cartilha dos direitos do idoso -...

48

Upload: nguyennhu

Post on 09-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GUARDA

CARTILHA DE DIREITOS

DA PESSOA IDOSA

Elaboração: Ana Claudia de Siqueira

Projeto Gráfico e ilustrações: Gustavo Pallone Figueiredo

Secretária de Cidadania, Assistência e Inclusão SocialDarci da Silva

Diretora do Departamento de Operações de Assistência Social (DOAS)Ismênia Aparecida dos Santos Oki

Apoio Técnico do Departamento de Operações de Assistência Social (DOAS)Silvia Jeni Luiz Pereira de Brito

Fontes: Estatuto do Idoso

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Guia da Pessoa Idosa (Governo do Rio de Janeiro)

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Realização:

Prefeitura Municipal de Campinas

Centro Comunitário Jardim Santa Lúcia

Distribuição Gratuita/ junho de 2011

No rosto, as marca do tempo

e da experiência de vida...

É chegada a hora de cuidar!

rosto carrega as marcas do tempo. Idosos que assistiram as transforma-ções políticas, sociais, econômicas e tecnológicas do mundo, ao longo das últimas décadas, que integraram a população economicamente ati-

va, que ajudaram a construir este país, que constituíram família e educaram. Pesso-as idosas, muitas vezes sozinhas, que sofreram com as imposições da vida e que têm histórias para contar e muito a ensinar. Pessoas sábias, que merecem respeito, admiração e cuidados, mas que muitas vezes, são consideradas “descartáveis” por grande parte da sociedade.

Segundo a Sinopse do Censo Demográfico 2010, elaborado pelo Instituto Brasi-leiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado em abril deste ano, o Brasil tem 190.755.799 habitantes. A pesquisa aponta que o grupo etário de idosos aumentou sua participação na última década. A população acima de 60 anos é de 20.590.599 pessoas, o que representa 10,79% do total. O Sudeste se mantém como uma das regiões mais envelhecidas do país, com 8,1% da população formada por idosos com 65 anos ou mais. A mesma pesquisa revela que 350.216 pessoas com idade acima de 60 anos vivem na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

O

O envelhecimento não pode e não deve ser considerado um tema secundário na agenda das políticas públicas. Cada vez mais se torna necessária a efetivação de ações que garantam aos idosos uma vida ativa, digna, capazes de assegurar a con-vivência familiar e comunitária. Também é fundamental divulgar informações sobre os direitos da pessoa idosa, para ampliação do conhecimento e do reconhecimento de seus direitos, contribuindo, desta forma, para o enfrentamento do isolamento social, da violência e do preconceito.

A proposta desta cartilha, desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, em parceria com o Centro Comunitário do Jardim Santa Lúcia, é informar, de maneira simples, com o uso de ilustrações, os principais direitos da pessoa idosa. A iniciativa conta com o respaldo técnico do Departamento de Operações de Assistência Social e do Centro Integrado de Atenção e Prevenção a Violência contra a Pessoa idosa (CIA-PVI/CRI), e tem como base o Estatuto do Idoso, abordando também as formas de violência contra a população idosa.

O Estatuto foi instituído pela Lei Federal nº 10.741 em 1º de outubro de 2003 e regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Composto por sete títulos, subdivididos em 118 artigos e diversos capítulos, o Es-tatuto do Idoso dispõe dos direitos fundamentais, das medidas de proteção, da política de atendimento ao idoso, do acesso à Justiça e dos crimes e penalidades contra a pessoa idosa.

O principal objetivo desta publicação é contribuir para que as pessoas idosas possam usufruir da proteção garantida pela Lei.

