casamento de marina e romualdo - folhapatense.com.br 1044 (270413) site 2.pdf · 7h30 - palestra:...

10
27/04/2013 _ Folha Patense Página 1 1 Buffet Barra Park realizando sonhos em João Pinheiro - casamento de Zaíra e Willian No último dia 13 de abril de 2013, aconteceu na Chácara Riviera, na ci- dade de João Pinheiro, em um lindo entardecer, o enlace matrimonial de Zaíra e Willian. Os noivos compartilharam seu amor entre amigos e familiares com uma animada e deliciosa recepção .O Buffet Barra Park apresentou um rico e sofisticado cardápio com bom gosto e capricho, surpreenden- do mais uma vez a todos. O salão Riviera foi decorado por Henrique (Agito), com cerimonial Poliana e registros fotográficos de Bruno Bernardes. Confira! Sejam felizes! Sejam felizes! Dia vinte de abril de dois mil e treze, na cidade de João Pinheiro, a Chácara Riviera foi mais uma vez palco para celebrar o amor entre Marina e Romualdo. O jovem casal recebeu os cumprimentos de amigos e familiares em memorável evento. Foi uma noite em que toda sociedade joaopinheirense pode comprovar o bom gosto do renomado Buffet Barra Park com seu farto e variado cardápio assinado por Stael Mendonça Barra. O salão foi decorado por Henrique (Agito) com registro fotográfico de Noivas by Carlos Junior. Casamento de Marina e Romualdo Felicidades aos noivos! Um abraço, feliz semana e até a próxima, se Deus quiser!

Upload: vanquynh

Post on 27-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

27/04/2013 _ Folha Patense Página 11

Buffet Barra Park realizando sonhos em João Pinheiro - casamento de Zaíra e WillianNo último dia 13 de abril de 2013,

aconteceu na Chácara Riviera, na ci-dade de João Pinheiro, em um lindoentardecer, o enlace matrimonial deZaíra e Willian.

Os noivos compartilharam seuamor entre amigos e familiares comuma animada e deliciosa recepção

.O Buffet Barra Park apresentouum rico e sofisticado cardápio combom gosto e capricho, surpreenden-do mais uma vez a todos.

O salão Riviera foi decorado porHenrique (Agito), com cerimonialPoliana e registros fotográficos deBruno Bernardes. Confira!

Sejam felizes!Sejam felizes!

Dia vinte de abril de dois mil e treze, na cidade de João Pinheiro, a ChácaraRiviera foi mais uma vez palco para celebrar o amor entre Marina e Romualdo.

O jovem casal recebeu os cumprimentos de amigos e familiares em memorávelevento.

Foi uma noite em que toda sociedade joaopinheirense pode comprovar o bomgosto do renomado Buffet Barra Park com seu farto e variado cardápio assinadopor Stael Mendonça Barra.

O salão foi decorado por Henrique (Agito) com registro fotográfico de Noivasby Carlos Junior.

Casamento de Marina e Romualdo

Felicidadesaos noivos!

Um abraço, feliz semana e até a próxima, se Deus quiser!

Copasa XXVII SipatPatos de Minas

De 13 a 17/05/2013O Distrito do Médio Paranaíba convida para sua

XXVII SIPAT, a ser realizada no Escritório Distrital- Copasa, situada na rua Dona Luiza, 1325, bairroCristo Redentor, em Pastos de Minas-MG.

ProgramaçãoDia 13/05 - Segunda-Feira

7hl5 - Abertura: Gerente Distrital Jairo Carneiro e Presidente da Cipa Enock Barbosa7h30 - Palestra: Assédio Moral e Bulling.Francisco Carlos Frechiani - Advogado e Vereador da Câmara Municipal de Patos de

Minas.Dia 14/05 - Terça-Feira

7hl5 - Abertura: Presidente da Cipa - Enock Barbosa.7h30 - Palestra: Qualidade de VidaAugusto António Feitoza da Cruz - Diretor Do Instituto Máximo, Professor de Pós-Gradu-

ação, Fisioterapeuta, Mestre e Especialista em Obesidade e Promoção à Saúde.Dia 15/05 - Quarta-Feira

7hl5 - Abertura: Presidente da Cipa - Enock Barbosa. 7h30 - Palestra: Riscos da Hiper-tensão Arterial. Dr. Flávio Olivieri - Clínica Olivieri.

Dia 16/05 - Quinía-Feira7hl5 - Abertura: Presidente da Cipa - Enock Barbosa.7h30 - Palestra: Doenças Ocupacionais.Lourdes Moreira Branquinho - Professora/Enfermeira e Especialista em Enfermagem do

Trabalho.Dia 17/05 - Sexta-Feira

7hl5 - Abertura: Presidente da Cipa - Enock Barbosa.7h30 - Palestra Motivacional: Não Vendo a Vida Passar - História Construída por um

Deficiente Visual.Rodrigo Rosa de Oliveira - Analista Fiscal da Empresa Cemil. 9h - Confraternização.Contamos com sua presença!

Página 12 Folha Patense 27/04/2013

Literatura tipo exportaçãoA escritora patense, Maria Esther Maciel, está entre os convidados

de honra para a Feira Literária de Frankfurt, na Alemanha

LAÉRCIO ROCHADa Redação

Patos de Minas estará em evi-dência no cenário cultural interna-cional. A escritora patense MariaEsther Maciel é um dos setenta bra-sileiros que estarão mostrando suasobras na tradicional Feira Literá-ria de Frankfurt, na Alemanha, noperíodo de 9 a 13 de outubro desteano.

De Minas Gerais, serão 13 au-tores que integrarão a comitiva bra-sileira, sendo eles: Adélia Prado,Affonso Romano de Sant”Anna,André Sant’Anna, Ângela Lago,Fernando Morais, Francisco Al-vim, José Murilo de Carvalho, Le-lis, Luiz Ruffato, Maia Esther Ma-ciel, Ruy Castro, Silviano Santia-go e Ziraldo.

O anúncio dos escolhidos foi A escritora Maria Esther Maciel

feito no dia 14 de março desse ano,na Feira Literária de Leipzig, tam-bém na Alemanha.

Dos 13 mineiros que vão mos-trar suas obras em Frankfurt, ape-nas 4 residem no estado: AdéliaPrado (Divinópolis), Ângela Lago,Lelis e Maria Esther Maciel (queresidem em Belo Horizonte).

O Brasil será o país convidadoe terá programação especial naque-la tradicional feira literária, sendo,portanto, momento propício paraque nosso país se projete no cená-rio literário internacional.

Com sua participação na FeiraLiterária de Frankfurt, Maria Es-ther Maciel levará o nome de suaterra natal, Patos de Minas, a umlugar de destaque. Merece osaplausos e o reconhecimento deseus conterrâneos por mais estaconquista.

Nos dias 18 e 19 de abril, os alunosdo Senac, do Curso Aprendizagem emServiços Administrativos, fizeram umagrande mobilização para revitalizaçãodo parquinho da Creche Cebolinha nobairro Alvorada. A ação desenvolvidafaz parte dos projetos do Curso JovemAprendiz, e teve como tema o MeioAmbiente.

Os alunos do projeto fizeram visi-tas em diversos locais que precisavamser melhorados, e por unanimidade aturma escolheu a Creche Cebolinha. Taljustificativa se deu devido a necessi-dade das crianças em brincar em umlocal mais bonito, confortável e colo-rido. Além de pintarem todos os brin-quedos, também foi feito um jardim depneus na creche, como também a plan-tação de flores no corredor de entradaalém de muitas orquídeas para alegraro local.

É de suma importância ressaltar quea presente ação não seria possível sema colaboração das empresas que doa-ram tintas, flores, pneus, dinheiro en-tre outros materiais necessários. Ao tér-mino foi oferecido um lanche especial

Alunos do Jovem Aprendiz revitalizamparquinho de Creche no Alvorada

aos alunos, que também foi uma par-ceria com os alunos do Senac do cursode Imagem Pessoal.

Foi notória a alegria das criançasem ver que o local onde ficam muitashoras do dia, ficou mais colorido, flo-rido e aconchegante. De acordo com aorientadora do curso do Senac, Meire

Fernandes, é de grade importância aparticipação dos alunos em tais ações,pois oportunizam o trabalho em equi-pe; a relação com a sociedade e paraque conheçam realidade as vezes dis-tintas de alguns, assim realizando pro-jetos que beneficiam a sociedade.

Fonte e fotos: Divulgação Senac

Pescaria dos TrabalhadoresO Rotary Club de Patos de Minas realizará a partir das 7 horas, na

próxima quarta-feira, 1º de maio - Dia do Trabalhador - na orla da LagoaGrande, a Pescaria dos Trabalhadores, quando também serão realizadasuma série de atividades recreativas, culturais, musicais e culinárias, alémde sorteio de um televisor LCD 32` e muita confraternização.

A renda irá para o Banco de Cadeiras de Rodas do RC de Patos deMinas.

José Afonso - secretário do RC de Patos de Mina

TIAGO SANTOS PINTO

O projeto Terra Sem Sombra foi criadoem 2006, com a intenção de divulgar a músi-ca erudita em Patos de Minas, contando coma participação de músicos de carreira inter-nacional. Dando continuidade à série de apre-sentações com o segundo concerto da tem-porada de 2013, um quinteto de cordas, com-posto por quatro membros do conjunto ale-mão Emsland Ensemble e pelo brasileiroMatias de Oliveira Pinto, realizará, no dia 07de maio, um recital no Teatro Municipal Leãode Formosa, às 20h30.

Chama-se de quinteto de cordas ao con-junto de instrumentos tradicionalmente com-posto por dois violinos, uma viola, um violon-celo e um quinto instrumento de cordas, quegeralmente é outra viola ou outro violoncelo.Ainda que menos comuns do que os quarte-tos, os quintetos de cordas representam umaparte importante do repertório de música decâmara. No concerto do dia 07 de maio, oquinto instrumento será o violoncelo de Mati-as de Oliveira Pinto e o grupo executará duasobras, uma de Georges Onslow (1784-1853)

Concerto do projeto Terra Sem Sombra apresentaráquinteto de cordas composto por alemães e um brasileiro

e outra de Franz Schu-bert (1797-1828).

