carta mensal julho - rotary distrito 4520

8
Distrito 4520 empossa Governadora Tânia Diniz para Ano Rotário 2015-2016 Em noite solene, no úlmo dia 27 de junho, a Governadora eleita Tânia Di- niz, para o mandato 2015-2016 do Distri- to 4520, de Rotary Internaonal tomou posse e em um discurso emocionado informou da importância de todos os ro- tarianos se transformarem em um verda- deiro presente para o mundo. Aproveitou o momento também para raficar o seu empenho frente ao Distrito e mais uma vez pediu apoio, empenho e dedicação de todos os com- panheiros. “Sinto-me presgiada com a presença de todos vocês. Tenho certeza de que será um ano de vitórias, pois a união que impera em nosso Distrito será a mola propulsora de um ano Rotário pro- cuo e de muita inovação, com o objevo de fazer do Rotary um Grande Presente para o Mundo, obrigada a todos os com- panheiros e companheiras”. Página 5 CONVENÇÃO de RI realizada em São Paulo reuniu rotarianos do mundo inteiro com o mesmo objetivo humanitário CANTORA Ivete Sangalo fez o show de encerramento Convenção de RI realizada em São Paulo reúne rotarianos do mundo inteiro De acordo com o Presidente de Rotary Internaonal, Gary C. K. Huang, “a instui - ção Rotary nos oferece a oportunidade de formar laços de amizade com pessoas do mundo inteiro” e foi nesse clima de com- panheirismo que rotarianos encontraram a melhor maneira de celebrar o Ano Rotário 2014-2015: fazendo o Rotary brilhar na 106ª Convenção Internaonal, realizada no Brasil, em São Paulo, no período de 6 a 9 de junho. Depois de serem recebidos na aber- tura, no sambódromo da capital paulista, com uma apoteóca apresentação feita por compenentes das escolas de samba do Grupo A do Carnaval Paulista de 2015. Os rotarianos de toda a parte do mundo foram brindados com o show de encer- ramento da renomada cantora brasileira de presgio internacional, Ivete Sangalo, que fez as pessoas dançarem e pularem sem parar. Página 8 EQUIPE DISTRITAL Conheça a nova equipe distrital in- dicada pela Governadora Tânia Diniz para o Ano Rotário 2015-2016. Página 3 NOVAS GERAÇÕES ACartaMensaldestemêstrazboasnotícias sobreosprogramasRotaract,InteracteIntercâm- bio de Jovens, dentro do Distrito 4520. Página 6 GD 2015-2016 Tânia Diniz, GD 2014-2015 Vicente Bernardes e o filho da governadora Tânia, Pedro Diniz Andrade

Upload: rotary-distrito-4520

Post on 23-Jul-2016

231 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Carta Mensal Julho - Rotary Distrito 4520

Distrito 4520 empossa Governadora Tânia Diniz para Ano Rotário 2015-2016

Em noite solene, no último dia 27 de junho, a Governadora eleita Tânia Di-niz, para o mandato 2015-2016 do Distri-to 4520, de Rotary International tomou posse e em um discurso emocionado informou da importância de todos os ro-tarianos se transformarem em um verda-deiro presente para o mundo.

Aproveitou o momento também para ratificar o seu empenho frente ao Distrito e mais uma vez pediu apoio, empenho e dedicação de todos os com-panheiros. “Sinto-me prestigiada com a presença de todos vocês. Tenho certeza de que será um ano de vitórias, pois a união que impera em nosso Distrito será a mola propulsora de um ano Rotário pro-fícuo e de muita inovação, com o objetivo de fazer do Rotary um Grande Presente para o Mundo, obrigada a todos os com-panheiros e companheiras”. Página 5

Convenção de RI realizada em São Paulo reuniu rotarianos do mundo inteiro com o mesmo objetivo humanitário

CantoRa Ivete Sangalo fez o show de encerramento

Convenção de RI realizada em São Paulo reúne rotarianos do mundo inteiro

De acordo com o Presidente de Rotary International, Gary C. K. Huang, “a institui-ção Rotary nos oferece a oportunidade de formar laços de amizade com pessoas do mundo inteiro” e foi nesse clima de com-panheirismo que rotarianos encontraram a melhor maneira de celebrar o Ano Rotário

2014-2015: fazendo o Rotary brilhar na 106ª Convenção International, realizada no Brasil, em São Paulo, no período de 6 a 9 de junho.

