casa & star_south star #115

14
SouthStar | 65 CASA & ST TAR & Caderno de Arquitetura e Decoração

Upload: alex-santos

Post on 23-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Casa & Star_South Star #115

TRANSCRIPT

Page 1: Casa & Star_South Star #115

SouthStar | 65

CASA&STARSTARSTAR&STAR&

Caderno de Arquitetura e Decoração

Page 2: Casa & Star_South Star #115

66 | SouthStar

A edição de verão do Casa & Star traz uma mescla do fechamento do ano e assuntos da atual estação. Nada mais justo que brindar a tempo-rada. Entre os assuntos abordados, dicas de áreas externas com o novo nome do paisagismo do Rio Grande do Sul, o arquiteto Fernando Thunm.

A matéria principal também respira novos ares. O projeto assinado pelas jovens arquitetas Nathália Tweedie e Laura Pasquali mostra uma grande tendência no litoral gaúcho. Um estilo Uruguaio ousado e muito bem realizado.

Ainda nesta edição, toda cobertura do evento de arquitetura mais ba-dalado do verão: a Casa Cor Punta Del Este. Saiba os detalhes da amos-tra com participação de arquitetos gaúchos, argentinos e uruguaios.

Além disso, confira quem aconteceu durante o debut da Ladrilhart. O evento de comemoração dos 15 anos da marca love reuniu profissio-nais de renome. E ainda, o coquetel de final de ano da Gobbi Novelle. O evento de comemoração dos 15 anos da marca love reuniu profissionais de renome.

Esta edição foi feita com todo carinho e dedicação para vocês, leito-res. Espero que gostem e aproveitem.

Beijos,

DICAS QUENTES

imagens Divulgaçãocasa & star

Gabriele de Avila Meirelles

Page 3: Casa & Star_South Star #115

SouthStar | 67

Page 4: Casa & Star_South Star #115

68 | SouthStar

casa & star Arq. Fernando Thunm ([email protected])

JARDINS DESCONTRAÍDOS

De concepção mais árida e minimalistas, estes são exem-plares de recantos onde foram usados suculentas e bromélias com vasos e piso em brita.

Jardim e verão são coisas que combinam e muito. Nada melhor para aproveitar a estação mais quente do ano do que ter um jardim bem cuidado, com um tapete de grama e muitos arbustos, tornando este espaço o escolhido da casa para fazer festas ou um simples happy hour. Porém, não queremos ficar escravos de tudo isso. Então, a solução é projetar um jardim com espécies que exigem pouca manutenção e de máximo apelo estético. Conheça algumas dicas e plantas que fazem do jardim um espaço despojado e interessante.

A perfumada lavanda estanca todos os olhares em um jardim. Com a flor bastante característica e de cor que leva o mesmo nome da planta, imprime um visual bastante provençal. Suas folhas de tom verde bastante acinzentado formam um interessante contraste com o verde vivo da grama. Não exige muita água. Ótima planta para ser usada no litoral gaúcho ou na serra.

Gramíneas são plantas que dão um caráter totalmente clean ao jardim, além de serem bastante rústicas. Com diferentes tonali-dades como verdes, vermelhos e até dourados, quando usadas em maciços provocam um belo efeito, principalmente, no outono.

Jardim de “alma” inglesa. Com uma mescla de tuias, lavanda, gramíneas e forrações diversas.

Page 5: Casa & Star_South Star #115

SouthStar | 69

Page 6: Casa & Star_South Star #115

70 | SouthStar

casa & star Imagem André Bastian

Um destino bastante procurado por turistas brasileiros e de todo o mundo, também é ponto de encontro obrigatório para ar-quitetos, decoradores, designers e paisagistas antenados. A cidade uruguaia Punta Del Este está entre as sedes oficiais da Casa Cor – amostra que desde 1987 faz o maior sucesso no Brasil e, atual-mente, é considerada como o maior evento de design e arquitetura do país e segundo maior no mundo, depois da Feira de Milão.

A Casa Cor 2012 Punta Del Este vem sendo considerada um dos destaques do verão no Uruguai. A exposição que reúne diversos ambientes no ex-Pueblo Blanco Cultural Center aconteceu entre os dias 07 e 21 de fevereiro.

Caracterizada pelo encontro de grandes tendências, a Casa Cor Punta Del Este reune renomados decoradores, designers, arquite-tos e paisagistas do Uruguai, Argentina e Brasil. Todos os profissio-nais mostram sua criatividade em cada um dos espaços, trazendo propostas inovadoras e sustentabilidade.

