carta mensal março 2013

8
Edição 09 / Março 2013 www.rotarydistrito4410.org.br Governador Antônio Lacourt rotarydistrito4410 distrito4410 RECERTIFICAÇÃO GARANTE A CONTINUIDADE DO PIJ O Programa de Intercambio de Jovens, Também conhecido por PIJ recebeu a recertificação para continuar enviando e recebendo jovens de todo o mundo. Abaixo jovens do PIJ no 4410. Confira na pág 03. Em uma parceria Rotary e Tribunal de Justiça foi formada uma equipe multidisciplinar com o objetivo de incentivar os servidores que façam adesão à proposta de doação de órgãos . Mais na página 07. Assembleia Distrital e Treinamento da Equipe Distrital. Página 05. Conferência Distrital: Saiba como se inscrever para o maior evento do Distrito 4410. Confira na pág 08.

Upload: rotary-distrito-4410

Post on 22-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Carta mensal Rotary

TRANSCRIPT

Page 1: Carta mensal Março 2013

Edição 09 / Março 2013 www.rotarydistrito4410.org.br•Governador Antônio Lacourt

rotarydistrito4410 distrito4410

RECERTIFICAÇÃO GARANTE ACONTINUIDADE DO PIJ

O Programa de Intercambio de Jovens, Também conhecido por PIJ recebeu a recert i f i cação para cont inuar enviando e recebendo jovens de todo o mundo. Abaixo jovens do PIJ no 4410. Confira na pág 03.

Em uma parceria Rotary e Tribunal de Justiça foi formada uma equipe multidisciplinar com o objetivo de incentivar os servidores que façam adesão à proposta de doação de órgãos . Mais na página 07.

Assembleia Distrital e Treinamento da Equipe Distrital. Página 05.

Conferência Distrital: Saiba como se inscrever para o maior evento do Distrito 4410. Confira na pág 08.

Page 2: Carta mensal Março 2013

risco. A preocupação é muito grande e não podemos legar a o C o m p a n h e i r o Governador Robson Vilela uma herança difícil de administrar.5) Novos hotéis estão d i s p o n í v e i s p a r a a Conferencia de um Novo Tempo. Consultem o site. A grande procura e adesões reservaram todos os 96 apartamentos do Hotel Eco da Floresta. 6) Menção Presidencial 2012/2013 – 31 Rotary Clubs dentre os 43 Clubes ativos do Distrito receberão a Menção Presidencial. Nas visitas oficiais esse era tema de importância, e vimos que e r a p o s s í v e l t o d o s r e c e b e r e m e s s a homenagem e que a remessa poderia vir anexada a email. Vários contatos telefônicos e por e mail foram f e i t o s , m a s c l u b e s tradicionais não enviaram, mesmo prorrogando o prazo de 31/3 para 15/4, data limite para inclusão no site de RI, para tristeza nossa. Uma pena!A entrega dos certificados emitidos por RI ocorrerá na Conferencia de Um Novo Tempo, de forma solene pelo Colégio de Governadores p r e s e n t e s e d o R e p r e s e n t a n t e d o Presidente Sakuji Tanaka. Segue relatório com os n o m e s d o s c l u b e s qualificados.

Neste mês vamos nos concentrar em tópicos informativos:1) Dia 4 de maio, na UVV a Assembléia Distrital do ano rotário 2013/2014, para a qual estão todos convidados.Evidentemente que aqueles que terão o privilégio de serem membros da Equipe Distrital do Governador R o b s o n s i n t a m - s e convocados – afinal o a s s u n t o é l i g a d o umbilicalmente a todos esses escolhidos.2) No dia 21 de maio de 2 0 1 3 , n a A s s e m b l é i a Legislativa teremos mais um momento de homenagem aos Rotarianos do Distrito 4410, com entrega de certificados aos 47 clubes de nossa jurisdição, em mais uma iniciativa do Deputado Marcelo Santos –preparem a vinda de representantes de seus clubes, e assim vamos valorizar o evento com uma presença marcante.3) Teremos também neste mesmo dia, com inicio às 19 horas, o nosso Fórum Rotary Pela Paz Global, promovido pelo Distrito 4410 e o Movimento Paz Espírito Santo. Este evento conta com o apoio institucional do TJ ES, MP ES, PM ES, OAB ES, e patrocínio do SINCOR ES. Estarão presentes inúmeras autoridades dos poderes constituídos de nossa Cidade e do Estado.4) Peço a todos que continuem dando prioridade ao Quadro Associativo, pois ocorreram muitas baixas em v á r i o s c l u b e s , principalmente do Norte do Estado, e de um em Vitória, que coloca nossa situação perante o redistritamento em