Depois de serem recebidos na aber-tura, no sambódromo da capital paulista, com uma apoteótica apresentação feita por compenentes das escolas de samba

do Grupo A do Carnaval Paulista de 2015. Os rotarianos de toda a parte do mundo foram brindados com o show de encer-ramento da renomada cantora brasileira de prestígio internacional, Ivete Sangalo, que fez as pessoas dançarem e pularem sem parar. Página 8

EQUIPE DISTRITALConheça a nova equipe distrital in-

dicada pela Governadora Tânia Diniz para o Ano Rotário 2015-2016. Página 3

NOVAS GERAÇÕESA Carta Mensal deste mês traz boas notícias

sobre os programas Rotaract, Interact e Intercâm-bio de Jovens, dentro do Distrito 4520. Página 6

GD 2015-2016 Tânia Diniz, GD 2014-2015 Vicente Bernardes e o filho da governadora Tânia, Pedro Diniz Andrade

Page 2: Carta Mensal Julho - Rotary Distrito 4520

Distrito 4520 Carta Mensal2

Ravi RavindranPresidente RI 2015-2016

José Ubiracy – Bira Diretor 2015 - 2017

Presidente de RI estimula os membros do Rotary a ‘serem um presente ao mundo’

Usando seu talento, experiência e liderança, os rotarianos são convidados a SER UM PRESENTE AO MUNDO neste próximo Ano Rotário 2015-2016.

O Presidente eleito de Rotary Internati onal KR “Ravi” Ravindran declarou aos governadores entrantes, ser o “momento mais importante da minha vida.”

“Todos vocês receberam tantos pre-sentes e agora lhes foi dado este grande presente: um ano para ter todos os seus talentos, todos os seus dons, tudo o que você é e pode se tornar - um presente para o mundo, disse Ravindran, revelando seu lema presidencial, no encontro anual de treinamento de cinco dias em San Diego, Ca-lifórnia, EUA. “Você tem um ano para tomar esse potencial e transformá-lo em realida-de. Um ano para levar os clubes do distrito e transformar as vidas dos outros. O tempo é tão curto, ainda há muito a ser feito”.

Destacando o maior desafi o do Rotary, a erradicação da poliomielite, Ravindran dis-

se: “Um futuro sem pólio é um dom que nós prometemos para as crianças do mundo. E, de fato, é um presente que damos”.

Ravindran, membro do Rotary Club de Colombo, Sri Lanka, mostrou sucessos do Ro-tary na luta para erradicar a doença com uma ilustração de impacto. Quando Rotary esta-beleceu a meta de erradicação da pólio há 25 anos, era endêmica em 125 países, e mais de 1.000 crianças fi cavam paralíti cas a cada dia. Hoje, a poliomielite ainda é endêmica em apenas três países, o Afeganistão, Nigéria e Paquistão. E em todo o ano de 2014, foram noti fi cados apenas 333 casos.”Vamos lutar para frente. Vamos vencer”.

“Temos que encontrar uma manei-ra de trazer de volta os fundamentos que construíram a nossa organização: a ênfase em altos padrões éti cos em todos os aspec-tos de nossas vidas, e o sistema de classi-fi cação que incenti va a diversidade de co-nhecimentos em cada clube”. “Muitas vezes essas idéias são vistas como pouco mais do que os obstáculos inconveniente para au-mentar a nossa adesão. Mas eles têm sido

essenciais para o sucesso do Rotary e não podemos ignorá-los”.

Ravindran disse aos parti cipantes que o foco nessa direção é essencial para ajudar o crescimento de Rotary. “Nós pre-cisamos reposicionar a nossa imagem, que reconhecemos ter desaparecido em mui-tas partes do mundo”.

Rotary também precisa conti nuar a ar-recadar fundos para a Fundação Rotária, atrair novos membros, e incenti var uma maior par-ti cipação dos membros atuais, acrescentou.

“Não há respostas fáceis para qual-quer uma dessas questões. E as respostas devem, de alguma forma, ser encontradas. Nós somos os únicos que devem encontrá-las”, disse Ravindran.

O presidente eleito fechou seu discurso enfati zando que agora é a hora de fazer a mu-dança real.

“Você tem um ano para construir monu-mentos que durem para sempre, não esculpi-da em granito ou mármore, mas na vida e no coração de gerações. Este é o nosso tempo. Ele não virá novamente. Vamos agarrá-lo”.

Minha esti mada Governadora Tânia Diniz,

Estamos iniciando com grande entusiasmo este novo ano Rotário, durante o qual, tenho cer-teza, você usará o talento,

a inteligência e o espírito de liderança de que é dotada para cumprir as metas estabelecidas pelo nosso presidente “Ravi” Ravindran.

Espero que você possa contribuir para que tenhamos um dos melhores anos e de

maior sucesso na vida do Rotary, porque como disse o nosso presidente “este é um dos mais importantes momentos da nossa vida”.

