cartaz cesar certo - xxv encontro de jovens … · 2017-08-04 · lispector, clarice. a legião...

1
Em MARIA, A BOBAE OS OBEDIENTES casamenTo A NATURALIZAcao do ~ , Bolsista BIC-UCS: CESAR MARCOS CASAROTO FILHO | Orientadora: SALETE ROSA PEZZI DOS SANTOS Pesquisadora: CECIL JEANINE ALBERT ZINANI | Pesquisadora: TÂNIA MARIA CEMIN WAGNER RESULTADOS: Ambas as protagonistas compreendem o universo em que vivem por meio da máscara do discurso hegemônico patriarcal. Independentemente de não estarem plenamente conformadas com a sua condição, acabam aceitando os paradigmas cristalizados pela cultura e, como forma de evasão, buscam na morte a sua libertação, não subvertendo o status quo. OBJETIVO GERAL: Problematizar a representação da identidade feminina, na perspectiva da regionalidade, evidenciada na produção literária de escritoras latino-americanas contemporâneas, especialmente, escritoras sul-rio-grandenses, na medida em que coloca em questão o discurso hegemônico patriarcal. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: ALLENDE, Isabel. Contos de Eva Luna. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. ARAÚJO, Emanuel. A arte da sedução: sexualidade feminina na colônia. In: BASSANEZI, Carla; PRIORE, Mary Del. História das mulheres no Brasil. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1997. FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 16. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2005. LISPECTOR, Clarice. A legião estrangeira. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. OBJETIVO DA ETAPA: Analisar os contos “Maria, a boba”, de Isabel Allende, e “Os obedientes”, de Clarice Lispector, integrantes do corpus da pesquisa. METODOLOGIA: A análise do trabalho é elaborada por meio de uma revisão bibliográfica que focaliza os estudos de gênero, o que permite destacar aspectos relevantes condizentes com o espaço da mulher e do homem na vida conjugal. DISCUSSÃO: Problematizando a ideologia patriarcal, o estudo busca desvendar as verdades que foram, por tanto tempo, naturalizadas, e quais as ressonâncias na vivência das personagens centrais de ambos os contos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O trabalho foi significativo para a ampliação da compreensão dos Estudos Culturais de Gênero, desvelando aspectos da cultura ocidental referentes a essa temática, através da análise dos contos. BIC-UCS LITREG

Upload: phungnga

Post on 11-Feb-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Em ‘MARIA, A BOBA’’ E ‘ OS OBEDIENTES ’‘ ’casamenToA NATURALIZAcao do

~,

Bolsista BIC-UCS: CESAR MARCOS CASAROTO FILHO | Orientadora: SALETE ROSA PEZZI DOS SANTOS

Pesquisadora: CECIL JEANINE ALBERT ZINANI | Pesquisadora: TÂNIA MARIA CEMIN WAGNER

RESULTADOS: Ambas as protagonistas compreendem o universo em que vivem por meio da máscara do discurso hegemônico patriarcal. Independentemente de não estarem plenamente conformadas com a sua condição, acabam aceitando os paradigmas cristalizados pela cultura e, como forma de evasão, buscam na morte a sua libertação, não subvertendo o status quo.

OBJETIVO GERAL: Problematizar a representação da identidade feminina, na perspectiva da regionalidade, evidenciada na produção literária de escritoras latino-americanas contemporâneas, especialmente, escritoras sul-rio-grandenses, na medida em que coloca em questão o discurso hegemônico patriarcal.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: ALLENDE, Isabel. Contos de Eva Luna. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.ARAÚJO, Emanuel. A arte da sedução: sexualidade feminina na colônia. In: BASSANEZI, Carla; PRIORE, Mary Del. História das mulheres no Brasil. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1997.FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 16. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2005.LISPECTOR, Clarice. A legião estrangeira. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

OBJETIVO DA ETAPA: Analisar os contos “Maria, a boba”, de Isabel Allende, e “Os obedientes”, de Clarice Lispector, integrantes do corpus da pesquisa.

METODOLOGIA: A análise do trabalho é elaborada por meio de uma revisão bibliográfica que focaliza os estudos de gênero, o que permite destacar aspectos relevantes condizentes com o espaço da mulher e do homem na vida conjugal.

DISCUSSÃO: Problematizando a ideologia patriarcal, o estudo busca desvendar as verdades que foram, por tanto tempo, naturalizadas, e quais as ressonâncias na vivência das personagens centrais de ambos os contos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: O trabalho foi significativo para a ampliação da compreensão dos Estudos Culturais de Gênero, desvelando aspectos da cultura ocidental referentes a essa temática, através da análise dos contos.

BIC-UCS

LITREG