carta mensal - outubro 2014

30
P. 1 PRESIDENTE RI Gary C.K. Huang GOVERNADOR D1960 António Mendes ROTARACT D1960 Luís Rodrigues INTERACT D1960 Catarina Roque www.rotaractd1960.pt rotaract1960 Interact.Distrito1960 Nº4 Outubro 2014 | AR 2014 2015

Upload: secretaria-rotaract

Post on 05-Apr-2016

225 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Carta Mensal do Rotaract e Interact Distrito 1960 de Rotary International em Portugal.

TRANSCRIPT

Page 1: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 1

PRESIDENTE RI

Gary C.K. Huang GOVERNADOR D1960

António Mendes

ROTARACT D1960

Luís Rodrigues INTERACT D1960

Catarina Roque

www.rotaractd1960.pt rotaract1960 Interact.Distrito1960

Nº4 Outubro 2014 | AR 2014 2015

Page 2: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 2

REPRESENTADORIA ROTARACT D1960 Luís Filipe Martins Rodrigues Av. Pedro Álvares Cabral, 9 6000-085 Castelo Branco

TLM 963 806 589 [email protected]

REPRESENTADORIA INTERACT D1960 Catarina de Fátima Fernandes Roque

Rua da Cancelinha, 3 - 1º Dto 6000-324 Castelo Branco

TLM 963 968 467 [email protected]

EDITORES Luís Rodrigues Catarina Roque

COLABORAÇÃO EDITORIAL

Ana Antunes Inês Faustino

Ricardo Madeira Filipe Varinio

ÍNDICE

Mensagem do Presidente de RI

Gary Huang

Mensagem do Governador - D1960

António Mendes

Mensagem do Representante Rotaract - D1960

Luís Rodrigues

Mensagem da Representante Interact - D1960

Catarina Roque

Outubro - Mês dos Serviços Profissionais

Notas Informativas para o Distrito 1960

Notícias da Representadoria

Notícias dos Rotaract Clubes D1960

Notícias dos Interact Clubes D1960

Agenda dos Representantes

3

4

7

9

10

13

17

19

27

29

Page 3: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 3

J onas Salk, um homem que mudou a história da humanidade com a invenção da primeira vacina eficaz contra a pólio, nasceu em outubro de 1914. Quando a vacina foi in-troduzida nos Estados Unidos, nos anos 50, pesquisas indicavam que a doença era um dos dois maiores medos da nação, seguida apenas do terror de uma guerra atómica. E com razão: na epidemia de 1952 no país, 58.000 casos foram registados, com 3.145 mortes e 21.269 casos de paralisia perma-nente. Globalmente, a poliomielite paralisava ou matava até meio milhão de pessoas por ano.

Logo depois de a vacina Salk ser criada, Albert Sabin desenvolveu a versão oral, permitindo que grandes números de crianças pudessem ser imunizadas de forma rápida, segura e ba-rata. Em 1985, criamos o Programa Pólio Plus com uma simples meta: imunizar todas as cri-anças menores de 5 anos contra a doença. Graças, em grande parte, ao sucesso inicial do Pólio Plus, os 166 estados membros da Assembleia Mundial da Saúde definiram, em 1988, a meta de erradicar a pólio mundial-mente.

Na época, a ideia era incrivelmente ambiciosa e, para muitos, impossível. Hoje, estamos mais próximos do que nunca de concretizar-

mos o nosso objectivo, com apenas algumas centenas de casos registados por ano e so-mente três países endémicos. Estamos no caminho certo para conseguirmos a completa erradicação até 2018, desde que continue-mos a manter o progresso que nos trouxe até aqui.

Neste mês, celebramos o Dia Mundial do Combate à Pólio no dia 24 e comemoramos os 100 anos do nascimento do Dr. Salk.

Por isso, peço que cada rotário Faça o Rotary Brilhar, promovendo o nosso trabalho na er-radicação da pólio. Ligue para os responsá-veis do governo e fale sobre a importância da erradicação. Aceda www.endpolionow.org/pt para ler histórias inspiradoras sobre o traba-lho do Rotary e divulgue-as nas suas redes sociais. E faça um excelente investimento, do-ando para a causa no site www.endpolionow.org/pt e conseguindo a equiparação de 2:1 da Fundação Bill e Melin-da Gates.

