case study dia

2
zetes burótica Dia Portugal combina solução de voz com RFID para aumentar a produtividade A Dia Portugal iniciou a sua actividade em 1993. Entretanto adquiriu a cadeia de supermercados Minipreço como estratégia de implementação no mercado português. Actualmente conta com cerca de 350 lojas, aproximadamente 200 franchisados e 3 plataformas logísticas. O Grupo DIA, tem como objectivo uniformizar os processos em todo o grupo, optimizando as tarefas de picking com a solução de voz 3iV da Zetes em 3 continentes (Europa, Ásia e América Latina). No seguimento do alinhamento corporativo, a Dia Portugal implementou a solução de voz combinada com RFID para melhorar o controlo de picking. Este tipo de soluções inovadoras permite à empresa aumentar a qualidade do serviço ao cliente. A procura de soluções a nível mundial A Dia começou a pensar na solução de voz em 2005. Na altura utilizava um sistema de radiofrequência que era uniforme para todos os armazéns, o que permitia ter um armazém “sem papel” com o inventário em tempo real. Contudo, depois de efectuar testes com o projecto-piloto, a conclusão a que se chegou foi que a solução de voz permite uma evolução de tarefas na preparação de pedidos, melhorando a qualidade e a ergonomia das mesmas. O projecto-piloto teve início em 2006, no armazém de Villanueva (Valladolid em Espanha) com 10 pickers. Os resultados foram acima das expectativas, em termos de produtividade e de simplificação dos processos, o que contribuiu para levar a cabo a implementação progressiva da solução de voz para o resto dos armazéns espanhóis, franceses, portugueses e gregos do grupo. Todas as instalações foram realizadas pelas filiais locais da Zetes. Também foi exportada a solução para as filiais da América Latina e Shangai na China. Aqui os intervenientes são parceiros locais da Zetes, prestando suporte técnico à instalação. O Grupo Dia, contratualizou o suporte técnico e de software à Zetes, sendo depois responsabilidade de cada filial local da Zetes fornecer o serviço no seu próprio país. DIA PORTUGAL COMBINA SOLUÇÃO DE VOZ COM RFID PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE VOZ Processo optimizado: Picking Software: 3iV Crystal Instalação: 3 centros de Distribuição (Alverca, Torres Novas e Valongo) RFID Processo optimizado: controlo de picking Nº de tags de RFID por empilhadores: 2 tags WWW.ZETES.COM | ALWAYS A GOOD ID CASO DE ESTUDO Porta paletes equipado com dispositivo de RFID

Upload: zetes-portugal

Post on 23-Jun-2015

85 views

Category:

Business


1 download

DESCRIPTION

DIA PORTUGAL COMBINA SOLUÇÃO DE VOZ COM RFID PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE VOZ • Processo optimizado: Picking • Software: 3iV Crystal • Instalação: 3 centros de Distribuição (Alverca, Torres Novas e Valongo) RFID • Processo optimizado: controlo de picking • Nº de tags de RFID por empilhadores: 2 tags Mais informações em: http://www.zetes.pt/pt/tecnologias/rfid

TRANSCRIPT

Page 1: Case study Dia

zetesburótica

Dia Portugal combina solução de voz com RFID para aumentar a produtividade

A Dia Portugal iniciou a sua actividade em 1993. Entretanto adquiriu a cadeia de supermercados Minipreço como estratégia de implementação no mercado português. Actualmente conta com cerca de 350 lojas, aproximadamente 200 franchisados e 3 plataformas logísticas.

O

Grupo DIA, tem como objectivo uniformizar os processos em todo o grupo, optimizando as tarefas de picking com a solução de voz 3iV da Zetes em 3 continentes (Europa, Ásia e América Latina). No seguimento do alinhamento corporativo, a Dia Portugal implementou a solução de voz combinada com RFID para melhorar o controlo de picking. Este tipo de soluções inovadoras permite à empresa aumentar a qualidade do serviço ao cliente.

A procura de soluções a nível mundial

A Dia começou a pensar na solução de voz em 2005. Na altura utilizava um sistema de radiofrequência que era uniforme para todos os armazéns, o que permitia ter um armazém “sem papel” com o inventário em tempo real.

Contudo, depois de efectuar testes com o projecto-piloto, a conclusão a que se chegou foi que a solução de voz permite uma evolução de tarefas na preparação de pedidos, melhorando a qualidade e a ergonomia das mesmas.

O projecto-piloto teve início em 2006, no armazém de Villanueva (Valladolid em Espanha) com 10 pickers. Os resultados foram acima das expectativas, em termos de produtividade e de simplificação dos processos, o que contribuiu para levar a cabo a implementação progressiva da solução de voz para o resto dos armazéns espanhóis, franceses, portugueses e gregos do grupo. Todas as instalações foram realizadas pelas filiais locais da Zetes. Também foi exportada a solução para as filiais da América Latina e Shangai na China. Aqui os intervenientes são parceiros locais da Zetes, prestando suporte técnico à instalação.

