carta mensal - novembro 2014

34
P. 1 PRESIDENTE RI Gary C.K. Huang GOVERNADOR D1960 António Mendes ROTARACT D1960 Luís Rodrigues INTERACT D1960 Catarina Roque www.rotaractd1960.pt rotaract1960 Interact.Distrito1960 Nº5 Novembro 2014 | AR 2014 2015

Upload: secretaria-rotaract

Post on 06-Apr-2016

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Carta Mensal do Rotaract e Interact Distrito 1960 de Rotary International em Portugal.

TRANSCRIPT

Page 1: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 1

PRESIDENTE RI

Gary C.K. Huang GOVERNADOR D1960

António Mendes

ROTARACT D1960

Luís Rodrigues INTERACT D1960

Catarina Roque

www.rotaractd1960.pt rotaract1960 Interact.Distrito1960

Nº5 Novembro 2014 | AR 2014 2015

Page 2: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 2

REPRESENTADORIA ROTARACT D1960 Luís Filipe Martins Rodrigues Av. Pedro Álvares Cabral, 9 6000-085 Castelo Branco

TLM 963 806 589 [email protected]

REPRESENTADORIA INTERACT D1960 Catarina de Fátima Fernandes Roque

Rua da Cancelinha, 3 - 1º Dto 6000-324 Castelo Branco

TLM 963 968 467 [email protected]

EDITORES Luís Rodrigues Catarina Roque

COLABORAÇÃO EDITORIAL

Ana Antunes Inês Faustino

Ricardo Madeira Filipe Varinio

ÍNDICE

Mensagem do Presidente de RI

Gary Huang

Mensagem do Governador - D1960

António Mendes

Mensagem do Representante Rotaract - D1960

Luís Rodrigues

Mensagem da Representante Interact - D1960

Catarina Roque

Noticias da Representadoria

Notícias dos Rotaract Clubes D1960

Notícias dos Interact Clubes D1960

Agenda dos Representantes

3

5

7

9

10

14

25

33

Page 3: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 3

E stou mais entusiasmado que nunca nestes últimos quatro meses em que esta-mos a Fazer Rotary Brilhar. Nos 22 países que visitei até agora, tive o prazer de conhecer muitos companheiros rotários e projectos fantásticos feitos por eles. Tive o privilégio de participar em vários eventos, como reuniões de clubes, Institutos Rotary, jantares da Fun-dação e Rotary Days.

Sinto-me honrado quando sou convidado a participar numa celebração, o que vejo como um convite a uma festa de um membro da minha família rotária para ocupar um lugar de destaque. A nossa é, sem dúvida, a maior fa-mília do mundo!

Há quem diga que o Rotary foi construído no servir, onde cada projecto é mais um tijolo no nosso edifício rotário. Se o serviço que pres-tamos é representado por tijolos, então não resta dúvidas de que a amizade é o cimento que segura estes tijolos. Vejo isto diariamen-te, principalmente nas celebrações de cente-nário dos clubes.

Ocupar a cadeira de presidente no 110° ani-versário da nossa organização é uma sorte muito grande. Quando visito clubes antigos, nada mais natural do que satisfazer a minha curiosidade sobre o segredo de tanta longevi-

dade. Um fato curioso é que estes clubes costumam estar entre os mais produtivos. Eles são grandes, atraentes e fazem um exce-lente trabalho, e o melhor, os associados di-vertem-se

O segredo está simplesmente aí. No Rotary, as amizades verdadeiras e o bom servir cami-nham lado a lado. Quando gostamos do que fazemos, queremos fazer mais e melhor. Te-mos vontade de ir às reuniões, mesmo que as nossas vidas sejam atribuladas, pois procu-ramos fazer com que o Rotary seja uma prio-ridade. Isso porque queremos estar entre amigos e queremos aprender e ser úteis.

É por esta razão que ainda estamos aqui, de-pois de mais de 109 anos. Há um ditado chi-nês que diz que uma vida sem amigos é uma vida sem sol.

As nossas amizades em Rotary são como um sol nas nossas vidas, e são estas amizades e o servir que nos motivam a Fazer o Rotary Bri-lhar.

