caruaru: terra de mulheres empreendedoras

4
31 Dezembro ( especial ( Renata Torres A trajetória de NyadjaMenezes, uma gestora que tem como desafio ampliar o saneamento e acabar com o racionamento em Caruaru Caruaru, terra de mulheres empreendedoras Ter o seu próprio negócio. Esse é o sonho da maioria da população e na cidade de Caruaru a cada dia essa realidade fica mais latente na vida das pessoas. Já se foi a época em que ser empreendedor seria algo exclusivamen- te de homens, então vamos mudar a palavra e usar o termo empreendedora. A cidade vocacionada para o desenvolvi- mento começa a oferecer oportunidades em várias áreas e as mulheres deixam a cada dia de ser coadjuvante para assumir os negócios e em muitos casos, se tornar arrimo de família. As meninas da Ata Solução Empresarial são exemplos de empreendedorismo em Caruaru Andreza Amorim Thereza Leal Luciana Queiroz Mário Flávio

Upload: conteudo-revista

Post on 30-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Reportagem sobre a trajetória de empreendedoras caruaruenses que se esforçam para ter sucesso com seus próprios negócios

TRANSCRIPT

Page 1: Caruaru: terra de mulheres empreendedoras

31Dezembro

(especial (

Renata Torres

A trajetória de NyadjaMenezes, uma gestora

que tem como desafio ampliar o saneamento

e acabar com o racionamento em Caruaru

Caruaru,

terra de mulheres

empreendedoras

Ter o seu próprio negócio. Esse é o sonho

da maioria da população e na cidade de

Caruaru a cada dia essa realidade fica

mais latente na vida das pessoas. Já

se foi

a época em que ser empreendedor seria algo exclusivamen-

te de homens, então vamos mudar a palavra e usar o termo

empreendedora. A cidade vocacionada para o desenvolvi-

mento começa a oferecer oportunidades em várias áreas e as

mulheres deixam a cada dia de ser coadjuvante para assumir

os negócios e em muitos casos, se tornar arrim

o de família.

As meninas da Ata Solução

Empresarial são exemplos de

empreendedorismo em Caruaru

Andreza AmorimThereza Leal

Luciana Queiroz

Mário Flávio

Page 2: Caruaru: terra de mulheres empreendedoras

32Dezembro

crescer na nossa região para favorecer aqueles que não têm disponibilidade de tempo para sair às compras, como também ao passo que conhecemos melhor as nossas clientes, podemos buscar aqueles produtos que mais parecem com elas. Para o futuro nós temos muitos planos. Já estamos projetando o espaço Toda Bonita que contará com um lugar, mas continuaremos com o serviço de atendimento em domicílio.

O empreendedorismo das mulheres em Caruaru ultrapassa as fronteiras da prestação de serviços e confecções. A jornalista Aline Mirelly quebrou tabus e divide o tempo das pautas com um Sex shop, sen-do que a maioria dos produtos vendidos na Destak Moda Íntima é direcionada ao público feminino. A ideia desse negócio surgiu após ela e o seu irmão perceberem essa brecha no mercado, com a ida do mano para uma empresa privada ela assumiu a em-preitada e aposta no novo para conseguir clientes:

- O diferencial está na diversidade de produtos que vendemos. Temos peças até o tamanho 48. Ou-tra sacada foi mesclar a loja com produtos de uso comum, já que algumas pessoas têm vergonha de entrar num sex shop e medo de alguém vê-las com-prando esse tipo de produto. Com essa mistura de produtos as clientes se sentem a vontade e sempre estão voltando e perguntando pelas novidades.

Foi com o empreendedorismo em mente que as jornalistas Andreza Amorim, Thereza Leal e Luciana Queiroz se uniram há cinco anos e fundaram a ATA Solução Empresarial, empresa que oferece uma diversidade de serviços em dois núcleos: Gestão de Pessoas e Comunicação. As atividades vão desde a seleção, re-crutamento, consultoria em RH e quase todas as esferas internas da empresa que contrata os serviços.

