cassol em revista - edição 1

12
Publicação interna Bimestral - Nº 01 - Outubro/2014 Tire suas ideias da caixa Saiba como transformar suas atitudes e criatividade em excelentes ferramentas CASSOL revista em Conheça o trabalho do Venda Direta Páginas 8 e 9 Informar para crescer Comuni Veja os detalhes do último Encontro de Líderes Páginas 4 e 5

Upload: cassol-em-revista

Post on 05-Apr-2016

227 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Primeira edição da Cassol em Revista, publicação interna da Cassol Centerlar.

TRANSCRIPT

Page 1: Cassol em Revista - Edição 1

1em revista

Publicação internaBimestral - Nº 01 - Outubro/2014

Tire suasideias da caixaSaiba como transformar suas atitudese criatividade em excelentes ferramentas

CASSOL revistaem

Conheça o trabalho do Venda Direta Páginas 8 e 9

Informar para crescer

ComuniVeja os detalhes doúltimo Encontro de Líderes Páginas 4 e 5

Page 2: Cassol em Revista - Edição 1

2

Você já deve ter notado algumas mudanças em nossos canais de

comunicação interna - nosso informativo por e-mail está de cara nova, passamos a divulgar os novos itens que entram para nosso mix de produtos, campanhas de vendas com marcas parceiras, entrevistas com colaboradores, entre outras notícias. Tudo isso faz parte de um conjunto de novas propostas de comunicação que continuarão a ser reveladas ao longo dos próximos meses, com o objetivo de informar sobre os passos da empresa, integrar nossas equipes e comunicar novos conteúdos.

Agora, em suas mãos, está a primeira Cassol em Revista, que substitui nosso antigo jornal, o ComuniCassol. Nesta edição, você vai conhecer um pouco mais sobre o Venda Direta, os eventos de decoração que contaram com a participação da Cassol e saber como foi o Encontro de Líderes. Além de também contarmos um pouco mais sobre a campanha de Uso Consciente de Recursos, trouxemos seu conceito para a impressão desta revista - ela conta com uma tiragem reduzida, evitando o desperdício de papel e estimulando seu compartilhamento entre as equipes. Uma versão digital também foi encaminhada via e-mail e está disponível no link http://issuu.com/cassolemrevista

Boa leitura!

EXPEDIENTE

Diagramação, reportagem e edição: Fernanda Costa

Revisão e coordenação: Kirla Vieira

Projeto Gráfico: Happy House Brasil

Impressão: Gráfica Rocha

Tiragem: 1.000 exemplares

Com as portas abertas ao público entre agosto e outubro, a edição paranaense da Casa Cor teve

como slogan “Um olhar muda tudo” e contou com dois espaços

da Cassol, assinados pela arquiteta Carla Grundtner – o “Lounge Cassol” (foto) e o “Toilette Social”.

Entre os meses de julho e outubro, a Cassol marcou presença em eventos de arquitetura e decoração em todo o Sul. Na mostra Casa&Cia de Santa Catarina, além de ser a patrocinadora master, apresentou os ambientes “Nosso Loft” (foto) e “Varanda da Casa Cassol Centerlar”, assinados pelas arquitetas Joana Amin e Flávia Wendhausen.

Cassol participa de mostra de decoração Casa&Cia SC

Arquiteta apresenta dois ambientes na Casa Cor PR

Cassol em Revista e anova comunicação interna

Editorial

Com os produtos da Cassol, o arquiteto Rafael Kroth assinou o espaço da foto, que ficou em exposição de julho a setembro. Segundo a gerente de Marketing da empresa, Fernanda Bortoluzzi, mostras como essa resumem o principal objetivo da Cassol Centerlar: ajudar a transformar sonhos em realidade.

“Casa na Piscina” é tema do espaço da Cassol no RS

Page 3: Cassol em Revista - Edição 1

3em revista

Neste ano, já comemoramos o Dia do Cliente, nossa razão de existir. Agora, é a vez de parabenizar aqueles que se dedicam diariamente a entregar o que as pessoas precisam para deixar o lar do que jeito que elas sonham. Parabéns a todos os colaboradores pelo Dia do Comerciário, celebrado no dia 30 de outubro.

