casa caminho

10
Solidariedad Solidariedad e e Projecto “Ajuda ao Projecto “Ajuda ao Futuro” Futuro” Instituição: Casa Instituição: Casa Caminho Caminho

Upload: guest8c6b63a

Post on 30-Jul-2015

263 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Casa Caminho

SolidariedadSolidariedadee

Projecto “Ajuda ao Projecto “Ajuda ao Futuro”Futuro”

Instituição: Casa Instituição: Casa CaminhoCaminho

Page 2: Casa Caminho

Instituição Instituição A casa do caminho é uma instituição particular A casa do caminho é uma instituição particular

de solidariedade social, situada na Senhora da Hora, de solidariedade social, situada na Senhora da Hora, concelho de Matosinhos. É o primeiro centro de concelho de Matosinhos. É o primeiro centro de emergência infantil do Norte que acolhe CRIANÇAS emergência infantil do Norte que acolhe CRIANÇAS em perigo, vitimas de maus tratos, negligência ou em perigo, vitimas de maus tratos, negligência ou quaisquer outras formas de violação.quaisquer outras formas de violação.

É uma casa toda cor-de-rosa, que está bem É uma casa toda cor-de-rosa, que está bem protegida por um gradeamento bege e alto, e só a protegida por um gradeamento bege e alto, e só a placa identificativa revela a natureza daquele local.placa identificativa revela a natureza daquele local.

Page 3: Casa Caminho

A instituição foi fundada em 1988 por um grupo A instituição foi fundada em 1988 por um grupo de amigos envolvidos em serviços de voluntariado, que de amigos envolvidos em serviços de voluntariado, que se empenharam em construir “uma casa do caminho” se empenharam em construir “uma casa do caminho” como símbolo de um local onde se recuperam energias como símbolo de um local onde se recuperam energias de corpo e alma para a grande caminhada que cada de corpo e alma para a grande caminhada que cada criança tem pela frente. criança tem pela frente.

Inicialmente apta para acolher dez crianças, a Inicialmente apta para acolher dez crianças, a Casa foi crescendo e mudando de instalações até ao Casa foi crescendo e mudando de instalações até ao edifício actual, inauguradoedifício actual, inaugurado emem 1997. O lema da Casa 1997. O lema da Casa está gravado logo na parede frontal do edifício cor-de-está gravado logo na parede frontal do edifício cor-de-rosa: rosa: "Todas as crianças têm direito a ter um "Todas as crianças têm direito a ter um colo!"colo!", ,

E é isso que os profissionais que lá trabalham, E é isso que os profissionais que lá trabalham, bem como os diversos voluntários, tentam dar a cada bem como os diversos voluntários, tentam dar a cada um dos meninos e meninas até ao encaminhamento um dos meninos e meninas até ao encaminhamento para a adopção ou o regresso à família biológica. para a adopção ou o regresso à família biológica.

Page 4: Casa Caminho

Crianças vitimas de maus Crianças vitimas de maus tratostratosPortugal vive hoje uma situação de Portugal vive hoje uma situação de

emergência infantil, há uma centena de menores todos emergência infantil, há uma centena de menores todos os dias vítimas de alguma forma de mau trato. E há os dias vítimas de alguma forma de mau trato. E há neste momento cerca de 110 mil crianças em perigo e neste momento cerca de 110 mil crianças em perigo e que deviam ser alvo de toda a atenção para que não se que deviam ser alvo de toda a atenção para que não se transformem em vítimas.transformem em vítimas.

É aconselhável que o Estado e a sociedade É aconselhável que o Estado e a sociedade civil se unam na protecção de menores - é uma tarefa de civil se unam na protecção de menores - é uma tarefa de todos. Como essa prevenção não é feita, acontece que todos. Como essa prevenção não é feita, acontece que estamos a detectar muito mais a vitimização e pouco o estamos a detectar muito mais a vitimização e pouco o perigo. É tempo de parar de acolher vítimas. Temos é de perigo. É tempo de parar de acolher vítimas. Temos é de acolher os menores em perigo e em risco. acolher os menores em perigo e em risco.

Nos casos de abuso sexual intra-familiar, Nos casos de abuso sexual intra-familiar, as comissões não deveriam tentar fazer acordos, mas as comissões não deveriam tentar fazer acordos, mas entregar imediatamente o caso aos tribunais. Não há entregar imediatamente o caso aos tribunais. Não há acordo possível, é um crime. Porém, por diversos acordo possível, é um crime. Porém, por diversos motivos, privilegia-se ainda a família biológica, apesar motivos, privilegia-se ainda a família biológica, apesar de tudo. Nos casos de abuso sexual, o grande risco que de tudo. Nos casos de abuso sexual, o grande risco que se corre ainda continua a ser o silêncio. se corre ainda continua a ser o silêncio.