Gary C.K. Huang Presidente, Rotary International

mensagem Presidente de RI

GARY C.K. HUANG

Page 4: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 4

Page 5: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 5

Aprender é caminhar Empreender a subida De escarpada montanha É empresa tamanha Que nos toma toda a vida. Aprender é andar É caminhar É mais que ver É mais que ouvir É observar É escutar É pensar É agir. Aprender é partir do sopé Na certeza antecipada Que a vida toda não chega P´ra fazer a escalada Mas que aumenta a beleza Em cada avanço do pé. Se não puderes Se não quiseres Ser alpinista, Ao menos podes escutar Os que ousaram trepar... Aprender é mais que ler Mais que entender É ouvir É sentir É sonhar.

António Mendes

mensagem Governador

ANTÓNIO MENDES

Page 6: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 6

Luís Rodrigues REPRESENTANTE [email protected]

Ana Antunes SECRETARIA [email protected] Cátia Tomé PROTOCOLO [email protected] Diogo Santos TESOURARIA [email protected] Alexandre Santos CONSELHEIRO [email protected]

Marta Manita AV. SERVIÇOS INTERNOS [email protected] Joaquim Freitas AV. SERVIÇOS INTERNACIONAIS [email protected] Ana Raquel AV. SERVIÇOS PROFISSIONAIS [email protected] João Casaca AV. SERVIÇOS À COMUNIDADE [email protected] Ricardo Madeira COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO [email protected]

Equipa da

Representadoria Distrital

Page 7: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 7

C aros Companheiros,

Faz este ano 97 anos que se deu início ao projecto que iria marcar a história do Movi-mento Rotário – a Rotary Foundation. Tudo começou em 1917, quando o então presiden-te do Rotary Internacional, Arch Klumph rece-be uma pequena contribuição do Rotary Club Kansas City. Foi então que Arch Klimph pro-pôs a criação de um fundo de doações para “para fazer o bem no mundo”, vendo nascer assim a Rotary Foundation.

Com o intuito de perpetuar este marco histó-rico da vida de Rotary, Rotary Internacional dedica este mês à Rotary Foundation e, con-sequentemente a todas as vidas a que este programa já salvou.

Apesar de inicialmente a Fundação patrocinar apenas programas educacionais, veio mais tarde a implementar novos programas de apoios em diversas áreas de actuação, nome-adamente, serviços humanitários, saúde, de-senvolvimento comunitário, paz e resolução de conflitos.

É então que nasce, também, o programa Pólio Plus, um dos projectos no âmbito dos progra-mas humanitários mais ambiciosos de Rotary Internacional.

Quanto mais se conhece mais apaixonados ficamos com o universo da Rotary Foundation. Falar da Rotary Foundation é falar de vidas. É

uma escola para órfãos da sida, onde as crian-ças são tratadas, educadas e ensinadas para o exercício de uma profissão, é uma área hos-pitalar que é equipada, é uma instituição que é apoiada com géneros alimentares, é o que nós quisermos que seja. Está nas nossas mãos definirmos o que queremos que a Rota-ry Foundation seja para o nosso clube e para a nossa comunidade.

O objectivo da Rotary Foundation é fazer o Bem no mundo. Com a nossa força de vonta-de e actuação, não ficaremos satisfeitos em fazermos simplesmente bem o nosso traba-lho. Faremos sim o melhor que conseguirmos para apoiar quem mais precisa. Usem as fer-ramentas que estão disponíveis e façam o mundo de alguém brilhar!

Luís Rodrigues Representante Distrital de Rotaract

mensagem Representante Rotaract

LUÍS RODRIGUES

Page 8: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 8

Catarina Roque REPRESENTANTE [email protected]

Inês Faustino SECRETARIA [email protected] Inês Mateus PROTOCOLO [email protected] Ana Barros TESOURARIA [email protected]

Mariana Afonso AV. SERVIÇOS À COMUNIDADE [email protected] João Vasco AV. SERVIÇOS INTERNOS [email protected] Adriana Correia AV. SERVIÇOS INTERNACIONAIS [email protected] Mariana Afonso AV. SERVIÇOS À COMUNIDADE [email protected] Filipe Varino COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO [email protected]

Equipa da

Representadoria Distrital

Page 9: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 9

C aros Companheiros.

Este é o Mês da Rotary Foundation, o traba-lho da Rotary Foundation começou em 1917 quando o presidente do Rotary Internacional, Arch Klumph, anunciou a aceitação de doa-ções para servir as comunidades. As contri-buições intensificaram-se em 1947, aquando da morte do companheiro fundador, Paul Harris. Inicialmente a Fundação Rotária patro-cinava programas educacionais, tendo acres-centado programas humanitários, como por exemplo o projecto Polio Plus.

