carta mensal - dezembro 2014

32
P. 1 PRESIDENTE RI Gary C.K. Huang GOVERNADOR D1960 António Mendes ROTARACT D1960 Luís Rodrigues INTERACT D1960 Catarina Roque www.rotaractd1960.pt rotaract1960 Interact.Distrito1960 Nº6 Dezembro 2014 | AR 2014 2015

Upload: secretaria-rotaract

Post on 07-Apr-2016

226 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Carta Mensal do Rotaract e Interact Distrito 1960 de Rotary International em Portugal.

TRANSCRIPT

Page 1: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 1

PRESIDENTE RI

Gary C.K. Huang GOVERNADOR D1960

António Mendes

ROTARACT D1960

Luís Rodrigues INTERACT D1960

Catarina Roque

www.rotaractd1960.pt rotaract1960 Interact.Distrito1960

Nº6 Dezembro 2014 | AR 2014 2015

Page 2: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 2

REPRESENTADORIA ROTARACT D1960 Luís Filipe Martins Rodrigues Av. Pedro Álvares Cabral, 9 6000-085 Castelo Branco

TLM 963 806 589 [email protected]

REPRESENTADORIA INTERACT D1960 Catarina de Fátima Fernandes Roque

Rua da Cancelinha, 3 - 1º Dto 6000-324 Castelo Branco

TLM 963 968 467 [email protected]

EDITORES Luís Rodrigues Catarina Roque

COLABORAÇÃO EDITORIAL

Ana Antunes Inês Faustino

Ricardo Madeira Filipe Varinio

ÍNDICE

Mensagem do Presidente de RI

Gary Huang

Mensagem do Governador - D1960

António Mendes

Mensagem do Representante Rotaract - D1960

Luís Rodrigues

Mensagem da Representante Interact - D1960

Catarina Roque

Notícias da Representadoria

Notícias dos Rotaract Clubes D1960

Notícias dos Interact Clubes D1960

Agenda dos Representantes

3

5

7

9

11

17

27

31

Page 3: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 3

S e você olhar para o calendário do Rotary, rapidamente verá onde se encontram as prioridades da nossa organização. O ano rotário começa em julho. Logo em agosto co-memoramos o Mês do Desenvolvimento do Quadro Associativo e Expansão; setembro é dedicado às novas gerações, outubro, aos Serviços Profissionais e assim por diante. Ca-da mês é voltando a um tópico rotário rele-vante.

Esta é uma excelente prática, pois faz-nos dis-cutir assuntos que podem ser esquecidos du-rante um ano rotário em que estivermos mui-to ocupados. Cada tópico do nosso calendá-rio – de companheirismo à nossa Fundação – é importante, pois cada um ajuda a diferenci-ar a nossa organização das outras e motivam-nos a ser rotários.

Dezembro é Mês da Família Rotária. Durante todos os meus anos na nossa organização, vejo a importância da família para o Rotary e do Rotary para a família.

A minha esposa, Corinna, decidiu associar-se ao Rotary há poucos meses, depois de muitos anos como cônjuge de rotário. Os nossos três filhos também são rotários e cada um deles associou-se a um clube diferente. Eles encon-traram os seus próprios caminhos na nossa

organização e nós sentimo-nos abençoados por ter tantos membros da nossa família en-volvidos nos serviços rotários.

A nossa organização dá-nos a oportunidade de fazer o bem e de compartilhar as nossas experiências uns com os outros. Não há falta de assuntos interessantes sobre os quais po-demos conversar quando nos reunimos, pois cada um presta um serviço humanitário dife-rente e há sempre algo novo para aprender-mos.

As nossas conversas também ajudam a ensi-nar os nossos filhos sobre o que realmente é importante na vida. Eles ouvem sobre como a vida é diferente em outras partes do mundo e aprendem que temos a obrigação de ajudar o próximo sempre que possível. Não consigo pensar em melhor lição para a nossa família do que aprender sobre os serviços rotários.

Espero que, neste ano, vocês incentivem os membros da sua família a se juntarem a nós no Rotary, Rotaract ou Interact. Trazer a sua família ao Rotary Faz o Rotary Brilhar e ilumina a sua vida também.

Gary C.K. Huang Presidente, Rotary International

mensagem Presidente de RI

GARY C.K. HUANG

Page 4: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 4

Page 5: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 5

PARE. ESCUTE. OLHE.

