carta mensal ao investidor junho 2020 edição especial de ... · maiores volatilidades do que os...

29
CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de recuperação pós covid-19

Upload: others

Post on 13-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

CARTA MENSAL AO INVESTIDOR

Junho 2020

Edição especial de recuperação pós covid-19

Page 2: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

Olá investidor!

Estamos caminhando para o terceiro mês de recuperaçãodas bolsas americanas. Os principais índices se encontramnovamente próximos às suas máximas históricaschancelando mais uma vez a resiliência da maior economiado mundo.

A onda positiva vem principalmente da reabertura gradativados mercados e dos enormes pacotes de incentivos que osbancos centrais aprovaram para a retomada do crescimentoe do emprego.

Tivemos um enorme sucesso em nossas carteiras sugeridas.O preço médio que fizemos no auge da crise, na carta que foipublicada em 07.04.2020, foi essencial para os retornos quetivemos.

Uma das regiões mais afetada economicamente foi aAmérica Latina. O impacto nos ativos e no câmbio foi omaior do mundo, principalmente no real brasileiro. A altavolatilidade aumentou a preocupação dos investidores dessaregião que veem cada vez mais a necessidade de manteruma parte do patrimônio numa moeda forte.

No mês de maio, o dólar se enfraqueceu no mundo tododeixando uma oportunidade para quem deseja converter opatrimônio para a moeda americana.

Page 3: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

Nessa carta trouxemos um pouco mais das oportunidadesque temos nos EUA. Muitos clientes pediram por ações deboas companhias e que fossem mais estáveis econservadoras. Pensando nisso, fizemos uma seleção dearistocratas que estão pagando dividendos acima dos 3%.

As aristocratas são um seleto grupo de empresasamericanas que sobem seus dividendos ininterruptamentehá mais de 25 anos.

Além disso, você encontrará um resumo sobre os dadosmacroeconômicos das principais economias do mundo eseus respectivos bancos centrais. O objetivo é ilustrar emapear o nível dos incentivos que estão por vir para auxiliarna montagem das carteiras.

Uma boa leitura!

Page 4: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

Recuperação nas bolsas de valores ao redor do mundo

A pandemia do COVID19 causou uma queda generalizadanos mercados. Esse tipo de fenômeno é conhecido comorisco sistêmico. O risco sistêmico é aquele que você nãoconsegue mitigar através da diversificação, é aquele tipo derisco que atinge os mercados financeiros em geral.

Por esse motivo, o comportamento dos índices ao redor domundo é similar. Obviamente que alguns países sofrerammaiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que osmomentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneirasincronizada. Confira abaixo como estão oscilando os ativosdolarizados ao redor do mundo.

Estados Unidos

Os índices americanos estão caminhando para seu terceiromês positivo. A recuperação se dá devido a confiança dosinvestidores nas políticas econômicas e na reabertura domercado.

O Nasdaq100, índice que tem um peso maior em companhiasde tecnologia, se recuperou de praticamente toda a queda eestá próximo de renovar as suas máximas. Grande partedesses retornos vem do bom desempenho que essascompanhias tiveram durante a crise.

Page 5: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

Índices americanos

Europa

A Europa ainda aguarda pela definição no volume dospacotes de liquidez dos bancos centrais, mas já temosalgumas prévias em torno de 1,4 trilhões de euros. AAlemanha fará a maior emissão e isso foi visto com bonsolhos pelo mercado, a bolsa alemã é a que mais se recuperou.Os outros índices também retornam seguindo o otimismo.

Fonte: Koyfin

Fonte: Koyfin

Page 6: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

América Latina

Na América latina temos um movimento similar entreArgentina, México e Brasil. Apesar de ser o mais vulnerávelentre eles, o índice argentino é o que está se saindo melhor,seguido pelo mexicano e logo atrás vem o Brasil.

Os ativos estão dolarizados, o real brasileiro e o pesomexicano se recuperaram um pouco no final do mês. Já opeso argentino segue se desvalorizando num ritmopraticamente constante.

