cartilha sobre picadas de cobras e animais peçonhentos ... · picadas de cobras e animais...

3
Picadas de cobras e animais peçonhentos 1. Considere todas as mordidas de cobras como sendo de cobras venosas. 2. Manter a vítima calma e deitada. 3. Localizar a marca da mordedura e limpar o local com água e sabão. 4. Cobrir com um pano limpo. 5. Remover anéis, pulseiras e outros objetos que possam garrotear, em caso de inchaço do membro afetado. 6. Evitar que a vítima se movimente para não favorecer a absorção do veneno. 7. Tentar manter a área afetada no mesmo nível do coração ou, se possível, acima dele. 8. Levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo, para receber o soro antiofídico. 9. Se possível, levar o animal para que seja identificado e para que a vítima receba o soro específico. Não se arrisque ou perca tempo caçando o animal. O que não fazer 1. Não fazer torniquete, impedindo a circulação do sangue: isso pode causar gangrena ou necrose local. 2. Não cortar o local da ferida, para fazer 'sangria'. 3. Não aplicar folhas, pó de café ou terra sobre a ferida, poderá provocar infecção. Acidentes provocados por animais peçonhentos específicos Acidentes por escorpião Os escorpiões de importância médica estão distribuídos em todo o país, causam dor no local da picada, com boa evolução na maioria dos casos, porém crianças podem apresentar manifestações graves decorrentes do envenenamento. Em caso de acidente, recomenda-se fazer compressas mornas e analgésicos para alívio da dor até chegar a um serviço de saúde para as medidas necessárias e avaliar a necessidade ou não de soro. Acidentes por aranhas São três os gêneros de aranhas de importância médica no Brasil: Loxosceles ("aranha-marrom"): é importante causa de acidentes na região Sul. A aranha provoca acidentes quando comprimida; deste modo, é comum o acidente ocorrer enquanto o individuo está dormindo ou se vestindo, sendo o tronco, abdome, coxa e braço os locais de picada mais comuns.

Upload: duongphuc

Post on 12-Nov-2018

238 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cartilha sobre picadas de cobras e animais peçonhentos ... · Picadas de cobras e animais peçonhentos 1. Considere todas as mordidas de cobras como sendo de cobras venosas. 2. Manter

Picadas de cobras e animaispeçonhentos

1. Considere todas as mordidas de cobras como sendo de cobras venosas. 2. Manter a vítima calma e deitada. 3. Localizar a marca da mordedura e limpar o local com água e sabão. 4. Cobrir com um pano limpo. 5. Remover anéis, pulseiras e outros objetos que possam garrotear, em caso de

inchaço do membro afetado. 6. Evitar que a vítima se movimente para não favorecer a absorção do veneno. 7. Tentar manter a área afetada no mesmo nível do coração ou, se possível, acima

dele. 8. Levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo, para receber o

soro antiofídico. 9. Se possível, levar o animal para que seja identificado e para que a vítima receba o

soro específico. Não se arrisque ou perca tempo caçando o animal.

O que não fazer1. Não fazer torniquete, impedindo a circulação do sangue: isso pode causar

gangrena ou necrose local. 2. Não cortar o local da ferida, para fazer 'sangria'. 3. Não aplicar folhas, pó de café ou terra sobre a ferida, poderá provocar infecção.

Acidentes provocados por animais peçonhentos específicos

Acidentes por escorpião

Os escorpiões de importância médica estão distribuídos em todo o país, causam dor nolocal da picada, com boa evolução na maioria dos casos, porém crianças podemapresentar manifestações graves decorrentes do envenenamento.Em caso de acidente, recomenda-se fazer compressas mornas e analgésicos para alívioda dor até chegar a um serviço de saúde para as medidas necessárias e avaliar anecessidade ou não de soro.

Acidentes por aranhas

São três os gêneros de aranhas de importância médica no Brasil:

Loxosceles ("aranha-marrom"): é importante causa de acidentes na região Sul. Aaranha provoca acidentes quando comprimida; deste modo, é comum o acidenteocorrer enquanto o individuo está dormindo ou se vestindo, sendo o tronco,abdome, coxa e braço os locais de picada mais comuns.

Page 2: Cartilha sobre picadas de cobras e animais peçonhentos ... · Picadas de cobras e animais peçonhentos 1. Considere todas as mordidas de cobras como sendo de cobras venosas. 2. Manter

Phoneutria ("armadeira", "aranha-da-banana", "aranha-macaca"): a maioria dosacidentes é registrada na região Sudeste, principalmente nos meses de abril e maio. É bastante comum o acidente ocorrer no momento em que o indivíduo vaicalçar o sapato ou a bota.

