carta mensal - fevereiro 2015

32
P. 1 PRESIDENTE RI Gary C.K. Huang GOVERNADOR D1960 António Mendes ROTARACT D1960 Luís Rodrigues INTERACT D1960 Catarina Roque www.rotaractd1960.pt rotaract1960 Interact.Distrito1960 Nº8 Fevereiro 2015 | AR 2014 2015 110º ANIVERSÁRIO Rotary Internacional

Upload: secretaria-rotaract

Post on 08-Apr-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Carta Mensal do Rotaract e Interact Distrito 1960 de Rotary International em Portugal.

TRANSCRIPT

Page 1: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 1

PRESIDENTE RI

Gary C.K. Huang GOVERNADOR D1960

António Mendes

ROTARACT D1960

Luís Rodrigues INTERACT D1960

Catarina Roque

www.rotaractd1960.pt rotaract1960 Interact.Distrito1960

Nº8 Fevereiro 2015 | AR 2014 2015

110º ANIVERSÁRIO Rotary Internacional

Page 2: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 2

REPRESENTADORIA ROTARACT D1960 Luís Filipe Martins Rodrigues Av. Pedro Álvares Cabral, 9 6000-085 Castelo Branco

TLM 963 806 589 [email protected]

REPRESENTADORIA INTERACT D1960 Catarina de Fátima Fernandes Roque

Rua da Cancelinha, 3 - 1º Dto 6000-324 Castelo Branco

TLM 963 968 467 [email protected]

EDITORES Luís Rodrigues Catarina Roque

COLABORAÇÃO EDITORIAL

Ana Antunes Inês Faustino

Ricardo Madeira Filipe Varinio

ÍNDICE

Mensagem do Presidente de RI

Gary Huang

Mensagem do Governador - D1960

António Mendes

Mensagem do Representante Rotaract - D1960

Luís Rodrigues

Mensagem da Representante Interact - D1960

Catarina Roque

Notas Informativas

Notícias da Representadoria

Notícias dos Rotaract Clubes D1960

Notícias dos Interact Clubes D1960

Agenda dos Representantes

3

5

7

9

10

13

23

27

30

Page 3: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 3

C omo presidente do Rotary, é meu trabalho incentivar e inspirar os rotários de todo o mundo, e também escutar o que eles têm a dizer. Quer se trate de um projecto bem sucedido ou de um desafio, de uma no-va ideia ou de um Rotary Day, quero sempre ouvir o que os rotários estão pensando, fa-zendo e planeando. Nas minhas viagens, pe-ço sempre aos meus anfitriões que me falem sobre o que está indo bem nos seus clubes, o que eles gostariam de melhorar e de que ma-neira o RI pode apoiá-los.

As suas respostas são sempre interessantes e frequentemente surpreendentes. De vez em quando faço uma sugestão ou dou uma ideia, e outras vezes consigo estabelecer uma conexão que irá ajudar no progresso de um projecto, voltando para Evanston com ideias para nos ajudar a tomar as decisões certas. No entanto, o que eu mais valorizo nas nos-sas conversas são as histórias que ouço e, que em conjunto, contam a história do Rota-ry.

Em Atlanta, participei de um evento de reco-nhecimento a professores e ouvi várias histó-rias sobre o dom da alfabetização e como ela transforma vidas. Em Istambul, assisti a uma corrida de cadeira de rodas e aprendi sobre o trabalho de rotarianos turcos para melhorar

a vida das pessoas com deficiência. Em Lima, conversei com um ex-rotaractiano cuja vida foi transformada quando ele foi convidado a se juntar a um Rotary Club 20 anos depois de ter deixado nossa organização.

Algumas histórias me fizeram rir e outras cho-rar, sempre me lembrando de que a nossa vida é a que mais se transforma quando ser-vimos o próximo. Quando ouço essas histó-rias, pergunto-me: quantas outras vidas po-deríamos transformar se tivéssemos mais só-cios? E quantas outras pessoas se juntariam se compartilhássemos adequadamente as nossas histórias?