O alemão EmslandEnsemble é considera-do um dos conjuntos demúsica de câmara maisespeciais da atualida-de, tanto pelo repertó-rio arrojado como pelasinterpretações realiza-das. O grupo, além dese apresentar regularmente na Alemanha, fazextensas turnês participando de festivais in-ternacionais, entre os quais está programa-do o 1º Festival de Maio, que acontecerá emBelo Horizonte de 10 a 18 de maio de 2013.Integrado por diversos músicos, a formaçãodo Ensemble pode variar de um quarteto decordas até a totalidade de seus membros. Emsua apresentação em Patos de Minas, o Ems-land Ensemble será composto por JeanineThorpe (violino), Michael Rein (violino), BorisBardenhagen (viola) e por Olaf Niessing (vio-loncelo), além de ter como convidado o tam-bém violoncelista Matias de Oliveira Pinto.

Matias de Oliveira Pinto nasceu em São

Paulo, mas foi com 18 anos de idade estudarna Alemanha, onde ainda mora, tendo se esta-belecido como docente nas universidades deMünster e de Berlim. Matias já se apresentouem inúmeros festivais ao redor do mundo e éum solista e professor consagrado internacio-nalmente. Suas turnês o levaram para muitospaíses da América Latina, aos EUA, por toda aEuropa e para alguns países da Ásia e da Oce-ania. Entre as suas viagens, já participou doprojeto Terra Sem Sombra em duas edições,em maio de 2011 e em abril de 2012. Além dis-so, gravou vários CDs e muitos compositoresimportantes da atualidade já lhe dedicaram al-gumas obras.

"A água será opetróleo do futuro"(FRASE DITA DURANTE A PALESTRA "GESTÃO

AMBIENTAL E RECURSOS HÍDRICOS", REALIZADA

EM PATOS DE MINAS, POR OCASIÃO DO

LANÇAMENTO DE CARTILHAS AMBIENTAIS FIEMG)

FRASE DA SEMANA

27/04/2013 Folha Patense Página 13

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abas-tecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento,encontrou-se na tarde de quarta-feira (24/04), emBrasília, com o ministro da Agricultura, Pecuáriae Abastecimento, Antônio Andrade. Ele estavaacompanhado do presidente da Federação daAgricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg),Roberto Simões, e do presidente da Empresa dePesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig),Marcelo Lana. Um dos objetivos da audiência foireiterar a necessidade da adoção de gestões, pelogoverno federal, para que o preço mínimo do caféseja estabelecido em piso não inferior a R$ 350,00por saca de 60 quilos.

A solicitação já foi encaminhada em ofício, pelogovernador de Minas, Antonio Anastasia, à presidenteDilma Roussef. O secretário enfatiza que a adoçãodo novo preço mínimo dará ao cafeicultor mineiro con-dições de cobrir o custo de produção nas lavouras.

Além da revisão do preço mínimo do café, quese encontra atualmente em R$ 261,69 a saca, os ca-feicultores mineiros estão pleiteando também a pror-rogação do prazo para vencimento de todos os cré-ditos em aberto, com vencimento em 2013.

“Esta medida também é de grande importância

para equilibrar os prejuízos já acumulados, e suaaprovação pelo Conselho Monetário Nacional irá de-sobrigar o produtor de vender seu café neste mo-mento de queda dos preços. A redução do volumede vendas para quitação de dívidas evitará nova des-valorização do produto”, explica o secretário.

Controle da brocaDurante a audiência com o ministro da Agricul-

tura, o secretário de Minas também reforçou o pedi-do das entidades da cafeicultura nacional para a re-alização de gestões que agilizem os registros denovos produtos em substituição ao ingrediente ativoendosulfan. Esse produto, sem similar registrado noBrasil, é utilizado para o controle da Broca do Cafe-eiro, uma das principais pragas que atinge a culturado café, causando danos que restringem o acessodo café brasileiro a importantes mercados internaci-onais.

“Portanto, é necessário o empenho pessoal doministro Antônio Andrade para reforçar a importânciado imediato credenciamento de produtos substitutosno controle da Broca”, finaliza Nascimento.

Secretaria de Estado de Agricultura,Pecuária e Abastecimento – Ascom

Secretário da Agricultura leva pedidos doscafeicultores ao ministro da AgriculturaMinas quer a elevação do preço da saca de café e autorização

para registro de produtos destinados ao combate à broca

Foi realizada nos dias 13 e 14 de abril, em Uber-lândia, a seletiva para a formação da Seleção Mineirade Karate, que representará Minas Gerais no Campeo-nato Brasileiro, a ser realizado em Vitória (ES), no mêsde junho.

Presidente Olegário esteve presente e mais uma vezclassificou vários atletas que vão integrar o seleciona-do mineiro.

Na oportunidade, foi entregue o troféu para a equipede Presidente Olegário, primeiro colocada no ranking2012. O presidente da Federação Mineira de Karate(FMK), professor João Carlos de Godoy, fez a entrega

Karate realizou seletivapara Seleção Mineira

do troféu ao prof. Teófilo Piau, e teceu vários elogiospela conquista, sendo a segunda vez consecutiva, des-de importante título do karate mineiro.

Estavam presentes na entrega do troféu deputado/tenente Lúcio, vereadores e várias autoridades uber-landenses.

Esse titulo foi muito valorizado, visto que as equi-pes que ficaram em 2º e 3º lugares são equipes muitoconceituadas no cenário do Karate mineiros.

Presidente Olegário agora vai tentar o tri-campeo-nato. O professor Teófilo Piau está muito confiante emseus atletas para a jornada em 2013.

A segunda rodada da Taça Zona Rural defutebol movimentará o domingo, dia 28, emdiversos distritos do município de Patos deMinas. Serão 12 jogos, sendo 10 agendadospara os horários de 8:30 (1º jogo) e 10:00 (2ºjogo). Os horários das partidas do grupo Dsão as exceções, os jogos estão marcados para11:30 e 12:30. A razão dessa alteração é pelofato do campo da região de Alagoas receberquatro jogos nesta segunda rodada, sendoduas partidas pelo grupo D e duas pelo E. Noúltimo dia 21, 77 gols foram marcados naprimeira rodada da competição. A expectati-va da torcida, que vem comparecendo em boaexpressão nos povoados, é a de poder ver maisbola na rede. A Taça Zona Rural é uma idea-lização da Prefeitura de Patos de Minas, atra-vés da Secretaria de Cultura, Esporte, Turis-mo e Lazer, em parceria com a Liga Patensede Desportos, que cede os árbitros para o tor-neio.

Dois dos times que mais balançaram asredes na primeira rodada se enfrentam no do-mingo, pelo grupo A. A equipe de Ranchi-nho, que fez nove gols no primeiro jogo, jogacontra o Sunpol, que marcou sete vezes. Ovencedor dessa partida, agendada para às8:30, no campo do Leal, fica bem próximoda vaga para a segunda fase.

Pelo grupo C, Major Porto e HorizonteAlegre duelam no campo do Major Porto, ese o resultado for favorável aos donos da casa,a equipe praticamente garante espaço na pró-xima fase e, nesse caso, afundaria o HorizonteAlegre, que foi derrotado no último domin-go.

Pelo grupo F, há o clássico entre as duasBaixadinhas, enquanto Santana de Patos en-frenta a equipe do Sapé. Na primeira rodada,o jogo entre Santana de Patos e Baixadinha Ifoi suspenso aos seis minutos do segundotempo. A razão da suspensão se deu pelo fatoda equipe de Santana de Patos estar em cam-po com apenas cinco jogadores titulares, oque inviabilizou o prosseguimento do jogo,de acordo com as regras expostas no regula-mento do torneio. Santana, que iniciou a par-tida com o número mínimo permitido de atle-tas titulares em campo - 06 jogadores - per-

Taça Zona Rural tem 12 jogos pelasegunda rodada neste domingo

JOGOS DA 2ª RODADA 28 de abril de 2013

GRUPO A Sunpol Leal x Ranchinho Local: Campo do Leal Horário: 8:30 am Leal x Ajax Pindaíbas Local: Campo do Leal Horário: 10:00 am

GRUPO B Moreiras x Posses do Chumbo Local: Campo do Café Patense Horário: 8:30 am Cabeceira do Areado x Café Patense Local: Campo do Café Patense Horário: 10:00 am

GRUPO C Major Porto x Horizonte Alegre Local: Campo do Major Porto Horário: 8:30 am Bonsucesso x Areado Local: Campo do Major Porto Horário: 10:00am

GRUPO D Amigos do Barreirinho x Barreiro F. C. Local: Campo de Alagoas Horário: 11:30 am E. C. Alagoas x Mata do Brejo Local: Campo de Alagoas Horário: 12:30 am

GRUPO E Contendas x Paraisense Local: Campo de Alagoas Horário: 8:30 am Alagoas x Vieiras Local: Campo de Alagoas Horário: 10:00 am

GRUPO F Baixadinha II x Baixadinha I Local: Campo da Baixadinha Horário: 8:30 am Santana de Patos x Sapé F. C. Local: Campo da Baixadinha Horário: 10:00 am

CLASSIFICAÇÃO - TAÇA ZONA RURAL

PATOS DE MINAS - 2013 GRUPO A

C Equipe PG J V E D GP GC SG CV 1° Ranchinho 03 01 01 00 00 09 03 06 00 2° Sunpol Leal 03 01 01 00 00 07 03 04 00 3° Ajax Pindaíbas 00 01 00 00 01 03 07 -04 00 4° Leal 00 01 00 00 01 03 09 -06 00

GRUPO B C Equipe PG J V E D GP GC SG CV 1° Cabeceira do Areado 03 01 01 00 00 04 02 02 00 2° Moreiras (*) 02 01 00 01 00 03 03 00 00 3° Café Patense 01 01 00 01 00 03 03 00 00 4° Posses do Chumbo 00 01 00 00 01 02 04 -02 00

GRUPO C C Equipe PG J V E D GP GC SG CV 1° Bonsucesso 03 01 01 00 00 03 02 01 00 2° Major Porto 03 01 01 00 00 01 00 01 00 3° Horizonte Alegre 00 01 00 00 01 02 03 -01 00 4° Areado 00 01 00 00 01 00 01 -01 00

GRUPO D C Equipe PG J V E D GP GC SG CV 1° E.C. Alagoas 03 01 01 00 00 08 02 06 00 2° Mata do Brejo 03 01 01 00 00 06 03 03 00 3° Barreiro F.C. 00 01 00 00 01 03 06 -03 00 4° Amigos do Barreirinho 00 01 00 00 01 02 08 -06 00

GRUPO E C Equipe PG J V E D GP GC SG CV 1° Contendas 03 01 01 00 00 04 01 03 00 2° Paraisense 03 01 01 00 00 03 02 01 01 3° Vieiras (*) 03 01 00 00 01 01 04 -03 01 4° Alagoas 00 01 00 00 01 02 03 -01 00

GRUPO F C Equipe PG J V E D GP GC SG CV 1° Sapé F.C. 01 01 00 01 00 02 02 00 00 2° Baixadinha I 01 01 00 01 00 02 02 00 01 3° Baixadinha II (**) 00 00 00 00 00 00 00 00 00 4° Santana de Patos (**) 00 00 00 00 00 00 00 00 00

Observações:(*) A equipe de Vieiras (Grupo E) inicia o campeonato com 03 pontos a frente,

pelo fato de ter vencido o torneio início da Taça Zona Rural, realizado no dia 14 deabril de 2013.

