casa espiritualista caboclo das sete encruzilhadas

16

Upload: oswaldo-neto

Post on 27-Jul-2016

243 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Memorial descritivo

TRANSCRIPT

Page 1: Casa Espiritualista Caboclo das Sete Encruzilhadas
Page 2: Casa Espiritualista Caboclo das Sete Encruzilhadas

São sete linhas da Umbanda,...São sete asguias dos abarás mirins...Mas são08 guias do seu Zé...Lá do Catimbó...

ConcepçãoA concepção de um espaço como lugarsagrado para práticas religiosas e deassistência representa um desafio depensar a relação entre o simbólico e omaterial.Da conversa com seu Zé veio a forma,poligonal, oito lados.Do seu cuidado ezelo com os pacientes veio o partido,uma grande superfície interconectada,como uma rede de fácil apreensão edeslocamento. Os espaços buscamacolher, integrar de formademocrática, sem barreiras e com fácillegibilidade. O cuidado com osfrequentadores do espaço está desde osalao principal ate as salas de cura eestudos. O paisagismo ameniza o climae enaltece o olhar, silencia o coraçãoquando necessário e enaltece afraternidade nos momentos deencontro.O culto aos orixás e seus trabalhadoresmaterializa-se de forma ludica esilenciosa no Jardim dos Orixás, ondevejo crianças perocrrendo asesculturas, jovens casais alidescobrindo entidades e seus valores evelhos refletindo sobre a vida materiale espiritual.

Do percurso e das experienênciasOs portões de acesso ao espaçoencerram os limtes entre dois mundosque se entrecruzam no ceu e na terra.Os visitantes sao recebidos por toras

de madeira que remetem aos templosegipicios, as igrejas barrocasportuguesas e aos profetas da Catedralde Brasília. Remetem tambem aospretos velhos e a oxalá. Seja Perseu,Osiris ou Cristo, seja Oxalá e asdividindades da Aruanda, a transiçãoentre dois mundos espacialmenterepresentaados pelo portão e suastronqueiras e a promenaderepresentam um sutil e silenciosoritual de limpeza energética.

Ao acessar o templo, o espaço octgonal acolhe,direciona e encanta pela relacao dealturas, pelo partido espacial de doisniveis que, se por um lado, tem um pedireito mais baixo para os pacientes,simbolicamente quando acessam oespaço dos médiuns eleva-se de formaabrupta, duplicando seu tamanho etrazendo uma sensação de elevação econtato com Deus. A luminosidadeoriunda da claraboia central permititráa entrada da luminosidade do dia e danoite, de suas frequencias energeticase das possbilidades de cura. O aledávoltado para o nascente, o espaçosagrado dos ogãns disposto a suaesquerda encerram este espaço que seabre como petálas para as demaisáreas. As paredes moveis envolvidaspor muxarabis ou cobogós filtram aluminosidade e permitem nos diasquentes a entrada de um sopro deIansã.

O

D

Page 3: Casa Espiritualista Caboclo das Sete Encruzilhadas

Do encontroO tempo e o espaço sao duas dimensõescaras para a humanidade. Neste projeto,estruturado por módulos, celulas interligadas,a ampliação e complexificação das atividadesrespeitará o rito inicial do traço sobre oterreno, um eixo biarticulado, de formaoctogonal interlelacionados.Assim as escalas propostas por seu Zé , dahorda romana, tomam a forma de um risco,um traço sobre o espaço, a certeza de criarum lugar...Um Panteão.Ainda me lembro quando seu Zé me disse: “Teprocurei por muitas luas...” Eu , hoje, lhe digo:“ Agradeço por insistir em procurar,acreditar neste encontro....A luz destas luasentraram em seu lar. Iluminaram ainda maiso espaço de amor e caridade que desejacriar....Muito grato, seu Zé...Axé....”

George Alex da GuiaArquiteto e urbanista

Registro C.A.U n A37561-6

O templo é envolvido por uma varanda generosa,coberta por uma paliçada de bambu eentremeada por flores como jasmim estrela eoutras queridas pelas ciganas, pelas pombos-gira e demais entidades femininas quequerem se ver ali representadas. Esta loggiaampliará, quando necessário, o espaço dotemplo recebendo, em dias de festa umpublico maior e de forma aconchegante. Osoutros dois módulos encerram a composiçãoinicial. Compoem-se de octogonosestrutrados ao redor de um pequeno pátio,uma espécie de”claustro semi-aberto”. Láocorrem as atividades adminsitrativas e deatendimento à comunidade. O partido naorepete a solucao formal da arquitetura dotemplo. É mais singelo. Silencia a suaexuberancia, voltando para o seu interior etrazendo outras relações espaciais.O volume vertical do templo dialoga com aestrutura proposta para a caixa d água.Fálica, imponente como um obelisco. Estevolume de planta cilindrica é envolvido poruma espécie de tecido vegetal, suas paredes-jardim receberam orquideas, floresornamentais, gramíneas e será o lar depassaros. A coroa sera composta por paineisfotovoltaicos, responsáveis pela coleta deenergia solar que abastecerá parte dosmodulos..

Do conhecimento dos antepassados e do usosustentável dos recursosAs aguas das chuvas serao utilizadas paramanter os jardins e as caixas de descargapor meio de reservatorios inferiores.

Page 4: Casa Espiritualista Caboclo das Sete Encruzilhadas
Page 5: Casa Espiritualista Caboclo das Sete Encruzilhadas

Proposta de azulejo tipo

Page 6: Casa Espiritualista Caboclo das Sete Encruzilhadas
Page 7: Casa Espiritualista Caboclo das Sete Encruzilhadas

Área construída: Templo: 202 m2Módulos 01 e 02: 161 m2 cada

Planta baixa (humanizada)

Page 8: Casa Espiritualista Caboclo das Sete Encruzilhadas
Page 9: Casa Espiritualista Caboclo das Sete Encruzilhadas

Planta baixa (técnica)

Área construída: Templo: 202 m2Módulos 01 e 02: 161 m2 cada

Page 10: Casa Espiritualista Caboclo das Sete Encruzilhadas
Page 11: Casa Espiritualista Caboclo das Sete Encruzilhadas

Planta de cobertura

Perspectiva 1

Perspectiva 2

Page 12: Casa Espiritualista Caboclo das Sete Encruzilhadas
Page 13: Casa Espiritualista Caboclo das Sete Encruzilhadas

Corte AA

Corte BB

Page 14: Casa Espiritualista Caboclo das Sete Encruzilhadas

Metropolitana (próxima ao Núcleo Bandeirante)

Núcleo Rural Gama

Page 15: Casa Espiritualista Caboclo das Sete Encruzilhadas

Arniqueiras (próxima ao empreendimento Porto Cristal)

910 Sul

Page 16: Casa Espiritualista Caboclo das Sete Encruzilhadas