A casa que recebe a amostra tem estilo icônico do Mediterrâ-neo e se tornou uma grande vitrine que expõe diferentes ambien-tes. Fazem parte do projeto: salas de estar, sala de jantar, cozinha, quartos, banheiros, escritório, estúdio de jóias, galerias de arte, um jardim interior e uma área de piscina. Diversos terraços e jar-dins, produzidos graças às intervenções de paisagistas de renome, dão um toque final e de maior requinte ao evento.

CASA COR PUNTA DEL ESTEA Casa Cor Punta foi declarada de interesse por parte do Ministé-

rio do Turismo, pela Cidade e Conselho de Maldonado. Inclusive, tem o apoio do prefeito de Montevidéu, da Câmara Uruguaia de Turismo, da Liga de Punta del Este, do Centro de Punta del Este Hotéis e ADDIP--Associação de Designers de Interiores.

Desde o início, a Casa Cor conta com exposições em 18 cidades brasileiras. Além disso, a partir de 2011, outros países como Punta del Este, México, Panamá, Peru, Chile passaram a realizar a amos-tra que em breve também promete aterrisar em Miami.

1

2

Page 7: Casa & Star_South Star #115

SouthStar | 71

1. Paisagismo Acesso - Fachada Arq. Fernando Thunm2. Living - Arq. Lídia Maciel3. Paisagismo - Terraço de Entrada Arq. Fernando Thunm4. Galeria de Arte - Arq. Sergio Oliva Gerli5. Lavabo - Arq. Juan José Vicario6. Banheiro Público Arq. Angela Campi e Laura Frigerio7. Galeria - Arq. Equipe ADDIP8. Hall - Arq. Juan José Vicario

3

54

6 7 8

Page 8: Casa & Star_South Star #115

72 | SouthStar

9. Banheiro Público - Arq. Angela Campi e Laura Frigerio10. Atelier de Jóias - Arq. Juan Andras Vanrell11. Estar Íntimo - Arq. Gabriele Avila e Rafael Kroth12. Jantar - Arq. Luisa Planella13. Estar - Decoradora Victoria Passanante14. Cozinha - Ivan Rébora e Laura Martinez(decoradores)15. Dormitório - Arq Ana Rodríguez Blanco e Natalia Ugolini

11

9

13

912

10

14

15

Page 9: Casa & Star_South Star #115

SouthStar | 73

Qualquer filme de ficção científica já teria previsto que não se-ríamos desconhecidos no futuro. Leitura da íris, reconhecimento facial e das digitais fazem parte do que chamamos de biometria. Mas nenhuma destas ferramentas tecnológicas se tornou tão po-pular quanto o Qr code. O conhecido código de barras que agilizou a vida dos supermercados e lojas, agora vai transformar o modo de comprar produtos e serviços, inclusive, para projetos de arquitetu-ra e decoração.

Você já deve ter visto este código em algum lugar e a tendência é que ele se espalhe cada vez mais entre lojas e consumidores. Mas o que é um QR CODE? A tradução mais literal é Código de rápida leitura (acrônimo do inglês Quick Response). Sua função é exatamente esta: ser decodificado a altas velocidades. Inventada devido à necessidade de catalogar partes de automóveis na indús-tria japonesa, a tecnologia entrou em funcionamento no ano de 1999, no próprio Japão.

O QR Code tem a capacidade de lidar com caracteres alfanu-méricos, códigos binários e símbolos. Um único QR Code pode con-ter até 7.089 caracteres em um símbolo.

Com a proliferação dos smartphones o uso do Qr code tende a se tornar ainda mais popular. Para conseguir ler o código é preciso ter um software de leitura. Atualmente, os telefones japoneses já saem de fábrica com o leitor instalado. Estes softwares também podem ser baixados ou copiados para o celular e são gratuitos fa-zendo com que a tecnologia seja democrática e usável. A partir da instalação do software de leitura seu celular passa a ser os olhos de leitura destes novos códigos. Achou um Qr code? Basta posicio-nar o celular para leitura e pronto. Funciona como uma fotografia sendo imediatamente transformada em uma ação de interpretação do código. Este código pode ser um texto, informações de cadastro (como um cartão) ou ainda levar a um endereço da web.

Muitas empresas já começaram a criar catálogos de produtos com identificação para agilizar a procura por mais informações. In-clusive, as imobiliárias utilizam a inovação para descrever as pecu-liaridades de cada imóvel dentro dos websites. A publicidade segue usando e abusando da tecnologia. O primeiro anúncio publicitá-rio brasileiro a vincular com QR code foi publicado pela Fast Shop em dezembro de 2007. Daí para cá, o sistema tem se aperfeiçoado cada vez mais ao inusitado e sua presença em anúncios de revis-ta, páginas online, outdoors ou panfletos já deixou de ser novida-de. Mas o uso tem sido cada vez mais interessante. Uma empresa francesa de eletrônicos lançou um catálogo em que não se vê fotos de produtos, apenas Qr codes e preços. A ideia é forçar a leitura e a adesão da tecnologia.