O presidente Ravi, ao revelar seu lema presidencial, no encontro anual de treinamen-to de cinco dias em San Diego, Califórnia, EUA, disse que todos nós recebemos tantos presen-tes e agora nos foi dado este grande presente:

– Um ano inteiro para que todos os nossos talentos, todos os nossos dons, tudo o que somos ou podemos se tornem um pre-sente para o mundo.

Você, minha cara Governadora Tânia Diniz Andrade, terá um ano inteiro para assumir esse potencial e transformá-lo em atraente rea-lidade. Um ano para levar os clubes do seu distri-

to a transformar as vidas dos outros. O tempo é muito curto, precisamos aproveitá-lo da melhor maneira, porque ainda há muito a ser feito.

Estou confi ante na sua capacidade. Es-pero que use com inteligência todo apoio que pode ser prestado à sua gestão pelos três Coor-denadores nas áreas de Desenvolvimento do Rotary, Imagem Pública e Fundação Rotária. E sempre que precisar não dispense a ajuda do Colégio de Governadores, consti tuído de Com-panheiros experientes, capacitados, conhece-dores de todas as peculiaridades do Distrito.

Vamos juntos realizar uma das melho-res gestões de todos os tempos!

Vamos viver Rotary com alegria e entusiasmo!

Page 3: Carta Mensal Julho - Rotary Distrito 4520

Carta Mensal Distrito 4520 3

Tânia Maria Diniz AndradeGovernadora 2015 - 2016 Distrito 4520

Ao ser eleito presi-dente do Rotary Interna-ti onal, o associado asiáti co Ravi Ravindran destacou, entre outros, dois pontos essenciais do plano de trabalho para o Ano Rotá-

rio 2015-2016. O primeiro escolheu a frase Seja um Presente para o Mundo como lema de sua administração. Para tanto, explicou: “Todos vocês já receberam muitos presen-tes, mas, este ano, vocês receberão um presente muito especial: a chance de usar todos os seus talentos e dons para se tor-narem um presente para o mundo”. E mar-cou certeiro o alvo: “Um futuro sem pólio é o que prometemos às crianças de todo o mundo. Vamos conti nuar com a nossa luta, até vencermos a guerra”, destacou Ravi.

São palavras de moti vação que não podem ecoar em vão. Desde que foi lan-çada em 1979 nas Filipinas, são 36 anos de uma das mais importantes campanhas ro-tárias. Mas a luta precisa conti nuar contra o mal, presente ainda no Afeganistão, Nigéria e Paquistão.

Que cada rotariano em nosso Distrito 4520 seja um Presente de Ação fi rme e efi -caz, em prol de tão humanitária campanha: END POLIO NOW!

O segundo ponto assinalado na fala presidencial diz respeito ao desenvolvimen-to do quadro associati vo. Nesse tópico, Ra-vindran convidou-nos para uma revisita aos fundamentos da edifi cação do Rotary.

O presidente considera necessário redescobrir a ênfase filosófica dos altos padrões éticos que devem moldar nos-

sa vida familiar, profissional e social. E acredita que é preciso reavaliar o sis-tema de classificação nos clubes, como forma silenciosa e adequada de incen-tivar a diversidade de conhecimentos e de ação, pela composição eclética dos quadros associativos.

De minha parte, como segunda associ-ada a assumir a Governadoria do Distrito 4520, estarei na linha de frente, assimilando e transmiti ndo as orientações, incenti van-do e apoiando clubes e seus membros, em companhia dos Governadores Assistentes e das Comissões Distritais.

O nosso objeti vo é esti mular cada ro-tariano, para que ninguém falte à convoca-ção. Que cada um seja um presente de ação e boa vontade.

Sejamos um Presente para o Mundo!

Cada Rotariano: um presente de ação

Governadora Tânia apresenta sua equipe Distrital para o Ano Rotário 2015-2016- ABTRF – Empresa Cidadã: Raul Araújo Pen-na (Maria de Fáti ma) – RC de Belo Horizonte - ABTRF – Seguro Solidário: Gov. Paulo José Magalhães GD 2001-2002 (Du) – RC de Itabira - Alfabeti zação: Gov. Domingos Souto ( Mar-lene) – GD 2006-2007 RC de Belo Horizonte - Alumini: Fernando Rodrigues Garção (Ju-lia) – RC de BH Leste - Assuntos Jurídicos: Gov. Urquiza Antônio de Faria Alvim (Laudelina) GD 2003-2004 – RC de BH Leste - Bolsas Educacionais: Gov. Iracema das Graças Ferreira GD 2013-2014 – RC de Te-ofi lo Otoni Norte- Bolsas Rotary Pela Paz: Gov. José Luiz

