casa - julho 2012

16
Casa Casa Edição nº 34 - Julho de 2012 Especial Casa Cor Divulgação CASA COR

Upload: bella-grupo-cg-de-comunicacao

Post on 22-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Caderno Casa publicado em 04de julho de 2012 pelo Grupo CG de Comunicação

TRANSCRIPT

Page 1: Casa - Julho 2012

CasaCasaEdição nº 34 - Julho de 2012

EspecialCasa Cor

Divu

lgaç

ão C

ASA

COR

Page 2: Casa - Julho 2012

Julho de 2012Casa / 02 Galeria

Escreva pra [email protected]

PanólatrasJá pensou mandar fazer o tecido para o seu sofá do jeitinho que você sempre sonhou?

Para se destacar no mercado de artesanato brasileiro, é importante fugir do lugar comum. Pensando nesse público, que muitas vezes mora longe dos grandes centros de compra ou tem dificuldade em encontrar tecidos originais, nasce o site Panólatras, uma verdadeira união à favor da estampa.Única plataforma brasileira de design têxtil exclusivo, o Panólatras oferece uma coleção de projetos exclusivos de designers independentes, além de impressão personalizada sem pedido mínimo - em tricoline, microfibra e tecido adesivado. Um novo lote com novas estampas é lançado a cada semana e os autores ganham royalties! Ao atingir 100 metros vendidos, a arte é retirada do site, garantindo assim, a exclusividade do projeto.

Entre no www.panolatras.com.br e descubra essa novidade.

3ª Edição da Mostra Lar aGosto GravataíJá tem data a Mostra Lar aGosto Gravataí 2012, será do dia 13 a 25 de agosto, no espaço da loja Todeschini – Av. Dorival Candido Luz de Oliveira, 977. O Conceito é mostrar para Gravataí e moradores novos na cidade tudo

o que a cidade tem a oferecer para sua casa, desde a construção, acabamentos, decoração e paisagismo entre outros. O Grupo que é formado por 10 empresas da região espera repetir o sucesso do ano passado e para isso já começou a organização e desenvolvimento dos ambientes com os arquitetos e decoradores convidados: Metzler Engenharia, SOS Torneiras, Todeschini, Alleato - Acabamentos e Design, Zenker – Cortinas e Persianas, Luzes da Aldeia, Jardins da Aldeia, Martins –Gesso e Divisórias, Espaço Di Casa, Peruzzo Tintas.

Norma de sgurança para cortar a grama com segurançaDe olho na segurança de equipamentos como lavado-ras, sopradores e aparadores e cortadores de grama, desde o dia 1º de julho entrou em vigor uma nova portaria que visa adequar aparelhos e equipamentos abarcados a requisitos míni-mos de segurança, baseada em uma norma internacional da IEC (International Eletrotech-nical Commission), com obrigatoriedade de selo no produto e na embalagem. Para receber o selo, os produtos devem ser submetidos a testes de laboratórios e os fabricantes terão a linha de produção auditada peri-odicamente, o que garante benefícios ao consumidor.

“Agora o consumidor terá uma máquina certificada e com as devidas garantias. Será uma melhora para ele e também um diferencial competitivo para o lojista, que passará a comercializar um produto de qualidade superior”, observa Giuliano Tissot, diretor de marketing da empresaFamastil, que já se adaptou à nova portaria.

Julho trouxenovas possibilidades

Nesta edição você vai conferir projetos inspiradores como o “quarto de menino” preparado pela nossa querida Amanda Soster, um projeto de decoração para lá de especial desenvolvido por Jesiel Dias, além de dicas para esquentar, decorar e inovar a sua casa.O evento Casa Cor ganhou seis páginas de destaque no caderno deste mês. Assim, você poderá conferir detalhes do excelente trabalho do arquiteto Rafael Kroth, a bela e criativa “varanda de menina” desenvolvida pela dupla Thiele Konig e Marina Herzog e viajar pelas invenções tecnológicas da Home Manager.

Nova opção para comprar seus móveis La Roche Móveis tem uma linha completa de home theater, Home Office, cozinhas, banheiros, closet e dormitórios. Confere lá na avenida Dorival C. Luz de Oliveira, 300.

