caso1b

3

Click here to load reader

Upload: api-3700467

Post on 07-Jun-2015

40 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Resolução do caso clínico 1B para facilitar o estudo.

TRANSCRIPT

Page 1: CASO1B

CASO1B(TEMPO DE APRESENTAÇÃO- 20 MINUTOS)

F.H.J., feminino, 3 anos, deu entrada em ambulatório de pediatria, acompanhada de seuspais. Os mesmos acham que a criança é muito pequena para sua idade, quando comparada comoutras crianças. A fim de determinar a idade óssea da criança, você solicita radiografia da mão damesma (vide imagem ao lado), tendo verificado ser a idade óssea compatívelcom a idade da criança.

a) Descreva os ossos da mão – ossos do carpo, metacarpo e falanges.

b) Descreva o crescimento ósseo desde o período fetal até a ossificação completa no adulto.

c) Porque se utiliza a análise da mão para avaliar a idade óssea? Identifique numa imagem radiográfica as áreas em crescimento da mão.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICASa) MOORE,KL; DALLEY II, AF. Anatomia orientada para clínica. 4ª Edição. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2001. Cap.6 Membro superior. p.597-600.b) MOORE,KL; DALLEY II, AF. Anatomia orientada para clínica. 4ª Edição. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2001. Introdução à Anatomia Clinicamente Orientada. p.17-18.c) MOORE,KL; DALLEY II, AF. Anatomia orientada para clínica. 4ª Edição. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2001. Introdução à Anatomia Clinicamente Orientada. p. 18.

CASO 1B - IDADE ÓSSEA

a)Ossos da mão:

- CARPO: Unidos por ligamentos e articulados pelas articulações intercárpicas ,dando impressão de de ser uma massa compacta.

Fileira proximal(Lateral para medial) :*Escafóide(A.O:tubérculo do escafóide ) --- *semilunar --- *piramidal --- *pisiforme (Forma de ervilha ,facilmente palpável, é um osso sesamóide)

Fileira Distal(Lateral para medial) : *Trápézio(A.O:Tubérculo) --- *trapezóide --- *capitato --- *hamato(A.O:hâmulo do hamato – formato de pequeno gancho)

-METACARPO:Entre os carpais e as falanges, com corpo e 2 extremidades. A.O:Cabeças dos metacarpais (Visão posterior da mão flexionada ou não!- Na face dorsal possui pequeno tubérculo em cada lado para a fixação de legamentos colaterais e cápsulas articulares.) A.O:Processo estilóide do terceiro metacarpal -FALANGES:

Page 2: CASO1B

Cada dedo tem 3 falanges(Proximais, Médias e Distais), exceto o primeiro que não possue a média.

b)Crescimento ósseo:Podem ser de 2 tipos-intramembranosa e intracartilaginosa. O processo de ossificação é semelhante e a estrutura histológica final é idêntica.

Células mesenquimais se condensam e se diferenciam em condroblastos que formarão o modelo ósseo cartilaginoso. Na parte média desse modelo, a cartilagem se calcifica e capilares do periósteo crescem dentro da cartilagem calcificada. Esses capilares mais as células osteogênicas formam o botão periostal. Os capilares originam o centro primário de ossificação que é responsável pelo crescimento em espessura do osso. Ocorre na diáfise(finalizados em sua maioria ). Na epífise ocorre o centro secundário de ossificação que é responsável pelo crescimento do comprimento do osso. Laminas epifisárias cartilaginosas se interpõem entre a diáfise e as epífises. Assim, quando essas lâminas forem substituídas por osso(células ósseas e cálcio) dando fim ao crescimento.

c)Idade óssea:Na mão, os ossos do carpo se ossificam em épocas diferentes que pode ser acompanhado por radiografias. Assim, a determinação da idade óssea se dará pela a análise de radiografias, pois os ossos não aparecem nas mesmas antes de estarem ossificados. É conhecido que o disco de crescimento só acaba nos 18 anos.