carta mensal - julho 2014

36
P. 1 Nº1 Julho 2014 | AR 2014 2015 PRESIDENTE RI Gary C.K. Huang GOVERNADOR D1960 António Mendes ROTARACT D1960 Luís Rodrigues INTERACT D1960 Catarina Roque www.rotaractd1960.pt rotaract1960 Interact.Distrito1960

Upload: secretaria-rotaract

Post on 01-Apr-2016

229 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Carta Mensal do Rotaract e Interact Distrito 1960 de Rotary International em Portugal.

TRANSCRIPT

Page 1: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 1

Nº1 Julho 2014 | AR 2014 2015

PRESIDENTE RI

Gary C.K. Huang GOVERNADOR D1960

António Mendes

ROTARACT D1960

Luís Rodrigues INTERACT D1960

Catarina Roque

www.rotaractd1960.pt rotaract1960 Interact.Distrito1960

Page 2: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 2

REPRESENTADORIA ROTARACT D1960 Luís Filipe Martins Rodrigues Av. Pedro Álvares Cabral, 9 6000-085 Castelo Branco

TLM 963 806 589 [email protected]

REPRESENTADORIA INTERACT D1960 Catarina de Fátima Fernandes Roque

Rua da Cancelinha, 3 - 1º Dto 6000-324 Castelo Branco

TLM 963 968 467 [email protected]

EDITORES Luís Rodrigues Catarina Roque

COLABORAÇÃO EDITORIAL

Ana Antunes Inês Faustino

Ricardo Madeira Filipe Varinio

ÍNDICE

Mensagem do Presidente de RI

Gary Huang

Mensagem do Governador - D1960

António Mendes

Mensagem do Representante Rotaract - D1960

Luís Rodrigues

Mensagem da Representante Interact - D1960

Catarina Roque

Mensagem do Representante Rotaract - D1970

Ricardo Laranjeira

Mensagem do Representante Interact - D1970

Inês Portela

Plano Estratégico - Rotaract D1960

Manual de Liderança

Noticias do Distrito 1960

Noticias dos Rotaract Clubes D1960

Noticias dos Interact Clubes D1960

Agenda dos Representantes

3

5

7

9

10

11

13

14

15

25

29

34

Page 3: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 3

M uitos valores tradicionais chine-ses também estão presentes em Rotary, co-mo servir, agir com responsabilidade e res-peitar a família e o próximo. Costumo dizer que Confúcio foi o primeiro rotário do mun-do, pois embora tenha morrido 2.500 anos antes da fundação do Rotary, as suas ideias eram extremamente rotárias. Uma das coisas que ele disse foi: "é melhor acender uma úni-ca vela do que ficar sentado, amaldiçoar a es-curidão".

Acho que esta frase resume bem o nosso tra-balho. Muitas pessoas, ao pensarem nas difi-culdades do mundo e em todos que preci-sam de ajuda, costumam dizer: "não há nada que eu possa fazer". E como não fazem nada, as coisas continuam iguais. Mas esta não é a maneira de agir do Rotary.

Como Confúcio, acreditamos que cada vela é importante. Eu acendo a minha, você acende a sua e cada um dos 1,2 milhões de associa-dos faz o mesmo. Juntos, temos muito mais força do que sozinhos. Juntos, podemos fazer o mundo brilhar.

É isso que peço em 2014-15: quero que cada um de vocês Faça o Rotary Brilhar.

Há várias maneiras de Fazer o Rotary Brilhar.

Vocês podem organizar um Rotary Day para mostrar às comunidades o que o Rotary é e o que faz, envolver os Rotaract e Interact Clubs em seus projectos humanitários para atrair as novas gerações e convidar outras pessoas a se associarem, inclusive cônjuges e familia-res, para contribuir no fortalecimento da nos-sa organização.

A coisa mais importante para Fazer o Rotary

Brilhar é terminar o trabalho começado há mais de 25 anos: erradicar a pólio da face da Terra. Estamos prestes a alcançar o nosso objectivo, mas só teremos sucesso se conti-nuarmos a lutar e a trabalhar para conseguir os fundos necessários à recta final da iniciati-va contra a paralisia infantil.

Faça o Rotary Brilhar é mais do que o nosso Lema. É o modo pelo qual vemos o mundo ao nosso redor e o papel que temos a desempe-nhar. Nós acreditamos que podemos nos unir e Fazer o Rotary Brilhar. Este é o nosso objectivo, e o meu desafio a vocês.