Os principais direitos da pessoa idosa ..............................................7

Direito à vida .......................................................................................9

Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade .................................11

Alimentos ..........................................................................................13

Saúde ................................................................................................15

Educação, cultura, esporte e lazer ...................................................17

Profissionalização e trabalho ............................................................21

Previdência social .............................................................................22

Assistência social ..............................................................................23

Habitação ..........................................................................................25

Transporte .........................................................................................27

Medidas de proteção à pessoa idosa ..............................................29

Política de atendimento à pessoa idosa ..........................................31

Fiscalização das entidades de atendimento ....................................33

Crimes contra a pessoa idosa ..........................................................34

Serviços socioassistenciais ..............................................................35

Carteira do Idoso, como obter?........................................................36

As formas de violência contra a pessoa idosa .................................37

Onde denunciar? ..............................................................................39

Telefones úteis ..................................................................................41

6

OS PRINCIPAIS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

Quais são os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos?

Constituição Federal de 1988A Constituição Federal, promulgada em 1988, estabelece a responsabilidade do governo, da sociedade civil e da família de proteger, assistir e amparar a pessoa idosa.

O Estatuto do Idoso de 2003 diz que:É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

7

DIREITO À VIDA

É obrigação do Estado, garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, por meio da adoção de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.

Dicas: A íntegra do Estatuto do Idoso está disponível na internet, bem como a Constituição de 1988:

http://www4.planalto.gov.br/legislacao

Leia mais sobre os seus direitos. Procure os centros de assistência. Peça ajuda para entender e garan-tir seus direitos!

9

É obrigação do Estado e da sociedade, assegurar à pessoa idosa a liberdade,o respeito e a dignidade

DIREITO À LIBERDADE, AO RESPEITO E À DIGNIDADE

É obrigação do Estado e da sociedade, assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis.

O direito à liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos:

I – direito de ir, vir e estar nos locais públicos e espaços comunitários;II - opinião e expressão;III - crença e culto religioso;IV - prática de esportes e de diversões;V - participação na vida familiar e comunitária;VI - participação na vida política, na forma da lei;VII - possibilidade de buscar refúgio, auxílio e orientação.

11

ALIMENTOS

Os alimentos serão prestados ao idoso na forma da lei civil. As transações relativas a alimentos poderão ser celebradas perante o Promotor de Justiça, e passarão a ter efeito de título executivo extrajudicial nos termos da lei.

Se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, deve-se recorrer à assistência social.

Dicas: Alimentação saudável, baseada em uma dieta rica em verduras e legumes, previne doenças e é recomendável para qualquer idade. Mas com o envelhecimento, o metabolismo do corpo muda, por isso, a importância de se tomar bastante água, consumir alimentos com fibras, evitar o excesso de sal, gordura e açúcar. Prefira carnes magras, peixes e evite massas.

SAÚDE: atenção integral!

É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Cabe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses e outros recursos, relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

É proibido discriminar o idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.

O idoso internado ou em observação tem direito a um acompanhante. Cabe ao órgão de saúde proporcionar condições adequadas para sua permanência em tempo integral, segundo critério médico.

As instituições de saúde devem atender aos critérios mínimos para o atendimento às necessidades do idoso, promovendo o treinamento e a capacitação dos profissionais, assim como orientação a cuidadores familiares e grupos de auto-ajuda.

15

Dicas:

• Cigarro e bebidas alcoólicas podem levar ao desenvolvimento da hipertensão arterial e outras doenças.

• Não se esqueça de consultar o médico sempre.

• Homens devem fazer exames para diagnóstico do câncer de próstata, as mulheres, contra o câncer de mama e útero.

• Fique atento também às campanhas do Ministério da Saúde, como as de vacinação gratuita contra a gripe, difteria, tétano e pneumonia bacteriana. Caso ainda não tenha carteira de vacinação, procure um Posto de Saúde. Mantenha-a atualizada!

• O sol antes das 10 e depois das 16 horas é saudável para o organismo, fonte de vitamina D que ajuda na absorção de cálcio, necessário para os ossos. O cálcio é importante na prevenção à osteoporose, muito comum entre idosos.

• E se você usa remédios, faça anotações e organize a agenda de horários para não se esquecer das doses!

EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER: descontos!

O idoso tem direito à educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos.

Têm descontos de pelo menos 50% nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos locais.