Scaglioni Filho (Iris) GD 2010-2011 – RC de Itabira Caue- Captação de Recursos: Gov. Godofredo Menezes Mainenti (Maria Jordelina) – RC de BH Serra - Carta mensal: Aurelio Henrique Salles (Sheila) - RC de Vespasiano - Conferência Distrital: Gov. Geraldo Eus-táquio Alves (Manuela) GD 2005-2006 – RC de Pedro Leopoldo- Doações anuais: Gov. Marcos Cláudio Moreira (Virgínia) GD 2002-2003 – RC de BH Cidade Nova - DQA: Gov. Eduardo Luiz de Souza (Vergí-nia) GD 2008-2009 – RC de Acesita - Equipes de Formação Profi ssional VTT: Mauricio Soares Filho (Ângela) – RC de João Monlevade- Expansão de Rotary: Benedito Pacífi co da Ro-cha (Marlene) – RC de Cel Fabriciano Norte- Finanças: Gov. Vicente Bernardes (Wal-mira) GD 2014-2015 – RC de Itabira Caue - Fundo de Dotaçao: Gov. Paulo José Maga-lhães GD 2001-2002 (Du) – RC de Itabira- Fundação Rotária: Gov. Itamar Duarte Ferreira (Cristi na) GD 2009-2010 – RC de Sete Lagoas Boa Vista

- Gerenciamento de Fundos: Vicente Ber-nardes (Walmira) GD 2014-2015 – RC Ita-bira Cauê- Gestão de Crise: Alberto Aluizio Andrade – RC de Bh Mangabeiras - Global Rewards – Benefi cios: Wellington Bressan – RC Sete Lagoas Boas Vista- Grupos de Companheirismo: Gov. Eve-raldo Silveira de Almeida (Ivana) GD 2011-2012-RC de Acesita- Imagem Pública: Edinilson Alves de Al-meida – RC de BH Leste- Instrutor Distrital: Gov. José Luiz Scaglioni Fi-lho (Iris) GD 2010-2011 – RC de Itabira Caue- Intercâmbio de Jovens: Gov. Agassis Marti ns Junior (Vani) GD 2012-2013 – RC de Sabará- Intercâmbio Rotário da Amizade: Tereza Cristi na Alvarenga Bati sta – RC de BH Ci-dade Jardim- Internet e Mídias Sociais: Keff erson Alves Jardim (Polliane) – RC de Sete Lagoas Serra - NRDC: Maria Cândida de Oliveira Bello Corrêa (Gerson) – RC de Ipati nga- Países de Língua Portuguesa: Gov. Aluí-zio Alberto da Cruz Quintão (Carmem) GD 2007-2008 – RC de BH- Pólio Plus: Gov. José Edélcio Drumond Al-ves (Sandra) GD 1991-1992 – RC Ipati nga- Planejamento Estratégico: GE 2016-2017 Onésimo Moreira Ramos (Ivânia) – RC de BH Cidade Nova - Promoção da Convenção Seul: Gov. Ro-berto Junqueira de Alvarenga (Cor Maria) GD 1987-1988 - 1993-1994 – RC BH Cida-de Jardim- Programas de Juventude: Gov. Geraldo Eustáquio Alves (Manuela) GD 2005-2006-RC de Pedro Leopoldo - Proteção aos Jovens: Gov. Agassis Marti ns Junior (Vani) GD 2012-2013 – RC de Sabará- Secretaria Distrital: Rita Eleuza de Assis Republicano – RC de BH Mangabeiras

- Serviços a Comunidade: Adriano Ferreira das Neves – RC de BH Mangabeiras - Serviços Internacionais: Gov. Celso Luiz de Brito Cruz (Márcia) GD 2000-2001 – RC de BH Cidade Jardim- Serviços Profi ssionais: Gov. Márcio Antô-nio Labruna (Dalva) GD 1990-1991 – RC de Itabira Caue- Sociedade Paul Harris: Roberto Ennio Vil-lela Lamounier- GD 2004-2005 – RC de BH - Subsídios: Ivan Capdeville – RC de Belo Horizonte- Serviços de Intercambio de Novas Gera-ções: Ângela Mourão Sá Vitorino (Carlos) – RC de BH Cidade Nova - Relações Públicas: Gov. Aluízio Alberto da Cruz Quintão (Carmem) GD 2007-2008