QR CODE – MEDa publicidade de massa, o Qr code passou a categoria de

atendimento ao cliente. Hoje, é comum você achar produtos den-tro de uma loja imprimindo o código. É possível comprar móveis e acessar todas as informações e sugestões sobre o produto, sim-plesmente, acessando os Qr codes. Imagine entrar em uma loja, escolher um móvel, ler seu QR Code e descobrir que uma arquiteta pode dar algumas dicas de combinação e adaptação do produto, através de um vídeo no youtube, ativado pelo próprio código. Além disto, existe a possibilidade de visitar a loja, ver o produto e de-pois, novamente, em casa analisar todas as indicações feitas pelos QR codes clicados. Isto seria, exatamente, o inverso das pesquisas realizadas, atualmente, através de consultas prévias na internet e depois nas lojas.

Contrapondo, as empresas, lojas, fornecedores e agências de publicidade, ainda tem a vantagem de através do Qr code saber quais informações são acessadas e quantas vezes foram vistas. É como saber, instantaneamente, o que o cliente mais leva em consi-deração nos produto ou serviços oferecidos.

O futuro do Qr code está não somente na variação de cor e có-digos que serão facilmente lidos, mas também na união com tec-nologias como Realidade Aumentada e 3D. A utilização por arqui-tetos e por fornecedores de matérias-primas é incalculável e ainda especulativa. O futuro traz surpresas para nós consumidores, de-safios para os publicitários e lojistas e mais informações para as futuras gerações. Qr code-se!

casa & starPor Cristiano [email protected]

Page 10: Casa & Star_South Star #115

74 | SouthStar

Projetada pelas arquitetas e urbanistas, Laura Pasquali e Na-thalia Tweedie, esta Casa de Praia foi idealizada com o objetivo de reunir uma bela família, durante a temporada de férias. Cons-truída em um condomínio fechado na praia de Atlântida, litoral norte gaúcho, o espaço representa um refúgio à beira-mar, um local onde todos podem estar juntos para momentos de lazer e descanso. Por este motivo, a integração e o conforto foram fun-damentais na concepção do projeto. A casa tem linhas contem-

Com o conceito de uma caixa suspensa, o projeto explora a vista do lago no segundo pavimento. Sob este volume se configuram o abrigo dos carros e o acesso a casa por uma grande porta pivotante branca. O volume superior é parcialmente fechado com vidro para criar um estar com vista privilegiada. O rasgo na face lateral e su-perior garante um terraço/varanda ensolarado e aberto. Na lateral da casa, um grande pano de vidro marca o pé--direito duplo com o volume central da lareira.

Grandes portas de correr em PVC integram o ambiente inter-no ao externo. Dois sofás com estrutura em madeira e almofadas configuram a área de estar com a mesa central tramada em fibra branca. O piso de porcelanato amadeirado é continuo ao piso in-terno. O ventilador de pás tramadas em fibra branca garante o conforto nos dias mais quentes.

casa & star Imagem Clarissa Londero

74 | SouthStar

CASA DE PRAIAporâneas e caráter despojado, revelando uma tendência atual de arquitetura minimalista. A escolha dos acabamentos foi criteriosa para garantir a fácil manutenção. Os materiais escolhidos refle-tem o conceito de uma casa clean e prática. A solidez do concreto em contraste com a leveza dos grandes panos de vidro reitera o caráter. A valorização das áreas externas foi prioridade no projeto desta residência litorânea.

Page 11: Casa & Star_South Star #115

SouthStar | 75

A mesa de jantar quadrada sob medida é feita em pinus jateado com pé central composta por oito cadeiras Panton na cor branca. Sobre a mesa, o pendente de luz difusa Mamma Down. Sobre o buffet em laca branca com portas de correr ripadas, uma composição de espelhos e quadros encostados contra a parede. Os vasos altos de vidro com bambus da sorte reiteram a simetria.

Sobre o pé-direito duplo do living cai o pendente Mamma Up. A escada dentada de concreto é revestida de mármore branco. O estar é voltado para o volume da lareira, onde cortinas rolôs com telas solares motori-zadas cobrem os panos de vidros laterais. A cor branca está presente nas paredes, escada, estofados, mesa de centro e lateral em laca alto brilho. Em contrapartida, há madeira no móvel aparador nas costas do sofá, nas ca-deiras tramadas e no piso de porcelanato. Detalhes em azul turquesa dão cor ao ambiente.