Gary C.K. Huang Presidente, Rotary International

mensagem Presidente de RI

GARY C.K. HUANG

Page 4: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 4

G ary Huang praticou muitos despor-tos na sua juventude, mas o basquetebol foi o seu favorito. Nessa modalidade desportiva, foi capitão e base da sua equipa do ensino secundário. "Eu não sou alto, mas era rápido" dispara com um sorriso. "Sabia como orientar a bola e mover a minha equipa para a vitória". Isso foi há décadas, mas seja no basquetebol, nos negócios ou em Rotary, orientar a bola continua a ser o jogo de Huang. Ele gosta de acção, progresso e desafios. Quando o Rotary Club de Taipei lhe disse que era muito jovem

para ser sócio do clube, ele persistiu, partici-pou em todas as reuniões durante nove me-ses, até conseguir um convite aos 30 anos. Desde então não parou de avan-çar. Cinco anos depois de entrar para Rotary, Huang tornou-se presidente do clube. De-pois tornou-se o mais jovem governador dis-trital, primeiro director de RI e primeiro administrador da Fundação Ro-tária de Taiwan. Este mês, torna-se o primeiro presidente chinês de Rotary International.

GARY C.K. HUAN Presidente de Rotary International

Page 5: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 5

N esta sociedade do ter, o ser huma-no está a ser coisificado, conside-

rado como mais um bem de consumo que se usa e deita fora, como algo descartável.

A crise financeira que assola a Europa e qua-se todo o mundo dito civilizado tem, na sua origem, uma crise de valores com a negação da dignidade da pessoa humana.

A ética na relação interpessoal, quer nas or-ganizações quer ao nível da governação dos países, passou a ser percepcionada como um obstáculo ao crescimento de alguns que a desprezam. Esquecem que a ética é funda-mental para o equilíbrio social, para o desen-volvimento de uma sociedade mais humana, menos violenta.

O liberalismo selvagem e o individualismo têm estado a distorcer as relações entre as pessoas, incluindo a organização familiar.

O grande escritor e historiador que foi Ale-xandre Herculano afirmou que a “história é a grande mestra da vida”. Porque acredito nes-sa afirmação, evoco a Grécia antiga, quando num período atribulado da sua existência, no areópago ateniense se discutia a situação so-cial e as medidas a tomar para ultrapassar a situação. Perante o desânimo de muitos, um velho cidadão pediu a palavra, tirou do bolso

uma maçã podre e falou: vou abrir esta maçã e dela extrair as suas sementes. Irei depois levá-las para o meu quintal e semeá-las. Virá um dia em que delas nascerá uma nova maci-eira que dará frutos sãos.

Desta parábola da maçã podre podemos hoje aprender a lição. Quando a sociedade parece não encontrar mais uma senda para corrigir os seus desvarios, a aposta está na educação e na formação dos mais novos. Esta é a moti-vação que faz de mim professor.

Em cada criança e em cada jovem está uma nova sociedade em potencial.

Acredito no Rotaract e no Interact, nos jovens que ousaram ser solidários, que perceberam que é no dar que nos realizamos.

Com a palavra e, sobretudo, com o exemplo iluminai os caminhos da vida onde, lado a la-do, outros caminham convosco.

Conto convosco.

António Mendes Governador Distrital

mensagem Governador

ANTÓNIO MENDES

Page 6: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 6

Luís Rodrigues REPRESENTANTE [email protected]

Ana Antunes SECRETARIA [email protected] Cátia Tomé PROTOCOLO [email protected] Diogo Santos TESOURARIA [email protected] Alexandre Santos CONSELHEIRO [email protected]

Marta Manita AV. SERVIÇOS INTERNOS [email protected] Joaquim Freitas AV. SERVIÇOS INTERNACIONAIS [email protected] Ana Raquel AV. SERVIÇOS PROFISSIONAIS [email protected] João Casaca AV. SERVIÇOS À COMUNIDADE [email protected] Ricardo Madeira COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO [email protected]

Equipa da

Representadoria Distrital

Page 7: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 7

J ulho é mês de mudança! É o mês em que se renovam as lideranças e se apostam em novos compromissos. É, também, o mês em que se aproveita para fazer o balanço de um ano de trabalho e reter o que de melhor foi feito, tentando compreender o que correu menos bem. A vida é o resultado das nossas vivências. Podemos afirmar que estamos em constante aprendizagem sendo que o mesmo acontece com a vida dos clubes. Melhoramos com a experiência, absorvemos os bons exemplos de bons projectos, afinamos por-menores que outrora falharam e melhora-mos. E ao melhora, melhoramos, também, o nosso impacto junto da Sociedade.

Com os novos líderes, uma nova energia re-nova o espirito de equipa e reforça o empe-nho dos clubes em trabalhar para a sua co-munidade. São os líderes os guias na materia-lização dos valores de Rotary. Carregam com eles novos ideais, novos horizontes e novos objectivos. Cada qual imprimindo a sua forma de trabalhar e de gerir a sua equipa – cada qual com o seu estilo!