Neste ano rotário, peço que compartilhem as vossas histórias rotárias com os seus amigos, nas redes sociais e no nosso website. São es-sas histórias pessoais que nos inspiram, moti-vam outras pessoas a se juntarem a nós e ilu-minam nosso serviço enquanto Fazemos o

Rotary Brilhar.

Gary C.K. Huang Presidente, Rotary International

mensagem Presidente de RI

GARY C.K. HUANG

Page 4: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 4

Page 5: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 5

E sta sociedade que quase já cumpriu a utopia de Marshall McLuhan tornando o mundo uma aldeia global através das novas tecnologias; esta sociedade da informação e do conhecimento é também, na perspectiva de alguns analistas, uma “sociedade do vazio” (Lipovetsky, 1988).

A dissolução da família, a mudança nos papéis do homem e da mulher, o individualismo cada vez mais exacerbado têm levado o homem a desprender-se de relações tradicionais que, embora o condicionassem nalguns aspectos, lhe davam segurança. Isto tem implicações psicológicas de vária ordem, incluindo o conceito de identidade dos sujeitos e a sua estabilidade emocional.

O homem moderno julgando-se mais livre, mais independente, paradoxalmente não o é. No processo de integração social está a apostar numa nova socialização escravizando-se a instâncias como o mercado e o consumo, os mass media e outras.

A intolerância cresce como erva daninha no campo das relações interpessoais como corolário da excessiva competitividade e do individualismo agressivo em que o sucesso de alguns se alicerça no insucesso dos outros. Surge o desinteresse pelo outro que é percebido como ameaça à realização pessoal. Esta postura é bem visível nas empresas mas também no meio académico.

A intolerância torna-se, cada vez mais, uma ameaça à paz e à vida. Disso temos inúmeros testemunhos no nosso quotidiano. O terrorismo é um deles.

É, pois, necessário operar uma profunda mudança nas atitudes e comportamentos das pessoas. Exige-se uma nova maneira de pensar e de agir. Temos que aprender a viver como vizinhos, como companheiros de um peregrinar comum. Educar para valores como a solidariedade, a tolerância, a verdadeira autonomia. Levar os nossos filhos, os nossos alunos, nós próprios a compreendermos que ninguém pode ser feliz sozinho. “Sou, porque somos” é um provérbio africano que devíamos ter sempre presente.

Educar para a tolerância e a solidariedade deve ser a preocupação primeira das famílias, das escolas, dos governos. Não é possível aprender tolerância numa escola intolerante, numa família intolerante,. A tolerância aprende-se. A solidariedade também. Aprende-se com a palavra mas, sobretudo com o exemplo.

O recrutamento, a selecção e a formação de professores deve ter presente a necessidade de construirmos uma escola axiológica onde os alunos cresçam para o saber e o saber fazer sem olvidarem o saber estar com os outros e consigo próprios. Uma escola regida por valores que respeitem e enfatizem a dignidade da pessoa humana, onde os alunos aprendam a viver melhor com os outros descobrindo-se nos outros, aprendam a gerir conflitos através do diálogo, aprendam a ser na partilha de objectivos e na solidariedade. Onde aprendam, enfim, a “dar de si antes de pensar em si”.

António Mendes

Governador Distrital

mensagem Governador

ANTÓNIO MENDES

Page 6: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 6

Luís Rodrigues REPRESENTANTE [email protected]

Ana Antunes SECRETARIA [email protected] Cátia Tomé PROTOCOLO [email protected] Diogo Santos TESOURARIA [email protected] Alexandre Santos CONSELHEIRO [email protected]

Marta Manita AV. SERVIÇOS INTERNOS [email protected] Joaquim Freitas AV. SERVIÇOS INTERNACIONAIS [email protected] Ana Raquel AV. SERVIÇOS PROFISSIONAIS [email protected] João Casaca AV. SERVIÇOS À COMUNIDADE [email protected] Ricardo Madeira COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO [email protected]

Equipa da Representadoria Distrital

Page 7: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 7

“Para promover a compreensão mundial, precisamos

consciencializar um grande número de pessoas – rotaria-

nos e não-rotarianos – e esta tarefa não pode ser realiza-

da individualmente”. Paul Harris

F evereiro é para Rotary um mês espe-cial, pois foi neste mês que Paul Harris, junta-mente com Gustav Loehr, Hiran Shorey e Sil-vester Schiele se reuniram pela primeira vez dando início ao movimento rotário que hoje conhecemos.