suas casas totalmente diferentes.Eles não apenas voltam conhecendo mais um idioma e cultura, como também possuem contato no país anfitrião e fazem muitas amizades nos países onde ficam. No final do intercâmbio eles fazem parte de suas famílias anfitriãs e da família rotária – a m a i o r e m a i s internacional do mundo. O programa Intercâmbio de Jovens do Rotary existe há mais de 40 anos e faz parte da Quinta Avenida de Se rv i ços do Ro ta ry : S e r v i ç o s à s N o v a s Gerações, que também inclui Rotaract, Interact, RYLA e outras atividades de clubes e distritos que envolvem jovens de até 30 anos de idade.Quando dedicamos nosso t raba lho nos jovens, estamos trabalhando pelo futuro do Rotary e por um mundo mais pacíf ico; ajudamos a levar o ideal do R o t a r y a u m a n o v a geração; espalhamos a compreensão entre as n a ç õ e s e c u l t u r a s ; mostramos a importância do servir aos outros e t r ansm i t imos nossos valores. Fazendo isso, ajudamos a construir a paz. O Intercâmbio de Jovens desempenha um papel fundamental em nossa missão de promoção da paz que, possibilitando-nos a construir boas relações entre as nações.

Prezados companheiros rotarianos,Quando eu era jovem queria viajar o mundo, mas naquela época, viajar era apenas um sonho. O mundo fora do Japão parecia distante, mas como todos os es tudantes japoneses, eu estudava inglês. Me lembro de meu primeiro livro em inglês. A primeira página dizia: “This is a pen”. Isso foi há quase 50 anos e o mundo mudou muito desde então. Hoje, como presidente do Rotary, viajo mais do que nunca poderia imaginar.Em cada lugar encontro um n o v o i d i o m a , n o v a s p e s s o a s e n o v o s costumes. Faço o melhor para aprender com todos e creio que cada pessoa que conheço tem algo a me ensinar. Talvez seja por isso que agora entendo melhor os programas de i n t e r c â m b i o e o extraordinário presente que o Rotary dá a seus p a r t i c i p a n t e s . O Intercâmbio de Jovens a b r e m e n t e s , g e r a confiança e comunicação, reunindo pessoas de diferentes países e origens.Todos os jovens que p a r t i c i p a m d e u m intercâmbio aprendem muito e comprovam que, mesmo que as pessoas pareçam diferentes elas no fundo são igua is . O programa permite que a d q u i r a m u m c o n h e c i m e n t o m a i s profundo sobre o mundo e faz com que retornem a

2

Page 3: Carta mensal Março 2013

3

A Casa da Amizade C a c h o e i r o O e s t e acompanhada de alguns membros do RC Cachoeiro Oeste doou no dia 11/04, 25 (vinte e cinco) enxovais de bebês para mães carentes à equipe da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro.N a f o t o a p a r e c e a E n f e r m e i r a V i r g í n i a (Gestora de enfermagem),

Doação de Enxovais parabebês recém nascidos

Cirlene Amboss, Dione Teixeira, José Clarimundo Amorim (Presidente do RC Cachoeiro Oeste), Maria José Linhares, Liane Amorim (Presidente da Casa da Amizade), Irmã Otília, Neuza Santana, Padre Júnior, Mercedes Canal (Superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro) e Deninho.

Distritos e da capacidade deles em tratar com os mais de 10 mil jovens que participam anualmente do Programa. Em relação ao Brasil que tem 10% do total mundial do Programa não tem sido diferente e tivemos que responder a diversas mensagens ate que p u d é s s e m o s e n t ã o , finalmente obter no ultimo dia 9 d e a b r i l , a n o s s a Recertificacao, o que nos credencia a continuar a par t ic ipar do Programa enviando e recebendo jovens com os mais de 10 países com os quais nos relacionamos atualmente.” afirma José M a r c i o S . d e B a r r o s Presidente da Subcomissão do Programa de Intercambio de Jovens do Distrito 4410.Agora comemoram todos que ativamente desenvolvem e participam desse trabalho. Principalmente, é claro, os intercambistas que estão no Brasil e os que já foram selecionados.