O mais novo centro de distribuição da Cassol, localizado na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, começou a receber as primeiras mercadorias para o abastecimento de lojas da região. As obras para a construção do edifício, que possui mais de 15.200m², começaram no ano passado e estão em fase de conclusão. Sua inauguração está prevista para o início de 2015, quando passa a receber clientes para retirada de produtos. Com o início das operações em Canoas, o centro de distribuição de Porto Alegre encerra suas atividades.

Centro de distribuição de Canoas começa a operar

Grupo Cassol lança primeiro Código de Conduta

A partir de agora, a Cassol tem seu Código de Conduta, um manual com os comportamentos esperados de seus colaboradores. Construído de acordo com os valores da empresa, seu objetivo é guiar todos para exercerem suas funções da maneira mais correta possível. Ele mostra, de forma transparente, como atuar com responsabilidade, reforça questões importantes e esclarece situações que possam gerar dúvidas.

Se tiver dúvida se uma atividade é correta, o ideal é consultar o documento. Temos certeza da colaboração de todos para a adesão e prática do manual. Assim, continuaremos crescendo de acordo com os valores que sempre nos orientaram.

Em caso de dúvida, procure seu superior imediato.

Dia do Comerciário: parabéns a todos os colaboradores!

Manual orienta sobre relações com clientes, colegas de trabalho, fornecedores, concorrentes e sociedade

Fique por dentro

Page 4: Cassol em Revista - Edição 1

4

Page 5: Cassol em Revista - Edição 1

5em revista

Encontro deLíderes Cassol

Nos dias 14 e 15 de julho, gerentes regionais, de loja, televenda e venda direta reuniram-se no Sesc Cacupé, em Florianópolis, para participar do primeiro Encontro de Líderes. Dando continuidade ao Programa de Desenvolvimento de Líderes, o objetivo do evento foi oferecer aos profissionais atividades práticas em cenários naturais, longe do ambiente de trabalho tradicional, para que tivessem suas habilidades reconhecidas e desenvolvidas.

Logo no início do primeiro dia, uma corrida ao ar livre foi promovida com algumas dinâmicas, que serviram como tema de reflexão e discussão na parte da tarde. Os colaboradores ainda receberam explicações sobre suas carreiras, conversaram sobre os personagens que marcaram suas trajetórias e foram presenteados com exemplares do livro “O Desafio da Liderança”. À noite, participaram de um jantar com entrega de premiações.

Mais atividades foram realizadas no dia seguinte, reforçando sempre os conceitos de liderança e construção de time, e o evento foi finalizado à tarde. Segundo a analista de Recursos Humanos da Cassol e organizadora do evento, Lizete Lima, todos trabalharam com alegria e mantiveram um relacionamento próximo na resolução de tarefas e problemas e, juntos, superaram desafios. “O encontro foi recebido pelos líderes de uma forma muito madura e com grande energia. Com certeza os resultados serão refletidos em suas equipes”, afirma Lizete.

RH para Crescer

Em cada dinâmica, as equipes ganharam peças

que, juntas, formaram um grande quebra-cabeça

Veja como foi a primeira edição do evento criado

para potencializar as habilidades de gestores

Page 6: Cassol em Revista - Edição 1

6

Uso consciente de recursos

Especial

O convite está feito: juntos, vamos encontrar as melhores formas de reduzir despesas e ganhar eficiência

Com o objetivo de motivar todos a agir com consciência no dia-a-dia da empresa, a Cassol lança uma grande campanha destinada ao público interno. São ações que buscam otimizar o uso de recursos e gratificar aqueles que se destacarem. Para isso, será avaliadomês a mês a filial que mais reduzir o consumo de recursos como energia

elétrica, água, telefonemas e papéis. Elas serão premiadas e acumularão pontos em uma gincana, que no início de 2015, elegerá a filial campeã do trimestre. Durante o mesmo período, os colaboradores serão estimulados a enviar sugestões criativas de redução de despesas. Mensalmente, as melhores ideias serão premiadas e o grande vencedor ganhará um iPhone.