Fonte: Koyfin

Page 7: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

ÁsiaNa Ásia o comportamento é similar mas num ritmo menor.O índice indiano é o que está tendo a pior performance e serecupera de maneira mais lenta. Olhando para os últimos 12meses de retornos, China, Rússia e Japão já operampositivos. Todos aprovaram pacotes de incentivosmonetários.

Fonte: Koyfin

Page 8: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

Dados macroeconômicos

Fechamos o primeiro trimestre de 2020 e os impactos doCOVID-19 começam a aparecer nos dados. Podemos conferire analisar uma série deles na tabela abaixo.

Fonte: Trading Economics

PIB

Na terceira coluna da tabela, GDP QoQ, estão os dados do PIBdo primeiro trimestre de 2020 e sua comparação commesmo período no ano anterior. Podemos observar que aqueda foi generalizada e EUA, China, França, Itália eEspanha lideram as perdas, em especial a China que além doCOVID-19 sofre impactos da guerra comercial com os EUA.A Alemanha entrou oficialmente em resseção após ter suaeconomia retraída pela segunda vez.

Page 9: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

Taxa de desemprego

Outro dado importante é a taxa de desemprego (colunajobless rate). Os EUA lideram o grupo com 14,7% de suapopulação desempregada, antes da crise esse número era de3%. Muito provavelmente os juros se manterão baixos atéque esses dados voltem a normalidade. A taxa dedesemprego é um parâmetro para medirmos a retomada daeconomia.

Dívida dos governos

As dívidas aumentaram bastante, na coluna DEBT/GDPpodemos observar o quanto um país está endividado emrelação a seu PIB. O Japão é um caso especial devido aspolíticas fiscais das últimas duas décadas, portanto é umnúmero isolado, já os outros países nos mostram dadospreocupantes.

EUA e Itália ultrapassaram a barreira dos 100%, isso significaque a dívida do governo está maior do que o seu PIB anual.Quem está numa posição mais confortável são osemergentes como China, Índia, Rússia e México que, além deestarem pouco endividados, possuem mais espaço para umaredução nos juros.

Page 10: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

Bancos centrais e seus pacotes de incentivo

Os bancos centrais das principais economias do mundodecidiram intensificar os estímulos monetários parasuavizar o impacto da pandemia. Os de países emergentespossuem um problema a mais, além dos estímulosmonetários precisam intervir no câmbio para conter a fortedepreciação das moedas locais.

Na imagem abaixo temos a ilustração das políticas adotadas.

Fonte: Visual capitalista, IMF e ECB.

EUA – USD 4 Trilhões, FED descarta possibilidade de jurosnegativos, mas continua com programa intensivo deestímulos, a dívida do FED passou de 4 tri para 7 tri. DeutschBank avalia que o FED pode emitir até 38 tri, é um valormuito alto, é praticamente dinheiro ilimitado. Atualmente osjuros estão em 0,25%.

Page 11: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

China – USD 0,53 Trilhões, a China está com uma posiçãofinanceira mais confortável, há um programa de estímulopara empresas no valor de USD 2,5 trilhões que seráimplementando de acordo com as necessidades, a atual taxade juros do país está em 3,85%. Vale ressaltar que a Chinatem mais espaço para estímulos fiscais e monetários do queos outros países.

Japão – USD 2,18 trilhões, esse montante representa 40% doPIB. O BOJ convocou reunião extraordinária para reduçãonas taxas de juros que estão em -0,10%.

Europa – USD 1,4 Trilhões, foi aprovado pacote de 1,4 trilhõesde euros onde a Alemanha é responsável por 50%, não háestimativas de quanto de dinheiro será necessário, os jurosestão agora zerados.

Brasil – USD 0,280 Trilhões, BC do Brasil também estáestimulando o mercado via compra de títulos e além dissoprecisa controlar o câmbio que está com a maior volatilidadeimplícita dentre as moedas do mundo, afirma que temespaço para vender mais de suas reservas, e também alertouque se houver algum risco fiscal há a possibilidade do Bacensubir os juros. A SELIC está em 3% com projeção de um cortede 0,5% para a próxima reunião.

