser descrito pormeio de um cenário de atratores, no qual os registros bibliográficosfuncionam como atratores e exemplificam os modos decomportamento relativamente estável. Ele pode ser caracterizadocomo a posição (e as mudanças na posição) do sistema neste cenáriode atratores. Influenciado por um ou mais parâmetros de controle, ocenário de atratores pode mudar, e os atratores podem desaparecerou emergir.

Na Catalogação, os parâmetros de controle sãoesquemas, os formatos de intercâmbio e os padrões demetadados, convencionados e internacionalmente aceitos(AACR, ISBD, MARC, RDA, FRBR). Por meio deparâmetros de controle, podem ser efetuadas transiçõesentre modos do comportamento diferentes.

Page 28: Catalogação Revisitada

A Catalogação é basicamente um processo derepresentação.

Como esse processo envolve o sentido da visão,catalogar é, na sua essência uma projeção, é olharpara uma coisa, descreve-la de outra forma, epossibilitar que o leitor veja a coisa representada.

O resultado da Catalogação não se dá por acesso diretoà realidade, mas por intermediação de outroselementos da realidade, os esquemas do usuário, osframes disponíves e as possibilidades do sistema.

Page 29: Catalogação Revisitada

Nessa triangulação (os esquemas do usuário, os framesdisponíves e as possibilidades do sistema) o elementointermediário -formas de apresentação das representações-funciona como um espelho; mostra um segmento douniverso bibliográfico que normalmente nada tem a ver comsua própria consistência física do item representado.

Catalogar é, portanto, representar um universo pormeio de espelhos que oferecem imagensfragmentadas que serão integralizadas com opreenchimento das hipóteses levantas pelasexperiências dos usuários e pelas possibilidadesoferecidas no ambiente informacional.