Fique atento à programação dos meios de comunicação, que devem manter espaços ou horários especiais voltados aos idosos, com finalidade informativa, educativa, artística e cultural, e ao público sobre o processo de envelhecimento.

Dicas:

• Praticar esportes é sinônimo de saúde. Sob orientação de um profissional, procure se exercitar, respeitando suas limitações físicas.

• Use roupas adequadas e beba água.

• Aproveite para fazer caminhadas na Lagoa do Taquaral ou nas praças de seu bairro.

• Os exercícios praticados regularmente previnem doenças e resultam em maior disposição.

• Procure também os centros esportivos ou as casas de cultura próximas de sua casa. Sempre pode haver uma programação interessante e adequada, até mesmo um curso de informática.

• Lembre-se que esporte, cultura e lazer são formas de convívio e sociabilização!

PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO: nenhuma discriminação pela idade

Na admissão do idoso em qualquer trabalho ou emprego, não pode haver discriminação e ou fixação de limite máximo de idade, inclusive para concursos, apenas se o cargo em questão, assim exigir.

O primeiro critério de desempate em concurso público será a idade, dando-se preferência ao de idade mais elevada.

Cabe ao Poder Público criar e estimular programas de profissionalização para idosos e a preparação para aposentadoria.

Dicas: Mesmo sendo aposentado, o retorno ao trabalho com jornada reduzida, pode ser uma boa alternativa, pois você se sente útil e produtivo. Há empresas que possuem programas específicos de inclusão social e dão oportunidades aos idosos. Procure se informar!

PREVIDÊNCIA SOCIAL: data-base 1º de Maio

Os benefícios de aposentadoria e pensão do Regime Geral da Previdência Social observarão, na sua concessão, critérios de cálculo que preservem o valor real dos salários sobre os quais incidiram contribuição, nos termos da legislação vigente.

Os valores dos benefícios em manutenção serão reajustados na mesma data de reajuste do salário-mínimo, pro rata, de acordo com suas respectivas datas de início ou do seu último reajustamento, com base em percentual definido em regulamento, observados os critérios estabelecidos pela Lei.

O Dia Mundial do Trabalho, 1º de Maio, é a data-base dos aposentados e pensionistas.

22

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Benefício de Prestação Continuada

Os idosos, a partir de 65 anos, que não possuem meios para prover sua subsistência, nem por meio de sua família, tem direito ao benefício mensal de 1 (um) salário mínimo, nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS.

O benefício já concedido a qualquer membro da família não será computado para os fins do cálculo da renda familiar per capita a que se refere a Loas.

Todas as entidades de longa permanência, ou casa-lar, são obrigadas a firmar contrato de prestação de serviços com a pessoa idosa abrigada.

No caso de entidades filantrópicas, ou casa-lar, é facultada a cobrança de participação do idoso no custeio da entidade.

O Conselho Municipal do Idoso ou o Conselho Municipal da Assistência Social estabelecerá a forma de participação, que não poderá exceder a 70% de qualquer benefício previdenciário ou de assistência social percebido pelo idoso.

23

HABITAÇÃO: prioridade na aquisição de imóvel

O idoso tem direito a moradia digna, junto a sua família natural ou substituta, ou desacompanhado de seus familiares, quando assim o desejar, ou, ainda, em instituição pública ou privada.

Nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, o idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria, observando-se o seguinte:

I - reserva de 3% das unidades residenciais para atendimento aos idosos;II - implantação de equipamentos urbanos comunitários voltados ao idoso;III - eliminação de barreiras arquitetônicas e urbanísticas, para garantia de acessibilidade ao idoso;IV - critérios de financiamento compatíveis com os rendimentos de aposentadoria e pensão.

Dicas e cuidados em casa: fique atento com os móveis, tapetes e pisos escorregadios para não bater o corpo ou escorregar. Cuidado também no banho: use chinelo de borracha e antiderrapantes.

25

TRANSPORTE: é de graça!

É garantida a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos aos maiores de 65 anos.

Para ter acesso à gratuidade, basta que o idoso comprove sua idade por meio da apresentação da identidade ou qualquer outro documento pessoal.

