carta distrito 1960 - março de 2003 -nº9

10
Companheiras e Companheiros Rotary dedica o mês de Março ao Ambiente. Neste princípio de século, mais de metade da população mundial vive em cidades, onde os problemas sociais e ambientais se tornam mais agudos. Torna-se incontornável encontrar um novo modelo de crescimento que concilie o atendimento das necessidades do presente com a viabilidade das gerações futuras atenderem as suas próprias demandas. É o chamado Desenvolvimento Sustentável. O papel do Rotary e dos Rotários na defesa do Meio Ambiente é colaborar na construção deste modelo de desenvolvimento. No próximo dia 29 de Março, no Forum Luíza Tódi, em Setúbal, o Distrito irá realizar o Forum do Ambiente, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal. Esperamos, desta forma, contribuir para a consciencialização do tema entre os Rotários e estimular o desenvolvimento de projectos nos Clubes, na área do Ambiente, em suas comunidades. Excepcionalmente neste ano, o Conselho Director de Rotary International, com o objectivo destacar a importância da Campanha de Arrecadação de Fundos para Erradicação da Poliomielite (Paralisia Infantil), decidiu eleger este mês de Março como Mês da Pólio. É fundamental que neste mês todos os Clubes aumentem o esforço para captar recursos para a Campanha. Seja através de novos Companheiros Paul Harris, seja através de doações de e100,00 (pelo que recebem um Certificado) ou ainda por doações de qualquer importância para a conta 43 007 do Banco Espírito Santo, agência 246 – Cascais, entre tantas outras formas de contribuição, previstas por RI. Com o alto sentido de responsabilidade, o entusiasmo e a capacidade de liderança dos Companheiros, conseguiremos aumentar significativamente as contribuições para esta memorável Campanha. E tornar realidade nosso sonho rotário de erradicar esta terrível doença da face da Terra até 2005, para então comemorar, ainda mais motivados e felizes, o Centenário de Rotary International. Um abraço do março 2003 nº 9 Henrique Gomes de Almeida Visite-nos em www.d1960.rotary.pt

Upload: teresa-mayer-pdg

Post on 09-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Rotary dedica o mês de Março ao Ambiente.Neste princípio de século, mais de metade da população mundial viveem cidades, onde os problemas sociais e ambientais se tornam maisagudos.

TRANSCRIPT

Page 1: CARTA Distrito 1960 - MARÇO de 2003 -nº9

Companheiras e Companheiros

Rotary dedica o mês de Março ao Ambiente.Neste princípio de século, mais de metade da população mundial viveem cidades, onde os problemas sociais e ambientais se tornam maisagudos.

Torna-se incontornável encontrar um novo modelo de crescimento queconcilie o atendimento das necessidades do presente com a viabilidadedas gerações futuras atenderem as suas próprias demandas.

É o chamado Desenvolvimento Sustentável.

O papel do Rotary e dos Rotários na defesa do Meio Ambienteé colaborar na construção deste modelo de desenvolvimento.

No próximo dia 29 de Março, no Forum Luíza Tódi, em Setúbal,o Distrito irá realizar o Forum do Ambiente, em parceria com a CâmaraMunicipal de Setúbal. Esperamos, desta forma, contribuir paraa consciencialização do tema entre os Rotários e estimularo desenvolvimento de projectos nos Clubes, na área do Ambiente,em suas comunidades.

Excepcionalmente neste ano, o Conselho Director de RotaryInternational, com o objectivo destacar a importância da Campanhade Arrecadação de Fundos para Erradicação da Poliomielite (ParalisiaInfantil), decidiu eleger este mês de Março como Mês da Pólio.

É fundamental que neste mês todos os Clubes aumentem o esforçopara captar recursos para a Campanha.

Seja através de novos Companheiros Paul Harris, seja atravésde doações de e100,00 (pelo que recebem um Certificado) ou aindapor doações de qualquer importância para a conta 43 007 do BancoEspírito Santo, agência 246 – Cascais, entre tantas outras formas decontribuição, previstas por RI.