Page 30: Catalogação Revisitada

Deirdre Kiorgaard - RDA/Australia

Page 31: Catalogação Revisitada

RDA

Atributos

Seção 1: Manifestação e Item

Seção 2: Obra e Expressão

Seção 3: Pessoa, Família eEntidade coletiva

Seção 4: Conceito, Objeto,Evento e LugarRelacionamentos

Fabrício S. Assumpção. Fapesp - GPnti/Unesp 2011

Page 32: Catalogação Revisitada

Seção 5: Relacionamentos primáriosentre uma Obra, Expressão,

Manifestação e Item

Seção 6: Pessoas, Famílias e Entidadescoletivas associadas com um recurso

Seção 7: Assuntos

Seção 8: Relacionamentos entre Obras,Expressões, Manifestações e Itens

Seção 9: Entre Pessoas, Famílias eEntidades coletivas

Seção 10: Entre Conceitos, Objetos,Eventos e Lugares

RDA

Atributos

Relacionamentos

Fabrício S. Assumpção. Fapesp - GPnti/Unesp 2011

Page 33: Catalogação Revisitada

Seção 1: Manifestação e Item

Seção 2: Obra e Expressão

Obra

Item

Expressão

Manifestação

Fabrício S. Assumpção. Fapesp - GPnti/Unesp 2011

Page 34: Catalogação Revisitada

Obra

Item

Expressão

Manifestação

Seção 5: Relacionamentos primáriosentre uma Obra, Expressão,

Manifestação e Item

Fabrício S. Assumpção. Fapesp - GPnti/Unesp 2011

Page 35: Catalogação Revisitada

Obra

Item

Expressão

Manifestação

Seção 5: Relacionamentos primáriosentre uma Obra, Expressão,

Manifestação e Item

Fabrício S. Assumpção. Fapesp - GPnti/Unesp 2011

Page 36: Catalogação Revisitada

Obra

Item

Expressão

Manifestação

Seção 5: Relacionamentos primáriosentre uma Obra, Expressão,

Manifestação e Item

Fabrício S. Assumpção. Fapesp - GPnti/Unesp 2011

Page 37: Catalogação Revisitada

Obra

Item

Expressão

Manifestação

Pessoa

Entidad

e coletiv

a

Família

Seção 6: Pessoas, Famílias eEntidades coletivas associadas

com um recurso

Fabrício S. Assumpção. Fapesp - GPnti/Unesp 2011

Page 38: Catalogação Revisitada

Obra

Item

Expressão

Manifestação

Pessoa

Entidad

e coletiv

a

Família

Seção 6: Pessoas, Famílias eEntidades coletivas associadas

com um recurso

Fabrício S. Assumpção. Fapesp - GPnti/Unesp 2011

Page 39: Catalogação Revisitada

Obra

Item

Expressão

Manifestação

Pessoa

Entidad

e coletiv

a

Família

Seção 6: Pessoas, Famílias eEntidades coletivas associadas

com um recurso

Fabrício S. Assumpção. Fapesp - GPnti/Unesp 2011

Page 40: Catalogação Revisitada

Obra

Item

Expressão

Manifestação

Pessoa

Entidad

e coletiv

a

Família

Seção 6: Pessoas, Famílias eEntidades coletivas associadas

com um recurso

Fabrício S. Assumpção. Fapesp - GPnti/Unesp 2011

Page 41: Catalogação Revisitada

Obra

Item

Expressão

Manifestação

Pessoa

Entidad

e coletiv

a

Família

Seção 3: Pessoa,Família e Entidade

coletiva

Fabrício S. Assumpção. Fapesp - GPnti/Unesp 2011

Page 42: Catalogação Revisitada

Obra

Item

Expressão

Manifestação

Pessoa

Entidad

e coletiv

a

Família

Seção 3: Pessoa,Família e Entidade

coletiva

Fabrício S. Assumpção. Fapesp - GPnti/Unesp 2011

Page 43: Catalogação Revisitada

Obra

Item

Expressão

Manifestação

Pessoa

Entidad

e coletiv

a

Família

Seção 3: Pessoa,Família e Entidade

coletiva

Fabrício S. Assumpção. Fapesp - GPnti/Unesp 2011

Page 44: Catalogação Revisitada

Obra

Item

Expressão

Manifestação

Pessoa

Entidad

e coletiv

a

Família

Seção 9: Entre Pessoas,Famílias e Entidades

coletivas

Fabrício S. Assumpção. Fapesp - GPnti/Unesp 2011

Page 45: Catalogação Revisitada

Obra

Item

Expressão

Manifestação

Pessoa

Entidad

e coletiv

a

Família

Seção 7: Assuntos

Conceito

ObjetoEve

ntoLugar

Fabrício S. Assumpção. Fapesp - GPnti/Unesp 2011

Page 46: Catalogação Revisitada

Obra

Item

Expressão

Manifestação

Pessoa

Entidad

e coletiv

a

Família

Conceito

ObjetoEve

ntoLugar

Seção 4: Conceito, Objeto,Evento e Lugar

Fabrício S. Assumpção. Fapesp - GPnti/Unesp 2011

Page 47: Catalogação Revisitada

Obra

Item

Expressão

Manifestação

Pessoa

Entidad

e coletiv

a

Família

Conceito

ObjetoEve

ntoLugar

Seção 10: Entre Conceitos,Objetos, Eventos e Lugares

Fabrício S. Assumpção. Fapesp - GPnti/Unesp 2011

Page 48: Catalogação Revisitada

Obra

Item

Expressão

Manifestação

Pessoa

Entidad

e coletiv

a

Família

Conceito

ObjetoEve

ntoLugar

Seção 8: Relacionamentosentre Obras, Expressões,

