cartilha de voluntários 2014

18
VOLUNTÁRIOS DO REI JESUS 2014 1

Upload: festa-do-rei-jesus

Post on 02-Apr-2016

227 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Nessa Cartilha os voluntários da Festa tem acesso a todas as informações referentes a Espiritualidade, missões e atividades em geral envolvendo os preparativos do evento.

TRANSCRIPT

Page 1: Cartilha de Voluntários 2014

VOLUNTÁRIOS DO REI JESUS 2014 1

Page 2: Cartilha de Voluntários 2014

VOLUNTÁRIOS DO REI JESUS 20142

PALAVRA TEMA

“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou o seu povo, e suscitou-nos um poderoso Salvador, na casa de Davi, seu servo (como havia anunciado, desde os primeiros tempos, mediante os seus santos profetas), para nos livrar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam. Assim exerce a sua misericórdia com nossos pais, e se recorda de sua santa aliança, segundo o juramento que fez a nosso pai Abraão: de nos conceder que, sem te-mor,libertados de mãos inimigas, possamos servi-lo em santidade e justiça, em sua presença, todos os dias da nossa vida.” (Lucas 1, 68-75)

“Benedictus”

Page 3: Cartilha de Voluntários 2014

VOLUNTÁRIOS DO REI JESUS 2014 3

DISCERNIMENTO DO TEMA

Jesus exerce a sua MisericórdiaEsse Cântico de Zacarias, ou Cântico Evangélico “Benedictus”, é um cântico profético de anún-cio do Reino de Jesus, o Salvador. Esse cântico é uma prévia, de sua missão salvífica. Ele é o Messias que salva, não um Deus da Guerra, mas o Deus de Amor que exerce sua Misericórdia, visita e resgata o seu povo, livra-o das mãos do inimigo e do ódio, recorda sua santa Aliança, con-cede intimidade sem medo, servidão na esperança e vida constante em santidade na sua presença!

Para a Missão da Festa do Rei Jesus, essa Palavra é uma confirmação, um desdobrar de nossa compreensão da vontade de Deus que a cada ano nos ajunta mais jovens e vai nos conduzindo a uma experiência pessoal com Jesus, com características bem diferentes do que normalmente costumamos conhecer. Em um ambiente descontraído e festivo, numa atmosfera de alegria e fra-ternidade, os jovens vão sendo conduzidos pelo Louvor e a Adoração a conhecer esse Deus de Misericórdia que os toca, chama-os de volta, resgata-os e refaz sua Aliança de Amor!

Os Espaços de Oração como a Capela e os Oratórios, onde os jovens oram, choram, pedem ora-ção e se aconselham, e os espaços de atendimento e partilha, como os Stands Vocacionais e de Evangelização Juvenil, têm sido muito procurados. O Espaço da Misericórdia, com a presença dos sacerdotes, foi de uma eficácia impressionante: cerca de 500 jovens se confessaram no último ano durante o evento. É a marca de um crescimento espiritual considerável, além da participação maciça da juventude na Adoração ao Santíssimo, a meia noite, durante a festa.

As Bandas, em sua maioria, primam pela Alegria e pelo Louvor, mas tem crescido o desejo de mais profundidade, tanto das bandas quanto dos jovens. É claro que ainda existem muitos jovens desatentos a procura de Deus, sem mesmo se dar conta disso. Mas com louvores bem ministra-dos, com autoridade espiritual, a ação de Deus acontece e vemos quantos jovens entusiasmados e com vontade de voltar para sua realidade, levando aquela experiência e aquela alegria própria do Rei Jesus!

Este ano para nós é o ano do Espírito Santo - tempo de ousar e, na liberdade do Espírito, lan-çar-nos no novo de Deus. E é essa a moção do cântico Evangélico para nós! Essas são algumas palavras proféticas e de ordem para este ano: AMOR, MISERICÓRDIA, RESGATE, LIBERTA-ÇÃO, ASCESE ESPIRITUAL, SANTIDADE, ALIANÇA, FRATERNIDADE E ESPERANÇA.