Page 3: Casa - Julho 2012
Page 4: Casa - Julho 2012

Julho de 2012Casa / 04

Sonhos de menino

projetoAmanda Soster Arquiteta e urbanista Pós - graduada em arquitetura hospitalar.

[email protected]: Gravataí

Reforma Dormitório

Reforma

Como alternativa ao tradicional azul para quarto de menino, foram utilizados tons de verde

os quais a partir do jogo de sobre tons ampliam o dormitório. As barras hori-zontais alongam as paredes laterais, num tom verde mais aberto, logo, mais lúdico para receber os adornos mais coloridos. A parede ao fundo, recebeu um verde oliva, tom mais fechado para deixar o ambiente mais “quadrado”, pois reduz a sensação de distância até a porta. A cortina em algodão cru, seguindo a tendência mais curta, vence uma área um pouco além do vão, isso favorece a sensação do pé direito mais alto. É importante que o piso e o teto sejam claros, para manter a harmonia do espaço e para melhor eficiência da distri-buição da iluminação e para a percepção das cores. Cor e luz nos ambientes infantis merecem maior atenção, uma vez que é in-teressante o estímulo pelas cores, mas não

Novidades

em demasia para evitar estressar a criança; a luz não deve ofuscar de dia e nem ser escuro, para não ser hostil. Os móveis brancos, tons suaves no piso e no teto, a opção pelos verdes mais pasteis, formam um espaço neu-tro aberto a receber brinquedos coloridos para dar o caráter de quarto de bebê, mais adiante a substituição por jogos e outros brinquedos darão lugar ao dormitório infanto-juvenil. Uma amostra disso foi a escolha do lustre em formato de skate em composição com o quadro do menino skatista que é utilizado como luminária de vigília à noite. Outra dica prática foi o novo uso dos móbiles para adornar o guarda-roupa e a cômoda, ganhando aspecto mais infantil. Facilita bastante o mobiliário para quarto de bebê ter aberturas transparentes, assim os acessórios são localizados com facilidade e o mesmo tempo estão protegidos do pó.

“Bom gosto e uma ótima harmonia na utilização das cores, dão um charme especial para o quarto.”

Page 5: Casa - Julho 2012

Julho de 2012 Casa / 05

Durante a Feira Feira Movelsul que aconteceu em Bento Gonçalves, foram lançados novas cartelas de cores inéditas que seguem as tendências mundiais de mercado, aplicando, assim, as possibilidades de personalização do móvel de acordo com a necessidade de cada cliente. As novas tendências para o inverno de 2012 são as cores chamadas de color blocking, navy e coral.

que você quer

Novidades

projetoJacqueline Reus Proproetária doArmazém dos Móveis

[email protected]

Estilo

Essa cor de cozinha foi lançamento na Feira Movelsul, que aconteceu em Bento Gonçalves no mês de março.

A cor

Page 6: Casa - Julho 2012

Julho de 2012Casa / 06 Novidades

Kit inverno

4. Inverno pede eletrodomésticos Além de aquecedores e condicionadores split, os fogões à lenha, as máquinas de lavar roupa e as modernas máquinas que lavam e secam estão entre os itens com vendas aquecidas neste início de inverno, segundo levantamento feito pela rede de lojas Manlec. Objeto de desejo das donas de casa, quando o rigor climático exige respostas imediatas, os itens mostram um crescimento de vendas em torno de 15% na comparação com 2011. Sinal evidente de que o conforto aparece mais e mais como exigência da classe média gaúcha.

3. TV em casa Além de aquecedores, secadoras e centrífugas, um produto vem apresentando resultados expressivos neste início de inverno no Estado. De acordo com levantamento feito pela rede de lojas Manlec, as vendas de

televisores revelam um crescimento de 10% com relação a igual período do ano passado.

Por conta dos novos modelos, das tecnologias modernas e da tendência de fi car mais em casa quando o frio e a umidade apertam, os televisores aparecem como produto de inverno importante para os gaúchos.