Com o objectivo inicial de, periodicamente, se reunirem sob o espirito do companheirismo e com o intuito de desfrutar da sua amizade e de ver crescer o seu círculo de negócios, de-pressa se aperceberam que não deveriam se prender apenas com estes ideais. Foi, então, que surgiu o interesse em desenvolver acções cívicas para a comunidade onde se inseriam, acabando por evoluir para o movimento rotá-rio actual. Desde então, Rotary tem vindo a divulgar e a praticar acções que dignifiquem a sua existência, como organização que procura alcançar a compreensão da humanidade.

Neste sentido, Rotary Internacional destaca o mês de Fevereiro como o mês da Compreen-são Mundial. O mês em que devemos procu-rar promover a compreensão mundial através da consciencialização sobre a história do Ro-tary, divulgando os nossos projectos e acções desenvolvidos com e para a comunidade.

É importante que contemos a história do Ro-tary aos nossos familiares, amigos, colegas de trabalho e, fundamentalmente, à nossa comu-nidade. Como? Através da divulgação, junto dos meios de comunicação, das acções que os clubes de Interact, Rotaract e Rotary de-senvolvem junto da comunidade. Ao partilhar-mos as acções e sucessos do clube, estamos a contribuir para que a imagem de Rotary seja reconhecida e respeitada pela comunidade. Garantindo, paralelamente, a sustentabilidade dos clubes, no que respeita ao Quadro Social. Pegando na afirmação de Paul Harris, quanto maior formos melhor será o mundo em que vivemos, seja ele a nossa escola, a nossa em-presa ou a nossa comunidade.

“O Caminho para a Guerra é uma estrada bem pavimentada, e o caminho para a paz é ainda um deserto” Paul Harris

Juntos somos mais fortes.

Juntos podemos fazer o “nosso mundo” bri-lhar!

Luís Rodrigues Representante Distrital de Rotaract

mensagem Representante Rotaract

LUÍS RODRIGUES

Page 8: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 8

Catarina Roque REPRESENTANTE [email protected]

Inês Faustino SECRETARIA [email protected] Inês Mateus PROTOCOLO [email protected] Ana Barros TESOURARIA [email protected]

Mariana Afonso AV. SERVIÇOS À COMUNIDADE [email protected] João Vasco AV. SERVIÇOS INTERNOS [email protected] Adriana Correia AV. SERVIÇOS INTERNACIONAIS [email protected] Mariana Afonso AV. SERVIÇOS À COMUNIDADE [email protected] Filipe Varino COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO [email protected]

Equipa da Representadoria Distrital

Page 9: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 9

C aros Companheiros.

Colaborar para o avanço da Compreensão Mundial é um dos mais importantes aspectos dos serviços do movimento rotário. Como membros de uma organização mundial, os Interactistas, Rotaractistas e Rotários encon-tram-se numa posição privilegiada para po-der espalhar a compreensão entre pessoas.

Como já dizia Paul Harris, fundador do Rotary Internacional: “Para promover a compreensão mundial, precisamos consciencializar um grande número de pessoas – rotários e não-rotários – e esta tarefa não pode ser realizada individualmente”. E, para comemorar o mês da compreensão mundial nada melhor do que criar uma maior consciência sobre a his-tória do Rotary, divulgando os seus trabalhos.

Quando compartilhamos os sucessos do nosso club, estamos a contribuir para que a imagem do Rotary seja respeitada e reconhe-cida pela comunidade. Além disso, para asse-gurar a existência de futuras gerações de ro-tários, o trabalho de promoção do Rotary de-ve ser realizado também entre os jovens.