Novas ambições começam agora a aflorar no seio dos clubes, contagiando todos aqueles que procuram na mudança uma forma de ac-tuar. Contudo, não devemos interpretar a mu-dança como forma de alterar um rumo mas, sim, como um meio de fortalecer ideias e pro-jectos passados contribuindo, assim, para a continuidade de bons projectos. Devemos, igualmente, respeitar e honrar o trabalho de todos aqueles que agora deixam as lideranças dos seus clubes. São eles marcos na história de Rotary. Cabe-me, desta forma, enquanto Representante Distrital, deixar uma palavra de reconhecimento e apreço a todos aqueles que cessam as suas funções e a toda a sua

equipa. O ano rotário 2013-14 foi um ano que transformou as vidas de muitas famílias por-tuguesas, em parte devido à união e empe-nho dos clubes.

Perante uma Sociedade enfraquecida pelas privações económicas e, consequentemente, sociais surge, actualmente, a necessidade de uma intervenção directa de todos aqueles que aceitaram fazer parte desta grande famí-lia. Cada vez mais, a acção de Rotary faz senti-do na consolidação de uma sociedade mais justa e equilibrada. Enquanto jovens líderes, que somos, temos a responsabilidade de combater os problemas sociais que assolam as nossas comunidades.

Somos uma equipa multidisciplinar, pois en-volvemos nos nossos clubes membros com conhecimentos e modos de actuação diferen-tes. Temos objectivos concretos e mensurá-veis. Procuramos, através dos ideais de Rota-ry, desenvolver acções para uma sociedade específica. Temos uma vasta rede de mem-bros espalhada por todo o mundo que parti-lha os mesmos valores e ideais. Temos, assim, tudo para combater os problemas sociais que nos rodeiam, e que todos os dias testemu-nhamos. Temos tudo para brilhar!

Companheiros, peço-vos que se deixam con-tagiar pelo lema do ano e brilhem! Brilhem junto da vossa comunidade, junto do vosso clube, junto dos vossos companheiros, juntos dos vossos familiares e amigos, junto de vós! Com a vossa força e determinação faremos Rotary Brilhar!

É hora de agir! Façamos Rotary Brilhar!

Saudações Rotaractistas

Luís Rodrigues

Representante Distrital de Rotaract

mensagem Representante Rotaract

LUÍS RODRIGUES

Page 8: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 8

Catarina Roque REPRESENTANTE [email protected]

Inês Faustino SECRETARIA [email protected] Inês Mateus PROTOCOLO [email protected] Ana Barros TESOURARIA [email protected]

Mariana Afonso AV. SERVIÇOS À COMUNIDADE [email protected] João Vasco AV. SERVIÇOS INTERNOS [email protected] Adriana Correia AV. SERVIÇOS INTERNACIONAIS [email protected] Mariana Afonso AV. SERVIÇOS À COMUNIDADE [email protected] Filipe Varino COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO [email protected]

Equipa da

Representadoria Distrital

Page 9: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 9

E stimados Companheiros.

Este é o mês dos Novos Líderes, todos somos líderes, a partir do momento em que nos jun-támos a um movimento como o Rotary, de uma forma ou de outra já o somos a partir desse momento. Enquanto líderes em Rotary aquando da tomada de decisão, regemo-nos segundo a Prova Quadrupla: 1. É a VERDADE? 2. É JUSTO para todos os interessados, 3.Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZA-DES? e 4.Será BENÉFICO para todos os inte-ressados?

Para este novo ano cujo lema é: Vamos fazer o Rotary Brilhar, vamos focar-nos em pontos como a Comunicação, a Liderança, o Quadro Social, o Futuro e o Distrito. A Comunicação é um dos temas mais difíceis quer entre clubs, quer dentro dos clubes. A Liderança é um dos pontos fulcrais em qualquer instituição. O Quadro Social é extremamente importante, uma vez que permite manter e fortalecer os clubs existentes no nosso distrito. O Futuro, neste ano novo será importante abrir cami-nho para assegurar a continuidade da repre-sentadoria. A ideia de Distrito, pois os clubes precisam de deixar de ter a ideia de clubs iso-lados.

Em Rotary, percebemos que ajudando o pró-ximo, mesmo de maneiras muito simples, po-demos promover a paz.

Essa paz é promovida da maneira mais tradi-cional: trabalhando para reduzir as carências de cada um, existentes nas sociedades. Estes Clubes constroem pontes de amizade e tole-rância para unir pessoas e nações, ajudando-nos a compreender uns aos outros, é preci-samente desde modo que Vamos juntos fa-zer o Rotary brilhar. Este objectivo deve tra-duzir-se no modo como vivemos, pensamos, sentimos e trabalhamos, quer no Interact, Ro-taract e no Rotary. É desta forma que fare-mos a diferença, todos os dias, em cada club, cada distrito e no país.