Além disso, é possível orientar o cliente sob a ótica jornalística nos aspectos que os demais braços da comunicação (PP e RP) não atingem, buscando uma comunicação integrada, principalmente com as agências de publicidade que atendem aos clientes. A ne-cessidade de empreender surgiu devido a carência de um nicho de mercado na prestação de serviços e cinco anos após a criação da empresa, a diretora Andreza Amorim comemora os resultados obtidos. Segundo ela, o atendimento é um diferencial da empresa.

- O crescimento da ATA tem sido satisfatório para os parâme-tros de pequenas empresas no Brasil. Conseguimos ultrapassar os dois anos de fundação, quando grande parte delas fecha, co-memorando a ampliação da empresa, com a implantação do Nú-cleo de Comunicação. Chegamos aos cinco anos contabilizando mais conquistas que dificuldades, apesar delas também estarem presentes no nosso dia-a-dia. Há dois anos adquirimos a nossa sede própria, em um dos endereços mais valorizados da cidade, e isso nos dá a motivação e a coragem necessárias para vencermos as adversidades e investirmos cada vez mais no nosso projeto. Pois é exatamente isso que a ATA representa hoje para nós: um projeto de vida. Projeto este que busca incansavelmente a exce-lência em todos os trabalhos que desenvolve.

Bem mais nova que a ATA, mas com uma proposta empre-endedora as professoras Lilian Gonçalves e Lane Costa deci-diram recentemente dividir as aulas de inglês com a Boutique Toda Bonita, grife criada por ambas para deixar bem vestidas as mulheres de Caruaru e Agreste de Pernambuco. A experiência enquanto clientes foi essencial para que as duas tomassem a de-cisão de investir no próprio negócio. As primeiras peças foram apresentadas num chá, oferecido para formadoras de opinião, amigas e clientes. Mesmo sendo ainda uma empresa que engati-nha no mercado, as sócias comemoram os primeiros resultados, como explica Lilian Gonçalves:

- Não tínhamos tempo de ir às lojas, não éramos muitas ve-zes bem atendidas e tínhamos dificuldades de encontrar o que gostamos. Como a maioria das pessoas vive muito ocupada e não têm tempo de ir até as compras, tivemos a ideia de ir até as clientes na hora conveniente para elas, além de realizar even-tos nos quais as amigas se reúnam, tenham um momento de lazer e aproveitem para comprar. Estamos também fazendo uma pesquisa para saber o que satisfaz cada cliente. Então o objetivo maior é vender com o diferencial do que já é estabelecido pela maioria das lojas.

Os encontros mensais com as clientes são apresentados como inovação para ambas, que já preparam uma tarde de muito sorvete para apresentar a nova coleção. Além das roupas femini-nas as bijuterias são outro diferencial da dupla, que personaliza as mesmas de acordo com cada cliente. O projeto é atender nas cidades do Agreste de Pernambuco, cita Lane Costa.

- Acreditamos que esse é um segmento que tem muito a

“Já estamos pensando

em ampliar o negócio

no ano que vem”

Page 3: Caruaru: terra de mulheres empreendedoras

33Dezembro

©Pa

ulo

Robe

rto/ C

onte

údo

Imag

em

Lane e Lilian montaram a grife

Toda Bonita, uma empresa especia-

lizada em moda feminina

Como estratégia de mercado,

mensalmente elas promovem

encontros com suas clientes para

apresentar por meio de desfi-

les as novas coleções

Page 4: Caruaru: terra de mulheres empreendedoras

34Dezembro

O local funciona no Expresso Cidadão e segundo a Secretaria de Comunicação da prefeitura de Caruaru é destinado à orientação empresarial específica ao profissio-nal autônomo e microempresário. Uma equipe estará disponível no horário das 8h às 17h orientando sobre programas de créditos, como emitir nota fiscal, participar de licitações públicas e outros servi-ços, além de realizar o cadastro no Portal do Empreendedor. O pro-grama realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem o apoio do SEBRAE, Governo de Pernambuco, Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC) e Associação de Contabilistas de Caruaru e Agreste de Pernambuco (ACCAPE).

(C)

Se você leu a reportagem e se iden-tifica com as meninas que ousaram e resolveram ser donas do próprio negócio, a Sala do Empreendedor

pode auxiliar na sua decisão.