Quando erradicarmos a pólio, vamos criar um futuro melhor para o mundo e para o Rotary, vamos provar que somos uma organização capaz de grandes feitos e vamos dar aos nos-sos filhos e netos um presente que durará para sempre: um mundo livre da paralisia in-fantil.

Gary C.K. Huang Presidente, Rotary International

mensagem Presidente de RI

GARY C.K. HUANG

Page 4: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 4

C aros Amigos,

Estamos em tempo de reflexão sobre os ser-viços profissionais. Esta é uma área de exce-lência na actividade dos clubes rotários e uma preocupação de todos os jovens numa sociedade em que o emprego se tornou um bem escasso, mesmo para os que têm forma-ção superior.

É pela nossa actividade profissional que te-mos a nossa categoria em Rotary e não por qualquer outro estatuto social. Daí que Rota-ry seja reconhecido internacionalmente como a maior associação de profissionais do mun-do, aliás a única com assento permanente, como observador, na Organização das Na-ções Unidas.

O conceito de trabalho evoluiu ao longo dos séculos. Ainda hoje há grupos humanos em regiões remotas, os designados primitivos ac-tuais, em que o termo trabalho não existe nos idiomas que falam.

Entre os gregos e outros povos antigos o tra-balho, como hoje o entendemos, não era uma actividade digna dos estratos mais eleva-dos da sociedade. Era, outrossim, algo que competia aos escravos fazer.

Foi só na Idade Média, e com a influência da Igreja Católica, que, pouco a pouco, o traba-

lho foi sendo reconhecido como um meio de realização pessoal e profissional.

Mais recentemente, as encíclicas Rerum No-varum (Leão XIII, 1891), Quadragésimo Anno (Pio XI, 1933) e Laborens Exercens (João Paulo II, 1981) são marcos importantes nesta cami-nhada de séculos pelo reconhecimento da dignidade do trabalho e da sua importância social.

O trabalho é hoje, finalmente, reconhecido como um dever e um direito de todos os ci-dadãos. Necessário é que todos os governan-tes, os sindicatos e o patronato se envolvam honestamente na criação de emprego para todos onde se respeitem os valores humanos em todas as suas vertentes. Empregadores e empregados, chefes e colaboradores devem sentir-se membros de um projecto comum desenvolvido num ambiente de mútuo res-peito e paz social.

A empresa, a organização qualquer que seja, deve ser uma comunidade de trabalho, mas também uma comunidade de vida.

Vós, companheiros rotaractistas, jovens do séc. XXI, tendes que lutar por um mundo me-lhor. Um mundo mais humano, mais solidá-rio.

Estamos, nesta sociedade pós-industrial, a construir uma sociedade nova onde a matéria prima é o conhecimento.

mensagem Governador

ANTÓNIO MENDES

Page 5: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 5

A informação precisa ser trabalhada para a transformar em conhecimento. Nesta socie-dade do “écran” é preciso, por vezes, desligar para reflectir. O virtual e o real cruzam-se constantemente. É preciso separar o trigo do joio. Descobrir as interacções positivas e tra-balhar, trabalhar muito face aos objectivos que pretendemos atingir.

Esta sociedade exige de todos nós um esfor-ço contínuo de estudo, de formação, porque a mudança, em todas as suas vertentes, é uma constante que torna o conhecimento num bem altamente perecível.

Subjacente a tudo isso, deve estar sempre presente a ética. A ética na Gestão, a ética nos negócios, a ética na vida é condição fun-damental para a criação duma sociedade jus-ta, equilibrada, fraterna. Não podemos aceitar uma sociedade do “mais ou menos” que al-guns teimam construir. Não se pode ser mais ou menos honesto, mais ou menos compe-tente, mais ou menos bom. “Ser ou não ser …” como referia Shakespeare, é a questão.

A vós, Companheiros do Rotaract, deixo aqui

um apelo para que cuideis das vossas com-

petências técnicas, científicas sem olvidar as

competências relacionais. Com reflexão, estu-

do e trabalho iluminai a vida. Ponde o vosso

talento, o vosso saber, o vosso trabalho ao

serviço dos outros e, através dos outros, esta-

reis a cuidar de vós próprios.