Page 12: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

Os estímulos dos bancos centrais desde 2002

Um fato que preocupa os economistas é que a economia temprecisado de cada vez mais estímulos para manter seucrescimento. Repare como a curva de emissão de moedatem aumentado.

Fonte: Bloomberg, Edelweiss Professional Investors Research

O impacto da pandemia nos mercados somado aosestímulos lançados por praticamente todos os bancoscentrais cria um cenário de maiores incertezas sobre ofuturo dos ativos. Há o risco de termos números altos deinflação e esse é um problema que precisamos nos atentar,ter uma parcela considerável em renda variável é essencialdaqui pra frente.

Page 13: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

Guerra comercial

A guerra comercial entre EUA e CHINA volta a seintensificar, Trump culpa a China pela pandemia e pordeslealdades nas negociações, em seus pronunciamentosTrump reafirma a quebra das relações com OMS.

Foram tomadas diversas medidas que afetam diretamenteas companhias e o governo chinês, seguem abaixo algumasdelas:

• Proibição da compra de ações de empresas chinesaspelos fundos de pensão americanos.• Elevação do rigor para aprovação de passaporteschineses• Empresas chinesas terão que seguir padrões contábeisamericanos• Aumento do rigor para aprovação de abertura de capitalnos EUA

Page 14: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

Além disso, o senado aprovou projeto que permite a retiradade companhias chinesas das bolsas americanas, elas terãoque se adaptar a uma série de regras de contabilidade eauditoria dos EUA e passar a informar detalhes sobre asempresas que são controladas pelo governo chinês.

Os aliados dos EUA devem aplicar mais restrições aogoverno e às empresas da China.

Devemos ficar atentos para o fato de que o presidenteDonald Trump precisa se reeleger em novembro, e que osmovimentos políticos e econômicos vão se intensificardaqui em diante. Retomar o crescimento e o emprego serãofatores fundamentais para garantir a reeleição.

Page 15: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

“Never Bet Against America”

Warren Buffet

Nossas carteiras

Reunião anual da Berkshire de 2020

Page 16: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

Dividend Aristocrats

Em momentos de crise a insegurança dos investidoresaumenta bastante. Essa é uma reação natural ao aumentorepentino da volatilidade. Por outro lado, sabemos danecessidade de ter ações num período onde o mundo inteiroestá estimulando suas economias.

Pensando nisso, vamos dedicar esse capítulo a falar dasaristocratas nos dividendos, um seleto grupo de sólidasempresas pertencentes ao S&P500 e que sobem seusdividendos há mais de 25 anos.

O que são as aristocratas?

O índice das ações aristocratas nos dividendos (dividendAristocrats) foi criado pela Standard and Poors em 2005 ecomtempla um seleto grupo de empresas americanas quecumprem as seguintes exigências:

• Pertencer ao índice S&P500• Valor de mercado de no mínimo 3 Bilhões• Sobem seus dividendos ininterruptamente há mais de25 anos.

Page 17: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

Dividend Aristocrats

Como vocês podem perceber, não é uma tarefa fácil entrarno índice. As companhias precisam ser resilientes e muitobem geridas, elas passaram por diversas crises e mesmoassim conseguiram subir seus dividendos, esse é um fatoimportantíssimo.

O índice das aristocratas tem performado melhor que oS&P500 nos últimos 10 anos, além de oferecer um retornomelhor, o índice é menos volátil, o que significa que asações do índice são mais estáveis.

Atualmente são 53empresas que fazemparte desse grupo.

Nós fizemos umaseleção das empresascom as aristocratas queestão pagando acima de3% de dividendos e queestão com uma boaqualidade financeira.

Na última coluna temos o BETA que é uma medida devolatilidade: quando ele é maior que 1 significa que a ação émais volátil do que o S&P500 e quando é menor significaque a volatilidade é menor.

Confira a tabela.

Page 18: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

Dividend Aristocrats

Uma outra maneira de se investir nas aristocratas écomprando o ETF NOBL que replica exatamente o índice.Você pode conferir a lista completa das aristocratasacessando esse link:https://en.wikipedia.org/wiki/S%26P_500_Dividend_Aristocrats

Page 19: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

A nossa carteira de valor entrou no positivo novamente e estáse recuperando muito bem das quedas que teve. O fato determos feito mais compras durante o pico da crise foifundamental para o resultado atual.