Manifestações e Itens

Obra

Fabrício S. Assumpção. Fapesp - GPnti/Unesp 2011

Page 49: Catalogação Revisitada

Obra

Item

Expressão

Manifestação

Pessoa

Entidad

e coletiv

a

Família

Conceito

ObjetoEve

ntoLugar

Seção 8: Relacionamentosentre Obras, Expressões,

Manifestações e Itens

Obra

Expressão

Fabrício S. Assumpção. Fapesp - GPnti/Unesp 2011

Page 50: Catalogação Revisitada

Obra

Item

Expressão

Manifestação

Pessoa

Entidad

e coletiv

a

Família

Conceito

ObjetoEve

ntoLugar

Seção 8: Relacionamentosentre Obras, Expressões,

Manifestações e Itens

Obra

Expressão

Manifestação

Fabrício S. Assumpção. Fapesp - GPnti/Unesp 2011

Page 51: Catalogação Revisitada

Obra

Item

Expressão

Manifestação

Pessoa

Entidad

e coletiv

a

Família

Conceito

ObjetoEve

ntoLugar

Seção 8: Relacionamentosentre Obras, Expressões,

Manifestações e Itens

Obra

Expressão

Manifestação

Item

Item Fabrício S. Assumpção. Fapesp - GPnti/Unesp 2011

Page 52: Catalogação Revisitada

Obra

Item

Expressão

Manifestação

Pessoa

Entidad

e coletiv

a

Família

Conceito

ObjetoEve

ntoLugar

Obra

Expressão

Manifestação

Item

Item Fabrício S. Assumpção. Fapesp - GPnti/Unesp 2011

Page 53: Catalogação Revisitada

HarryPo(erandthePhilosopher's

Stone

HarryPo(ereapedrafilosofal

PublicaçãodaeditoraRocconoanode2004

Exemplarqueestánaminhaestante

Érealizadaatravésda

Estácon3dana

Éexemplificadapelo

Obra

Expressão

Manifestação

Item

Fabrício S. Assumpção. Fapesp - GPnti/Unesp 2011

Page 54: Catalogação Revisitada

“ideia”

Textoeminglês

EditoraX,2004

Textoemportuguês

EditoraA,2008

EditoraA,2011

Item

Item

Item

Item

ItemItem

Item

Fabrício S. Assumpção. Fapesp - GPnti/Unesp 2011

Page 55: Catalogação Revisitada

ThomasBrenndorfer‐GuelphPublicLibrary2011

RDA em10

passos

Page 56: Catalogação Revisitada

Registro de coisas que ajundam a identificar o livro.RDA Cap. 2 - Identificando Manifestações e Itens comCap. 1 - Diretrizes gerais no registro dos atributos de

Manifestações e Itens

Título OutrasinformaçõessobreoAtulo

VariaçõesdoAtulo Indicaçãoderesponsabilidade

IndicaçãodeediçãoLocaldePublicação,CasaPublicadoraeDatadePublicação

DatadeCopyright

IndicaçãodeSérie

ISBN Notas

1. Olhe para a estrutura física

ThomasBrenndorfer‐GuelphPublicLibrary2011

Page 57: Catalogação Revisitada

2. Ainda estrutura física do livroRegistro de características físicas que ajudam na seleçãodesse livro em particular.RDA Cap. 3 Descrevendo suportes com Cap. 1 -Diretrizes gerais no registro dos atributos deManifestações e Itens

TipodeMídia TipodesuporteExtensão

DimensõesTamanhodafonte

NotasexplicaOvasThomasBrenndorfer‐GuelphPublicLibrary2011

Page 58: Catalogação Revisitada

3. Considere o livro em termos deaquisições e acesso

Registro de coisas que afetam a obtenção do livro.RDA Cap. 4 - Provendo aquisição e acesso àinformação com Cap. 1 - Diretrizes gerais no registrodos atributos de Manifestações e Itens

ModalidadesdeAquisição Contatos

Restriçõesnoacesso

RestriçõesnousoUniformResourceLocator(URL)

ThomasBrenndorfer‐GuelphPublicLibrary2011

Page 59: Catalogação Revisitada

4. Considere o conteúdo do livroRegistre coisas que ajudam identificar o conteúdo dolivro.RDA Cap. 6 - Identificando Obras e Expressões comCap. 5 - Diretrizes gerais no registro dos atributos deObras e Expressões

Títulopreferidoparaaobra Tipodeobra

Datadaobra Lugardeorigemdaobra

Historiadaobra TipodeConteúdoIdiomadaexpressão

IdenOficadoresparaaobraeaexpressão PontosdeAcessoautorizados

ThomasBrenndorfer‐GuelphPublicLibrary2011

Page 60: Catalogação Revisitada

5. Ainda o conteúdo do livroRegistre as características do conteúdo que ajudarão naseleção deste livro em particular.RDA Cap. 7 - Descrevendo conteúdo com Cap. 5 -Diretrizes gerais no registro dos atributos de Obras eExpressõesNaturezadoconteúdo Coberturadoconteúdo

Públicoalvo Resumodoconteúdo

IdiomadoconteúdoConteúdoilustraOvo

Conteúdosuplementar

ConteúdocoloridoPrêmios

ThomasBrenndorfer‐GuelphPublicLibrary2011

Page 61: Catalogação Revisitada

6. Considere a pessoa, famílias e entidadescoletivas associadas com o livro.

Registre coisas que ajudam identificar a pessoa/familia/entidade coletiva.