Essa é nossa meta! Bendito seja o Deus de Israel, nosso Deus e Salvador! Aleluia!

Page 4: Cartilha de Voluntários 2014

VOLUNTÁRIOS DO REI JESUS 20144

ATRAÇÕES

Desde seu início, há 24 anos, uma marca registrada da Festa do Rei Jesus é a qualidade musical das bandas participantes. Sempre houve a preocupação em selecionar bandas católicas de renome nacional, regional e local, que apresentassem um bom repertório musical, com inovação, criativi-dade, e, acima de tudo, muita unção para conduzir e levar os jovens à uma profunda experiência com Deus.

O Melhor da Música Católica está aqui!

Page 5: Cartilha de Voluntários 2014

VOLUNTÁRIOS DO REI JESUS 2014 5

CAMISA

Para realizar esse evento precisamos levantar 240 patrocinadores para pagar os custos da con-fecção da camiseta. O valor do patrocínio é de R$ 500,00 (quinhentos reais). Em contrapartida, a marca da empresa sairá nas costas de 500 (quinhentas camisas), e o patrocinador ganhará 2 camisetas do evento.UMA JUVENTUDE NOVA É POSSÍVEL E SOMENTE COM O NOSSO EMPENHO PODEMOS COMEÇAR A CONSTRUÍ-LA! VAMOS ARREGAÇAR AS MANGAS!

COM APENAS UM PATROCÍNIO PODEMOS PROPORCIONAR A 500 JOVENS UMA NOITE INTEIRA SEM BEBIDAS ALCOÓLICA, SEM DROGAS, SEM CIGARRO, UMA NOITE DE ALE-GRIA PLENA!

Page 6: Cartilha de Voluntários 2014

VOLUNTÁRIOS DO REI JESUS 20146

MOTIVAÇÃO ESPIRITUAL

Amado Voluntário,

Já sabemos que Deus utiliza de diversos meios para chegar ao nosso coração. E o faz porque deseja tocar-nos, curar-nos, restaurar-nos e fazermos plenos, felizes. O chamado à missão é um desses meios... quantas vezes nos encontrávamos longe do Senhor e foi pelo ser-viço, pelo trabalho apostólico que voltamos para seus braços?

Um olhar mais focado em nossa missão Fes-ta do Rei Jesus nos fará enxergar como esta é de fato uma oportunidade de sermos mais ín-timos do Senhor, de escutarmos mais Sua voz que nos guia, de experimentarmos mais o Seu amor, Sua misericórdia.

Se Deus se inclina até nós e se mostra tão disponível, não convém abdicarmos dessa gra-ça mas sim lançarmo-nos no oceano de sua mi-sericórdia e mergulharmos fundo, sem medo de onde o Espírito de Deus pode nos levar.

Portanto, sejamos fiéis às propostas espiri-tuais preparatórias para a Festa. Entendamos, irmãos, que sem Deus nada podemos fazer; na verdade, sem Ele, nem sequer suportaremos as batalhas que serão enfrentadas até o dia do evento! Precisamos de uma vida de oração in-tensa, constante, persistente. Precisamos da

Eucaristia, precisamos de clamar a intercessão de Maria milhares de vezes, precisamos livrar-nos do peso de nossas culpas e limpar-nos da mácula d pecado em nossa carne.

Isto que dizer que nós, servos do Rei Jesus, devemos procurar participar da Santa Missa diariamente, como quem tem fome de Deus. No altar colocaremos nossas intenções particu-lares e também nossa preparação para a Festa. A cada comunhão vemos a grandeza da doação de Cristo, nos colocamos em unidade com nos-sa Igreja e somos nutridos com o alimento dos santos.

Também quer sinalizar que rezaremos um Terço Mariano diário, no mínimo, para que Nossa Senhora modele em nós, por sua inter-cessão, os traços do servo bom e fiel.

