cartografia angola

12
________________________________________________________________________ Formação em Uso de GPS e Cartografia Projecto Melhoria de Acesso à Água e aos Pastos para as Comunidades de Pastores nos Corredores de Transumância Província de Huila, Cunene e Namibe FOOD/2008/154277 COORDENADOS Projecto Transumância 1

Upload: jorge-kadosh

Post on 23-Oct-2015

159 views

Category:

Documents


10 download

TRANSCRIPT

________________________________________________________________________

Formação em Uso de GPS e Cartografia

Projecto Melhoria de Acesso à Água e aos Pastos para as Comunidades de Pastoresnos Corredores de Transumância

Província de Huila, Cunene e Namibe

FOOD/2008/154277

COORDENADOS

Projecto Transumância 1

Para explicar onde estamos a u ma outra pessoa, sempre usamos referências. Podedizer, por exemplo, que a sua casa está em frente da Administração de Bibala. Isto ésuficiente para quem sabe onde fica a administração de Bibala, mas não para outraspessoas. Ao nível mundial usamos sistema de coordenados que inicialmente utilizou oequador e o Meridiano de Greenwich (Inglaterra) como referências. Este sistema foidesenvolvido pelos marinheiros Europeias no passado (O que explica o uso domeridiano de Greenwich). Neste sistema a sua posição na terra está definida em grau,minuto e segundo de latitude e grau, minuto e segundo de longitude.

A latitude defina a sua distância até ao equador e a longitude defina a sua distância atéo meridiano de Greenwich.

As coordenadas são definidas em relação a um ponto de referência ou ‘datum’. Oequador e o meridiano de Greenwich são os pontos de referência para o sistema decoordenados geográficos. Hoje em dia utilizamos o centro da Terra como ponto dereferência. Este datum é conhecido como WGS84 (World Geodetic System).

O datum WGS84 foi desenvolvido em 1984 na base de novos dados obtenidos comsatélites e novas técnicas de medir distâncias. É um datum que pode ser usado emqualquer sítio do mundo.

Antes de 1984, havia vários datums, cada um para uma área. Havia por exemplo oDatum Europeu (ED 1950), O datum Norte Americano (NAD) e em Angola o datumCamacupa. Quase todos os mapas disponível no IGCA de Angola foram feitos antes de1984 e usam o datum Camacupa. Os GPS usam geralmente o datum WGS84.Por issodeve ter muito cuidado quando usa o GPS em combinação com os mapas 1:100.000!

Projecto Transumância 2

2

________________________________________________________________________

O SISTEMA GPS

O Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) permite-nosestabelecer a nossa posição em termos de graus latitude e longitude com muitaprecisão. O GPS usa signais dos satelitos que circulam a planeta para calcular aposição com uma exactidão de menos que 10 metros. Para o melhor resultado, o GPSdeve receber sinais de 4 satelites ao mesmo tempo. Assim pode estabelecer ascoordenadas e a altitude da posição.

Neste momento têm 29 satélites a voar a redor da Terra e geralmente há pelo menos 8satélites em cima do horizonte.

Os GPS funcionam melhor no ar livre porque podem receber os sinais dos satélitessem problema. Prédios altos, copas de árvores e montanhas podem impedir ofuncionamento do GPS. Dentro do carro, o GPS normalmente funciona desde que ‘temvisto da janela’.

O GPS também tem a capacidade de registar o ponto onde está e o trilho que foiseguido para chegar lá. Com o GPS podemos facilmente localizar pontos de nossointeresse e pontos importantes, como, por exemplo, chimpacas, sondas, um foco dedoença ou uma ponta.

Projecto Transumância 3

MAPAS e PROJECÇÕES

Os desenhadores de mapas devem representar um superfície curvado, quer dizer comtrês dimensões, num papel, com dois dimensões. Isto sempre resulta em distorções:

Projecção Mercator Projecção Mollweide ProjecçãoAzimuth

Equidistancial

Cada tipo de projecção tem vantagens e desvantagens. A projecção Mercator é muitoboa para a navegação. A vantagem da projecção Mollweide é que representa bem osuperfície das várias áreas.

Na escala mundial (escala pequena) as distorções são mais obvio, mas na escala daprovíncia de Namibe (escala grande) por exemplo, as distorções são muito menor.