(*) A equipe de Moreiras (Grupo B) inicia o campeonato com 01 ponto a frente,pelo fato de ter conquistado o vice-campeonato do torneio início da Taça Zona Rural,realizado no dia 14 de abril de 2013.

(**) A partida entre Santana de Patos e Baixadinha II (Grupo F) pela primeirarodada do torneio foi anulada e será remarcada para data a ser definida.

Equipe de Contendas venceu Vieiras por 4x1,no campo de Alagoas, na primeira rodada

deu o jogador Michel Antonio Aguiar, no começo dasegunda etapa, por contusão. Uma nova partida seráagendada entre as duas equipes, ainda sem data defini-da.

Os artilheiros da competição até aqui são: LucasVinícius, camisa 14 da equipe do Ranchinho; Wender,que veste a 3 pelo Sunpol Leal; e Welington Lucas,número 5 do E.C. Alagoas, todos eles com três golsmarcados.

Abaixo, estão os 12 jogos da segunda rodada e tam-bém a classificação da Taça Zona Rural.

Ser o melhor canal de comunicação entre nosso cliente eseu público alvo, integrando-os através de serviços

TELEFONE: (34) 3814-0633RUA PETÚNIAS, 409 - BAIRRO JARDIM PARAÍSO

Página 14 Folha Patense 27/04/2013

GENTE & FATOS

Gata da semana

A gata da semana é Lorranne Marinsdo departamento de comunicação da CDLde Patos de Minas. Lorranne é de libra eestudante de Administração da Advice. Fazaniversário em 7 de outubro.

Noventa anos deJuvenal PereiraDestaque para Juvenal Pereira de Lima

que completou 90 anos na última sexta-fei-ra, dia 26 de abril. Juvenal é viúvo de MariaPereira da Cunha e pai de 10 filhos. Nasceuem Patos de Minas, em 26/04/1923. Produ-tor rural e líder político. Foi um dos primei-ros vereadores de Patos de Minas, na ges-tão nos governos dos prefeitos Jaques Cor-rea da Costa (1947 a 1951) e Ataídes deDeus Vieira (1967 a 1971). Juvenal Pereiraé o último dos remanescentes vereadoresdaquela época. A confraternização aconte-ceu entre familiares e amigos no Restaurantedo Center Patos Hotel. Parabéns, senhor Ju-venal!

(Fonte: Civuca Costa)

Em focoDestaque para o empresário

Takao Enardo Fujimoto (leia-se AgroJapão) durante do 2º Passeio

Ciclístico do Bem que fez parte daprogramação do Leilão do Bem da

Apae de Patos de Minas

“Denise Rodrigues Vilaça,Hoje não é um dia como os demais, ele se destaca porque é o

dia que Deus lhe trouxe ao mundo.Podemos ficar dias sem nos falar, podemos brigar, podemos

não concordar uma com a outra, podemos nos afastar poralgum tempo, enfim, com a gente pode acontecer de tudo,mas eu tenho certeza que entre nós existe um amorverdadeiro.Viva esta fase maravilhosa da sua vida com sabedoria.Busque caminhos novos, lute por seus ideais, enfrenteas adversidades, mas faça tudo isso sabendo que as

coisas que você realiza hoje - independentemente de seremboas ou não - causarão efeitos no seu amanhã. Por isso,

procure sempre aquilo que for melhor para você.Peço a Deus que lhe abençoe, que lhe mostre o rumo certo pra

seguir e que toque o seu coração sempre que você clamar por Ele.Estarei torcendo para que você tenha uma vida inteira de muitas

realizações e que conquiste todas as coisas que seu coração desejar.Parabéns pelos seus 18 anos! Feliz aniversário!Com muito carinho... sua irmã/madrinha...

Dany Vilaça”

Aniversário deAniversário deAniversário deAniversário deAniversário deCasamentoCasamentoCasamentoCasamentoCasamento

Alexandre Máximo e Luciene

Alexandre Máximo Oliveira eLuciene Viana de Souza Máximocomemoraram, dia 28 de abril, seteanos de feliz união.

O casal está ansioso pela che-gada do filhinho em setembro.

Felicidades Alexandre e Lucie-ne!

Bazar Santo AntônioEstá se aproximando o tão esperado

Bazar Santo Antônio - Dias 24, 25 e 26 de maioNeste ano, será no Cespasa, na rua Professora Elza Carneiro Franco, esquina com Av. Padre Almir.

Você ainda pode fazer suas doações, deixando-as no Escritório Paroquial da Catedral.

“O presidente do Sindcomércio Patos de Minas e vice-presidente da Fecomércio-MG, Sebastião da Silva Andra-de, recebeu no último domingo (21), na cidade de Ouro Preto, a Medalha da Inconfidência, concedida pelo Estadode Minas Gerais a personalidades que contribuem no desenvolvimento de Minas e do Brasil.

Os diretores e funcionários do Sindcomércio Patos de Minas parabenizam o ilustre presidente pela merecedorahomenagem, que comprova toda a sua dedicação e atuação constantes em prol da classe empresarial.”

Fotos: Priscilla ÁzaraMedalha da Inconfidência

À esquerda,Tião Andrade

recebe a Medalhada Inconfidência,e à direita, TiãoAndrade exibe

medalha e placarecebidas na

ocasião

Brasil é referência agropecuáriagraças à Embrapa, destaca ministro

Para cada real investido na Empresa Bra-sileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) noano passado, R$ 7,8 retornaram à sociedadebrasileira na forma de tecnologias, conhecimen-to e empregos. Esse resultado e outros quemudaram o cenário agropecuário brasileiro nosúltimos 40 anos foram destacados pelo minis-tro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,Antônio Andrade, nesta quarta-feira, 24 de abril.

A solenidade em comemoração às quatrodécadas da Embrapa contou com as assinatu-

ras de convênios e contratos de cooperação,apresentação de atividades, homenagens, alémda exposição de produtos e tecnologias. Mas oprincipal destaque do evento foi mesmo o tra-balho desenvolvido pelos funcionários da em-presa, que possibilitaram que o Brasil se torna-se em uma referência agropecuária para o mun-do.

“Quero parabenizar a todos os servidoresdesta casa. [...] Se hoje somos uma referênciamundial na produção de alimentos, é porque te-mos ao nosso lado uma empresa que é referên-cia mundial em tecnologia, inovação e sustenta-bilidade”, afirmou Antônio Andrade.

Ele ressaltou que as pesquisas desenvol-vidas pela Embrapa possibilitaram transformara região do Centro-Oeste em uma das maioresprodutoras de grãos do mundo, além de teremimpactado diretamente no aumento da produti-vidade da pecuária brasileira. Esses avanços

permitiram que todo o investimento feito naempresa seja hoje revertido em benefícios parao país.

Além da produção empresarial, Antônio An-drade ainda citou o trabalho desenvolvido emfavor da agricultura familiar. A Embrapa leva be-nefícios a mais de 12 milhões de agricultoresque produzem alimentos como mandioca, fei-jão, suínos, leite, aves e milho.

Sistema de inteligênciaDurante a solenidade, a empresa lançou o

Sistema Agropensa. A plataforma é voltada à pro-dução e difusão de conhecimentos estratégicosao desenvolvimento tecnológico da agriculturabrasileira. Ela vai atuar por meio da coleta, orga-nização, análise e disponibilização de informa-ções relevantes.

Fonte: MAPA

A Federação das Indústrias do Estado deMinas Gerais, regional do Alto Paranaíba,com sede em Patos de Minas, lançou na quin-ta-feira, 25 de abril, duas cartilhas ambien-tais. Um que fala especificamente sobre Re-cursos Hídricos, destacando os principaisinstrumentos da política de gestão das águas,e, outra cartilha que aborda sobre GestãoAmbiental, com demonstrativos sobre reno-vação de licença ambiental, dentre outros. Acerimônia aconteceu na sede da Fiemg quefica no 5º andar do Centro Empresarial dePatos de Minas - Rua Dores do Indaiá, 17.

Na oportunidade, antes da distribuiçãodas cartilhas ambientais entre os presentes,foram realizadas duas palestra com com ana-lista ambiental da Gerência de Meio Ambi-ente do Sistema Fiemg, Deivid Lucas deOliveira, com os temas: "Recursos Hídricos

Cartilhas ambientais são lançadas em Patos de Minas

Deivi Oliveira analistaambiental do Sistema Fiemg

Bom público compareceu à palestra sobregestão das águas

Equipe técnica de consultoriasambientais participam do evento

Cartilhas sobre gestão ambientale recursos hídricos

- Principais Instrumentos da Política de Ges-tão das Águas" e "Gestão Ambiental - Reno-vação de Licença Ambiental". Um bom pú-blico compareceu ao evento composto derepresentantes de entidades e órgãos ambi-entais, Política Militar de Meio Ambiente,Câmara Municipal, Codema, Prefeitura dePatos de Minas, professores e estudantes uni-versitários.

Na ocasião, o Diretor de Meio Ambien-te, Civuca Costa, esteve representando o Pre-feito de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodri-gues. "O lançamento das cartilhas ambien-tais pela Fiemg neste momento é muito opor-tuno, pois, este ano foi eleito pela ONU comoo ano de conservação da águas e, tais infor-mações são importantes para a chamar a aten-ção dos poderes e da população para com apreocupação na gestão de nossos recursoshídricos. A Fiemg está de parabéns", desta-cou Civuca Costa, Diretor de Meio Ambi-ente, durante o evento.

No lançamento das Cartilhas Ambien-tais da Fiemg Regional foi oferecido um caféda manhã aos participantes e convidados.