Um forte abraço do Amigo e Companheiro

António Mendes

Governador Distrital

Page 6: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 6

Luís Rodrigues REPRESENTANTE [email protected]

Ana Antunes SECRETARIA [email protected] Cátia Tomé PROTOCOLO [email protected] Diogo Santos TESOURARIA [email protected] Alexandre Santos CONSELHEIRO [email protected]

Marta Manita AV. SERVIÇOS INTERNOS [email protected] Joaquim Freitas AV. SERVIÇOS INTERNACIONAIS [email protected] Ana Raquel AV. SERVIÇOS PROFISSIONAIS [email protected] João Casaca AV. SERVIÇOS À COMUNIDADE [email protected] Ricardo Madeira COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO [email protected]

Equipa da Representadoria Distrital

Page 7: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 7

“Rotary é uma organização de líderes de negócios e

profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam

serviços humanitários, fomentam um elevado padrão

de ética em todas as profissões e ajudam a estabele-

cer a paz e a boa vontade no mundo.”

R otary Internacional dedica o mês de Outubro àquela que é considerada a segunda Avenida de Serviço de Rotary – os Serviços Profissionais. Esta que é, sem dúvida, um dos pilares essenciais de Rotary e que nos distin-gue de tantas outras organizações do género. Se em Rotary a profissão é o cartão-de-visita para a entrada de novos membros, é no Rota-ract e Interact que está a fonte de desenvolvi-mento de competências profissionais dos seus membros.

Na verdade o factor que distingue Rotary de outra qualquer associação de serviço é a pre-ocupação que cada elemento tem em ser eti-camente irrepreensível na sua actividade pro-fissional, que se traduz na Prova Quádrupla, que procuramos divulgar e aplicar no nosso dia-a-dia.

É através das nossas competências profissio-nais que, quando colocadas e debatidas à me-sa das nossas reuniões, criamos e desenvol-vemos projectos que visam melhorar as con-dições humanas das nossas comunidades, através da perspectiva do serviço rotário – Dar de si Antes de Pensar em Si. Mas é, também

à luz dessas reuniões que, desenvolvemos e aprimoramos o nosso conhecimento e cres-cemos enquanto jovens profissionais, com ba-se na troca de conhecimento e experiências vividas entre os membros. Não é ao acaso que se diz que Rotary é uma Escola de Lide-rança. É em Rotary que muitas vezes desen-volvemos as nossas capacidades de liderança, que transportadas para o contexto profissio-nal fazem de nós profissionais competentes e dedicados.

Mas Outubro é, também, o mês em que se celebra o Dia Mundial do Combate à Pólio, que este ano assinala 29 anos de combate a esta doença, através do programa Pólio Plus de Rotary Internacional. Estamos, a cada dia, mais perto de erradicar esta doença. No dia 24 de Outubro, celebremos e divulguemos junto das nossas comunidades a acção de Ro-tary na luta contra a Poliomielite. Usem a vos-sa voz para mostrar ao mundo que falta mui-to pouco para erradicarmos a paralisia infantil do mundo. Usem o hashtag #worldpolioday para divulgarem esta causa nas vossas redes sociais.

Espero poder contar com a vossa energia pa-ra juntos fazermos Rotary Brilhar.

Luís Rodrigues Representante Distrital de Rotaract

mensagem Representante Rotaract

LUÍS RODRIGUES

Page 8: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 8

Catarina Roque REPRESENTANTE [email protected]

Inês Faustino SECRETARIA [email protected] Inês Mateus PROTOCOLO [email protected] Ana Barros TESOURARIA [email protected]

Mariana Afonso AV. SERVIÇOS À COMUNIDADE [email protected] João Vasco AV. SERVIÇOS INTERNOS [email protected] Adriana Correia AV. SERVIÇOS INTERNACIONAIS [email protected] Mariana Afonso AV. SERVIÇOS À COMUNIDADE [email protected] Filipe Varino COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO [email protected]

Equipa da Representadoria Distrital

Page 9: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 9

C aros Companheiros.

O conceito de Serviços Profissionais permite que estudantes ou jovens trabalhadores pos-sam exercer a sua ocupação de forma a aju-dar o próximo. Seja nas aulas com os nossos professores, leccionando, cuidando de paci-entes e ou trabalhando na área do comércio. Todas as ocupações necessitam de cuidado e atenção e, ao desempenhá-las, contribuímos para um mundo melhor.

Os rotários, para nós jovens, são exemplos, eles são os nossos professores, médicos, do-nos de empresas, em que um dia esperamos trabalhar. É por isso que o antigo lema rotá-rio: “ Cada Rotário, um exemplo para a Juven-tude” faz tanto sentido. Os rotários são exem-plo na sua profissão e nos valores com que executam as mesmas.