Com alegria foi recebida a recertificação que permite nosso Distrito a continuar exercendo as atividades junto aos jovens intercambistas do Programa de Intercambio de Jovens. Aqui no Distrito 4410 um dos programas que mais se dedicam rotarianos é o Programa de Intercambio de Jovens, que gera inclusive notícias na mídia das ações de Rotary.E s s a c e r t i f i c a ç ã o e r a esperada, pois somente os distritos que detém esse documento estará apto a c o n t i n u a r c o m o s intercâmbios.Com a criação da Quinta Avenida de Serviços às Novas G e r a ç õ e s , o R o t a r y Internacional através de sua s e d e e m E v a s t o n , r e s p o n s á v e l p e l o a c o m p a n h a m e n t o d o Programa de Intercambio de Jovens em todos os Distritos no mundo, tem sido muito rigoroso e exigente com relação a Recertificação dos

Notíciasdo Programa de

Intercambio de Jovens

Foto: Octavio Barros

Durante a reunião do Rotary Club de Cachoeiro Oes te , d ia 16 /04 , o companheiro Adivaldo Vargas, proprietário da Loja Taco - Toca do Coelho Sport Wear Ltda. doou à C a s a d a A m i z a d e Cachoeiro Oeste, 99 ( N o v e n t a e N o v e ) agasalhos. Estamos muito felizes por essa iniciativa que beneficiará outras pessoas. Em breve, as

Doação de noventa e noveagasalhos para doação

d a m a s d a C a s a d a Amizade doarão estes agasalhos às pessoas necessitadas.Na foto José Clarimundo Amorim (Presidente do RC Cachoeiro Oeste, Liane Amorim (Presidente da Casa da Amizade) com as Notas Fiscais de Doação e o companheiro Adivaldo Vargas.

Notícias dasCasas da Amizade

Page 4: Carta mensal Março 2013

4

Especial Eventos:PETS e GATS

Aconteceu no último dia 23/03/2013, o Seminário de Treinamento de Presidentes e Governadores Assistentes 2013/2014, onde contamos com a participação de 92 companheiros de vários clubes do Distrito. O evento ficou marcado pelo companheirismo e muita dedicação por parte dos participantes. A todos que participaram, nosso muito obrigado!

Page 5: Carta mensal Março 2013

5

das 08:30h.C o n t a m o s c o m a divulgação e mobilização em seus clubes para que p o s s a m o s f a z e r u m excelente evento.Lembramos que não h a v e r á c u s t o p a r a participação do treinamento

Está programado para dia 04 de maio a Assembléia Distrital e o Treinamento da Equipe Distrital 2013/2014, onde o Governador Robson Barbosa Vilela e passará as premissas de sua gestão.Esse evento acontecerá no Sábado no auditório a UVV em Vila Velha, ES à partir

p r o c u r a m o s a d e r i r , imediatamente ao maior p r o j e t o d e R o t a r y International, “A Erradicação da Pólio em todo o Mundo”. A princípio chamávamos de Polio Plus, pois as vacinas que eram aplicadas nas crianças eram contra a Polio e o Plus, correspondia ao s a r a m p o , r u b é o l a , coqueluche e outras que eram bastante frequentes a época.Em 1992 recebemos a certificação e a Polio foi erradicada em todo território nacional.Faltam apenas treis países, N i g é r i a , P a q u i s t ã o e Afegan is tão , que ho je apresentam reduzidos casos de contaminação, mas os rotar ianos permanecem atentos para conclusão desse projeto que contamos também com a participação da organização mundial da saúde, governos de países conscientes da necessidade da erradicação e agora também da Fundação Gates.A nossa caminhada não se encerra. É necessário, que conheçamos a nossa história, para fazermos um mundo melhor, buscando sempre “A P A Z , A T R A V É S D O SERVIR”.