Governadores Assistentes Região 1 – GA Raeth Inês Tosi Costa (Cle-nilton) – RC de Jequiti nhonha Região 2 – GA José Eustáquio de Sousa Soier (Vanilza) – RC de Capelinha Região 3 – GA Dirceu Vieira Corrêa (Adriana) – RC de Governador Valadares Rio DoceRegião 4 – GA João Carlos de Oliveira (Ma das Graças) – RC de Carati nga Região 5 – GA José Modad Barbosa (Már-cia) – RC de Santana do ParaísoRegião 6 – GA Amaury Gonçalves – RC de Ipati nga Arquimedes TeodoroRegião 7 – GA Mauricio Soares Filho (Ân-gela) – RC de Joao MonlevadeRegião 8 – GA Onésimo Moreira Ramos (Ivânia) – RC de BH Cidade Nova Região 9 – GA Luiz Rogério Mitraud de Cas-tro Leite (Ângela) – RC de BH Cidade JardimRegião 10 – GA Márcio Domingos Diniz (Mª das Graças) – RC de Sete Lagoas Região 11 – GA Keff erson Alves Jardim (Polliane) – RC de Sete Lagoas Serra Região 12 – GA Marcelo de Paula Pereira – RC de Pedro Leopoldo Cachoeira

Page 4: Carta Mensal Julho - Rotary Distrito 4520

Distrito 4520 Carta Mensal4

Distrito 4520 prepara líderes para Ano Rotário 2015-2016

De acordo com a Governadora Tânia Diniz, um dos pilares para transformar vidas e ser um Presente para o Mundo é saber manifestar sempre nossa grati dão. “E é isso o que desejo fazer nesse momento. Quero registrar o meu mais profundo agradecimen-to a todos os parti cipantes do GATs, realiza-do no dia 28 de fevereiro, no San Francisco Flat, em Belo Horizonte, e dos PETs, que re-alizamos em duas oportunidades. A primei-ra também em Belo Horizonte no dia 7 de março e a segunda, de maneira inédita, em Teófi lo Otoni, no dia 14 de março”, ressalta. Para a governadora foram momentos de in-tenso intercâmbio e aprendizado para todos. “Nós, em Teófi lo Otoni, contamos ainda com o apoio de três EGDs e de três companheiros que viajaram até o Vale do Mucuri comigo para levar o saber, a instrução rotária, para os presidentes da região”, diz.

Segundo Tânia Diniz, o sucesso dos trei-namentos só foi possível devido à dedicação de toda Equipe Distrital, instrutores, colégio de Governadores, governadores assistentes

e, principalmente, dos presidentes de clubes. Tânia destacou a parti cipação e o empenho de cada um, como fator determinante para que se alcançasse o objeti vo de preparação, de líderes rotarianos, que estão prontos para assumir mais uma função importante dentro do Distrito, contribuindo para engrandecer a insti tuição centenária denominada Rotary

GatS - equipe Distrital formada para o ano Rotário 2015-2016

GoveRnaDoRa passa instruções para seus governadores assistentes, que vão atuar nas 12 regiões do Distrito 4520

GoveRnaDoRa tânia Diniz, companheiro Benedito e membros do Colégio de Governadores do Distrito 4520

Internati onal. “Tenham certeza de que toda a informação, instrução e educação rotária, recebida nos treinamentos foram desti nadas à administração dos clubes para o Ano Rotá-rio 2015-2016 gestão, com foco na missão de enaltecer nossos clubes e queridos rotarianos, que fazem parte da família rotária do Distrito 4520”, garante a governadora 2015-2016.

Page 5: Carta Mensal Julho - Rotary Distrito 4520

Carta Mensal Distrito 4520 5

GD vicente faz suas considerações sobre ano Rotário 2014-2015 e agradece o apoio de todos

GD tânia tem como uma de suas principais metas a valorização das novas gerações dentro do Distrito 4520 MeSa da Governadoria

GoveRnaDoRa tânia apresenta sua equipe distrital para ano Rotário 2015-2016

GD tânia Diniz assume o Distrito 4520 preparada para transformar todos os ro-tarianos em um Presente para o Mundo

PoSSe da GD Tânia foi muito presti giada pelos rotarianos do Distrito

Governadora Tânia foi eleita com o compromisso de intensificar o desenvolvimento de Rotary dentro do Distrito 4520

Após dois anos de preparação, a empre-sária Tânia Maria Diniz Andrade foi empossada como governadora do Distrito 4520 do Rotary Internati onal, no últi mo dia 27 de junho, na sede do Círculo Militar, em Belo Horizonte.

Empossada, ela passa a ser a gestora máxima das ações rotarianas de 54 Rotary Clubs distribuídos em 36 municípios de Mi-nas Gerais, que representam boa parte da produção industrial, agropecuária e de ser-viços do estado. E onde vivem cerca de 3,5 milhões de pessoas. São cidades como Belo Horizonte, Ipati nga, Governador Valadares, Sete Lagoas, Itabira, Teófi lo Otoni, Pedro Leopoldo, Santa Luzia e Vespasiano.

A governadora Tânia Diniz assume com o propósito de apoiar ações que valorizem a educação, o meio ambiente e os recursos hídricos, além de projetos que procurem melhorar a saúde materno-infanti l. “Assumo com o compromisso de lutar conti nuamente para implementar nos municípios do nosso Distrito projetos bem-sucedidos que temos em todas essas áreas”, explica.