A projecção mais usada, especialmente para mapas de grande escala, é a projecçãoUniversal Transversal de Mercator (Universal Transversal Mercator projection, UTM).Isto porque esta projecção dá uma boa representação das áreas e da forma comgrande precisão. Nesta projecção, a terra é dividida em partes, como uma laranja:

Projecto Transumância 4

4

________________________________________________________________________

Este projecção pode ser combinado com qualquer datum. Hoje em dia, a projecção égeralmente combinado com o datum WGS84. Mas para cada ‘fatia’ deve-se aplicaruma certa calculação para chegar a uma representação exacta. Estes calculaçõesestão definidas e dependem da latitude e longitude. Angola está localizada nos fusos33S e 34S:

Projecto Transumância 5

Como se pode ver na imagem em cima, a área do projecto está dentro de um fuso só:33S.

Mas o datum WGS84 foi introduzido em 1984 enquanto a grande maioria dos mapasdisponível em Angola, foi feito antes 1974. Estes mapas ainda usam o datum‘Camacupa’ como primeiro sistema e os coordenados como segundo sistema. Por istodeve-se ter muito cuidado quando quer combinar dados dos mapas com dados doGPS.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA

Desde 2000 todos GPS recebem o signal de alta qualidade. Com a disponibilidade doGPS a alta precisão, muitas pessoas têm a possibilidade de ‘georreferenciar’ ainformação que precisam. Agora há software disponível para analisar informaçãogeorreferenciada e representar essa informação em forma de mapas. Com essesoftware pode se fazer mapas de qualquer escala, qualquer projecção e com ainformação desejada. Pode até combinar informação recolhida em projecçõesdiferentes. Também pode combinar informação do terreno com imagens satélites oucom mapas existentes digitalizados.

Projecto Transumância 6

6

________________________________________________________________________

O IGCA e o Projecto Transumância utilizam o software ArcView para a analise deinformação georreferenciada. Com estes mapas é possível fazer um melhorplaneamento de programas de manutenção ou identificar áreas prioritárias paraconstrução de chimpacas, sondas ou escolas.

Nota bem: Os GPS utilizadas pelo projecto Transumância não têm a precisãonecessária para a delimitação legal de áreas comunitárias ou fazendas.

Projecto Transumância 7

FUNCIONAMENTO DO GPS

O GPS E-trex tem 5 botões de operação:1. Esquerda superior- Mapa, Zoom out ou menu para cima2. Esquerda médio- Mapa, Zoom in ou menu para cima3. Esquerda inferior- “enter”4. Direita superior- Mudança de página5. Direita inferior- Ligar/desligar e luz no ecran.

Existem as seguintes páginas:a. Satéliteb. Mapac. Bússola/Navegaçãod. Computador de viagem (Odometro, velocidade, deslocação)e. Menu Principal, com as seguintes opções:

i. Marco

Projecto Transumância 8

8

________________________________________________________________________

ii. Procuraiii. Rotasiv. Trajectosv. Definiçõesvi. Acessórios

Projecto Transumância 9

LIGAR e DESLIGARPara ligar e desligar o aparelho usa-se a botão direito inferior. Deve pressionar o botãoaté o aparelho liga (ou desliga). Depois de ligar, o GPS vai primeiro buscar os sinaisdos satélites. No ecrã ve-se uma representação dos satélites e em baixo a força dosinal. É sempre melhor ligar o GPS num sítio aberto (com pleno visto do céu) enquantovocê está parado. Assim o GPS pode procurar a informação dos satélites maisfacilmente. Quando se liga o aparelho pela primeira vez, ou quando o aparelho ficoudesligado por muito tempo, esta busca de satélites poderá demorar até cinco minutos.É muito importante ter paciência, porque só depois de ter colhido a informação dossatélites é que o GPS vai indicar a sua posição.

O GPS também dá uma indicação da precisão da sua posição. Uma precisão de 10 m.quer dizer que a posição indicado no GPS é menos de 10 m da sua posição real. OGPS geralmente consegue uma precisão de 10 m ou menos. Para os trabalhos noâmbito do projecto MAAP-CPCT, isto é mais que suficiente. Mas atenção, para umadelimitação jurídica (fazenda, área comunitária) deve-se usar os GPS da IGCA, quetem muito mais precisão

Depois da calibração, carrega o botão em cima a direita. Assim muda-se para o ecrãque mostra a sua localização. Em baixo, o ecrã mostra a escala do mapa. Com osbotões ao lado esquerdo, podem mudar a escala do mapa. Nota bem: No ecrã do GPS não é o norte que esta em cima, mais sim a direcção emque você anda.