Segundo, Marcelo Rodrigues, gerente am-biental da Fiemg em Patos de Minas, exem-plares das cartilhas serão encaminhados a in-dústrias e entidades integradas à Federaçãodas Indústrias de nossa região.(Fonte: Diretoria de Meio Ambiente de Patos

de Minas)

27/04/2013 Folha Patense Página 15

45ª Subseção da OAB de Patos de Minas/MGANIVERSARIANTES ABRIL

01/0401/0403/0403/0403/0404/0404/0405/0405/0405/0406/0409/0409/0410/0410/0410/0410/0410/0410/0412/0412/0412/0412/0414/0414/0414/0414/0415/04

BELCHIOR GUIMARAES ALVESMARCO ANTONIO DA SILVALIVIA COLOMBAROLI AGOSTINHO INEZPATRICIA NERY DE CARVALHOZAMA ALVES TIBURCIODANIEL PACHECO RIBEIROGIVANILDO JOSE DA CUNHACELMA DAS DORES PEREIRAJAIRO GOMES DA SILVAMARCO AURELIO DE OLIVEIRA BORGESJONAS DA PAIXAO VARELLADELIO BORGES DA FONSECA FILHOJOSE AMORIM DA SILVEIRAAMANDA MUNDIM AMÂNCIOANTONIO DE QUEIROZ BARCELOSBERNADETE RABELO SPAGNUOLO SOUZACARLA MUNDIM AMANCIOCARLA RESENDE SILVA VARGASKLEIBER DE CASTRODANIELA CAMBRAIA DE SOUSA MAIAELIANA RODRIGUES TEIXEIRALUCIANA DE BRITO FREITAS LEITEVIRGILIO SOARES SILVA MARQUESELEUSA BRAGA REZENDE DE MOURAMARIELLE APAR. CAIXETA MACHADOPEDRO ELIAS DOS REISPRISCILLA TEIXEIRA CANÇADO PACHECOALEXANDRE DE CASTRO GOULART

Santo ExpeditoEncerrada com Santa Missa e Procissão a

Festa de Santo Expedito

Fotos: Esio Nogueira

A Comunidade de Santo Expedito loca-lizada na BR 354, km 404, (Canavial) co-memorou no sábado dia 20, o encerramen-to da Festa em Louvor ao padroeiro.

Inicialmente houve a Santa Missa, ce-

lebrada pelo Mons. José Magno, seguidade procissão, movimento de barraquinhase bingo com renda destinada para comprae colocação do piso na Capela.

Santo Expedito Monsenhor José Magno

Procissão de Santo Expedito

Fiéis de Santo Expedito

Festeiros 2013 Festeiros 2014

O casal Moacir Lucas e Maria Paula doou umquadro; que foi sorteado colaborando naconstrução da Capela de Santo Expedito

Severo Queiróz anunciando o sorteio de umboi, doado por um devoto; que contribuirá

na colocação do piso da Capela

MARCUS AMORIM ALVES FILHOLAURO AGOSTINHO MUNDIM DA FONSECAPOLLYANA CRISTINA PEREIRA BORGESRAQUEL LIDIA GURGEL PESSOASABRINA NUNES BORGESVIRGINIA LEYLLANE MACHADOBRUNO FERNANDES MACHADO AZEVEDOTERESA EULÁLIA DE OLIVEIRA COSTATHIAGO ARANTES CUNHAVALERIA DAS CHAGAS CORREAMAIRA DE MATOS FARIA PEREIRAMARCOS DE QUEIROZ GARCIAPAULO HENRIQUE RABELO DA SILVEIRACESAR OLIVEIRA MATOSLILIAN DAS GRACAS AMARAL SOUZA LIMAMIRIAN GONTIJO MOREIRA DA COSTAOLDAIR ESIO LEMOSALINE ANDREIA PEREIRA DINIZCAMILA MOURA MARTINSEDMARA FONSECA SOARESRICARDO CORTES QUEIROZEDNO OLIVEIRA BRITOLUANA FONSECA DE MATTOSFERNANDO SARAIVA RIOSHAMILTON BASILIO VALADARESJULIANA GOMES DA SILVAGISELDA TEIXEIRA NUNES SILVAWELITON CAVALCANTE GUERRA

15/0416/0416/0416/0416/0416/0418/0418/0418/0419/0420/0420/0420/0421/0421/0422/0422/0423/0423/0423/0423/0424/0424/0425/0425/0425/0429/0430/04

Conclusão do asfalto entre Patos de Minas ePindaíbas deve começar em julho

O início das obras para concluir o asfalta-mento da estrada entre Patos de Minas e o dis-trito de Pindaíbas está previsto para o final dejulho. A notícia foi repassada nesta quinta-feira(25) ao deputado federal José Humberto Soares(PHS-MG) pelo vereador Itamar André (PTB).Segundo ele, o Governo estadual e o Departa-mento de Estradas de Rodagem de Minas Ge-rais (DER) comunicaram que a ordem de paga-mento foi liberada e a licitação já está em anda-mento.

A notícia foi recebida com entusiasmo pelodeputado, que há cerca de um mês tratou do as-sunto com o secretário de Estado Extraordiná-rio para Coordenação de Investimentos, FuadNoman. José Humberto se reuniu com ele emBelo Horizonte, acompanhado do prefeito Pe-dro Lucas Rodrigues, da ex-vereadora e atualsecretária Executiva da Fundação Promam, Dal-va Mota, e do vice-presidente da Cemig, Arlin-

do Porto.“Nessa audiência, o Fuad nos garantiu que a

obra de Pindaíbas estava incluída no primeirolote a ser executado e que os preparativos for-mais estavam em fase conclusiva. Isso de fatose confirma com a notícia repassada a mim pelovereador Itamar”, disse José Humberto, acres-centando: “Inclusive, consultei o site do DERe, numa planilha atualizada do Caminhos de Mi-nas, realmente consta a autorização para a lici-tação do asfaltamento”.

Caminhos de Minas é o programa estrutura-dor do Governo estadual por meio do qual seráexecutada a segunda parte da pavimentação doacesso a Pindaíbas, uma vez que parte do tre-cho já foi asfaltada. O término da obra, confor-me o vereador Itamar, é o grande anseio dosmoradores da comunidade, da qual ele é um dosprincipais representantes políticos.

Carolina Filardi Tafuri

LICENÇA DE OPERAÇÃO

COOPERATIVA MISTA AGROPECU-ÁRIA DE PATOS DE MINAS LTDA - CO-OPATOS, torna público que obteve doConselho Estadual de Política Ambiental- COPAM, através do Processo Adminis-trativo Nº 057/1994/007/2003, Licença deOperação (LO) para a Fábrica de Raçãoe Sal Mineral, localizada no Município dePatos de Minas, válida por 8 anos, até 13/05/2013.

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE

LAGOA FORMOSAO SAAE de Lagoa Formosa/MG, torna público o extrato do

resultado da Carta Convite 001/2013, ref. a Contratação de EmpresaEspecializada em Construção Civil para Elaboração de Projeto TécnicoExecutivo da Nova Estação de Tratamento de Esgoto do Distrito deMonjolinho de Minas- Empresa vencedora: Pereira Campos EngenhariaLtda. Valor: R$ 30.000,00 (Trinta mil reais). Elson de Morais – Diretordo SAAE.

O SAAE de Lagoa Formosa/MG, torna público o extrato do Contratocom Francisca de Sousa Camargos ref. Prestação de Serviços naentrega de notificações de débitos. Valor por aviso: R$ 2,94 (Doisreais, noventa e quatro centavos). Vigência: 18/04/2013 à 17/04/2014;Forma de pagamento: Mensal. Elson de Morais – Diretor do SAAE.

Página 16 Folha Patense 27/04/2013

Democrata-GVPatrocinense

Minas FBURT

20h3016h

26-428-4

Terceira Rodadaxx

URTMinas FB

PatrocinenseDemocrata-GV

16h20h30

5-56-5

Quarta Rodadaxx

Mamoré pode virar Nacional?Que (con)fusão é essa?

A URT pode assumira liderança isolada doquadrangular final doMódulo II neste do-

mingo à tarde, quandoenfrenta a Patrocinense, a partir das16h, no Estádio Zama Maciel. Am-bos têm quatro pontos ganhos, masa equipe de Patrocínio lidera a fasepor ter um gol a mais de saldo.

A URT entra em campo desfal-cada de dois importantes jogadores.O lateral Marcel e o volante DiogoMarzagão estão suspensos por teremrecebido o terceiro cartão amarelona vitória sobre o Minas Futebol (2a 1). Os dois atletas são titularesvaliosos no esquema do técnico LuizEduardo. Marzagão tem tido gran-de desempenho na marcação, prote-gendo a zaga e cobrindo as descidasdos laterais. Marcel, além de puxaros contra-ataques em velocidade, ain-da fez gols importantes na boa cam-panha celeste até o momento.

Mesmo com esses dois desfalques,o técnico Luiz Eduardo terá uma equi-pe forte e capaz de superar a Patroci-nense. No lugar de Marcel, o maisprovável é que o treinador utilize oexperiente Andrezinho, volante que

URT e Patrocinense jogam pela liderançaConcorrentes na luta pelo acesso se enfrentam em dois jogos consecutivos

Módulo II 2013 - Quadrangular Final - Classificação e Jogos

Resumo do RegulamentoNo Quadrangular Final, os quatro clubes jogam entre si em turno e returno. Ao finaldas seis rodadas, os dois primeiros colocados serão proclamados campeão e vice-campeão do Módulo II de 2013 e terão vagas asseguradas no Módulo I do Campe-onato Mineiro de 2014.

Módulo I - Clássificação Final da primeira FaseClubePCruzeiroAtléticoVilla NovaTombenseTupiCaldenseGuaraniAmérica-MGNacionalBoa EsporteAraxáAmérica-TO

1º2º3º4º5º6º7º8º9º10º11º12º

GF SGGCPG J V E D313016151312161413128

10

221944-32-3-4-5-7-16-13

91112111610191818192423

3127191815141211111176

111111111111111111111111

1096543433322

1013362322100

024342556689

Próximos Jogos

atua também naquele setor. Outra al-ternativa pode ser a improvisação deum zagueiro na lateral. As opçõespara substituir Marzagão são aindamelhores, uma vez que a qualidade ea regularidade dos jogadores de meio-campo são pontos fortes do atual elen-co da URT. Xandinho, Emerson, Bi-anco e Marcelino são algumas das op-ções que o técnico tem para o setor.Zé Maria, que sentiu um problemamuscular na quinta-feira, também

pode ser desfalque. Se ele nãoreunir condições, o meia Cesi-nha deve ser o substituto.

Na primeira fase do Módu-lo II, a URT venceu a Patroci-nense por 4 a 0 em Patos deMinas e foi derrotada em Pa-trocínio por 3 a 1. Os dois ti-mes jogam amanhã e voltam ase enfrentar no final da próxi-ma semana, na primeira roda-da do returno, em Patrocínio.