O móvel feito sob medida em pinus jateado tem de-senho em “L” para abraçar o sofá, servindo em uma face também como mesa lateral. Os nichos irregulares foram projetados para acomodar livros, revistas, caixas e obje-tos decorativos. O abajur tripé em madeira e cúpula em algodão. As palhas e tramados remetem ao ar praiano. Assim como os objetos cerâmicos em azul turquesa tra-zem a cor do mar para a composição.

A cozinha é compacta e prática. O estilo clean e con-temporâneo é traduzido na cor e linhas da marcenaria branca e nos equipamentos de aço inox. Em contraste, o piso de porcelanato amadeirado segue em toda a casa.

Page 12: Casa & Star_South Star #115

76 | SouthStar

O detalhe da varanda mostra a bandeja e prato em fibras naturais, vaso cerâmico com uma planta suculen-ta, velas, copos e jarra em bico de jaca sobre a mesa em fibra sintética branca. O sofá com estrutura de madei-ra tem almofadas com diferentes estampas em branco, azul e coral. Ao fundo, o verde do jardim.

Sobre a mesa de centro em laca branca alto brilho, os objetos em turquesa e marrom fazem o contraste. O toque de cor azul turquesa se dá pelos castiçais ce-râmicos e os pincéis em pedra. A lanterna em alumí-nio marrom com vela, revistas e o leque completam o conjunto.

No terraço da caixa suspensa, a espreguiçadeira em madeira voltada para a vista do lago é um convite ao relax. O cenário é composto por bandeja de palha com vidros bico de jaca e lanternas de chão em alumínio marrom.

Contato:Av. Caçapava, 209 / 504 – Petrópolis – Porto Alegre / RS

[email protected] www.tweediepasquali.com.br

(51) 3028.3332 Laura (51) 9835.5037

Nathalia (51) 9123.1111

Page 13: Casa & Star_South Star #115

SouthStar | 77

1

4 5

2 3

6 7

8 9

casa & starImagem Daniel Scherer

Dia 15 de dezembro de 2011, a Ladrilhart comemorou 15 anos no Hotel Sheraton. Lenice Rodrigues e Luzia Ledur receberam clientes e amigos em uma festa especial muita charmosa e di-vertida. O Debut Ladrilhart contou com coquetéis diferenciados, apresentação do grupo Tholl, música e uma decoração que im-pressionou a todos.

Debut LaDriLhart

1. Fernanda, Aline e CarolinaFuhrmeister2. Alexandre Viero, Patrícia Blaschke,Marília Neves, Sandro Jasnievez eAndrea Magalhães3. Carolina e Gustavo Heck, CarlaD’Amico, Alexandre Bento, LalineBittencourt e esposo4. Christiane Padilha, Elisa Martins,Simone Gobbi, Luzia Ledur e Lara Abreu.5. Leila Castellan, Vera Lanes e CatiaGiachelim6. Elisabeth Sant’Ana e RosinhaRodrigues7. Everton Viezzer, Luzia Ledur, LeniceRodrigues, Simone Gobbi e Tholl8. Ingrid Stemmer, Paulo Rodrigues eGelson Balbueno9. Lenice Rodrigues, Mariela Felippetti,Maira Ritter, Ana Clara Kalil e Cesar Camargo

Page 14: Casa & Star_South Star #115

78 | SouthStar

casa & star Imagem André Bastian

Os sócios Simone Gobbi e Everton Viezzer receberam ilustres convidados durante a festa de final de ano da Gobbi Novelle. O co-quetel aconteceu na Casa Vetro, em Porto Alegre, dia 29 de novem-bro de 2011.

Coquetel Gobbi Novelle

1

432

76

10

13

5

8

9

12

11

14

01. Roberta Obino, Jordhana Viezzer, Luiza Tubino02. Vera Armando03. Fernando Thunm, Rafael Kroth, Gabriele Avila e Marcos Meirelles04. Lídia, Leandro e Laura Maciel05. Carol e Gustavo Heck

06. Samuel Greggio e Francisco Franck07. Sandra Tanajura e Simone Gobbi08. Simone Gobbi e Everton Viezzer09. Jordhana Viezzer e Simone Gobbi10. Cassia Kroeff11. Henrique Steyer e Aline Barrio-nuevo12. Roseli Melnick e Simone Gobbi13. Jordhana Viezzer e Larissa Ughini14. Pedro Viezzer e Flavia Tellechea