Temos a obrigação de mostrar ao mundo o nosso trabalho e os valores pelos quais nos regemos, só assim poderemos obter a com-

pressão mundial entre todos. Os conflitos continuam a existir pelo mundo todo, o que podemos fazer? É simples devemos continuar o nosso trabalho, ajudando as populações mais desfavorecidas e apesar de não mudar-mos o mundo, fazemos a nossa parte.

Todos os dias, em todo o mundo, os compa-nheiros trabalham activamente para melho-rar a vida dos membros das suas comunida-des. Embora sejam muito diferentes os pro-jectos implementados, todos têm como ob-jectivo a prestação de serviços de forma a promover a paz. Este compromisso, bem co-mo o lema: “Dar de Si Antes de Pensar em Si” une milhões de pessoas no mundo inteiro. É envolvendo os companheiros neste lema que podemos conseguir ter membros cheios de força e coragem para fazer o Rotary Brilhar.

Catarina Roque Representante Distrital de Interact

mensagem Representante Interact

CATARINA ROQUE

Page 10: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 10

Anúncios

Projectos

Notas Informativas DISTRITO 1960

Page 11: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 11

C aros companheiros,

Todos os anos se realiza aquele que é o tão aguardado momento que reúne toda a famí-lia rotária num ambiente de companheirismo e trabalho, a Conferência Distrital. Este ano não é excepção!

Assim vimos por este meio, anunciar o lança-mento oficial da XIV Conferência Distrital de Interact e a XXIV Conferência Distrital de Rota-ract, sob o tema "Vamos Transformar a Escuri-

dão em Luz".

A Conferência Distrital terá lugar nos dia 15, 16 e 17 de Maio de 2015 na cidade de Tavira.

Com uma organização do Interact e Rotaract Clubs de Tavira, e com o apoio do Rotary Club de Tavira e das Representadorias Distritais de Interact e Rotaract, estes prometem fazer desta conferência um momento único.

Como vos queremos ver a todos em Tavira procurámos o melhor preço para vós! Assim, podem contar com preços em programa completo desde os 66€, que podem ser pa-gos na totalidade no acto da inscrição ou em três prestações.

Para mais informações e inscrições acedam a www.rotaractd1960.org

Contamos com a vossa presença!

Conferência Distrital 2015

Interact e Rotaract

Page 12: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 12

Page 13: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 13

Notícias

Anúncios

Projectos

Serviço

Eventos

Notícias da Representadoria

Page 14: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 14

N o passado dia 10 de Janeiro reali-zou-se a Visita Oficial do Represen-

tante ao Rotaract Club de Sesimbra, nesta que foi sétima visita oficial deste ano rotário.

Esta visita traduziu-se num dia de trabalho e companheirismo, iniciando-se com uma reu-nião de trabalho com os elementos do clube que contou com a presença de companhei-ros de outros clubes de Rotaract e com a pre-sidente do Rotary Club de Sesimbra. Após ini-ciada a reunião de trabalho o presidente do Rotaract, o Flávio, apresentou os principais projectos desenvolvidos pelo clube no pre-sente ano, bem como as instituições que têm vindo a apoiar. Abordou-se, igualmente, os projectos que procuram desenvolver ainda

este ano rotário junto da comunidade, bem como eventuais parcerias com outros clubes do Distrito, sendo que, de momento, não se encontram a desenvolver qualquer parceria de trabalho com outro clube rotaractista.

O Rotaract Club de Sesimbra é um clube que tem vindo, sobretudo nos últimos anos, a ga-nhar notoriedade no Distrito pela acção e serviço que tem prestado na comunidade nas diferentes áreas de intervenção. Projectos como Recolha e Entrega de Livros, Recolha e Entrega de Roupa ao PES, as sessões de ex-plicações e a colaboração no projecto munici-pal Ilumina-me são alguns dos projectos de destaque desenvolvidos por este jovem clube de rotaractistas. Foram também apresenta-dos projectos a desenvolver brevemente, no-meadamente um Leilão que visa angariar fun-dos para ajudar uma ginasta, projecto este

Visita Oficial do Representante

Rotaract Club Sesimbra

Page 15: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 15

desenvolvido em parceria com outras Institui-ções e Entidades de Sesimbra.