Durante as eras glaciares, muitos animais têm dificuldades em adaptar-se às condições cli-matéricas aí existentes e devido essencial-mente ao frio não resistem. Foi então que um grande grupo de porcos-espinhos, numa ten-tativa de sobreviver, se juntou, uns aos ou-tros. Mas ocorreu um problema, os porcos-espinhos têm enormes espinhos, os quais acabaram por ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forne-ciam calor vital para a sua sobrevivência. Por se sentirem feridos e magoados pelos espi-nhos dos seus semelhantes, alguns dos por-cos-espinhos afastaram-se do grupo e estes depressa morreram congelados. Os que so-breviveram juntar-se novamente, com cuida-do e precaução, para poderem ter uma dis-

tância suficientemente confortável. Os por-cos-espinhos que não desistiram e se manti-veram unidos sobreviveram.

A união nos porcos-espinhos levou-os á so-brevivência, da mesma forma a nossa união permite que muitas pessoas vivam com edu-cação, com cuidados médicos, condignamen-te e com dignidade. A Fundação Rotária é parte activa desta união, proporcionando a oportunidade de os clubs participarem em subsídios, doando bolsas de estudo, possuin-do diversos projectos humanitários.

A nossa acção continuada faz a imagem do movimento rotário, as pessoas associam-nos a boas acções, a pessoas boas e com valores humanitários, que se unem semanalmente para fazer do mundo um lugar melhor. Va-mos continuar juntos, companheiros do Rota-ry Kids, Interact, Rotaract e Rotary, Grupos de Companheirismo e claro a Fundação Rotária, para fazer o Rotary Brilhar.

Catarina Roque Representante Distrital de Interact

mensagem Representante Interact

CATARINA ROQUE

Page 10: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 10

Notícias

Anúncios

Projectos

Serviço

Eventos

Notícias da Representadoria

Page 11: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 11

No dia 12 de Outubro iniciaram-se as Visitas Oficiais do Representante aos clubes de Rota-ract do Distrito. Como é tradição, a primeira visita decorreu no Rotaract Club do Pas-Representante – Rotaract Club de Lisboa-Olivais.

Esta visita traduziu-se numa reunião de traba-lho com os elementos do clube e contou a com a presença amiga dos companheiros de Rotary Club de Lisboa-Olivais. Após iniciada a reunião, com a saudação às bandeiras e a apresentação rotária, a presidente deste clu-be apresentou os principais projectos que o Rotaract tem levado a cabo, junto da sua co-munidade, assim como aqueles que estão agora a surgir no seio do clube. Dada a actual estrutura deste clube ser composta por ele-mentos com idades perto da casa dos trinta anos e com uma vida profissional activa, os elementos procuraram desenvolver as suas acções e reuniões em parceria com o Rotary Club patrocinador. Desta forma, todas as reu-niões têm sido realizadas em conjunto e os projectos planeados em parceria, o que pro-porciona aos elementos do Rotaract um pro-cesso de adaptação à vida de um Rotary Club.

Por esta ter sido uma reunião conjunta hou-ve, também, a oportunidade do Rotary Club proferir algumas palavras sobre este assunto, nomeadamente, a obrigação que todos os Rotary Clube deveriam ter para com os seus clubes de jovens.

O Rotaract Club Lisboa-Olivais é um clube com uma longa história e tradição no serviço

que se tem traduzido na realização de gran-des acções não só para a comunidade como também para o Distrito. Apesar de, actual-mente ser um clube reduzido não deixa de ser um clube activo na vida do Distrito, pois para além do seu envolvimento nas acções distritais, parte dos elementos deste clube fazem parte da Equipa Distrital da Represen-tadoria.

Após todos os elementos presentes na reu-nião gozarem da sua palavra, deu-se por en-cerrada a reunião de trabalho da primeira Vi-sita Oficial do Representante. Terminada a reunião, houve ainda tempo para um lanche entre os companheiros presentes.

Visita Oficial do Representante

Rotaract Club Lisboa-Olivais

Page 12: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 12

No dia 26 de Outubro realizou-se mais uma Visita Oficial do Representante Distrital, desta vez a um clube aniversariante, o Rotaract Club da Amadora. Com o objectivo de apro-veitar as comemorações de mais um ano ao serviço da comunidade, o Rotaract Club da Amadora aproveitou a agenda do Represen-tante para realizar uma tarde de companhei-rismo recheada de acção e trabalho.