Os veículos de transporte coletivo devem reservar 10% dos assentos para os idosos, com a devida identificação de reserva preferencial.

No caso das pessoas com idade entre 60 e 65 anos, ficará a critério da legislação local dispor sobre as condições para exercício da gratuidade nos meios de transporte previstos.

27

No sistema de transporte coletivo interestadual deve-se observar, nos termos da legislação específica:I - a reserva de duas vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários-mínimos;II - desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens, para os idosos que excederem as vagas gratuitas, com renda igual ou inferior a dois salários-mínimos.

Caberá aos órgãos competentes definir os mecanismos e os critérios para o exercício dos direitos previstos.

Dicas: É assegurada a reserva, para os idosos, nos termos da lei local, de 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados, as quais deverão ser posicionadas de forma a garantir a melhor comodidade ao idoso. O idoso também tem prioridade no embarque no sistema de transporte coletivo.

MEDIDAS DE PROTEÇÃO À PESSOA IDOSA

As medidas de proteção ao idoso são aplicáveis sempre que os

direitos reconhecidos no Estatuto do Idoso forem ameaçados ou

violados:

I – por ação ou omissão da sociedade ou do Estado;

II – por falta, omissão ou abuso da família, curador ou entidade

de atendimento;

III – em razão de sua condição pessoal.

O Ministério Público ou o Poder Judiciário poderá determinar,

dentre outras, as seguintes medidas:

I – encaminhamento à família ou curador, mediante termo de

responsabilidade;

II – orientação, apoio e acompanhamento temporários;

III – requisição para tratamento de sua saúde, em regime

ambulatorial, hospitalar ou domiciliar;

29

IV – inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio,

orientação e tratamento a usuários dependentes de drogas, ao

próprio idoso ou à pessoa de sua convivência que lhe cause

perturbação;

V – abrigo em entidade;

VI – abrigo temporário.

Dicas: Nunca aceite ajuda de estranhos, principalmente em agências bancárias. Lembre-se que o órgão que cuida da aposentadoria é o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Cuidado com as ligações a cobrar. Geralmente é golpe.

30

POLÍTICA DE ATENDIMENTO À PESSOA IDOSA

As entidades de atendimento são responsáveis pela manutenção das próprias unidades, observadas as normas de planejamento e execução emanadas do órgão competente da Política Nacional do Idoso, conforme a Lei n.° 8.842, de 1994.

As entidades governamentais e não-governamentais de assistência ao idoso ficam sujeitas à inscrição de seus programas, junto ao órgão competente da Vigilância Sanitária e Conselho Municipal da Pessoa Idosa, e em sua falta, junto ao Conselho Estadual ou Nacional da Pessoa Idosa, especificando os regimes de atendimento, observados os seguintes requisitos:

I - oferecer instalações físicas em condições adequadas de habitabilidade, higiene, salubridade e segurança;II - apresentar objetivos estatutários e plano de trabalho compatíveis com os princípios desta Lei;III - estar regularmente constituída;IV - demonstrar a idoneidade de seus dirigentes.

As entidades que desenvolvam programas de institucionalização de longa permanência adotarão os seguintes princípios:

I - preservação dos vínculos familiares;II - atendimento personalizado e em pequenos grupos.

31

FISCALIZAÇÃO DAS ENTIDADES DE ATENDIMENTO

As entidades governamentais e não-governamentais de atendimento ao idoso devem ser fiscalizadas pelos Conselhos do Idoso, Ministério Público, Vigilância Sanitária e outros previstos em lei.

ACESSO À JUSTIÇA: prioridade

É assegurada prioridade na tramitação dos processos e procedimentos e na execução dos atos e diligências judiciais, envolvendo pessoa idosa com idade igual ou superior a 60 anos, em qualquer instância.

MINISTÉRIO PÚBLICO: zelo

Cabe ao Ministério Público zelar pelo efetivo respeito aos direitos e garantias legais assegurados ao idoso, promovendo as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.