Apesar de actualmente não desenvolver par-cerias com outros clubes, o Rotaract Club de Sesimbra é um clube que procura acompa-nhar a vida do Distrito, através de uma parti-cipação activa, quer em eventos Distritais, quer em eventos dos clubes de Rotaract. É um clube que procura conhecer e dar-se a conhecer. Exemplo disso, foi a predisposição para organizar a Assembleia de Preparação de Líderes e a Reentré, apesar desta última não se ter concretizado. Actualmente, a estru-tura do clube encontra-se reduzida, no entan-to tem uma vontade de crescer na sua comu-nidade.

Terminada a reunião de trabalho, o Rotaract Club de Sesimbra proporcionou aos elemen-tos presentes na VOR uma tarde de compa-nheirismo, que se traduziu num almoço se-guido de um passeio pela praia de Sesimbra, e uma visita à Instituição local, a Cercizimbra. A visita à Cercizimbra deu a conhecer aos companheiros esta Instituição que o Rotaract Club de Sesimbra tem vindo a apoiar. No final da visita regressámos à sede onde foram fei-tas as considerações finais da Visita Oficial do Representante e se deu por terminado mais um dia de trabalho.

Page 16: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 16

N o dia 17 de Janeiro realizou-se, em Torres Vedras, a oitava Visita Oficial do Repre-sentante aos Rotaract Clubs do Distrito 1960. Esta, que teve início com uma visita ao Centro de Acolhimento Temporário, que acolhe cri-anças de ambos os sexos. Durante a visita à instituição houve a oportunidade de conhe-cer um pouco melhor o serviço que a mesma presta, bem como as suas instalações. Ao lon-go da tarde, foram desenvolvidas actividades dirigidas para as crianças do Centro de Aco-lhimento, que resultaram num workshop de alimentação criativa, que proporcionou um tarde diferente a todos os presentes.

Depois da actividade no Centro de Acolhi-mento Temporário dirigimo-nos para a sede do Rotary e Rotaract Clubs de Torres Vedras, a fim de realizar a reunião de trabalho entre o Rotaract Club de Torres Vedras e a Represen-tadoria Distrital. A reunião, que teve início pe-las 18h, iniciou-se com a apresentação dos principais projectos até então desenvolvidos pelo clube, não só este ano, mas também projectos desenvolvidos em anos anteriores e que se tornaram repetentes, pelo sucesso que tiveram. Desde projectos sociais a projec-tos de companheirismo, o Rotaract Club de Torres Vedras tem vindo a trabalhar várias vertentes de abordagem, explorando sobre-tudo uma das ferramentas mais importantes para manter e aumentar o Quadro Social do seu clube, a Comunicação.

Visita Oficial do Representante

Rotaract Club Torres Vedras

Page 17: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 17

O Rotaract Club de Torres Vedras é um clube que nos últimos anos tem visto as redes soci-ais como uma valiosa ferramenta para alavan-car a Comunicação na sua cidade. O número de seguidores nas redes sociais, como o Fa-cebook, é disso prova. Contando com um enorme número de jovens que acompanham a vida do movimento rotário torna-se fácil di-vulgar e ter um grande retorno de participan-tes nas acções que desenvolvem.

Face à estratégia de divulgação que o Rota-ract Club de Torres Vedras desenvolveu, tem-se verificado um aumento gradual do quadro social, bem como do número de elementos em formação. O Rotaract Club de Torres Ve-dras foi um clube que no último ano teve uma acentuada quebra no crescimento mas que soube, e muito bem, reverter a situação e captar novos elementos. Actualmente, con-tam com novos elementos em formação que, em breve, serão oficializados no Rotaract.

Após apresentados os projectos desenvolvi-dos no presente ano e aproveitando a pre-sença da Companheira Representante Eleita Ana Antunes na reunião o presidente do clu-be, o Gonçalo Bento, apresentou o ponto de situação referente ao Congresso Nacional, que este ano terá lugar em Torres Vedras.

