carvão

13
Energias Não Renováveis: Carvão

Upload: saulo-alves

Post on 26-Jan-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

uso de carvão no mundo

TRANSCRIPT

Page 1: carvão

Energias Não Renováveis:

Carvão

Page 3: carvão

Introdução

O carvão é bastante utilizado para gerar energia elétrica em centrais termoeléctricas.

Este mineral é uma pedra composta basicamente por carbono e magnésio na forma de betumes, que apresenta uma cor preta ou marrom escuro e, acredita-se, seja o combustível natural mais abundante do planeta.

No Brasil, a mineração do carvão concentra-se praticamente na região sul do país, com algumas minerações pouco produtivas na região sudeste. Porém o carvão brasileiro, em sua maior parte, possui qualidade de pobre a média devido às condições geográficas responsáveis pela sua formação

Page 4: carvão

O carvão, têm origem em plantas mortas que se depositaram no solo e que através do calor e da pressão exercida sobre elas foram comprimindo.

O tempo de formação do carvão, é em média de 60 mil anos.

Page 5: carvão

Reservas

Há reservas de carvão no Brasil nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, em grande quantidade e também, nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas e Acre, sendo que, nestes últimos, a quantidade é economicamente pouco relevante. Motivo pelo qual se considera apenas a região sul na produção de carvão brasileiro

O carvão presente na região sul difere do restante também pela qualidade que, mesmo que baixa para padrões mundiais é melhor que no restante do país

Page 6: carvão

As minas da região sul do Brasil são responsáveis por 99,98% das reservas de carvão mineral brasileiras, sendo os outros 0,02% em São Paulo. A maior jazida de carvão mineral do país é a jazida de Candiota, no Rio Grande do Sul que responde por 23% das reservas oficiais do país

Page 7: carvão

O carvão emite 2 tipos de gases:

Co2;

So2;

 

Esta fonte de energia vai-se esgotar um dia, devido ao seu uso irracional, e para além deste uso excessivo é uma forma de energia poluente.

Page 8: carvão

Utilidades ao longo da história

O carvão mineral foi importantíssimo no século XVIII ao final do XIX, época da Primeira Revolução Industrial. Os primeiros paises industrializados, como a Inglaterra, a Alemanha, os Estados Unidos e a França, são todos possuidores de grandes quantidades de carvão. Na industria automovel, o petróleo roubou lugar ao carvão.

Page 9: carvão

Carvão mineral no Brasil

A mineração do carvão no Brasil começou no município de Arroio dos Ratos (RS), em 1855, com a abertura da primeira mina do país.

Em 2010, segundo a Associação Brasileira de Carvão Mineral, o Brasil produziu cerca de 5,4 milhões de toneladas de carvão. Outros 14,2 milhões de toneladas foram importados naquele ano. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica, os estoques brasileiros chegam a 7 bilhões de toneladas, o que corresponde a 1% das jazidas globais. Desse total, 99,66% encontram-se nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina; 0,32% no Paraná e 0,02% em São Paulo.

Page 10: carvão

Hoje em dia

Page 11: carvão

Segundo dados das Centrais Elétricas Brasileiras S. A. (ELETROBRÁS), o consumo de energia elétrica no Brasil cresceu mais de 1.100% no últimos 40 anos, a uma taxa média de 6,75% ao ano. O crescimento mais expressivo ocorreu na década de 70, no período denominado “ Milagre econômico”, quando o consumo energético cresceu a taxas superiores a 10% ao ano. Sendo principalmente as hidrelétricas responsáveis por atender o crescimento na demanda nacional, é necessário diversificar a matriz energética a fim de garantir a estabilidade no fornecimento e evitando apagões

Page 12: carvão

No território brasileiro esse minério é encontrado em áreas restritas e limitadas, além disso, o carvão extraído não possui boa qualidade, pois apresenta baixo poder calórico e quantidade de cinza elevada. Por essa razão não possui viabilidade quanto à sua utilização como fonte de energia e matéria-prima nas siderúrgicas. 

Diante disso, a produção brasileira é insuficiente, portanto, o país importa 50% do carvão consumido, oriundo dos Estados Unidos, Austrália, África do Sul e Canadá. No Brasil uma das principais jazidas se encontra no Rio Grande do Sul, como no vale do rio Jacuí, cuja produção é consumida pelas usinas termelétricas locais.

Page 13: carvão

Carvão, um poluente

O carvão quando é queimado, torna-se extremamente poluente.

As centrais e as fábricas tentam minimizar a poluição que produzem,

lavando o carvão antes de o utilizarem;

e usando filtros especiais antes de libertarem os fumos para a atmosfera;