33

CRIMES CONTRA A PESSOA IDOSA: penalidades

Discriminar a pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade:Pena - reclusão de seis meses a um ano e multa.

Na mesma pena inclui-se quem desdenhar, humilhar, menosprezar ou discriminar pessoa idosa, por qualquer motivo.

A pena será aumentada de 1/3 se a vítima se encontrar sob os cuidados ou responsabilidade do agente.

Abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou similares, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado:Pena - detenção de seis meses a três anos e multa.

34

SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS) prestam serviços por meio de acompanhamento sociofamiliar, diretamente e/ou em parceria com entidades de assistência social.

CARTEIRA DO IDOSO

A Carteira do Idoso é o instrumento de comprovação para que o idoso tenha acesso à gratuidade ou desconto de no mínimo 50% no valor das passagens interestaduais.A carteira é gerada apenas para as pessoas acima de 60 anos de idade e que não tenham como comprovar renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos.Para emitir a carteira, o idoso deve procurar o Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT). Lá ele irá cadastrar-se no Cadastro Único para Programas Sociais e receberá o Número de Identificação Social (NIS). Com este número, o CPAT faz a solicitação da carteira.

36

AS FORMAS DE VIOLÊNCIA: Abuso e maus-tratos

VIOLÊNCIA FÍSICAÉ o uso da força física para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, para feri-los, provocar-lhes dor, incapacidade ou morte.

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICASão agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar os idosos, humilhá-los, restringir-lhes a liberdade ou isolá-los do convívio social.

ABANDONOÉ uma forma de violência que se manifesta pela ausência, abandono ou recusa dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteção.

VIOLÊNCIA SEXUALÉ o ato ou o jogo sexual de caráter homo ou heterorrelacional, envolvendo pessoas idosas. Esses agravos visam obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.

37

NEGLIGÊNCIAÉ a recusa ou a omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos, por parte da família ou das instituições. A negligência é uma das formas de violência contra os idosos mais presentes no País. Ela se manifesta, freqüentemente, associada a outros abusos que geram lesões e traumas físicos, emocionais e sociais, em particular, para as pessoas que se encontram em situação de dependência ou incapacidade.

ABUSO FINANCEIRO E ECONÔMICOÉ a exploração imprópria ou ilegal dos idosos e o uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais. Esse tipo de violência ocorre, sobretudo, no âmbito familiar.

AUTONEGLIGÊNCIAÉ a conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança pela recusa a ter cuidados consigo mesma.Dicas: Procure o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPVI).

38

DISQUE DENÚNCIA (19) 3236-3040

Conselho Municipal do Idoso (19) 3254-6324

(19) 3295-820

Defensoria Pública do Estado (19) 3234-9299

de São Paulo

Ministério Público do Estado (19) 3296-0203

de São Paulo (19) 3256-1796

(19) 3296-1965

ONDE DENUNCIAR?

39

CENTRO INTEGRADO DE ATENÇÃO E PREVENÇÃO

A VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA (CIAPVI)

Endereço: Avenida Moraes Sales, 1799

Campinas/ SP

Telefones: (19) 3295-1001 / 32533532

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Email: [email protected]

ONDE BUSCAR INFORMAÇÕES E ORIENTAÇÕES?

40

Bombeiros 193

Conselho Municipal de Saúde: (19) 2116-0184

INSS 135

Polícia Militar 190

Serviços de Ambulância (SAMU) 192

Vigilância Sanitária: (19) 2116-0188 (19) 2116-0287

TELEFONES ÚTEIS

41

guardaSMCAIS

Secretaria Municipalde Cidadania Assistência e

Inclusão Social/ CIAPVI/ CRI

Secretaria Municipalde Saúde

Prefeitura Municipal de Campinas

Conselho Municipaldo Idoso

SMCAISSecretaria Municipal

de Cidadania Assistência eInclusão Social/ CIAPVI/ CRI

Secretaria Municipalde Saúde

Prefeitura Municipal de Campinas

Conselho Municipaldo Idoso