Da berma do caminho, na solidão do campo, está ali o letreiro gritando perigo provável du-ma passagem descuidosa. Fica-se-nos o eco e bom era que o hábito: PARE, ESCUTE, OLHE.

Vem aí o Natal. Sente-se no ar a sua aproxi-mação. Respira-se. Lê-se nos rostos que nos cercam. Vê-se no enfeitar das montras. Nota-se no cantar das escolas. Adivinha-se nas conversas dos pais.

Vamos ter mais um Natal.

Os sinos hão-de repicar nas igrejas, os ho-mens hão-de desejar-se boas festas, as famí-lias hão-de reunir-se em tradicionais consoa-das, os pequenitos hão-de pôr à chaminé su-as ambições inocentes.

E se houver frio? E neve? E missa do galo? E lume na lareira?

- Havemos de gostar. NÓS.

Outros hão de não ter Natal. Hão de ter frio e fome e dor e guerra e morte e a indiferença dos homens. OUTROS. Que moram no nosso planeta, talvez na nossa terra, quiçá na nossa rua.

PARE. ESCUTE. OLHE.

Natal tem que ser Natal. Natal nas nossas al-mas. Natal nos nossos corações católicos, protestantes, ateus, corações.

Saiba cada um parar na corrida vertiginosa de vida.

Saiba cada um escutar a voz da sua consciên-cia.

Saiba cada um olhar à sua volta para os ir-mãos deste peregrinar.

E medite. E reze. E ame.

O que nos sobeja é deles. Dos OUTROS. Dos companheiros de jornada.

Vamos. Este ano tem que acontecer NATAL.

António Mendes

Governador Distrital

mensagem Governador

ANTÓNIO MENDES

Page 6: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 6

Luís Rodrigues REPRESENTANTE [email protected]

Ana Antunes SECRETARIA [email protected] Cátia Tomé PROTOCOLO [email protected] Diogo Santos TESOURARIA [email protected] Alexandre Santos CONSELHEIRO [email protected]

Marta Manita AV. SERVIÇOS INTERNOS [email protected] Joaquim Freitas AV. SERVIÇOS INTERNACIONAIS [email protected] Ana Raquel AV. SERVIÇOS PROFISSIONAIS [email protected] João Casaca AV. SERVIÇOS À COMUNIDADE [email protected] Ricardo Madeira COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO [email protected]

Equipa da

Representadoria Distrital

Page 7: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 7

“Os momentos mais felizes da minha vida foram

aqueles, poucos, que pude passar em minha casa,

com a minha família.”

Thomas Jefferson

D ezembro é, por hábito, sinónimo de união e, Rotary Internacional não poderia dei-xar de passar este mês sem assinalar a união que reina nesta imensa família, que é Rotary. Assim, Rotary Internacional dedica o mês de Dezembro à Família Rotária.

Passados 6 meses, temos hoje uma grande oportunidade para reflectirmos e voltarmos as atenções ao fortalecimento do companhei-rismo e união dos elementos, enquanto ele-mento capaz de propiciar novas oportunida-des de servir. Para tal, precisamos de (re)unir a nossa Família Rotária que, é composta não só por Interactistas, Rotaractistas e Rotários mas, também, por ex-participantes de progra-mas da Fundação Rotária, programa de RYLA, participantes de IGE, estudantes de intercâm-bio de Jovens, enfim, todos aqueles que agre-gam valor às acções que praticamos em Rota-ry.

Num movimento como o Rotary, é fundamen-tal encontrarmo-nos unidos para que possa-mos engrandecer ainda mais o número de “Homens de Bem” dispostos a Servir as comu-nidades em que nos inserimos.

Além de dedicar o mês à Família Rotária, Rota-

ry Internacional celebra, também, a importân-cia que as famílias têm em Rotary. A família é o elemento que nos motiva e nos dá força pa-ra Servir quem mais precisa. Por vezes negli-genciamos a nossa própria família para lutar por melhores oportunidades para outros. No entanto, não podemos esquecer que é ela que, directa ou indirectamente, nos dá força e ânimo para lutar por um mundo mais justo. A família é a chama que aquece o nosso lar. É o coração e a alma de uma sociedade. Deve-mos, por tudo isso, cuidar dela. Cuidemos, também, a nossa Família que é Rotary. Lute-mos por mais “Homens de Bem” dispostos a mudar o mundo. Lutemos por um Rotary mais unido. Lutemos pelo bem-estar da nossa Família.