2. Cores que aquecem no inverno Os tradicionais fogões à lenha, tão típicos do interior do Estado, tornaram-se agora objetos

desejados de decoração. Deixam a sisudez do branco para trás e encaram com elegância os tempos atuais, pintados em cores expressivas como o preto, o azul e o amarelo. Ganham espaço em churrasqueiras, ambientes de lazer e cozinhas de convívio social. Segundo a rede de lojas Manlec, as vendas cresceram em torno de 15% com relação ao mesmo período do ano passado. A reposição deste produto nas lojas evidencia uma tradição sempre presente entre os gaúchos. Alguém discorda de que o feijão e o pinhão cozidos à lenha, no velho estilo, têm seu sabor assegurado?

1. Kit de inverno Para quem acha que apenas aquecedores e condicionadores de ar são os produtos mais vendidos neste início de inverno gaúcho, aí vão algumas

revelações. Na rede de lojas Manlec, a venda de colchões cresce em torno de 20% quando o frio aperta, seguida de perto da venda

de tapetes e de fogões à lenha. Ao que tudo indica, a casa continua sendo o refúgio ideal para os dias de frio e de umidade, de modo que o conceito de aconchego transcende

os produtos tradicionais de aquecimento ambiental.

televisores revelam um crescimento de 10%

2. Cores que aquecem no invernoOs tradicionais fogões à lenha, tão típicos do interior do Estado, tornaram-se agora objetos

Page 7: Casa - Julho 2012

Solução Criativas Julho de 2012 Casa / 07

Brilho dá efeito luminoso à superfície

A Suvinil lança mais um

produto inova-dor: o Texturatto Toque de Brilho, que possui micro cristais em sua composição e proporciona um toque espe-cial no acabamento. Para um brilho mais intenso, o segredo é esfregar na textura um pano de algodão umedecido após a secagem fi nal da pintura. Dependendo da intensi-dade do atrito do tecido com a parede, o efeito fi nal é de maior ou menor brilho.

Paixãopelo estilo Vintage

A palavra vintage vem do inglês. Qualquer coisa é vintage quando há um forte retorno ao passado, ou seja, como se imitasse um estilo antigo que pode ser na moda, decoração ou, até mesmo, presente em uma obra literária.Confi ra novidades na Adolfo Inacio Barcelos, 500 sala 02 - Centro Gravataí.

Suvinil

mais um produto inova-dor: o Texturatto Toque de Brilho, que possui micro cristais em sua

Page 8: Casa - Julho 2012

Julho de 2012Casa / 08

Varanda GourmetProjeto

projeto

Nesta edição vamos conhecer o espaço favorito da nova casa da família de Roberto, Lilian e Neto Chiavaro de Gravataí. Desde as primeiras reuniões para tratar do projeto de decoração da casa, ficava evidente a predileção e o desejo do casal em ter um espaço para receber os amigos.

Na minha forma de raciocinar o ambiente, existe uma

“alma” sendo formada pelos objetos,texturas, formas, cores, cheiros e sabores, mas ela só adquire sua condição de “vida”, e passam a atuar de forma terapêutica, quando habitada!

Tradicionalmente conserva-se o acesso social pelo living, mas logo depois de entrarmos, recebidos pelo brilho cintilante dos mármores e porcelanatos, de onde se ergue o paredão imponente de pé direito duplo, no qual reina soberano um lustre de cristal egípcio, guardado e amparado pelas delicadas cortinas de tecido que se deleitam ao desfi larem frente à fachada de vidro temperado, somos imediatamente conduzidos pelos anfi triões a um novo espaço da casa, seduzindo-nos com o apelo: passem para cá amigos, o mate já está cevado!

Jesiel Dias

Decorador, natural de Gramado, de onde herdou a tradição da marcenaria, atividade que está em sua família há 23 anos.

[email protected]

Page 9: Casa - Julho 2012

Julho de 2012 Casa / 09

“Criar cenários nos ajudam a proporcionar momentos de contemplação e relaxamento onde os convidados serão influenciados pela composição, na medida em que percebem que eles são exatamente o elemento que completa, equilibra e justifica aquele lugar.”

Quando se abre a porta que divide o living e o jantar, o volume de gesso negro impacta e aguça as emoções, é ele quem comunica que estamos entrando em um lugar informal, onde predomina a criatividade voltada para o bem estar, onde possibilitamos que seja suprido o desejo de compartilhar tudo entre todos.