Catarina Roque Representante Distrital de Interact

mensagem Representante Interact

CATARINA ROQUE

Page 10: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 10

C aros Companheiros e Amigos do Distrito 1960,

Este ano Gary Huang, o nosso Presidente de RI, propôs-nos fazer com que Rotary Brilhe. Nas suas palavras, "O brilho não é de exibi-ção. O brilho é de se intensificar os progra-mas humanitários na comunidade em que estamos. Precisamos fortalecer as nossas ac-ções humanitárias, mostrar de forma mais enfática o que somos e o que fazemos.” É nosso dever promover a imagem de Rotary e dos seus programas de Juventude, nos quais nos inserimos.

Para que esta meta seja alcançada, temos de unir esforços, e nada melhor do que quebrar-mos barreiras, desfazermos fronteiras e unir-mo-nos num só movimento que somos. Dei-xemos as divisões administrativas em distri-tos rotários para trás.

Juntos somos melhores, Rotaract, Interact e Rotary Kids em prol de um só propósito. Dar de Si antes de Pensar em Si.

É este o nosso compromisso. A Representa-doria de Rotaract, assim como a de Interact, estarão disponíveis a 100% para trabalhar conjuntamente com as Representadorias do vosso Distrito.

Quero deixar um abraço especial ao Luís e à Catarina pelas funções que lhes foram confia-das, o Distrito 1960 está muito bem repre-sentado.

O Distrito 1970 está de braços abertos para vos receber, serão sempre muito bem-vindos.

Juntos Fazemos Rotary Brilhar.

Ricardo Laranjeira

Representante Distrital de Rotaract, Distrito 1970

mensagem Representante Rotaract D1970

RICARDO LARANJEIRA

Page 11: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 11

N este ano grandes desafios nos es-peram, contando assim com o

apoio de todos para que o impacto das nos-sas acções ilumine a nossa comunidade.

Trabalharemos em prólogo do aumento do quadro social, na formação de clubes activos e na formação de novos líderes, dando a co-nhecer á comunidade o nosso trabalho.

Podem contar com todo o meu empenho e dedicação no exercer das funções que me foram confiadas, contando com a colabora-ção de todos os membros da minha equipa com o apoio do meu clube, Interact Clube de Pombal e de todos os clubes rotários do dis-trito. Sendo a representante de Interact do Distrito 1970, conto com a colaboração do companheiro Ricardo Laranjeira, com o com-panheiro Luís Rodrigues e a companheira Ca-tarina Roque aos quais desejo os maiores su-cessos e as maiores felicidades no desempe-nho dos seus cargos assim como conto com a colaboração e empenho esperado de to-dos, tentando levar á comunidade o nome e espírito rotário, para que todos conheçam as camadas jovens, Rotaract e Interact também dinâmicas e envolvidas nas actividades de-senvolvidas pelo Rotary.

A representadoria de Interact trabalhará a 100% com a de Rotaract porque sozinhos não somos ninguém. Trabalharemos unidos por dois distritos, com um só objectivo, fazer Rotary brilhar.

Inês Portela

Representante Distrital de Interact, Distrito 1970

mensagem Representante Interact D1970

INÊS PORTELA

Page 12: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 12

Page 13: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 13

O passado ano rotário (2013-14) teve como principais vectores de orientação a Co-

municação, Capitalização dos Clubes, Formação

Rotária e Formação Profissional, sobe a forma de reestruturação e consolidação do Distrito, que se traduziu num aumento considerável no número de sócios e numa melhor coesão entre os clubes. Todo o trabalho até então desenvolvido vem permitir que anos vindou-ros encontrem um distrito unido e empenha-do em desenvolver novos e melhores projec-tos à sociedade. Com base nesses princípios, a Representadoria desenvolveu um conjunto de acções ao nível da organização interna, lançando e fortalecendo as bases de uma no-va geração de serviços aos membros do dis-trito, colocando em prática projectos que vi-sam atingir aqueles objectivos.

Estando, actualmente, organizada a estrutura basilar da Representadoria, a estratégia para o ano rotário de 2014-15 passa por estabele-cer uma acção centrada nos membros Rota-ractistas. Para que tal aconteça pretende-se dar continuidade ao trabalho desenvolvido, até então, embora sendo canalizado à figura do sócio.

A Representadoria, assumindo-se enquanto canal agregador e catalisador na divulgação e

promoção de projectos dos clubes quer con-tribuir, no presente ano, para a implementa-ção de parcerias entre clubes do Distrito, po-tenciando, desta forma, o impacto global na sociedade.

Não obstante os esforços já desenvolvidos na comunicação por parte da Equipa Distrital 2013-14, reconhece-se a necessidade de um maior enfoque nesta área como essencial pa-ra a promoção e aproximação do movimento Rotário à sociedade. Desta forma salienta-se, também, a importância de continuar a trans-mitir aos clubes uma informação clara e di-recta sobre Rotary, para melhor comunicar com a sociedade, e consequentemente per-mitir o aumento do Quadro Social.