Nesta época natalícia aproveito para vos de-sejar as melhores felicidades, e que 2015 tra-ga a todos vós a mudança que desejamos ver no mundo. Boas Festas.

Luís Rodrigues Representante Distrital de Rotaract

mensagem Representante Rotaract

LUÍS RODRIGUES

Page 8: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 8

Catarina Roque REPRESENTANTE [email protected]

Inês Faustino SECRETARIA [email protected] Inês Mateus PROTOCOLO [email protected] Ana Barros TESOURARIA [email protected]

Mariana Afonso AV. SERVIÇOS À COMUNIDADE [email protected] João Vasco AV. SERVIÇOS INTERNOS [email protected] Adriana Correia AV. SERVIÇOS INTERNACIONAIS [email protected] Mariana Afonso AV. SERVIÇOS À COMUNIDADE [email protected] Filipe Varino COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO [email protected]

Equipa da

Representadoria Distrital

Page 9: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 9

C aros Companheiros e Amigos.

O ano civil acaba neste mês de Dezembro, tempo apropriado para reflexão e para cele-brações repletas de significado. Um momen-to em que todos ficamos mais sensibilizados. Tempo para pensar no próximo e fazer com que o dia 5 de Dezembro, proclamado pelas Nações Unidas como o Dia Internacional dos Voluntários, nos permita valorizar a acção do movimento rotário. Acção desinteressada, sincera, sem recebermos nada em troca, a não ser a amizade e gratidão daqueles a quem fazemos bem.

Dezembro é o mês da Família Rotária e por falar em família deixo-vos uma história:

“Havia uma rapariga que desde pequena ti-nha sido ensinada a trabalhar na costura, já a sua mãe era exímia na arte da costura e tinha sustentado a sua família com grande honesti-dade. A rapariga cresceu e casou, com um homem frio, que trabalhava muito. O seu ma-rido costumava cortar nos passeios e almo-ços com os filhos e com grande frequência mudava os planos da família, devido a traba-lhos extra. Diversas vezes tinha cortado a pa-lavra da mulher quando esta argumentava sobre problemas do quotidiano. Numa rara

noite estavam todos em casa e a filha mais nova do casal começou a discutir com o ir-mão, e o pai ocupado a trabalhar, cortou com a discussão e ordenou que ambos fossem para o quarto. Foi então que a mulher pegou na sua caixa da costura e chamou o marido:

- Agora não, meu bem. – Respondeu o mari-do.

- Agora sim! Diz-me uma coisa para que serve a tesoura?- perguntou a mulher.

- Para cortar, aparar…

- E a agulha? – Voltou a perguntar.

-Para costurar, ora!

-Consegues fazer uma colcha de retalhos só cortando?

- Na verdade não ia fazer de maneira nenhu-ma, eu não sei costurar querida.

- Mas já conheceste alguma costureira que fizesse uma colcha sem agulha e linha, ape-nas com tesoura?

- Claro que não!

-A minha mãe disse-me que quando o meu pai nos deixou, a nossa família era como uma colcha de retalhos. Cada um de nós era um retalho colorido. Para que a nossa família fi-que sempre bonita precisamos de utilizar agulha, linhas e tesoura.

mensagem Representante Interact

CATARINA ROQUE

Page 10: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 10

- Claro que não!

-A minha mãe disse-me que quando o meu pai nos deixou, a nossa família era como uma colcha de retalhos. Cada um de nós era um retalho colorido. Para que a nossa família fi-que sempre bonita precisamos de utilizar agulha, linhas e tesoura.

- Onde queres chegar?

- Tu só sabes usar a tesoura. Cortas os nos-sos momentos de lazer, cortas as discussões, cortas as nossas relações, cortas as amizades com os nossos amigos e família.

-Eu?

- Sim, tens que aprender a unir a nossa famí-lia, os nossos amigos. Um dia podes ter corta-do demais e pode ser tarde demais.”

Acho que é isto que se passa com a socieda-de, cortamos no tempo em que estamos com as pessoas que amamos, cortamos nas con-versas e nos afectos. O Rotary é a agulha e a linha e a sociedade é os retalhos de uma col-cha que vai progressivamente sendo elabora-da. Depende de todos nós, unir, cuidar, esta-belecer relações. Este é o mês para enviar uma mensagem àquele companheiro que não assiste às reuniões há já algumas sema-nas. Manda uma mensagem, liga!