PatrocinenseA Patrocinense também terá

dois desfalques importantes. Ovolante Paulinho Jaú e o meiaDaniel Barros estão suspensos.Durante toda a semana, o téc-

nico João Carlos fez mistério sobreos substitutos e até fechou os treina-mentos para que a imprensa não di-vulgasse as opções testadas. Nas de-mais posições, o treinador não devefazer alterações. João Carlos fez umtrabalho de conscientização de seuscomandados, pedindo uma posturafirme diante da URT por acreditar queos dois jogos contra a equipe patensepodem definir uma das equipes quesubirão para o Módulo I.

Xandinho é um dos cotados parasubstituir Diogo Marzagão

A má apresentação da SeleçãoBrasileira contra o Chile (2 a 2),no Mineirão, deixou muitos tor-cedores revoltados com Neymare Felipão.

Mas é cedo para tirar conclu-sões definitivas sobre o fututro doBrasil de Luiz Felipe Scolari. Otécnico não é o mesmo de 11 anosatrás, quando levou a Seleção aotítulo mundial. O Felipão de hojepassa a impressão de que “papaisabe tudo”, o que instiga o con-fronto dos analistas formadores deopinião e a rejeição do torcedor.

Em termos de qualidade, os jo-gadores que Felipão tem à dispo-sição são suficientes para formaruma boa seleção. O problemamaior é que o time ainda não temsequer um jeito de jogar. O desa-fio é fazer de bons jogadores umtime competitivo, capaz de supe-

rar adversários com padrão dejogo e forma de atuar definidoshá muito tempo.

As vaias da torcida no empatecom o Chile não são um bom si-nal. Nesse início de trabalho, comum futebol que oscila demais, se-ria melhor para o técnico e seuscomandados se houvesse apoiodas arquibancadas.

Com ou sem aval do torcedor,Felipão, Neymar e companhia te-rão de jogar para convencer osbrasileiros que irão mesmo fazerbonito na Copa de 2014. Cumprira obrigação de disputar um gran-de Mundial em alto nível jogan-do em casa é possível. Porém, seo futebol não começar a fluir jána Copa das Confederações, otempo cuidará de minar esse so-nho brasileiro e torná-lo cada vezmenos provável.

Sucesso na Copa é possível,mas tende a ficar improvável

Seleção Brasileira

MÓDULO IOPINIÃO

Resumo doRegulamento

Na fase semifinal, osquatro times disputamclassificação para a fi-nal em dois grupos,no sistema eliminató-rio (mata-mata). Os ti-mes de melhor cam-panha (1º e 2º) tem avantagem de obter avaga com dois empa-tes ou vitória e derro-ta com a mesma dife-rença de gols.

Fase Semifinal

x

x

27-4

28-4

16h

16h

Tombense

Villa Nova

Atlético

Cruzeiro

Jogos de Ida

x

x

5-5

8-5

16h

20h30

Atlético

Cruzeiro

Tombense

Villa Nova

Jogos de Volta

Os campos podem atrapalhar

Parece mesmo que Mamoré eNacional estão próximos de fecharum acordo para a fusão dos dois clu-bes. Quando soube do burburinho,fiquei intrigado. Depois, virou notí-cia, com entrevista de dirigente etudo. Aí, levei um susto daqueles.

Sou contra! Vou repetir: soucontra! Não acho que fusão de clu-bes de futebol traga solução paraos problemas de qualquer um de-les. O que pode acontecer, e acon-tece mesmo, é a perda da identida-de de quem se fundiu (não estoudizendo se fu...).

Dependendo dos termos do acor-do, a fusão no futebol pode serequivalente a explodir, “mandarpara as cucuias”, de uma vez a tra-dição e a história do clube. Issopara clube que tem história. Quemnão tem nem tradição, nem cons-truiu uma história (lutas, dificulda-des, emoções, derrotas, vitórias)nada tem a perder.

Não quero, nem devo, fazer juí-

zo definitivo sobre o acordo que osdirigentes de Mamoré e Nacionalestão “costurando”. Primeiro, por-que não se tem informações preci-sas e muito menos detalhadas des-sa fusão. Tomara que as pessoas en-volvidas na negociação sejam in-teligentes o bastante para não co-locar em risco a tradição do Ma-moré. Boa fé acredito que a maiorparte dos dirigentes tem. Sempremerece reconhecimento e respeitoquem se dispõe a “fazer futebol”no interior, especialmente em Mi-nas Gerais. Ainda assim, todos es-tão obrigados a ter boa vontade eponderação num momento crucialcomo este.

Por fim, quero tratar de umaquestão ética. A fusão com o Naci-onal dará ao Mamoré uma vaga naPrimeira Divisão (Módulo I) doCampeonato Mineiro em 2014. Ouseja, o Mamoré (se assim continu-ar a ser chamado) obterá um aces-so fora de campo. Além de não ter

a menor graça para o torcedor es-meraldino, essa artimanha vai pro-duzir uma mancha ética, que jamaisserá apagada, pois entrará para ahistória do futebol mineiro. Se é le-gal, pouco importa. Esse tipo devantagem é imoral! Quem verda-deiramente tem boa vontade e boaíndole não faria isso.

Faço questão de reafirmar que soua favor de parcerias, mas contra qual-quer fusão entre clubes de futebol.E, para quem queira tirar conclusõesapressadas, asseguro que o sentimen-to e a opinião deste colunista seriamos mesmos se estivesse a URT en-volvida nessa negociação. No casoespecífico de Nacional e Mamorétenho muitos outros motivos para jus-tificar os meus receios. No entanto,prefiro guardá-los comigo para sem-pre ou até conhecer bem os detalhesdo acordo e suas consequências. Compermissão do Ser Superior, voltareia falar sobre o assunto.

(Dércio Rodrigues)

Patrocinense

URT

Democrata-GV

Minas FB

4

4

2

0

2

2

2

2

1

1

0

0

1

1

2

0

0

0

0

2

2

4

2

1

0

3

2

4

2

1

0

-3

Clube PG J V E D GF GC SG

1

2

3

4

P

PatrocinenseURT

Democrata-GVMinas FB

20h3020h30

13-513-5

Quinta Rodadaxx

Com os jogos confirmados paraos campos do Villa Nova e doTombense, os favoritos Cruzeiro eAtlético podem enfrentar um poucomais de dificuldades neste final desemana.

É indiscutível que o Villa Nova,pela tradição que tem, pinta comouma equipe mais difícil de ser bati-da em seu estádio, o CastorCifuentes. Mas é bom o Atléticotambém cuidar da sua parte contrao Tombense, que fez grande cam-panha e, no início da competição,deu um sufoco no Galo, jogando emTombos.

Obviamente, é de se esperar que,

ao final dos jogos de volta, Cruzei-ro e Atlético façam valer a diferen-ça que têm para seus oponentes emtermos de investimento e se classi-fiquem para a decisão.

Dentro de campo, Tombense eVilla já fizeram mais do que normal-mente se espera dos times do interi-or de Minas.

Neymar e Felipão: futebol ruim e muitas vaias em Belo Horizonte

Raf

ael R

ibei

ro-C

BF

Joaq

uim

Am

aral

27/04/2013 Folha Patense Página 17

O motociclista José Maria Ribeiro, de 52 anos,morreu depois de bater a motocicleta que pilotava con-tra um caminhão na manhã de domingo, dia 21.

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o aci-dente foi na estrada municipal que faz a ligação daMGC-354 à comunidade de Santiago. A PM infor-mou que José Maria não teria respeitado a preferenciale bateu de frente com um caminhão que estava carre-gado com leite.

Ainda segundo a PM, o motorista do caminhão,que não teve o nome divulgado, contou que depois deter carregado com leite em um sítio nas imediações,seguia pela estrada principal e quando chegou ao cru-zamento com a estrada municipal o motociclista nãoparou, e apesar de o caminhão estar em baixa veloci-dade, não conseguiu evitar a colisão. Com o impacto a

PAULO BARBOSA

PAULO BARBOSA

PAULO BARBOSA

PAULO BARBOSA

Moradores do conjunto residencial recém-inaugurado,no bairro Coração Eucarístico, em Patos de Minas, recla-mam de rachaduras nas casas, que foram construídas atra-vés do programa "Minha Casa, Minha Vida", do GovernoFederal. Segundo eles, representantes da construtora res-ponsável pelas obras e da Caixa Econômica Federal, quefinanciou as construções, estiveram no local, mas até agoranada foi feito para solucionar a situação. "Eles oferecerampara passar uma massa nessas rachaduras, mas com agente dentro da casa. Assim não tem jeito. Nós queremosuma solução definitiva para esse problema", disse a donade casa Nayara Ferreira.

Nayara e o marido, Idalino dos Reis, que é ajudante demotorista, moram com quatro filhos no imóvel desde 24 dedezembro do ano passado. Ela contou que os problemassempre existiram. "Quando mudamos percebemos que játinha umas fissuras. Foi constado isso na vistoria e de lá pracá só vem piorando. Hoje está essa situação, cheio de ra-chadura", afirmou Nayara. Idalino mostrou preocupação coma situação, principalmente por causa das crianças. "Deu umcentímetro e meio de dilatação aqui na casa. É um absurdo.Nós temos crianças aqui em casa e está muito perigoso",disse.

A dona de casa Marcilene dos Santos contou que tam-bém convive com os mesmos problemas. "Quando pegueia casa, tinham apenas alguns trincados nas paredes. Issofoi evoluindo e virou rachaduras", relatou.

O Corpo de Bombeiros esteve no local e registrou ocor-rência devido ao risco de desabamento dos imóveis. "Cons-

O proprietário de uma loja de produtos para festasviveu momentos de medo, ao lado de funcionários eclientes, na manhã de quarta-feira, dia 25.

De acordo com a Polícia Militar, pouco depois das8 horas, um homem com um capacete e armado comrevólver invadiu o estabelecimento comercial e anun-ciou o assalto.

No momento da ação estavam no local o dono daempresa, duas funcionárias e um cliente.

Todos foram levados para o piso superior do co-mércio, onde foram obrigados a ficar deitados.

O bandido então obrigou o proprietário a abrir ocofre, de onde levou cerca de 20 mil reais em dinheiro.

A ação foi muito rápida. O assaltante fugiu em se-guida em uma motocicleta de cor vermelha.