O mundo está cheio de minorias e o Rotary é um exemplo disso, está entre os 20% de pes-soas que vivem em casas confortáveis, entre as 50% que têm comida, está entre os 30% da população mundial que tiveram a oportu-nidade de estudar. Somos uma minoria de 1,2 milhões entre 7 bilhões de pessoas exis-tentes no mundo. De facto o mundo rotário é uma minoria, que faz a diferença por todos os que não tiveram as mesmas oportunida-des.

Em cidades de todo o mundo, placas de sina-lização com o emblema de uma roda azul e dourada alertam os viajantes para a presença de Clubs Interact, Rotaract e Rotary. A exis-tência do clube é evidenciada também de ou-tras maneiras, menos óbvias para quem está de passagem, porém igualmente importantes para os membros da comunidade. Atitudes como ter os Parques limpos, enciclopédias novas em bibliotecas, programas de distribui-ção de refeições e novas ambulâncias, entre tantas outras, que se traduzem numa ajuda constante no quotidiano das comunidades e que fazem o Rotary Brilhar.

Catarina Roque Representante Distrital de Interact

mensagem Representante Interact

CATARINA ROQUE

Page 10: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 10

C ompanheiros, No mês de Outubro o Rotary procura dar en-fâse aos Serviços Profissionais e por isso con-vidamos-vos a reflectir sobre esta avenida de serviço tão importante! Assim, como podem as experiências vivencia-das no Rotaract e/ou Interact contribuir para a formação de um (futuro) profissional de ex-celência?! Fazer parte de um clube como o Interact ou Rotaract permite adquirir diversas competên-

cias ao nível da liderança, trabalho em equipa ou gestão de tempo. Sabemos também que estas são aptidões essenciais no mercado de trabalho em qualquer área e por isso é inegá-vel a contribuição e valorização do movimen-to rotário para o futuro (ou presente) profis-sional. Outro aspecto fundamental diz respeito à éti-ca e à integridade. Estes são valores essenci-ais nos clubes rotários, pois servem de pano de fundo do que é ser rotário/rotaractista/interactista, e nada melhor que a conhecida prova quádrupla para pautar a prática de um bom profissional.

OUTUBRO Mês dos Serviços Profissionais

Page 11: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 11

Outro recurso importante neste âmbito é o Código Rotário de Conduta que vale a pena conhecer. Para além da aquisição de diversas compe-tências, o movimento rotário permite ainda participar em eventos locais/distritais/nacionais como Jornadas Profissionais, pales-tras de diversas áreas profissionais ou pro-gramas mais amplos de âmbito internacional como por exemplo os Intercâmbios de Gru-pos de Estudos. Este programa constitui-se como uma oportunidade única de intercâm-bio profissional e cultural para jovens profis-sionais de ambos os sexos com idades entre 25 e 40 anos nos anos iniciais de suas vidas profissionais. O programa permite a realiza-ção de visitas a locais de trabalhos nas áreas profissionais dos participantes num país dife-rente do nosso. Assim, durante quatro ou seis semanas, os integrantes do grupo viven-ciam o quotidiano das instituições do país hospedeiro, observam como as suas profis-sões são praticadas noutro país, desenvolvem relações pessoais e profissionais, e trocam ideias. E como, enquanto companheiros, devemos pautar a nossa prática pelo “dar de si antes de pensar em si”, sugerimos a realização de actividades de âmbito profissional para a co-munidade, como por exemplo a organização de Jornadas Profissionais, eleição do Jovem Profissional do Ano ou palestras de diversos âmbitos, que podem ser proferidas por Com-

panheiros do próprio clube promovendo as-sim, também, as suas capacidades comunica-cionais. Este é também um meio excelente para divulgar o movimento e até aumentar o quadro social! Ainda, actividades no âmbito desta Avenida podem proporcionar a parceria e o aproxi-mar dos clubes jovens ao seu clube Rotary padrinho, uma vez que os Companheiros de Rotary constituem-se como uma mais-valia enquanto palestrantes de iniciativas no âmbi-to profissional (por exemplo palestras ou Jor-nadas Profissionais). Assim convidamos todos os clubes a procura-rem dinamizar actividades dentro deste âmbi-to pois vão com certeza enriquecer todos os seus elementos e a comunidade onde estão inseridos. Desafiamos ainda todos os Compa-nheiros a aproveitar e a experienciar as diver-sas oportunidades que o Rotary proporciona neste âmbito como é o Intercâmbio de Grupo de Estudos.