Com o alto sentido de responsabilidade, o entusiasmo e a capacidadede liderança dos Companheiros, conseguiremos aumentarsignificativamente as contribuições para esta memorável Campanha.

E tornar realidade nosso sonho rotário de erradicar esta terrível doençada face da Terra até 2005, para então comemorar, ainda mais motivadose felizes, o Centenário de Rotary International.

Um abraço do

m a r ç o 2 0 0 3 • n º 9

Henrique Gomes de Almeida

Visite-nos em www.d1960.rotary.pt

Page 2: CARTA Distrito 1960 - MARÇO de 2003 -nº9

22 c a r t a m e n s a l d o g o v e r n a d o r

m a r ç o 2 0 0 3 • n º 9

DISTRITODISTRITO

objectivo dos Serviços à Comunidade, é promover a me-lhoria da Comunidade pela conduta exemplar de cada um nasua vida publica e privada.Localmente, cada Clube Rotário desenvolve várias actividades,para manter vivo esse espirito de servir na sua Comunidade.Neste Ano Rotário, nos Serviços à Comunidade, estamosfazendo um significativo trabalho de Rastreio da Audição eVisão, ás crianças do 1º ano do ensino básico, a mais de 150escolas, mais de 7 mil crianças e à população da zona.É do conhecimento de todos nós, Rotários, o sucesso que oPrograma “Saúde Brincando” alcançou e continua a ter, juntodos diversos Hospitais do País, beneficiando as crianças doen-tes com a presença de palhaços, contadores de historias, teatro,cantares e musica tradicional, onde em uma ou mais sessõesmensais, há distribuição de brinquedos e oferta de um lanche áscrianças internadas e ás crianças convidadas de uma escola.Têm sido contactadas várias escolas do ensino básico e secun-dário, para divulgação do Rotary e, no Programa de “Escolhade Carreiras”, são atribuídos, por vários Clubes, prémios esco-lares aos alunos que mais se distinguem.São muitos os Clubes que apoiam os Bolseiros mais carencia-dos ou distinguidos pelo sucesso escolar.Têm sido várias as Palestras, abertas à Comunidade, feitas porTécnicos da área do Ambiente. No dia 29 de Março, iremosrealizar o Forum do Ambiente, no Forum Luíza Tódi, em Setú-bal, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.No apoio aos Adultos Portadores de Deficiências, vários Clu-bes têm demonstrado de forma inequívoca a boa vontade deservir, não só na distribuição de cadeiras de rodas para os mais

Comissão Distritaldos Serviços à Comunidade

carenciados, mas também, proporcionando-lhes EspectáculosAudiovisuais, de forma a sensibilizar a Comunidade em geral.Os Idosos têm sido apoiados por muitos Clubes, que de váriasformas se disponibilizam para os acompanhar, sempre quenecessário.Em conjunto com os Clubes Rotários do Distrito, levaremosao Santuário de nossa Senhora de Fátima, no dia 10 de Maio,com almoço no Restaurante da Casa da Nossa Senhora doCarmo, muitos Idosos, para quem em principio já reservámos350 lugares.Esta é uma pequena amostra das actividades dos Clubes nestaárea, apoiados pela Avenida dos Serviços à Comunidade, a nívelDistrital.Na 57ª Conferência do Distrito, de 22 a 25 de Maio, em Vila-moura, faremos uma descrição de todas estas Acções, e delasdaremos conhecimento ao Plenário.Por enquanto, pedimos com maior empenho, a todos os ClubesRotários, que nos enviem uma resenha das actividades levadasa efeito e das programadas.De realçar, o excelente trabalho que em várias actividades oRotaract e Interact tem desenvolvido, nos Serviços à comuni-dade.A colaboração da Fundação Rotária Portuguesa tem sido sempreprestimosa e a ajuda das Autarquias também tem sido valiosa.Com a colaboração de todos, que de boa vontade nos ajudam,vamos continuar a desenvolver o nosso trabalho, para bem daComunidade.