O Grupo Dia, contratualizou o suporte técnico e de software à Zetes, sendo depois responsabilidade de cada filial local da Zetes fornecer o serviço no seu próprio país.

DIA PORTUGAL COMBINA SOLUÇÃO DE VOZ COM RFID PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADEVOZ• Processo optimizado: Picking• Software: 3iV Crystal• Instalação: 3 centros de Distribuição

(Alverca, Torres Novas e Valongo)

RFID• Processo optimizado: controlo de picking• Nº de tags de RFID por empilhadores: 2 tags

WWW.ZETES.COM | ALWAYS A GOOD ID

CASO DE ESTUDO

Porta paletes equipado com dispositivo de RFID

Page 2: Case study Dia

RFID: Uma tecnologia que se integra perfeitamente nos processos da Dia

A Dia também deu início à implementação do projecto de RFID para o controlo de picking. Antes de começar a preparação de um pedido, o empilhador é colocado na balança e pesado. Esta balança possui incorporada antenas RFID. Este empilhador possui uma tag RFID que o identifica univocamente e após a pesagem é registado no SGA o seu peso vazio. Uma vez terminado o picking, o picker dirige-se à balança para pesar novamente o empilhador agora incluindo o seu pedido. O controlo efectua-se pelo peso total do empilhador e do pedido físico comparado com o peso teórico do picking (uma vez que o SGA possui o peso de cada volume/artigo). Esta validação em tempo real, permitiu uma melhor qualidade de serviço aos seus clientes.Antes da implementação da solução de RFID, os controlos que se realizavam implicavam a introdução manual de vários dados por parte do preparador, sendo esta tarefa mais lenta e repetitiva, o que implicava outros tipos de controlo extra para assegurar a qualidade da preparação.

O projecto RFID foi finalizado em 2009 nos armazéns em Espanha seguindo-se a França. A expansão da implementação para os restantes países decorreu em 2010 e 2011. A uniformização dos processos e tecnologia é um dos êxitos do grupo.

Caso português de combinação de solução de Voz com RFID

Em 2008, a Dia Portugal implementou a solução de voz para optimizar o processo de picking nos Centros de Distribuição (Alverca, Torres Novas e

Valongo). “ Ao todo, contamos com cerca de 100 terminais de voz a servirem 2 turnos, ou seja, temos 200 utilizadores para efectuar o picking através da solução de voz”, disse João Cardona, Director de IT da Dia em Portugal.

Em 2011, foi implementada a solução de RFID nos 3 centros de distribuição. “Implementamos a RFID nos nossos empilhadores para efectuarmos a conferência da mercadoria, antes de ser carregada nos camiões. Foram colocadas 2 tags, uma no lado esquerdo e outra no lado direito do empilhador para uma leitura mais eficaz”, “Sentimos melhorias significativas nos nossos processos logísticos dos armazéns resultante da combinação da solução de voz com RFID. Os processos passaram a ser mais fluídos, incrementamos a produtividade e agora é assegurada a fiabilidade dos dados”, explica João Cardona.

Inovar com o objectivo de melhorar, tanto em resultados como em qualidade

A melhoria de processos logísticos faz parte da estratégia global do Grupo DIA que procura continuamente novos serviços, características e formatos que se possam adaptar e satisfazer os clientes, oferecendo a melhor relação preço/qualidade.

“Através do recurso às tecnologias de ponta, queremos sempre inovar não só com o objectivo de melhorar os nossos resultados mas também a nossa qualidade, o projecto de RFID para o controlo de picking é um exemplo de melhoria continua”, acrescenta o responsável de informática.

A Dia analisa sucessivamente quais são as tecnologias que podem trazer maiores benefícios: Entre outros projectos, estão a investigar com a Zetes, novas utilizações para a RFID de forma a optimizar os seus processos.

“A Zetes em Portugal já é um parceiro nosso de longa data. O alinhamento do Grupo para trabalharmos com a Zetes ao nível da implementação das soluções de voz e RFID, bem como a assistência técnica, para nós foi um passo natural”, finaliza João Cardona.

zetesburóticaWWW.ZETES.COM | ALWAYS A GOOD ID

ZE TE S BURÓ TICA - E DIFÍ CIO EMPR ESAR IAL - AL AMED A ANT ÓNIO S ÉRGIO , 7 - 2 799- 532 LI NDA-A- VELHA - P ORTUGAL - TEL: +351 21 415 22 00 - FA X: +351 21 415 22 90 - E M AIL: MAR KE TING@P T. ZE TE S. COM

DE LE GAÇÃO DO NORT E: AVIZ TR ADE CE NT ER - R UA E NG. FE RREI RA DIAS, 924, SALA E 27 - 4100-246 PORT O - PORT UGAL - T EL: +351 22 619 10 76 - F AX: +351 22 619 10 78

Operador interage com balança através de voz