RDA Cap. 9 - Identificando Pessoas, 10 - Identificando Famílias, 11Identificando Entidades coletivas com Cap. 8 - Diretrizes gerais no registrodos atributos de Pessoas, Famílias e Entidades coletivasPara uma pessoa …

Nomepreferidoparaapessoa Variantedonomedapessoa

DatadenascimentoTítulodapessoa

Nomecompleto

Gênero Paísassociadocomapessoa

Localderesidência AfiliaçãoIdiomadapessoaCampodeaOvidadedapessoa

Profissãoouocupação PontodeAcessoAutorizado

IdenOficadordapessoaThomasBrenndorfer‐GuelphPublicLibrary2011

Page 62: Catalogação Revisitada

Identificando a PessoaRDA Element DataPreferred name for the person Munro, AliceVariant name for the person Laidlaw, Alice AnnDate of birth 1931Gender femalePlace of birth Wingham, Ont.Country associated with the person CanadaPlace of residence Clinton, Ont.Language of the person EnglishProfession or occupation Short-story writerIdentifier for the person LAC control number: 0101J7510Status of identification fully established

PontodeAcessoAutorizado:Munro,Alice,1931‐

PontodeAcessoVariante:Laidlaw,AliceAnn,1931‐

h]p://www.rda‐jsc.org/docs/6JSC_RDA_Complete_Examples_%28Authority%29.pdf

Page 63: Catalogação Revisitada

7. Mostra primária dos relacionamento entre obra,manifestação e item no livro

Ajuda a encontrar todos os recursos que incorporam as obrase expressões em um livro e todos os items exemplificadospela manifestação.

RDA Cap. 17 - Diretrizes gerais no registro dos relacionamentos primáriosentre uma Obra, Expressão, Manifestação e Item

Métodosparaapresentaçãoderelacionamentosprimários:

IdenOficadores(obra,expressão,manifestação,item)

PontosdeAcessoAutorizados(obra,expressão)

ComposiçãodaDescrição(obra,expressão,manifestação,item)

ThomasBrenndorfer‐GuelphPublicLibrary2011

Page 64: Catalogação Revisitada

8. Mostra relacionamentos entreobra/expressão/manifestação/item e pessoas, familias

e entidades coletivas.Ajuda encontrar todos os recursos associados com a pessoa, família ouentidade coletiva específica relacionada com o livro pelo registro dessesrelacionamentos.RDA Chapters 19 - Pessoas, Famílias e Entidades coletivas associadas comuma Obra, 20 - Pessoas, Famílias e Entidades coletivas associadas com umaExpressão, 21- Pessoas, Famílias e Entidades coletivas associadas com umaManifestação, 22 - Pessoas, Famílias e Entidades coletivas associadas com umItem com Cap. 18 - Diretrizes gerais no registro dos relacionamentos paraPessoas, Famílias e Entidades coletivas associadas com um recurso

IdenOfcadores

PontosdeAcessoAutorizados

DesignadoresderelacionamentoThomasBrenndorfer‐GuelphPublicLibrary2011

Page 65: Catalogação Revisitada

Group 1Entity

Element (Group 2 Entity) Select RelationshipDesignators

Work Creator author, composer, programmer

Other Person, Family or Corporate BodyAssociated with a Work (including LegalWorks and Religious Works)

director, appellant, issuing body,plaintiff, producer, judge, honouree

Expression Contributor abridger, art director, editor,illustrator, performer, translator