Faz-se necessário ainda buscar o Sacramen-to da Reconciliação, fazer um sincero ato Peni-tencial e buscar um sacerdote para a confissão. Devemos estar com a alma lavada no Sangue do Cordeiro, reconciliados com Deus afinal é a ele que estaremos servindo.

Assim, confessos, orantes, fortalecidos pela Eucaristia e sob o manto de Nossa Senhora, es-taremos munidos das armas de guerra e entra-remos em campo com a certeza da vitória pois é o Senhor quem nos garante.

Oração: Nossa arma de guerra

Page 7: Cartilha de Voluntários 2014

VOLUNTÁRIOS DO REI JESUS 2014 7

AGENDA ESPIRITUAL

Page 8: Cartilha de Voluntários 2014

VOLUNTÁRIOS DO REI JESUS 20148

AGENDA ESPIRITUAL

Page 9: Cartilha de Voluntários 2014

VOLUNTÁRIOS DO REI JESUS 2014 9

Page 10: Cartilha de Voluntários 2014

VOLUNTÁRIOS DO REI JESUS 201410

AGENDA ESPIRITUAL

Page 11: Cartilha de Voluntários 2014

VOLUNTÁRIOS DO REI JESUS 2014 11

Amado Irmão Voluntário,Ser chamado por Deus à mis-

são é sempre motivo de alegria e gratidão. Não sabemos porquê ele nos escolhe, mas sentimo-nos pro-fundamente amados porque, entre tantos, _muitas vezes até mais ta-lentosos ou capazes_ ele nos quis. Portanto, tendo em vista o privilé-gio que é ser um Servo de Deus, não podemos negligenciar a mis-são recebida. “Meu filho, se entra-res para o serviço de Deus, perma-nece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a prova-ção.” (Eclesiástico 2,1)

Por isso, primeiramente preci-samos ser pessoas de oração. Re-zemos pela Festa, rezemos pelos jovens, rezemos pelos voluntários, oremos a todo instante Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares. (Efesios 6,12) Temos a graça de estar inse-ridos num contexto de muita pre-paração espiritual com Adoração, Cerco de Jericó, Rosário, Cele-brações Eucarísticas entre outros. Sejamos assíduos a estes momen-tos como quem entende que nada possui para ofertar neste evento a não ser a disponibilidade para ser instrumento nas mãos do Senhor.

Nosso percurso é árduo, exigirá de nós força e disciplina. A Pala-vra de Deus nos diz em II Timóteo

2,5 que “nenhum atleta será coro-ado, se não tiver lutado segundo as regras”. Precisamos buscar nos informar sobre os compromissos, estar presentes nas reuniões e mu-tirões, organizar nossa vida para que esse projeto de Deus entre em nossa rotina. Tenhamos a iniciati-va de manter contato com nossos coordenadores e irmãos de equipe, de oferecer ajuda, de usar nossas condições pessoais a serviço desta causa.

Nos encontros, reuniões, forma-ções ou mutirões, estejamos pre-sentes. Presentes por inteiro e bem dispostos, como o atleta que tem consciência de que cada treino é primordial para obter a vitória. Sa-bemos que os dias são corridos e que o inimigo suscitará situações para nos fazer arrefecer, mas en-frentemos com valentia e sabedo-ria cada dificuldade ou empecilho; vamos prezar pela pontualidade, pela disponibilidade, pela respon-sabilidade, pela verdade. Que não more em nosso lábios a palavra “não”, que tenhamos o zelo de nos fazer substituir quando precisar-mos nos ausentar de algum muti-rão e que respondamos com agili-dade quando formos solicitados.

Essas e outras posturas agrada-rão o coração de Deus e ungirão o evento com o martírio branco de cada um de nós.

Que venham as 10.000 almas! É por elas que lutamos!

PERFIL DO VOLUNTÁRIO

“Vê bem o Ministério que recebeste em nome do Senhor, e desempenha-o plenamente.”