Praticamente todos os ativos estão positivos.

Os destaques foram United Rentals, Lennar Corp e MSMIndustrials que subiram mais de 25% durante o mês de maio,motivadas principalmente pela reabertura da economiaamericana. Acreditamos que a onda de otimismo irácontinuar e consecutivamente nossa carteira seguirá essefluxo.

A Unum Group, que é uma grande seguradora americana, éum dos ativos que foi impactado diretamente pela crise eainda está com -2%. Estamos analisando a companhiaconstantemente pois aí pode estar uma ótima oportunidadepara os clientes que ainda não possuem a companhia. Casoisso se confirme, vamos reforçar as compras na companhia.

Por enquanto não faremos nenhuma alteração na carteira devalor. Vamos continuar monitorando de perto as companhiase seus resultados.

Carteira de Value Investing

Page 20: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

Nossa carteira hipotética de 100 mil dólares que contempla asações desde outubro do ano passado, rende agora 4,79%. Essacarteira segue as sugestões que fizemos no passado queforam: 1) manter até no máximo 40% em ações, e 2) reforçar acompra nas ações no pico da crise.

Carteira de Value Investing

Abaixo o comportamento do preço das ações no mês de maio.

Fonte: Koyfin

Capital inicial 100.000,00

P/L ações 4.309,60

Volume ações 56.621,29

Volume Bonds R$ 48.197,44

Patrimônio 104.818,73

Rentabilidade total 4,82%

Page 21: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

Carteira de Value Investing

Operações abertas value investing + 7,6%

Operações encerradas value investing +12,34%

Os ativos que possuem 2 na primeira coluna significa que houveram duascompras para fazer o preço médio. As compras foram feitas na carta mensalenviada em abril referente a março.

Page 22: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

Nossa carteira de dividendos também teve uma ótimarecuperação. Algumas companhias suspenderam opagamento dos dividendos para fortalecer o caixa que foidiretamente impactado pelo lock-down.

É importante falar que o preço médio que fizemos no dia08/04/2020 foi fundamental para o resultado. As ações quereforçamos a compra possuem o número 2 na primeiracoluna.

Mantemos a compra na Magellan (MMP) e na EnterpriseProdutcs (EPD) que são distribuidoras e armazenadores deóleo e gás, um serviço que deve manter sua demanda apesardas volatilidades no preço do petróleo. Ambos os ativos estãopagando cerca de 9%.

Mantemos a compra também em AT&T e Abbvie, duasaristocratas que mencionamos anteriormente. Ambas asempresas não cortaram os pagamentos nos dividendos emostram estabilidade para continuar com os pagamentosmesmo durante a crise. A AT&T suspendeu seu programa derecompra de ações para assegurar os pagamentos dosdividendos.

As demais companhias vamos aguardar uma recuperaçãopara novos ajustes.

Carteira de Dividendos

Page 23: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

Nossa carteira hipotética com 100 mil dólares está com umprejuízo de -2,27%..

Abaixo o comportamento dos ativos da carteira de dividendosno mês de maio. Um destaque em especial para a L. Brands epara a Kohl`s que subiram 48% e 34% respectivamente no mês.

Carteira de Dividendos

Fonte: Koyfin

Capital inicial R$ 100.000,00

P/L ações -R$ 2.750,16

Volume Ações R$ 52.519,80

Volume Bonds R$ 45.207,58

Patrimônio 97.727,38

Rentabilidade total -2,27%

Page 24: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

Carteira de Dividendos

Operações abertas dividendos -2,91%

Operações encerradas dividendos +4,91%

Os ativos que possuem 2 na primeira coluna significa que houveram duascompras para fazer o preço médio. As compras foram feitas na carta mensalenviada em abril referente a março.

Page 25: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

Nossa carteira de fundos imobiliários foi a que mais subiudurante o mês de maio. Acumulávamos uma perda significativadevido aos hotéis que foram diretamente impactados pela crise,mas como de costume, a crise levou os ativos para níveistotalmente irracionais e agora se recuperam.