Joaquim EsperançaPresidente da Comissão Distrital dos Serviços á Comunidade

e a nível rotário há programas aliciantes para os jovens das nossascomunidades, o RYLA – Seminário de Liderança para Jovens é,seguramente, um deles.Iniciado na Austrália em 1961, teve seu início em Portugal em1984, cabendo ao Rotary Clube da Figueira da Foz a sua orga-nização.Desde então, todos os anos é distinguido um ou mais clubespara organizar este excelente evento, que é da responsabilidadedirecta do Governador do Distrito.Este Ano Rotário vai esta honra caber ao Rotary Clube de PontaDelgada, que vai poder concretizar um sonho antigo do Gover-nador Henrique Gomes de Almeida: a organização, pela primeiravez, de um RYLA nos Açores, de 13 a 17 de Abril.Superiormente liderado pela Presidente Fátima Sequeira Dias esua equipa, os rotários de Ponta Delgada estão ansiosos porproporcionar aos jovens uma estadia inesquecível, tendo elabo-

será nos Açores

o

RYLA 2002-2003rado actividades culturais, sociais e até desportivas de grandeinteresse, com enfoque no desenvolvimento do espírito de lide-rança dos jovens, com palestras que abordarão para além destetema, a Ética, as relações interpessoais, o marketing pessoal e alinguagem.Para além das visitas à ilha e do convívio que seguramente serámuito animado, estes jovens irão ser recebidos pelo Presidentedo Governo Regional dos Açores e pela edilidade local.Para os Clubes que já enviaram as inscrições para este RYLAvão os nossos parabéns.Os que por qualquer razão gostariam de participar talvez aindavão a tempo de o fazer.Do exposto, fica claro que o RYLA é sinónimo de vitalidaderotária!

José Tavares dos SantosCoordenador Distrital do RYLA

s

Page 3: CARTA Distrito 1960 - MARÇO de 2003 -nº9

33c a r t a m e n s a l d o g o v e r n a d o r

m a r ç o 2 0 0 3 • n º 9

DISTRITODISTRITO

A Revista Visão, na ediçãode 27 de Fevereiro, veiculoua seguinte notícia na colunaPeriscópio:

UmaNotíciaMaldosa

A Resposta do GovernadorExcelentíssimo SenhorDirector-Geral de VisãoSr. Carlos Cáceres Monteiro

Cascais, 28 de Fevereiro de 2003

Senhor Director-Geral

Foi com grande decepção e profunda indignação que os Rotários portugueses reagiram à notícia publicada na colunaPeriscópio com o título “Portas abre as portas à maçonaria”, a páginas 48 da edição nº 521 desta prestigiada revista.Decepção porque considerávamos difícil admitir que uma elite de jornalistas, como a que integra o corpo redactorial daVisão, desconhecesse o que é, e o que faz Rotary International, instituição que existe há mais de 77 anos em Portugal.Rotary International é uma organização sem fins lucrativos fundada em 23 de Fevereiro de 1905, considerada hojea maior Organização Não Governamental do mundo dedicada à prestação voluntária de serviços humanitários,que tem como objectivo promover a Paz e a Compreensão entre os povos.Trata-se de uma organização apolítica, não religiosa, onde as diferenças de cor, credo religioso, cultura ou estatutosocial são vistas como riqueza decorrente desta diversidade.Com representação permanente na ONU, órgão para cuja formação contribuiu, Rotary congrega hoje mais de1.250.000 rotários, líderes nas suas profissões, organizados em 31.257 Clubes, em 164 países.Ao longo dos 98 anos de existência, para semear a Paz e a Compreensão mundial, Rotary tem empreendido, nos 4cantos do mundo, acções e campanhas em áreas como a Educação, a Saúde, o Ambiente, o Combate à Fome e àPobreza.A Erradicação da Poliomielite (Paralisia Infantil), iniciada pelo Rotary em 1985, tendo como parceiros a OrganizaçãoMundial de Saúde e UNICEF, é considerada a acção de Saúde Pública mais importante da História da Humanidade.Foram já vacinadas mais de 2 mil milhões de crianças em todo o mundo. Só Rotary International investiu mais de500 milhões de dólares nesta Campanha, que entra agora na sua recta final, quando poucos países, nomeadamenteem África e Ásia, ainda acusam casos da doença.Foi com este nobre objectivo, captar recursos para erradicação da Paralisia Infantil no mundo, que os 4Clubes da Linha do Estoril filiados a Rotary International organizaram o “curioso evento” – um Jantar no Fortede São Julião da Barra, onde Rotários e não Rotários contribuíram financeiramente para ajudar a eliminar estaterrível doença, que ceifou muitos milhares vidas de crianças e gerou tanta infelicidade nas famílias, inclusiva-mente em Portugal.Daí decorre o sentimento de profunda indignação a que me referi no início.Desconhecemos os motivos para a manipulação contida na notícia, associando o Rotary à Maçonaria, instituiçãoque respeitamos, mas com a qual Rotary não tem qualquer vínculo, ligação ou correlação.Na qualidade de Administrador de Rotary International para o Centro e Sul do País e Regiões Autónomas em2002-2003, solicito a publicação integral desta carta, para completo esclarecimento do facto.E sugiro que a Visão publique uma reportagem sobre o Rotary, seus objectivos, sua estrutura e seus projectos, aquie no mundo. Para tal, coloco-me inteiramente à disposição de Vossa Excelência, de forma que dita matéria concilieo interesse dos leitores e a dignidade da causa que voluntariamente abraçamos.