Um Natal muito Feliz, cheio de Saúde e Paz, companheiros!

Catarina Roque Representante Distrital de Interact

Page 11: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 11

Notícias

Anúncios

Projectos

Serviço

Eventos

Notícias da Representadoria

Page 12: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 12

No dia 8 de Novembro, decorreu no Real Par-que Hotel, a Visita Oficial do Representante Distrital ao Rotaract Club de Lisboa-Estrela. A visita, que contou com a presença de quase todos os elementos do clube, iniciou-se com a apresentação dos principais projectos deste clube, bem como com a apresentação dos projectos que estão planeados para o pre-sente ano rotário, pelo presidente Gonçalo Parelho.

Apresar do reduzido número de elementos que compõem o clube, verifica-se, ainda as-sim, a realização de algumas actividades em prol da comunidade, algumas delas em par-ceria com o seu clube patrocinador, o Rotary Club de Lisboa-Estrela. Pela sua reduzida es-trutura é um clube que procura junto de ou-tros clubes do Distrito o apoio para a realiza-ção de projectos, no âmbito de parcerias. Ac-tualmente encontram-se a desenvolver par-ceria com o Rotaract Club de Odivelas, num

projecto que visa proporcionar uma tarde di-ferente a crianças desfavorecidas. Outro pro-jecto que tem vindo a levar a cabo é a recolha de tampas junto da Faculdade de Direito, que visa não só prestar o serviço como também pretende que funcione como ferramenta de divulgação do Rotaract junto dos alunos, po-dendo assim vir a aumentar o seu Quadro Social.

Actualmente, o Rotaract Club de Lisboa-Norte encontra-se pouco visível e activo na vida Dis-trital, contudo ficou a promessa de se envol-verem mais nas acções e eventos do Distrito, não só para beneficiarem do que o Distrito lhes tem para dar, como também para fica-rem mais conhecidos junto de outros compa-nheiros rotaractistas.

Após todos os elementos presentes na reu-nião gozarem da sua palavra, terminou-se mais uma reunião de trabalho.

Visita Oficial do Representante

Rotaract Club Lisboa-Estrela

Page 13: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 13

N o passado dia 17 de Novembro, decorreu no Hotel Praia Mar a Visita Oficial do Representante ao Rotaract Club de Parede-Carcavelos. A visita, que teve início às 22h, contou com a presença de quase todos os elementos deste clube e com elementos con-vidados do Rotaract Club de Lisboa. Após a abertura da reunião, com a respeitosa sauda-ção às bandeiras, o presidente do clube, Dio-go Almeida, iniciou a reunião de trabalho com a apresentação dos principais projectos que o Rotaract tem levado, junto da sua comuni-dade, assim como aqueles que estão agora a surgir no seio do clube.

O Rotaract Club de Parede-Carcavelos é um clube com três anos de existência e que actu-almente se encontra em fase de consolidação do seu Quadro Social. Com sete elementos activos este clube tem vindo a crescer gradu-almente no que respeita à concretização de projectos, embora o seu grande enfoque pa-ra o presente ano rotário seja a consolidação dos elementos deste clube. O seu crescimen-to é visível e positivo.

Projectos como Recolha de Roupa para insti-tuições carenciadas e Recolha de Livros são já acções concretizadas por este clube que de-monstra uma preocupação em colmatar as necessidades da sua comunidade local. Ou-tros projectos como a parceria com o Banco Alimentar, na recolha de alimentos nas super-

fícies comerciais, e o Leadership Lab, em par-ceria com o Rotary Club de Parede-Carcavelos, são indicadores que o clube tem uma actividade forte e consciente para com a comunidade.

Após todos os elementos presentes na reu-nião gozarem da sua palavra, terminou-se mais uma reunião de trabalho com compro-misso do clube de se envolver mais no distri-to e beneficiar dos apoios da Fundação Rotá-ria Portuguesa, que se poderá traduzir na concretização de um novo e grande projecto.

Visita Oficial do Representante

Rotaract Club Parede-Carcavelos

Page 14: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 14

N os passados dias 14, 15 e 16 de Novembro realizou-se, na serra do Caramulo, o Congresso Nacional de Rotary Kids, Interact e Rotaract, contando com a participação de aproximadamente 150 companheiros. Entre o número de participantes destacou-se uma grande adesão por parte de companheiros rotários que se quiseram juntar à juventude para partilhar de bons momentos de trabalho e convívio.