Page 7: Cassol em Revista - Edição 1

7em revista

Você já deve ter ouvido falar do 5S, uma metodologia empregada por várias empresas com o objetivo de melhorar a qualidade geral dos seus processos e reduzir desperdícios. Aqui na Cassol valorizamos a melhoria contínua e queremos estabelecer uma cultura de otimização de recursos como tempo, materiais,

procedimentos e espaço de trabalho. É por isso

que estamos desenvolvendo a nossa própria metodologia,

chamada de 3C da

Cassol. Ela envolve três palavras muitos simples que irão guiar as atitudes de cada um na empresa: CONSCIÊNCIA para usar nossos recursos.COLABORAÇÃO para fazer uma Cassol cada vez melhor.COMPARTILHAMENTO para espalhar essa ideia. Contamos com você para agir com consciência, colaborar sugerindo e colocando em prática iniciativas que façam a diferença e compartilhando com o restante das pessoas que estão à sua volta cada ideia que possa gerar resultados positivos. Afinal, todo mundo colabora, todo mundo ganha.

Campanha lança conceito do 3C da Cassol

”“Para que nossa empresa permaneça forte e que continuemos a crescer juntos, precisamos que todos usem de forma consciente os recursos disponibilizados pela empresa, evitando todo tipo de desperdício. Com a economia gerada, é possível abrir novas filiais, gerar empregos e proporcionar crescimento profissional para os colaboradores. Nós, do departamento de Prevenção de Perdas, temos esse compromisso e gostaríamos de convidá-los a fazer parte desse time. Com o envolvimento de cada um, é certo que vamos vencer mais esse desafio.Francisco Santos, Gerente de Prevenção de Perdas

Embutida no preço de venda dos produtos, está uma pequena parcela de cada despesa da empresa: energia elétrica, água, salários, aluguéis, entre outros. Se otimizarmos o uso dos recursos, podemos manter um preço competitivo em relação aos nossos concorrentes. Do contrário, teríamos que oferecer um preço maior para sustentar nossa estrutura. Além dos efeitos financeiros positivos, com o uso consciente de recursos estamos contribuindo com a sociedade, produzindo mais com menos, e auxiliando na preservação dos recursos naturais.”Geraldo Knorr, Gerente Executivo Financeiro“

Page 8: Cassol em Revista - Edição 1

8

Colaborar com as pessoas, entregando o que elas precisam para que o lar fique do jeito delas. Essa é a razão de ser da Cassol e é realizada de duas maneiras diferentes – através da Cassol Centerlar, lojas de materiais de construção, reforma e decoração, e Cassol Venda Direta, que atende obras, construtoras, condomínios e grandes instalações de forma rápida e facilitada. Muitos dos 64 vendedores da equipe externa iniciaram suas

trajetórias nas lojas, mas segundo o gerente regional de venda direta, Silvio Neto, existe uma característica marcante que diferencia o perfil desses dois tipos de profissionais. “O vendedor da loja tem instinto coletor, precisa saber receber as pessoas que procuram algum produto. O vendedor externo tem instinto caçador, precisa estar na rua buscando novos clientes. Suas palavras e experiência substituem as gôndolas e o showroom.”

Venda Direta: a solução para obras e construtoras

Nosso negócio

Page 9: Cassol em Revista - Edição 1

Marcelo começou há 18 anos no setor de pacotes da loja do bairro Xaxim, em Curitiba, que posteriormente foi transferida para o Shopping Total (F15). Com a inauguração da loja de Rebouças (F10), foi transferido para lá e começou a trabalhar na área de vendas. Logo, teve a oportunidade de atuar como vendedor externo. Sua rotina começa de manhã, ainda em casa, quando lê e-mails e prepara orçamentos. Depois, organiza o cronograma de visitas do dia, ou sai pela cidade à procura de obras que poderão tornar-se clientes. Ele acredita que para ser um bom vendedor é necessário ter conhecimento sobre os produtos que vende, da cidade em que atua e tratar todos sempre com respeito.