De acordo com as premissas atrás apresenta-das, o presente ano rotário será conduzido segundo os seguintes pilares: FormaçãoFormaçãoFormaçãoFormação, Co-Co-Co-Co-

municaçãomunicaçãomunicaçãomunicação e Fortalecimento do Quadro SocialFortalecimento do Quadro SocialFortalecimento do Quadro SocialFortalecimento do Quadro Social.

Luís Rodrigues Representante Distrital de Rotaract

Plano Estratégico

Rotaract D1960 Ano Rotário 2014 - 2015

Page 14: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 14

J á se encontra disponível o Manual de Liderança de Interact e Rotaract D1960. Este manual reúne informação necessária à direc-ção de um clube de Interact e Rotaract, auxili-ando os membros do Conselho Director, bem como os directores das Avenidas de Serviço, a melhor compreender as funções e objecti-vos de cada cargo. Pretende, igualmente, au-mentar os conhecimentos dos membros do clube e ajudar a traçar objectivos dentro de um quadro de orientação uniforme para o distrito, o qual permitirá alcançar uma ima-gem mais forte.

O Manual de Liderança, 2014 - 2015, vem ac-tualizar o Manual de Liderança publicado pela Equipa da Representadoria em 2013 - 2014.

Principais temas abordados:

• Objectivos do Rotaract • Objectivos do Interact • Administração do Clube • Avenidas de Serviço • Imagem e Comunicação • Quadro Social

Manual de Liderança

Interact e Rotaract D1960 Ano Rotário 2014 - 2015

Page 15: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 15

Notícias

Anúncios

Projectos

Serviço

Eventos

Noticias do Distrito

DISTRITO 1960

Page 16: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 16

N o passado dia 8 de Março de 2014, na sede da Governadoria do Distrito 1960, em Alverca, decorreu o Seminário de Forma-ção de Presidentes Eleitos de Rotary para o Ano Rotário 2014-2015.

Esteve presente no seminário o companheiro Luís Rodrigues, até então Representante Elei-to para o Rotaract, que proferiu umas pala-vras dirigidas aos companheiros Rotários pre-sentes no evento, salientado a importância no apoio e acompanhamento do Rotary junto das Novas Gerações — Interact e Rotaract.

Formação

Seminário de Formação de Presidentes Eleitos - Rotary D1960

Ano Rotário 2014 - 2015

Page 17: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 17

N o passado dia 31 de Maio decor-reu, no Centro de Estudos Culturais e Acção Social Raio de Luz, em Sesimbra, mais uma edição da Assembleia de Preparação de Líde-res, esta que lança o arranque para o novo ano Rotário 2014-15. A Assembleia contou com a participação de, aproximadamente, 60 companheiros, desde Interactictas a Rotários e serviu, não só para apresentar as novas Equipas Distritais de Interact e Rotaract, suas metas e objectivos para o novo ano, mas tam-bém para formar e informar os clubes das Novas Gerações preparando-os e preparan-do os novos líderes que assumirão a respon-

sabilidade de levar a cabo um novo ano de serviço.

Foi com enorme satisfação que contámos com a presença do nosso estimado compa-nheiro Governador Eleito para o Distrito 1960, o Companheiro António Mendes que, com a sua simpatia, nos transmitiu a visão da governadoria para um novo ano de trabalho, motivando a plateia a trabalhar e a pensar como um só, através da união de esforços. Contámos, ainda, com a participação do Re-presentante Eleito do Distrito 1970 para o Ro-taract, o Companheiro Ricardo Laranjeira, que demonstrou vontade de aproximar os dois Distritos Rotários.

Formação

Assembleia de Preparação de Líderes Interact e Rotaract D1960 Ano Rotário 2014 - 2015

Page 18: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 18

A Assembleia, dividida por sessões plenárias e por grupos de discussão, teve início com a intervenção do Governador Distrital Eleito, Companheiro António Mendes, que deu as boas vindas aos companheiros presentes e focou a sua visão de Rotary e o papel das No-vas Gerações no novo ano, tendo sido segui-do pela Companheira Isabel Lopes, Embaixa-dora da Comissão das Novas Gerações para o ano 2014-15, que nos informou das direc-trizes de Rotary para Interact e Rotaract e abordou as oportunidades e sinergias que podem advir de uma maior proximidade en-tre clubes. Ainda na primeira sessão plenária foram apresentadas as novas Equipas Distri-tais de Interact e Rotaract, tendo os seus Re-presentantes Eleitos apesentado a sua visão e metas para o Ano Rotário 2014-15.