Manifestation Producer of an Unpublished Resource

Publisher broadcaster

Distributor film distributor

Manufacturer printer, book designer

Other Person, Family or Corporate BodyAssociated with a Manifestation

Item Owner current owner, former owner

Custodian

Other Person, Family or Corporate BodyAssociated with an Item

annotator, binder, curator,illuminator, dedicatee of item

Grupo1eGrupo2EnOdades‐ElementoseDesignadoresdeRelacionamento

Page 66: Catalogação Revisitada

9. Mostra relacionamentos entreobra/expressão/manifestação/item e outras obras,

expressões, manifestações e itensAjuda encontrar obras, expressões, manifestações e itens relacionados com olivro pelo registro desses relacionamento. Ajuda a entender relacionamentosentre 2 ou mais obras, expressões, manifestações ou itens.RDA Cap. 25 - Obras relacionadas, 26 - Expressões relacionadas, 27 -Manifestações relacionadas, 28 Itens relacionados com Cap. 24 - Diretrizesgerais no registro dos relacionamentos entre Obras, Expressões, Manifestaçõese ItensIdenOficadores

PontosdeAcessoAutorizadosDescriçõesestruturadas

Descriçõesnãoestruturadas

Designadoresderelacionamento

Numeraçãodeparte

Fonteconsultada,notasdocatalogador,notasdescriOvasderelacionamento

ThomasBrenndorfer‐GuelphPublicLibrary2011

Page 67: Catalogação Revisitada

Convenção para relacionamento entre obras e entre expressõesPontos de Acesso autorizados:

• Related work: Tolkien, J.R.R. (John Ronald Reuel), 1892-1974. Lord of the rings

• Relationshipdesignator: parody of (work)

700 1_ $i parody of (work) $a Tolkien, J. R. R. $q (John Ronald Reuel), $d 1892-1974. $t Lord of therings

• Related work: Berenholtz, Jim, 1957- Teachings of the feathered serpent

• Relationshipdesignator: in series (work)

• Numbering ofpart: bk. 1

800 1_ $a Berenholtz, Jim, $d 1957- $t Teachings of the feathered serpent ; $v bk. 1.

ThomasBrenndorfer‐GuelphPublicLibrary2011

Page 68: Catalogação Revisitada

Convenções para relacionamentos entre obras,expressões, manifestações e itens

Descrição Estruturada:Related work: Quark models / J. Rosner -- Introduction to gauge theories of

the strong, weak, and electromagnetic interactions / C. Quigg-- Deep inelastic lepton-nucleon scattering / D.H. Perkins.

Relationshipdesignator: contains (work)

505 00 $t Quark models /$r J. Rosner -- $t Introduction to gaugetheories of the strong, weak, and electromagnetic interactions / $r C.Quigg -- $t Deep inelastic lepton-nucleon scattering / $r D.H. Perkins.

Relatedexpression:

The concise Oxford companion to Irish literature / edited byRobert Welch

Relationshipdesignator: abridged as (expression)

500 __ $a Abridged as: The concise Oxford companion to Irish literature /edited by Robert Welch. ThomasBrenndorfer‐GuelphPublicLibrary2011

Page 69: Catalogação Revisitada

Convenção para relacionamentos entre obra, expressões,manifestações e itens

Descrição Não EstruturadaRelated work: Finding aid available in the repository and online.

555 __ $a Finding aid available in the repository and online.

Relatedexpression: Also available in a 45 min. abridged version.

500 __ $a Also available in a 45 min. abridged version.

Relatedmanifestation: Issued also in Blu-Ray Disc format.

530 __ $a Issued also in Blu-Ray Disc format.

Related item: Library’s copy bound with 11 other songs.500 __ $a Library’s copy bound with 11 other songs.

ThomasBrenndorfer‐GuelphPublicLibrary2011

Page 70: Catalogação Revisitada

10. Mostra relacionamentos entrepessoa/familia/entidade coletiva e outraspessoas, famílias e entidades coletivas

Ajuda encontrar pessoas, famílias e entidades coletivas relacionadas compessoas, famílias e entidade coletivas associadas ao livro pelo registro dessesrelacionamentos. Ajuda entender recionamentos entre duas ou mais pessoas,famílias e entidades coletivas.