Com os melhores cumprimentos

Rotary Clube de Lisboa-Olivaislevou a cabo uma actividade noâmbito da Avenida dos Serviços

Internacionais, estabelecendo uma coope-ração com todos os Clubes Rotários afri-canos de expressão portuguesa – RC deLuanda, Moçambique, Bissau, Cidade daPraia e Timor Lorosae.

Cooperação com os PALOPA iniciativa consistiu na entrega a estesClubes de uma monografia jurídica doCompanheiro Alexandre Vieira, subordi-nada ao tema: “A influência portuguesana Justiça Constitucional nos Países Afri-canos de Espressão Portuguesa”.Os Clubes cooperantes serão, conjunta-mente com o RC de Lisboa-Olivais, os

O doadores deste trabalho às bibliotecas efaculdades de Direito locais.Será mais uma ponte entre Portugal e osclubes irmãos, de forma a estreitar os laçosde companheirismo e cooperação mútua.O texto integral do trabalho está disponí-vel no site: www.rotaryolivais.com.

O GOVERNADOR DO DISTRITO 1960

HENRIQUE GOMES DE ALMEIDA

Portas abreas portasà maçonariaO forte de São Julião daBarra, a residência oficialdo ministro da Defesa,Paulo Portas, democrata-cristão assumido, foi palcode um encontro de um curi-oso evento. No últimosábado, uma organizaçãoparamaçónica, o RotaryClub de Oeiras, solicitou aoMDN um dos múltiplossalões doforte-local de forte simbolo-gia maçónica, já que, ali, foienforcado um famoso maçonportuguês, o general GomesFreire de Andrade –, paraaí realizar um jantar.

MarçoDia 8 RC SetúbalDia 9 RC Montijo

RC Praia da Rocha

Aniversários do Mês Dia 16 RC ÉvoraDia 27 RC TomarDia 29 RC Silves

Page 4: CARTA Distrito 1960 - MARÇO de 2003 -nº9

44 c a r t a m e n s a l d o g o v e r n a d o r

m a r ç o 2 0 0 3 • n º 9

DISTRITODISTRITO

Para comemorar o 98ª Aniversário do nosso Movimento, dia 23 de Fevereiro, algunsClubes do Distrito se uniram em grupos para realizar 3 eventos, com os resultados areverter a favor da Campanha para Erradicação da Poliomielite (Paralisia Infantil).

O 98º Aniversário

o primeiro evento reuniu os Clubes de Lisboa, no dia 21, noHotel Sheraton Lisboa.Com a coordenação do Comp. João Bandeira, Presidente daComissão Distrital dos Serviços Internacionais, e organizadopelo RC de Lisboa-Oeste (que havia completado 34 anos nodia 17), tendo à frente o Presidente Vasco Leão, e com a parti-cipação de 8 dos 9 Clubes de Lisboa (só faltou o Lisboa-Sul),tivemos um belo Jantar de convívio.Estiveram presentes quase centena meia de pessoas, estandorepresentados 27 Clubes!