Para alcançar sucesso na empreitada, a governadora conta com mais de dois mil membros, que fazem parte da denominada família rotária do Distrito, sendo 1.200 rota-rianos, as damas da Casa da Amizade e os jo-

vens que integram os programas de Interact e Rotaract, além de um Colégio de Governa-dores e sua equipe distrital. “Estou confi ante, disposta para o trabalho e alegre porque sei que conto com uma equipe dedicada e talen-tosa e que nossos compromissos de fraterni-dade e bem-servir estarão em nossa pauta de ações todos os dias”, afi rma.

Autoridades presentes na posse Esti veram presentes na posse da gover-

nadora do Distrito 4520, Tânia, as seguintes autoridades civis: Secretário Municipal de Ser-viços Urbanos da cidade de Belo Horizonte, Vitor Valverde Diniz, no ato representando o

Prefeito Márcio Lacerda; o Promotor Geraldo Magela Fiorenti ni e esposa Silvana Fiorenti ni, representando o Procurador Geral do MPMG DD Carlos André Mariani Bitt encourt; o De-sembargador Pedro Bernardes e esposa Regi-na, representando o presidente do Tribunal de Justi ça de MG, Pedro Carlos Bitt encour Mar-condes; o vice-presidente da FIEMG, Carlos Mário de Morais, representando o presidente da insti tuição Olavo Machado Júnior.

Também esti veram presentes diversas autoridades rotarianas, tais como os mem-bros do Colégio de governadores, governa-dores Assistentes e presidentes de Rotary Clubs do Disitrito 4520.

GD Vicente passa disti nti vo de governador para a GD Tânia Diniz

Page 6: Carta Mensal Julho - Rotary Distrito 4520

Distrito 4520 Carta Mensal6

ROTARIANOS(AS) e Rotaracti anos(as)

NOVAS GERAÇÕESNovo Representante Distrital toma posse na

Conferência em João MonlevadeA XXIX Conferência Distrital de Rotaract

Clubs aconteceu no período de 26 a 28 de Ju-nho, na cidade de João Monlevade. No encon-tro foi comemorado o sucesso dos trabalhos re-alizados pela gestão da RDR Silvia Elza Barbosa 2014-2015, que conseguiu moti var os jovens existentes e abrir novos clubes no Distrito.

Outros pontos fundamentais foram o treinamento oferecido aos novos dirigentes dos

Programa de Interact comemora crescimento no Distrito 4520A Representação Distrital de Interact do

Distrito 4520, do Ano Rotário 2015-2016 de RI, iniciou seus trabalhos ofi cialmente no dia 1º de Julho. Sob o lema Seja Líder, seja uma boa infl u-ência, seja Interact, os clubes que compõem o programa Interact Club no Distrito 4520, irão se engajar no crescimento e desenvolvimento do programa como um todo, a parti r da amplifi ca-ção e exaltação das qualidades interactárias.

A XXV Conferência Distrital de Interact Clubs aconteceu no período de 29 a 31 de maio, na cidade de Coronel Fabriciano, com a presen-ça de 230 interacti anos, onde se comemorou o sucesso dos trabalhos realizados na gestão 2014-2015 e também, treinaram-se os novos di-rigentes dos clubes, além da posse dos mesmos e da nova Representação Distrital de Interact.

O Rotary Club marcou presença no evento ofi cial do programa de Interact com a parti cipação de três governadores: o presi-dente da Comissão de Programas do Rotary Internati onal, da Subcomissão de Interact Club e GD 2005-2006 Geraldo Eustáquio e sua esposa Manuela, o GD 2014-2015 Vicen-te Bernardes e sua esposa Walmira e a Gover-nadora 2015-2016 Tânia Diniz.

nova equipe distrital de Rotaract toma posse na CoDIRC em João Monlevade

Interact em númerosO Programa de Interact vem crescendo a

cada ano dentro do Distrito 4520 e atualmente já conta com 19 clubes. A governadora Tânia Diniz explica que o programa, que envolve adolescen-tes de 12 a 18 anos é a célula futura de Rotary, por isso precisa ser tratado com muito cuidado, carinho, respeito e dedicação. “Esperamos nes-te ano Rotário conseguir um crescimento ainda maior do programa dentro dos nossos 54 clu-bes, que compõem o Distrito 4520”, explica.