A visita do Representante a este clube iniciou-se com uma reunião com os elementos do clube, onde se verificou, igualmente a presen-ça de companheiros de outros clubes de Ro-taract e de Rotary. Após iniciada a reunião,

com a saudação às bandeiras, o presidente deste clube, o Bruno Miguel, entregou ao Re-presentante Distrital um portefólio com as actividades realizadas até à data, bem como as visitas realizadas pelos elementos deste clube a outros Rotaract, mostrando assim a prova do seu envolvimento no Distrito.

Finda a apresentação da acção do Rotaract na sua comunidade, o presidente Bruno Mi-guel passou a palavra ao Representante Dis-trital, mas antes quis perpetuar o momento com a entrega de uma lembrança.

Visita Oficial do Representante

Rotaract Club Amadora

Page 13: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 13

A reunião prosseguiu, desta vez sob a orien-tação do Representante Distrital, que procu-rou compreender as reais necessidades do clube. O Rotaract Club da Amadora é um clu-be que actualmente conta com a presença de cinco elementos activos, no entanto é um clu-be prime pela envolvência com o Distrito, quer na participação de acções distritais, quer na organização de eventos distritais. Apesar do seu número reduzido, o Rotaract Club da Amadora procura, junto do seu distri-to, uma forma de potenciar a sua acção na comunidade, através da realização de parceri-as com outros clubes que lhes é próximo. Du-rante a reunião, o presidente do clube anun-ciou ainda a vontade de se envolver mais com o distrito, nomeadamente na organização de actividades distritais.

Apesar da sua estrutura e do acompanha-mento incondicional de elementos do Rotary da Amadora e, agora, do Rotary E-Club Portu-gal, é um clube que está sempre emprenha-do em sedimentar as suas bases Rotárias, através de seminários de formação.

Terminada a reunião de trabalho, o Rotaract Club da Amadora proporcionou aos elemen-tos ali presentes uma tarde de serviço e com-panheirismo, que se traduziu numa visita ao canil da Amadora, à visita ao marco rotário terminando com um fantástico lanche.

Page 14: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 14

Notícias

Anúncios

Projectos

Serviço

Eventos

Notícias dos Clubes

Rotaract

Page 15: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 15

Rotaract Club Lisboa Bens para a Ajuda de Berço

N o dia 27 de Setembro, o Rotaract Club de Lisboa foi à Associação

Ajuda de Berço, localizada em Alcântara, en-tregar bens essenciais para o trabalho dessa instituição.

A Ajuda de Berço é uma instituição que aco-lhe crianças dos 0 aos 3 anos que precisam de protecção urgente, trabalhando para dar um contributo sério para o futuro feliz e está-vel dessas crianças.

O Rotaract Club de Lisboa conseguiu entregar cerca de 463 fraldas, 33 embalagens de toa-lhetes, chuchas e produtos de higiene para bebé (champôs, colónias, cremes hidratantes, entre outros), que irão colmatar algumas das necessidades das crianças que esta institui-ção alberga.

Importa referir que todos os bens entregues foram adquiridos durante o Convívio dos San-tos Populares, que é organizado anualmente pelo nosso clube, através dos donativos de todos os participantes.

Para mais informações sobre o trabalho do nosso clube, sigam a nossa página no face-

Page 16: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 16

Rotaract Club Sintra Recolha de Alimentos

T al como tem sido habitual todos os anos, no fim de semana de 11 e 12 de Outu-bro, as 3 Gerações (Rotary, Rotaract e Inte-ract) estiveram unidas para mais uma campa-nha de recolha de bens alimentares no Pingo Doce do Fórum Sintra.

Foi uma actividade gratificante pois com o tra-balho de todos e a boa vontade dos nossos cidadãos conseguimos ajudar quem mais precisa.

Nesse sentido, nos dois dias de campanha conseguimos recolher cerca de cinco tonela-

das de bens alimentares não perecíveis, tais como arroz, massas, açúcar, bolachas, con-servas, leite, entre outros. Os bens alimenta-res foram entregues a famílias carenciadas e a quatro instituições de solidariedade social do concelho de Sintra: Associação Juvenil Ponte, Obra do Padre Gregório, Casa de Sant’Ana e CECD Mira Sintra.