MANTER O CONTACTO COM OS SATÉLITESO GPS está a receber informação dos satélites constantemente. E só através destainformação é que o GPS poderá indicar a posição. Por isso é imperativo de assegurarque o GPS sempre está em contacto com os satélites. Os GPS modernos podemcaptar sinais fracos, mas mesmo assim deve-se ser atento que o GPS pode mantercontacto com os satélites. O sinal dos satélites normalmente é mais fraco nosseguintes circunstâncias:

1. em baixo das árvores;2. ao lado de edifícios altos;3. dentro de edifícios;4. dentro do carro;5. nas vales em áreas muito acidentadas

Dentro do carro, o GPS geralmente consegue manter contacto com os satélitesenquanto tem ‘visto’ das janelas. Mas cuidado não deixar o GPS no dashboard empleno sol. Aqui a temperatura pode ser muito alto e danificar o GPS. O GPS avisa quando o sinal está fraca. Se isso acontecer, melhor desligar e ligar denovo.

Projecto Transumância 10

10

________________________________________________________________________

OS GPS estão formatados para o uso em combinação com software de Sistemas deInformação Geográfico. Quer dizer que as coordenadas aparecem em grão decimal,não em grãos, minutos e segundos. Por favor não muda este sistema porque istocausa muitos problemas na georreferenciamento no software SIG.

MARCAR RECURSOS E PONTOS DE INTERESSE

Para marcar um ponto de interesse, segue os procedimentos em baixo no lugar dopróprio ponto:

P1- Na página Menu Principal do GPS1 carregar no botão enter (esquerda em baixo).Agora aparece um ecrã com uma bandeira. Dentro da bandeira aparece um número.Este número é o número do ponto de interesse. No seu jornal, nota este número e oponto de interesse que você marcou (Sonda Eongo, ou Chimpaca Vicolonga, quimbocom um caso de TB bovina etc.) Também nota qualquer outra informação necessária(dia e hora). Em baixo do ecrã, o GPS mostra as coordenadas e a elevação da suaposição. Carrega mais uma vez o botão enter. Agora o ponto está marcado e o GPSvolta para o ecrã com o menu.

O jornal é extremamente importante para registar os nomes ao lado dos números doswaypoints para depois digitalizar-os em ARCview.

B- Registo de trajectos (trilhos) (todas as estradas navegadas com o GPS ligado2)

P1- No inicio da jornada (ou trajecto) liga o GPS. Quando está ligado, o GPSautomaticamente regista o seu trilho.

P2- O GPS tem um certa capacidade de memoria para trilhos. Quando o trilho é muitolonge, e o GPS chega ao limite da sua capacidade, vai automaticamente apagar algunspontos velhos, (Um ponto sim, um ponto não) e assim criar espaço para novos pontos.Por isso, é melhor gravar o trilho depois de uma hora de andar.

P3- Para gravar, vai ao menu. Ai utiliza as botões a direita para ir ao meno de trilho ecarrega o botão ‘enter’. O GPS mostra a percentagem da memoria já utilizada e daopção de gravar. Carrega o botão ‘enter’ para gravar o trilho. O trilho será gravado sobo tempo na hora de gravar.

Nota-se também que é melhor deixar o GPS ligado tanto na ida como na volta para termelhor registo. Se se desliga o GPS sem gravar e liga num outro sitio ou dia qualquer,o GPS faz uma linha do último ponto até o novo que ia aparecer no Arcview (e que écomplicado tirar).

1 Nesta instrução não se pretende abordar todos os aspectos de operação do GPS. Para tal consultar o ReferenceGuide.

2 Quer sejam rotas dignas de registo, quer sejam as estradas de ligação.

Projecto Transumância 11

P4- Apagar pontos. Pode ter necessidade de apagar um ponto. Para apagar um ponto,vai ao ecrã com Menu. Neste ecrã, vai aos pontos. Carrega no botão ‘enter’. Os pontosestão representados no ‘capitulo’ 0-9. Carrega o botão ‘enter’ mais uma vez. Depoisusa o botão de baixo para escolher o ponto que quer apagar. Carrega o botão ‘enter’.No menu que aparece, usa o botão de cima para escolher ‘apgar’. Depois carrega oboao ‘enter’.

Projecto Transumância 12

12