Atualmente já existe o programa de In-teract nos seguintes Rotary clubs: RC Acesita, RC Araçuaí, RC Belo Horizonte, RC Belo Hori-zonte Mangabeiras, RC Cachoeira da Prata,

RC Caetanópolis, RC Capelinha, RC Coronel Fabriciano Norte, RC Itabira, RC Ipati nga, RC Jequiti nhonha, RC João Monlevade, RC Lagoa Santa, RC Pedro Leopoldo, RC Santana do Pa-raíso, RC Sete Lagoas, RC Sete Lagoas Boa Vis-ta, RC Taiobeiras e RC Teófi lo Otoni Norte.

clubes e a posse do novo Representante Distri-tal de Rotaract para o Ano Rotário 2015-2016, Tiago Nascimento Santos. Esti veram presentes no evento mais de 50 rotaracti anos e rotaria-nos, o Presidente da Comissão de Programas do Rotary Internati onal, da Subcomissão de Rotaract Club e GD 2005-2006 Geraldo Eustá-quio e sua esposa Manuela, o GD 2014-2015 Vicente Bernardes e sua esposa Walmira.

GD vicente e esposa Walmira, RDI Marco tulio, enya, GD tânia Diniz e GD Geraldo eustaquio

ÚLtIMo encontro de outbounds com toda equipe Distrital do Intercâmbio

ReUnIão da Comissão Distrital de Interact do Distrito 4520, com a presença do RDI 2015-2016 Marco tulio, do Gov. 2005-2006 Geraldo eustáquio, da GD 2015-2016 tânia Diniz, do ex-RDI Raul Macieira, da Interacti ana Lorena e do Rotariano Alberto

Intercâmbio de jovens movimenta o Distrito 4520O ano Rotário começou bastante movi-

mentado para o Programa de Intercâmbio de Jovens do Distrito 4520. No dia 11 de julho, foi realizada a seleção de intercambistas para 2016 (outbounds), com a presença da Governadora Tânia Diniz e a ilustre parti cipação da Carolina Pimenta, fi lha do companheiro Rui Pimenta, que fundou o programa de Intercâmbio de Jo-vens no Brasil na década de 70, no Distrito 4520. Para os estudantes que irão viajar ainda este ano, foram realizados diversos treinamentos com as respecti vas famílias, visando preparar os intercambistas para representarem o Distrito no exterior da melhor forma possível.

Ainda em relação ao programa de lon-ga duração, intercambistas de diversos países

(inbounds) foram recebidos no Distrito 4520 no Ano Rotário 2014/2015, tendo parti cipado de vários encontros e reuniões durante o pe-ríodo do intercâmbio.

E em relação ao Intercâmbio de Jovens de Curta Duração, o mês de julho também tem

se mostrado movimentado, os Rotary Clubs de Lagoa Santa, RC Mangabieras e RC Cidade Nova já receberam seus intercambistas que irão par-ti cipar desta modalidade do programa e estão animados em receber os parti cipantes da Fran-ça, do México e da Alemanha.

Atualmente são 16 clubes de Rotaract no Distrito, sendo eles os Rotaract Clubs, Almenara, Jequiti nhonha, Capelinha, Mato-zinhos, Cachoeira da Prata, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas, Boa Vista, Belo Horizonte-Leste, Belo Horizonte (em fundação), Itabira-Cauê, João Monlevade, Ipati nga, Coronel Fabricia-no (Governador Valadares - Rio Doce, Teófi lo Otoni Norte e Carati nga).

Page 7: Carta Mensal Julho - Rotary Distrito 4520

Carta Mensal Distrito 4520 7

Governadora começa sua caminhada pelo Distrito com visita ao Rotary Club Vespasiano

A governadora do Distrito 4520 de Ro-tary Internacional, Tânia Maria Diniz Andrade esteve em Vespasiano, no dia 13 de julho, para fazer sua visita ofi cial ao clube e à cida-de. A programação teve início com a recep-ção no Marco Rotário, da entrada da cidade, onde aconteceu o planti o de três mudas de Ipê Amarelo. Em seguida foi recebida no Asilo Nossa Senhora Auxiliadora, onde foram en-tregues fraldas geriátricas, cobertores, cadei-ra de roda e material de construção em ajuda a ampliação da insti tuição.

Na sequência a governadora foi recebi-da pelo Promotor de Justi ça da Vara da Infân-cia e da Juventude, Dr. André Chio Máximo. A reunião teve como objeti vo tratar de assuntos voltados às novas gerações, dentre eles teve destaque o projeto Todos Contra a Pedofi lia, o qual o Rotary Club de Vespasiano faz parte, juntamente com o Lions, Loja Maçônica Acácia Vespasianense e CDL, com a parceira do MP, prefeitura, PMMG e 113ª Subseção da OAB.

Depois foi a vez da governadora Tânia Diniz ser recebida pelo prefeito de Vespasiano

e presidente da Granbel, Carlos Murta. O chefe do executi vo explicou sobre as ações realizadas na cidade e elogiou a parceria do Rotary Club de Vespasiano junto ao poder público municipal.