Colossenses 4, 17b

Page 12: Cartilha de Voluntários 2014

VOLUNTÁRIOS DO REI JESUS 201412

MISSÃO E EVANGELIZAÇÃO

“possamos servi-lo em santidade e justiça, em sua presença, to-dos os dias da nossa vida.”

Lucas 1, 75

Quem vai na Festa do Rei Jesus? Aqueles que eu e você convidamos? Não! Aqueles que Jesus quer.. e que vêm de onde nos for possível chegar para encontrá-los. Por isso temos de ir onde os jovens estão: visitar os grupos de oração, visitar os grupos de jovens, ir às missas acolhendo e panfletando para os irmãos ao saírem da igreja, sair pelo comércio em pleno sábado, ir à noite aos barzinhos, lanchonetes e shoppings, ir às academias, aos jogos de futebol, enfim, é sair de si para ir ao encontro do irmão e convidá-lo...Na Festa do Senhor , ele foi um escolhido... Aleluia, vamos louvar ao Senhor juntos! Sem corpo mole, sem nos cansar, vamos servir ao Senhor na busca do irmão, pois os que esperam no Senhor têm suas forças renovadas! Mãos à obra!

Alguns irmãos tem a missão de articular divulgações em mídias publicitárias seculares em Tvs, jornais, etc. Levar o nome do Rei Jesus a esse mundo por diversar mídias!

TV e Rádio Ana Cristina PereiraJornais Impressos Ana Cristina PereiraPanfletagem Escolas e Faculdades (com carro som) Juliano GuimarãesCarro de Som Juliano GuimarãesOut Door Juliano GuimarãesRádio Poste Juliano GuimarãesVT Comercial Juliano GuimarãesCartazes Ônibus Adriana BarbieriRedes Sociais José Eduardo AreasSetor Juventude Juliano Guimarães

Aline Andrade

Aline AndradeAline Andrade

Page 13: Cartilha de Voluntários 2014

VOLUNTÁRIOS DO REI JESUS 2014 13

ARTICULADORES DE DIVULGAÇÃOUm dos irmãos estará sempre convocando você uma “missão de campo” conforme a áres de atu-ação discriminadas abaixo.Seja generoso! O Senhor espera que saiamos de nós mesmo para ir ao encontro do imão! Quem salva almas é o Senhor, quem vai buscá-las é você!

Panfletagem Comércio de Rua Aline AndradePanfletagem Missas e Celebrações Thaís MoraesFixação de Cartazes nas Igrejas Thaís MoraesCarreata em Cachoeiro Érica ScaramussaPanfletagem Sul do ES Adriana FiorimAdesivo Vidro Carro Carlos HenriqueArrastão de Panfletagem na Beira Rio Aline e ThaisFixação de Cartazes Escolas e Faculdades Thaís MoraesPanfletagem Shopping’s Aline e ThaisFixação de Cartazes nos Bairros Fabiana BindacoPeregrinação aos Grupos de Oração Aline AndradePeregrinação aos Grupos de Jovens Thaís MoraesEventos de massa Domenique

Aline Andrade e Ana Clara

Aline Andrade e Sânia

Aline Andrade e Elaine Santos

Aline Andrade e Romário

Aline Andrade e Karina

Aline Andrade e Ana Clara

Aline Andrade e Domenique

Aline Andrade e Rebecca

Aline Andrade e Thaís Moraes

Aline Andrade e Carlos H.

Aline Andrade e Thaís Moraes

Aline, Marleth, Karol de Deus

Aline Andrade e Geovane C.