FÓRUM DA PAZ NO HAWAÍO mundo ro tá r i o t em c o n h e c i m e n t o , q u e o Presidente Sakuji Tanaka, está realizando treis Fóruns da Paz neste ano rotário.O p r i m e i r o f o i e m Novembro/2012, em Berlim, que apresentou um grande sucesso.O Segundo e que estive presente foi em Honolulu, Hawaí.Senti-me recompensado juntamente com Ana Lúcia e minha neta Ana Beatriz em participarmos como Diretor e fazer uma mensagem sobre a Paz.Estamos fazendo a procura da “PAZ, ATRAVÉS DO SERVIR” para “VIVER ROTARY E TRANSFORMAR VIDAS”.

José Figueiredo AntiórioDiretor de Rotary

International

BRASIL NOS 108 ANOS DE ROTARY

Comemorando 108 anos de Rotary, dos quais 90 no Brasil, rememoremos 1923 com a Fundação do Rotary Club do Rio de Janeiro e em 1924 o Rotary Club de São Paulo.Dessas duas células rotárias, espalharam-se sementes do servir por todo território nacional , prospectando lideranças representativas da diversidade profissional.Aliaram-se à nossa causa inúmeros homens de bem, empresários, profissionais l ibera is , comerc iantes, educadores, prestadores de serviços e administradores públicos como o Presidente Armando de Arruda Pereira, que mais tarde tornou-se o primeiro Presidente Brasileiro de Rotary International.A época, nosso país era extremamente carente nas áreas de educação, saúde, morad ias , t ranspor tes , urbanização, saneamento básico e prestação de serviços humanitários.Eram constantes doenças e mortes causadas pela febre amarela, doença de chagas, paralisia infantil, falta de al imentação adequada, tuberculose e tantas outras a d v i n d a s d a p o b r e z a existente.Neste cenário aparecem nossos companheiros e clubes e iniciam-se ações nas diversas áreas.Pro f i ss iona is do bem, a t u a n d o n o a u x í l i o a diminuição das diferenças sociais, passaram a ser os rotarianos brasileiros.Em 1985, muitos de nós, liderados por Archimedes Teodoro, Eduardo Pimentel, Eudes de Souza Leão Pinto, Maximiliano Ferber, Paulo Viriato, Mario Antonino e tantos outros líderes rotários,

MensagemConvite para

do Diretor deRotary International

Assembleia Distrital eTreinamento Equipe

Distrital

recebem 900 crianças e 70 idosos. Arrecadação liquida de R$236 mil, garantindo uma destinação de R$59 mil para cada entidade. Olha, esse foi o maior resultado filantrópico que Linhares já registrou na sua história, portanto parabéns aos que fizeram e/ou participaram do “III Leilão da Fraternidade” pois são participações deste tipo que engrandecem e fortalecem o lado social de uma cidade à altura de Linhares. Nesta mesma noite foram homenageados Pelo Rotary R C d e L i n h a r e s , representantes dos clubes de serviços do município que participararam deste grande leilão, bem como a admissão de seis novos companheiros no RC de Linhares.

Saiu oficialmente o resultado d o “ I I I L e i l ã o d a Fraternidade”, realizado a pouco mais de um mês em L inhares , pe las Lo jas Maçônicas Fraternidade Universal n.º 8; Vigilância e Progresso n.º 88; Linhares Unido, de Linhares; Loja Antônio Firmino Demuner, de Rio Bananal; e Antônio Macedo Filho n.º 32, de Sooretama, bem como o R o t a r y e L i o n s d e Linhares.Este leilão teve como finalidade, ajuda aos mais necessitados de nosso município, através das entidades patrocinadas, tais como: Asilo dos Velhos e Casa dos Cegos de Linhares, L a r d a F r a t e r n i d a d e , Socidade Pestalozzi de Linhares e Clam – Centro Linharense de Amigos do Menor, que abrigam e/ou

Page 6: Carta mensal Março 2013

Associação de Rotary Clubs do Distrito 4410 de Rotary International - CNPJ: 08.951.581/0001-59