Soubemos aproveitar essa discrepância comprando os ativos nopico da crise. Na carta que foi publicada em abril referente aomês de março, reavaliamos e reforçamos todas as nossasposições nos REITs e isso foi fundamental para a recuperação eperformance da carteira. Muito está por vir.

As maiores altas vieram da SVC, SITC, APLE, repare no gráficoabaixo.

Carteira de Fundos Imobiliários - REITs

Fonte: Koyfin

Page 26: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

IRM ficou ex-dividendos e vai pagar USD 0,6185 por ação. A IRMé um dos REITs que não foi impactado diretamente pois estánum setor de armazenamento de dados que é anticíclico. Aprevisão é que ela continue com os pagamentos e é um dosativos que mantemos o status para em COMPRA.

Todos os REITs tiveram receitas estáveis no primeiro trimestrede 2020 o que foi uma surpresa boa, não houve uma quedaabrupta como esperado, talvez esse resultado negativo venhana publicação do segundo trimestre. O lucro líquido e o lucro poração foram reduzidos em muitos casos a zero devido acontensão de recursos.

Alguns fundos conseguiram vender propriedades a preçosinteressantes e possuem linhas de créditos pré-aprovadas.Esses movimentos são evidências da experiência dos gestoresdos maiores fundos imobiliários dos EUA e do mundo.Acreditamos que essa recuperação irá se alongar para opróximo mês.

Nossa carteira hipotética com 100 mil dólares está com umprejuízo de -0,57%.

Carteira de Fundos Imobiliários - REITs

Capital inicial 100.000,00

P/L ações (986,66)

Volume Ações 59.670,28

Volume Bonds R$ 39.763,09

Patrimônio 99.433,37

Rentabilidade total -0,57%

Page 27: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

Carteira de Fundos Imobiliários - REITs

Operações abertas dividendos -0,52%

Operações encerradas dividendos +5,76%

Os ativos que possuem 2 na primeira coluna significa que houveram duascompras para fazer o preço médio. As compras foram feitas na carta mensalenviada em abril referente a março.

Page 28: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

Melhores BONDs

Os BONDS são uma ótima opção para quem quer saber exatamente orendimento que irá obter em sua aplicação de renda fixa. A maioria denossos BONDs possui um valor mínimo de aplicação de 10 mil dólares epossibilitam você fazer essa aplicação totalmente online.

Abaixo, separamos as melhores opções que unem rentabilidade esegurança. Buscamos classificações de risco adequadas para o prazo afim de obter um retorno elevado em um cenário que os treasuries estão apagar 0.25% a.a..

Abaixo você acessa nosso relatório sobre BONDs.

Ativos de Renda Fixa

Relatório de BONDs

https://pt.difmarkets.com/bonds-pdf/

Page 29: CARTA MENSAL AO INVESTIDOR Junho 2020 Edição especial de ... · maiores volatilidades do que os outros, mas é nítido que os momentos de pessimismo e otimismo ocorrem de maneira

Contatos

E-mail: [email protected]: www.pt.difmarkets.com

Isenção de responsabilidade

DIF Markets não leva em conta os objetivos individuais de investimento do destinatário, nem seus

objetivos específicos de investimento, sua situação financeira, nem os requisitos e necessidades

específicas. Portanto, todas as publicações da DIF Markets são oferecidas, a menos que especificado de

outra forma, para fins informativos e/ou marketing, e não serão interpretadas como fiscais ou

contábeis, ou uma recomendação ou idéia de investimentos, ou qualquer outro tipo de incentivo a agir,

investir ou desinvestir de qualquer forma (coletivamente, “Recomendações”). A DIF Markets não será

responsável por quaisquer perdas derivadas de quaisquer investimentos com base nas recomendações

recebidas. A DIF Markets só responderá (de acordo com a seção “Limitação de Responsabilidade”) no

caso de uma possível Recomendação não ter sido feita de acordo com as regras e práticas da profissão.

Leia o disclaimer completo clicando aqui.

+598 93 997 431

Acesse o grupo no telegram