Latrodectus ("viúva-negra"): encontradas predominantemente no litoral nordestino,causam acidentes leves e moderados com dor local acompanhada de contraçõesmusculares, agitação e sudorese.

As aranhas caranguejeiras e as tarântulas, apesar de muito comuns, não causamenvenenamento. As que fazem teia áreas geométricas, muitas encontradas dentrodas casas, também não oferecem perigo.

Acidentes por taturanas ou lagartasAs taturanas ou lagartas de fogo que podem causar acidente são formas larvais demariposas que possuem cerdas pontiagudas contendo as glândulas do veneno. É comumo acidente ocorrer quando a pessoa encosta a mão nas árvores onde habitam as lagartas.O acidente é relativamente benigno na grande maioria dos casos. O contato leva a dor emqueimação local, com inchaço e vermelhidão discretos. Somente o gênero Lonomia podecausar envenenamento com hemorragias à distância e complicações como insuficiênciarenal.

Acidentes por cobras

Muitas vezes, mesmo adotando cuidados de prevenção, podem ocorrer acidentes comcobras. Como medida de primeiros socorros, até que se chegue ao serviço de saúde paratratamento, recomenda-se:

NÃO amarrar ou fazer torniquetes, o que impede a circulação do sangue, podendoproduzir necrose ou gangrena.

NÃO colocar nenhuma substância, folhas ou qualquer produto na picada. NÃO cortar ou chupar o local da picada. NÃO dar bebida alcóolica ou querosene ao acidentado. Manter o acidentado em REPOUSO, evitando que ele ande, corra ou se locomova,

o que facilita a absorção do veneno. No caso de picadas em braços ou pernas, éimportante mantê-los em POSIÇÃO MAIS ELEVADA.

Levar o acidentado para o centro de tratamento mais próximo, para receber soropróprio (substância que neutraliza o veneno).

Fontes1. Instituto Butantan. 2009. 2. Fundação Nacional de Saúde. Manual de diagnóstico e tratamento dos acidentes

por animais peçonhentos, 2001.

Page 3: Cartilha sobre picadas de cobras e animais peçonhentos ... · Picadas de cobras e animais peçonhentos 1. Considere todas as mordidas de cobras como sendo de cobras venosas. 2. Manter

Acidentes provocados por picadas ou mordeduras de animais dotados de veneno.

A ação do veneno pode provocar as seguintes reações:

Proteolítica: necrose tecidual (morte do tecido lesado) devido à decomposição dasproteínas.

Neurotóxica: - ação no sistema nervoso causando queda palpebral; formigamentono local afetado, alterações de consciência e perturbações visuais.

Hemolítica: destruição das hemácias no sangue. Coagulante: causa deficiência na coagulação sangüínea.

Sinais e sintomas Pequena mordida na pele: pode parecer um ponto pequeno e descolorido. Dor e inchaço, de desenvolvimento lento, na área da mordida. Pulso rápido e respiração dificultada. Fraqueza. Problemas visuais. Náusea e vômitos.

Como evitar acidentesUsar botas. Isto evita até 80% dos acidentes, pois as cobras picam do joelho para baixo.Mas antes de calçá-las verificar se dentro não há cobras, aranhas e outros animaispeçonhentos.Proteger as mãos. Não enfiar as mãos em tocas, cupinzeiros, ocos de troncos etc. Usarum pedaço de madeira para verificar se não há animais.Acabar com os ratos. A maioria das cobras alimenta-se de roedores. Manter semprelimpos os terrenos, quintais e plantações.Conservar o meio ambiente. Desmatamentos e queimadas devem ser evitados. Além dedestruir a natureza, provocam mudanças de hábitos dos animais que se refugiam emceleiros ou mesmo dentro de casas. Também não se devem matar as cobras, pois elascontribuem com o equilíbrio ecológico.A equipe de Socorristas da Brigada de Emergência da Embrapa Cerrados, do setor decampo experimentais, esta preparada para dar o atendimento de primeiros socorrosdevido ao treinamento que receberam sobre animais peçonhentos. Telefones deEmergência:

*- Setor de Campos Experimentais *Telefone: 33889895

*- SESMT - Área de Saúde* Telefone: 33889901

*- Transportes Emergência Telefone: 33889842