O Rotaract Club de Sintra felicita o Rotary Club de Sintra pela iniciativa e pela excelente organização e agradece a todos os compa-nheiros, amigos e familiares que participaram e tornaram esta actividade possível. E aqui está o resultado final de um trabalho feito com carinho, amor e dedicação.

Page 17: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 17

Rotaract Club Torres Vedras Entrega de donativo à Unidade de Saúde da Mulher

N a passada sexta-feira, dia 10 de Outubro, o Rotaract Club Torres Vedras deu por concluído mais um projecto com a entre-ga de um novo donativo à Unidade de Saúde da Mulher.

Esta unidade de saúde iniciou a sua activida-de no dia 14 de Outubro e vem responder a uma necessidade de acompanhamento da população torriense no pré e pós-parto após o encerramento da maternidade local.

O equipamento entregue pelo clube - uma multifunções e uma balança digital com anali-sador de tecido adiposo - foi adquirido com a receita do Torneio de Futsal 24h organizado pelo clube no mês de Junho.

Page 18: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 18

Rotaract Club Torres Vedras 3º Aniversário

F izemos 3 anos e festejamos com a família!

Decorreu no passado dia 14 de Outubro uma reunião festiva em conjunto com o Rotary Club Torres Vedras, que comemorou também o seu 35º aniversário.

Durante o jantar, que juntou cerca de uma centena de rotários, o Rotary Club Torres Ve-dras distinguiu Filomena Moura Guedes co-mo «Personalidade do Ano», a fundadora e presidente da APECI (Associação para a Edu-

cação de Crianças Inadaptadas), organização para a qual nos últimos dois anos angariámos fundos através do desenvolvimento de uma Agenda Solidária.

Page 19: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 19

Rotaract Club Torres Vedras Palestra “Rotaract na Europa”

N o dia 18 de Outubro, recebemos a visita da companheira Joana Pires, actual Cou-ntry Representative de Portugal no European Rotaract Information Centre (E.R.I.C), que a convite do clube nos veio falar sobre a estru-tura do Rotaract na Europa, sobre projectos relevantes realizados por clubes europeus e oportunidades de aprender mais sobre a cul-tura de outro país através dos encontros e trips que são organizadas anualmente. A sessão decorreu na sede do clube e foi se-guida de um jantar convívio.

Page 20: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 20

Rotaract Club Sesimbra Ciclo de Conferências do Rotary de Sesimbra – Terceira Idade

N o passado dia 18 de Outubro rea-lizou-se a 2ª Sessão do Ciclo de Conferências do Rotary Clube de Sesimbra subordinada ao tema: A Terceira Idade em Sesimbra . Partici-param vários palestrantes que trabalham di-rectamente com esta faixa etária da nossa população e que nos deram uma visão clara daquilo que é feito no nosso Concelho e tam-bém no nosso país. A sessão foi bastante in-formativa e participada com as intervenções de vários participantes que interrogaram os palestrantes convidados sobre as várias te-

máticas expostas. Esperemos que as restan-tes sessões sejam tão vivas e dinâmicas como esta! Demonstrando aquilo que melhor se faz

no nosso concelho.

Page 21: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 21

Rotaract Club Sesimbra Vamos ajudar a Catarina Santos!

N o passado mês de Outubro o Rota-ract Clube de Sesimbra tomou conhecimento de mais causa que tem mobilizado todo o nosso concelho no apoio à Atleta de trampo-lins Catarina Santos que se encontra a travar uma luta enorme depois de um acidente du-rante os treinos que a deixou praticamente tetraplégica.

Como já tem sido habitual quisemos desde logo começar a apoiar e ajudar esta causa. Umas das formas é a recolha de embalagens para reciclagem desta forma lançamos uma

campanha de recolha de embalagens. Dei-xamos também desde já o convite para todos os Clubes que quiserem juntar-se a esta cau-sa e a colaborarem connosco. Ajudem-nos a Ajudar!

Page 22: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 22

Rotaract Club Sesimbra “Ilumina-me!” - Cercizimbra

P elo Sucesso que esta iniciativa teve no ano passado a Cercizimbra decidiu repetir a iniciativa do “Ilumina-me!” no presente ano, mas desta vez convidando o Rotaract Clube de Sesimbra para ser um dos parceiros desta iniciativa que marca Dia Internacional da Pes-soa com Deficiência.