Com um alinhamento proposto pelos clubes de Interact e Rotaract de Águeda, o Congres-so teve início com uma fabulosa recepção aos

participantes no Hotel que abraçou este evento nacional. Nos primeiros momentos de convívio houve ainda a oportunidade de felici-tar o nosso companheiro Filipe Dias por mais um aniversário.

Congresso Nacional 2014

Rotary Kids, Interact e Rotaract

Page 15: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 15

O segundo dia iniciou-se com a sessão de tra-balhos, na qual foram abordadas questões e expostos objectivos futuros pelos represen-tantes de Interact e Rotaract dos Distritos 1960 e 1970. Nesta sessão houve ainda a oportunidade alguns clubes ali presentes apresentarem projectos já realizados bem como projectos a realizar no futuro, motivan-do todos os companheiros presentes para um ano de serviço rotário.

Devido às condições climatéricas não foi pos-sível realizar a acção que estava programada para a tarde de sábado, a reflorestação da serra do Caramulo, contudo este imprevisto não foi motivo para dispersão dos participan-tes, antes pelo contrário, foi aproveitado para trocar experiencias e projectos entre os com-panheiros ali presentes. Ainda durante a tar-de de sábado houve um momento para os participantes descontraírem e carregarem energias, no SPA do Hotel, para o tradicional jantar de gala e para a fantástica noite temáti-ca que lhe seguiu.

No terceiro dia do Congresso, realizou-se a plantação da árvore da amizade, assinalando a passagem da juventude de Rotary pela Ser-ra do Caramulo e visitou-se o Museu do Car-ro. Após o almoço deu-se por encerrado o Congresso Nacional, pelos representantes distritais, ficando no ar a promessa de nos encontrarmos em Torres Vedras em 2015.

Page 16: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 16

A os Amigos Companheiros de Rota-ract, Interact e Rotary Kids

“Deus pôs-me no lugar em que tenho que es-tar”, assim escreveu Alicia Barrios, a jornalista que mais próximo tem estado do Papa Fran-cisco. Vós, amigos e companheiros estais on-de tendes que estar.

Nas terras do Caramulo, também vós estives-tes no lugar certo.

Depois dos incêndios que devastaram a flo-resta, que destruíram a paisagem inolvidável das serranias, veio o fogo do amor, da solida-riedade, do companheirismo com que vós jovens quereis apoiar a mãe natureza. E eu estou convosco.

Apesar dos afazeres profissionais pude estar

junto de vós, partilhando convosco desse tra-balho que vos propuseste levar a cabo. Estou pensando em vós, agradecendo a Deus o pri-vilégio de ter amigos como vós. Bem hajam.

Cada gota do vosso suor será como cada go-ta de água que, iluminada pelo Sol, nos en-canta com o arco-íris.

Dizem que no extremo do arco-íris há um po-te repleto de moedas de ouro. Que se o pro-curarmos o havemos de encontrar.

Do vosso trabalho, do suor dos vossos rostos, há-de formar-se um magnífico arco-íris. E no extremo estará um pote cheio de riqueza. O pote terá a forma de coração e está cheio, cheio de amor que destes à natureza.

Parabéns aos organizadores do Congresso. Foi um privilégio estar convosco.

António Mendes, Governador Distrital

Congresso Nacional 2014

Mensagem do Governador Distrital

Page 17: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 17

Notícias

Anúncios

Projectos

Serviço

Eventos

Notícias dos Clubes

Rotaract

Page 18: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 18

Rotaract Club Lisboa Magusto

N o passado dia 12 de Novembro, o Rotaract Clube de Lisboa recebeu, na sua se-de, o Rotaract Clube de Lisboa-Norte, num final de tarde de companheirismo, para cele-brar o magusto.

Após uma pequena reunião, da qual surgiram ideias para actividades conjuntas destes clu-bes, os participantes comeram castanhas as-sadas e beberam uma pinga de jeropiga, ten-do passado um momento produtivo e diverti-do.

Page 19: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 19

Rotaract Club Lisboa Serviços Internacionais

N o dia 17 de novembro pelas 20h, na sede do Rotaract Club de e Lisboa, decor-reu uma formação sobre serviços internacio-nais realizada pela Comp.ª Joana Pires, na qualidade de Country Representative.