E uma excelente Palestra do Comp. PGD José Manuel Cordeiro,que traçou um quadro real do estado actual do MovimentoRotário e os caminhos do futuro. Uma imagem de fé no Rotary.E fez um grande elogio ao Governador Henrique Gomes deAlmeida, pela sua liderança serena e amiga, que faz com que ascoisas simplesmente aconteçam...Ele deixou o Governador com um ar meio envergonhado...Mas o habitual sorriso logo voltou, quando entregou um PaulHarris, destinado à PólioPlus, ao Comp. João Manuel Nunes doSantos, do RC de Lisboa-Belém.

Page 5: CARTA Distrito 1960 - MARÇO de 2003 -nº9

55c a r t a m e n s a l d o g o v e r n a d o r

m a r ç o 2 0 0 3 • n º 9

DISTRITODISTRITO

do Rotarysegundo evento reuniu os 4 Clubes da Linha do Estoril

(Algés, Oeiras, Parede-Carcavelos e Cascais-Estoril) e foi reali-zado no Forte de São Julião da Barra, cuja visita por si só já éum evento.O Comp. Américo Estevens, Presidente do RC de Cascais-Es-toril, o mais antigo da Linha, presidiu a cerimónia, ao lado deMaria Rosa Estevens.A maciça adesão dos Companheiros, cônjuges e convidados,cerca de 200 pessoas, e o lindo ambiente das arcadas do Salãoformaram um cenário perfeito para uma linda festa, onde aCampanha da Pólio foi a grande beneficiária.Além de outros felizes contemplados nos diversos sorteios. Amaior prenda coube à Comp. Maria Helena, esposa do PGDRicardo Almeida, que foi contemplada com um Paul Harris, aser entregue na Conferência, em Vilamoura.O Comp. Felizardo Cota recebeu a sua 1ª safira, entregue peloGovernador.A ilustre Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dra. Tere-sa Zambujo, fez uma intervenção muito emotiva, elogiando otrabalho do Rotary e dos Rotários.

terceiro evento reuniu os 5 Clubes do Oeste (Alcobaça,Benedita, Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras), norestaurante “A Lareira”, em Caldas da Rainha.O RC de Caldas da Rainha foi o Clube organizador, tendo àfrente o Presidente João Girão, e estiveram presentes o Presi-dente da Câmara Mu-nicipal de Óbidos,Dr. Telmo Faria, e aVereadora da Câma-ra Municipal de Cal-das da Rainha, Sra.Maria da Conceição.Foi outra excelenteiniciativa, com umJantar magnífico enovamente uma no-tável palestra doPGD José ManuelCordeiro, sobre omesmo tema do dia21, em Lisboa, mascom uma abordagemdiferente, e cada vezmais rica e apuradaem conteúdo.Novamente mais deuma centena de pre-senças, a admissão deum novo Companheiro, Francisco Neto, e uma festa de grandeimpacto rotário, na Região e no país.Como diz o Comp. João Bandeira, o Rotary está vivo e reco-menda-se!

o

o

Page 6: CARTA Distrito 1960 - MARÇO de 2003 -nº9

66 c a r t a m e n s a l d o g o v e r n a d o r

m a r ç o 2 0 0 3 • n º 9

CLUBESCLUBES

m Fevereiro, Marcia e eu fomos con-vidados e tivemos a oportunidade devisitar alguns Clubes:

Dia 5 - Jantar no RC do Montijo, com pales-tra do Prof. Amândio Seco da Costa.Dia 18 - Almoço no RC Lisboa, com palestrado Padre Milícias.Dia 18 - Jantar no RC de Santarém compalestra do PGD José Manuel Cordeiro.Dia 19 - Jantar no RC do Entroncamento compalestra do Comp. Augusto Ezequiel.Dia 20 - Jantar no RC de Carnaxide compalestra do PGD Luís Delgado.