Raquel Alveirinho Correia

Page 12: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 12

Page 13: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 13

Anúncios

Projectos

Notas Informativas DISTRITO 1960

Page 14: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 14

Cara (o) Companheira (o), Os projectos e programas pró-juventude de Rotary, Rotary Kids, Interact e Rotaract reali-zam anualmente um Congresso Nacional. A edição de 2014, que se realizará em 14, 15 e 16 de Novembro, na belíssima Vila do Cara-mulo, será organizada pelo Interact e Rota-ract Club de Águeda. Não foi ao acaso que escolhemos este local. Primeiro, a proximidade geográfica entre o concelho de Águeda e Tondela, berço do rio Águeda; depois os incêndios de 2013, com graves repercussões no nosso concelho vizi-nho, pintaram de negro uma das mais boni-tas serras de Portugal, querendo nós desafiar o país rotário a participar no esforço de reflo-restação; por último, porque queremos que,

numa comunidade onde não existem progra-mas rotários pró-juventude, a nossa presença faça despontar essa realidade. Apesar de estes motivos serem, certamente, suficientes para merecer o seu apoio, quere-mos mais, queremos a sua participação. Comungamos um movimento que nos ensina a importância do companheirismo , da reci-procidade e do sentido “familiar” com que nos interligamos. Precisamos de todos, precisamos de si. Interact e Rotaract Club de Águeda Clubes organizadores do Congresso Nacional de Rotary Kids, Interact e Rotaract

Congresso Nacional

Interact e Rotaract

Page 15: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 15

14 NOV (SEXTA-FEIRA)

18h30 “De braços abertos à moda da Ti Amélia” – Chek in

22h00 “Estás cá, comes e bebes como os outros” – “Betisco” serra-no

23h00 “Festa da saudade”­ –

Música ao vivo no Swell Club

15 NOV (SÁBADO)

10h00 “Ideias ao alto” – Sessão de trabalhos

12h00 “Criar raízes” – Plantação da Árvore da Amizade

13h30 “Alimentar a alma e o cor-po” – Buffet no restaurante “O Pa-ís” no Hotel do Caramulo

14h30 “Sementes na Terra” – Acti-vidade de reflorestação

17h00 “Mima-te” – Spa e piscina no Hotel do Caramulo

20h30 “Emperiquitados a rigor” – Jantar de gala no restaurante “O País” no Hotel do Caramulo

23h30 “Carnaval de Outono” – Swell Club

16 NOV (DOMINGO)

10h00 “O meu clássico é mais lindo que o teu” – Exibição dos clássicos participantes no Congres-so

11h30 “Entre histórias de arte e de automóveis” – Visita ao Museu Caramulo - Fundação Abel e João de Lacerda

13h00 “O sustento para a viagem” – Buffet no restaurante “O País” no Hotel do Caramulo

caramulo2014.wix.com/congresso

Page 16: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 16

Page 17: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 17

Notícias

Anúncios

Projectos

Serviço

Eventos

Notícias da Representadoria

Page 18: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 18

N os meses de Agosto e Setembro procurei realizar algumas visitas informais aos clubes de Rotaract com o intuito de os conhe-cer melhor e de aproximar a Representadoria a estes. As visitas a estes clubes proporciona-ram um melhor entendimento do trabalho que têm vindo a desenvolver na sua comuni-dade, assim como as dificuldades que os mesmos têm vindo a atravessar. Deu igual-mente para perceber qual o plano de acção que estes clubes pretendem levar a cabo no presente Ano Rotário, e de que modo a Re-presentadoria poderá intervir na ajuda à con-cretização dos mesmos.

Infelizmente não tive a oportunidade de visi-tar mais clubes como pretendido, contudo acredito que ainda o poderei fazer durante o

presente ano, pois é para mim uma enorme honra poder fazer parte das vossas reuniões de trabalho.

Apenas informar que estas visitas informais proporcionaram uma abertura para aquela que será agora a fase de Visitas Oficiais do Representante, com início no Rotaract Club de Lisboa-Olivais.