Na Cassol desde 2003, Maurício começou na loja de Campinas (F01). Em 2011, foi aprovado em uma seleção para vendedores que formaria a equipe original da Cassol Empresas. “Fiz a primeira venda da F17 (código que representa a Cassol Empresas)”, conta orgulhoso. Ele não gosta de ficar na base, prefere estar na rua, em contato com os clientes. “Quanto mais eu visito, mais eles compram.” Sobre o que é

preciso para ser um bom vendedor, ele afirma que o principal é despertar a empatia do cliente, conquistá-lo, e que para isso, reserva um dia da semana para ligar para todos os compradores de sua carteira e tenta sempre se antecipar às suas necessidades.

9

Três décadas de experiênciaConheça dois vendedores que, juntos, somam quase 30 anos de serviços prestados à Cassol

Marcelo Zoccoli, Cassol Construtor Curitiba

Maurício da Silva, Cassol Empresas Florianópolis

Nas fotos, as equipes de Florianópolis. Abaixo, da Cassol

Construtor, e acima, daCassol Empresas.

Page 10: Cassol em Revista - Edição 1

10

Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa teve início em 1990 nos Estados Unidos e já foi aderido no mundo todo. Em qualquer lugar, é possível encontrar iluminação de monumentos públicos, decoração de fachadas e vitrines e o uso de laços em tons da cor. No Brasil, a campanha ganhou força a partir de 2002. Tudo isso tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama, que pode ser feita através da adoção de hábitos saudáveis e realização de exames periódicos. A Cassol apoia essa causa.

Conheça os principais desafios de quem gerencia uma filial da CassolJorge Saturnino, gerente da loja de Praia Brava (F19), está na empresa desde 2006 e há três anos ocupa cargos de gestão. Ele contou à Cassol em Revista sobre sua trajetória e os principais desafios. Confira:

Como foi sua trajetória até chegar ao cargo de líder?

Comecei na loja de Campinas (F01) como vendedor, onde permaneci por três e meio, até receber uma proposta para participar do projeto da loja de Joinville (F13). Lá, aprendi muito sobre gestão e fui gerente de três mundos até assumir a loja. Depois, participei do primeiro Programa de Desenvolvimento Gerencial, passei pela gerência de duas filiais em Florianópolis e estou há um ano à frente da loja da Praia Brava.

Quais são os maiores desafios de liderar uma equipe?

Compreender cada colaborador, com suas diferentes características, e desenvolvê-los para entregar os melhores resultados e formar novos líderes.

Na sua opinião, quais atributos definem um bom líder?

Primeiramente, um líder precisa ser honesto, motivador, ter visão sistêmica, comprometimento com o que faz e gostar de trabalhar com pessoas.

Mês é marcado pela atenção à saúde da mulher e prevenção do câncer de mama

Você Líder

Gente Cassol

Como prevenir?Praticando exercícios

Controlando a alimentação e o

excesso de peso

Evitando o consumo excessivo

de álcool

Consultando o médico

regularmente

Mulheres a partir dos 40

anos, realizando anualmente a

mamografia

Page 11: Cassol em Revista - Edição 1

11em revista

5 motivos para começar a caminhar

Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é barata e pode ser feita praticamente a qualquer hora do dia. Confira cinco benefícios que esse hábito pode fazer para você e movimente-se!

No blogda Cassol

Vasos com plantas são sempre uma boa

alternativa para decorar e deixar a casa mais

alegre.

Além das flores, uma

outra ideia é cultivar temperos em vasos

e ter sua própria

horta em casa.

Se você tem pouco espaço disponível, aposte

nos vasos pendurados na vertical.

Com um pouco de criatividade, você pode

transformar embalagens de vidro ou de plástico

usadas em vasos sustentáveis.

Vida Simples Sua casa, seu lar

Saiba quais são os benefícios do exercício para o corpo e a mente

1 Melhora a circulaçãoUm estudo provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício.

2 Combate a osteoporoseA movimentação de todo o esqueleto durante a caminhada faz com que haja uma maior quantidade de estímulos elétricos em nossos ossos, que facilitam a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos à osteoporose.

3 Protege contra derrames e infartosOs vasos sanguíneos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam. A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo.

4 Mantém o peso em equilíbrioSe você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica, que causa queima de gorduras localizadas.

5 Afasta a depressãoEnquanto caminhamos, o corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quanto mais você caminha, mais ânimo você tem.Fonte: www.minhavida.com.br

Page 12: Cassol em Revista - Edição 1