Foi gratificante voltar aos Clubes após aVisita Oficial e sermos recebidos com omesmo carinho, a mesma dedicação e omesmo espírito de equipa que marca esteAno Rotário.As Sementes do Amor começam a dar osseus frutos...

Visitas aos ClubesA emoção de DelgadoNa palestra do Comp. PGD Luís Delga-do, no passado dia 20, em Carnaxide,houve muitos momentos de emoção.Quando Delgado relembrou passagens desua Governadoria, como aquela em queGovernador Henrique e o GovernadorEleito Frederico Nascimento se abraça-ram, após o resultado da eleição paraGovernador do Ano Rotário 2002-2003.Foi um momento em que a amizade e oespírito rotário emergiram de forma

eloquente. Naquele instante foi iniciada acontinuidade no Distrito.E também quando Esmeralda e o Presi-dente José Manuel Trindade improvisarama celebração do aniversário de MariaPerdigoto.E quando o Governador fez questão dereemblemar o Comp. Henrique Levezi-nho, do RC de Vila Franca de Xira, queandava sumido do convívio rotário...Foi uma noite muito especial, para o PGDLuís Delgado e para todos os que lá esti-veram.

RC de Faro promoveu mais uma sessão do Projecto SAÚ-DE BRINCANDO, coordenado a nível distrital pelo

Comp. Fernando Medeiros de Souza.Esta magnífica acção, teve lugar no Hospital de Faro, no dia 20

Loulé e Portimãounem-se pela Educação

RC Loulé e o RC de Portimão, no sentido de estreitar oslaços de Amizade e Companheirismo e ao mesmo tempo

desenvolver acções rotárias, promoveram uma Palestra no TivoliMarinotel, Vilamoura, que alias será o cenário da 57ª Conferên-cia do Distrito, entre os dias 22 e 25 de Maio.A palestra, a cargo do eminente Professor Ricardo Jorge, versousobre “A importância da educação musical no desenvolvimentodas crianças” e encantou a todos os que tiveram o privilégio deestar presentes.“A música, só por si, desenvolve a concentração para tudo navida”, afirmou o professor, que, na opinião dos pais dos alunosque frequentam o Grupo Coral Infantil de Loulé, é um verda-deiro maestro e pedagogo.No final não faltaram canções para animar a sala. Todos acaba-ram por cantar “piu, piu, quá, quá, miau, miau...”, em harmoniapouco convencional de graúdos e miúdos.

Faro e o Saúde Brincando

ara dar ênfase à Paz e Compreensão mundial, tema do mêsde Fevereiro, o RC de Sintra promoveu Palestra. O Pales-

trante foi o Companheiro João Bandeira, Presidente da Comis-são Distrital dos serviços Internacionais.Com a capacidade de síntese e a competência habituais, o Comp.Bandeira destacou o notável papel do Rotary nos objectivos dePaz e entendimento entre os povos. E citou exemplos, como odo primeiro encontro entre o Presidente do Egipto e o Primei-ro Ministro de Israel, ambos rotários.E destacou a Campanha da Pólio e o planeamento estratégicoda mesma.Enfim enfatizou a necessidade de aumentarmos o nosso con-tingente, para as novas e importantes missões que nos esperam.Todos terminaram a reunião com motivação renovada para asacções rotárias.

Sintra e a Paz

de Fevereiro e contou coma colaboração da CIMFA-RO, instituição tambémapoiada pelo Clube.O Presidente Francisco Pa-laré e sua equipa estão amovimentar a comunida-de... Bem hajam!

o

o

p

a 2ª Voltae

Page 7: CARTA Distrito 1960 - MARÇO de 2003 -nº9

77c a r t a m e n s a l d o g o v e r n a d o r

m a r ç o 2 0 0 3 • n º 9

NOTÍCIASNOTÍCIAS

Como referido na Carta Mensal de Janeiro, a pre-paração do Centenário já começou e está nos Clu-bes, no Presidente e sua Comissão do Centenário,

o esteio fundamental para o Rotary assinalar tão importante efeméride.O Centenário não se resume à sessão do dia 23 de Fevereiro de 2005.É, antes, um programa muito completo e rico que todos temos depromover e realizar.É uma oportunidade ideal para a divulgação de Projectos de prestação deserviços implementados em mais de 31.000 comunidades, incluindo asdo nosso Distrito.Todos os Clubes são incentivados a unir-se na promo-ção da relevância do serviço rotário.Em 2002-2003, espera-se de cada Clube:

- Formação das Comissões do Centenário e início do planeamentodo Projecto na Comunidade.