Luís Rodrigues, Representante Distrital

Visitas Informais

Representante Distrital

Page 19: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 19

Notícias

Anúncios

Projectos

Serviço

Eventos

Notícias dos Clubes Rotaract

Page 20: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 20

Rotaract Club Barreiro Festas da Moita

O Rotaract Club do Barreiro esteve presente nas Festas Da Moita 2014, que de-correram entre 12 e 21 de Setembro, a ven-der Mel, Garrafas de Ginja( cujas receitas re-vertem na sua totalidade para a Associação Comunitária do Barreiro), ainda acessórios de moda da Bubbly Acessórios e objectos da CERCIMB. Foi uma actividade muito positiva e como tal o RTC Barreiro querer agradecer a todos os que tiveram a oportunidade de nos visitar nestes dias, bem como ao Rotary Club da Moita por ter partilhado connosco a sua barraquinha nestas Festas da Moita de 2014, esperando que esta parceria se perlongue para os anos vindouros. O nosso muito obri-gado a todos.

Page 21: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 21

Rotaract Club Castelo Branco Promove Workshop de Dança

N o passado dia 25 de Setembro o Rotaract Club de Castelo Branco organizou um workshop de dança, onde estiveram pre-sentes companheiros dos três clubes rotários da cidade, além de diversos convidados. O referido workshop foi dinamizado pelos com-panheiros do Rotaract de Castelo Branco, Ma-riana Martins e João Meruje. Os referidos companheiros praticam danças de salão há já alguns anos e foram desafiados a partilhar com os participantes na atividade passos de dança básicos. Os estilos escolhidos foram salsa, bachata e quizomba. Os companheiros e convidados tiveram oportunidade de expe-rimentar e treinar diversos passos ao som de músicas bem conhecidas, individualmente e a pares.

Foi um workshop pautado pela boa-disposição onde as pisadelas não foram tão

frequentes como se esperava. Será com cer-teza uma atividade a repetir pela motivação e empenho demonstrados!

Page 22: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 22

Rotaract Club Torres Vedras Dia Internacional da Paz

C om os recentes acontecimentos en-tre Israel e Gaza ou Rússia e Ucrânia, o Rota-ract Club Ege, da Turquia, sentiu a necessida-de de comemorar o dia Internacional da Paz, espalhando uma mensagem pelo mundo que se houver paz no mundo, onde quer que nós estejamos, mesmo que seja num local do ou-tro lado do mundo, haverá paz no nosso país.

Para isso, este clube convidou outros clubes Rotaract, para que enviassem um vídeo, di-

zendo em cada língua uma tradução de "Peace in the Country, Peace in the World".

74 clubes, espalhados por 62 países, aceita-ram o desafio, e o resultado final é o vídeo em baixo, onde o Rotaract Club Torres Vedras participa ao minuto 8:04 pela companheira Rita Mantas.

Convidamos-te a ver o resultado final aqui.

Page 23: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 23

Rotaract Club Sesimbra Ciclo de Conferências do Rotary de Sesimbra – Alojamento

N o passado dia 20 de Setembro ini-ciou-se o Ciclo de Conferências do Rotary Clu-be de Sesimbra com a primeira Conferência subordinada ao tema: Alojamento em Sesim-bra. A sessão foi bastante informativa e parti-cipada com as intervenções de vários partici-pantes que interrogaram os palestrantes con-vidados sobre as várias temáticas expostas. Esperemos que as restantes sessões sejam tão vivas e dinâmicas como esta! Demons-trando aquilo que melhor se faz no nosso concelho!

Page 24: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 24

Rotaract Club Sesimbra 600 Manuais Escolares Recolhidos!

M ais uma vez a nossa Campanha de recolha de manuais e materiais escolares iniciada no mês passado foi um sucesso, re-gistando-se um cada vez maior número de manuais e matérias escolares recolhidos. Este ano a nossa recolha saldou-se num total de 600 manuais escolares de vários anos do en-sino básico e secundário que serão distribuí-dos por várias instituições e projectos na nos-sa Comunidade. Esta distribuição começou já no passado dia 26 de Setembro onde entre-gámos 300 manuais ao Programa Roda Li-

vros, nosso parceiro habitual, que serão dis-tribuídos pelas famílias sinalizadas pela Acção Social da Câmara Municipal de Sesimbra.

Cerca de 250 manuais também já estão re-servados para a nossa contribuição para o projecto do RTC de Lisboa-Olivais de envio de livros para a construção de uma Biblioteca escolar em Lubango (Angola) para ao qual convidámos desde já todos os Clubes a parti-ciparem e a fazerem o seu contributo!