Hélio Gomes da Silva Júnior, 24 anos, ficouferido após bater o veículo em que dirigia em umacarreta na BR-365, próximo ao Trevo da Pipoca,na entrada de Patos de Minas. O acidente ocorreuna manhã da quarta-feira, dia 24, e de acordo com aPolícia Rodoviária Federal , Hélio não respeitou apreferencial da via. "Houve falta de atenção por

PAULO BARBOSA

A ciclista Maria Aparecida Borges de Andrade, de46 anos, morreu dois dias após ter sido vítima de umatropelamento. O acidente foi na noite de sexta-feira,dia 19, na Avenida Getúlio Vargas, cruzamento com arua Marechal Floriano.

De acordo com a Polícia Militar, Maria Aparecidatrafegava com uma bicicleta motorizada pela AvenidaGetúlio Vargas e foi atropelada pelo veículo modeloCitroen/ C4 Pallas, que seguia no mesmo sentido.

Ainda de acordo com a PM, o condutor do carro,que não teve o nome divulgado, disse que aguardavano cruzamento com a Rua Marechal Floriano e nãopercebeu a aproximação da bicicleta, que contornou àesquerda e acabou atropelando a mulher. A vítima foi

TRÂNSITO URBANO

Ciclista atropelada no centrode Patos de Minas morre em hospital

Vítima de 46 anos pilotava bicicleta motorizada.Acidente foi na Avenida Getúlio Vargas no centro da cidade.

socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada aoHospital Regional em estado grave. Porém, não resis-tiu aos ferimentos e faleceu na manhã de domingo, dia21.

Foto: Aislan Henrique / site patos agora

Motorista não respeita preferencial e bate em carretaAcidente foi na BR-365, próximo ao Trevo da Pipoca.PRF disse que houve falta de atenção do motorista.

parte do moto-rista, que foientrar na rodo-via sem obser-var o fluxo",disse o inspe-tor Paulo Rosa.

R o g é r i oSturn, motorista da carreta com placas do interiordo Paraná, disse que o rapaz entrou na rodovia eele não conseguiu evitar o acidente. "Ele estavasaindo do posto de combustíveis e entrou rápido naBR e não teve como evitar. Até joguei na contra-mão para tentar desviar, mas não teve jeito.", con-tou.

Hélio Junior estava sozinho no carro. Ele foisocorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel deUrgência (Samu) e levado ao Hospital Regional An-tônio Dias, onde recebeu alta depois de atendido.

Foto: Emilio Braga

Motociclista morre em acidente de trânsitona zona rural de Patos de Minas

Colisão foi na estrada entre a comunidade de Santiago e a MGC-354Fotos: Aislan Henrique/ patos agora

motocicleta ficou destruída e José Maria morreu nahora.

A Perícia da Polícia Civil foi ao local para os le-vantamentos de praxe. O laudo deve ficar pronto em30 dias.

Moradias do “Minha casa, minha vida”, nobairro Coração Eucarístico, estão com rachaduras

Corpo de Bombeiros vistoriou o local e registrou caso como risco de desabamento.Gerente da Caixa Econômica disse que problema está sendo solucionado.

tatamos realmente várias rachaduras e trincas nas paredese no solo. Pedimos aos moradores para acompanharem aevolução dessa situação e também falamos sobre os riscosde permanecer nesses imóveis", explicou o tenente LucasMaia.

O gerente geral da Caixa Econômica Federal em Patosde Minas, Márcio Cunha, informou que recebeu notificaçãode três casas com problemas no residencial e que duas de-las já foram reformadas, após verificação de engenheirosda instituição. De acordo com o gerente, a construtora já foicomunicada sobre o problema e precisa providenciar o alu-guel de um imóvel para a família para que a reforma daoutra casa seja iniciada. Segundo Márcio, o morador quetiver problemas deve entrar em contato com a Caixa paraque a vistoria seja marcada. Após este processo, um relató-rio feito pelos engenheiros é enviado à construtora, paraque as providências sejam tomadas.

Foto: Reprodução TV Integração

Assaltante rouba loja de produtos prafestas no bairro do Rosário

Bandido rendeu funcionários, dono e clientes e fugiu com cerca de 20 mil reais.Fotos: Toninho Cury /clube noticia

Como na loja não havia sistema de videomonito-ramento não foi possível identificar o autor do crime.

A PM colheu informações sobre as caraterísticasdo assaltante, mas até o fechamento da edição não con-seguiu localizá-lo.

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Patosde Minas, presidida pelo vereador Lásaro Borges realizouna noite da última quarta-feira (24) uma Audiência Públicapara discutir a regulamentação da profissão dos agentes desaúde e endemias do Município. Profissionais da categorialotaram o plenário da Câmara Municipal para acompanharas discussões. Além dos vereadores membros da Comis-são, participaram ainda da reunião, a diretora do Sind-Saú-de MG - Lionete Pires e advogados do Sindicato, o procura-dor do Município, Damião Borges e o advogado do Sintrasp,Dr. Wellington Gomes.

Com base na Lei 11.350 e Emenda Constitucional 51,os vereadores e o núcleo do Sind Saúde pretendem regula-mentar a profissão dos agentes de saúde em Patos de Mi-nas. De acordo com o vereador Lásaro Borges, foi criado noMunicípio um núcleo do Sind- Saúde, onde desde 2011 asituação dos agentes de saúde e endemias vem sendo acom-panhada. "Os profissionais da categoria estão órfãos. E nãose sabe se é do Governo Federal, Estadual ou Municipal. Oque queremos é que a administração municipal faça a regu-lamentação que é de direito da categoria e baseada em Le-gislação Federal", afirmou o vereador.

Para a diretora do Sind-Saúde, Lionete Pires, é neces-sário que a classe seja valorizada não só pela questão sala-rial. "Antes do salário é imprescindível que o estes trabalha-dores tenham garantias, estabilidade e boas condições detrabalho", destacou. Lionete Pires ainda falou sobre impor-tância de se discutir a Lei 11.350 e a Emenda Constitucio-nal 51, que também de que fala sobre a regulamentação doregime jurídico da categoria. "Em Patos de Minas, por exem-plo, foi feito um processo seletivo em 2006 e outro em 2007,e no edital estava previsto que estes trabalhadores teriamregime estatutário, mas o Município não enquadrou a clas-se neste regime, fazendo com que os agentes de saúde e

de endemias não tenham as mesmas garantias de um ser-vidor efetivo.

O procurador do Município, Damião Borges esclareceuaos presentes que administração só irá regulamentar o queestiver dentro da legislação Federal. "O contrato dos agentesde saúde e endemias vale enquanto durar o programa e issoé regulamentado por lei municipal. A questão salarial tambémé legal, prevista na lei 226/2005, mas membros da procurado-ria do Município entendem que fere frontalmente a constitui-ção a efetivação do contratado dentro do programa "Saúde daFamília", porque o ingresso no serviço público, constitucional-mente falando, é feito apenas por concurso público, não ha-vendo outras formas", afirmou Damião Borges. Ele ainda des-tacou que o vínculo dos agentes de saúde é com o Município,só que as regras são do programa do Governo Federal.

Para o advogado do Sind-Saúde, Dr. Vinícius Vieira, aPrefeitura de Patos de Minas ainda não conhece a lei 11.350e a Emenda Constitucional 51. "A Lei diz que, os agentesque, na data da promulgação da emenda Constitucional 51/2006, que estiverem exercendo sua função de agentes deendemias e de saúde, poderão permanecer no cargo. Des-de que tenha sido realizado algum processo seletivo anteri-ormente. Aos demais poderão ser contratados por meio deprocesso seletivo", afirmou o advogado. Ele ainda citou oexemplo da cidade de Montes Claros, onde uma Lei Munici-pal Complementar foi criada de acordo com a LegislaçãoFederal, que possibilitou a alteração do regime jurídico daclasse dos agentes de saúde e endemias.

A diretora do Sind-Saúde destacou que uma das propos-tas de campanha do prefeito eleito, Pedro Lucas, foi ofereceraos agentes de saúde e de endemias os direitos previstos naregulamentação, e ainda que, em outros municípios mineiros,a situação da categoria já está regulamentada. Ela convocoutodos os envolvidos no processo a se reunirem na próximaAssembleia da categoria que será realizada no próximo dia13 de maio. Momento em que novas discussões sobre o as-sunto serão levantadas. O evento de vê acontecer com a pre-sença dos vereadores membros da Comissão de Saúde e re-presentantes da administração municipal.

Audiência Pública discute regulamentação da profissãodos agentes de saúde e de endemias do Município

Lionete Pires,diretora doSindsaúde

Agentes desaúde lotam o

plenário daCâmara

A Audiência Pública foi promovida pela Comissãode Saúde da Câmara Municipal

Fotos: Rejane Gomes

Damião Borges,procurador do Município

REJANE GOMES

Página 18 Folha Patense 27/04/2013

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE PATOS DE MINAS - FEPAMCNPJ: 23.354.848/0001-14

ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA22 de abril de 2013

Às dezoito horas do dia vinte e dois de abril de 2013, na sala do Conselho Universitário do Centro Universitáriode Patos de Minas-UNIPAM a Vice-Presidente da Fundação Educacional, Profª. Neusa Helena de Queiroz Borgespreside a reunião da Assembleia Geral Ordinária da Fundação Educacional de Patos de Minas, para cumprir aodisposto no art. 19 do Estatuto. Registra-se a presença de vários membros natos da Assembleia, membros doConselho Fiscal e de Pessoal Técnico Administrativo. Iniciando os trabalhos, a Vice-Presidente cumprimenta ospresentes e justifica a ausência do Presidente. Em seguida, ela nomeia Secretário da Assembleia, o Sr. João BatistaNogueira, e pede a ele para ler o Edital de Convocação, publicado na Folha Patense no dia 13 do corrente mês. OEdital menciona o objetivo da Assembleia Geral, contido no art. 19, item I - conhecerem do Balanço Geral e doRelatório sobre o exercício findo; item II, eleger os membros efetivos e suplentes do Conselho Fiscal. Em seguida, aProfª. Neusa Helena passa a ler o Relatório Anual Administração do Exercício de 2012. Inicia-se, então, a leiturasobre o Centro Universitário. Atualmente ele conta com 26 cursos de graduação superior em turnos diurno, noturnoe integral, distribuídos em Graduação 5.766, Pós-Graduação 321, no total de 6.087 alunos. Procedimentos contá-beis - as receitas e despesas foram contabilizadas pelo regime de competência. A Execução Orçamentária se verifi-cou segundo planos e programas. Os investimentos em 2012 atingiram R$9.656.399,72. A Receita líquida deR$54.835.757,52 - Despesas de R$ 41.970.606,31, resultou num Superávit de R$ 12.865.151,21. Recursos Huma-nos: Professores - 353, Funcionários das Áreas Educacional e Administrativa - 318, Funcionários da Construção Civil- 110, totalizando 781. Programas de Incentivo e Apoio aos Docentes - Incentivo aos professores na participação deprogramas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. Programas de Incentivos Educacionais - FAENE - Fundo deApoio a Estudantes com Necessidades Especiais, PIBIC- Programa de Incentivos a Iniciação Científica e outrosIncentivos e Convênios concedendo a título de bolsas de estudo o valor de R$3.312.191,10. Gratuidades - a FEPAM/UNIPAM visando fomentar a educação de nível superior a população de baixa renda aderiu ao PROUNI e instituiu oPrograma de Assistência Social Educacional (PROASE) por meio da portaria FEPAM 224/2012, concedendo bolsasintegrais e parciais no valor de R$9.391.338,19, correspondente a 20,40% da receita de mensalidades efetivamenterecebida, beneficiando 1.586 alunos. Os Projetos e Programas de Responsabilidade Social tem um grande leque deatividades sociais vindas dos Blocos, Institucional e do NAC - Núcleo de Arte. No Plano de Ação para 2013, constan-te do PDI, estão previstos investimentos de R$14.515.800,00. O Balanço Patrimonial é comentado pelo ConselheiroFiscal, Prof. Sandro Ângelo apresentando os principais resultados alcançados após a implantação do novo modelopedagógico. Apresenta as Demonstrações Financeiras e fala sobre os resultados do Balanço Patrimonial e Demons-tração do Superávit do Exercício. Aborda as demais demonstrações tais como, Demonstração das Mutações doPatrimônio Social Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa, Demonstrações das Origens e Aplicações de Recur-sos, Demonstração do Valor Adicionado e Notas Explicativas. Concluindo, foram lidos dois pareceres - Parecer doConselho Fiscal da Fundação Educacional, assim finalizado: As referidas demonstrações refletem, adequadamente,a situação patrimonial e a posição econômico-financeira da Fundação em 31 de dezembro de 2012, concluindo pelasua regularidade e que as referidas peças sejam aprovadas pela Assembleia Geral e o Parecer do Auditor Indepen-dente, assim finalizado: as demonstrações contábeis apresentadas representam adequadamente em todos os as-pectos relevantes, a posição patrimonial e financeira consolidada, da Fundação Educacional de Patos de Minas em31 de dezembro de 2012 e o resultado de suas operações, referente ao exercício findo estão de acordo com asnormas de contabilidade adotadas no Brasil. A prestação de contas e as demonstrações financeiras foram aprova-das sem ressalva pela Assembleia. Em seguida, a Vice-Presidente dá início a Eleição do Conselho Fiscal da Funda-ção Educacional que até esta data, está assim constituído: Membros Efetivos - Deodato Rodrigues de Oliveira,Sandro Ângelo de Andrade e Marcílio Geraldo Mendes. Membros Suplentes - Lázaro André Ribeiro, Alair José daCruz e José Maria de Rezende. O conselheiro Sandro Ângelo de Andrade, por motivos profissionais, pediu seuafastamento. Realizada a eleição, pela forma consensual, o Conselho eleito e empossado para o próximo mandatoficou assim constituído: Membros Efetivos - Deodato Rodrigues de Oliveira, Marcílio Geraldo Mendes e Alair José daCruz; Membros Suplentes eleitos - Lázaro André Ribeiro, José Maria Rezende e Claudio Ranilson da Silva. A Vice-Presidente vale-se do momento, para dirigir ao Prof. Sandro Ângelo de Andrade, os sinceros agradecimentos pelosserviços prestados como membro do Conselho Fiscal da Fundação Educacional, este pronunciamento recebeu umasalva de palmas do plenário. Aberto o momento para outros pronunciamentos, a Prof.ª Elvira Ferreira Porto pede apalavra para comentar sobre a grandiosidade da nossa Instituição e pela qualidade do ensino e comenta tambémsobre a importância dos projetos sociais apresentados pelo Prof. Sandro Ângelo. Em seguida o Prof. Deodato Rodri-gues de Oliveira manifesta seu entusiasmo pelo crescimento da Fundação e parabeniza pela seriedade de suaadministração. Encerrados os pronunciamentos, a Vice-Presidente agradeceu a presença de todos e declarou en-cerrada a Assembleia Geral. Para constar, eu, João Batista Nogueira, secretário, lavrei a presente ata que seráassinada pela Vice-Presidente e pelo Secretário, 22 de abril de 2013.

JOÃO BATISTA NOGUEIRA - SECRETÁRIONEUSA HELENA DE QUEIROZ BORGES - VICE-PRESIDENTE

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE PATOS DE MINAS – FEPAMCNPJ: 23.354.848/0001-14

MANTENEDOURA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS - UNIPAM

RELATÓRIO ANUAL DA ADMINISTRAÇÃO - EXERCÍCIO DE 2012

Cumprindo determinações estatutárias, apresentamos para conhecimento dos senhores membros, o relatório sobre o exercício financeiro de 2012.

27/04/2013 Folha Patense Página 19

MODELO

FIAT 500FIORINO

IDEA ADVENTURE 1.8IDEA ELXLINEA ABSOL DUAL

PALIO ADV

PALIO EDPALIO FIRE

PALIO FIRE

PALIO SPORTING 1.6PUNTO ELXPUNTO T - JET

SIENA EL 1.0STRADA ADVENTURE

STRADA ADVENTURE

STRADA FIRE CESTRADA FIRE CESTRADA TREK CESTRADA TREK CESTRADA TREK 1.4 CS

CFFFFFFGFFFFGFFFGGFFF

ANO

11/1210/1106/0705/0609/1008/0997/9709/1008/0813/1308/0809/1009/1010/1008/0804/0503/0308/0808/0808/08

COR

PRATABRANCA

VERMELHABEGEPRATACINZACINZACINZA

VERMELHABRANCALARANJA

PRETAPRATAPRATAPRATA

BRANCACINZA

BRANCABRANCAPRATA

MODELO

MILLE FIRE

MILLE FIRE

MILLE FIRE

MILLE FIRE

MILLE ECONOMY

MILLE WAY ECONOMY

MILLE WAY ECONOMY

GOL 1.0 GIVSAVEIRO 1.6 CEFIESTA

FIESTA 1.0FUSION 2.5 SELKA

ASTRA ADVANTAGE

CELTA LIFE

CELTA LIFE

CORSA CLASSIC

CORSA CLASSIC LIFE

MONTANA CONQUEST

PEUGEOT

ANO

03/0404/0502/0306/0608/0909/1006/0708/0910/1098/9904/0409/1010/1009/1010/1106/0704/0409/0910/1003/04

COR

VERMELHAPRATACINZAPRATAAZUL

VERMELHAPRATAPRATA

VERMELHAVERMELHA

PRATAPRATAPRETAPRETAPRATAPRATAPRATAPRATAPRATAPRATA

CGGGFFFFFFGGGFFFFGFFG

Tratar: 3818-3000ou 9995-5895

MODELO

GOL GLLL

BLACK FOXFOX GLL TRENDPALIO FIREPALIO ECONOMYPALIO ECONOMYSIENA ESSENCESIENA ESSENCEGOL GVGOL GVMOTO BROS 125FIESTA HATCHFIESTA HATCHCOURIERCOURIERD-20 DE LUXEFIESTA SEDANFUSIONPUNTO ATRACTIVE

CGASFLEXFLEXFLEXFLEXFLEXFLEXFLEXFLEXFLEXGASFLEXGASFLEXFLEX

DIESELFLEXGASFLEX

ANO

99/0009/1010/1109/1012/1310/1110/1110/1111/1211/1202/0305/0603/0308/0909/0990/9008/0811/1110/11

COR

PRATAPRETACINZACINZAPRETAPRATAPRATAPRETAPRATAPRATA

VERMELHAPRATAPRATAPRATAPRATAVINHOPRATAPRATAPRETA

Tratar: (34) 3820-1210(34) 9975-2934

Todos os impostos de 2013 pagose transferência grátis é só aqui

CARACTERÍSTICAS/MOTOR

COMPLETO / 1.6COMPLETO - AR / 1.0

COMPLETO / 1.6VE-TE-LLVTT / 1.0COMPLETO / 1.0

DH / 1.0COMPLETO / 1.6

COMPLETO + BAG2 / 1.6BASICO / 1.0

AR-DH-VE-TE / 1.0BÁSICO / 125

TE-AL / 1.0VE, LLVTT / 1.0

AR / 1.6AR-DH / 1.6

COMP.- CABINE DUPLA / 2.2COMPLETO / 1.6

COMPLETO + TETO / 2.5COMPLETO / 1.4

VEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULOSOSOSOSOSVEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULOSOSOSOSOSCCCCCLASSIFICADOSLASSIFICADOSLASSIFICADOSLASSIFICADOSLASSIFICADOS

VEÍCULOS USADOS: VENDEM-SE

CCCCCLASSIFICADOSLASSIFICADOSLASSIFICADOSLASSIFICADOSLASSIFICADOS

Promoção Copave FiatSeminovo com redução de IPI, garantia

e Nota Fiscal, somente a Copave vende e vocêainda ganha transferência e tanque cheio.

Vem pra Copave, sua casa de amigos!

TEL.: (34) 3818-3000 / 0800-347199

Copave FiatAv. JK, 2.333 B. Residencial Gramado

NEGÓCIO DE OPORTUNIDADEVende-se um Sítio de 50 hectáres à 13 km da cidade de Tiros às margens do Rio Burra-chudo, com água com queda natural e energia. Tratar pelo telefone (34) 9657-2199.

Os executivos da Ford esperam liderar o segmento de hatchescompactos acima de 1.0. A versão S 1.5 custa R$ 38,9 mil

Pensar grandeCom o New Fiesta nacional, Ford pretende brigar

em segmentos de compactos de maior volumeF

otos

: M

icha

el F

igue

redo

-Car

ta Z

Not

ícia

s

Brasileiro natoPrimeiras impressões

MICHAEL FIGUEREDOAUTO PRESS

O New Fiesta era tratado pelaFord como um compacto premium.O hatch vinha do México e atuavaem uma faixa que partia dos R$ 45mil e passava dos R$ 50 mil na ver-são de topo. Tinha prestígio, masficava longe do miolo do mercado.No entanto, a Ford passou a pro-duzir o modelo no Brasil – já com oface-lift apresentado no Salão deParis do ano passado – e amplioua área de atuação do carro, comuma nova versão de entrada de R$38.900, que traz motor 1.5 16V eboa lista de itens de série. De que-bra, se livrou do limite de importa-ções da produção mexicana. Assim,a subsidiária brasileira espera em-placar uma média de 6 mil unida-des mensais do modelo – o triplodo volume atual.