- Apoio à meta de US $100 de per capita.- Registo do Projecto na Comunidade do Centenário em Rotary

International.- Realização das metas para o desenvolvimento do Quadro Social em

apoio ao objectivo de 1,5 milhão em 2005.

Os Presidentes devem analisar a documentação do “kit” do Centenárioque RI enviou e colocar as acções em marcha.Os Companheiros da Comissão Distrital do Centenário, ampliação daTask Force, e em especial o Comp. António Conde, Governador Indica-do 2004-2005, estão à disposição dos Companheiros para qualquer infor-mação e apoio.

Governador 2003-2004, Frederico Nascimento, estáa pleno vapor na preparação dos eventos de forma-ção que antecedem o início do Ano Rotário.Realizou, com grande sucesso, o Seminário de Trei-namento da Equipa Distrital e também GovernadoresAssistentes, em Setúbal, no passado dia 22 deFevereiro.

GovernadorEleito

Centenárioo

Contando com recursos audio-visuais bem emprega-dos e com muita determinação, o Comp. Fredericodeu a conhecer o lindo lema do ano – Dê a mão aopróximo – as estratégias, metas e objectivos para oseu Ano Rotário.Foi um dia bem passado, com amizade, formaçãorotária e um excelente almoço.Temos a certeza de que os próximos eventos terão omesmo sucesso:

ASSEMBLEIA DISTRITALLocal Centro de Congressos do EstorilData 12 de Abril das 9h30 às 17h30Para Presidentes Eleitos, Conselhos Directores,

Representantes das Fundações e CIP

PETS – Seminário de Treinamentode Presidentes EleitosLocal Novotel – SetúbalData 15 de Março das 9h30 às 17h30Para Presidentes Eleitos

A Comissão Distrital do CentenárioAtendendo à determinação de Rotary Internacional para o próximoano, o Governador Henrique Gomes de Almeida resolveu transfor-mar a Task Force do Centenário em Comissão Distrital.Em reunião com os Governadores Eleito 2003-2004, FredericoNascimento e o Governador Indicado 2004-2005, e o Governador1999-2000, Luís Delgado, Conselheiro da Task Force, ficou definidaa estrutura da nova Comissão.

É indispensável iniciar o Ano Rotário com a equipaunida e coesa, de forma a criar um espírito de corpo esemear a amizade que torna mais fáceis os objectivosmais ambiciosos.Ana Bela e Frederico vos irão receber com a alegria eboa disposição de sempre. Lá estaremos!

Page 8: CARTA Distrito 1960 - MARÇO de 2003 -nº9

NOTÍCIAS ROTÁRIASNOTÍCIAS ROTÁRIAS

88 c a r t a m e n s a l d o g o v e r n a d o r

m a r ç o 2 0 0 3 • n º 9

• Que o Rotaract Clube de Loulé, emformação, vai participar da organizaçãoda 57ª Conferência, em Vilamoura? Vaiter responsabilidades na Secretaria e naRecepção aos participantes. Começamosbem!

• Que há Clubes que ainda estão emdébito com Rotary International, Fundodo Distrito, Fundação Rotária Portu-guesa e Portugal Rotário? E não são tãopoucos assim. Como o total do débitojá vai alto, no próximo mês publicare-mos a relação do faltosos, alguns a umpasso da suspensão por RI. Verifique seo seu Clube está entre eles.

• Que o Rotaract Clube de Oeiras, emformação, irá receber o Certificado deConstituição no próximo dia 24 deMarço? Informe-se com o RC de Oeirase participe. É a semente de amor doRotary do Futuro.