Page 14: Cartilha de Voluntários 2014

VOLUNTÁRIOS DO REI JESUS 201414

MISSÃO E EVANGELIZAÇÃO

AGENDA DE DIVULGAÇÃODIVULGAÇÃO NO SUL DO ESTADO - 26 DE jULhO

DIVULGAÇÃO EVENTOS DE MASSA:Missa Comunidade Santa Marta - Village da Luz - 26 de julhoMissa Comunidade Nossa Senhora das Graças - 27 de julhoCongresso Diocesano RCC - SESI - 22 a 24 de agostoProjeto AVE no Rio de Janeiro - 31 de agostoBote-Fé - 07 de setembroFeira da Bondade - 05 a 07 de setembro

PANFLETAGEM E FIxAÇÃO DE CARTAZ NAS ESCOLAS/FACULDADES:Primeira Etapa: 28 de julho a 08 de agosto

CARREATA:16 de agosto

FIxAÇÃO DE CARTAZ NAS IGREjAS:28 de julho a 03 de agosto

PANFLETAGEM EM MISSAS - ALTERNANDO AS PARóqUIAS:27 de julho 03 de agosto10 de agosto17 de agosto24 de agosto

PANFLETAGEM E FIxAÇÃO DE CARTAZ NO COMéRCIO E BAIRROS:02 de agosto09 de agosto16 de agosto

PANFLETAGEM - ARRASTÃO:Beira-Rio: 01 de agostoShopping: 03 de agosto

Page 15: Cartilha de Voluntários 2014

VOLUNTÁRIOS DO REI JESUS 2014 15

CAMISETA

VOLUNTÁRIOS DO REI JESUS 2014 15

Page 16: Cartilha de Voluntários 2014

VOLUNTÁRIOS DO REI JESUS 201416

INFRAESTRUTURA

MAPA

Page 17: Cartilha de Voluntários 2014

VOLUNTÁRIOS DO REI JESUS 2014 17

LEGENDA01 - Portaria Principal02 - Entrada Estacionamento03 - Saída de Emergência04 - Corpo de Bombeiros05 - Espaço da Misericórdia06 - Feira Frj Instituições, Badulaque & Bugigangas, Moda Vida Nova, Artesanato, Vocacional Vida Nova, Com. Encontro E Outros.07 - Portaria do Estacionamento08 - Portaria Auxiliar09 - Apoio às Caravanas10 - Portaria Caravanas11 - Saída de Emergência12 - Banheiros13 - Churraquinho14 - Bomboniere15 - Pizza Cone16 - Hamburger17 - Fruit Bar18 - Fruit Bar Drink’s19 - Hot Dog20 - Sobral Macarrão21 - Açaí Mais Sabor22 - Hamburger23 - Belas Artes24 - Saída de Emergência

25 - Saída de Emergência26 - Cristodance27 - Cacau Show 28 - Salgado29 - Saída de Emergência30 - Churros31 - Hot Dog32 - Yonaturale33 - Playground34 - Palco35 - Saída de Emergência36 - Saída de Emergência37 - Happy Montain38 - Samba39 - Shate40 - Kamikaze / Ranger41 - Saída de Emergência42 - Surf43 - Barca44 - Ambulância45 - Capela46 - Pronto Atendimento47 - Banheiros48 - Banheiros49 - Pipoca & Algodão Doce50 - Casa da Moeda51 - Água52 - House Mix53 - Palco

Page 18: Cartilha de Voluntários 2014

VOLUNTÁRIOS DO REI JESUS 201418

INFRAESTRUTURA

AGENDA DE MUTIRÕES

A PARTIR DO DIA 15 DE AGOSTO Mutirão todos os dias (exceto terça-feira): 19h30: Quarentena e Adoração20h30 às 22h - Mutirão

SEGUNDA-FEIRA:19:30 - Celebração da Palavra ou Campanha de Espiritualidade20:30 - Mutirão até 22h

qUARTA-FEIRA:19:30 - Mutirão até 22h

qUINTA-FEIRA:19:30 - Adoração no Coração da Obra ou Campanha de Espiritualidade20:30 - Mutirão até 22h

SExTA-FEIRA:19:30 - Mutirão até 22h

SÁBADOS E DOMINGOS:Mutirão de 8h às 18h com momentos de Espiritualidade

Obs: Possíveis alterações são informadas nos próprios mutirões e também via e-mail. Em caso de dúvida, consulte seu coordenador.