Apesar de actualmente não desenvolver par-cerias com outros clubes, o Rotaract Club de Torres Vedras é um clube que procura acom-panhar a vida do Distrito, através da partici-pação de eventos Distritais e Nacionais. É um clube que procura dar-se a conhecer, ainda mais agora, na condição de clube organizador do Congresso Nacional.

Terminada a reunião, o Rotaract Club de Tor-res Vedras proporcionou aos elementos ali presentes uma noite de companheirismo, que se traduziu num jantar entre companhei-ros de Rotaract e Rotary, que se prolongou noite fora, num ambiente descontraído.

Page 18: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 18

F oi no dia 18 de Janeiro que se reali-zou a nona Visita Oficial do Representante aos clubes de Rotaract do Distrito, desta vez ao Rotaract Club de Lisboa-Norte, que nos recebeu na sua sede, numa manhã de traba-lho e convívio que se prolongou para o almo-ço.

Guiada pelo Vice-Presidente do Rotaract Club de Lisboa-Norte, o companheiro Diogo San-tos, a reunião iniciou-se seguindo a formali-dade a que o protocolo exigia. Aberta a reu-nião, com a saudação às bandeiras e a apre-sentação rotária, foi apresentado o panorama geral do clube, nomeadamente no que res-peita à concretização de projectos realizados no presente ano rotário, mas também no que

toca à actual estrutura e funcionamento do clube.

Ser um clube recente não fez com que os ele-mentos descurassem o desenvolvimento de projectos. Antes pelo contrário, muito são os projectos realizados por este clube. Desde projectos de formação pessoal, como os Ro-tatalks, a acções de convívio e companheiris-mo. O Rotaract Club de Lisboa-Norte tem procurado, no seu planeamento anual, diver-sificar as suas acções. É, também, um clube que se preocupa com o seu Quadro Social, nomeadamente com o crescimento do mes-mo. Para tal, têm vindo a desenvolver acções de promovam o Rotaract Club, mais especifi-camente o Rotaract Club de Lisboa-Norte. As suas acções de divulgação decorrem, sobre-tudo, no ensino superior, onde já procuraram apresentar o Rotaract aos alunos.

Visita Oficial do Representante

Rotaract Club Lisboa-Norte

Page 19: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 19

Apresentados que estão os projectos realiza-dos para o Ano Rotário 2014/2015, a reunião prosseguiu, desta vez sob a orientação do Re-presentante Distrital, que procurou compre-ender um pouco melhor a acção do clube. O Rotaract Club de Lisboa-Norte é um clube que tem vindo a desenvolver actividades, não só no âmbito dos serviços à comunidade, mas também acções que visam desenvolver as competências profissionais dos elementos, bem como a oratória, através de palestras mensais, apelidadas de Rotatalks.

Para além das acções desenvolvidas dentro do clube, o Rotaract Club de Lisboa-Norte tem procurado estabelecer elos de ligação com outros Rotaract Clubes do Distrito e, também, com outras instituições e associa-ções cujo trabalho assenta muito no contacto directo com a comunidade. Uma eventual

parceria com a organização Servethecity são planos que fazem parte do futuro deste clu-be, que procura cada vez mais alargar a sua área de intervenção. Outros são os projectos que procuram concretizar ainda este ano em parceria com o Rotaract Club de Lisboa e com a comunidade Vida e Paz. Este seu dina-mismo faz com que o Rotaract Club de Lisboa-Norte seja um dos clubes do distrito com mais parcerias de trabalho.

Terminada a reunião de trabalho, houve um momento de convívio que se proporcionou à volta de um pequeno-almoço que o clube preparou para o efeito, tendo depois sido prolongado até ao almoço, agora já com me-nos elementos.

Page 20: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 20

N o passado dia 25 de Janeiro ocor-reu a Visita Oficial conjunta dos Re-

presentantes de Rotaract e de Interact aos Rotaract e Interact Clubes de Sintra.