RDA Cap. 30 - Pessoas relacionadas, 31- Famílias relacionadas, 32 - Entidadescoletivas relacionadas, com Cap. 29 - Diretrizes gerais no registro dosrelacionamentos entre Pessoas, Famílias e Entidades coletivas

IdenOficadores PontosdeAcessoAutorizadosDesignadoresderelacionamento

Fontesconsultadas,notasdoscatalogador,notasdedescriçãoderealcionamentos

ThomasBrenndorfer‐GuelphPublicLibrary2011

Page 71: Catalogação Revisitada

RDA Workflow• Implementação

– Criar Obra– Adicionar Expressão– Adicionar Manifestação– Adicionar Item

• Depois, quando Manifestações são adquiridasAdicionar Expressão, se necessário

. Idioma diferente

. Performance diferente

. Tipo de conteúdo diferente Texto, Texto oral, Musica executada, etc.

. Texto diferenteAdicionar Manifestação

Page 72: Catalogação Revisitada

A aplicação do RDA tem sido descrita em trêscenários

No 1o. cenário, os dados RDA são armazenados emuma estrutura de banco de dados relacional ou

orientado a objeto que espelha o FRBR e FRADmodelos conceituais.

Nos cenários de segundo e terceiro, os dados RDAsão armazenados em estruturas de banco de dados

convencionalmente usado em aplicações debiblioteca.

Page 73: Catalogação Revisitada

041 1# $a eng $h por 100 1# $a Coelho, Paulo. 240 10 $a Alquimista. $l English 245 14 $a The alchemist / $c Paul Coelho ; translated by Alan R. Clarke. 260 ## $a [San Francisco] : $b HarperSanFrancisco, $b c1993. 300 ## $a 177 p. ; $c 21 cm. 700 1# $a Clarke, Alan $q (Alan R.)

Page 74: Catalogação Revisitada

5. RDA (LC core elements only)

041 1# $a eng $h por100 1# $a Coelho, Paulo.240 10 $a Alquimista. $l English245 14 $a The alchemist / $c Paul Coelho.260 ## $a [San Francisco] : $b HarperSanFrancisco, $c [1993?], c1993300 ## $a 177 pages ; $c 21 cm336 ## $a text $2 rdacontent337 ## $a unmediated $2 rdamedia338 ## $a volume $2 rdacarrier500 ## $a Translation of the author’s Alquimista.700 1# $a Clarke, Alan $q (Alan R.)

041 1# $a eng $h por100 1# $a Coelho, Paulo.240 10 $a Alquimista. $l English245 14 $a The alchemist / $c Paul Coelho ; translated byAlan R. Clarke260 ## $a [San Francisco] : $b HarperSanFrancisco, $bc1993300 ## $a 177 p. ; $c 21 cm700 1# $a Clarke, Alan $q (Alan R.)

Page 75: Catalogação Revisitada

Comentários:#1. O relacionamento dessa expressão com o original (nesse registro como

uma descrição não estruturada no campo 500) poderia também serexpressada por uma descrição estruturada no campo 500 (ou campo 765) oupor um ponto de acesso autorizado.500 ## $a Translation of: Alquimista / Paulo Coelho. -- Rio de

Janeiro : Rocco, 1991. -- 247 pages ; 21 cm700 1# $i Translation of: $a Coelho, Paulo. $t Alquimista.

#2. É jungamento do catalogador usar um designador de relacionamento doRDA appendix I no campo 100 para Coelho e no campo 700 para Clarke.100 1# $a Coelho, Paulo, $e author700 1# $a Clarke, Alan $q (Alan R.), $e translator

#3. O campo 700 não precisa ser justificado por transcrever a segundadeclaração de responsabilidade (não é um elemento central): traduzido porAlan R. Clarke. Um catalogador pode decidir transcrevê-lo, especialmentese um designador de relacionamento não está presente no campo 700.

Page 76: Catalogação Revisitada

LC Control No. : 47023612 LCCN Permalink : http://lccn.loc.gov/47023612 Type of Material : Book (Print, Microform, Electronic, etc.) Personal Name : Shakespeare, William, 1564-1616. Main Title : ... Hamlet, traduit par Andre Gide.Published/Created : [Paris] Gallimard [1946] Description : 2 p. l., 7-237, [2] p. 17 cm.

CALL NUMBER : PR2779.H3 G5Copy 1 -- Request in : Jefferson or Adams Bldg General or

Area Studies Reading Rms

Shakespeare, William, 1564-1616. Hamlet. French.

