cartaz pense 2015

2
Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015 O IBGE agradece a sua colaboração. www.twitter.com/ibgecomunica www.facebook.com/ibgeoficial www.ibge.gov.br 0800-721-8181

Upload: mario-cesar-marques

Post on 05-Feb-2016

25 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Cartaz Pense 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Cartaz PeNSE 2015

PesquisaNacional

deSaúde

doEscolar

2015

O IBGE agradece a sua colaboração.

www.twitter.com/ibgecomunica www.facebook.com/ibgeoficial

www.ibge.gov.br 0800-721-8181

Page 2: Cartaz PeNSE 2015

Prezado(a) Diretor(a),

O Instituto Brasileiro de Geogra� a e Estatística (IBGE) realizará, em 2015, a 3ª edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), com a parceria do Ministério da Saúde e o apoio do Ministério da Educação. A PeNSE tem o objetivo de subsidiar o monitoramen-to da saúde e conhecer a predominância e distribuição dos fatores de risco e proteção à saúde dos estudantes. Adicional-mente, pretende-se identi� car as questões prioritárias para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à promoção da saúde dos adolescentes. Em sua terceira edição, a PeNSE terá representativi-dade nacional e para as Unidades da Federação e passará a contemplar resultados por idade, para os alunos de 13 a 17 anos, incluindo aqueles frequentando o 9º ano do ensino fundamental e outras séries: do 6º ao 8º ano do ensino fun-damental e do 1º ao 3º ano do ensino médio. Isto permitirá atingir uma maior comparabilidade com indicadores inter-nacionais. O questionário foi elaborado por uma equipe de es-pecialistas e pro� ssionais ligados às instituições promotoras da pesquisa e será aplicado aos alunos das turmas de escolas públicas e privadas do Brasil, selecionadas conforme meto-dologia de amostragem elaborada pelo IBGE. Também será aplicado um questionário ao responsável pela escola, com informações do estabelecimento.

A PeNSE também conta com a aprovação da Co-missão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e está em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que dispõe sobre o direito à liberdade de opinião e expressão dos adolescentes. Dessa forma, contamos com a sua colaboração para a realização da PeNSE, recebendo os técnicos do IBGE, facili-tando o acesso às turmas e aos alunos a serem entrevistados e disponibilizando as instalações físicas necessárias para a realização da pesquisa nesse estabelecimento de ensino. Todas as informações obtidas pelo IBGE serão con� -denciais. A escola e os alunos selecionados não serão identi-� cados. Além de ser um compromisso da Instituição, o cará-ter sigiloso das informações prestadas ao IBGE tem amparo na legislação vigente: Lei nº 5.534, de 14/11/1968. Todos os pesquisadores do IBGE estarão devidamen-te identi� cados. Ressaltamos o compromisso legal e institu-cional de resguardar o uso das informações prestadas, exclu-sivamente para � ns estatísticos. Agradecemos a sua colaboração. Para quaisquer es-clarecimentos adicionais, teremos a satisfação de atendê-lo(a) nos escritórios regionais do IBGE, em todas as capitais do País, nas agências localizadas em vários municípios ou pelo telefone 0800 721-8181.

Atenciosamente,

Wasmália BivarPresidenta

Atenciosamente,

Wasmália Bivar