A visita decorreu em ambiente de reunião, contando ainda com a presença do Rotary Clube de Sintra, patrocinador dos referidos programas de juventude nessa localidade, bem como com potenciais novos membros de Interact, ainda em formação e membros da equipa distrital da representadoria de Ro-taract.

Após a abertura da reunião pelas presidentes

Andreia Vicente (Rotaract) e Laura Ramalho (Interact), cada um dos membros do Interact Clube de Sintra apresentou os cargos que de-sempenham e os projectos pelos quais estão responsáveis. O Rotary Clube de Sintra apre-sentou ainda os sócios em formação do Inte-ract Clube de Sintra. O Rotaract Clube de Sin-tra apresentou também os seus principais projectos.

Dada a palavra aos Representantes, estes co-locaram algumas questões para tentar com-preender melhor a forma de funcionamento dos clubes, a interligação entre Rotary, Rota-ract e Interact e perceber de que modo po-dem contribuir para o maior desenvolvimento destes últimos.

Visita Oficial do Representante

Rotaract Club Sintra

Page 21: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 21

O Interact Clube de Sintra revelou-se um clu-be com um considerável número de elemen-tos e com potencial de crescimento, actual-mente focado na sua organização interna e no esclarecimento das competências e res-ponsabilidades de cada cargo, com uma forte intervenção do clube patrocinador, que se foca em proporcionar aos jovens formação nesse campo e que os orienta na realização de projectos.

O Rotaract Clube de Sintra mantém-se activo, efectuando algumas parcerias com o seu clu-

be rotário patrocinador, mas também através do contacto com outros clubes de Rotaract, com a intenção de concretizar projectos inter-clubes.

Os Representantes de Interact e Rotaract eternizaram este momento entregando uma lembrança a ambos os clubes e, ditas as pala-vras finais, encerrou-se a reunião e finalizou-se a visita.

Page 22: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 22

Agenda dos Representantes

Julho Segue a página da

Representadoria do

Rotaract D1960

Page 23: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 23

Notícias

Anúncios

Projectos

Serviço

Eventos

Notícias dos Clubes Rotaract

Page 24: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 24

Rotaract Club Torres Vedras Actividade com o centro de Acolhimento Temporário

E m dia de Visita Oficial do Represen-tante Distrital, estivemos uma vez mais no Centro de Acolhimento Temporário do Cen-tro Comunitário de Torres Vedras, para mais uma tarde de muita diversão na cozinha com a especialista em Cake Design - Pims Cake Design - a quem agradecemos por toda a dis-ponibilidade e que tem tornado possível ofe-recer estes momentos.

Page 25: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 25

Rotaract Club Torres Vedras Encontro com o Rotaract Club de Caldas da Rainha (em formação)

N o passado dia 19 de Janeiro estive-mos presentes na Visita Oficial do Governa-dor António Mendes ao Rotary Club das Cal-das da Rainha, onde trocamos impressões e ideias com o novo Rotaract Club Caldas da Rainha (em formação), o mais recente clube em formação na zona Oeste.

Esperamos que este encontro seja um inicio de uma relação de parceria e um infinidade de possibilidades com este novo clube que se torna o mais próximo do nosso em termos geográficos.

Em conversa com o governador, este questio-nou-nos como estavam a decorrer as buscas pelo Fernando, algo que infelizmente ainda não temos novidades.

Page 26: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 26

Rotaract Club Sintra Visita Oficial dos Representantes

N o passado dia 25 de Janeiro de 2015, ocorreu no Hotel Tivoli em Sintra, pelas 15h, a Visita Oficial do Representante do Ro-taract Luís Rodrigues e da Representante do Interact Catarina Roque ao Rotaract e Interact Club de Sintra.

Foi uma reunião formal mas também de tra-balho conjunto entre rotaractistas e interac-tistas, futuros membros do Interact e, tam-bém, alguns companheiros do Rotary Club de Sintra, nosso clube padrinho. Assim se pode ver que as três gerações rotárias se encon-tram unidas e apresentam fortes laços de companheirismo, amizade e trabalho conjun-to.