Judith A. Kuhagen - LC 06/2011

Page 77: Catalogação Revisitada

LC Control No. : 47023612 LCCN Permalink : http://lccn.loc.gov/47023612 Type of Material : Book (Print, Microform, Electronic, etc.) Personal Name : Shakespeare, William, 1564-1616. Main Title : ... Hamlet, traduit par Andre Gide.Published/Created : [Paris] Gallimard [1946] Description : 2 p. l., 7-237, [2] p. 17 cm.

CALL NUMBER : PR2779.H3 G5Copy 1 -- Request in : Jefferson or Adams Bldg General or

Area Studies Reading Rms

Shakespeare, William, 1564-1616. Hamlet. French.

Work

Person

Judith A. Kuhagen - LC 06/2011

Page 78: Catalogação Revisitada

LC Control No. : 47023612 LCCN Permalink : http://lccn.loc.gov/47023612 Type of Material : Book (Print, Microform, Electronic, etc.) Personal Name : Shakespeare, William, 1564-1616. Main Title : ... Hamlet, traduit par Andre Gide.Published/Created : [Paris] Gallimard [1946] Description : 2 p. l., 7-237, [2] p. 17 cm.

CALL NUMBER : PR2779.H3 G5Copy 1 -- Request in : Jefferson or Adams Bldg General or

Area Studies Reading Rms

Shakespeare, William, 1564-1616. Hamlet. French.Expression

Judith A. Kuhagen - LC 06/2011

Page 79: Catalogação Revisitada

LC Control No. : 47023612 LCCN Permalink : http://lccn.loc.gov/47023612 Type of Material : Book (Print, Microform, Electronic, etc.) Personal Name : Shakespeare, William, 1564-1616. Main Title : ... Hamlet, traduit par Andre Gide.Published/Created : [Paris] Gallimard [1946] Description : 2 p. l., 7-237, [2] p. 17 cm.

CALL NUMBER : PR2779.H3 G5Copy 1 -- Request in : Jefferson or Adams Bldg General or

Area Studies Reading Rms

Shakespeare, William, 1564-1616. Hamlet. French.

Manifestation

Judith A. Kuhagen - LC 06/2011

Page 80: Catalogação Revisitada

LC Control No. : 47023612 LCCN Permalink : http://lccn.loc.gov/47023612 Type of Material : Book (Print, Microform, Electronic, etc.) Personal Name : Shakespeare, William, 1564-1616. Main Title : ... Hamlet, traduit par Andre Gide.Published/Created : [Paris] Gallimard [1946] Description : 2 p. l., 7-237, [2] p. 17 cm.

CALL NUMBER : PR2779.H3 G5Copy 1 -- Request in : Jefferson or Adams Bldg General or

Area Studies Reading Rms

Shakespeare, William, 1564-1616. Hamlet. French.