Nesta formação, em que participaram os Ro-taracts Clubes de Lisboa e Lisboa-Norte, fo-ram abordados temas como a estrutura inter-nacional do Rotary e Rotaract; o E.R.I.C; A EU-CO e as REM's, Geminação de Clubs, progra-mas de informação e reconhecimento do E.R.I.C., entre outros.

Os clubes presentes ficaram muito satisfeitos com esta formação, que foi muito dinâmica e objectiva, proporcionado um debate muito participado. Permitiu esclarecer muitas dúvi-das que existiam sobre esta avenida de servi-ço e conhecer oportunidades internacionais que o Rotaract oferece.

Esta foi a primeira palestra de um ciclo de for-mações que o Rotaract Club de Lisboa está a promover procurando colmatar as lacunas identificadas no club e fomentar o conheci-mento rotário.

Aproveitamos para agradecer à Comp.ª Joana Pires a amabilidade e disponibilidade de-monstradas.

Page 20: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 20

Rotaract Club Lisboa-Estrela Projecto Recolha de Tampas

N o passado dia 26 de Novembro ini-ciámos o Projecto “Recolha de Tampas”, que teve lugar na Faculdade de Direito da Univer-sidade de Lisboa. Trata-se de um dos muitos projectos a ser realizados pelo nosso clube, no qual podemos dizer que está a evoluir gra-dualmente.

Este projecto tem como objectivo principal a

recolha do maior número de tampas possível, com vista à obtenção de cadeiras de rodas ou outro tipo de material hospitalar que algumas instituições da zona em que operamos, preci-sam. Pretende-se que o referido projecto se desenvolva em outros locais, uma vez que, a recolha até agora está a ter algum sucesso.

Também com esta iniciativa é pretendida uma maior difusão da notoriedade do clube em zonas não compreendidas na sua área de influência.

Page 21: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 21

Rotaract Club Torres Vedras Concurso Criatividade Social - 2ª Edição

D epois do sucesso do ano anterior decidimos arrancar com mais uma edição do Concurso de Criatividade Social, que este ano irá contar com a participação de mais escolas secundárias, alargando assim o número de alunos com interesse no programa.

O primeiro Concurso de Criatividade Social ocorreu em 2012, em Torres Vedras, e tal co-mo esta segunda edição, foi organizado e promovido pelo Rotaract Club Torres Ve-dras. Este concurso é dirigido aos alunos dos 10º e 11º anos e tem como objectivo cimen-tar a consciencialização dos jovens para ac-ções sociais e de voluntariado que tenham um impacto positivo na comunidade torrien-se e global.

No final do concurso um júri seleccionará a melhor ideia para ser concretizada. Mais in-formação aqui.

Page 22: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 22

Rotaract Club Torres Vedras Música de Natal

M ais uma vez é Natal, no fim do ano como é normal, e nós va-

mos cantar um música tipo RFM e Comercial.

A melhor forma de dar por terminado o nos-so jantar de Natal interno deste ano foi prota-gonizar um vídeo de Natal desejando as boas festas a todos os nossos fãs do facebook bem como a todos os companheiros que nos se-guem.

A música contou com a performance da Inês Peralta Miranda, vencedora da edição de

2014 dos Novos Talentos, e também a mais recente homenageada do prémio Dr. José M. Antunes, Jr.

Conhece o vídeo aqui.

Page 23: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 23

Rotaract Club Parede-Carcavelos Recolha de Alimentos

F oi nos dias 29 e 30 de Novembro que aconteceu a mais recente campanha do Banco Alimentar contra a fome, e o Rotaract Club Parede-Carcavelos esteve em cima do acontecimento. Responsáveis pelo Continen-te da Parede, contámos com 16 voluntários e recolhemos uma tonelada de alimentos.

Page 24: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 24

Rotaract Club Sesimbra Ilumina-me!

C onforme publicámos na carta do mês de Novembro o Rotaract Clube de Se-simbra este ano foi convidado pela Cercizim-bra a ser um dos parceiros na organização e promoção do Projecto “Ilumina-me!”. Iniciativa de angariação de fundos para esta organiza-ção e que marca o Dia Internacional da Pes-soa com Deficiência.