A reunião foi bastante produtiva, com compa-nheirismo e cada um dos elementos do Rota-

ract e Interact pôde falar sobre cada avenida que lhes compete e dos seus projectos futu-ros e dá-los a conhecer aos companheiros Representantes. Da parte dos Representan-tes foram lançados alguns desafios, tais como promover a imagem dos nossos clubes ao Distrito, fazer actividades conjuntas com clu-bes próximos e participar mais em eventos distritais.

Somos gratos por poder pertencer a este movimento e fazer o melhor pela nossa co-munidade. Foi para nós uma honra ter uma sala tão cheia, pois reunimos mais de 25 companheiros e, como tal, queremos agradecer a presença de todos os compan-heiros, dando um agradecimento especial ao companheiro Mário Oliveira, Presidente do Rotary Clube de Sintra e aos companheiros Representantes do Rotaract, Luís Rodrigues e do Interact, Catarina Roque.

Page 27: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 27

Notícias

Anúncios

Projectos

Serviço

Eventos

Notícias dos Clubes Interact

Page 28: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 28

Interact Club Castelo Branco Concretiza projecto apoiado pela FRP

N o dia 21 de Janeiro o Interact Club de Castelo Branco celebrou os seus 31 anos de Existência e como marco desta data e no âmbito da aprovação da Candidatura ao Pro-jeto de Apoio aos Clubes Rotários com a ênfa-se Combate à Fome e à Pobreza, os clubes Rotários de Castelo Branco fizeram a entrega de uma Máquina de Lavar Roupa (11kg) à Ins-tituição Projeto Homem. A esta entrega será mais tarde adicionado um microondas, col-

matando algumas das carências desta insti-tuição que se preocupa em ajudar ex-toxicodependentes no seu caminho para a reinserção social

Page 29: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 29

Interact Club Castelo Branco 31º Aniversário

N o passado sábado, dia 24, realizou-se no Hotel Rainha D. Amélia, o Jantar de Ce-lebração do 31ºAniversário do Interact Club de Castelo Branco. Os 31 anos de vida, feitos no dia 21 de Janeiro, fazem do Interact Club de Castelo Branco o Interact Club mais antigo da Península Ibérica.

Neste jantar, o clube fortaleceu os seus laços, visualizou as metas futuras e reviu objetivos alcançados, tendo ainda adicionado à Família

Rotária de Castelo Branco 8 novos membros: 3 membros para o Rotaract Club, 4 membros para o Interact e ainda um Sócio Honorário do Interact Club de Castelo Branco.

Este foi um jantar que marca 31 anos de soli-dariedade, 31 anos de Família Rotária e 31 anos a trabalhar na formação de líderes.

Page 30: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 30

Agenda dos Representantes

Julho Segue a página da

Representadoria do

Interact D1960

Page 31: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 31

Agenda dos Representantes Fevereiro

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

1

2 3 4 5 6 7 8

9 10 11 12 13 14 15

16 17 18 19 20 21 22

23 24 25 26 27 28

Dia 6 | Sexta-Feira

- Visita Oficial do Representante ao RTC Lisboa

Dia 7 | Sábado

- Visita Oficial do Representante ao RTC Barreiro

Dia 8 | Domingo

- Visita Oficial do Representante ao RTC Cascais-Estoril

Dia 14 | Sábado

- Visita Oficial dos Representantes ao ITC e RTC Tavira

Dia 15| Quarta-Feira

- Visita Oficial da Representante ao ITC Quarteira

Dia 16| Segunda-Feira

- 3º Aniversário do Interact Club de Tavira

Dia 21| Sábado

- Visita Oficial dos Representantes ao ITC e RTC Castelo Branco

Dia 27| Sexta-Feira

- 19º Aniversário do Rotaract Club de Cascais-Estoril

Page 32: Carta Mensal - Fevereiro 2015

P��. 32

A PROVA QUÁDRUPLA

É V������?

É J���� � � ����� �� �������� ���?

C�� �� B�� V������ � M������� A!"#����?

S��� $��%&"'� � � ����� �� �������� ���?