Banco SicoobBanco: 756 / Agência: 3007

Conta: 23.135-5

Banco BanestesBanco: 021 / Agência: 0106

Conta: 12.518.627

Sabe gerar seu boleto? Acesse www.rotarydistrito4410.org.brclique em TESOURARIA e EMITIR BOLETO.Informações

do Tesoureiro

Dolar RotárioMês Março

R$ 1,97

6

AlegreAracruzBoa EsperançaCachoeiro de ItapemirimCachoeiro de Itapemirim SudesteCachoeiro de Itapemirim SulCachoeiro - OesteCariacica - Campo GrandeCasteloColatinaColatina - Rio DoceColatina - São SilvanoDomingos Martins Gov. Lindenberg - Novo BrasilGuaçuíGuarapariGuarapari - Praia do MorroIconhaItaipava - Itaoca “Caminho do sol”Jaguaré - CentenárioLinharesMarataízesMarechal FlorianoMimoso do SulMuquiNova VenéciaPedro CanárioPiúma - Monte AgáRio BananalRio Novo do SulSão Gabriel da PalhaSão MateusSão Mateus - Ilha de GuririSerraVenda Nova do ImigranteVila VelhaVila Velha - Praia da CostaVitóriaVitória - CentroVitória - JucutuquaraVitória - Mata da PraiaVitória - OesteVitória - Praia CompridaVitória - Praia de CamburiVitória - Praia do Canto

ROTARY CLUB DE

13255448679104912151116174618192021225023254526282930313253335135363747405241424344

CENTAVOS

198920002012193720092007197819881978194120081970198219821941197320061989200020051970199320101999198420061984199919861993199019782009201120071969198019342006199120091959197119801995

FUNDAÇÃO

142929682123412739422747221034202831102228161928132811101406901028312010341723314227630822

SÓCIOS

333

3

4

3

5

3 4

3

4334

33

REUNIÕES

72,00%60,00%43,00%

71,00%

46,00%

73,30%

100,00%

44,00%

65,94%

55,00%

59,00%

39,00%82,22%46,26%58,00%

45,34%45,02%

FREQUÊNCIA

Frequencia Distritalde Fevereiro

não informado

não informado

não informado

não informado

não informado

não informado

não informado

não informado

não informado

não informado

PRESIDENTE DO RI: Sakuji Tanaka

DIRETOR DO RI: José Antônio F. Antiório

CENTRO DE SERVIÇOS NO BRASIL (RIBO)Rotary International Brazil Officewww.rotary.org.br

ESCRITÓRIO DO RI NO BRASIL:R. Tagipuru, 209, Perdizes, São Paulo/SPCEP: 01.156-000Tel: (11) 3826-2966 / Fax: (11) 3667-6575

DISTRITO 4410 - GOVERNADORIA:Av. Nossa Senhora da Penha, 280/101P. do Canto, Vitória (ES), CEP: 29.055-131,Tel.: (27) 3345-2022www.rotarydistrito4410.org.br

GOVERNADOR: Antonio F. Santos [email protected]

GOVERNADOR ELEITO 2013-2014:Robson Barbosa Villela

GOVERNADOR INDICADO 2014-2015:Lino Kröhling

COORDENADORA DISTRITAL DAS CASAS DA AMIZADE: Maria Auxiliadora P. Cosmi

INSTRUTOR DISTRITAL: Almiro Schimidt

SECRETÁRIO DISTRITAL: Helio Dias Carneiro

2ª SECRETÁRIO DISTRITAL: Maria Lucia Herde

TESOUREIRO DISTRITAL: Dilson A. Varejão

2º TESOUREIRO DISTRITAL: Mario Barradas

FUNDAÇÃO ROTÁRIA: Pedro Carlos Sabadini

DESENVOLVIMENTO DE ROTARY (DQA): Almiro Schimidt

CARTA MENSAL: Denise Vieira Gonçalves

PROJETO GRÁFICO: Geisson Alves

DISTRIBUIÇÃO: Exemplares Online

EDITORAÇÃO / IMPRESSÃO:27 3227-6748 - www.xtremedesign.com.br

design

não informadoNão sabe onde encontrarmateriais de informação?Encontrar materiais e publicações do Rotary é muito simples.Basta acessar o seguinte website:www.rotary.org.br e clicar na aba PUBLICAÇÕES.Assim, você escolhe seu material e anota o código da publicação.Para pagar, também é fácil, na parte superior, você encontra um link para clicar e EMITIR BOLETO BANCÁRIO.Abre uma tela onde você seleciona seu Distrito (no nosso caso o 4410), o clube e o tipo de pagamento, que é Aquisição Publicações e clica em continuar.