Esta parceria colocou na responsabilidade do Rotaract a mobilização e arregimentação dos voluntários para o apoio logístico no dia do evento, que se irá realizar no dia 29 de No-

vembro na praia de Sesimbra. No ano passa-do a adesão da comunidade foi massiva e fo-ram lançados cerca de 1000 balões, esta não a meta é o lançamento de 3000 balões! Con-vidamos-vos a estarem presentes e a serem voluntários neste gigante e espectacular evento!

Page 23: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 23

Rotaract Club Lisboa “Rotaract Radical”

N o passado dia 02 de Novembro, o Rotaract Clube de Lisboa desfru-

tou de um dia de companheirismo muito di-ferente do habitual, apelidado de "Rotaract Radical".

O grupo deslocou-se ao parque aventura do Jamor, onde realizou uma actividade de arbo-rismo.

Para além de proporcionar momentos de muito adrenalina, esta actividade fortaleceu os nossos laços de amizade e permitiu-nos descobrir que, com a ajuda de todos, cada um de nós consegue ultrapassar os seus re-ceios e superar os desafios mais difíceis.

Page 24: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 24

Rotaract Club Castelo Branco “SOS Fome”

C omo já tem vindo a ser costume, no passado sábado, dia 8 de Novembro de 2014, o Rotaract e o Interact Clubes de Castelo Branco procederam a mais uma campanha de recolha de alimentos (SOS Fome) no Cen-tro Comercial Alegro situado na mesma cida-de.

A actividade teve início por volta das dez ho-ras da manhã e terminou cerca das vinte ho-ras. Entretanto, os alimentos angariados fo-ram sendo depositados no Arquivo dos clu-bes, onde irão permanecer até à criação de cabazes de Natal. Apesar dos tempos que

correm, os clubes puderam ainda contar com alguma solidariedade e muito boa vontade por parte da população, que contribuiu de forma positiva para que angariação fosse um sucesso.

No final do dia, o sentimento de triunfo era visível nos olhos de todos os membros dos clubes, pois todo este esforço se irá traduzir em vários sorrisos num futuro próximo, quando os membros procederem à entrega de cabazes de Natal a famílias carenciadas.

Page 25: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 25

Notícias

Anúncios

Projectos

Serviço

Eventos

Notícias dos Clubes

Interact

Page 26: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 26

Interact Club Tavira Feira da Juventude de Tavira

N o passado mês de Setembro, dos dias 22 a 28, decorreu a Semana da Juventu-de de Tavira. No âmbito desta realizou-se uma Feira durante o fim-de-semana, na qual o Interact Clube de Tavira teve direito a um espaço. Na “tendinha” do Interact podiam-se encontrar à venda doces, bijuteria e jogos, e apresentações multimédia e cartazes sobre o movimento rotário e sobre o trabalho do clu-be.

O evento revelou-se um sucesso e o Interact conseguiu angariar uma quantia consistente de fundos, que foram direcionados para cus-tos de deslocação para o Desafio Rotary Lide-rança e para projetos solidários do clube. Foi mais uma excelente oportunidade de trans-

mitir o que é ser Rotary, a sua missão e a sua mensagem. Mais uma vez, o Interact conse-guiu fazer Rotary brilhar e fez jus ao seu no-me.

Page 27: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 27

Interact Club Castelo Branco Aula de Autodefesa

N o passado dia 11 do mês de Outu-bro, o Interact Club de Castelo Branco organi-zou uma aula de Autodefesa, dinamizada pela companheira Inês Faustino, cinturão casta-nho na prática judoca.

Esta actividade, cujo objectivo era aprender algumas técnicas de defesa pessoal a usar em situações de perigo, resultou numa tarde divertida, envolvendo uma parte lúdica e uma componente física, em que se reforçou ainda o espírito rotário.

A presença de membros dos clubes jovens e membros de Rotary, realçou a importância do exercício físico e de actividades como esta para reforçar laços entre companheiros.

Page 28: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 28

Interact Club Tavira O que é o Interact?

N o passado dia 17 de Outubro, o Interact Clube de Tavira realizou,

na Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Cor-reia – Tavira, apresentações ao alunos sobre o clube.

Estiveram presentes alunos de 11º e 12º ano, das áreas de Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas e Ciências Humanísticas.