De acordo com a Governadora do Distrito 4520, Tânia Diniz, a visita à cidade de Vespasia-no foi o início ofi cial de uma longa e proveitosa viagem por Minas Gerais, com o objeti vo de

ampliar as ações humanitárias realizadas pelos clubes que compõem o Distrito. “Estamos pre-parados para viver Rotary intensamente: eu e toda a minha equipe distrital. Com certeza será um ano Rotário de muito trabalho, conquistas e acima de tudo a certeza que seremos um presente para o mundo, como nos pede nosso presidente de RI, Ravindran”, fi nalizou.

Rotary de Santa Luzia recebe governadora e empossa presidente 2015-2016 no mesmo dia

No último dia 14 de julho, os mem-bros do Rotary Club de Santa Luzia, recepcionaram a Governadora do Dis-trito 4520 Tânia Diniz e o Governador assistente Onésimo Moreira Ramos às 15 horas, no marco Rotário da cidade. Logo após foram recebidos pelo Secre-tário Municipal de Meio Ambiente do município, Deusdedite Aguiar e planta-ram sete mudas de árvores às margens do Rio das Velhas.

Na sequência da visita, às 17 horas, a governadora visitou a igreja Matriz da cidade e o centro histórico da cidade de Santa Luzia. A assembleia geral foi realizada às 17h30min na residência do presidente 2015-2016 José Cláudio com a presença dos companheiros. A reunião solene de posse do presidente 2015-2016 ocorreu juntamente com a festi va da visita da governadora, às 20 horas na sede do clube. A solenidade contou com a presença de várias autoridades civis e rotárias.

Rotary de Dionísio destacou prestação de serviços na visita da governadora

A Governadora do Distrito 4520, Tânia Diniz, realizou sua visita ofi cial ao Rotary Club de Dionísio, no últi mo dia 16 de julho. Durante a visita, a Governado-ra concedeu uma entrevista a uma rádio local, onde falou sobre a importância do trabalho do Rotary na cidade, no Distrito 4520 e no mundo.

Tânia Diniz também visitou o Lar São Vicente, insti tuição que recebe o

CHeGaDa da Governadora no Marco Rotário de vespasiano - MG

PLantIo de mudas às margens do Rio das velhas

entRevISta à rádio local PLantIo de mudas

apoio do Rotary Club de Dionísio. Duran-te a visita, a Governadora esteve no Mar-co Rotário da cidade e conversou com o prefeito municipal Frederico Henriques Figueiredo Coura Ferreira.

Entre os principais pr ojetos desenvolvi-dos pelo Rotary Club de Dionísio estão o apoio ao Lar São Vicente, o cercamento das nascen-tes, a atuação em serviços ambientais, passeio ciclísti co e apoio ao Grupo Melhor Idade.

Page 8: Carta Mensal Julho - Rotary Distrito 4520

Distrito 4520 Carta Mensal8

Convenção de RI realizada no Brasil contou com a presença de mais de 15 mil rotarianos

A Convenção Internati onal de RI de 2015 reuniu mais de 15 mil rotarianos vindos de mais 150 países, na cidade de São Paulo, no período de 6 a 9 de Junho. Um período de oportuni-dade para conexões com ideias inovadoras, para contatos com velhos amigos e também para fazer novas amizades, um processo ati vo e intenso vivenciado por todos que esti veram presentes ao grande evento internacional rea-lizado no Brasil.

Os rotarianos presentes ti veram a oportunidade de visitar estandes com pro-jetos desenvolvidos por todo o planeta, as-sisti r a palestras e depoimentos emocionan-tes nas plenárias de rotarianos de todas as partes do mundo. O Presidente de RI Gary Huang e sua esposa, com a alegria tí pica do casal, foram fundamentais para o sucesso da conferência. Apresentaram ofi cialmente o PRI 2015-2016 Ravi Ravindran e sua espo-sa, bem como o novo lema rotário: “Seja um presente para o mundo”.

De acordo com os representantes do Distrito 4520, a abertura ofi cial da Convenção Internacional foi emocionante. Atentos à cul-tura brasileira, os organizadores ofereceram o Carnaval do Rotary no Sambódromo do Anhembi, um show com músicas carnavales-cas e apresentação de escola de samba com ritmistas, passistas e alegorias. No decorrer da abertura aconteceu uma apresentação in-superável do maestro João Carlos Marti ns e da bateria da Escola de Samba Vai-Vai, na Sala

São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Es-tado de São Paulo.

O Distrito 4520 parti cipou intensamen-te de cada instante da Convenção, desde a

pré-Convenção, com os Rotaracti anos e Inter-cambistas, até o últi mo show no Espaço das Américas, onde a maior cantora pop do Brasil, Ivete Sangalo, encantou a todos. Vários Gover-