Para suportar a produção do NewFiesta no mercado doméstico, a fá-brica da Ford em São Bernardo doCampo, no ABC Paulista, recebeuum investimento de R$ 800 milhões.Com a linha de produção do hatch,a unidade alcança a capacidademáxima de 100 mil carros anuais.Por enquanto, o sedã continua sen-do trazido do México.

Mesmo com maior amplitude demercado, a Ford não economizouem termos de modernidade da mo-torização. Inclusive, são motoresexclusivos para o New Fiesta bra-sileiro, diferentes até da nova gera-ção do EcoSport, lançada no segun-do semestre do ano passado – oque mostra a intenção da Ford detransformar o hatch em seu “queri-dinho” no Brasil. São duas opçõesda família Sigma. O 1.6 16V é se-melhante ao usado aqui pela ver-são anterior do modelo, mas comduplo comando variável de válvula.Com isso, chega a 130 cv – antesrendia 115 cv com etanol. O outro éum 1.5 16V, ainda inédito no Brasil.Basicamente é uma versão menordo 1.6 anterior. O propulsor desen-volve 111 cv com etanol.

O New Fiesta traz ainda recursostecnológicos que o equipara, porexemplo, ao Peugeot 208, mais re-cente lançamento do segmento. Ohatch conta com controle de esta-bilidade e pode vir com a eficientetransmissão Powershift, a automa-tizada de dupla embreagem maisbarata do mercado. Itens como ABScom EBD, sistemas multimídiaMyConnection e Sync, sensores deestacionamento, crepuscular e dechuva, além de até sete airbags

também serem oferecidos, de acor-do com a versão.

Um dos principais predicados doNew Fiesta 2014 continua sendo odesign. A mais recente filosofia deestilo da Ford – chamada de Kinect2.0 –, chegou ao compacto, querecebe a volumosa grade frontal tra-pezoidal e linhas esculpidas nocapô. Os faróis dianteiros e o para-choque também ganharam novaforma para acompanhar a grade.

Atrás, mudanças apenas no spoi-ler, que ficou mais largo. Já no inte-rior, o New Fiesta não é tão “global”assim. A Ford barateou a produçãoda versão nacional com a retiradado acabamento emborrachado eusou apenas plástico rígido. O vo-lante foi redesenhado e o painel deinstrumentos manteve a mesmaconfiguração, com conta-giros evelocímetro analógicos. Ao centro,o display do computador de bordo,

Foz do Iguaçu/Paraná – Na trí-plice fronteira, região que une Bra-sil, Argentina e Paraguai, a grandequantidade de retas era um convitepara uma tocada mais agressiva. Eo hatch atendeu bem quando exigi-do. O conta-giros do New Fiestasobe com agilidade e o velocímetronão demora a ganhar número. En-quanto a velocidade aumenta, aassistência elétrica da direção tra-balha para que o volante fique sem-pre firme nas mãos. O mecanismoé útil também em momentos de

trânsito, como na caótica ligaçãoentre Foz do Iguaçu e a paraguaiaCiudad del Este. Se o carro não étão ágil nas saídas, a leveza do vo-lante compensa e dá conforto aomotorista nas manobras em baixavelocidade.

Nas ruas, o New Fiesta não é umcampeão na modalidade “atrairolhares”. Porém, não passa desper-cebido, graças à expressiva porçãofrontal. O capô e a grade destoamno meio dos habituais compactosque circulam pelas ruas sul-ameri-

canas. Por dentro, há um equilíbrioentre pontos positivos e negativos.O plástico rígido, que substitui ma-teriais emborrachados do modelomexicano, não agrada ao toque,mas é visualmente interessante. Asinformações do computador de bor-do são confusas, mas a iluminação“ice blue” do conjunto é de bomgosto.

O isolamento acústico é bom emsituações comuns, mas deixa a de-sejar quando o motor alcança girosmais altos. A transmissão permitetrocas sequenciais manualmente,mas o acesso ao botão, na lateralda alavanca do câmbio, é incômo-do. No básico modo “drive”, as tro-cas são suaves e a condução é con-fortável. Conforto, aliás, fruto tam-bém da boa ergonomia. Mas se ocondutor tiver pernas mais longasque a média, quem viaja atrás pas-sa por apertos.

O comportamento dinâmico doNew Fiesta, no geral, é digno deelogios. Ainda que demore um pou-co nas arrancadas, acima dos 3 milgiros o motor acorda e, a partir daí,é fácil ultrapassar os limites de ve-locidade. O hatch se mantém sem-pre estável, mesmo em trechos si-nuosos.

O design é um dos predicados do New Fiesta. Na rua, o modelonão passa despercebido, graças à sua expressiva porção frontal

com hodômetro, consumo de com-bustível e outras informações. Asluzes seguem o tom azul, padrãodos modelos recentes da marca.

A estratégia de preços adotadapela Ford posiciona o New Fiestaem duas brigas distintas. Os exe-cutivos da marca esperam liderar osegmento de hatches compactosacima de 1.0, e têm a versão inici-al, a S 1.5, que custa R$ 38.990,como principal arma – ela deve re-presentar mais da metade do mixde vendas. Dentro desse espectro,os novatos Chevrolet Onix e Hyun-dai HB20 surgem como maiores ri-vais. Já o New Fiesta SE 1.6 partede R$ 45.490, e o Titanium 1.6 co-meça em R$ 51.490. A transmissãoPowershift soma R$ 3.500 em am-bas. Nesta faixa, a briga é contraos franceses Citroën C3 e Peugeot208, além de Fiat Punto e o enve-lhecido Volkswagen Polo.

O New Fiesta nacional tem, noentanto, um objetivo maior. A Fordviu as rivais Fiat, Volkswagen eChevrolet abrirem ampla distânciano mercado nacional. Pior que isso,passou a ter a quarta posição ame-açada pela Renault e, recentemen-te, pela Hyundai. E é justamente nosegmento de compactos, o maisestratégico, que a fabricante espe-ra se apoiar na imagem premiumdo hatch para tentar se manter en-tre as maiores marcas do Brasil.

OmissãoGEOVANI KABANA

Omissão é não ter coragem e atitudes suficientes para decidir enfrentar as adversidades da própria vida.Omissão é virar as costas quando alguém precisa mais de você.Omissão é não oferecer um lenço para um amigo enxugar as lágrimas quando o sentimento está ferido.Omissão é não abrir os braços e abraçar um irmão quando está precisando de um ombro amigo para ser consolado.Omissão é negar comida para quem precisa de apenas de um pedaço de pão para saciar a fome..

Omissão é não dar importância na vida do outro, quando pensa somente nos seus próprios interesses.Omissão é ficar calado e não dar uma palavra amiga de Força e Esperança para alguem que pensa que tudo esta perdido e que não

existe mais uma saída.Omitir-se é a falta de interesse em servir de quem precisa de nós , nos momentos mais difíceis, onde muitas vezes, não encontra com

quem possa dividir suas angústiasPode até não ser omisso, mas não pode mentir para si mesmo que não foi capaz o suficiente para servir aquele que mais precisa de

ajuda.

RUA MAJOR GOTE, 2.377 - PATOS DE MINAS-MG(34) 3820-1210 - (34) 9975-2934

Feirão de verdadeFord Dipam

Dias 25/26/27 de abril

Seminovos com garantia e Nota Fiscal.Bônus de R$2.000,00 + transferência

e tanque cheio GRÁTIS!!!

Ten. Maia fala sobreimportância do

projeto para garantira segurança da

população

Página 20 Folha Patense 27/04/2013C M Y K

A Companhia de Corpo de Bombeiros, representadapelo Ten. Maia participou de reunião realizada na últimaquinta-feira (25) na Câmara Municipal para reforçar aimportância do projeto que está em tramitação no Legis-lativo que diz sobre a regulamentação de obras e reali-zação de eventos em Patos de Minas. O projeto de Lei éuma proposta dos vereadores que diz sobre a obrigatori-edade de emissão de laudo do Corpo de Bombeiros tan-to para construção civil como para o funcionamento decasas noturnas e realização de eventos festivos.

De acordo com Ten. Maia, o objetivo da participaçãodo Corpo de Bombeiros foi reforçar publicamente a im-portância da aprovação deste projeto. Para o Tenente, oprojeto se baseia em dois pilares principais, um deles dizsobre a necessidade de emissão do laudo do Corpo deBombeiros antes da liberação de termos de conclusãode obras, emitido pela Prefeitura Municipal. "Prédios,indústrias, estabelecimentos comerciais, devem passarpela vistoria do Corpo de Bombeiros antes de serem li-berados pelo Município. Isso vai garantir que os meiospreventivos já sejam instalados entes que as constru-ções sejam utilizadas", destacou o Ten. Maia.

Outra proposta do projeto é exigir que em estabele-cimentos como, casas noturnas e eventos com grande

Corpo de Bombeiros quer aprovaçãode projeto que regulamenta construções

e realizações de eventos em Patos de Minas

REJANE GOMES aglomeração de pessoas façam a instalação de disposi-tivos eletrônicos que façam a contabilização do públicopresente no estabelecimento. Isso vai possibilitar que asautoridades e a população façam o acompanhamentosobre a regularidade do local, de acordo com a quantida-de máxima permitida. Para realização de eventos em lo-cai abertos, Ten. Maia explicou que existem casos espe-cíficos. A legislação prevê a Emissão de Baixo Impactodo Corpo de Bombeiros, para isso é necessário que olocal não tenha barreiras, cercando a circulação do pú-blico, nem mesmo presença de trio elétrico, queima defogos e nem estruturas de grande porte.

Sobre a situação de casas noturnas em Patos deMinas o Ten. Maia afirma que, o Corpo de Bombeiros járealizou vistoria em maioria destes estabelecimentos egrande parte delas já estão com o laudo do Corpo deBombeiros. As casas noturnas que ainda não se ade-quaram estão em regulamentação, com processo proto-colado junto ao Corpo de Bombeiros. O Ten. Maia aindadestacou que a corporação recebe denúncias tambémna região, e que em caso de irregularidades que colo-quem em risco a segurança do público, os estabeleci-mentos são imediatamente interditados.

O projeto de Lei já está na Câmara Municipal e deveser aprovada nos próximos dias com acompanhamentodo Corpo de Bombeiros.

Rejane Gomes