Abre nova tela, você seleciona as publicações e coloca a quantidade desejada.DICA1: O valor é em Dólar e o site converte em reaisDICA2: Selecione Encomenda Normal, e não será adicionado custo de envio. APROVEITE! O DÓLAR ROTÁRIO Está em baixa!

não informado

não informado

não informado

não informado

não informado

não informado

não informado

não informado

não informado

não informado

não informado

não informado

não informado

não informado

não informado

não informado

não informado

Page 7: Carta mensal Março 2013

Posse de Novos Rotarianos no Rotary Club de Serra.Sejam Bem Vindos!

7

Rotary Club de Castelo, comemorando a Páscoa, com as crianças da EMEIEF Antônio Teixeira de Melo, Bairro Niterói.

Comemorando a Páscoaem Escolinha

trágico acidente ocorrido em 2003, a presidente o Rotary Club de Vila Velha – Praia da Costa, Lurdinha Paraíso resolveu autorizar a doação de seus órgãos. Para ela, o ato é uma p o s s i b i l i d a d e d e continuação da vida.“A doação, além de salvar vidas, faz com que outras famílias não sofram com a perda de seus filhos”, pontuou Lurdinha, que foi a l e r t a d a s o b r e a importância da doação de órgãos durante campanha realizada no Fórum da Prainha em 2002 e, hoje, a p o i a a i n i c i a t i v a desenvolvida pelo Poder Judiciário.O o b j e t i v o d a Coordenadoria de Serviço Psicossocial é fomentar a reflexão de magistrados, servidores e da sociedade para a relevância do assunto. Atualmente cerca de 60 mil brasileiros aguardam na fila de espera p o r u m t r a n s p l a n t e , segundo dados da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos da Secretária Estadual de Saúde (SESA).Con f i ra Ma té r i a em: www.youtube.com/watch?v=Fnsvd3XSU8I&feature=player_embedded

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJES

A Coordenado r ia de Serviços Psicossociais do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) realizada campanha para incentivar a doação de órgão entre servidores e v i s i t an tes do Fó rum “Afonso Cláudio”, em Vila Velha. Os interessados em tirar dúvidas sobre o assunto podem procurar a equipe multidisciplinar do TJES até a próxima sexta-feira (22).Qualquer pessoa saudável pode doar em vida um dos rins, parte do fígado ou medula óssea, desde que a con t r i bu i ção não vá prejudicar a sua saúde. Em caso de doação após morte é preciso deixar a família avisada do desejo para que ela autorize a retirada dos órgãos.Milhares de pessoas que contraíram doenças graves tem esperança de retomar as atividades normais do d ia-a-d ia com saúde através da realização de transplante. “Eu seria uma doadora de órgãos porque eu sei a mudança de significado na vida de uma pessoa. Tenho 19 anos, sou transplantada há um e sete e pude sentir a mudança na minha vida. Antes fazia faculdade de manhã e hemodiálise à ta rde . Ho je tenho a oportunidade de fazer e s t á g i o ” , c o n t o u a es tag iá r i a do TJES , Caroline Tavares Vitale.Após perder o filho em um

Foto: Antonio Cosme/TJES

Rotary e Tribunal de Justiça doES incentivam a doação de

órgãos em Vila Velha

Page 8: Carta mensal Março 2013

O Governador Robson Vilela e Equipe Distrital 2013/2014 terão sua posse no dia 29/06/2013 às 20:00hs no Campestre Clube de São Gabriel da Palha/ES.Mais de ta lhes serão a p r e s e n t a n d o s posteriormente, mas de antemão agendem a data para prestigiar a passe da equipe que terá a ardua missão de suceder a exce len te ges tão do G o v e r n a d o r A n t ô n i o Lacourt.

8

Governador Eleito

Convite para a Posse do Governador2013/14 e de sua Equipe Distrital

AÇÃO DE DIVULGAÇÃO DE ROTARY NOPAINEL DA TERCEIRA PONTE

Em uma ação para divulgação de Rotary International, bem como alguns ideais de servir, o Rotary do Distrito 4410 junto com a RODOSOL, concessionária que administra a Terceira Ponte entre Vitória e Vila Velha, colocou em seu painel luminoso frases falando de Rotary. Abaixo fotos noturnas.

�Conferencia de Um Novo Tempoque Consolida a Paz Através do Servir