Contámos com outros momentos de forma-ção e informação durante todo o dia, por companheiros rotários e rotaractistas que prontamente se disponibilizaram a colaborar nestas sessões. Abordaram-se questões so-bre a Fundação Rotária Portuguesa, Rotary Foundation e Comunicação e Identidade de

Rotaract pelos companheiros Teresa Mayer, Armando Mendes e Ricardo Madeira, respec-tivamente. Houve, também, momentos de descontracção onde se realizou uma dinâmi-ca de grupo, que fomentou a cooperação en-tre companheiros e criou um ambiente propí-cio ao companheirismo.

Page 19: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 19

Os grupos de discussão, que abarcaram os cargos do Conselho Director e das Avenidas de Serviço, proporcionaram aos companhei-ros de Interact e Rotaract um melhor esclare-cimento sobre a sua área, assim como a troca de ideias. A separação dos grupos por áreas de enfoque levou a que houvesse um melhor entendimento das funções a desempenhar e, deste modo, proporcionou um debate melho-rado e centralizado no cargo. Por se ter opta-do por um modelo de interacção directa com a plateia, (modelo que foi implementado no passado ano), conduziu a uma abordagem mais centrada nas dúvidas relativas às res-ponsabilidades de cada elemento.

Ainda durante o dia houve três momentos, apelidados de “A acção de Rotary”, em que companheiros rotaractistas e voluntários tive-

ram a oportunidade de testemunhar a sua participação em programas de Rotary, e con-tar como estes transformaram o seu modo de ser e estar na sociedade.

Após um último período de intervenções te-ceram-se as conclusões finais, ficando no ar a certeza que todos os participantes saíram sa-tisfeitos e motivados para juntos fazer Rotary Brilhar.

Page 20: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 20

N o passado dia 28 de Junho, no Hotel Costa da Caparica, decorreu a Transmissão de Tarefas da Governado-ria de Rotary do D.1960 e a Transmis-são de Tarefas das Representadorias Distritais de Rotaract e de Interact.

Na cerimónia estiveram presentes os Governadores cessante e entrante do D.1960, bem como os Governadores

cessante e entrante do D.1970, os Re-presentantes Distritais de Rotaract e de Interact do D.1960 e muitos Compa-nheiros rotários, rotaractistas e Inte-ractistas, que se reuniram para cele-brar o fim do ano em que o Lema foi Viver Rotary, Transformar VidasViver Rotary, Transformar VidasViver Rotary, Transformar VidasViver Rotary, Transformar Vidas para com satisfação testemunharem o início do ano rotário em que o Lema é Faça o Faça o Faça o Faça o

Rotary Brilhar.Rotary Brilhar.Rotary Brilhar.Rotary Brilhar.

Transmissão de Tarefas

Governadoria de Rotary e Representantes Distritais

de Interact e Rotaract D1960

Page 21: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 21

A cerimónia iniciou-se com a Transmis-são de Tarefas da Representadoria Dis-trital do Rotaract e do Interact, em que o Compº Ricardo Madeira passou o tes-temunho à Compª. Catarina Roque e ao Compº Luís Rodrigues, da Representa-doria Distrital de Interact e Rotaract, respectivamente.

Por fim, o Compº. Fernando Martins ini-ciou a Transmissão de Tarefas formal da Governadoria do Distrito 1960, colo-cando o colar de Governador de Rotary do D.1960 ao Compº. António Mendes.

Nesta cerimónia esteve presente um enorme sentimento de companheirismo e amizade.

Page 22: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 22

N o passado dia 5 de Julho, no Hotel São João da Madeira decorreu a Transmissão de Tarefas da Governado-ria de Rotary do D.1970 e a Transmis-são de Tarefas das Representadorias Distritais de Rotaract e de Interact. Na cerimónia estiveram presentes os Governadores cessante e entrante do D.1970- a Compª Maria Goreti Machado e o Compº Fernando Laranjeira, bem

como os Governadores cessante e en-trante do D.1960 – o Compº Fernando-Martins e o Comp. António Mendes, os Representantes Distritais de Rotaract e de Interact do D.1960 e do D1970- Compº Ricardo Madeira, Compº Luís Ro-drigues e Compª Catarina Roque, Com-pº Pedro Cepeda, Compª Reneta Leite, Compº Ricardo Laranjeira e a Compª Inês Portela, e muitos Companheiros

Transmissão de Tarefas

Governadoria de Rotary e Representantes Distritais

de Interact e Rotaract D1970

Page 23: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 23

rotários, rotaractistas e Interactistas, que se reuniram para celebrar o fim do ano em que o Lema foi Viver Rotary, Viver Rotary, Viver Rotary, Viver Rotary,

Transformar VidasTransformar VidasTransformar VidasTransformar Vidas para com felicidade testemunharem o início do ano rotário em que o Lema é Faça o Rotary Brilhar.Faça o Rotary Brilhar.Faça o Rotary Brilhar.Faça o Rotary Brilhar. A cerimónia iniciou-se com a Transmis-são de Tarefas da Representadoria Dis-

trital do Rotaract e do Interact, em que a Compª Renata Leite passou o teste-munho à Compª. Inês Portela e o Com-pº Pedro Cepeta ao Compº Ricardo La-ranjeira, da Representadoria Distrital de Interact e Rotaract, respectivamen-

te. Por fim, a Compª Maria Goreti Machado efectuou a transmissão de tarefas ao Compº Fernando Laranjeira. Nesta cerimónia esteve presente um enorme sentimento de amizade e com-panheirismo. Sendo ainda de salientar a enorme vontade por parte dos dois distritos, de trabalharem como um só.