Os ambientes falam, abraçam, convidam e curam, se assim os criarmos, basta mudarmos nossas prioridades na hora de escolhermos se vamos comprar aquele estofado porque vimos no programa de televisão, aquela luminária que ainda ninguém tem por ser a mais cara da loja ou se esta-mos procurando algo que vai tornar nossa casa mais acessível, onde as crianças podem participar com toda a energia e alegria, onde o amigo que chegou direto do trabalho pode esticar as pernas por alguns minutos.

Page 10: Casa - Julho 2012

Julho de 2012Casa / 10

ESPECIAL Casa Cor

Visite a Casa CorOs ingressos custam R$ 22 de terça a sexta-feira, e R$ 26 nos sábados, domingos e feriados. A Casa Cor é uma exposição de decoração, arquitetura e ambientação criada em 1987.Este ano, duas mansões em estilo neoclássico foram escolhidas para as exposições.

Mais informações podem ser encontradas em www.casacor.com.br/rs

Page 11: Casa - Julho 2012

Julho de 2012 Casa / 11

A Home Manager, empresa incubada da Raiar da PUCRS, participa da Casa Cor Rio Grande do Sul 2012.

Durante a exposição, a empresa irá exibir seu sistema de automação residencial, que permite controlar funções em um ambiente como, por exemplo, movimento de cortinas, acionamento de luzes, controle de ar condicionado, além de integração com sistemas de áudio e vídeo.

O evento é realizado na Av. Carlos Gomes, 1130, até o dia 24 de julho, nas terças-fei-ras, sextas-feiras, sábados, domingos e feriados.

Com o diferencial de utilizar dispositivos sem fio (wireless), o sistema pode ser con-trolado diretamente de um computador,tablet ou smartphone. A Home Manager fará a automação em três ambientes da Casa Cor: Refúgio Gastronômico Off-road, das arquitetas Andreza Zilli Piccoli, Andréa Magalhães e Carla Oliveira; Salon Paris, do ar-quiteto Sandro Jasnievez; e La Couisine Noir, da arquiteta Cristiana Schmitz. A Home Manager também conta com a parceria da Instalações&Cia, que realizou a implantação do sistema nos ambientes.

Home Manager participa da Casa Cor RS 2012ESPECIAL Casa Cor

Page 12: Casa - Julho 2012

Julho de 2012Casa / 12 Casa Cor 2012

Quando aceitamos o desafi o que a Casa Cor nos propôs de transformar uma simples sacada em uma varan-

da, e ainda, que esta Varanda seria para uma moça, logo imaginamos que não seria um espaço comum! Seria um espaço para essa moça aproveitar e que tivesse o seu jeitinho!

Nossa moça é a Júlia! Não podíamos ter alguém melhor para nos inspirarmos! Ela tem 14 anos, estuda na 8ª série, faz teatro e entre uma atividade e outra ama a moda! Seu sonho é de estudar Moda em Milão e ser uma grande estilista

A sacada existente desta mansão onde a Casa Cor está acontecendo é pequena, 8m por 1,2m. Pequena para o que queríamos mostrar! Então aumentamos esta área que de 10,5m² passou para 16m², nela a Júlia pode desfrutar de um hidrofurô com cromoterapia, chamar as amigas para uma conversa animada com

projetoArq. Thiele König eArq. Mariana Herzog

....................................................

König & Herzog Arquitetura Fone: 30417322

O tema da Casa Cor este ano é Moda, Estilo e TecnologiaKonig e Herzog

Júlia pode desfrutar de um hidrofurô com cromoterapia, chamar as amigas para uma conversa animada ou ainda criar as roupas customizadas que gosta de fazer!

Cabide em madeira reflete o estilo despojado do espaço.

Casa Cor 2012

O tema da Casa Cor este ano é Moda, Estilo e

Júlia pode desfrutar de um hidrofurô com cromoterapia, chamar as amigas para uma conversa animada ou ainda criar as roupas customizadas que gosta de fazer!

Cabide em madeira reflete o estilo despojado do espaço.

Page 13: Casa - Julho 2012

Julho de 2012 Casa / 13

Varandada Moça

uma música legal, ou ainda ler seus livros e criar as roupas customizadas que gosta de fazer.