Page 25: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 25

Rotaract Club Sesimbra Almoço de Angariação de Fundos do Lions Club do Seixal

N o passado dia 5 de Outubro o Ro-taract Clube de Sesimbra e o Rotary Clube de Sesimbra participaram no almoço de angaria-ção de fundos para a Cruz Vermelha organi-zado pelo Lions Club do Seixal. Este almoço de grande partilha e convívio permitiu conhe-cermos melhor ambos os movimentos e unir-mos esforços no ideal maior que nos une: o serviço às nossas Comunidades!

Page 26: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 26

Rotaract Club Sesimbra Visita Oficial do Governador à Família Rotária de Sesimbra

F oi a 6 de Outubro que Sesimbra re-cebeu a visita oficial do Governador do distri-to 1960. O Rotaract Clube de Sesimbra pro-curou estar presente em toda a visita e em acompanhar o Companheiro Governador na sua visita pela nossa Comunidade. A visita in-cluiu um périplo por várias iniciativas e insti-tuições que colaboram directamente com o Rotary e são apoiadas por nós: como a Uni-versidade Sénior, a Artesal Pescas e a Junta de Freguesia do Castelo de Sesimbra.

Como habitual tivemos também a reunião de concelho director onde o Rotaract esteve presente e fez uma pequena apresentação dos seus projectos e iniciativas. A visita termi-nou com um agradável jantar onde foram en-tregues as tradicionais lembranças num enor-me espírito de Companheirismo e Amizade!

Page 27: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 27

Notícias

Anúncios

Projectos

Serviço

Eventos

Notícias dos Clubes Interact

Page 28: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 28

Interact Club Abrantes Emblemagem de novos membros e entrega de equipamentos ao CRIA

N o passado dia 20 de Setembro, re-alizou-se a emblemagem de quatro novos membros do Interact Club de Abrantes na sede do Rotary Club de Abrantes. A Joana, a Sofia, a Maria Leonor e a Maria Francisca são os mais recentes membros, hoje orgulhosas por integrar a família rotária.

A tarde iniciou-se com a cerimónia de em-blemagem, às 16:00 horas, que contou com a presença de alguns Interactistas e compa-nheiros rotários de Abrantes e de outros clu-bes vizinhos (de entre os quais os represen-tantes distritais de Interact e Rotaract), mem-bros da comunicação social, o representante da União de Freguesias de Abrantes e Alferra-

rede, o Presidente do Rotary Clube de Abran-tes e ainda o Presidente da direcção do CRIA. As individualidades referidas ofereceram aos jovens as suas palavras amigas com grandes discursos de encorajamento. Após a cerimó-nia, deu-se a entrega simbólica de equipa-mentos ao CRIA, mais especificamente, um computador, uma máquina de lavar roupa e um fax, pagos com dinheiro resultante de uma quermesse na qual participaram o Rota-ry e Interact Clubs de Abrantes e a União das Freguesias de Abrantes e Alferrarede.

Sucedeu-se então um pequeno lanche em que todos os presentes puderam conviver entre si.

O Interact Clube de Abrantes agradece a to-dos os que conseguiram marcar a sua pre-sença num dia tão importante como este.

Page 29: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 29

Agenda dos Representantes Outubro

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

1 2 3 4 5

6 7 8 9 10 11 12

13 14 15 16 17 18 19

20 21 22 23 24 25 26

27 28 29 30 31

Dia 12 | Domingo

- Visita Oficial do Representante RTC Lisboa-Olivais

Dia 18 | Sábado

- 3º Aniversário do Rotaract Club Torres Vedras

Dia 22 | Quarta-Feira

- 1º Aniversário do Rotaract Club Odivelas

Dia 24| Sexta-Feira

- Dia Mundial da Pólio

Dia 26 | Domingo

- 8º Aniversário do Rotaract Club Amadora

- Visita Oficial do Representante RTC Amadora

Dia 31 a 2 de Novembro| Sexta-Feira

- Desafio Rotary Liderança - Coimbra

Page 30: Carta Mensal - Outubro 2014

P��. 30

A PROVA QUÁDRUPLA

É V������?

É J���� � � ����� �� �������� ���?

C�� �� B�� V������ � M������� A!"#����?

S��� $��%&"'� � � ����� �� �������� ���?