Page 24: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 24

D� ��� �� �����, ������ �� ������

Page 25: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 25

Notícias

Anúncios

Projectos

Serviço

Eventos

Noticias do Distrito

Rotaract

Page 26: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 26

D isponível através de um cli-que, o Rotaract Club Torres

Vedras tem o prazer de vos convidar a conhecer o nosso website em:

www.rotaractclubtorresvedras.com.

Aqui será possível acompanhar as nos-sas novidades, ficar a par dos projectos já desenvolvidos, das participações e representações, além de conhecer um pouco mais sobre a história do nosso clube e a equipa 2014/2015.

É um website dirigido principalmente a um target não rotário/rotaractista, e uma ferramenta que sentíamos neces-sidade de possuir para questões de di-vulgação do nosso clube e de presença enquanto organização.

Com este projecto, fez sentindo um re-branding ao nosso logo, sendo que de-cidimos adoptar a versão monocolor.

Visitem-nos

Rotaract Club Torres Vedras Lança novo site

Page 27: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 27

D ecorreu no dia 24 de Junho, a Transmissão de Tarefas do Ro-

tary Club e Rotaract Club Torres Ve-dras, no Hotel Império, no centro da cidade.

Durante a cerimónia os convidados presentes assistiram à emblemagem de 6 novos companheiros, a uma apresen-tação do ano transacto pela presidente cessante, Susana Silva, e a uma apre-sentação do novo ano e equipa pelo atual presidente, Gonçalo Bento.

No nosso clube padrinho, a companhei-ra Ana Margarida Santos passou a pre-sidência ao companheiro Vítor Brettes.

No fim, foram trocados cumprimentos de continuação de um bom trabalho à nova equipa, que é constituída por:

Presidente – Gonçalo Bento

Past presidente – Susana Silva

Vice presidente – Daniela Luís

Secretária – Rita Mantas

2ª Secretaria – Joana Carvalho

Tesouraria – Inês Gomes

Protocolo – Francisco Patrocínio

Av. Serviços Internos – Marta Ferreira

Av. Serviços Profissionais – Carina Fer-reira

Av. Serviços à Comunidade – Diana Du-arte

Av. Serviços Internacionais – Ricardo Ferreira

Rotaract Club Torres Vedras Transmissão de Tarefas

Page 28: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 28

Nos passados dias 21 e 22 de Junho, o Rotaract Club Torres Vedras voltou a produzir um evento de larga escala. Desta feita, um torneio 24h de Futsal sob o tema do Campeonato do Mundo de Futebol que decorre este ano no Brasil.

O conceito passava por atribuir uma seleção, das 16 primeiras colocadas no ranking FIFA, a cada equipa inscrita. Mais de 140 participantes divididos pe-las 16 equipas que esgotaram a capaci-dade do torneio proporcionaram a to-dos aqueles que gostam de futsal vá-

rios momentos de grande nível e, no final do torneio, Portugal levou de ven-cida a Espanha vencendo assim a 1ª Copa do Mundo de Futsal 24h.

Como não poderia deixar de ser, este evento foi feito com um propósito além da competição e do companheirismo entre os participantes. A verba conse-guida com o torneio irá servir para comprar material necessário à remode-lação de uma unidade do Hospital de Torres Vedras que irá prestar apoio a grávidas no pré e pós parto.

Rotaract Club Torres Vedras Torneio de Futsal

junta mais de 140 participantes

Page 29: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 29

Notícias

Anúncios

Projectos

Serviço

Eventos

Noticias do Distrito

Interact

Page 30: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 30

N a passada sexta-feira, dia 27 de Junho, celebrou-se o 31º Aniversário do Rotary Clube de Tavira, a emblema-gem de novos companheiros Interact e as Transmissões de Tarefas do Interact Club de Tavira e do Rotary Club de Tavi-ra. Uma noite cheia de emoções e de importantes momentos na vida de rota-ry. Fizeram questão de se juntar a nós, nesta cerimónia, a Representante Dis-trital do D1960, companheira Catarina Roque e a secretária da Representado-ria Distrital D1960, companheira Inês Faustino, ambas do Interact Clube de

Castelo Branco. Companheiros Inte-racts, companheiros do Almancil Inter-nacional Rotary Club, do Rotary Club Estoi Palace Internacional, Rotary Club de Lagos, Rotary Club de Lisboa – Es-trela, Rotary Club de Loulé, Rotary Club de Olhão, assim como o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Dr. Jor-ge Botelho e o Sr. Presidente da As-sembleia Municipal, Eng. José Baía, en-tre outros convidados. Este conjunto de cerimónias decorreu no agradável e bonito restaurante “Vale d’El Rey, em Pedras d’El Rey - Sta Luzia.