No aparador de espelho, ela tem o espaço para fazer suas customizações. Na poltrona de acrílico com puff pode curtir estes momentos de leitura ou trazer para esta poltrona seu notebook ou tablet.

A sacada foi fechada com vidro e recebeu adesivos translúcidos com fotos da Júlia. No forro usamos caixas em MDF laqueado colorido nas cores rosa, roxo, verde e azul. No piso usamos um porcelanato em tom grafi te que brilha com a incidência da luz. E para completar uma fl oreira com folhagens. So-bre o hidrofurô um lindo pendente e nos nichos em MDF laqueados de branco, os detalhes que trazem o jeitinho pessoal da Júlia. Além é claro de usar muitos espelhos para refl etir todo este glamour.

Page 14: Casa - Julho 2012

Julho 2012Casa / 14 Casa Cor 2012

As duas surgem talvez com o mesmo propósito e, em comum, suprem a mesma necessidade: proteger o corpo.

As coincidências vão muito mais além, as ideias brotam na cabeça do criador e assim nascem os primeiros croquis. Um paralelo entre moda e arquitetura a fim de firmar um conceito para o projeto.

A sala de jantar é um ambiente tão versátil que sua função vai mais além do que seu nome su-gere. É um ambiente social em que nos reunimos não só para as refeições. Preparar-se para uma festa, saborear as comidas do dia a dia, aquele jantar especial ou ajudar na tarefa da escola dos meninos são só algumas das suas atividades co-tidianas desse espaço. Ao redor da mesa, sentam-se os convidados ou familiares dispostos a uma reunião, jantar ou almoço. O prazer está em poder desfrutar da sala de jantar perante qualquer evento.

projetoRafael KrothArquitetura e Urbanismo da Ulbra Especialista em Design Estratégico pela Unisinos

Quanto a moda e a arquiteturapodem se parecer?

Page 15: Casa - Julho 2012

julho de 2012 Casa / 15

Uma tendência de moda que anda pelas vitrines e passarelas é uma

espécie de novo color blocking. O look de cor única é na verdade tom sobre

tom (ton sur ton em francês). Mais elegante que o color blocking original,

essa variação de tom de uma mesma cor não sai de moda nunca.

Page 16: Casa - Julho 2012

Casa / 16Casa

5 ’’perguntaspara

Marlene Fialho

Julho de 2012

2- Qual a marca de um bom empreendedor? Ser empreendedor requer muita dedicação, trabalho, foco e visão de negócio. Um grande empreendedor tem que saber arriscar na hora certa, ser arrojado é essencial, pois as oportunidades nos negócios entram e saem muito rapidamente, por isso é preciso saber aproveitá-las.

3- Quais as próximas metas da família Fialho no ramo dos negó-cios?Cachoeirinha que está em desenvolvimento e crescendo muito na área industrial, comercial e no ramo imobiliário. Está se tornando um ótimo município para investir e por isso, nossa meta para os próximos anos é continuar investindo aqui, tanto no comércio quanto em outras áreas.

1- Qual o segredo de sucesso dos negócios em família?O segredo para o sucesso é trabalhar muito e manter a família unida, lutando sempre por objetivos profi ssionais.

Há 40 anos a família Fialho ocupa seu lugar no ramo empresarial da cidade de Cachoeirinha. A família que já teve desde oficina mecânica a salão de festas, nunca teve medo de trabalhar. Surgiu então a ideia de montar um bazar de artigos para casa, há 15 anos. Hoje contam com três grandes lojas em Cachoeirinha e uma em Porto Alegre, empregando mais de cinquenta funcionários diretos e indiretos.

4- Qual o diferencial do Bazar Fialho no mercado?Temos ótimos preços, produtos de qualidade e prezamos pelo bom aten-dimento sempre. Nossas lojas possuem produtos exclusivos, só vendidos por nós. São três lojas, todas localizadas em pontos estratégicos, dando mais agilidade para as compras dos nossos clientes.

5- É possível decorar uma casa gastando pouco? Dê algumas dicas?Claro que sim. Como somos um rede, compramos alguns produtos em grande quantidade e isso nos dá margem para oferecermos produtos com ótimos preços. Também oferecemos profi ssionais qualifi cados para ir até a casa ou estabelecimento comercial para auxiliar na decoração de ma-neira prática e econômica.