A Iniciativa, que se traduz no lançamento de balões de ar quente, realizou-se no passado dia 29 de Novembro reunindo milhares de

pessoas na praia de Sesimbra que lançaram cerca de 2200 balões, mais do dobro do que no ano passado. Ficámos muito contentes com a resposta massiva que a população deu a este evento e por termos podido fazer par-te deste que é um dos maiores eventos de solidariedade do nosso Concelho.

Page 25: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 25

Rotaract Club Sesimbra 3º Aniversário

N o passado dia 2 de Dezembro o Rotaract Clube de Sesimbra celebrou o seu 3º Aniversário num jantar informal e intimo com os companheiros que puderam reunir-se neste dia para marcarmos o nosso aniversá-rio. Apesar da nossa tenra idade a forma co-mo vivemos Rotaract e Rotary, e os deixámos

entrar nas nossas vidas parece que somos Rotaractistas desde sempre.

A nossa Jovem mas madura idade recorda-nos também todas as actividades que já reali-zamos e as aprendizagens que fomos fazen-do neste nosso caminho, num procura cons-tante de melhoramento e serviço à nossa Co-munidade.

Page 26: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 26

Page 27: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 27

Notícias

Anúncios

Projectos

Serviço

Eventos

Notícias dos Clubes

Interact

Page 28: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 28

Interact Club Castelo Branco Actividade de Judo com a CIJE

N a manhã do passado dia 6 de De-zembro, o Interact Club de Castelo Branco organizou uma ida à Academia de Judo e Gi-násio de Castelo Branco, para as crianças e jovens da Casa de Infância e Juventude (CIJE)

A atividade consistiu na prática de um con-junto de exercícios relacionados com o judo e previamente elaborados por instrutores da Academia, tendo sido fundamental a colabo-ração da Academia de Judo e Ginásio de Cas-

telo Branco para tal. Este género de ativida-des são fundamentais não só como alerta pa-ra a importância de atividade física, mas tam-bém para estimular o convívio e união entre as jovens, permitindo-lhes ter experiências diferentes.

Page 29: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 29

Interact Club Tavira Active Day 2014

N o passado dia 6 de dezembro en-tre as 10h e as 13h, o Interact Club Tavira or-ganizou mais um evento o “Active Day 2014”, que teve lugar no pavilhão da Escola Básica 2º,3º D. Paio Peres Correia - Tavira. Os fundos angariados no torneio reverteram para os projetos que serão dinamizados pelas equi-pas Interact participantes no Desafio Rotary de Liderança.

O evento consistiu num conjunto de sessões/ aulas desportivas, abordando áreas como o pilates, zumba, metabolic, body combat ou crossfit. O evento teve grande audiência. O grupo “Eden Fit HealthClub”, na pessoa do professor Alexandre, terá sido quem mais

nos ajudou na realização deste evento, aliás sem este, jamais seria possível a sua realiza-ção nos mesmos módulos.

No final do torneio realizou-se um sorteio das rifas vendidas aos participantes, os prémios foram vales de desconto em qualquer artigo na Casa Stick, situada em Tavira. O “Active Day” foi considerado um sucesso entre os participantes, que afirmam ter desfrutado do mesmo. O Interact Club Tavira orgulha-se de continuar a “fazer Rotary brilhar”. Numa nota final, é de salientar e agradecer o apoio pres-tado pela Câmara Municipal de Tavira, Escola Básica 2º,3º D. Paio Peres Correia – Tavira, ao Luís Santos e mais uma vez ao “Eden Fit He-althClub”.

Page 30: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 30

Page 31: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 31

Agenda dos Representantes

Dezembro

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

1 2 3 4 5 6 7

8 9 10 11 12 13 14

15 16 17 18 19 20 21

22 23 24 25 26 27 28

29 30 31

Dia 2 | Terça-Feira

- 3º Aniversário do Rotaract Club de Sesimbra

Dia 12 | Sexta-Feira

- Desafio Rotary Liderança - Apresentação Intercalar de Projectos

Dia 13 | Sábado

- Almoço da Família Rotária | Moita

Dia 20 | Sábado

- Visita Oficial dos Representantes ao ITC e RTC Entroncamento

Dia 21| Domingo

- Visita Oficial do Representante ao RTC Odivelas

Page 32: Carta Mensal - Dezembro 2014

P��. 32

A PROVA QUÁDRUPLA

É V������?

É J���� � � ����� �� �������� ���?

C�� �� B�� V������ � M������� A!"#����?

S��� $��%&"'� � � ����� �� �������� ���?