Interact Club Tavira Transmissão de Tarefas

Page 31: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 31

Iniciou-se com a saudação às bandei-ras, seguindo-se a oficialização dos no-vos membros Interact e depois a apre-sentação rotária. O resto da noite de-correu com a Transmissão de Tarefas do Interact, onde o companheiro Jõao Vasco (Presidente cessante) passou o colar e o emblema de Presidente para a companheira Mariana Afonso (Presidente entrante) que prosseguiu com a apresentação do seu conselho diretor. Depois, a Transmissão de Tare-fas de Rotary, do companheiro Rui Hor-ta (Presidente cessante), para o compa-nheiro Daniel Sousa (Presidente en-

trante). A cerimónia continuou com o momento de Actualidades e Comunica-ções.

Sendo a Transmissão de Tarefas do Rotaract Clube da Amadora, também esta noite, fez-se uma tentativa de co-municação através de ligação skype, para podermos felicitar o seu Presiden-te entrante bem como a sua equipa de trabalho, mas devido a alguns proble-mas técnicos não ocorreu na perfeição.

Por fim, o companheiro Presidente entrante do Rotary Club de Tavira apre-sentou alguns dos seus projectos e também a sua equipa. Anunciou ainda que o Certificado de Organização do Rotaract Club de Tavira seria entregue no dia 13 de Julho, pelas 15:30, em lo-cal a definir Foi uma noite muito bonita, onde também se recordaram os mo-mentos de organização e participação nos projectos do ano com muita ale-gria, com o sentimento do dever cum-prido e em que foi constante o entusi-asmo em relação ao que está para vir!

Page 32: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 32

N o passado dia 12 de Julho, o In-teract Club de Castelo Branco realizou a sua cerimónia de Transmissão de Ta-refas, renovando-se o Conselho Direc-tor do mesmo para o Ano Rotário 2014/2015, sendo a actual Presidente Inês Mateus.

No passado Ano Rotário o lema era "Viver Rotary, Transformar Vidas" e ao longo desse mesmo ano e após diver-sos projectos, verificou-se um ano de muitas conquistas e trabalho no final.

O novo lema pede que se faça brilhar Rotary e à semelhança de anos anterio-res os clubes estão determinados a juntos darem o seu melhor na missão

do servir, para além da promoção do companheirismo e amizade entre os seus membros, bem como a formação no âmbito da liderança.

Interact Club Castelo Branco Transmissão de Tarefas

Page 33: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 33

N o passado dia 1 de julho, no restaurante “A Cascata”, ocorreu a cerimónia de Transmissão de Tarefas do Interact Club de Abrantes em conjunto com

o Rotary Club desta mesma cidade.

Durante esta celebração, a presidente cessante, companheira Ana Albuquerque, cedeu o cargo ao presidente entrante, companheiro Filipe Varino. Ao longo do de-correr da cerimónia foram dados os parabéns ao Conselho Director que terminou as suas funções, pelo trabalho que desempenhou, e o Conselho Director actual re-cebeu palavras de encorajamento e votos de sucesso nos seus projectos.

Interact Club Abrantes Transmissão de Tarefas

Page 34: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 34

Agenda dos Representantes

Julho Segue a página da

Representadoria do

Interact D1960

Page 35: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 35

Agenda dos Representantes

Julho

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

1 2 3 4 5 6

7 8 9 10 11 12 13

14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27

28 29 30 31

Dia 05 | Sábado

- Cerimónia de Transmissão de Tarefas D1970

Dia 12 | Sábado

- Cerimónia de Transmissão de Tarefas Rotaract Club de Castelo Branco

- Cerimónia de Transmissão de Tarefas Rotaract Club de Sesimbra

Dia 13 | Domingo

- Oficialização do Rotaract Club de Tavira

Dia 26 | Sábado

- Encontro com Jovens Interactistas de Abrantes

Dia 27 | Domingo

- Reunião da Equipa Distrital de Rotaract

Page 36: Carta Mensal - Julho 2014

P��. 36

A PROVA QUÁDRUPLA

É � V������?

É J���� ��� ���� � ���������?

C���� B�� V������ � M������� A!"#����?

S�� $��%&"'� ��� ���� � ���������?