• Que o Past Presidente de RI, LuisVicente Giay foi eleito Curador daRotary Foundation, pelo ConselhoDirector de RI? Serão 4 anos (2003-2007), que poderemos contar com aexperiência, a dedicação e o “Know-how” deste Companheiro, que visitouPortugal em Agosto passado. E quedemonstrou grande interesse em aquivoltar, desta vez com Celia, que tambémé Rotária do RC de Arrecifes, Argentina.

• Que o Companheiro PGD José CarlosEstorninho foi indicado para represen-tar o Presidente Bhichai Rattakul em 2Conferências Distritais, no Brasil? Seráem São João da Barra, Rio de Janeiro(D. 4750) e em Uberaba, Minas Gerais,(D. 4770).E que o Companheiro PGD Martinhode Catro Pinheiro também vai represen-tar o Presidente Bhichai Rattakul emPelotas, Rio Grande do Sul (D. 4680)?A ambos os sinceros parabéns pelahonra de representar o Presidente,demonstração eloquente do prestígiodos rotários portugueses em Evanstone.As Sementes do Amor continuam a darbons frutos...

• Que os Distritos de Portugal e deEspanha irão promover o 1º RYLA IBÉ-RICO? Será em Salamanca de 11 a 13de Abril e o Tema será A juventude e osMeios de Comunicação. Informações eInscrições com o Companheiro JoséTavares dos Santos (Tm. 962 971 380).

PROGRAMA PROVISÓRIO

22 Maio 5ª Feira17h00-19h30 Inscrições e Entrega de Material20h30-23h00 Jantar Paul Harris

23 Maio 6ª Feira09h00-16h00 Torneios Desportivos - Passeios Turísticos10h00-20h00 Inscrições e Entrega de Material17h30-18h00 Abertura da Exposição18h20-20h00 Sessão Solene de Abertura, com a presença de Autoridades20h30-23h00 Jantar de Abertura

24 Maio Sábado09h30-11h00 1ª Sessão Plenária11h00-11h30 Intervalo11h30-13h00 2ª Sessão Plenária, com a intervenção do Prof. José Hermano Saraiva13h00-15h00 Almoço15h00-16h30 3ª Sessão Plenária16h30-17h00 Intervalo17h00-18h30 4ª Sessão Plenária, com a intervenção do Prof. Marcelo Rebelo de Souza20h30-23h00 Jantar de Gala com Atracções Musicais

25 Maio Domingo09h00-10h00 Cerimónia Ecuménica10h00-11h00 Plantação da Árvore da Amizade11h30-13h00 5ª Sessão Plenária – Moções, Resoluções e Votações13h00-15h00 Almoço de Encerramento

EDUCAÇÃO: UMA LUZ NA ESCURIDÃO

VILAMOURA - 22 a 25 DE MAIO DE 2003TIVOLI VILAMOURA MARINOTEL

ORGANIZAÇÃO DOS 9 CLUBES ROTÁRIOS DO ALGARVE

Directamente no “SITE” da Governadoria: www.d1960.rotary.ptou peça a sua Ficha de Inscrição à Governadoria ou a qualquer companheiro da EquipaDistrital, Presidentes de Clubes ou membros da Comissão Executiva.Tel.: 289 541 444 – Companheiros José Manuel Pereira, Rui Lopes e Elizabeth Mariano.

INSCREVA-SE LOGO!

O RC de Torres Vedras e o Distrito 1960 lamentam profundamente o falecimento deum dos seus mais ilustres Companheiros: António Maria de Sousa. Sobre ele bastam aspalavras publicadas no jornal Frente Oeste: “Um dia, quando alguém fizer a história deTorres Vedras, do período do Século XX, vai querer saber quem era este homem queaparecia invariavelmente nas actas das reuniões dos corpos sociais das mais diversasagremiações do Concelho”.À família enlutada, os votos de pêsames da família rotária.

Saudade

Page 9: CARTA Distrito 1960 - MARÇO de 2003 -nº9
Page 10: CARTA Distrito 1960 - MARÇO de 2003 -nº9