Item

Judith A. Kuhagen - LC 06/2011

Page 81: Catalogação Revisitada

RDA: template VTLS

ESPLEY and PILLOW, 2011

Page 82: Catalogação Revisitada

RDA: template VTLS

ESPLEY and PILLOW, 2011

Page 83: Catalogação Revisitada

Display Work record

ESPLEY and PILLOW, 2011

Page 84: Catalogação Revisitada

1.10 RDA ExpressionTemplate

ESPLEY and PILLOW, 2011

Page 85: Catalogação Revisitada

Display RDA Work and Expression

ESPLEY and PILLOW, 2011

Page 86: Catalogação Revisitada

Add RDA Manifestation

ESPLEY and PILLOW, 2011

Page 87: Catalogação Revisitada

RDA Manifestation Template

ESPLEY and PILLOW, 2011

Page 88: Catalogação Revisitada

RDA Manifestation record

ESPLEY and PILLOW, 2011

Page 89: Catalogação Revisitada

Work, Expression, Manifestation

ESPLEY and PILLOW, 2011

Page 90: Catalogação Revisitada

Adding a new RDA Manifestation

ESPLEY and PILLOW, 2011

Page 91: Catalogação Revisitada

A new RDA Manifestation

ESPLEY and PILLOW, 2011

Page 92: Catalogação Revisitada

Two RDA Manifestations

ESPLEY and PILLOW, 2011

Page 93: Catalogação Revisitada

The other RDA Manifestation

ESPLEY and PILLOW, 2011

Page 94: Catalogação Revisitada

A new RDA Expression

ESPLEY and PILLOW, 2011

Page 95: Catalogação Revisitada

New RDA Expression

ESPLEY and PILLOW, 2011

Page 96: Catalogação Revisitada

New RDA Expression

ESPLEY and PILLOW, 2011

Page 97: Catalogação Revisitada

Add French RDA Manifestation

ESPLEY and PILLOW, 2011

Page 98: Catalogação Revisitada

French RDA Manifestation

ESPLEY and PILLOW, 2011

Page 99: Catalogação Revisitada

Two RDA Expressions

ESPLEY and PILLOW, 2011

Page 100: Catalogação Revisitada

Display of Selected RDA Work

ESPLEY and PILLOW, 2011

Page 101: Catalogação Revisitada

Expanding the Display

ESPLEY and PILLOW, 2011

Page 102: Catalogação Revisitada

Further expanding the display

ESPLEY and PILLOW, 2011

Page 103: Catalogação Revisitada

RDA Attributes

Element: Statement of responsibility relating to title proper

Value: by Walter de la Mare

Example in MARC:245 10 $a Lewis Carroll / $c by Walter de la Mare.

Attribute of which entity:

Primary user task:

Thomas Brenndorfer

manifestation

identify

RDA 2.4

Page 104: Catalogação Revisitada

RDA AttributesElement: Variant name for the corporate body

Value: IBM

Example in MARC:Authority 410 2_ $a IBM(Preferred name for the corporate body:International Business Machines Corporation)

Attribute of which entity:

Primary user task:

RDA 11.2.3

identify

corporate body

Page 105: Catalogação Revisitada

RDA Relationships

Element: Creator

Value: Hemingway, Ernest, 1899-1961

Example in MARC:100 1_ $a Hemingway, Ernest, $d 1899-1961.(700 could also be used for this Creator element)

Relationship between entities:And :

RDA 19.2

workperson

Page 106: Catalogação Revisitada

RDA Relationships

Element: Publisher

Value: Farmhouse Press

Example in MARC:710 2_ $a Farmhouse Press.

Relationship between entities:and

RDA 21.3

manifestationcorporate body

Page 107: Catalogação Revisitada

REFERÊNCIAS

ASSUMPÇÃO, R. S. Ciclo de Estudos “Resource Description and Access (RDA)”. Marília:GPNTI-BEAM/Unesp, 2011.

BRENNDORFER, T. The FRBR-RDA Puzzle: Putting the Pieces Together. Ontario: OLA SuperConference 2011

ESPLEY, J. and PILLOW, R. The RDA Sandbox and RDA Implementation Scenario One: VTLS.New Orleans: ALA, 2011FUNCTIONAL requirements for bibliographic records: final report. München: K. G. Saur, 1998.Disponível em: <http://www.ifla.org/files/cataloguing/frbr/frbr.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2011.

FUNCTIONAL requirements for bibliographic records. September 1997. As amended andcorrected through February 2008. Disponível em:<http://www.ifla.org/VII/s13/frbr/frbr_2008.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2009.

KIORGAARD, D. Resource Description and Access: Implementation Update. National library ofAustralia , 2010.- Director, Serials Collection Management & Standards,National library of AustraliaKUHAGEN, J. A. RDA: The content standard, US RDA test, your prepatation. Philadelphia:Special Library Association, 2011

RDA : resource description and access: full draft of RDA. JSC for development of RDA, 2011[last update]. Disponível em: http://www.rda-jsc.org/rdafulldraft.html Acesso em 30 ago. 2011.

SANTOS, P.L.V.A.C. Catalogação revisitada: sua história e contemporaneidade. Marília:Unesp, 2010. (Tese de Livre-docência)

Page 108: Catalogação Revisitada

Imagens

PLACS. Revistar. 2010

PLACS. Jogo. 2010

PLACS. Retomada. 2010

PLACS. Investigação. 2010

PLACS. O que é tecnologia? 2010

PLACS. Olhar. 2010

PLACS. Engrenagem. 2010

PLACS. Engrenagem. 2010

Page 109: Catalogação Revisitada

Muito [email protected]

DCI-PPGCI/Unesp