O feedback dos alunos em relação ao que ou-viram foi muito positivo, havendo agora um grande número de interessados em partici-par em actividades do clube e outros até de-monstraram interesse em vir a fazer mesmo parte do Interact.

Foi mais um passo para a divulgação do movi-mento e do clube; mais um passo para o au-mento do quadro social e do potencial do In-

Page 29: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 29

Interact Club Tavira Comemorações do Centenário da 1ª Grande Guerra

N o passado dia 18 de Outubro o In-teract de Tavira marcou presença

nas comemorações do Centenário do início da 1ª Grande Guerra.

O público teve o prazer de assistir à declama-ção de quatro poemas, por 3 companheiras Interact: “A Guerra”, “Guerra ou Lisboa”, “O Menino de sua Mãe” e por fim “Ode para o futuro”.

Esta participação deixou marcas pela soleni-dade do momento e pelos temas tratados, mostrando luto por aqueles que morreram e ficaram gravemente feridos assim como por mostrar compaixão para as famílias que ansi-avam notícias dos seus parentes que estavam

a cumprir o serviço militar em representação do país.

Page 30: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 30

Interact Club Tavira Reflorestação

N o dia 25 de Outubro de 2014, o Interact Clube de Tavira participou na acção dinamizada pela organização sem fins lucrati-vos "Floresta Unida" e o Hotel "Hilton Vila-moura As Cascatas Golf Resort & Spa", inseri-da no programa mundial do "Global Week Service”.

Cerca de 40 pessoas (8 delas interactistas ta-virenses) juntaram-se pela defesa do patrimó-nio florestal na Mata da Conceição de Tavira, controlando plantas invasoras, plantando es-pécies autóctones e fazendo condução de regeneração natural.

Esta acção teve como principais parceiros ICNF, Câmara Municipal da Lousã e Rotary Club de Loulé. Terminou-se a manhã com um almoço partilhado por todos os participantes.

Page 31: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 31

Interact Club Tavira Um Halloween diferente

N o passado dia 31 de Outubro, dia de Halloween, o Interact Clube de Tavira op-tou uma vez mais por mudar ligeiramente o conceito do dia: em vez do habitual “Doce ou Travessura”, realizámos uma recolha de ali-mentos, com o objectivo de doar os mesmos à Conferência de S. Vicente de Paulo da Vir-gem Santíssima. Para a realização desta inici-ativa, contámos com a colaboração de cerca de 35 pessoas – Interactistas e não Interactis-tas – que se dividiram por cinco grupos em toda a cidade.

E o resultado não poderia ter sido melhor: perfizemos um total aproximado de 200kg de alimentos. Destes, 145,260kg são de alimen-tos sólidos, que se dividem por 34kg de arroz,

41,865kg de conservas (atum, feijão, salsi-chas…), 15,6kg de açúcar e farinha e ainda 9,745kg de bolachas e doces. Para além disto, conseguimos ainda 51,950l de bens alimenta-res líquidos, e, entre eles, temos 40,2l de leite, 3l de sumos e 8,750 de azeite e óleo. Porque a generosidade nunca tem limites, alguns companheiros do Rotary Clube Tavira deram o contributo para ultrapassarmos as duas centenas de quilogramas de alimentos. O Interact Clube de Tavira agradece a todos os que tornaram esta iniciativa, que já vai no seu terceiro ano, em mais um sucesso.

Page 32: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 32

Page 33: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 33

Agenda dos Representantes

Novembro

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

1 2

3 4 5 6 7 8 9

10 11 12 13 14 15 16

17 18 19 20 21 22 23

24 25 26 27 28 29 30

Dia 1 e2 | Sábado e Domingo

- Desafio Rotary de Liderança—Coimbra

Dia 8 | Sábado

- Visita Oficial do Representante RTC Lisboa-Norte

Dia 9 | Domingo

- I Conselho Distrital de Interact e Rotaract

Dia 14 a 16| Sexta-Feira a Domingo

- Congresso Nacional 2014—Caramulo

Dia 17 | Segunda-Feira

- Visita Oficial do Representante RTC Parede-Carcavelos

Dia 29| Sábado

- Passeio Solidário 2

Page 34: Carta Mensal - Novembro 2014

P��. 34

A PROVA QUÁDRUPLA

É � V������?

É J���� ���� ����� �� ������������?

C����� B�� V������ � M������� A!"#����?

S��� $��%&"'� ���� ����� �� ������������?