Page 5: Casa Caminho

Porque batem os adultos?Porque batem os adultos?

Porque a vida lhes corre mal, porque não têm Porque a vida lhes corre mal, porque não têm paciência, porque o seu dia a dia está repleto de paciência, porque o seu dia a dia está repleto de contrariedades e dificuldades com as quais não sabem contrariedades e dificuldades com as quais não sabem lidar e por isso descarregam todas as suas frustrações lidar e por isso descarregam todas as suas frustrações naqueles que são mais fracos, mais desprotegidos e naqueles que são mais fracos, mais desprotegidos e que não têm condições para se defender.que não têm condições para se defender.

Page 6: Casa Caminho

Bater numa criança Bater numa criança é um sinal de covardia, é é um sinal de covardia, é uma forma animalesca de uma forma animalesca de dizer a alguém que tem dizer a alguém que tem um terço, ou metade do um terço, ou metade do nosso tamanho, “Eu é que nosso tamanho, “Eu é que mando, e tu tens de mando, e tu tens de obedecer”, é uma forma obedecer”, é uma forma grotesca de dizer “Não grotesca de dizer “Não aprendes a bem, aprendes aprendes a bem, aprendes a mal” e é principalmente a mal” e é principalmente uma manifestação de uma manifestação de intolerância, de falta de intolerância, de falta de carinho e de amor.carinho e de amor.

Page 7: Casa Caminho

Objectivo da instituiçãoObjectivo da instituição

Desde o início do seu funcionamento, em 1990, Desde o início do seu funcionamento, em 1990, até aos dias de hoje, a Casa do Caminho acolheu 433 até aos dias de hoje, a Casa do Caminho acolheu 433 crianças e encaminhou 235 para adopção, 144 para crianças e encaminhou 235 para adopção, 144 para famílias, biológicas ou adoptivas, e 44 para outras famílias, biológicas ou adoptivas, e 44 para outras instituições de acolhimento.instituições de acolhimento.

O principal objectivo da instituição é “dar um O principal objectivo da instituição é “dar um colo a estas crianças e encontrar uma família onde colo a estas crianças e encontrar uma família onde possam desenvolver-se harmoniosamente”. O desejo possam desenvolver-se harmoniosamente”. O desejo passa sempre pelo regresso à família biológica, desde passa sempre pelo regresso à família biológica, desde que esta reúna as condições para proporcionar esse que esta reúna as condições para proporcionar esse desenvolvimento saudável, mas “o fundamental é que desenvolvimento saudável, mas “o fundamental é que a criança tenha uma FAMÍLIA, seja biológica ou a criança tenha uma FAMÍLIA, seja biológica ou adoptiva”.adoptiva”.

Page 8: Casa Caminho

Direitos da criançaDireitos da criança

• • Direitos à sobrevivência (ex. o direito a cuidados Direitos à sobrevivência (ex. o direito a cuidados adequados)adequados)

• • Direitos relativos ao desenvolvimento (ex. o direito Direitos relativos ao desenvolvimento (ex. o direito à educação)à educação)

• • Direitos relativos à protecção (ex. o direito de ser Direitos relativos à protecção (ex. o direito de ser protegida contra a exploração)protegida contra a exploração)

• • Direitos de participação (ex. o direito de exprimir a Direitos de participação (ex. o direito de exprimir a sua própria opinião)sua própria opinião)

Page 9: Casa Caminho

ObjectivosObjectivos

Os nossos objectivos, como grupo, consistem Os nossos objectivos, como grupo, consistem em:em:

• Descobrir o modo de vida das crianças da Descobrir o modo de vida das crianças da instituição;instituição;

• Interagir com elas, através de uma visita;Interagir com elas, através de uma visita;

• Angariar donativos para doar à instituição;Angariar donativos para doar à instituição;

• ……

Page 10: Casa Caminho

Trabalho realizado Trabalho realizado por:por:

11º CLH11º CLH• Antónia Vanuza, Antónia Vanuza, Nº 8Nº 8• Cátia Magano, Nº Cátia Magano, Nº 1010• Gabriel Soares, Nº Gabriel Soares, Nº 1111• José Eduardo, Nº José Eduardo, Nº 1414

11º TPG11º TPG• David, Nº 3 David, Nº 3 • João Luís, Nº11 João Luís, Nº11 • Mariana Calisto, Mariana Calisto, Nº12Nº12